SuperAÇÃO! Português
Márcia Lenise Bertoletti, Silvana Rossi Júlio
Código da Coleção: 0010 P24 01 00 200 010
Proposta pedagógica
- Trabalhar o conteúdo de forma sistematizada para aprimorar a competência leitora dos estudantes.
- Facilitar o dia a dia do professor fornecendo conteúdo organizado e conectado à novas tendências.
- Favorecer o trabalho em sala de aula com atividades e exercícios que reforçam e garante o aprendizado por meio da prática.
Código do Obra: 0010 P24 01 00 200 010
Código do Obra: 0010 P24 01 00 200 010
Código do Obra: 0010 P24 01 00 200 010
Código do Obra: 0010 P24 01 00 200 010
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – CONTOS E MAIS CONTOS – p. 10
EU SEI: O que são contos? – p. 12
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Conto indígena – p. 14
O saber das avós, por Daniel Munduruku – p. 14
Compreensão textual – p. 16
Língua e linguagem: Substantivo – função e flexão – p. 18
Acentuação: Sílabas tônicas e palavras oxítonas – p. 22
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Conto de artimanha – p. 24
Sopa de pedras, por Ruth Guimarães – p. 25
Compreensão textual – p. 28
A voz do autor: Ruth Guimarães – p. 30
Língua e linguagem: Adjetivos – função e flexão – p. 32
Você é o autor!: Escrita de conto – p. 34
Oralidade: Contação de contos – p. 36
Clube do livro – p. 38
EU APRENDI! – p. 40
VAMOS COMPARTILHAR: Livro de contos – p. 42
UNIDADE 2 – FATOS EM FOCO – p. 44
EU SEI: O que são textos jornalísticos? – p. 46
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Qual é o fato? – p. 48
Mais digitalizados, os idosos descobrem os benefícios dos videogames, por Sabrina Brito – p. 48
Compreensão textual – p. 50
Língua e linguagem: Verbo I – p. 54
Ortografia: Uso do s/z, de j/g e de x/ch – p. 56
Estatuto da Pessoa Idosa – p. 58
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Telejornal – p. 60
Compreensão textual – p. 62
Língua e linguagem: Verbo II (modo indicativo) – p. 64
Você é o autor!: Escrita de um texto jornalístico – p. 66
Criar o jogo e as instruções – p. 68
Oralidade: Apresentação de telejornal – p. 72
EU APRENDI! – p. 74
VAMOS COMPARTILHAR: Podcast noticioso – p. 76
UNIDADE 3 – QUAL É A OPINIÃO? – p. 78
EU SEI: Como posso dar opinião? – p. 80
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Carta do leitor – p. 82
“Fala aqui!”, Ciência Hoje das Crianças – p. 82
Compreensão textual – p. 84
Língua e linguagem: Concordância nominal (artigo e numeral) – p. 86
Acentuação: Palavras paroxítonas e proparoxítonas – p. 88
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Resenha crítica de um filme – p. 90
Red: Crescer é uma fera, por Aline Pereira – p. 90
Compreensão textual – p. 94
Língua e linguagem: Concordância nominal – pronomes – p. 96
Oralidade: Vlogue com resenha crítica – p. 98
Você é o autor!: Planejar um vlogue – p. 100
Clube do livro – p. 102
EU APRENDI! – p. 104
VAMOS COMPARTILHAR: Hora de gravar o vlogue! – p. 106
UNIDADE 4 – AVENTURA E INFORMAÇÃO – p. 108
EU SEI: É possível se aventurar e, ao mesmo tempo, adquirir informações? – p. 110
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Narrativa de aventura – p. 112
Um mar de redes, por Flávia Lins e Silva – p. 113
Compreensão textual – p. 116
Língua e linguagem: Coesão referencial – p. 118
Pontuação: Interrogação, exclamação e ponto-final – p. 122
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Verbete de enciclopédia – p. 124
Açaí, por Inês Cordeiro – p. 124
“A luta pela preservação da natureza do Brasil”, Enciclopédia do Estudante – p. 125
Compreensão textual – p. 126
Língua e linguagem: Advérbio e locução adverbial – p. 128
Oralidade: Modalizadores – p. 130
Infográfico da produção do açaí – p. 132
Variação linguística – p. 134
Você é o autor!: Escrita de uma narrativa de aventura – p. 136
EU APRENDI! – p. 138
VAMOS COMPARTILHAR: Aventuras recontadas – p. 140
UNIDADE 5 – SAÚDE EM CARTAZ! – p. 142
EU SEI: Meus direitos à saúde e ao bem-estar podem ser foco de campanhas de conscientização? – p. 144
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Cartazes de campanha – p. 146
Afaste os bichos. Lave as mãos – p. 146
Compreensão textual – p. 148
Língua e linguagem: Modos subjuntivo e imperativo – p. 150
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Constituição da República Federativa do Brasil – p. 156
Compreensão textual – p. 160
Língua e linguagem: Linguagem formal e informal – p. 162
Oralidade: Debate – p. 164
Você é o autor!: Reclamações ou solicitações – p. 166
Clube do livro – p. 168
EU APRENDI! – p. 170
VAMOS COMPARTILHAR: Questionário e campanha de conscientização – p. 172
UNIDADE 6 – HISTÓRIAS DE VIDA… – p. 174
EU SEI: Como podem ser contadas as histórias de vida? – p. 176
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Relato pessoal – p. 178
Caderno do Lucas, por Marie Ange Bordas – p. 178
Compreensão textual – p. 182
Língua e linguagem: Frase e oração – p. 184
Acentuação: Ditongo, tritongo e hiato – p. 186
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Autobiografia e biografia – p. 188
Livre como um pássaro, por Malala Yousafzai e Patricia McCormick – p. 188
Compreensão textual – p. 190
Língua e linguagem: Período simples e período composto – p. 192
Oralidade: Entrevista – p. 194
Biografia – p. 196
Você é o autor!: Biografia ou autobiografia? – p. 200
EU APRENDI! – p. 202
VAMOS COMPARTILHAR: Fanzine – p. 204
UNIDADE 7 – DA AVENTURA AO DRAMA! – p. 206
EU SEI: Como os elementos da história são explorados em cada gênero? – p. 208
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Narrativa de aventura – p. 210
Voando com Peter, por J. M. Barrie – p. 210
Compreensão textual – p. 212
Língua e linguagem: Sujeito e predicado (sintagma nominal e sintagma verbal) – p. 214
Variação linguística: Variação geográfica – p. 216
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Texto dramático – p. 218
Peter Pan, adaptação de Pamela Pinheiro – p. 218
Compreensão textual – p. 224
Língua e linguagem: Período composto por coordenação – p. 226
A voz do autor: Biografia – p. 228
Pontuação: Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas – p. 230
Você é o autor!: Produção do texto dramático – p. 232
Oralidade: Encenação de texto dramático – p. 234
Clube do livro – p. 236
EU APRENDI! – p. 238
VAMOS COMPARTILHAR: Apresentação dramática – p. 240
UNIDADE 8 – O OFÍCIO DO POEMA À HQ! – p. 242
EU SEI: O que são poemas e HQ? – p. 244
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Poema – p. 246
O trabalho e o lavrador, por Sérgio Capparelli – p. 247
Compreensão textual – p. 248
Língua e linguagem: Figuras de linguagem – p. 250
Ortografia: Palavras derivadas, prefixos e sufixos – p. 254
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | História em quadrinhos – p. 256
Turma da Mônica, por Mauricio de Sousa – p. 256
Compreensão textual – p. 258
Língua e linguagem: Polissemia, homonímia, sinonímia e antonímia – p. 260
Você é o autor!: Poema visual – p. 262
Oralidade: Sarau poético – p. 264
Clube do livro – p. 266
EU APRENDI! – p. 268
VAMOS COMPARTILHAR: Feira do livro – p. 270
Referências bibliográficas – p. 272
UNIDADE 1 – POEMAS – p. 10
EU SEI: Como os poemas expressam a cultura? – p. 12
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Poema e cultura – p. 14
União dos povos, por Márcia Wayna Kambeba – p. 14
Mergulho fundo, por Márcia Wayna Kambeba – p. 15
Compreensão textual – p. 16
Língua e linguagem: Rimas – p. 18
Língua e linguagem: Figuras de linguagem: metonímia, antítese e hipérbole – p. 20
A voz do autor – p. 22
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Poema visual – p. 26
A preguiça, por Ronald Polito e Guto Lacaz – p. 26
Um gato, por Ronald Polito e Guto Lacaz – p. 27
Compreensão textual – p. 28
Língua e linguagem: Figuras de linguagem: assonância e aliteração – p. 30
Você é o autor!: Criação de um poema visual – p. 32
Oralidade: Sarau de poemas – p. 34
Clube do livro – p. 36
EU APRENDI! – p. 38
VAMOS COMPARTILHAR: Videopoema – p. 40
UNIDADE 2 – TEXTOS JORNALÍSTICOS: RESPEITO E INCLUSÃO – p. 42
EU SEI: Como os textos jornalísticos podem colaborar para o respeito e a inclusão? – p. 44
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Reportagem: inclusão – p. 46
Jovens com deficiência intelectual buscam autonomia morando sozinhos em projeto inovador no Brasil – p. 46
Compreensão textual – p. 48
Língua e linguagem: Tipos de sujeito – p. 50
Ortografia: Há, a e à – p. 54
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Reportagem: doenças – p. 56
Michael J Fox conta como Parkinson atrapalha sua vida profissional – p. 57
Compreensão textual – p. 58
Língua e linguagem: Estudo do predicado: predicado nominal – p. 60
Você é o autor!: Notícia – p. 62
Oralidade: Notícia de rádio – p. 64
Reportagem paga – p. 66
EU APRENDI! – p. 70
VAMOS COMPARTILHAR: O respeito à inclusão – p. 72
UNIDADE 3 – ENTREVISTA: QUEM É O JOVEM DE HOJE? – p. 74
EU SEI: Como as entrevistas podem nos ajudar a conhecer o jovem de hoje? – p. 76
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Entrevista com especialista – p. 78
Quem são e o que querem os jovens de hoje? Entrevista com o pesquisador José Machado Pais – p. 78
Compreensão textual – p. 82
Língua e linguagem: Adjunto adnominal – p. 84
Ortografia: Formação de palavras: prefixos que expressam negação – p. 86
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Análises com IA – p. 88
A era da inteligência artificial – p. 88
Compreensão textual – p. 92
Língua e linguagem: Adjunto adverbial: advérbios e expressões adverbiais – p. 94
Oralidade: Entrevista – p. 96
Você é o autor!: Relatório de entrevista – p. 98
Clube do livro – p. 100
EU APRENDI! – p. 102
VAMOS COMPARTILHAR: Mostra da pesquisa – p. 104
UNIDADE 4 – CAMPANHA E CHARGES – p. 106
EU SEI: Como usar recursos persuasivos em campanhas? – p. 108
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Campanha de conscientização – p. 110
Um mundo #FomeZero para 2030 começa agora – p. 110
Compreensão textual – p. 112
Língua e linguagem: Predicado verbal e predicação verbal (verbos transitivos e intransitivos) – p. 114
Acentuação: Acento diferencial – p. 118
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Charges – p. 120
Compreensão textual – p. 122
Língua e linguagem: Objeto direto e objeto indireto – p. 124
Desperdício de alimentos – p. 126
Você é o autor!: Criação de uma charge – p. 128
Oralidade: Pesquisa e apresentação oral – p. 130
Variação linguística: Variação geográfica – p. 132
EU APRENDI! – p. 134
VAMOS COMPARTILHAR: Banner – p. 136
UNIDADE 5 – CIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS! – p. 138
EU SEI: Por que é importante divulgar informações científicas? – p. 140
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Texto de divulgação científica – p. 142
Abelhas em apuros! – p. 143
Compreensão textual – p. 148
Língua e linguagem: Modos e tempos verbais I: modo indicativo – p. 150
Ortografia: Formação de palavras: derivação e composição – p. 152
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Infográfico e ficha técnica – p. 154
Compreensão textual – p. 156
Língua e linguagem: Modos e tempos verbais: imperativo e subjuntivo – p. 158
Você é o autor!: Escrita de texto de divulgação científica – p. 160
Oralidade: Seminário – p. 162
Clube do livro – p. 164
EU APRENDI! – p. 166
VAMOS COMPARTILHAR: Revista científica – p. 168
UNIDADE 6 – INTERVENÇÃO ARTÍSTICA – p. 170
EU SEI: Como as intervenções artísticas se expressam no espaço urbano? – p. 172
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Grafite – p. 174
Beco do Batman – p. 176
Compreensão textual – p. 180
Língua e linguagem: Concordância nominal – p. 182
Pontuação: Uso dos dois-pontos e do ponto e vírgula – p. 184
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Rap – p. 186
Rap, por Ana Lúcia Santana – p. 186
Compreensão textual – p. 188
Língua e linguagem: Concordância verbal – p. 190
Aqui o funk tem vez e tem voz! – p. 192
Oralidade: Rap é música – p. 194
Você é o autor!: Criação de um rap – p. 196
EU APRENDI! – p. 198
VAMOS COMPARTILHAR: Batalha de rap – p. 200
UNIDADE 7 – CONTOS AFRICANOS – p. 202
EU SEI: Como os contos expressam a cultura? – p. 204
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Conto angolano – p. 206
A raposa e a toupeira, por Susana Ventura – p. 206
Compreensão textual – p. 209
Língua e linguagem: Período composto por coordenação: conjunções coordenativas – p. 212
Pontuação: Travessão, reticências e aspas – p. 214
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Conto moçambicano – p. 216
A infinita fiadeira, por Mia Couto – p. 216
Compreensão textual – p. 219
A voz do autor – p. 222
Língua e linguagem: Período composto por coordenação: orações aditivas – p. 226
Oralidade: Leitura expressiva – p. 228
Você é o autor!: Escrita de conto – p. 230
Quem fala português? – p. 232
Variação linguística: Variação social: gírias – p. 234
Clube do livro – p. 236
EU APRENDI! – p. 238
VAMOS COMPARTILHAR: Storytelling – p. 240
UNIDADE 8 – LENDA E CORDEL – p. 242
EU SEI: Como os povos contam as histórias? – p. 244
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 1 | Lenda indígena – p. 246
A lenda dos diamantes, por Tânia Dias Queiroz e Leila Maria Grillo – p. 246
Compreensão textual – p. 248
Língua e linguagem: Período composto por coordenação adversativa – p. 250
Ortografia: Grafia de palavras homônimas: trás e traz – p. 252
Pesquisa de lendas – p. 254
EU VOU APRENDER
CAPÍTULO 2 | Cordel – p. 256
Um cordel sobre o cordel, por César Obeid – p. 256
Compreensão textual – p. 258
Língua e linguagem: Coesão referencial: sintetização – p. 260
Oralidade: Peleja – p. 264
Você é o autor!: Escrita de lenda – p. 268
Clube do livro – p. 270
EU APRENDI! – p. 272
VAMOS COMPARTILHAR: Apresentação de final de ano – p. 274
Referências bibliográficas – p. 276
UNIDADE 1 – FÁBULAS – p. 10
EU SEI: As fábulas me ensinam? – p. 12
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Fábulas ainda atuais – p. 14
Fábulas de Esopo, adaptação de Guilherme Figueiredo – p. 14
Compreensão textual – p. 16
Língua e linguagem: Termos da oração: sujeito e predicado verbal – p. 18
Ortografia: Formação de palavras: composição por aglutinação e justaposição – uso do hífen – p. 22
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Fábulas e contrafábulas – p. 24
A raposa e as uvas, por Millôr Fernandes – p. 24
Compreensão textual – p. 25
A voz do autor: Millôr Fernandes – p. 28
História em quadrinhos – p. 30
Língua e linguagem: Termos da oração: sujeito e predicado nominal (predicativo do sujeito) – p. 32
Você é o autor!: Fábula contemporânea – p. 34
Oralidade: Fábulas em podcast – p. 36
Você, booktuber – p. 38
EU APRENDI! – p. 40
VAMOS COMPARTILHAR: Fábulas em HQ – p. 42
UNIDADE 2 – TEXTOS JORNALÍSTICOS: CARTA DO EDITOR E REPORTAGEM – p. 44
EU SEI: Você lê mais jornais ou revistas? – p. 46
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Carta do editor – p. 48
Data especial, por Dione Kuhn – p. 48
Compreensão textual – p. 50
Língua e linguagem: Termos da oração: sujeito e modificadores (adjuntos adnominais) – p. 54
Ortografia: Mais e mas – p. 56
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Reportagem – p. 58
Terra registra recordes de calor nos polos; entenda o que há de inédito e o que isso revela sobre a crise climática, por Carolina Dantas – p. 58
Compreensão textual – p. 62
Língua e linguagem: Termos da oração: verbos e modificadores (adjuntos adverbiais) – p. 66
Você é o autor!: Reportagem – p. 70
Oralidade: Reportagem em vídeo – p. 72
EU APRENDI! – p. 74
VAMOS COMPARTILHAR: Meio ambiente em discussão – p. 76
UNIDADE 3 – O DIREITO DOS ANIMAIS – p. 78
EU SEI: Qual é a minha opinião sobre os direitos dos animais? – p. 80
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Animais também têm direitos! – p. 82
Senado aprova aumento de pena para agressores de cães e gatos, por Marcelo Brandão – p. 82
Compreensão textual – p. 87
A Constituição Federal e os Direitos dos Animais – p. 88
Compreensão textual – p. 89
Língua e linguagem: Complemento nominal – p. 90
Ortografia: Uso dos porquês – p. 92
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Pesquisa de opinião: educação inclusiva – p. 94
O que a população brasileira pensa sobre educação inclusiva, por Instituto Alana – p. 96
Compreensão textual – p. 98
Língua e linguagem: Verbos transitivos e complementos verbais – p. 100
Você é o autor!: Pesquisa de opinião – p. 104
Oralidade: A pesquisa em exposição – p. 106
Você, booktuber – p. 108
EU APRENDI! – p. 110
VAMOS COMPARTILHAR: Petição on-line – p. 112
UNIDADE 4 – POETANDO – p. 114
EU SEI: A poesia faz parte da minha vida? – p. 116
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Poemas eternos – p. 118
Inspiração, de Mário de Andrade – p. 119
Compreensão textual – p. 120
Língua e linguagem: Predicado verbo-nominal e predicativo do objeto – p. 124
Ortografia: Ortoépia e prosódia – p. 126
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | A poesia a céu aberto – p. 128
Compreensão textual – p. 130
Língua e linguagem: Registro formal e informal – p. 134
Semana de Arte Moderna de 1922 – p. 136
Você é o autor!: Parodiando a paródia – p. 138
Variação linguística: Variação social – p. 140
Oralidade: Sarau poético – p. 142
EU APRENDI! – p. 144
VAMOS COMPARTILHAR: A arte é para todos: garantia do direito à cultura – p. 146
UNIDADE 5 – A CIÊNCIA E NÓS – p. 148
EU SEI: A Ciência está no meu cotidiano? – p. 150
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Ciência em ação – p. 152
Abaixe essa música, meu filho!, por Téo Scalioni – p. 152
Compreensão textual – p. 154
Língua e linguagem: Preposições e regência nominal – p. 158
Ortografia: Paroxítonas e proparoxítonas – p. 162
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Ciência além da terra – p. 164
Foto inédita de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada por cientistas, por Roberto Peixoto – p. 164
Compreensão textual – p. 168
Língua e linguagem: Regência verbal – p. 170
Jogo digital – p. 174
A Ciência a serviço da arte – p. 176
Você é o autor!: Reportagem científica – p. 178
Oralidade: Vlogue científico – p. 180
Você, booktuber – p. 182
EU APRENDI! – p. 184
VAMOS COMPARTILHAR: A Ciência nas descobertas históricas – p. 186
UNIDADE 6 – OPINIÕES E OPINIÕES – p. 188
EU SEI: Como eu me posiciono? – p. 190
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Por uma sociedade mais igual – p. 192
Uma não retomada, por Ely José Mattos – p. 193
Compreensão textual – p. 195
Língua e linguagem: Vozes verbais – p. 200
Modalização epistêmica – p. 204
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | A cidade sob outro olhar – p. 206
Cidade pela vida, entrevista com Raquel Rolnik – p. 207
Compreensão textual – p. 209
Mão na massa! Eu, entrevistador! – p. 211
Língua e linguagem: Período composto – p. 212
Você é o autor!: Artigo de opinião – p. 218
Oralidade: Debate – p. 220
EU APRENDI! – p. 222
VAMOS COMPARTILHAR: Desinformação – p. 224
UNIDADE 7 – PARTICIPE DESTA CAMPANHA! – p. 226
EU SEI: Sou influenciado por propagandas? – p. 228
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Abrace essa ideia! – p. 230
Campanha Nacional 2022 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – p. 230
Compreensão textual – p. 232
Campanha Doe Sangue Regularmente – p. 234
Compreensão textual – p. 235
Língua e linguagem: Aposto e vocativo – p. 236
Ortografia: Vírgulas em apostos e vocativos – p. 238
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Sua voz vale muito! – p. 240
Campanha #Consumidor: fique atento – p. 240
Compreensão textual – p. 241
Peças audiovisuais – p. 242
Compreensão textual – p. 244
Língua e linguagem: Figuras de linguagem: sinestesia e perífrase – p. 246
Variação linguística: Variação situacional – p. 250
Você é o autor!: Propaganda – p. 252
Oralidade: Spot – p. 254
Você, booktuber – p. 256
EU APRENDI! – p. 258
VAMOS COMPARTILHAR: Avaliação do consumidor – p. 260
UNIDADE 8 – ISSO É FICÇÃO CIENTÍFICA! SERÁ? – p. 262
EU SEI: Você embarcaria nessa história? – p. 264
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Parece até verdade! – p. 266
Círculo vicioso, de Isaac Asimov – p. 268
Compreensão textual – p. 272
Língua e linguagem: Linguagem verbal e não verbal – p. 274
Ortografia: Uso da vírgula entre termos da oração – p. 278
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Aventuras pelo mundo – p. 280
A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne – p. 281
Compreensão textual – p. 284
A voz do autor: Júlio Verne – p. 286
Língua e linguagem: Orações subordinadas: conjunção e pronome relativo que – p. 288
Língua e linguagem: Coesão referencial e sequencial – p. 290
Você é o autor!: Conto de ficção científica – p. 292
Oralidade: Narração do conto de ficção científica – p. 294
Você, booktuber – p. 296
EU APRENDI! – p. 298
VAMOS COMPARTILHAR: Escrita colaborativa – p. 300
Referências bibliográficas – p. 302
UNIDADE 1 – BRASIL EM VERSOS – p. 10
EU SEI: Você gosta de poetar? – p. 12
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Poetando brasilidades – p. 14
Conheça o poema amazonense premiado em concurso nacional de poesia, por Portal Amazônia – p. 14
Compreensão textual – p. 16
Outros poemas – p. 17
Compreensão textual – p. 18
Língua e linguagem: Figuras de linguagem: eufemismo e ironia – p. 20
Os povos originários em versos – p. 22
Ortografia: A cerca de, há cerca de, acerca de, cerca de – p. 24
A voz do autor: Cora Coralina – p. 26
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Heroínas brasileiras – p. 28
Mª Firmina dos Reis, por Jarid Arraes – p. 29
Compreensão textual – p. 31
Língua e linguagem: Regência verbal e regência nominal: norma-padrão e usos coloquiais – p. 32
Você é o autor!: Cordel – p. 36
Oralidade: Slam – p. 38
Você, booktuber – p. 40
EU APRENDI! – p. 42
VAMOS COMPARTILHAR: Slam: espaço livre de expressão? – p. 44
UNIDADE 2 – INFORMAÇÃO OU PUBLICIDADE – p. 46
EU SEI: Como você se informa? – p. 48
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | O espaço da notícia – p. 50
Compreensão textual – p. 53
Outras propagandas – p. 54
Compreensão textual – p. 55
Mais propagandas – p. 56
Compreensão textual – p. 57
Língua e linguagem: Função e estrutura sintática – p. 58
Ortografia: Crase – p. 62
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Notícias – p. 64
Compreensão textual – p. 66
Língua e linguagem: Predicação nominal e relações semânticas dos verbos de ligação – p. 70
Você é o autor!: Campanha na escola – p. 74
Oralidade: Apresentação das peças publicitárias – p. 76
EU APRENDI! – p. 78
VAMOS COMPARTILHAR: Entrevista: Somos educados para o consumo – p. 80
UNIDADE 3 – INFORMAÇÃO AO ALCANCE – p. 82
EU SEI: Você confia nas redes sociais? – p. 84
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Reportagem em rede – p. 86
Combos de assinatura e comerciais: o streaming está virando a antiga TV a cabo?, por Leonardo Sanchez – p. 87
Compreensão textual – p. 90
Língua e linguagem: Colocação pronominal – p. 94
Ortografia: Crase II – p. 98
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Não caia nessa, é fake! – p. 100
Isso é fake news, de Andressa Motter e Leandra Cruber – p. 100
Compreensão textual – p. 103
Como identificar notícias falsas – p. 104
Compreensão textual – p. 105
Língua e linguagem: Colocação pronominal: norma-padrão x uso coloquial – p. 106
Você é o autor!: Reportagem – p. 108
Oralidade: Telejornal – reportagem – p. 110
Você, booktuber – p. 112
EU APRENDI! – p. 114
VAMOS COMPARTILHAR: Fato ou boato: você sabe identificar? – p. 116
UNIDADE 4 – DO MITO AO TEATRO – p. 118
EU SEI: Você gosta mais de teatro ou cinema? – p. 120
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Veio da Grécia – p. 122
Rei Midas e o Toque de Ouro, de Eric Kimmel – p. 123
Compreensão textual – p. 126
Língua e linguagem: Conjunções coordenativas: sintetização – p. 128
Ortografia: Crase III – p. 130
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | No mundo de Molière – p. 132
O doente imaginário, de Molière – p. 133
Compreensão textual – p. 136
A voz do autor: Molière – p. 140
Língua e linguagem: Conjunções subordinativas: sintetização – p. 142
Você é o autor!: Do mito ao teatro – p. 144
Oralidade: Abrem-se as cortinas! – p. 146
Variação linguística: Variação histórica – p. 148
EU APRENDI! – p. 150
VAMOS COMPARTILHAR: Análise de mídias sociais: podcast – p. 152
UNIDADE 5 – SUAS OPINIÕES – p. 154
EU SEI: Sei defender minha opinião? – p. 156
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | De olho nos rótulos – p. 158
O novo modelo de rotulagem nutricional de alimentos industrializados é adequado?, por João Dornellas – p. 158
Compreensão textual – p. 160
Outra opinião – p. 162
Compreensão textual – p. 164
Língua e linguagem: Orações subordinadas substantivas – p. 166
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Monitoramento nas redes sociais – p. 172
Compreensão textual – p. 174
Língua e linguagem: Pronome relativo – p. 176
Você é o autor!: Artigo de opinião – p. 180
Oralidade: Debate regrado! – p. 182
Você, booktuber – p. 184
EU APRENDI! – p. 186
VAMOS COMPARTILHAR: Mural: reciclagem em ação – p. 188
UNIDADE 6 – CONTOS E ROMANCES – p. 190
EU SEI: Você gosta de ler contos e romances? – p. 192
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Contos brasileiros contemporâneos – p. 194
Últimas, de João Anzanello Carrascoza – p. 194
Compreensão textual – p. 198
Língua e linguagem: Período composto: orações subordinadas adjetivas – p. 200
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Romance ainda atual – p. 204
Compreensão textual – p. 208
A voz do autor: Lima Barreto – p. 210
Capa, contracapa e sinopse – p. 212
Língua e linguagem: Período composto: orações subordinadas adverbiais – p. 214
Você é o autor!: Conto – p. 218
Oralidade: Audiobook – p. 220
Direito à educação e à cultura – p. 222
EU APRENDI! – p. 224
VAMOS COMPARTILHAR: Sinopse para quarta capa – p. 226
UNIDADE 7 – AÇÕES QUE GERAM AÇÕES – p. 228
EU SEI: Minhas ideias podem ter impacto na sociedade? – p. 230
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | Além das telonas – p. 232
A ciência do Homem-Aranha, por Lucas Miranda – p. 232
Compreensão textual – p. 236
Língua e linguagem: Coesão sequencial: sintetização – p. 240
Ortografia: Vírgula: período composto por subordinação – p. 244
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Ideias que viram leis – p. 246
Compreensão textual – p. 249
Ferramentas de atuação: carta aberta – p. 250
Língua e linguagem: Modalização epistêmica – p. 252
Variação linguística 2: Análise documental – p. 254
Você é o autor!: Contribuições coletivas – p. 256
Oralidade: Documentário em vídeo – p. 258
Você, booktuber – p. 260
EU APRENDI! – p. 262
VAMOS COMPARTILHAR: Carta aberta – p. 264
UNIDADE 8 – CRÔNICA E COTIDIANO – p. 266
EU SEI: Você já parou para pensar no cotidiano? – p. 268
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | A vida cotidiana – p. 270
Gerações, de Luis Fernando Verissimo – p. 271
Compreensão textual – p. 273
Língua e linguagem: Formas nominais do verbo e orações subordinadas reduzidas I – p. 276
A voz do autor: Luis Fernando Veríssimo – p. 280
Ortografia: Neologismo e estrangeirismo – p. 282
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | Outras crônicas – p. 284
Compreensão textual – p. 288
Cem cruzeiros a mais, Fernando Sabino – p. 286
Compreensão textual – p. 288
Língua e linguagem: Orações subordinadas reduzidas II – p. 290
Você é o autor!: Crônica – p. 292
Oralidade: Roda de crônicas – p. 294
Você, booktuber – p. 296
EU APRENDI! – p. 298
VAMOS COMPARTILHAR: Crônica visual: um novo olhar – p. 300
Referências bibliográficas – p. 302
Compartilhar: