Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Sumário
- página 4
Introdução
- página 6
UNIDADE TEMÁTICA 1 ESPORTES DE CAMPO, TACO E INVASÃO
- página 14
Raio-
X
xis
da unidade
- página 14
Co
mpetências da
BNCC
Bê êne cê cê
- página 14
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática
- página 14
O que veremos nesta unidade
- página 14
De
olho
ôlho
na imagem
- página 15
Por dentro do tema
- página 16
Esportes educativo, recreativo e competitivo
- página 16
Vida de atleta
- página 16
Esportes de campo e de taco: críquete e beisebol
- página 17
Vamos à prática!
- página 20
Conectando saberes
- página 22
Esportes de invasão:
streetball
e futebol
callejero
- página 24
Avaliando em diferentes linguagens
- página 25
Vamos à prática!
- página 25
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes
- página 28
UNIDADE TEMÁTICA 2 ESPÍRITO ESPORTIVO NAS LUTAS DO MUNDO
- página 30
Raio-
X
xis
da unidade
- página 30
Competências da
BNCC
Bê êne cê cê
- página 30
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática
- página 30
O que veremos nesta unidade
- página 30
De
olho
ôlho
nas imagens
- página 31
Por dentro do tema
- página 31
Esportivização das lutas e espírito esportivo
- página 31
Lutas de agarre, de golpes e com implementos
- página 32
Laamb
:
uma luta senegalesa
- página 33
Princípios do
kung fu
kun fu
ou
wushu
uúchu
- página 34
Luta
palo canario
(vara de Canário) ou
juego del palo
(
jogo
jôgo
do pau)
- página 35
Vamos à prática!
- página 36
Avaliando em diferentes linguagens
- página 39
Conectando saberes
- página 40
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes
- página 42
UNIDADE TEMÁTICA 3 DANÇAS DE SALÃO
- página 44
Raio-
X
xis
da unidade
- página 44
Competências da
BNCC
Bê êne cê cê
- página 44
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática
- página 44
O que veremos nesta unidade
- página 44
De
olho
ôlho
nas imagens
- página 45
Por dentro do tema
- página 45
Valsa: vamos ao baile?
- página 46
Conectando saberes
- página 47
Vamos à prática!
- página 48
Quem pode dançar?
- página 49
Da valsa ao xote
- página 51
Conectando saberes
- página 52
Vamos à prática!
- página 54
Conectando saberes
- página 55
Avaliando em diferentes linguagens
- página 57
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes
- página 58
UNIDADE TEMÁTICA 4 GINÁSTICAS E AUTOCUIDADO
- página 60
Raio-
X
xis
da unidade
- página 60
Competências da
BNCC
Bê êne cê cê
- página 60
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática
- página 60
O que veremos nesta unidade
- página 60
De
olho
ôlho
nas imagens
- página 61
Por dentro do tema
- página 62
Ginástica de conscientização corporal e ginástica de condicionamento físico
- página 62
Ginástica de conscientização corporal: pilates
- página 62
Vamos à prática!
- página 66
Conectando saberes
- página 68
HIIT
- página 69
Vamos à prática!
- página 70
Avaliando em diferentes linguagens
- página 71
Conectando saberes
- página 72
Avaliando em diferentes linguagens
- página 74
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes
- página 75
UNIDADE TEMÁTICA 5 AVENTURAS NA NATUREZA E INCLUSÃO
- página 78
Raio-
X
xis
da unidade
- página 78
Competências da
BNCC
Bê êne cê cê
- página 78
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática
- página 78
O que veremos nesta unidade
- página 78
De
olho
ôlho
nas imagens
- página 79
Por dentro do tema
- página 80
Stand up paddle
- página 80
Vamos à prática!
- página 85
Conectando saberes
- página 87
Movimentos essenciais do
stand up paddle
- página 88
Vamos à prática!
- página 90
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes
- página 91
Referências bibliográficas
- página 94
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos