Contents

  1. Índice
  2.  Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. Apresentação - página 3
  8. Sumário - página 4
  9. Introdução - página 6
  10. UNIDADE TEMÁTICA 1 JOGOS ELETRÔNICOS NOS TEMPOS MODERNOS - página 14
    1. Raio-Xxis da unidade - página 14
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 14
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 14
      3. O que veremos nesta unidade - página 14
    2. De olhoôlho na imagem - página 15
    3. Por dentro do tema - página 15
      1. Voltando no tempo - página 15
      2. Realidade virtual e realidade aumentada - página 16
    4. Vamos à prática! - página 18
    5. Conectando saberes - página 19
      • Efeitos positivos e as relações intergeracionais - página 20
    6. Avaliando em diferentes linguagens - página 21
    7. O lado tóxico dos jogos eletrônicos - página 21
    8. Avaliando em diferentes linguagens - página 22
    9. Vamos à prática! - página 23
    10. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 24
  11. UNIDADE TEMÁTICA 2 ESPORTES DE INVASÃO E DE PRECISÃO - página 26
    1. Raio-X xisda unidade - página 26
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 26
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 26
      3. O que veremos nesta unidade - página 26
    2. De olhoôlho nas imagens - página 27
    3. Por dentro do tema - página 27
      1. Cultura de paz e ancestralidade - página 27
      2. Esporte de invasão: tchoukball - página 28
    4. Vamos à prática! - página 30
      • Esportes de precisão - página 31
    5. Vamos à prática! - página 34
      • Aprendendo com os povos originários - página 35
    6. Conectando saberes - página 36
    7. Vamos à prática! - página 38
    8. Avaliando em diferentes linguagens - página 38
    9. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 39
  12. UNIDADE TEMÁTICA 3 UNIVERSO HIP-HOP - página 40
    1. Raio-Xxis da unidade - página 40
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 40
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 40
      3. O que veremos nesta unidade - página 40
    2. De olhoôlho nas imagens - página 41
    3. Por dentro do tema - página 41
      1. A resistência cultural no universo hip-hop - página 41
      2. Os elementos culturais das danças urbanas - página 42
    4. Vamos à prática! - página 45
    5. Conectando saberes - página 46
      • O breaking e o universo hip-hop - página 46
    6. Vamos à prática! - página 48
    7. Conectando saberes - página 50
    8. Avaliando em diferentes linguagens - página 51
    9. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 52
  13. UNIDADE TEMÁTICA 4 CONDICIONAMENTO FÍSICO NA ACADEMIA E NO TRABALHO - página 54
    1. Raio-Xxis da unidade - página 54
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 54
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 54
      3. O que veremos nesta unidade - página 54
    2. De olhoôlho nas imagens - página 55
    3. Por dentro do tema - página 55
      1. Ginástica localizada - página 56
      2. A mídia e os padrões de corpo e beleza - página 58
    4. Avaliando em diferentes linguagens - página 59
    5. Vamos à prática! - página 60
    6. Avaliando em diferentes linguagens - página 62
    7. Conectando saberes - página 63
      • Ginástica laboral - página 64
    8. Vamos à prática! - página 65
    9. Avaliando em diferentes linguagens - página 67
    10. Conectando saberes - página 68
    11. Avaliando em diferentes linguagens - página 69
    12. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 70
  14. UNIDADE TEMÁTICA 5 AVENTURAS URBANAS: MANOBRAS CONTRA O PRECONCEITO - página 72
    1. Raio-Xxis da unidade - página 72
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 72
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 72
      3. O que veremos nesta unidade - página 72
    2. De olhoôlho nas imagens - página 73
    3. Por dentro do tema - página 73
      1. Prática corporal de aventura urbana - página 73
      2. O skate – Como tudo começou? - página 74
    4. Vamos à prática! - página 75
      1. Cuidados para a prática do skate - página 76
      2. Tipos de skate - página 76
      3. Modalidades de skate - página 77
    5. Conectando saberes - página 79
    6. Vamos à prática! - página 80
    7. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 81
  15. UNIDADE TEMÁTICA 6 ARTES MARCIAIS E DEFESA PESSOAL NAS LUTAS BRASILEIRAS - página 82
    1. Raio-Xxis da unidade - página 82
      1. Competências da BNCCBê êne cê cê - página 82
      2. Habilidades de Educação Física da Unidade Temática - página 82
      3. O que veremos nesta unidade - página 82
    2. De olhoôlho nas imagens - página 83
    3. Por dentro do tema - página 83
      • Artes marciais e defesa pessoal no jiu-jítsu brasileiro - página 83
    4. Vamos à prática! - página 87
    5. Conectando saberes - página 87
      • Elementos da cultura corporal de movimento da luta marajoara - página 89
    6. Vamos à prática! - página 91
    7. Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes - página 92
  16. Referências bibliográficas - página 94
  17. Terceira capa
  18. Quarta capa
  19. Lista de links
  20. Lista de créditos