Conteúdos
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página 3
SUMÁRIO
- página 4
INTRODUÇÃO
- página 6
UNIDADE TEMÁTICA 1 ESPORTES DE COMBATE, REDE E PAREDE
- página 14
Raio-
X
xis
da unidade
- página 14
Competências da
BNCC
Bê êne cê cê
- página 14
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática
- página 14
O que veremos nesta unidade
- página 14
DE OLHO NAS IMAGENS
- página 15
Por dentro do tema
- página 15
A sociedade do espetáculo e da indústria cultural
- página 16
O processo de esportivização do karatê
- página 16
Vamos à prática!
- página 21
Conectando saberes
- página 22
Esporte de rede e parede: por que juntos?
- página 24
Esporte de rede: punhobol
- página 24
Esporte de parede: pelota basca
- página 26
Vamos à prática!
- página 27
Avaliando em diferentes linguagens
- página 29
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes
- página 30
UNIDADE TEMÁTICA 2 LUTAS DO MUNDO E SUAS TRANSFORMAÇÕES
- página 32
Raio-
X
xis
da unidade
- página 32
Competências da
BNCC
Bê êne cê cê
- página 32
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática
- página 32
O que veremos nesta unidade
- página 32
DE OLHO NAS IMAGENS
- página 33
Por dentro do tema
- página 33
A trajetória histórica do boxe
- página 34
Conectando saberes
- página 38
Avaliando em diferentes linguagens
- página 39
Vamos à prática!
- página 40
Conectando saberes
- página 41
Vamos à prática!
- página 42
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes
- página 44
UNIDADE TEMÁTICA 3
DANÇAS DE SALÃO
- página 46
Raio-
X
xis
da unidade
- página 46
Competências da
BNCC
Bê êne cê cê
- página 46
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática
- página 46
O que veremos nesta unidade
- página 46
DE OLHO NAS IMAGENS
- página 47
Por dentro do tema
- página 47
Pelos caminhos da dança de salão
- página 47
Dança e resistência: tango e samba-
rock
róqui
- página 48
O samba que tem
rock
e outros ritmos
- página 49
Vamos à prática!
- página 50
Conectando saberes
- página 51
Percursos do tango
- página 53
Conectando saberes
- página 56
Vamos à prática!
- página 57
Avaliando em diferentes linguagens
- página 58
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes
- página 60
UNIDADE TEMÁTICA 4 GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
- página 62
Raio-
X
xis
da unidade
- página 62
Competências da
BNCC
Bê êne cê cê
- página 62
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática
- página 62
O que veremos nesta unidade
- página 62
DE OLHO NAS IMAGENS
- página 63
Por dentro do tema
- página 64
O que é ginástica de conscientização corporal?
- página 64
Ioga
- página 64
Vamos à prática!
- página 68
Avaliando em diferentes linguagens
- página 69
Conectando saberes
- página 70
Caminhar é preciso!
- página 71
Recomendações e cuidados ao caminhar
- página 72
Vamos à prática!
- página 74
Conectando saberes
- página 76
Avaliando em diferentes linguagens
- página 77
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes
- página 78
UNIDADE TEMÁTICA 5 PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA
- página 80
Raio-
X
xis
da unidade
- página 80
Competências da
BNCC
Bê êne cê cê
- página 80
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática
- página 80
O que veremos nesta unidade
- página 80
DE OLHO NAS IMAGENS
- página 81
Por dentro do tema
- página 81
O que é corrida de orientação?
- página 81
Conectando saberes
- página 85
Vamos à prática!
- página 86
Modalidades das corridas de orientação
- página 87
Breve história da corrida de orientação
- página 88
Vamos à prática!
- página 89
Conectando saberes
- página 90
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes
- página 92
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- página 94
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos