Se Liga na Educação Física

Carla Ulasowicz, Érica Pires do Amaral, Fernanda Vieira Merida, José Davi Leite Castro, Joyce Mayumi Nozaki, Maria Aparecida Costa dos Santos, Rener Victor Oliveira de Souza, Rosangela Matias-Andriatti, Tiemi Okimura-Kerr, Yasmin Gonçalves
Código da Coleção: 0015 P24 01 00 200 160
Proposta pedagógica
  • Destacar a apreciação de diversas linguagens artísticas e culturais, na compreensão dos conteúdos, e a comunicação aberta em cada um(a) deles(as), pautados no respeito e confiança. 
  • Realizar parcerias com professores de outros componentes curriculares na elaboração das propostas dentro da escola, de maneira que o estudante veja significado no que está sendo aprendido. 
  • Facilitar os processos de avaliação tanto para o professor, fornecendo subsídios para as etapas avaliativas, quanto para o aluno, reforçando a importância da autoavaliação.
Compartilhar:
Código do Obra: 0015 P24 01 00 200 160
Compartilhar:
Código do Obra: 0015 P24 01 00 200 160
Compartilhar:
Código do Obra: 0015 P24 01 00 200 160
Compartilhar:
Código do Obra: 0015 P24 01 00 200 160
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

INTRODUÇÃO – p. 6 

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – p. 6 

Perspectiva da Educação Física – p. 8 

Princípios didáticos – p. 8 

Organização da coleção – p. 10 

Plano de desenvolvimento para o 6º ano (por bimestre, trimestre e semestre) – p. 12 

 

UNIDADE TEMÁTICA 1 – EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS – p. 14 

Raio-X da unidade – p. 14 

Competências da BNCC – p. 14  

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 14 

O que veremos nesta unidade – p. 14 

De olho nas imagens – p. 15 

Por dentro do tema – p. 16  

Dos jogos populares aos eletrônicos – p. 16 

Conectando saberes: A evolução dos jogos eletrônicos – p. 17 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 18 

Vamos à prática!: Jogos eletrônicos: da tela para a quadra – p. 19 

Jogo ou esporte? – p. 20 

Quando os jogos eletrônicos viram consumo – p. 21 

Conectando saberes: Os sistemas do corpo ao jogar games – p. 22 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Seja um cidadão responsável – p. 24 

 

UNIDADE TEMÁTICA 2 – ESPORTES DE MARCA E TÉCNICO-COMBINATÓRIOS – p. 26  

Raio-X da unidade – p. 26 

Competências da BNCC – p. 26 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 26 

O que veremos nesta unidade – p. 26 

De olho nas imagens – p. 27 

Por dentro do tema – p. 27 

Conceito e classificação dos esportes – p. 27 

Esportes de marca e o atletismo – p. 28 

Vamos à prática!: Salto em distância – p. 29 

Conectando saberes: Jogos Mundiais dos Povos Indígenas – p. 30 

Vamos à prática!: Corrida dos povos indígenas – p. 31 

Esporte técnico-combinatório e a ginástica artística – p. 32 

Vamos à prática!: Elementos gímnicos que contemplam a posição invertida – p. 35 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Sonhos, lutas e conquistas das mulheres – p. 38 

 

UNIDADE TEMÁTICA 3 – DANÇAS URBANAS – p. 40 

Raio-X da unidade – p. 40 

Competências da BNCC – p. 40 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 40 

O que veremos nesta unidade – p. 40 

De olho nas imagens – p. 41 

Por dentro do tema – p. 42 

Dança: prática corporal e manifestação cultural – p. 42 

Conectando saberes: Breve trajetória histórica das danças – p. 43 

Vamos à prática!: Reconhecendo diferentes ritmos – p. 45 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 46 

O que são danças urbanas? – p. 46 

O universo Hip-Hop e seus elementos – p. 48  

Conectando saberes: Gêneros musicais para dançar o Hip-Hop Dance – p. 49 

Vamos à prática!: Vamos vivenciar as danças urbanas? – p. 50 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Hip-Hop e a representatividade negra – p. 52 

 

UNIDADE TEMÁTICA 4 – GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO – p. 54 

Raio-X da unidade – p. 54 

Competências da BNCC – p. 54 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 54 

O que veremos nesta unidade – p. 54 

De olho nas imagens – p. 55 

Por dentro do tema – p. 56 

O que é a ginástica de condicionamento físico? – p. 56 

Atividade física ou exercício físico? – p. 57 

Conectando saberes: Integração dos sistemas locomotor e nervoso – p. 59 

Estilo de vida ativo × Estilo de vida sedentário – p. 60 

Ginástica funcional – p. 61 

Vamos à prática!: Capacidades físicas no circuito de ginástica funcional – p. 61 

Conectando saberes: Saúde, envelhecimento, respeito e valorização do idoso – p. 65  

Avaliando em diferentes linguagens – p. 67 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Multiplicadores dos saberes sobre ginástica – p. 68 

 

UNIDADE TEMÁTICA 5 – SUPERANDO OBSTÁCULOS EM AVENTURAS URBANAS – p. 70  

Raio-X da unidade – p. 70 

Competências da BNCC – p. 70 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 70 

O que veremos nesta unidade – p. 70 

De olho nas imagens – p. 71 

Por dentro do tema – p. 72 

Prática corporal de aventura – p. 72 

O parkour – um pouco de história – p. 73 

Vamos à prática!: Circuito: manobras do parkour – p. 77 

Conectando saberes: Minas no parkour – p. 79 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Preservando o que é nosso – p. 80 

 

UNIDADE TEMÁTICA 6 – UNIVERSO CULTURAL DAS LUTAS BRASILEIRAS – p. 82 

Raio-X da unidade – p. 82 

Competências da BNCC – p. 82 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 82 

O que veremos nesta unidade – p. 82 

De olho nas imagens – p. 83 

Por dentro do tema – p. 83 

O que são as lutas brasileiras? – p. 84 

Capoeiras Angola, regional e contemporânea – p. 84 

Conectando saberes: Trajeto histórico dos significados da capoeira – p. 86 

Elementos culturais e movimentos da capoeira – p. 88 

Vamos à prática!: Pega-pega capoeira! – p. 89 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 90 

Cerimônia Kuarup, huka-huka e tradições de povos indígenas – p. 90 

Vamos à prática!: Luta dos pregadores com desequilíbrio e imobilização – p. 92 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Mapeando as lutas brasileiras na comunidade escolar – p. 93 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 94 

INTRODUÇÃO – p. 6 

Percurso histórico da Educação Física escolar – p. 6 

Educação Física na área de Linguagens: apontamentos da BNCC – p. 7 

Perspectivas da Educação Física – p. 8 

Organização da coleção – p. 10 

Plano de desenvolvimento para o 7º ano (por bimestre, trimestre e semestre) – p. 12 

 

UNIDADE TEMÁTICA 1 – JOGOS ELETRÔNICOS NOS TEMPOS MODERNOS – p. 14 

Raio-X da unidade – p. 14 

Competências da BNCC – p. 14 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 14 

O que veremos nesta unidade – p. 14 

De olho na imagem – p. 15 

Por dentro do tema – p. 15 

Voltando no tempo – p. 15 

Realidade virtual e realidade aumentada – p. 16 

Vamos à prática!: Caça-monstro na quadra – p. 18 

Conectando saberes: O acesso à tecnologia chegou a todos? – p. 19 

Efeitos positivos e as relações intergeracionais – p. 20 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 21 

O lado tóxico dos jogos eletrônicos – p. 21 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 22 

Vamos à prática!: Em contra-ataque – p. 23 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Aprofundar para não julgar – p. 24 

 

UNIDADE TEMÁTICA 2 – ESPORTES DE INVASÃO E DE PRECISÃO – p. 26 

Raio-X da unidade – p. 26 

Competências da BNCC – p. 26 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 26 

O que veremos nesta unidade – p. 26 

De olho nas imagens – p. 27 

Por dentro do tema – p. 27 

Cultura de paz e ancestralidade – p. 27 

Esporte de invasão: tchoukball – p. 28 

Vamos à prática!: Vivência do tchoukball – p. 30 

Esportes de precisão – p. 31 

Vamos à prática!: Jogos com alvos no chão – p. 34 

Aprendendo com os povos originários – p. 35 

Conectando saberes: Territorialidade das etnias no Brasil – p. 36 

Vamos à prática!: Jogos com alvos à frente – p. 38 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 38 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Tchoukball e cultura de paz – p. 39 

 

UNIDADE TEMÁTICA 3 – UNIVERSO HIP-HOP – p. 40 

Raio-X da unidade – p. 40 

Competências da BNCC – p. 40 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 40 

O que veremos nesta unidade – p. 40 

De olho nas imagens – p. 41 

Por dentro do tema – p. 41 

A resistência cultural no universo hip-hop – p. 41 

Os elementos culturais das danças urbanas – p. 42 

Vamos à prática!: No ritmo das danças urbanas – p. 45 

Conectando saberes: Língua Inglesa – p. 46 

O breaking e o universo hip-hop – p. 46 

Vamos à prática!: Como dançar breaking? – p. 48 

Conectando saberes: Dança, guerra e direitos civis – p. 50 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 51 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Construindo o universo hip-hop na escola – p. 52 

 

UNIDADE TEMÁTICA 4 – CONDICIONAMENTO FÍSICO NA ACADEMIA E NO TRABALHO – p. 54 

Raio-X da unidade – p. 54 

Competências da BNCC – p. 54 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 54 

O que veremos nesta unidade – p. 54 

De olho nas imagens – p. 55 

Por dentro do tema – p. 55 

Ginástica localizada – p. 56 

A mídia e os padrões de corpo e beleza – p. 58 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 59 

Vamos à prática!: Ginástica localizada: academia do 7º ano – p. 60 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 62 

Conectando saberes: O corpo humano e as artes visuais – p. 63 

Ginástica laboral – p. 64 

Vamos à prática!: Sessão de ginástica laboral – p. 65 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 67 

Conectando saberes: De olho na postura – p. 68 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 69 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Multiplicadores dos saberes sobre ginástica – p. 70 

 

UNIDADE TEMÁTICA 5 – AVENTURAS URBANAS: MANOBRAS CONTRA O PRECONCEITO – p. 72 

Raio-X da unidade – p. 72 

Competências da BNCC – p. 72 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 72 

O que veremos nesta unidade – p. 72 

De olho nas imagens – p. 73 

Por dentro do tema – p. 73 

Prática corporal de aventura urbana – p. 73 

O skate – Como tudo começou? – p. 74 

Vamos à prática!: Primórdios do skate – p. 75 

Cuidados para a prática do skate – p. 76 

Tipos de skate – p. 76 

Modalidades de skate – p. 77 

Conectando saberes: Do preconceito ao esporte olímpico – p. 79 

Vamos à prática!: Primeiras remadas no skate – p. 80 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Avaliação do espaço para a prática do skate – p. 81 

 

UNIDADE TEMÁTICA 6 – ARTES MARCIAIS E DEFESA PESSOAL NAS LUTAS BRASILEIRAS – p. 82 

Raio-X da unidade – p. 82 

Competências da BNCC – p. 82 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 82  

O que veremos nesta unidade – p. 82 

De olho nas imagens – p. 83 

Por dentro do tema – p. 83 

Artes marciais e defesa pessoal no jiu-jítsu brasileiro – p. 83 

Vamos à prática!: Elementos do jiu-jítsu – p. 87 

Conectando saberes: Representatividade das mulheres nas lutas brasileiras – pp. 87-88 

Elementos da cultura corporal da luta marajoara – p. 89 

Vamos à prática!: “De costas ao chão!” – p. 91 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Defenda-se: jiu-jítsu brasileiro e Lei nº 13 431/2017 – p. 92 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 94 

INTRODUÇÃO – p. 6 

Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) na BNCC – p. 6 

Perspectivas da Educação Física – p. 8 

Organização da coleção – p. 10 

Plano de desenvolvimento para o 8º ano (por bimestre, trimestre e semestre) – p. 12 

 

UNIDADE TEMÁTICA 1 – ESPORTES DE COMBATE, REDE E PAREDE – p. 14 

Raio-X da unidade – p. 14 

Competências da BNCC – p. 14 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 14 

O que veremos nesta unidade – p. 14 

De olho nas imagens – p. 15 

Por dentro do tema – p. 15 

A sociedade do espetáculo e da indústria cultural – p. 16 

O processo de esportivização do karatê – p. 16 

Vamos à prática!: Karatê com balões – p. 21 

Conectando saberes: A espetacularização das lutas esportivizadas – p. 22 

Esportes de rede e parede: por que juntos? – p. 24 

Esporte de rede: punhobol – p. 24 

Esporte de parede: pelota basca – p. 26 

Vamos à prática!: Punhobol e pelota basca – p. 27 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 29 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: A esportivização e a espetacularização: da reflexão à ação – p. 30 

 

UNIDADE TEMÁTICA 2 – LUTAS DO MUNDO E SUAS TRANSFORMAÇÕES – p. 32 

Raio-X da unidade – p. 32 

Competências da BNCC – p. 32 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 32 

O que veremos nesta unidade – p. 32 

De olho nas imagens – p. 33 

Por dentro do tema – p. 33 

A trajetória histórica do boxe – p. 34 

Conectando saberes: Personalidades do boxe – p. 38 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 39 

Vamos à prática!: Nocaute na bexiga – p. 40 

Conectando saberes: Dambe: boxe nigeriano – p. 41 

Vamos à prática!: Dambe adaptado – p. 42 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Agregando valores com os jogos de luta – p. 44 

 

UNIDADE TEMÁTICA 3 – DANÇAS DE SALÃO – p. 46 

Raio-X da unidade – p. 46 

Competências da BNCC – p. 46 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 46 

O que veremos nesta unidade – p. 46 

De olho nas imagens – p. 47 

Por dentro do tema – p. 47 

Pelos caminhos da dança de salão – p. 47 

Dança e resistência: tango e samba-rock – p. 48 

O samba que tem rock e outros ritmos – p. 49 

Vamos à prática!: No ritmo do samba-rock – p. 50 

Conectando saberes: Música da diáspora africana – p. 51 

Percursos do tango – p. 53 

Conectando saberes: Dança às cegas – p. 56 

Vamos à prática!: Nos passos do tango – p. 57 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 58 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Festival de danças – p. 60 

 

UNIDADE TEMÁTICA 4 – GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E DE CONDICIONAMENTO FÍSICO – p. 62 

Raio-X da unidade – p. 62 

Competências da BNCC – p. 62 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 62 

O que veremos nesta unidade – p. 62 

De olho nas imagens – p. 63 

Por dentro do tema – p. 64 

O que é a ginástica de conscientização corporal? – p. 64 

Ioga – p. 64 

Vamos à prática!: Posturas de ioga com nomes de animais – p. 68 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 69 

Conectando saberes: Ioga e sistema respiratório – p. 70 

Caminhar é preciso! – p. 71 

Recomendações e cuidados ao caminhar – p. 72 

Vamos à prática!: Da caminhada na escola a um programa de caminhada – p. 74 

Conectando saberes: Alimentação saudável – p. 76 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 77 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Multiplicadores dos saberes sobre ginástica – p. 78 

 

UNIDADE TEMÁTICA 5 – PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA – p. 80 

Raio-X da unidade – p. 80 

Competências da BNCC – p. 80 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 80 

O que veremos nesta unidade – p. 80 

De olho nas imagens – p. 81 

Por dentro do tema – p. 81 

O que é corrida de orientação? – p. 81 

Conectando saberes: Rosa dos ventos e os pontos cardeais: construindo um mapa – p. 85 

Vamos à prática!: Caminhada de orientação 1 – p. 86 

Modalidades das corridas de orientação – p. 87 

Breve história da corrida de orientação – p. 88 

Vamos à prática!: Caminhada de orientação 2 – p. 89 

Conectando saberes: Saúde mental: bem-estar e as práticas corporais de aventura na natureza – p. 90 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Devastação ambiental e práticas de sustentabilidade – p. 92 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 94 

INTRODUÇÃO – p. 6 

Perspectivas da Educação Física – p. 6 

Conexões com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – p. 8 

Princípios didáticos e avaliação – p. 9 

Organização da coleção – p. 10 

Plano de desenvolvimento para o 9º ano (por bimestre, trimestre e semestre) – p. 12 

 

UNIDADE TEMÁTICA 1 – ESPORTES DE CAMPO, TACO E INVASÃO – p. 14 

Raio-X da unidade – p. 14 

Competências da BNCC – p. 14 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 14 

O que veremos nesta unidade – p. 14 

De olho na imagem – p. 15 

Por dentro do tema – p. 16 

Esportes educativo, recreativo e competitivo – p. 16 

Vida de atleta – p. 16 

Esportes de campo e de taco: críquete e beisebol – p. 17 

Vamos à prática!: Críquete e beisebol adaptados – p. 20 

Conectando saberes: Mundialização: dos esportes de origem inglesa à reinvenção nas ruas – p. 22 

Esportes de invasão: streetball e futebol callejero – p. 24 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 25 

Vamos à prática!: Esportes reinventados nas ruas – p. 25 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Pertencimento da cidade – p. 28 

 

UNIDADE TEMÁTICA 2 – ESPÍRITO ESPORTIVO NAS LUTAS DO MUNDO – p. 30 

Raio-X da unidade – p. 30 

Competências da BNCC – p. 30 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 30 

O que veremos nesta unidade – p. 30 

De olho nas imagens – p. 31 

Por dentro do tema – p. 31  

Esportivização das lutas e espírito esportivo – p. 31 

Lutas de agarre, de golpes e com implementos – p. 32 

Laamb: uma luta senegalesa – p. 33 

Princípios do kung fu ou wushu – p. 34 

Luta palo canario (vara de Canário) ou juego del palo (jogo do pau) – p. 35 

Vamos à prática!: Elementos das lutas laamb, kung fu e palo canario – p. 36 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 39 

Conectando saberes: As lutas nos quadrinhos e nos filmes – p. 40 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Perspectiva decolonial das lutas – p. 42 

 

UNIDADE TEMÁTICA 3 – DANÇAS DE SALÃO – p. 44 

Raio-X da unidade – p. 44 

Competências da BNCC – p. 44 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 44 

O que veremos nesta unidade – p. 44 

De olho nas imagens – p. 45 

Por dentro do tema – p. 45 

Valsa: vamos ao baile? – p. 46 

Conectando saberes: No meu tempo, a dança era melhor! – p. 47 

Vamos à prática!: Pé de valsa – p. 48 

Quem pode dançar? – p. 49 

Da valsa ao xote – p. 51 

Conectando saberes: Xote ecológico – p. 52 

Vamos à prática!: Xote das meninas e dos meninos – p. 54 

Conectando saberes: Dança, cordel e xilogravura – p. 55 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 57 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Ritos de passagem, a formatura chegando – p. 58 

 

UNIDADE TEMÁTICA 4 – GINÁSTICAS E AUTOCUIDADO – p. 60 

Raio-X da unidade – p. 60 

Competências da BNCC – p. 60 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 60 

O que veremos nesta unidade – p. 60 

De olho nas imagens – p. 61 

Por dentro do tema – p. 62 

Ginástica de conscientização corporal e ginástica de condicionamento físico – p. 62 

Ginástica de conscientização corporal: pilates – p. 62 

Vamos à prática!: Pilates de solo (sem e com acessório) – p. 66 

Conectando saberes: Autocuidado – p. 68 

HIIT – p. 69 

Vamos à prática!: HIIT: treinamento com autonomia – p. 70 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 71 

Conectando saberes: Você já ouviu falar em biotipo corporal? – p. 72 

Avaliando em diferentes linguagens – p. 74 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Multiplicadores dos saberes sobre ginástica – p. 75 

 

UNIDADE TEMÁTICA 5 – AVENTURAS NA NATUREZA E INCLUSÃO – p. 78 

Raio-X da unidade – p. 78 

Competências da BNCC – p. 78 

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática – p. 78 

O que veremos nesta unidade – p. 78 

De olho nas imagens – p. 79 

Por dentro do tema – p. 80 

Stand up paddle – p. 80 

Vamos à prática!: Ioga no stand up paddle – p. 85 

Conectando saberes: Práticas corporais de aventura e a pessoa com deficiência – p. 87 

Movimentos essenciais do stand up paddle – p. 88 

Vamos à prática!: Explorando os movimentos na prancha – p. 90 

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes: Representação gráfica das práticas corporais de aventura – p. 91 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 94