SuperAÇÃO! Português

Márcia Lenise Bertoletti, Silvana Rossi Júlio
Código da Coleção: 0010 P24 01 00 200 010
Proposta pedagógica
  • Trabalhar o conteúdo de forma sistematizada para aprimorar a competência leitora dos estudantes.
  • Facilitar o dia a dia do professor fornecendo conteúdo organizado e conectado à novas tendências.
  • Favorecer o trabalho em sala de aula com atividades e exercícios que reforçam e garante o aprendizado por meio da prática.
Compartilhar:
Código do Obra: 0010 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0010 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0010 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0010 P24 01 00 200 010
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – CONTOS E MAIS CONTOS – p. 10 

EU SEI: O que são contos? – p. 12 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Conto indígena – p. 14 

O saber das avós, por Daniel Munduruku – p. 14 

Compreensão textual – p. 16 

Língua e linguagem: Substantivo – função e flexão – p. 18 

Acentuação: Sílabas tônicas e palavras oxítonas – p. 22 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Conto de artimanha – p. 24 

Sopa de pedras, por Ruth Guimarães – p. 25 

Compreensão textual – p. 28 

A voz do autor: Ruth Guimarães – p. 30 

Língua e linguagem: Adjetivos – função e flexão – p. 32 

Você é o autor!: Escrita de conto – p. 34 

Oralidade: Contação de contos – p. 36 

Clube do livro – p. 38 

EU APRENDI! – p. 40 

VAMOS COMPARTILHAR: Livro de contos – p. 42 

 

UNIDADE 2 – FATOS EM FOCO – p. 44 

EU SEI: O que são textos jornalísticos? – p. 46 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Qual é o fato? – p. 48 

Mais digitalizados, os idosos descobrem os benefícios dos videogames, por Sabrina Brito – p. 48 

Compreensão textual – p. 50 

Língua e linguagem: Verbo I – p. 54 

Ortografia: Uso do s/z, de j/g e de x/ch – p. 56 

Estatuto da Pessoa Idosa – p. 58 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Telejornal – p. 60 

Compreensão textual – p. 62 

Língua e linguagem: Verbo II (modo indicativo) – p. 64 

Você é o autor!: Escrita de um texto jornalístico – p. 66 

Criar o jogo e as instruções – p. 68 

Oralidade: Apresentação de telejornal – p. 72 

EU APRENDI! – p. 74 

VAMOS COMPARTILHAR: Podcast noticioso – p. 76 

 

UNIDADE 3 – QUAL É A OPINIÃO? – p. 78 

EU SEI: Como posso dar opinião? – p. 80 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Carta do leitor – p. 82 

“Fala aqui!”, Ciência Hoje das Crianças – p. 82 

Compreensão textual – p. 84 

Língua e linguagem: Concordância nominal (artigo e numeral) – p. 86 

Acentuação: Palavras paroxítonas e proparoxítonas – p. 88 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Resenha crítica de um filme – p. 90 

Red: Crescer é uma fera, por Aline Pereira – p. 90 

Compreensão textual – p. 94 

Língua e linguagem: Concordância nominal – pronomes – p. 96 

Oralidade: Vlogue com resenha crítica – p. 98 

Você é o autor!: Planejar um vlogue – p. 100 

Clube do livro – p. 102 

EU APRENDI! – p. 104 

VAMOS COMPARTILHAR: Hora de gravar o vlogue! – p. 106 

 

UNIDADE 4 – AVENTURA E INFORMAÇÃO – p. 108 

EU SEI: É possível se aventurar e, ao mesmo tempo, adquirir informações? – p. 110 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Narrativa de aventura – p. 112 

Um mar de redes, por Flávia Lins e Silva – p. 113 

Compreensão textual – p. 116 

Língua e linguagem: Coesão referencial – p. 118 

Pontuação: Interrogação, exclamação e ponto-final – p. 122 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Verbete de enciclopédia – p. 124 

Açaí, por Inês Cordeiro – p. 124 

“A luta pela preservação da natureza do Brasil”, Enciclopédia do Estudante – p. 125 

Compreensão textual – p. 126 

Língua e linguagem: Advérbio e locução adverbial – p. 128 

Oralidade: Modalizadores – p. 130 

Infográfico da produção do açaí – p. 132 

Variação linguística – p. 134 

Você é o autor!: Escrita de uma narrativa de aventura – p. 136 

EU APRENDI! – p. 138 

VAMOS COMPARTILHAR: Aventuras recontadas – p. 140 

 

UNIDADE 5 – SAÚDE EM CARTAZ! – p. 142 

EU SEI: Meus direitos à saúde e ao bem-estar podem ser foco de campanhas de conscientização? – p. 144 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Cartazes de campanha – p. 146 

Afaste os bichos. Lave as mãos – p. 146  

Compreensão textual – p. 148 

Língua e linguagem: Modos subjuntivo e imperativo – p. 150 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Constituição da República Federativa do Brasil – p. 156 

Compreensão textual – p. 160 

Língua e linguagem: Linguagem formal e informal – p. 162 

Oralidade: Debate – p. 164 

Você é o autor!: Reclamações ou solicitações – p. 166 

Clube do livro – p. 168 

EU APRENDI! – p. 170 

VAMOS COMPARTILHAR: Questionário e campanha de conscientização – p. 172 

 

UNIDADE 6 – HISTÓRIAS DE VIDA… – p. 174 

EU SEI: Como podem ser contadas as histórias de vida? – p. 176 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Relato pessoal – p. 178 

Caderno do Lucas, por Marie Ange Bordas – p. 178 

Compreensão textual – p. 182 

Língua e linguagem: Frase e oração – p. 184 

Acentuação: Ditongo, tritongo e hiato – p. 186 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Autobiografia e biografia – p. 188 

Livre como um pássaro, por Malala Yousafzai e Patricia McCormick – p. 188 

Compreensão textual – p. 190 

Língua e linguagem: Período simples e período composto – p. 192 

Oralidade: Entrevista – p. 194 

Biografia – p. 196 

Você é o autor!: Biografia ou autobiografia? – p. 200 

EU APRENDI! – p. 202 

VAMOS COMPARTILHAR: Fanzine – p. 204 

 

UNIDADE 7 – DA AVENTURA AO DRAMA! – p. 206 

EU SEI: Como os elementos da história são explorados em cada gênero? – p. 208 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Narrativa de aventura – p. 210 

Voando com Peter, por J. M. Barrie – p. 210 

Compreensão textual – p. 212 

Língua e linguagem: Sujeito e predicado (sintagma nominal e sintagma verbal) – p. 214 

Variação linguística: Variação geográfica – p. 216 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Texto dramático – p. 218 

Peter Pan, adaptação de Pamela Pinheiro – p. 218 

Compreensão textual – p. 224 

Língua e linguagem: Período composto por coordenação – p. 226 

A voz do autor: Biografia – p. 228 

Pontuação: Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas – p. 230 

Você é o autor!: Produção do texto dramático – p. 232 

Oralidade: Encenação de texto dramático – p. 234 

Clube do livro – p. 236 

EU APRENDI! – p. 238 

VAMOS COMPARTILHAR: Apresentação dramática – p. 240 

 

UNIDADE 8 – O OFÍCIO DO POEMA À HQ! – p. 242 

EU SEI: O que são poemas e HQ? – p. 244 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Poema – p. 246 

O trabalho e o lavrador, por Sérgio Capparelli – p. 247 

Compreensão textual – p. 248 

Língua e linguagem: Figuras de linguagem – p. 250 

Ortografia: Palavras derivadas, prefixos e sufixos – p. 254 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | História em quadrinhos – p. 256 

Turma da Mônica, por Mauricio de Sousa – p. 256 

Compreensão textual – p. 258 

Língua e linguagem: Polissemia, homonímia, sinonímia e antonímia – p. 260 

Você é o autor!: Poema visual – p. 262 

Oralidade: Sarau poético – p. 264 

Clube do livro – p. 266 

EU APRENDI! – p. 268 

VAMOS COMPARTILHAR: Feira do livro – p. 270 

 

Referências bibliográficas – p. 272 

UNIDADE 1 – POEMAS – p. 10 

EU SEI: Como os poemas expressam a cultura? – p. 12 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Poema e cultura – p. 14 

União dos povos, por Márcia Wayna Kambeba – p. 14 

Mergulho fundo, por Márcia Wayna Kambeba – p. 15 

Compreensão textual – p. 16 

Língua e linguagem: Rimas – p. 18 

Língua e linguagem: Figuras de linguagem: metonímia, antítese e hipérbole – p. 20 

A voz do autor – p. 22 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Poema visual – p. 26 

A preguiça, por Ronald Polito e Guto Lacaz – p. 26 

Um gato, por Ronald Polito e Guto Lacaz – p. 27 

Compreensão textual – p. 28 

Língua e linguagem: Figuras de linguagem: assonância e aliteração – p. 30 

Você é o autor!: Criação de um poema visual – p. 32 

Oralidade: Sarau de poemas – p. 34 

Clube do livro – p. 36 

EU APRENDI! – p. 38 

VAMOS COMPARTILHAR: Videopoema – p. 40 

 

UNIDADE 2 – TEXTOS JORNALÍSTICOS: RESPEITO E INCLUSÃO – p. 42 

EU SEI: Como os textos jornalísticos podem colaborar para o respeito e a inclusão? – p. 44 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Reportagem: inclusão – p. 46 

Jovens com deficiência intelectual buscam autonomia morando sozinhos em projeto inovador no Brasil – p. 46 

Compreensão textual – p. 48 

Língua e linguagem: Tipos de sujeito – p. 50 

Ortografia: , a e à – p. 54 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Reportagem: doenças – p. 56 

Michael J Fox conta como Parkinson atrapalha sua vida profissional – p. 57 

Compreensão textual – p. 58 

Língua e linguagem: Estudo do predicado: predicado nominal – p. 60 

Você é o autor!: Notícia – p. 62 

Oralidade: Notícia de rádio – p. 64 

Reportagem paga – p. 66 

EU APRENDI! – p. 70 

VAMOS COMPARTILHAR: O respeito à inclusão – p. 72 

 

UNIDADE 3 – ENTREVISTA: QUEM É O JOVEM DE HOJE? – p. 74 

EU SEI: Como as entrevistas podem nos ajudar a conhecer o jovem de hoje? – p. 76 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Entrevista com especialista – p. 78 

Quem são e o que querem os jovens de hoje? Entrevista com o pesquisador José Machado Pais – p. 78 

Compreensão textual – p. 82 

Língua e linguagem: Adjunto adnominal – p. 84 

Ortografia: Formação de palavras: prefixos que expressam negação – p. 86 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Análises com IA – p. 88 

A era da inteligência artificial – p. 88 

Compreensão textual – p. 92 

Língua e linguagem: Adjunto adverbial: advérbios e expressões adverbiais – p. 94 

Oralidade: Entrevista – p. 96 

Você é o autor!: Relatório de entrevista – p. 98 

Clube do livro – p. 100 

EU APRENDI! – p. 102 

VAMOS COMPARTILHAR: Mostra da pesquisa – p. 104 

 

UNIDADE 4 – CAMPANHA E CHARGES – p. 106 

EU SEI: Como usar recursos persuasivos em campanhas? – p. 108 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Campanha de conscientização – p. 110 

Um mundo #FomeZero para 2030 começa agora – p. 110 

Compreensão textual – p. 112 

Língua e linguagem: Predicado verbal e predicação verbal (verbos transitivos e intransitivos) – p. 114 

Acentuação: Acento diferencial – p. 118 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Charges – p. 120 

Compreensão textual – p. 122 

Língua e linguagem: Objeto direto e objeto indireto – p. 124 

Desperdício de alimentos – p. 126 

Você é o autor!: Criação de uma charge – p. 128 

Oralidade: Pesquisa e apresentação oral – p. 130 

Variação linguística: Variação geográfica – p. 132 

EU APRENDI! – p. 134 

VAMOS COMPARTILHAR: Banner – p. 136 

 

UNIDADE 5 – CIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS! – p. 138 

EU SEI: Por que é importante divulgar informações científicas? – p. 140 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Texto de divulgação científica – p. 142 

Abelhas em apuros! – p. 143  

Compreensão textual – p. 148 

Língua e linguagem: Modos e tempos verbais I: modo indicativo – p. 150 

Ortografia: Formação de palavras: derivação e composição – p. 152  

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Infográfico e ficha técnica – p. 154 

Compreensão textual – p. 156 

Língua e linguagem: Modos e tempos verbais: imperativo e subjuntivo – p. 158 

Você é o autor!: Escrita de texto de divulgação científica – p. 160 

Oralidade: Seminário – p. 162 

Clube do livro – p. 164 

EU APRENDI! – p. 166 

VAMOS COMPARTILHAR: Revista científica – p. 168 

 

UNIDADE 6 – INTERVENÇÃO ARTÍSTICA – p. 170 

EU SEI: Como as intervenções artísticas se expressam no espaço urbano? – p. 172 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Grafite – p. 174 

Beco do Batman – p. 176 

Compreensão textual – p. 180 

Língua e linguagem: Concordância nominal – p. 182 

Pontuação: Uso dos dois-pontos e do ponto e vírgula – p. 184 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Rap – p. 186 

Rap, por Ana Lúcia Santana – p. 186 

Compreensão textual – p. 188 

Língua e linguagem: Concordância verbal – p. 190 

Aqui o funk tem vez e tem voz! – p. 192 

Oralidade: Rap é música – p. 194 

Você é o autor!: Criação de um rap – p. 196 

EU APRENDI! – p. 198 

VAMOS COMPARTILHAR: Batalha de rap – p. 200 

 

UNIDADE 7 – CONTOS AFRICANOS – p. 202 

EU SEI: Como os contos expressam a cultura? – p. 204 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Conto angolano – p. 206 

A raposa e a toupeira, por Susana Ventura – p. 206 

Compreensão textual – p. 209 

Língua e linguagem: Período composto por coordenação: conjunções coordenativas – p. 212 

Pontuação: Travessão, reticências e aspas – p. 214 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Conto moçambicano – p. 216 

A infinita fiadeira, por Mia Couto – p. 216 

Compreensão textual – p. 219 

A voz do autor – p. 222 

Língua e linguagem: Período composto por coordenação: orações aditivas – p. 226 

Oralidade: Leitura expressiva – p. 228 

Você é o autor!: Escrita de conto – p. 230 

Quem fala português? – p. 232 

Variação linguística: Variação social: gírias – p. 234 

Clube do livro – p. 236 

EU APRENDI! – p. 238 

VAMOS COMPARTILHAR: Storytelling – p. 240 

 

UNIDADE 8 – LENDA E CORDEL – p. 242 

EU SEI: Como os povos contam as histórias? – p. 244 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 1 | Lenda indígena – p. 246 

A lenda dos diamantes, por Tânia Dias Queiroz e Leila Maria Grillo – p. 246 

Compreensão textual – p. 248 

Língua e linguagem: Período composto por coordenação adversativa – p. 250 

Ortografia: Grafia de palavras homônimas: trás e traz – p. 252 

Pesquisa de lendas – p. 254 

EU VOU APRENDER  

CAPÍTULO 2 | Cordel – p. 256 

Um cordel sobre o cordel, por César Obeid – p. 256 

Compreensão textual – p. 258 

Língua e linguagem: Coesão referencial: sintetização – p. 260 

Oralidade: Peleja – p. 264 

Você é o autor!: Escrita de lenda – p. 268 

Clube do livro – p. 270 

EU APRENDI! – p. 272 

VAMOS COMPARTILHAR: Apresentação de final de ano – p. 274 

 

Referências bibliográficas – p. 276 

UNIDADE 1 – FÁBULAS – p. 10 

EU SEI: As fábulas me ensinam? – p. 12 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Fábulas ainda atuais – p. 14 

Fábulas de Esopo, adaptação de Guilherme Figueiredo – p. 14 

Compreensão textual – p. 16 

Língua e linguagem: Termos da oração: sujeito e predicado verbal – p. 18 

Ortografia: Formação de palavras: composição por aglutinação e justaposição – uso do hífen – p. 22 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Fábulas e contrafábulas – p. 24 

A raposa e as uvas, por Millôr Fernandes – p. 24 

Compreensão textual – p. 25 

A voz do autor: Millôr Fernandes – p. 28 

História em quadrinhos – p. 30 

Língua e linguagem: Termos da oração: sujeito e predicado nominal (predicativo do sujeito) – p. 32 

Você é o autor!: Fábula contemporânea – p. 34 

Oralidade: Fábulas em podcast – p. 36 

Você, booktuber – p. 38 

EU APRENDI! – p. 40 

VAMOS COMPARTILHAR: Fábulas em HQ – p. 42 

 

UNIDADE 2 – TEXTOS JORNALÍSTICOS: CARTA DO EDITOR E REPORTAGEM – p. 44 

EU SEI: Você lê mais jornais ou revistas? – p. 46 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Carta do editor – p. 48 

Data especial, por Dione Kuhn – p. 48 

Compreensão textual – p. 50 

Língua e linguagem: Termos da oração: sujeito e modificadores (adjuntos adnominais) – p. 54 

Ortografia: Mais e mas – p. 56 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Reportagem – p. 58 

Terra registra recordes de calor nos polos; entenda o que há de inédito e o que isso revela sobre a crise climática, por Carolina Dantas – p. 58 

Compreensão textual – p. 62 

Língua e linguagem: Termos da oração: verbos e modificadores (adjuntos adverbiais) – p. 66 

Você é o autor!: Reportagem – p. 70 

Oralidade: Reportagem em vídeo – p. 72 

EU APRENDI! – p. 74 

VAMOS COMPARTILHAR: Meio ambiente em discussão – p. 76 

 

UNIDADE 3 – O DIREITO DOS ANIMAIS – p. 78 

EU SEI: Qual é a minha opinião sobre os direitos dos animais? – p. 80 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Animais também têm direitos! – p. 82 

Senado aprova aumento de pena para agressores de cães e gatos, por Marcelo Brandão – p. 82 

Compreensão textual – p. 87 

A Constituição Federal e os Direitos dos Animais – p. 88 

Compreensão textual – p. 89 

Língua e linguagem: Complemento nominal – p. 90 

Ortografia: Uso dos porquês – p. 92 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Pesquisa de opinião: educação inclusiva – p. 94 

O que a população brasileira pensa sobre educação inclusiva, por Instituto Alana – p. 96 

Compreensão textual – p. 98 

Língua e linguagem: Verbos transitivos e complementos verbais – p. 100 

Você é o autor!: Pesquisa de opinião – p. 104 

Oralidade: A pesquisa em exposição – p. 106 

Você, booktuber – p. 108 

EU APRENDI! – p. 110 

VAMOS COMPARTILHAR: Petição on-line – p. 112 

 

UNIDADE 4 – POETANDO – p. 114 

EU SEI: A poesia faz parte da minha vida? – p. 116 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Poemas eternos – p. 118 

Inspiração, de Mário de Andrade – p. 119 

Compreensão textual – p. 120 

Língua e linguagem: Predicado verbo-nominal e predicativo do objeto – p. 124 

Ortografia: Ortoépia e prosódia – p. 126 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | A poesia a céu aberto – p. 128 

Compreensão textual – p. 130 

Língua e linguagem: Registro formal e informal – p. 134 

Semana de Arte Moderna de 1922 – p. 136 

Você é o autor!: Parodiando a paródia – p. 138 

Variação linguística: Variação social – p. 140 

Oralidade: Sarau poético – p. 142 

EU APRENDI! – p. 144 

VAMOS COMPARTILHAR: A arte é para todos: garantia do direito à cultura – p. 146 

 

UNIDADE 5 – A CIÊNCIA E NÓS – p. 148 

EU SEI: A Ciência está no meu cotidiano? – p. 150 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Ciência em ação – p. 152 

Abaixe essa música, meu filho!, por Téo Scalioni – p. 152 

Compreensão textual – p. 154 

Língua e linguagem: Preposições e regência nominal – p. 158 

Ortografia: Paroxítonas e proparoxítonas – p. 162 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Ciência além da terra – p. 164 

Foto inédita de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada por cientistas, por Roberto Peixoto – p. 164 

Compreensão textual – p. 168 

Língua e linguagem: Regência verbal – p. 170 

Jogo digital – p. 174 

A Ciência a serviço da arte – p. 176 

Você é o autor!: Reportagem científica – p. 178 

Oralidade: Vlogue científico – p. 180 

Você, booktuber – p. 182 

EU APRENDI! – p. 184 

VAMOS COMPARTILHAR: A Ciência nas descobertas históricas – p. 186 

 

UNIDADE 6 – OPINIÕES E OPINIÕES – p. 188 

EU SEI: Como eu me posiciono? – p. 190 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Por uma sociedade mais igual – p. 192 

Uma não retomada, por Ely José Mattos – p. 193 

Compreensão textual – p. 195 

Língua e linguagem: Vozes verbais – p. 200 

Modalização epistêmica – p. 204 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | A cidade sob outro olhar – p. 206 

Cidade pela vida, entrevista com Raquel Rolnik – p. 207 

Compreensão textual – p. 209 

Mão na massa! Eu, entrevistador! – p. 211 

Língua e linguagem: Período composto – p. 212 

Você é o autor!: Artigo de opinião – p. 218 

Oralidade: Debate – p. 220 

EU APRENDI! – p. 222 

VAMOS COMPARTILHAR: Desinformação – p. 224 

 

UNIDADE 7 – PARTICIPE DESTA CAMPANHA! – p. 226 

EU SEI: Sou influenciado por propagandas? – p. 228 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Abrace essa ideia! – p. 230 

Campanha Nacional 2022 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – p. 230 

Compreensão textual – p. 232 

Campanha Doe Sangue Regularmente – p. 234 

Compreensão textual – p. 235 

Língua e linguagem: Aposto e vocativo – p. 236 

Ortografia: Vírgulas em apostos e vocativos – p. 238 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Sua voz vale muito! – p. 240 

Campanha #Consumidor: fique atento – p. 240 

Compreensão textual – p. 241 

Peças audiovisuais – p. 242 

Compreensão textual – p. 244 

Língua e linguagem: Figuras de linguagem: sinestesia e perífrase – p. 246 

Variação linguística: Variação situacional – p. 250 

Você é o autor!: Propaganda – p. 252 

Oralidade: Spot – p. 254 

Você, booktuber – p. 256 

EU APRENDI! – p. 258 

VAMOS COMPARTILHAR: Avaliação do consumidor – p. 260 

 

UNIDADE 8 – ISSO É FICÇÃO CIENTÍFICA! SERÁ? – p. 262 

EU SEI: Você embarcaria nessa história? – p. 264 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Parece até verdade! – p. 266 

Círculo vicioso, de Isaac Asimov – p. 268 

Compreensão textual – p. 272 

Língua e linguagem: Linguagem verbal e não verbal – p. 274 

Ortografia: Uso da vírgula entre termos da oração – p. 278 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Aventuras pelo mundo – p. 280 

A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne – p. 281 

Compreensão textual – p. 284 

A voz do autor: Júlio Verne – p. 286 

Língua e linguagem: Orações subordinadas: conjunção e pronome relativo que – p. 288 

Língua e linguagem: Coesão referencial e sequencial – p. 290 

Você é o autor!: Conto de ficção científica – p. 292 

Oralidade: Narração do conto de ficção científica – p. 294 

Você, booktuber – p. 296 

EU APRENDI! – p. 298 

VAMOS COMPARTILHAR: Escrita colaborativa – p. 300 

 

Referências bibliográficas – p. 302 

UNIDADE 1 – BRASIL EM VERSOS – p. 10 

EU SEI: Você gosta de poetar? – p. 12 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Poetando brasilidades – p. 14 

Conheça o poema amazonense premiado em concurso nacional de poesia, por Portal Amazônia – p. 14 

Compreensão textual – p. 16 

Outros poemas – p. 17 

Compreensão textual – p. 18 

Língua e linguagem: Figuras de linguagem: eufemismo e ironia – p. 20 

Os povos originários em versos – p. 22 

Ortografia: A cerca de, há cerca de, acerca de, cerca de – p. 24 

A voz do autor: Cora Coralina – p. 26 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Heroínas brasileiras – p. 28 

Mª Firmina dos Reis, por Jarid Arraes – p. 29 

Compreensão textual – p. 31 

Língua e linguagem: Regência verbal e regência nominal: norma-padrão e usos coloquiais – p. 32 

Você é o autor!: Cordel – p. 36 

Oralidade: Slam – p. 38 

Você, booktuber – p. 40 

EU APRENDI! – p. 42 

VAMOS COMPARTILHAR: Slam: espaço livre de expressão? – p. 44 

 

UNIDADE 2 – INFORMAÇÃO OU PUBLICIDADE – p. 46 

EU SEI: Como você se informa? – p. 48 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | O espaço da notícia – p. 50 

Compreensão textual – p. 53 

Outras propagandas – p. 54 

Compreensão textual – p. 55 

Mais propagandas – p. 56 

Compreensão textual – p. 57 

Língua e linguagem: Função e estrutura sintática – p. 58 

Ortografia: Crase – p. 62 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Notícias – p. 64 

Compreensão textual – p. 66 

Língua e linguagem: Predicação nominal e relações semânticas dos verbos de ligação – p. 70 

Você é o autor!: Campanha na escola – p. 74 

Oralidade: Apresentação das peças publicitárias – p. 76 

EU APRENDI! – p. 78 

VAMOS COMPARTILHAR: Entrevista: Somos educados para o consumo – p. 80 

 

UNIDADE 3 – INFORMAÇÃO AO ALCANCE – p. 82 

EU SEI: Você confia nas redes sociais? – p. 84 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Reportagem em rede – p. 86 

Combos de assinatura e comerciais: o streaming está virando a antiga TV a cabo?, por Leonardo Sanchez – p. 87 

Compreensão textual – p. 90 

Língua e linguagem: Colocação pronominal – p. 94 

Ortografia: Crase II – p. 98 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Não caia nessa, é fake! – p. 100 

Isso é fake news, de Andressa Motter e Leandra Cruber – p. 100 

Compreensão textual – p. 103 

Como identificar notícias falsas – p. 104 

Compreensão textual – p. 105 

Língua e linguagem: Colocação pronominal: norma-padrão x uso coloquial – p. 106 

Você é o autor!: Reportagem – p. 108 

Oralidade: Telejornal – reportagem – p. 110 

Você, booktuber – p. 112 

EU APRENDI! – p. 114 

VAMOS COMPARTILHAR: Fato ou boato: você sabe identificar? – p. 116 

 

UNIDADE 4 – DO MITO AO TEATRO – p. 118 

EU SEI: Você gosta mais de teatro ou cinema? – p. 120 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Veio da Grécia – p. 122 

Rei Midas e o Toque de Ouro, de Eric Kimmel – p. 123 

Compreensão textual – p. 126 

Língua e linguagem: Conjunções coordenativas: sintetização – p. 128 

Ortografia: Crase III – p. 130 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | No mundo de Molière – p. 132 

O doente imaginário, de Molière – p. 133 

Compreensão textual – p. 136 

A voz do autor: Molière – p. 140 

Língua e linguagem: Conjunções subordinativas: sintetização – p. 142 

Você é o autor!: Do mito ao teatro – p. 144 

Oralidade: Abrem-se as cortinas! – p. 146 

Variação linguística: Variação histórica – p. 148 

EU APRENDI! – p. 150 

VAMOS COMPARTILHAR: Análise de mídias sociais: podcast – p. 152 

 

UNIDADE 5 – SUAS OPINIÕES – p. 154 

EU SEI: Sei defender minha opinião? – p. 156 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | De olho nos rótulos – p. 158 

O novo modelo de rotulagem nutricional de alimentos industrializados é adequado?, por João Dornellas – p. 158 

Compreensão textual – p. 160 

Outra opinião – p. 162 

Compreensão textual – p. 164 

Língua e linguagem: Orações subordinadas substantivas – p. 166 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Monitoramento nas redes sociais – p. 172 

Compreensão textual – p. 174 

Língua e linguagem: Pronome relativo – p. 176 

Você é o autor!: Artigo de opinião – p. 180 

Oralidade: Debate regrado! – p. 182 

Você, booktuber – p. 184 

EU APRENDI! – p. 186 

VAMOS COMPARTILHAR: Mural: reciclagem em ação – p. 188 

 

UNIDADE 6 – CONTOS E ROMANCES – p. 190 

EU SEI: Você gosta de ler contos e romances? – p. 192 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Contos brasileiros contemporâneos – p. 194 

Últimas, de João Anzanello Carrascoza – p. 194 

Compreensão textual – p. 198 

Língua e linguagem: Período composto: orações subordinadas adjetivas – p. 200 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Romance ainda atual – p. 204 

Compreensão textual – p. 208 

A voz do autor: Lima Barreto – p. 210 

Capa, contracapa e sinopse – p. 212 

Língua e linguagem: Período composto: orações subordinadas adverbiais – p. 214 

Você é o autor!: Conto – p. 218 

Oralidade: Audiobook – p. 220 

Direito à educação e à cultura – p. 222 

EU APRENDI! – p. 224 

VAMOS COMPARTILHAR: Sinopse para quarta capa – p. 226 

 

UNIDADE 7 – AÇÕES QUE GERAM AÇÕES – p. 228 

EU SEI: Minhas ideias podem ter impacto na sociedade? – p. 230 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Além das telonas – p. 232 

A ciência do Homem-Aranha, por Lucas Miranda – p. 232 

Compreensão textual – p. 236 

Língua e linguagem: Coesão sequencial: sintetização – p. 240 

Ortografia: Vírgula: período composto por subordinação – p. 244 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Ideias que viram leis – p. 246 

Compreensão textual – p. 249 

Ferramentas de atuação: carta aberta – p. 250 

Língua e linguagem: Modalização epistêmica – p. 252 

Variação linguística 2: Análise documental – p. 254 

Você é o autor!: Contribuições coletivas – p. 256 

Oralidade: Documentário em vídeo – p. 258 

Você, booktuber – p. 260 

EU APRENDI! – p. 262 

VAMOS COMPARTILHAR: Carta aberta – p. 264 

 

UNIDADE 8 – CRÔNICA E COTIDIANO – p. 266 

EU SEI: Você já parou para pensar no cotidiano? – p. 268 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | A vida cotidiana – p. 270 

Gerações, de Luis Fernando Verissimo – p. 271 

Compreensão textual – p. 273 

Língua e linguagem: Formas nominais do verbo e orações subordinadas reduzidas I – p. 276 

A voz do autor: Luis Fernando Veríssimo – p. 280 

Ortografia: Neologismo e estrangeirismo – p. 282 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Outras crônicas – p. 284 

Compreensão textual – p. 288 

Cem cruzeiros a mais, Fernando Sabino – p. 286 

Compreensão textual – p. 288 

Língua e linguagem: Orações subordinadas reduzidas II – p. 290 

Você é o autor!: Crônica – p. 292 

Oralidade: Roda de crônicas – p. 294 

Você, booktuber – p. 296 

EU APRENDI! – p. 298 

VAMOS COMPARTILHAR: Crônica visual: um novo olhar – p. 300 

 

Referências bibliográficas – p. 302 

Veja também