APRESENTAÇÃO
Caros colegas professores,
É com muita alegria que compartilhamos possibilidades de intervenção com o uso do livro didático nas aulas de Educação Física. Esta coleção foi elaborada com base na experiência e na pesquisa de professores que trabalham na Educação Básica.
Sabemos que, historicamente, nossa área foi concebida como atividade até apresentar-se como componente curricular na legislação escolar brasileira em 1996. Por isso, ainda carrega traços que enfatizam aulas exclusivamente práticas em detrimento do ensino de conteúdos teóricos.
A sociedade apresenta estereótipos sobre nossa formação profissional, e isso se reflete nas crenças sobre nossa atuação. Devemos mudar essa concepção, mostrando todo o referencial teórico que embasa nossa prática, a qual, assim como os demais componentes curriculares, é pautada em saberes historicamente construídos e em evidências científicas.
Consideramos a valorização e a preservação das tradições que fazem parte do patrimônio cultural, dialogando com uma investigação atenta dos elementos da cultura corporal de movimento por meio de critérios claros e de maneira sistematizada. A coleção valoriza o pensamento crítico e a investigação científica.
Buscamos também uma discussão atual sob a perspectiva decolonial, que reconhece os saberes transmitidos oralmente pelas gerações, prezando pela sabedoria dos povos originários, seja dos indígenas que já habitavam aqui, seja dos povos autóctones de outros países, seja dos africanos trazidos para cá e de seus valores civilizatórios.
Como o documento vigente que normatiza a Educação Básica é a Base Nacional Comum Curricular ( Bê êne cê cê), estruturamos o livro com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências gerais da Educação Básica e específicas de Linguagens e Educação Física, assim como suas habilidades. A coleção foi elaborada sob uma perspectiva que propõe a convergência de abordagens da Educação Física escolar, alinhando-se a propostas interdisciplinares e aos Temas Contemporâneos Transversais . Ela é composta de quatro volumes, um para cada ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental: 6º, 7º, 8º e 9º anos.
Procuramos oferecer situações de aprendizagem motivadoras e produtivas, para que os estudantes aprofundem e ampliem seus conhecimentos sobre as manifestações culturais relacionadas às unidades temáticas propostas na Bê êne cê cê (Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura). Uma das finalidades é que eles construam autonomia para escolher uma prática corporal para seu tempo de lazer e para sua saúde no cotidiano.
As propostas apresentadas priorizam oportunidades para que o estudante seja protagonista de sua aprendizagem, e desejamos que vocês, colegas professores, sejam coautores deste projeto pedagógico. Nosso objetivo é oferecer elementos para apoiar e enriquecer sua prática cotidiana a fim de torná-la cada vez mais produtiva e adequada à realidade de sua comunidade escolar.
Considerando que a aprendizagem é um processo mútuo de compartilhamento de saberes entre professor e estudante, finalizamos desejando um excelente processo de aprendizado para você e suas turmas!
Os autores
SUMÁRIO
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 6
Perspectiva da Educação Física 8
Plano de desenvolvimento para o 6º ano (por bimestre, trimestre e semestre) 12
EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS 14
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 14
O que veremos nesta unidade, 14
Dos jogos populares aos eletrônicos 16
Conectando saberes: A evolução dos jogos eletrônicos 17
Avaliando em diferentes linguagens 18
Vamos à prática!: Jogos eletrônicos: da tela para a quadra 19
Quando os jogos eletrônicos viram consumo 21
Conectando saberes: Os sistemas do corpo ao jogar games 22
Protagonismo juvenil: Seja um cidadão responsável 24
ESPORTES DE MARCA E TÉCNICO-COMBINATÓRIOS 26
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 26
O que veremos nesta unidade, 26
Conceito e classificação dos esportes 27
Esportes de marca e o atletismo 28
Vamos à prática!: Salto em distância 29
Conectando saberes: Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 30
Vamos à prática!: Corrida dos povos indígenas 31
Esporte técnico-combinatório e a ginástica artística 32
Vamos à prática!: Elementos gímnicos que contemplam a posição invertida 35
Protagonismo juvenil: Sonhos, lutas e conquistas das mulheres 38
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 40
O que veremos nesta unidade, 40
Dança: prática corporal e manifestação cultural 42
Conectando saberes: Breve trajetória histórica das danças 43
Vamos à prática!: Reconhecendo diferentes ritmos 45
Avaliando em diferentes linguagens 46
O universo Hip-Hop e seus elementos 48
Conectando saberes: Gêneros musicais para dançar o Hip-Hop Dance 49
Vamos à prática!: Vamos vivenciar as danças urbanas? 50
Protagonismo juvenil: Hip-Hop e a representatividade negra 52
GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO 54
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 54
O que veremos nesta unidade, 54
O que é a ginástica de condicionamento físico? 56
Atividade física ou exercício físico? 57
Conectando saberes: Integração dos sistemas locomotor e nervoso 59
Estilo de vida ativo × Estilo de vida sedentário 60
Vamos à prática!: Capacidades físicas no circuito de ginástica funcional 61
Conectando saberes: Saúde, envelhecimento, respeito e valorização do idoso 65
Avaliando em diferentes linguagens 67
Protagonismo juvenil: Multiplicadores dos saberes sobre ginástica 68
SUPERANDO OBSTÁCULOS EM AVENTURAS URBANAS 70
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 70
O que veremos nesta unidade, 70
Prática corporal de aventura 72
O parkour – um pouco de história 73
Vamos à prática!: Circuito: manobras do parkour 77
Conectando saberes: Minas no parkour 79
Protagonismo juvenil: Preservando o que é nosso 80
UNIVERSO CULTURAL DAS LUTAS BRASILEIRAS 82
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 82
O que veremos nesta unidade, 82
O que são as lutas brasileiras? 84
Capoeiras Angola, regional e contemporânea 84
Conectando saberes: Trajeto histórico dos significados da capoeira 86
Elementos culturais e movimentos da capoeira 88
Vamos à prática!: Pega-pega capoeira! 89
Avaliando em diferentes linguagens 90
Cerimônia Kuarup, huka-huka e tradições de povos indígenas 90
Vamos à prática!: Luta dos pregadores com desequilíbrio e imobilização 92
Protagonismo juvenil: Mapeando as lutas brasileiras na comunidade escolar 93
Introdução
Base Nacional Comum Curricular ( Bê êne cê cê)
A Bê êne cê cê (BRASIL, 2018) é um documento normativo que orienta estados e municípios na organização de suas propostas pedagógicas.
A Educação Física está inserida na área de Linguagens, pois é o componente curricular que ensina as práticas corporais em sua multiplicidade de significados. Essas práticas são textos culturais passíveis de leitura e produção pelos grupos sociais que conferem sentidos às diferentes manifestações da cultura corporal de movimento.
De acordo com esse documento, deve-se assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais da Educação Básica. Em seguida, das seis competências específicas da área de Linguagens e das dez competências específicas da Educação Física. Para saber quais são elas, consultar a Bê êne cê cê (páginas 9, 10, 223, 231 a 239).
Fonte: Bê êne cê cê, 2018.
Na Educação Física, as práticas corporais compõem as seis unidades temáticas apresentadas na proposta de progressão do quadro a seguir, podendo ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino.
Unidades temáticas |
Objetos de conhecimento |
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6º e 7º anos |
8º e 9º anos |
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Brincadeiras e jogos |
Jogos eletrônicos |
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Esportes |
Esportes de marca |
Esportes de rede/parede |
(Continua)
(Continuação)
Unidades temáticas |
Objetos de conhecimento |
|
---|---|---|
6º e 7º anos |
8º e 9º anos |
|
Ginásticas |
Ginástica de condicionamento físico |
Ginástica de condicionamento físico |
Danças |
Danças urbanas |
Danças de salão |
Lutas |
Lutas do Brasil |
Lutas do mundo |
Práticas corporais de aventura |
Práticas corporais de aventura urbanas |
Práticas corporais de aventura na natureza |
Fonte: Bê êne cê cê (BRASIL, 2018, página 231).
É curioso observar que a unidade temática “Brincadeiras e jogos” é indicada apenas no 6º e no 7º anos. Uma ressalva importante sobre o respectivo objeto de conhecimento proposto na Bê êne cê cê é a necessidade de mencionar, no contexto pedagógico, as transformações das características dos jogos eletrônicos em função dos avanços tecnológicos, citando marcas e produtos, como indica a habilidade ê éfe seis sete ê éfe zero dois (BRASIL, 2018, página 233).
Em 2019, foram propostos pelo Ministério da Educação os Temas Contemporâneos Transversais na Bê êne cê cê: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Esses temas (os tê cê tês) buscam atender ao caráter dinâmico da sociedade, visto que são vividos por todos os membros da comunidade escolar no cotidiano, exercendo e recebendo influência no processo educacional.
Os tê cê tês evidenciam as relações entre os diferentes componentes curriculares e garantem contextualização aos objetos de conhecimento trazidos pela Bê êne cê cê. Eles são compostos de seis macroáreas e 15 temas:
Fonte: Brasil (2019), p. 13.
Especificamente para o 6º ano, a Bê êne cê cê orienta adaptações e articulações para apoiar os estudantes no processo de transição entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e atender às exigências dos diferentes componentes curriculares e dos professores especialistas em vez do pedagogo que atua nos cinco primeiros anos dessa modalidade. O documento ressalta que:
Os estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. reticências As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social (BRASIL, 2018, página 60).
Esse processo de adolescer acompanha reordenamentos sociais e conflitos internos. Ramos e Nascimento (2019) destacam a importância da escola nos ritos de passagem como marcas formativas no período transitório entre o 5º e o 6º anos. As autoras ressaltam os fatores que tornam o início do novo ciclo um desafio para as crianças de 11-12 anos: elas eram as mais velhas e as maiores e tornam-se as mais novas do novo grupo social; as fórmas de comunicação e de relacionamento alteram-se com a maioria dos professores; e há novas exigências sociais, como mais responsabilidade e maturidade, autonomia nos estudos e menos tempo para brincar. Esses fatores provocam múltiplas sensações, que podem impactar o percurso de aprendizagem desses estudantes em razão de ansiedade, confusão, alteração de comportamento, dispersão e expectativas (TARDELI, 2010 apud RAMOS; NASCIMENTO, 2019).
Perspectiva da Educação Física
A sistematização de conteúdos temáticos que fundamenta esta obra advém da convergência entre 15 proposições teórico-metodológicas da Educação Física escolar: psicomotricidade, humanista, progressista, desenvolvimentista, crítica, construtivista, fenomenológica, sistêmica, revolucionária, crítico-superadora, cultural, estudos da saúde, crítico-emancipatória, parâmetros curriculares nacionais e estudos cinesiológicos (SANCHES NETO, 2017). São propostos quatro blocos de conteúdos:
- Bloco 1 – Elementos culturais do movimento do corpo humano: brincadeira e jogo, circo e ginástica, dança, esporte, luta e capoeira, vivências e atividades da vida diária.
- Bloco 2 – Movimentos do corpo humano: habilidades de estabilização, manipulação e locomoção, combinação e especialização de movimentos, capacidades e noções de treinamento e ritmo.
- Bloco 3 – Aspectos pessoais e interpessoais do movimento do corpo humano: noções de anatomia e biomecânica, antropologia e psicologia, bioquímica e nutrição, embriologia e fisiologia, comportamento motor, saúde e patologia.
- Bloco 4 – Demandas ambientais do movimento do corpo humano: noções de administração e economia, estética e filosofia, física e natureza, história e geografia, sociologia e política, assim como noção de virtualização do ambiente.
Os blocos contemplam conteúdos de várias perspectivas da Educação Física, sendo esta trabalhada de acordo com o contexto de cada professor, aumentando-se a complexidade no decorrer dos ciclos da Educação Básica.
Princípios didáticos
Com base nessa perspectiva de Educação Física e no ensino reflexivo, foram estruturados oito princípios didáticos que serão detalhados aos pares em cada volume desta coleção.
Fonte: Elaborado pelos autores com base em Sanches Neto (2017).
Registro de conceitos: produções dos estudantes em resposta a questões e atividades, ilustrações, fotos, vídeos ou textos, individuais ou coletivos. O estudante e o professor avaliam a progressão de aprendizagem dos conhecimentos.
Avaliação contínua: pautada em uma concepção mediadora e colaborativa da avaliação da aprendizagem ( Rrófman, 2005), que mobiliza os saberes e contradições dos estudantes e é compreendida como investigação no processo de aprendizagem e reflexão contínua sobre a prática docente.
Esses dois princípios podem ser exemplificados no percurso de todas as unidades temáticas da coleção, com as estratégias a seguir.
- Exposição das ideias em rodas de conversa.
- Registros escritos no caderno e registros fotográficos.
- Observação do contexto comunitário para a proposição de resolução de problemas.
- Facilitação gráfica, com construção de charges, tirinhas etcétera
- Análise de charges, tabelas, imagens, reportagens e infográficos.
- Produção de podcasts, portfólios, vídeos e painéis coletivos físicos e virtuais.
- Organização de eventos (aulas, oficinas ou intervenções) para a comunidade escolar.
- Pesquisas de campo e elaboração de materiais de divulgação.
Foram propostos, também, dez critérios de avaliação, como apresentado no diagrama a seguir.
Fonte: Elaborado pelos autores com base em Sanches Neto (2017).
A partir desses critérios, apresentamos a sugestão de uma autoavaliação para que o estudante exerça o protagonismo sob uma perspectiva de coparticipação no processo avaliativo e para o acompanhamento de sua evolução no que se refere aos conceitos, aos valores e às atitudes, bem como suas facilidades e dificuldades relacionadas aos procedimentos da Educação Física escolar.
Critérios avaliados |
Frequência |
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Nunca |
Às vezes |
Sempre |
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Fui assíduo às aulas |
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Participei das atividades |
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Demonstrei interesse pelos assuntos estudados |
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Apliquei os conhecimentos estudados |
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Consegui fazer relações com base no conteúdo aprendido |
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Participei das discussões com respeito |
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Colaborei nos trabalhos em grupo |
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As atividades foram suficientes para o meu aprendizado |
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A explicação do professor ajudou a entender o conteúdo |
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→ Tive facilidade em aprender: |
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→ Preciso melhorar: |
Para mais subsídios sobre o processo avaliativo e as bases que norteiam a avaliação nesta coleção, leia o item “Avaliação” na Introdução dos demais volumes desta coleção (7º, 8º e 9º anos).
Organização da coleção
A coleção está organizada em quatro volumes, um para cada ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos), com as unidades temáticas e seus respectivos objetos de conhecimento.
Cada unidade apresenta seções que contemplam as oito dimensões de conhecimento indicadas na Bê êne cê cê (BRASIL, 2018): experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise, compreensão e protagonismo comunitário.
Seção do volume |
Descrição |
Recomendações didáticas |
---|---|---|
Raio-X da unidade |
Identificação das competências gerais, das competências específicas de Linguagens e de Educação Física, das habilidades de Educação Física. Síntese do conteúdo em “O que veremos nesta unidade”. |
Propostas e possibilidades: Tenha como referência as competências e as habilidades sugeridas na BNCC, mas sempre contextualizando-as à realidade escolar, às necessidades e aos anseios dos estudantes. |
De olho nas imagens |
Avaliação diagnóstica com imagem para instigar reflexões sobre o tema. São mostradas imagens e questões norteadoras para promover o contato inicial dos estudantes com as práticas corporais a serem estudadas, além de estimular a discussão e a reflexão inicial sobre os temas, contemplando as seguintes dimensões do conhecimento: análise e compreensão. |
Repertório cultural: Estimule a apreciação de imagens, apresentando diversas linguagens artísticas. |
Por dentro do tema |
Análise e compreensão dos conceitos, origem, exemplos e contexto da manifestação da cultura corporal de movimento. |
Compreensão dos conceitos: Contextualize como as práticas corporais foram criadas e transformadas nas diferentes sociedades, épocas, éticas e estéticas. |
Vamos à prática! |
São propostas vivências das práticas corporais da unidade temática. Cada atividade contém objetivos relacionados aos temas; materiais para a realização da atividade, até mesmo adaptados; procedimentos (organização da atividade, regras e demais formas de desenvolvê-la). A experimentação, a fruição, a reflexão sobre a ação e a construção de valores são dimensões do conhecimento expressas na seção. |
Segurança: Certifique-se de que as práticas sejam realizadas em locais seguros e com materiais adequados, evitando acidentes. |
Conectando saberes |
A seção contempla as dimensões de análise e compreensão, reflexão sobre a ação e construção de valores. Ela tem como objetivo proporcionar a intersecção de saberes entre a Educação Física e outras áreas do conhecimento ou os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). A conexão de saberes abordará os blocos de conteúdos temáticos relacionados aos aspectos pessoais, interpessoais e demandas ambientais do movimento. |
Interdisciplinaridade: Faça parceria com os professores de outros componentes curriculares para tornar a aprendizagem mais significativa para os estudantes. |
(Continua)
(Continuação)
Seção do volume |
Descrição |
Recomendações didáticas |
---|---|---|
Avaliando em diferentes linguagens |
Em algumas unidades, são propostas questões usando gêneros textuais diversificados relacionados aos conteúdos da unidade, incentivando a análise e a compreensão dos temas, a reflexão sobre a ação e a construção de valores. Essas questões têm como objetivo promover processos de autorreflexão sobre o aprendizado, estimular discussões no grupo e proporcionar uma avaliação para a retomada, ampliação ou aprofundamento dos conteúdos ou replanejamento das aulas. |
Respeito: Valorize as diferenças e perceba o ritmo de cada estudante. |
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes |
Estão presentes propostas de intervenção, pesquisa e reflexão, com o objetivo de contribuir com a comunidade escolar. O uso e apropriação, o protagonismo comunitário e a construção de valores são dimensões do conhecimento presentes, em que a autonomia é favorecida por iniciativas no meio social e escolar no qual os estudantes estão inseridos. |
Avaliação somativa: Estimule o envolvimento objetivo e subjetivo, verifique os procedimentos, os valores e os conhecimentos específicos na construção de projetos coletivos para além da sala de aula e dos muros da escola. |
Na perspectiva de professor-pesquisador, no decorrer das unidades temáticas são apresentadas noções introdutórias de práticas de pesquisa usando revisão bibliográfica; análise documental; construção e uso de questionários; estudo de recepção sobre informações midiáticas; observação, registro e construção de relatórios; e entrevistas e análise de mídias sociais. Na "Introdução" do volume do 9º ano desta coleção, apresentamos uma breve descrição de cada tipo.
Plano de desenvolvimento para o 6º ano (por bimestre, trimestre e semestre)
Por meio desta coleção, sugerimos uma distribuição das unidades temáticas e dos objetos de conhecimento ao longo do ano letivo.
Justificativa
Como explicita a Bê êne cê cê, nas aulas devem-se abordar as práticas corporais como fenômeno cultural, social, histórico, dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório para que os estudantes se apropriem da cultura corporal de movimento, favorecendo sua participação autônoma e autoral na sociedade. Desse modo, propõem-se a experimentação e a análise da diversidade da cultura corporal de movimento em diferentes fórmas de expressão: corporal, estética, emotiva, lúdica e agonista, oportunizando aos estudantes a participação em contextos de lazer e saúde.
Objetivos do volume
- Oferecer oportunidades para a experimentação e fruição da diversidade de práticas corporais, ressignificando-as de acordo com o contexto da comunidade escolar.
- Incentivar o respeito aos significados das manifestações culturais de movimento por diferentes grupos sociais e etários.
- Estimular o protagonismo dos estudantes por meio dos saberes articulados entre os componentes curriculares e os temas contemporâneos.
Legenda: cê gê = Competências Gerais; cê éle = Competências de Linguagens; cê ê éfe = Competências de Educação Física; agá ê éfe: Habilidades de Educação Física; agá í = Habilidades Interdisciplinares; tê cê tês= Temas Contemporâneos Transversais; ó ê dê = Objeto Educacional Digital
1º semestre |
1º trimestre |
1º bimestre |
UNIDADE TEMÁTICA: BRINCADEIRAS E JOGOS |
UNIDADE TEMÁTICA: ESPORTES |
|||
2º bimestre |
UNIDADE TEMÁTICA: ESPORTES |
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2º trimestre |
UNIDADE TEMÁTICA: DANÇAS |
||
2º semestre |
3º bimestre |
UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICAS |
|
3º trimestre |
UNIDADE TEMÁTICA: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA |
||
4º bimestre |
UNIDADE TEMÁTICA: LUTAS |