Contents

  1. Índice
  2.  Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. APRESENTAÇÃO - página 3
  8. SUMÁRIO - página 4
  9. Introdução - página 6
  10. UNIDADE TEMÁTICA 1  EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS - página 14
    1. Raio-Xxis da unidade - página 14
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 14
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 14
      3. O que veremos nesta unidade - página 14
    2. DE OLHO NAS IMAGENS - página 15
    3. Por dentro do tema - página 16
      • Dos jogos populares aos eletrônicos - página 16
    4. Conectando saberes - página 17
    5. Avaliando em diferentes linguagens - página 18
    6. Vamos à prática! - página 19
      1. Jogo ou esporte? - página 20
      2. Quando os jogos eletrônicos viram consumo - página 21
    7. Conectando saberes - página 22
    8. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 24
  11. UNIDADE TEMÁTICA 2  ESPORTES DE MARCA E TÉCNICO­‑COMBINATÓRIOS - página 26
    1. Raio-Xxis da unidade - página 26
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 26
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 26
      3. O que veremos nesta unidade - página 26
    2. DE OLHO NAS IMAGENS - página 27
    3. Por dentro do tema - página 27
      1. Conceito e classificação dos esportes - página 27
      2. Esportes de marca e o atletismo - página 28
    4. Vamos à prática! - página 29
    5. Conectando saberes - página 30
    6. Vamos à prática! - página 31
      • Esporte técnico-combinatório e a ginástica artística - página 32
    7. Vamos à prática! - página 35
    8. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 38
  12. UNIDADE TEMÁTICA 3  DANÇAS URBANAS - página 40
    1. Raio-Xxis da unidade - página 40
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 40
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 40
      3. O que veremos nesta unidade - página 40
    2. DE OLHO NAS IMAGENS - página 41
    3. Por dentro do tema - página 42
      • Dança: prática corporal e manifestação cultural - página 42
    4. Conectando saberes - página 43
    5. Vamos à prática! - página 45
    6. Avaliando em diferentes linguagens - página 46
      1. O que são danças urbanas? - página 46
      2. O universo Hip-Hop e seus elementos - página 48
    7. Conectando saberes - página 49
    8. Vamos à prática! - página 50
    9. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 52
  13. UNIDADE TEMÁTICA 4  GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO - página 54
    1. Raio-Xxis da unidade - página 54
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 54
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 54
      3. O que veremos nesta unidade - página 54
    2. DE OLHO NAS IMAGENS - página 55
    3. Por dentro do tema - página 56
      1. O que é a ginástica de condicionamento físico? - página 56
      2. Atividade física ou exercício físico? - página 57
    4. Conectando saberes - página 59
      1. Estilo de vida ativo ×versus Estilo de vida sedentário - página 60
      2. Ginástica funcional - página 61
    5. Vamos à prática! - página 61
    6. Conectando saberes - página 65
    7. Avaliando em diferentes linguagens - página 67
    8. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 68
  14. UNIDADE TEMÁTICA 5  SUPERANDO OBSTÁCULOS EM AVENTURAS URBANAS - página 70
    1. Raio-Xxis da unidade - página 70
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 70
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 70
      3. O que veremos nesta unidade - página 70
    2. DE OLHO NAS IMAGENS - página 71
    3. Por dentro do tema - página 72
      1. Prática corporal de aventura - página 72
      2. O parkour – um pouco de história - página 73
    4. Vamos à prática! - página 77
    5. Conectando saberes - página 79
    6. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 80
  15. UNIDADE TEMÁTICA 6  UNIVERSO CULTURAL DAS LUTAS BRASILEIRAS - página 82
    1. Raio-Xxis da unidade - página 82
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 82
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 82
      3. O que veremos nesta unidade - página 82
    2. DE OLHO NAS IMAGENS - página 83
    3. Por dentro do tema - página 83
      1. O que são as lutas brasileiras? - página 84
      2. Capoeiras Angola, regional e contemporânea - página 84
    4. Conectando saberes - página 86
      • Elementos culturais e movimentos da capoeira - página 88
    5. Vamos à prática! - página 89
    6. Avaliando em diferentes linguagens - página 90
      • Cerimônia Kuarup, huka-hukarúca rúca e tradições de povos indígenas - página 90
    7. Vamos à prática! - página 92
    8. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 93
  16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - página 94
  17. Terceira capa
  18. Quarta capa
  19. Lista de links
  20. Lista de créditos