APRESENTAÇÃO

Caros colegas professores,

É com muita alegria que compartilhamos possibilidades de intervenção com o uso do livro didático nas aulas de Educação Física. Esta coleção foi elaborada com base na experiência e na pesquisa de professores que trabalham na Educação Básica.

Sabemos que, historicamente, nossa área foi concebida como atividade até apresentar-se como componente curricular na legislação escolar brasileira em 1996. Por isso, ainda carrega traços que enfatizam aulas exclusivamente práticas em detrimento do ensino de conteúdos teóricos.

A sociedade apresenta estereótipos sobre nossa formação profissional, e isso se reflete nas crenças sobre nossa atuação. Devemos mudar essa concepção, mostrando todo o referencial teórico que embasa nossa prática, a qual, assim como os demais componentes curriculares, é pautada em saberes historicamente construídos e em evidências científicas.

Consideramos a valorização e a preservação das tradições que fazem parte do patrimônio cultural, dialogando com uma investigação atenta dos elementos da cultura corporal de movimento por meio de critérios claros e de maneira sistematizada. A coleção valoriza o pensamento crítico e a investigação científica.

Buscamos também uma discussão atual sob a perspectiva decolonial, que reconhece os saberes transmitidos oralmente pelas gerações, prezando pela sabedoria dos povos originários, seja dos indígenas que já habitavam aqui, seja dos povos autóctones de outros países, seja dos africanos trazidos para cá e de seus valores civilizatórios.

Como o documento vigente que normatiza a Educação Básica é a Base Nacional Comum Curricular (Bê êne cê cê), estruturamos o livro com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências gerais da Educação Básica e específicas de Linguagens e Educação Física, assim como suas habilidades. A coleção foi elaborada sob uma perspectiva que propõe a convergência de abordagens da Educação Física escolar, alinhando-se a propostas interdisciplinares e aos Temas Contemporâneos Transversais . Ela é composta de quatro volumes, um para cada ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental: 6º, 7º, 8º e 9º anos.

Procuramos oferecer situações de aprendizagem motivadoras e produtivas, para que os estudantes aprofundem e ampliem seus conhecimentos sobre as manifestações culturais relacionadas às unidades temáticas propostas na Bê êne cê cê (Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura). Uma das finalidades é que eles construam autonomia para escolher uma prática corporal para seu tempo de lazer e para sua saúde no cotidiano.

As propostas apresentadas priorizam oportunidades para que o estudante seja protagonista de sua aprendizagem, e desejamos que vocês, colegas professores, sejam coautores deste projeto pedagógico. Nosso objetivo é oferecer elementos para apoiar e enriquecer sua prática cotidiana a fim de torná-la cada vez mais produtiva e adequada à realidade de sua comunidade escolar.

Considerando que a aprendizagem é um processo mútuo de compartilhamento de saberes entre professor e estudante, finalizamos desejando um excelente processo de aprendizado para você e suas turmas!

Os autores

SUMÁRIO

Introdução 6

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 6

Perspectiva da Educação Física 8

Princípios didáticos 8

Organização da coleção 10

Plano de desenvolvimento para o 6º ano (por bimestre, trimestre e semestre) 12

EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS 14

Raio-X da unidade 14

Competências da BNCC 14

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 14

O que veremos nesta unidade, 14

De olho nas imagens 15

Por dentro do tema 16

Dos jogos populares aos eletrônicos 16

Conectando saberes: A evolução dos jogos eletrônicos 17

Avaliando em diferentes linguagens 18

Vamos à prática!: Jogos eletrônicos: da tela para a quadra 19

Jogo ou esporte? 20

Quando os jogos eletrônicos viram consumo 21

Conectando saberes: Os sistemas do corpo ao jogar games 22

Protagonismo juvenil: Seja um cidadão responsável 24

ESPORTES DE MARCA E TÉCNICO-COMBINATÓRIOS 26

Raio-X da unidade 26

Competências da BNCC, 26

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 26

O que veremos nesta unidade, 26

De olho nas imagens 27

Por dentro do tema 27

Conceito e classificação dos esportes 27

Esportes de marca e o atletismo 28

Vamos à prática!: Salto em distância 29

Conectando saberes: Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 30

Vamos à prática!: Corrida dos povos indígenas 31

Esporte técnico-combinatório e a ginástica artística 32

Vamos à prática!: Elementos gímnicos que contemplam a posição invertida 35

Protagonismo juvenil: Sonhos, lutas e conquistas das mulheres 38

DANÇAS URBANAS 40

Raio-X da unidade 40

Competências da BNCC, 40

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 40

O que veremos nesta unidade, 40

De olho nas imagens 41

Por dentro do tema 42

Dança: prática corporal e manifestação cultural 42

Conectando saberes: Breve trajetória histórica das danças 43

Vamos à prática!: Reconhecendo diferentes ritmos 45

Avaliando em diferentes linguagens 46

O que são danças urbanas? 46

O universo Hip-Hop e seus elementos 48

Conectando saberes: Gêneros musicais para dançar o Hip-Hop Dance 49

Vamos à prática!: Vamos vivenciar as danças urbanas? 50

Protagonismo juvenil: Hip-Hop e a representatividade negra 52

Fotografia. Rapaz  com casaco de capuz amarelo, calça jeans e tênis. Ele salta com os braços estendidos na horizontal e com as pernas flexionadas no ar.

GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO 54

Raio-X da unidade 54

Competências da BNCC, 54

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 54

O que veremos nesta unidade, 54

De olho nas imagens 55

Por dentro do tema 56

O que é a ginástica de condicionamento físico? 56

Atividade física ou exercício físico? 57

Conectando saberes: Integração dos sistemas locomotor e nervoso 59

Estilo de vida ativo × Estilo de vida sedentário 60

Ginástica funcional 61

Vamos à prática!: Capacidades físicas no circuito de ginástica funcional 61

Conectando saberes: Saúde, envelhecimento, respeito e valorização do idoso 65

Avaliando em diferentes linguagens 67

Protagonismo juvenil: Multiplicadores dos saberes sobre ginástica 68

SUPERANDO OBSTÁCULOS EM AVENTURAS URBANAS 70

Raio-X da unidade 70

Competências da BNCC, 70

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 70

O que veremos nesta unidade, 70

De olho nas imagens 71

Por dentro do tema 72

Prática corporal de aventura 72

O parkour – um pouco de história 73

Vamos à prática!: Circuito: manobras do parkour 77

Conectando saberes: Minas no parkour 79

Protagonismo juvenil: Preservando o que é nosso 80

UNIVERSO CULTURAL DAS LUTAS BRASILEIRAS 82

Raio-X da unidade 82

Competências da BNCC, 82

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática, 82

O que veremos nesta unidade, 82

De olho nas imagens 83

Por dentro do tema 83

O que são as lutas brasileiras? 84

Capoeiras Angola, regional e contemporânea 84

Conectando saberes: Trajeto histórico dos significados da capoeira 86

Elementos culturais e movimentos da capoeira 88

Vamos à prática!: Pega-pega capoeira! 89

Avaliando em diferentes linguagens 90

Cerimônia Kuarup, huka-huka e tradições de povos indígenas 90

Vamos à prática!: Luta dos pregadores com desequilíbrio e imobilização 92

Protagonismo juvenil: Mapeando as lutas brasileiras na comunidade escolar 93

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 94

Fotografia. Moça com cabelos castanhos cacheados compridos, blusa amarela, calça azul e tênis preto. Ela está com as duas mãos apoiadas no chão e com as pernas no ar, flexionadas.

Introdução

Base Nacional Comum Curricular (Bê êne cê cê)

A Bê êne cê cê (BRASIL, 2018) é um documento normativo que orienta estados e municípios na organização de suas propostas pedagógicas.

A Educação Física está inserida na área de Linguagens, pois é o componente curricular que ensina as práticas corporais em sua multiplicidade de significados. Essas práticas são textos culturais passíveis de leitura e produção pelos grupos sociais que conferem sentidos às diferentes manifestações da cultura corporal de movimento.

De acordo com esse documento, deve-se assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais da Educação Básica. Em seguida, das seis competências específicas da área de Linguagens e das dez competências específicas da Educação Física. Para saber quais são elas, consultar a Bê êne cê cê (páginas 9, 10, 223, 231 a 239).

Esquema. Competências Gerais
1. Conhecimento, 2. Pensamento científico, crítico e criativo, 3. Repertório cultural, 4. Comunicação, 5. Cultura digital, 6. Trabalho e projeto de vida, 7. Argumentação, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação, 10. Responsabilidade e cidadania
Competências de Linguagens
1. Construção social e cultural, 2. Práticas de linguagem artística, corporal e linguística, 3. Multilinguagens (verbal, corporal, visual, sonora e digital), 4. Defesa de ideias, 5. Manifestações artísticas e culturais, 6. Tecnologias digitais de informação e comunicação.
Competências da Educação Física
1. Origem da cultura corporal de movimento, 2. Resolução de desafios e acervo cultural, 3. Saúde e doença, 4. Multiplicidade de padrões, 5. Combate a preconceitos, 6. Sentidos e significados, 7. Identidade cultural, 8. Contexto do lazer e saúde, 9. Contexto comunitário, 10. Cooperação e protagonismo.

Fonte: Bê êne cê cê, 2018.

Na Educação Física, as práticas corporais compõem as seis unidades temáticas apresentadas na proposta de progressão do quadro a seguir, podendo ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino.

A Educação Física na BNCC

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

6º e 7º anos

8º e 9º anos

Brincadeiras e jogos

Jogos eletrônicos

Esportes

Esportes de marca
Esportes de precisão
Esportes de invasão
Esportes técnico-combinatórios

Esportes de rede/parede
Esportes de campo e taco
Esportes de invasão
Esportes de combate

(Continua)

(Continuação)

Unidades temáticas

Objetos de conhecimento

6º e 7º anos

8º e 9º anos

Ginásticas

Ginástica de condicionamento físico

Ginástica de condicionamento físico
Ginástica de conscientização corporal

Danças

Danças urbanas

Danças de salão

Lutas

Lutas do Brasil

Lutas do mundo

Práticas corporais de aventura

Práticas corporais de aventura urbanas

Práticas corporais de aventura na natureza

Fonte: Bê êne cê cê (BRASIL, 2018, página 231).

É curioso observar que a unidade temática “Brincadeiras e jogos” é indicada apenas no 6º e no 7º anos. Uma ressalva importante sobre o respectivo objeto de conhecimento proposto na Bê êne cê cê é a necessidade de mencionar, no contexto pedagógico, as transformações das características dos jogos eletrônicos em função dos avanços tecnológicos, citando marcas e produtos, como indica a habilidade ê éfe seis sete ê éfe zero dois (BRASIL, 2018, página 233).

Em 2019, foram propostos pelo Ministério da Educação os Temas Contemporâneos Transversais na Bê êne cê cê: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Esses temas (os tê cê tês) buscam atender ao caráter dinâmico da sociedade, visto que são vividos por todos os membros da comunidade escolar no cotidiano, exercendo e recebendo influência no processo educacional.

Os tê cê tês evidenciam as relações entre os diferentes componentes curriculares e garantem contextualização aos objetos de conhecimento trazidos pela Bê êne cê cê. Eles são compostos de seis macroáreas e 15 temas:

Esquema. Caixa de texto central: Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Setas saindo do centro conectando as seguintes caixas de texto: MEIO AMBIENTE, Educação ambiental. Educação para o consumo.  ECONOMIA, Trabalho. Educação financeira. Educação fiscal. SAÚDE. Saúde. Educação alimentar e nutricional. CIDADANIA E CIVISMO, Vida familiar e social. Educação para o trânsito. Educação em direitos humanos. Direitos da criança e do adolescente. Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso. MULTICULTURALISMO, Diversidade cultural. Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. CIÊNCIA E TECNOLOGIA, Ciência e tecnologia.

Fonte: Brasil (2019), p. 13.

Especificamente para o 6º ano, a Bê êne cê cê orienta adaptações e articulações para apoiar os estudantes no processo de transição entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e atender às exigências dos diferentes componentes curriculares e dos professores especialistas em vez do pedagogo que atua nos cinco primeiros anos dessa modalidade. O documento ressalta que:

Os estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. reticências As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social (BRASIL, 2018, página 60).

Esse processo de adolescer acompanha reordenamentos sociais e conflitos internos. Ramos e Nascimento (2019) destacam a importância da escola nos ritos de passagem como marcas formativas no período transitório entre o 5º e o 6º anos. As autoras ressaltam os fatores que tornam o início do novo ciclo um desafio para as crianças de 11-12 anos: elas eram as mais velhas e as maiores e tornam-se as mais novas do novo grupo social; as fórmas de comunicação e de relacionamento alteram-se com a maioria dos professores; e há novas exigências sociais, como mais responsabilidade e maturidade, autonomia nos estudos e menos tempo para brincar. Esses fatores provocam múltiplas sensações, que podem impactar o percurso de aprendizagem desses estudantes em razão de ansiedade, confusão, alteração de comportamento, dispersão e expectativas (TARDELI, 2010 apud RAMOS; NASCIMENTO, 2019).

Perspectiva da Educação Física

A sistematização de conteúdos temáticos que fundamenta esta obra advém da convergência entre 15 proposições teórico-metodológicas da Educação Física escolar: psicomotricidade, humanista, progressista, desenvolvimentista, crítica, construtivista, fenomenológica, sistêmica, revolucionária, crítico-superadora, cultural, estudos da saúde, crítico-emancipatória, parâmetros curriculares nacionais e estudos cinesiológicos (SANCHES NETO, 2017). São propostos quatro blocos de conteúdos:

  • Bloco 1 – Elementos culturais do movimento do corpo humano: brincadeira e jogo, circo e ginástica, dança, esporte, luta e capoeira, vivências e atividades da vida diária.
  • Bloco 2 – Movimentos do corpo humano: habilidades de estabilização, manipulação e locomoção, combinação e especialização de movimentos, capacidades e noções de treinamento e ritmo.
  • Bloco 3 – Aspectos pessoais e interpessoais do movimento do corpo humano: noções de anatomia e biomecânica, antropologia e psicologia, bioquímica e nutrição, embriologia e fisiologia, comportamento motor, saúde e patologia.
  • Bloco 4 – Demandas ambientais do movimento do corpo humano: noções de administração e economia, estética e filosofia, física e natureza, história e geografia, sociologia e política, assim como noção de virtualização do ambiente.

Os blocos contemplam conteúdos de várias perspectivas da Educação Física, sendo esta trabalhada de acordo com o contexto de cada professor, aumentando-se a complexidade no decorrer dos ciclos da Educação Básica.

Princípios didáticos

Com base nessa perspectiva de Educação Física e no ensino reflexivo, foram estruturados oito princípios didáticos que serão detalhados aos pares em cada volume desta coleção.

Esquema. Caixa de texto central: Princípios didáticos. Setas saindo do centro conectando as seguintes caixas de texto: Atividades paralelas. Registro de conceitos. Autodisciplina. Relação com o projeto político-pedagógico da escola. Avaliação contínua. Planejamento participativo. Grupos operacionais. Construção de conceitos.

Fonte: Elaborado pelos autores com base em Sanches Neto (2017).

Registro de conceitos: produções dos estudantes em resposta a questões e atividades, ilustrações, fotos, vídeos ou textos, individuais ou coletivos. O estudante e o professor avaliam a progressão de aprendizagem dos conhecimentos.

Avaliação contínua: pautada em uma concepção mediadora e colaborativa da avaliação da aprendizagem (Rrófman, 2005), que mobiliza os saberes e contradições dos estudantes e é compreendida como investigação no processo de aprendizagem e reflexão contínua sobre a prática docente.

Esses dois princípios podem ser exemplificados no percurso de todas as unidades temáticas da coleção, com as estratégias a seguir.

  • Exposição das ideias em rodas de conversa.
  • Registros escritos no caderno e registros fotográficos.
  • Observação do contexto comunitário para a proposição de resolução de problemas.
  • Facilitação gráfica, com construção de charges, tirinhas etcétera
  • Análise de charges, tabelas, imagens, reportagens e infográficos.
  • Produção de podcasts, portfólios, vídeos e painéis coletivos físicos e virtuais.
  • Organização de eventos (aulas, oficinas ou intervenções) para a comunidade escolar.
  • Pesquisas de campo e elaboração de materiais de divulgação.

Foram propostos, também, dez critérios de avaliação, como apresentado no diagrama a seguir.

Esquema. No centro, o texto: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Ao redor, setas que se conectam circularmente com os textos: Assiduidade. Participação objetiva. Envolvimento subjetivo. Atitudes específicas. Conhecimentos tácitos. Procedimentos específicos. Aproveitamento das demonstrações visuais. Conhecimento declarativo. Aproveitamento das instruções verbais. Conhecimentos específicos.

Fonte: Elaborado pelos autores com base em Sanches Neto (2017).

A partir desses critérios, apresentamos a sugestão de uma autoavaliação para que o estudante exerça o protagonismo sob uma perspectiva de coparticipação no processo avaliativo e para o acompanhamento de sua evolução no que se refere aos conceitos, aos valores e às atitudes, bem como suas facilidades e dificuldades relacionadas aos procedimentos da Educação Física escolar.

Critérios avaliados

Frequência

Nunca

Às vezes

Sempre

Fui assíduo às aulas

Participei das atividades

Demonstrei interesse pelos assuntos estudados

Apliquei os conhecimentos estudados

Consegui fazer relações com base no conteúdo aprendido

Participei das discussões com respeito

Colaborei nos trabalhos em grupo

As atividades foram suficientes para o meu aprendizado

A explicação do professor ajudou a entender o conteúdo

Tive facilidade em aprender:

Preciso melhorar:

Para mais subsídios sobre o processo avaliativo e as bases que norteiam a avaliação nesta coleção, leia o item “Avaliação” na Introdução dos demais volumes desta coleção (7º, 8º e 9º anos).

Organização da coleção

A coleção está organizada em quatro volumes, um para cada ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos), com as unidades temáticas e seus respectivos objetos de conhecimento.

Cada unidade apresenta seções que contemplam as oito dimensões de conhecimento indicadas na Bê êne cê cê (BRASIL, 2018): experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise, compreensão e protagonismo comunitário.

Projeto editorial-pedagógico da coleção

Seção do volume

Descrição

Recomendações didáticas

Raio-X da unidade

Identificação das competências gerais, das competências específicas de Linguagens e de Educação Física, das habilidades de Educação Física. Síntese do conteúdo em “O que veremos nesta unidade”.

Propostas e possibilidades: Tenha como referência as competências e as habilidades sugeridas na BNCC, mas sempre contextualizando-as à realidade escolar, às necessidades e aos anseios dos estudantes.

De olho nas imagens

Avaliação diagnóstica com imagem para instigar reflexões sobre o tema. São mostradas imagens e questões norteadoras para promover o contato inicial dos estudantes com as práticas corporais a serem estudadas, além de estimular a discussão e a reflexão inicial sobre os temas, contemplando as seguintes dimensões do conhecimento: análise e compreensão.

Repertório cultural: Estimule a apreciação de imagens, apresentando diversas linguagens artísticas.
Comunicação aberta: Tenha uma escuta ativa pautada no respeito e na confiança.
Planejamento: Mapeie os conhecimentos, as atitudes e os valores que o estudante detém ao chegar à sala de aula para planejar as práticas pedagógicas.

Por dentro do tema

Análise e compreensão dos conceitos, origem, exemplos e contexto da manifestação da cultura corporal de movimento.
Aprofundamento dos temas, permitindo uma aprendizagem significativa das práticas corporais, a compreensão dos elementos que as constituem, seu funcionamento e a construção de valores. Ao trabalhar com conceitos, valorizam-se na coleção as potencialidades do pensamento científico e das conquistas acadêmicas, fruto do trabalho de diversos autores, professores e pesquisadores.

Compreensão dos conceitos: Contextualize como as práticas corporais foram criadas e transformadas nas diferentes sociedades, épocas, éticas e estéticas.
Diálogo: Proponha uma roda de conversa, para que todos possam se ver e ouvir. Faça combinados, como levantar as mãos para pedir a palavra e um tempo para que todos possam se expressar e manifestar suas dúvidas.
Estudante pesquisador: Estimule o senso crítico e a curiosidade para que o estudante tenha uma aprendizagem significativa e seja produtor de novos conhecimentos.

Vamos à prática!

São propostas vivências das práticas corporais da unidade temática. Cada atividade contém objetivos relacionados aos temas; materiais para a realização da atividade, até mesmo adaptados; procedimentos (organização da atividade, regras e demais formas de desenvolvê-la). A experimentação, a fruição, a reflexão sobre a ação e a construção de valores são dimensões do conhecimento expressas na seção.
Na experimentação e na fruição, os elementos das práticas corporais são contemplados: movimento corporal; organização interna (pautada por uma lógica específica) e produto cultural vinculado com o lazer e a saúde.
Priorize atividades inclusivas e que gerem sensações positivas para a apreciação das práticas corporais. Valorize as diferenças e perceba o ritmo de cada estudante.

Segurança: Certifique-se de que as práticas sejam realizadas em locais seguros e com materiais adequados, evitando acidentes.
Reflexão sobre a ação: Questione os estudantes sobre suas percepções, suas emoções, seus interesses e conceitos sobre a prática corporal, além das facilidades, dificuldades, adaptações e estratégias para a resolução de desafios da vivência.
Construção de valores: Oportunize trabalhos com grupos grandes de estudantes, de perfis e estágios variados, possibilitando, com a convivência e o enfrentamento dos desafios, desenvolver a socialização, a empatia e a cooperação, o combate a qualquer tipo de violência (como o bullying). Indague sobre os objetivos das práticas corporais e sobre suas possibilidades para a promoção da saúde (bem-estar físico, mental e social). Compartilhe o sucesso nos desafios superados, acredite no potencial de todos.

Conectando saberes

A seção contempla as dimensões de análise e compreensão, reflexão sobre a ação e construção de valores. Ela tem como objetivo proporcionar a intersecção de saberes entre a Educação Física e outras áreas do conhecimento ou os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). A conexão de saberes abordará os blocos de conteúdos temáticos relacionados aos aspectos pessoais, interpessoais e demandas ambientais do movimento.

Interdisciplinaridade: Faça parceria com os professores de outros componentes curriculares para tornar a aprendizagem mais significativa para os estudantes.
Transdisciplinariedade: Participe da elaboração de propostas dos eventos escolares, como apresentações e exposições culturais, discutidas no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição de ensino.

(Continua)

(Continuação)

Seção do volume

Descrição

Recomendações didáticas

Avaliando em diferentes linguagens

Em algumas unidades, são propostas questões usando gêneros textuais diversificados relacionados aos conteúdos da unidade, incentivando a análise e a compreensão dos temas, a reflexão sobre a ação e a construção de valores. Essas questões têm como objetivo promover processos de autorreflexão sobre o aprendizado, estimular discussões no grupo e proporcionar uma avaliação para a retomada, ampliação ou aprofundamento dos conteúdos ou replanejamento das aulas.

Respeito: Valorize as diferenças e perceba o ritmo de cada estudante.
Gêneros de linguagem: Diversifique com escritos, sonoros, gráficos, gestuais, textuais digitais, entre outros.
Registro, criação ou produção: propostas e estratégias para que os estudantes, de diferentes perfis, desenvolvam a capacidade de produzir análises críticas, criativas e propositivas, além da capacidade de argumentar.
Pode ser encaminhada a construção de aulas em conjunto com professores da Área de Linguagens.

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes

Estão presentes propostas de intervenção, pesquisa e reflexão, com o objetivo de contribuir com a comunidade escolar. O uso e apropriação, o protagonismo comunitário e a construção de valores são dimensões do conhecimento presentes, em que a autonomia é favorecida por iniciativas no meio social e escolar no qual os estudantes estão inseridos.
São estimuladas as competências gerais com a aplicação, a ampliação e o aprofundamento dos conceitos a partir de uma produção autoral, seja individual ou coletiva. Além disso, esta seção possibilita o trabalho transversal com as culturas juvenis e o projeto de vida dos estudantes e da comunidade.

Avaliação somativa: Estimule o envolvimento objetivo e subjetivo, verifique os procedimentos, os valores e os conhecimentos específicos na construção de projetos coletivos para além da sala de aula e dos muros da escola.
Estudante protagonista: Oportunize o envolvimento de grupos numerosos, com perfis variados, possibilitando, com a convivência e o enfrentamento dos desafios e as descobertas, desenvolver a socialização, a empatia e a cooperação. Envolva a comunidade, reconhecendo as diferenças e estimulando o convívio social (na família, na comunidade e na sociedade em geral) e o estabelecimento da noção de cultura de paz.

Na perspectiva de professor-pesquisador, no decorrer das unidades temáticas são apresentadas noções introdutórias de práticas de pesquisa usando revisão bibliográfica; análise documental; construção e uso de questionários; estudo de recepção sobre informações midiáticas; observação, registro e construção de relatórios; e entrevistas e análise de mídias sociais. Na "Introdução" do volume do 9º ano desta coleção, apresentamos uma breve descrição de cada tipo.

Plano de desenvolvimento para o 6º ano (por bimestre, trimestre e semestre)

Por meio desta coleção, sugerimos uma distribuição das unidades temáticas e dos objetos de conhecimento ao longo do ano letivo.

Justificativa

Como explicita a Bê êne cê cê, nas aulas devem-se abordar as práticas corporais como fenômeno cultural, social, histórico, dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório para que os estudantes se apropriem da cultura corporal de movimento, favorecendo sua participação autônoma e autoral na sociedade. Desse modo, propõem-se a experimentação e a análise da diversidade da cultura corporal de movimento em diferentes fórmas de expressão: corporal, estética, emotiva, lúdica e agonista, oportunizando aos estudantes a participação em contextos de lazer e saúde.

Objetivos do volume

  • Oferecer oportunidades para a experimentação e fruição da diversidade de práticas corporais, ressignificando-as de acordo com o contexto da comunidade escolar.
  • Incentivar o respeito aos significados das manifestações culturais de movimento por diferentes grupos sociais e etários.
  • Estimular o protagonismo dos estudantes por meio dos saberes articulados entre os componentes curriculares e os temas contemporâneos.

Legenda: cê gê = Competências Gerais; cê éle = Competências de Linguagens; cê ê éfe = Competências de Educação Física; agá ê éfe: Habilidades de Educação Física; agá í = Habilidades Interdisciplinares; tê cê tês= Temas Contemporâneos Transversais; ó ê dê = Objeto Educacional Digital

1º semestre

1º trimestre

1º bimestre

UNIDADE TEMÁTICA: BRINCADEIRAS E JOGOS
OBJETOS DE CONHECIMENTO: JOGOS ELETRÔNICOS
Origem e evolução dos jogos eletrônicos
CG: 1, 3, 4, 7, 8 e 10; CL: 1, 3, 4 e 6; CEF: 1, 2, 6, 8 e 10
HEF: (EF67EF01) e (EF67EF02); HI: (EF06HI01), (EF06CI07), (EF06CI10), (EF69LP06)
TCTs: Ciência e tecnologia, Saúde, Meio ambiente, Educação financeira, Educação para o trânsito, Educação em direitos humanos e Vida familiar e social
OED: A trajetória dos jogos eletrônicos

UNIDADE TEMÁTICA: ESPORTES
OBJETOS DE CONHECIMENTO: ESPORTES DE MARCA (6
º ANO)
Esportes de marca
CG: 1,2, 4 e 9; CL: 1, 2, 3, 4, 5 e 6; CEF: 1, 2, 5, 7, 8 e 10
HEF: (EF67EF03), (EF67EF04), (EF67EF05), (EF67EF06) e (EF67EF07); HI: (EF06HI08)
TCTs: Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras, Educação em direitos humanos

2º bimestre

UNIDADE TEMÁTICA: ESPORTES
OBJETOS DE CONHECIMENTO: ESPORTES TÉCNICO-COMBINATÓRIOS (6
º ANO)
Esportes técnico-combinatórios
CG: 1, 2, 4 e 9; CL: 1, 2, 3, 4, 5 e 6; CEF: 1, 2, 5, 7, 8 e 10
HEF: (EF67EF03), (EF67EF04), (EF67EF05), (EF67EF06) e (EF67EF07); HI: (EF06HI01) e (EF06HI02); (EF69AR16) e (EF69AR19)
TCTs: Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras OED: Infográfico – Provas da ginástica artística nos jogos olímpicos

2º trimestre

UNIDADE TEMÁTICA: DANÇAS
OBJETOS DE CONHECIMENTO: DANÇAS URBANAS
Danças urbanas
CG: 1, 3, 4, 6, 8 e 9; CL: 1, 2, 3, 4, 5 e 6; CEF: 1, 2, 5, 6, 7 e 10
HEF: (EF67EF11), (EF67EF12) e (EF67EF13); HI: (EF06HI01), (EF06HI02); (EF69AR16) e (EF69AR19)
TCTs: Educação em direitos humanos e Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras

2º semestre

3º bimestre

UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICAS
OBJETOS DE CONHECIMENTO: GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO
Ginásticas de condicionamento físico
CG: 1, 4, 8, 9 e 10; CL: 2, 3 e 6; CEF: 2, 3, 4, 8, 9 e 10
HEF: (EF67EF08), (EF67EF09) e (EF67EF10); HI: (EF06CI06), (EF06CI07) e (EF06CI09)
TCTs: Saúde e Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso
OED: Capacidades físicas

3º trimestre

UNIDADE TEMÁTICA: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA
OBJETOS DE CONHECIMENTO: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA URBANAS
Superando obstáculos em aventuras urbanas
CG: 2, 6, 7 e 8; CL: 1, 2, 3, e 4; CEF: 1, 3, 5, 7, 8, 9 e 10
HEF: (EF67EF18), (EF67EF19), (EF67EF20) e (EF67EF21); HI: (EF69LP01) e (EF69LP15)
TCTs: Meio ambiente, Cidadania e civismo e Direitos da criança e do adolescente
OED: Transpondo barreiras com o
parkour

4º bimestre

UNIDADE TEMÁTICA: LUTAS
OBJETOS DE CONHECIMENTO: LUTAS DO BRASIL
Universo cultural das lutas brasileiras
CG: 1, 4, 8, 9 e 10; CL: 1, 2, 3, 4, 5 e 6; CEF: 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10
HEF: (EF67EF14), (EF67EF15), (EF67EF16) e (EF67EF17); HI: (EF06HI08)
TCTs: Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras
OED: Capoeira: Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade