Araribá Conecta – Português

Andressa Munique Paiva
Código da Coleção: 0007 P24 01 00 200 010
Proposta pedagógica
  • Oferecer orientações para o trabalho de desenvolvimento de competências socioemocionais, auxiliando na formação cidadã do aluno.
  • Fornecer subsídios para a abordagem e orientações para um trabalho focado em temas contemporâneos contextualizados à realidade do aluno. 
  • Trabalhar a leitura e a produção escrita de forma fluida, abordando os conhecimentos linguísticos e gramaticais relacionados.
Compartilhar:
Código do Obra: 0007 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0007 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0007 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0007 P24 01 00 200 010
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – A sua voz pode ser ouvida! – p. 10 

Leitura 1 – p. 11 

Carta de reclamação (estudante de escola pública capixaba) – p. 11 

Estudo do texto – p. 12 

O gênero em foco – p. 13 

Carta de reclamação – p. 13 

A argumentação na carta de reclamação – p. 13 

Por onde as cartas de reclamação circulam? – p. 15 

Exercendo a cidadania – p. 15 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 17 

Linguagem verbal e não verbal – p. 17 

Linguagem e interação – p. 19 

Leitura 2 – p. 24 

Recado ao senhor 903 (Rubem Braga) – p. 24 

Estudo do texto – p. 26 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 28 

Modos diferentes de a língua funcionar – p. 28 

Fala e escrita – p. 29 

Questões da língua – p. 31 

Acentuação (1) – p. 31 

Palavras paroxítonas e monossílabos tônicos – p. 31 

Oralidade – p. 36 

Jogral – p. 36 

Produção de texto – p. 38 

Carta de reclamação – p. 38 

 

UNIDADE 2 – Eu conto e reconto – p. 42 

Leitura 1 – p. 41 

Pedro Malasartes e a sopa de pedra (Ana Maria Machado) – p. 41 

Estudo do texto – p. 44 

O gênero em foco – p. 47 

Conto popular – p. 47 

Narrativas universais – p. 47 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 49 

Ouvir e falar; ler e escrever: interagir – p. 49 

Leitura 2 – p. 55 

O coelho medonho (Marco Haurélio) – p. 55 

Estudo do texto – p. 57 

Oralidade – p. 59 

A palavra em cena – p. 59 

O público também faz o conto – p. 59 

Da fala para a escrita – p. 60 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 61 

Escrita: tecnologia a serviço da interação e do registro – p. 61 

Práticas sociais de leitura e escrita – p. 62 

Questões da língua – p. 68 

Acentuação (2) – p. 68 

Palavras oxítonas e palavras proparoxítonas – p. 69 

Produção de texto – p. 72 

Roda de contação – p. 72 

Projeto – p. 75 

Somos diversidade – p. 75 

Primeira etapa – Tudo junto e misturado – p. 76 

 

UNIDADE 3 – Para ler a informação – p. 78 

Leitura 1 – p. 79 

Ilha Henderson tem a maior quantidade de lixo do mundo (Jornal Joca) – p. 80 

Estudo do texto – p. 81 

O gênero em foco – p. 83 

Notícia – p. 83 

Notícia na web – p. 85 

Oralidade – p. 87 

Os telejornais – p. 87 

Impossibilidade de imparcialidade total da notícia – p. 87 

Textos jornalísticos informativos e opinativos – p. 90 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 92 

Multimodalidade – p. 92 

Leitura 2 – p. 96 

Número de focos de incêndio no Cerrado é o maior desde 2012 (Jornal Joca) – p. 96 

Estudo do texto – p. 98 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 99 

Classificações – p. 99 

Classes de palavras – p. 100 

Frase, oração e período – p. 102 

Questões da língua – p. 104 

Pontuação (1) – p. 104 

Ponto – p. 104 

Produção de texto – p. 107 

Notícia – p. 107 

 

UNIDADE 4 – O que eu vivi – p. 109 

Leitura 1 – p. 110 

Minha vida de menina (Helena Morley) – p. 110 

Estudo do texto – p. 112 

O gênero em foco – p. 116 

Diário – p. 116 

As diferenças entre diário íntimo e diário ficcional – p. 117 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 119 

Verbo e suas flexões (1) – p. 119 

Pessoa e número,120 

Tempo – p. 121 

Leitura 2 – p. 124 

Transplante de menina (Tatiana Belinky) – p. 124 

Estudo do texto – p. 126 

O gênero em foco – p. 128 

Relato de experiência vivida – p. 128 

Diário e relato de experiência vivida,128  

Oralidade – p. 129 

Memória compartilhada – p. 129 

A atitude do público é importante! – p. 130 

Da fala para a escrita – p. 130 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 131 

Verbo e suas flexões (2) – p. 131 

Modos verbais – p. 132 

Modo indicativo – p. 133 

Questões da língua – p. 139 

Discurso direto e discurso indireto – p. 139 

Produção de texto – p. 141 

Relato de experiência vivida – p. 141 

Projeto – p. 143 

Somos diversidade – p. 143 

Segunda etapa – Gente daqui e dali – p. 143 

 

UNIDADE 5 – O que acontece no palco – p. 145 

Leitura 1 – p. 146 

2por4 (Grupo Esparrama e Ester Freire) – p. 146 

Estudo do texto – p. 150 

O gênero em foco – p. 152 

Roteiro de peça teatral – p. 152 

A organização do roteiro – p. 153 

Ação! – p. 154 

Autoria – p. 155 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 156 

Nomes (1) – p. 156 

Substantivo, adjetivo e artigo – p. 159 

Leitura 2 – p. 166 

Sherazade (Gabriela Rabelo e José Rubens Siqueira) – p. 166 

Estudo do texto – p. 169 

Oralidade – p. 171 

Dar vida ao texto dramático – p. 171 

Escuta e observação atentas – p. 172 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 173 

Nomes (2) – p. 173 

Substantivo e pronome – p. 174 

Questões da língua – p. 181 

Pontuação (2) – p. 181 

Travessão e dois-pontos – p. 182 

Produção de texto – p. 184 

Roteiro de cena de peça teatral – p. 184 

 

UNIDADE 6 – É de tecer o conviver – p. 186 

Leitura 1 – p. 187 

“Cantando na chuva” (Organização das Nações Unidas) – p. 188 

Estudo do texto – p. 189 

O gênero em foco – p. 192 

Anúncio de propaganda – p. 192 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 194 

Nomes (3) – p. 194 

Numeral – p. 194 

Os dois grandes blocos da oração: sujeito e predicado – p. 197 

Período – p. 199 

Período simples e período composto – p. 200 

Leitura 2 – p. 202 

“Dia Mundial de Zero Discriminação” (Programa Conjunto das Nações Unidas) – p. 202 

Você tem preconceito? (Rosely Sayão) – p. 203 

Estudo do texto – p. 204 

Oralidade – p. 205 

Debate oral – p. 205 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 207 

Concordância – p. 207 

Concordância verbal – p. 208 

Concordância nominal – p. 209 

Questões da língua – p. 211 

Ortografia (1) – p. 211 

Uso de x e ch – p. 211 

Uso de s, ss, ç e c – p. 212 

Produção de texto – p. 215 

Anúncio de propaganda – p. 215 

Projeto – p. 217 

Somos diversidade – p. 217 

Terceira etapa – Contos populares no palco – p. 217 

 

UNIDADE 7 – A poesia do cotidiano – p. 219 

Leitura 1 – p. 220 

“Canção do dia de sempre” (Mario Quintana) – p. 220 

Estudo do texto – p. 221 

O gênero em foco – p. 223 

Poema – p. 223 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 225 

Formação de palavras (1) – p. 225 

Morfemas – p. 226 

Leitura 2 – p. 229 

Poema sem título 1 (Paulo Leminski) – p. 229 

Poema sem título 2 (Paulo Leminski) – p. 230 

“Xadrez” (Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski) – p. 230 

Estudo do texto – p. 231 

O gênero em foco – p. 234 

Poema visual – p. 234 

Texto em diálogo com o leitor e outros textos – p. 234 

Oralidade – p. 236 

Escuta e leitura de poemas – p. 236 

Convite à escuta – p. 236 

Leitura expressiva – p. 237 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 239 

Formação de palavras (2) – p. 239 

Composição – p. 239 

Questões da língua – p. 242 

Famílias de palavras – p. 242 

Produção de texto – p. 244 

Poema – p. 244 

 

UNIDADE 8 – De verbete em verbete – p. 247 

Leitura 1 – p. 248 

Plebiscito (Artur Azevedo) – p. 248 

Estudo do texto – p. 251 

Leitura 1 – p. 253 

“Dicionário” (Britannica Escola) – p. 254 

Estudo do texto – p. 255 

O gênero em foco – p. 257 

Verbete enciclopédico – p. 257 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 259 

Verbo e suas flexões (3) – p. 259 

Modo subjuntivo – p. 260 

Leitura 2 – p. 264 

“Celeuma” (Zenóbia Collares Moreira) – p. 264 

“Algarido” (Joaquim Carvalho da Silva) – p. 265 

“Celeuma” (Aulete Digital) – p. 265 

“Labacé ou Lambacé” (Raimundo Girão) – p. 265 

“Bumba meu boi” (Mário Souto Maior e Rúbia Lóssio) – p. 265 

Estudo do texto – p. 266 

O gênero em foco – p. 268 

Verbete de dicionário – p. 268 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 270 

Período composto – p. 270 

A coordenação e a subordinação – p. 270 

Questões da língua – p. 275 

Ortografia (2) – p. 275 

Palavras com g, j, s e z – p. 276 

Produção de texto – p. 278 

Verbete de dicionário – p. 278 

Oralidade – p. 280 

Apresentação oral – p. 280 

Projeto – p. 282 

Somos diversidade – p. 282 

Quarta etapa – O que é diversidade? – p. 282 

Quinta etapa – Avaliação – p. 285 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 287 

UNIDADE 1 – No início era assim – p. 10 

Leitura 1 – p. 11 

“O criador e protetor dos homens” (Ilan Brenman) – p. 11 

Estudo do texto – p. 14 

O gênero em foco – p. 17 

Mito – p. 17 

Aspectos formais – p. 17 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 19 

Formas nominais do verbo – p. 19 

Verbo como núcleo da oração – p. 21 

Períodos simples e composto – p. 22 

Oração: sujeito e predicado – p. 23 

A transitividade verbal – p. 24 

Leitura 2 – p. 28 

“O buraco no céu de onde saíram os Kayapó” (Daniel Munduruku) – p. 28 

Estudo do texto – p. 30 

Oralidade – p. 32 

Resgatando a tradição – p. 32 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 34 

Advérbio – p. 34 

Coesão textual: as conexões entre as ideias do texto – p. 36 

Questões da língua – p. 40 

Acentuação (Revisão) – p. 40 

Produção de texto – p. 43 

 

UNIDADE 2 – Quando a síntese é o melhor caminho – p. 45 

Leitura 1 – p.  47 

“A distribuição desproporcional de água no Brasil: onde tem muita gente, tem pouca água doce” (Agência Nacional de Águas) – p. 48 

Estudo do texto – p. 49 

O gênero em foco – p. 50 

Infográfico – p. 50 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 52 

O tópico do texto – p. 52 

Paráfrase – p. 54 

Hipônimo e hiperônimo – p. 56 

Leitura 2 – p. 59 

“1 em cada 3 represas do Nordeste está seca” (João Pedro Pitombo) – p. 59 

Estudo do texto – p. 61 

O gênero em foco – p. 64 

Resumo – p. 64 

Seleção – p. 64 

Generalização – p. 65 

Construção – p. 65 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 68 

Coesão textual – p. 68 

Coesão: continuidade no assunto e avanço do texto – p. 69 

Questões da língua – p. 73 

Acentuação (1) – p. 73 

Hiatos – p. 73 

Produção de texto – p. 75 

Resumo e infográfico – p. 75 

Oralidade – p. 78 

Roteiro de fala com palavras-chave – p. 78 

Palavras-chave: o que são? – p. 78 

Projeto – p. 80 

Perspectivas – p. 80 

Primeira etapa – “O mito é o nada que é tudo” (Fernando Pessoa) – p. 80 

 

UNIDADE 3 – Perspectivas para ver o mundo – p. 82 

Leitura 1 – p. 83 

“Passeio” (João Anzanello Carrascoza) – p. 84 

Estudo do texto – p. 87 

O gênero em foco – p. 91 

Conto – p. 91 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 93 

Figuras de linguagem (1) – p. 93 

Metáfora e hipérbole – p. 94 

Eufemismo – p. 96 

Somando e opondo ideias – p. 96 

Conjunções e e mas – p. 97 

Leitura 2 – p. 99 

“O Kazukuta” (Ondjaki) – p. 99 

Estudo do texto – p. 101 

Oralidade – p. 105 

Leitura oral em grupo – p. 105 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 108 

Estou a pensar… – p. 108 

O português são quantos? – p. 109 

Estou a pensar ou estou pensando? – p. 110 

Sujeitos e objetos – p. 112 

Algumas diferenças entre a língua portuguesa falada em variadas partes do mundo – p. 112 

Os tipos de sujeito – p. 113 

Pleno por aqui, oculto por lá – p. 114 

Os complementos verbais – p. 115 

Questões da língua – p. 119 

Acentuação (2) – p. 119 

Ditongos abertos – p. 119 

Produção de texto – p. 122 

Conto – p. 122 

 

UNIDADE 4 – Imagens poéticas – p. 125 

Leitura 1 – p. 126 

A galinha inteligente (Gonçalo Ferreira da Silva) – p. 126 

Estudo do texto – p. 129 

O gênero em foco – p. 132 

Literatura de cordel – p. 132 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 133 

Adjetivos – p. 133 

Palavras para caracterizar o sujeito: o adjetivo e o predicativo do sujeito – p. 135 

Predicado nominal – p. 136 

Leitura 2 – p. 139 

“A lua no cinema” (Paulo Leminski) – p. 139 

Estudo do texto – p. 140 

O gênero em foco – p. 141 

Poema narrativo – p. 141 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 142 

Figuras de linguagem (2) – p. 142 

Sentido literal e figurado – p. 142 

Personificação – p. 142 

Ironia – p. 143 

Formação de palavras – p. 145 

Derivação – p. 145 

Prefixos e antônimos – p. 147 

Questões da língua – p. 151 

Pontuação (1) – p. 151 

Dois-pontos, travessão e aspas – p. 152 

Ortografia – p. 154 

Uso do hífen com prefixos – p. 155 

Produção de texto – p. 156 

Poema narrativo – p. 156 

Oralidade – p. 158 

Poema narrativo musicado – p. 158 

Projeto – p. 160 

Perspectivas – p. 160 

Segunda etapa – Nem tudo se traduz em números – p. 160 

 

UNIDADE 5 – A hora e a vez do perigo – p. 164 

Leitura 1 – p. 165 

“A ilha tinha habitantes” (Maria José Dupré) – p. 165 

Estudo do texto – p. 169 

O gênero em foco – p. 172 

Narrativa de aventura – p. 172 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 175 

Verbos (Revisão) – p. 175 

Tempos verbais: passado – p. 176 

Passado imperfeito do indicativo – p. 177 

Passado perfeito do indicativo – p. 177 

Passado mais-que-perfeito do indicativo – p. 178 

Passado imperfeito do subjuntivo – p. 179 

Palavras homônimas e parônimas – p. 182 

Leitura 2 – p. 184 

“O acaso” (Afonso Machado) – p. 184 

Estudo do texto – p. 189 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 190 

Parágrafo – p. 190 

Parágrafo narrativo – p. 190 

Parágrafo descritivo – p. 192 

Período composto por subordinação (1) – p. 194 

Orações subordinadas adverbiais (1) – p. 195 

Orações subordinadas adverbiais finais – p. 195 

Orações subordinadas adverbiais comparativas – p. 196 

Orações subordinadas adverbiais temporais – p. 196 

Questões da língua – p. 198 

Pontuação (2) – p. 198 

Ponto de exclamação – p. 198 

Ponto de interrogação – p. 199 

Produção de texto – p. 201 

Narrativa de aventura – p. 201 

Oralidade – p. 202 

Narrativa de aventura em audiolivro – p. 202 

 

UNIDADE 6 – A palavra no espaço público – p. 203 

Leitura 1 – p. 204 

“Carta aberta à sociedade brasileira” (Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e da Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente) – p. 204 

Estudo do texto – p. 206 

O gênero em foco – p. 209 

Carta aberta – p. 209 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 211 

A posição do falante em relação ao que diz – p. 211 

A modalização na língua – p. 212 

O ponto de vista – p. 214 

Leitura 2 – p. 216 

“Leitor afirma que não existe ‘gás de efeito estufa’” (Jaime Frejlich) – p. 216 

“Professor de ecologia discorda de leitor que nega gás de efeito estufa” (Cleber Salimon) – p. 217 

Estudo do texto – p. 218 

O gênero em foco – p. 219 

Carta de leitor – p. 219 

Oralidade – p. 220 

A produção de um seminário e a construção do saber científico – p. 220 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 221 

Posição argumentativa e efeito de sentido e sentimento – p. 221 

Período composto por subordinação (2) – p. 225 

Orações subordinadas adverbiais (2) – p. 225 

Orações subordinadas adverbiais condicionais – p. 226 

Orações subordinadas adverbiais concessivas – p. 226 

Orações subordinadas adverbiais causais – p. 226 

Questões da língua – p. 229 

Citações e destaques no texto – p. 229 

Aspas e itálico – p. 229 

Pontuação (3) – p. 230 

Vírgula e os adjuntos adverbiais – p. 230 

Produção de texto – p. 232 

Carta aberta e carta de leitor – p. 232 

Projeto – p. 234 

Perspectivas – p. 234 

Terceira etapa – Heróis em nossas vidas – p. 234 

 

UNIDADE 7 – A linguagem a serviço da persuasão e da justiça – p. 238 

Leitura 1 – p. 239 

Visite o Panorâmico (Agência de publicidade) – p. 239 

Dia Nacional do Idoso – “Valorize a melhor idade – somos iguais” (Secretaria de Desenvolvimento Social da Bahia) – p. 240 

Semana do Meio Ambiente – “Mude o presente pra ele não virar passado” (Prefeitura de Pouso Alegre) – p. 240 

Campanha de leitura – “Leia. Mude sua história” (Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Pará) – p. 240 

Estudo do texto – p. 241 

O gênero em foco – p. 245 

Anúncio publicitário e anúncio de propaganda – p. 245 

Persuadir pela palavra – p. 245 

Persuadir por imagens e sons – p. 246 

Público-alvo – p. 246 

Oralidade – p. 247 

Anúncio de propaganda audiovisual – p. 247 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 249 

Modos verbais – p. 249 

O modo verbal e os efeitos de seu uso – p. 250 

O modo imperativo e sua formação – p. 251 

Algumas observações importantes – p. 251 

Vocativo – p. 253  

Figuras de linguagem (3) – p. 256 

Antítese – p. 256 

Leitura 2 – p. 257 

Estatuto do Idoso (Ministério da Saúde) – p. 257 

Estudo do texto – p. 260 

O gênero em foco – p. 263 

Estatuto – p. 263 

Linguagem – p. 263 

Organização – p. 264 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 266 

Modalização da linguagem por meio de verbos e modos verbais – p. 266 

Paralelismo e classes gramaticais – p. 267 

Pronomes indefinidos – p. 270 

Questões da língua – p. 273 

Acentuação (revisão) – p. 273 

Algumas formas verbais acentuadas – p. 273 

Estudo do texto – p. 274 

Produção de texto – p. 275 

Estatuto e Anúncio de propaganda – p. 275 

 

UNIDADE 8 – O diálogo em cena – p. 278 

Leitura 1 – p. 279 

“Escritora negra Jarid Arraes fala sobre sua obra e influência nordestina” (Jarid Arraes, entrevistada) – p. 280 

Estudo do texto – p. 282 

O gênero em foco – p. 284 

Entrevista – p. 284 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 286 

Variações linguísticas em textos orais e escritos – p. 286 

Comparação entre texto escrito e texto oral – p. 286 

Leitura 2 – p. 291 

“Lázaro Ramos trata de racismo e afeto em livro” (Lázaro Ramos, entrevistado) – p. 292 

Estudo do texto – p. 295 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 297 

Variações linguísticas situacionais: textos orais e escritos – p. 297 

O que é variação linguística situacional? – p. 297 

Questões da língua – p. 301 

Onde e aonde – p. 301 

Oralidade – p. 303 

Entrevista: marcas de oralidade – p. 303 

Produção de texto – p. 305 

Transcrição – p. 305 

Projeto – p. 307 

Perspectivas – p. 307 

Quarta etapa – Sarau – p. 307 

Quinta etapa – Avaliação – p. 310 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 311 

UNIDADE 1 – O Sertão como palco da tradição popular – p. 11 

Leitura 1 – p. 11 

Auto da Compadecida (Ariano Suassuna) – p. 11 

Estudo do texto – p. 15 

O gênero em foco – p. 19 

Auto – p. 19 

Gil Vicente – p. 19 

Auto à brasileira – p. 20 

Tradição sem cerimônias – p. 21 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 22 

Um pouco mais sobre o predicado – p. 22 

Predicado verbo-nominal – p. 24 

Orações coordenadas – p. 26 

Oração coordenada sindética aditiva – p. 27 

Oração coordenada sindética adversativa – p. 27 

Oração coordenada sindética alternativa – p. 28 

Oração coordenada sindética conclusiva – p. 28 

Oração coordenada sindética explicativa – p. 29 

Leitura 2 – p. 31 

Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto) – p. 31 

Estudo do texto – p. 35 

Oralidade – p. 40 

Leitura dramática – p. 40 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 41 

Coesão textual (1) – p. 41 

Pronomes relativos – p. 41 

Figuras de linguagem (1) – p. 42 

Aliteração e assonância – p. 42 

Questões da língua – p. 44 

O destaque que queremos nas palavras que temos – p. 44 

Recursos gráficos para destaques – p. 44 

Pontuação (1) – p. 45 

Ponto e vírgula – p. 45 

Produção de texto – p. 47 

Cena de teatro – p. 47 

 

UNIDADE 2 – Aprender a estudar – p. 50 

Leitura 1 – p. 51 

“Os hábitos alimentares dos brasileiros” (Rosicler Martins Rodrigues) – p. 51  

Estudo do texto – p. 54 

O gênero em foco – p. 58 

Texto expositivo – p. 58 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 61 

Progressão textual – p. 61 

Adjunto adnominal: por que o substantivo pode vir bem acompanhado? – p. 62 

Definição e descrição: vocabulário preciso – p. 63 

Paráfrase – p. 64 

Leitura 2 – p. 67 

“Vela” (Benê Turco) – p. 67 

“O que é vela?” (Silvia Vieira e Armando Freitas) – p. 69 

Estudo do texto – p. 71 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 75 

Regência verbal – p. 75 

Como os verbos se comportam em textos – p. 75 

Questões da língua – p. 79 

Pontuação (2) – p. 79 

Vírgula e ponto e vírgula – p. 80 

Bem, bom e mal, mau – p. 80 

Produção de texto – p. 82 

Fichamento – p. 82 

Oralidade – p. 86 

Exposição oral – p. 86 

Projeto – p. 88 

Cidadania – p. 88 

Primeira etapa – O que é ser cidadão? – p. 89 

 

UNIDADE 3 – De olho na crítica – p. 90 

Leitura 1 – p. 91 

“Sr. Pug contra o alto-astral” (Daniel Bueno) – p. 91 

Estudo do texto – p. 94 

O gênero em foco – p. 96 

Resenha – p. 96 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 98 

Tempos verbais (revisão) – p. 98 

Presente – p. 98 

Figuras de linguagem (2) – p. 99 

Metonímia – p. 100 

Leitura 2 – p. 103 

“Novo longa do Homem-Aranha é a melhor animação de herói já lançada” (Thales de Menezes) – p. 103 

Estudo do texto – p. 105 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 107 

Modalização – p. 107 

Modalização apreciativa – p. 107 

Questões da língua – p. 111 

Pontuação (3) – p. 111 

Como incluir um aposto – p. 111 

Produção de texto – p. 113 

Resenha – p. 113 

Oralidade – p. 116 

Podcast – p. 116 

 

UNIDADE 4 – Um olhar atento para o cotidiano – p. 118 

Leitura 1 – p. 119 

“Visitante noturno” (Carlos Drummond de Andrade.) – p. 119 

Estudo do texto – p. 122 

O gênero em foco – p. 127 

Crônica – p. 127 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 129 

Mais um pouco sobre verbos – p. 129 

Verbo pronominal – p. 129 

Pronomes oblíquos como objetos – p. 130 

Neologismos – p. 131 

Leitura 2 – p. 133 

“O fruto da solidão” (Heloisa Seixas) – p. 133 

Estudo do texto – p. 135 

Oralidade – p. 139 

Leitura expressiva – p. 139 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 141 

Orações coordenadas e orações subordinadas – p. 141 

Orações subordinadas substantivas – p. 142 

Orações subordinadas substantivas objetivas diretas – p. 143 

Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas – p. 144 

Orações subordinadas substantivas apositivas – p. 145 

Questões da língua – p. 147 

Pontuação (4) – p. 147 

Vírgula e conjunções adversativas – p. 147 

Ortografia – p. 148 

Os sufixos -ice e -isse – p. 148 

Produção de texto – p. 150 

Crônica – p. 150 

Projeto – p. 153 

Cidadania – p. 153 

Segunda etapa – O cidadão e sua cidade – p. 153 

 

UNIDADE 5 – Palavras para o exercício da cidadania – p. 156 

Leitura 1 – p. 157 

Declaração Universal dos Direitos Humanos (Organização das Nações Unidas) – p. 157 

Estudo do texto – p. 160 

O gênero em foco – p. 165 

Declaração – p. 165 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 167 

Proposições universais – p. 167 

Vozes do verbo – p. 169 

Oralidade – p. 174 

Assembleia para combinados didáticos da turma – p. 174 

Leitura 2 – p. 177 

Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo (Frente Nacional contra o Trabalho Escravo e pela Aprovação da PEC 438) – p. 178 

Estudo do texto – p. 179 

O gênero em foco – p. 182 

Abaixo-assinado – p. 182 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 184 

O parágrafo argumentativo – p. 184 

Questões da língua – p. 190 

Crase – p. 190 

Produção de texto – p. 194 

Abaixo-assinado – p. 194 

 

UNIDADE 6 – Com a palavra, o repórter – p. 196 

Leitura 1 – p. 197 

“Uma janela aberta no céu” (Mário Fittipaldi) – p. 197 

Estudo do texto – p. 200 

O gênero em foco – p. 202 

Reportagem – p. 202 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 205 

A influência de outras línguas no português falado no Brasil – p. 205 

Pronomes relativos – p. 208 

Leitura 2 – p. 213 

“Por que tanta gente gosta de discutir nas redes sociais? Faz mal?” (Priscilla Auilo Haikal) – p. 213 

Estudo do texto – p. 216 

Oralidade – p. 218 

Reportagem televisiva – p. 218 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 220 

Orações subordinadas adjetivas – p. 220 

Questões da língua – p. 224 

Formação de palavras – p. 224 

Abreviaturas – p. 224 

Palavras compostas e uso do hífen – p. 225 

Produção de texto – p. 227 

Reportagem – p. 227 

Projeto – p. 229 

Cidadania – p. 229 

Terceira etapa – Pondo a mão na massa – p. 226 

 

UNIDADE 7 – Sonetos de ontem e de hoje – p. 232 

Leitura 1 – p. 233 

“Quem vê, Senhora, claro e manifesto…” (Luís de Camões) – p. 233 

“Coração” (Guilherme de Almeida) – p. 234 

“Quatro sonetos de meditação” (Vinicius de Moraes) – p. 235 

Estudo do texto – p. 236 

O gênero em foco – p. 238 

Soneto – p. 238 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 241 

Elementos de versificação – p. 241 

Rimas: os sons que se repetem – p. 241 

Rimas perfeitas e imperfeitas – p. 243 

As rimas e a disposição das palavras no verso – p. 244 

Estrofes – p. 245 

Leitura 2 – p. 247 

“Ah, um soneto…” (Álvaro de Campos) – p. 247 

“História” (Antonio Cicero) – p. 248 

“Minima poetica IV” (Paulo Fernando Henriques Britto) – p. 248 

Estudo do texto – p. 249 

Oralidade – p. 251 

Slam – p. 251 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 254 

Sentidos – p. 254 

Sentido literal e figurado das palavras – p. 256 

Sentido figurado e figuras de linguagem – p. 257 

Questões da língua – p. 261 

Pontuação (5) – p. 261 

Reticências – p. 261 

Acentuação – p. 264 

Oxítonas seguidas de los e las – p. 264 

Produção de texto – p. 266 

Soneto – p. 266 

 

UNIDADE 8 – Práticas de estudo e pesquisa – p. 268 

Leitura 1 – p. 269 

“Tecnologia e invenção” (Britannica Escola) – p. 269 

“Apontamentos organizados em esquema manuscrito” (Estudante de Ensino Médio) – p. 272 

“Apontamentos organizados em quadro feito em editor de texto (Estudante de Ensino Médio) – p. 272 

Estudo do texto – p. 273 

O gênero em foco – p. 276 

Apontamentos – p. 276 

Apontamento linear – p. 276 

Apontamento modular – p. 277 

A linguagem do apontamento – p. 277 

Oralidade – p. 278 

Exposição oral – p. 278 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 280 

Afirmar, negar e pôr em dúvida – p. 280 

Modalizadores – p. 281 

Leitura 2 – p. 284 

“Uma rede de cérebros seria capaz de realizar tarefas que um computador normal não faria” (Guilherme Rosa e Miguel Nicolelis) – p. 284 

Estudo do texto – p. 287 

O gênero em foco – p. 289 

Entrevista – p. 289 

Tipos de entrevista – p. 290 

Entrevista como fonte de pesquisa – p. 290 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 291 

Orações subordinadas substantivas (2) – p. 291 

Oração subordinada substantiva subjetiva – p. 293 

Oração subordinada substantiva predicativa – p. 293 

Oração subordinada substantiva completiva nominal – p. 294 

Questões da língua – p. 296 

Recursos gráficos de destaque – p. 296 

Uso de itálico – p. 296 

Produção de texto – p. 298 

Entrevista do tipo enquete – p. 298 

Projeto – p. 300 

Cidadania – p. 300 

Quarta etapa – Finalizando… – p. 300 

Quinta etapa – Avaliação – p. 302 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 303 

UNIDADE 1 – Olhar para o futuro – p. 10 

Leitura 1 – p. 11 

“Fundação” (Isaac Asimov) – p. 12 

Estudo do texto – p. 14 

O gênero em foco – p. 15 

Romance de ficção científica – p. 15 

Ficção científica para além do romance – p. 18 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 19 

Formação de palavras (revisão) – p. 19 

Derivação – p. 20 

Composição – p. 20 

Período composto (revisão) – p. 21 

Orações subordinadas adverbiais proporcionais – p. 21 

Orações subordinadas adverbiais temporais – p. 22 

Orações subordinadas adverbiais comparativas,22 

Verbos de dizer (1) – p. 23  

Leitura 2 – p. 25 

“Exercício para” (Nathalia Lourenço) – p. 25 

Estudo do texto – p. 28 

O gênero em foco – p. 30 

Conto de ficção científica – p. 30 

Oralidade – p. 31 

Esquete de ficção científica – p. 31 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 33 

Predicado nominal – p. 33 

Estrangeirismos – p. 35 

Pronome interrogativo – p. 36 

Questões da língua – p. 38 

Os porquês – p. 38 

Produção de texto – p. 40 

Conto de ficção científica – p. 40 

 

UNIDADE 2 – Ciência em foco – p. 42 

Leitura 1 – p. 43 

“Um quilômetro quadrado desmatado na Amazônia equivale a 27 novos casos de malária” (Júlio Bernardes) – p. 44 

Estudo do texto – p. 46 

O gênero em foco – p. 51 

Artigo de divulgação científica – p. 51 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 56 

Orações subordinadas adjetivas – p. 56 

Orações subordinadas adverbiais causais e consecutivas (revisão) – p. 60 

Leitura 2 – p. 63 

“Introdução de bactéria no Aedes reduz em 77% transmissão de dengue na Indonésia” (Luísa Costa) – p. 64 

Estudo do texto – p. 67 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 69 

Verbos de dizer (2) – p. 69 

Concordância verbal com porcentagem – p. 72 

Aposto – p. 74 

Coesão (revisão) – p. 76 

Questões da língua – p. 80 

Nomenclatura científica – p. 80 

Aspas e aspas simples – p. 81 

Crase (revisão) – p. 82 

Produção de texto – p. 86 

Artigo de divulgação científica – p. 86 

Oralidade – p. 89 

Vídeo de divulgação científica – p. 89 

Projeto – p. 93 

Jornadas do amanhã – p. 93 

Primeira etapa – Quando a ficção vira realidade – p. 93 

 

UNIDADE 3 – Retratos do humor cotidiano – p. 95 

Leitura 1 – p. 96 

“A foto” (Luis Fernando Verissimo) – p. 96 

Estudo do texto – p. 98 

O gênero em foco – p. 101 

Crônica de humor – p. 101 

A linguagem da crônica de humor – p. 101 

De onde vem o humor? – p. 102 

O humor na web – p. 103 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 105 

Marcas de oralidade (1) – p. 105 

Pronome relativo (revisão) – p. 108 

Leitura 2 – p. 111 

“O gato sou eu” (Fernando Sabino) – p. 111 

Estudo do texto – p. 113 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 117 

Marcas de oralidade (2) – p. 117 

Marcas de informalidade: emprego do pronome pessoal oblíquo – p. 118 

Regência verbal – p. 119 

Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e completivas nominais (revisão) – p. 120 

Questões da língua – p. 123 

Se não/senão, a fim de/afim e há/a – p. 123 

Oralidade – p. 125 

Resenha para vlog literário – p. 125 

Produção de texto – p. 127 

Crônica de humor – p. 127 

 

UNIDADE 4 – Falar para muitos – p. 130 

Leitura 1 – p. 131 

“Seminário” (Alda Luiza Carlini) – p. 131 

Estudo do texto – p. 134 

O gênero em foco – p. 136 

Seminário – p. 136 

Funcionalidades e características – p. 136 

Organização – p. 137  

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 140 

Polissemia e sinonímia – p. 140 

Perguntar e responder – p. 144 

Leitura 2 – p. 147 

“Ensinar programação é a nova alfabetização” (Camila Achutti) – p. 148 

Estudo do texto – p. 152 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 155 

Colocação pronominal – p. 155 

Uso do pronome pessoal oblíquo – p. 155 

Produção de texto – p. 159 

Elaboração de pesquisa para seminário – p. 159 

Oralidade – p. 161 

Apresentação de seminário – p. 161 

Projeto – p. 163 

Jornadas do amanhã – p. 163 

Segunda etapa – Quando a tecnologia falha – p. 163 

 

UNIDADE 5 – Isso é de tirar o sono – p. 166 

Leitura 1 – p. 167 

“O retrato oval” Parte 1 (Edgar Allan Poe) – p. 167  

Estudo do texto – p. 169 

“O retrato oval” Parte 2 (Edgar Allan Poe) – p. 171 

Estudo do texto – p. 173 

O gênero em foco – p. 175 

Conto de terror – p. 175 

Espera que amedronta,176 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 177 

Orações subordinadas adverbiais (revisão) – p. 177 

Orações subordinadas adverbiais finais – p. 177 

Orações subordinadas adverbiais conformativas – p. 178 

Orações subordinadas adverbiais condicionais – p. 179 

Regência – p. 180  

Regência nominal – p. 181 

Leitura 2 – p. 184 

“Os olhos que comiam carne” Parte 1 (Humberto de Campos) – p. 184 

Estudo do texto – p. 186 

“Os olhos que comiam carne” Parte 2 (Humberto de Campos) – p. 188 

Estudo do texto – p. 190 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 193 

Orações subordinadas substantivas (revisão) – p. 193 

Orações subordinadas substantivas predicativas – p. 193 

Orações subordinadas substantivas subjetivas – p. 194 

Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas – p. 194 

Figuras de linguagem – p. 195 

Gradação – p. 195 

Questões da língua – p. 199 

Formação de palavras (1) – p. 199 

O sufixo -mente – p. 199 

Oralidade – p. 201 

Audiolivro de contos de terror – p. 201 

Produção de texto – p. 203 

Conto de terror – p. 203 

 

UNIDADE 6 – O exercício do debate de ideias – p. 206 

Leitura 1 – p. 207 

Debate “A postura do brasileiro diante das leis” – Parte 1 (Justino de Oliveira e Marilene Proença Rebello de Souza, com mediação de Marcello Rollemberg) – p. 207 

Estudo do texto – p. 210 

O gênero em foco – p. 214 

Debate – p. 214 

Organização do debate – p. 215 

Características da linguagem – p. 217 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 218 

Efeitos de sentido – p. 218 

Orações adjetivas restritivas e explicativas – p. 218 

Advérbio e orações subordinadas adverbiais concessivas (revisão) – p. 220 

Leitura 2 – p. 224 

Debate “A postura do brasileiro diante das leis” – Parte 2 (Justino de Oliveira e Marilene Proença Rebello de Souza, com mediação de Marcello Rollemberg) – p. 224 

Estudo do texto – p. 227 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 230 

Paráfrase – p. 230 

Pergunta retórica – p. 231 

Tópico-comentário – p. 232 

Marcas de oralidade – p. 233 

Questões da língua – p. 236 

Formação de palavras (2) – p. 236 

Sufixo –ismo – p. 236 

Produção de texto – p. 238 

Etapa 1 – Preparação para o debate – p. 238 

Oralidade – p. 244 

Debate – p. 244 

Produção de texto – p. 246 

Etapa 2 – Momento de reivindicar – p. 246 

Projeto – p. 248 

Jornadas do amanhã – p. 248 

Terceira etapa – Quando a tecnologia salva – p. 248 

 

UNIDADE 7 – O jogo das opiniões – p. 250 

Leitura 1 – p. 251 

“Brasil desperdiça dinheiro público ao não dar oportunidade para cientistas” (Laura C. E. da Silva) – p. 252 

Estudo do texto – p. 254 

O gênero em foco – p. 258 

Artigo de opinião – p. 258 

Estratégia argumentativa – p. 259 

Linguagem – p. 259 

Organização – p. 259 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 260 

Paralelismo e progressão textual – p. 260 

Figuras de linguagem (2) – p. 261  

Metáfora – p. 261  

Leitura 2 – p. 265 

“O progresso da ciência” (Tatiana Roque) – p. 265 

Estudo do texto – p. 267 

Oralidade – p. 270 

Júri simulado – p. 270 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 273 

Modalização – p. 273 

Advérbios modalizadores – p. 273 

Orações subordinadas reduzidas – p. 274 

Orações subordinadas reduzidas de infinitivo – p. 274 

Questões da língua – p. 276 

A ordem e o deslocamento dos termos da oração – p. 276 

Oralidade – p. 278 

Entrevista – p. 278 

Produção de texto – p. 281 

Artigo de opinião – p. 281 

 

UNIDADE 8 – Os menores frascos – p. 283 

Leitura 1 – p. 284 

“Velha lagoa…” (Matsuo Bashô) – p. 284 

“Silêncio…” (Matsuo Bashô) – p. 284 

“Velha lagoa…” (Matsuo Bashô, traduzido por Décio Pignatari) – p. 285 

“Pardas gotas de mel…” (Luís Aranha) – p. 285 

“Cerimônia do chá…” (Alice Ruiz) – p. 285 

“O tempo…” (Paulo Leminski) – p. 285 

Estudo do texto – p. 286 

O gênero em foco – p. 288 

Haicai – p. 288 

Oralidade – p. 290 

Teatro de sombras – p. 290 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 293 

Figuras de linguagem (3) – p. 293 

Aliteração e assonância – p. 293 

Personificação – p. 294  

Metáfora e metonímia – p. 294 

Leitura 2 – p. 299 

“Árvore” (João Anzanello Carrascoza) – p. 299 

“De cabeça pensada” (Marina Colasanti) – p. 301 

“Atriz no divã” (Livia Garcia-Roza) – p. 301 

“Da janela do trem…” (Edson Rossatto) – p. 302 

“Chegou ao trabalho…” (Edson Rossatto) – p. 302 

“Crepuscular” (Menalton Braff) – p. 302 

Estudo do texto – p. 303 

O gênero em foco – p. 305 

Miniconto, nanoconto e microconto – p. 305 

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 306 

Paráfrase – p. 306 

Nominalização – p. 306 

Questões da língua – p. 309 

Palavras homônimas e parônimas – p. 309 

Homônimas homófonas e homônimas homógrafas – p. 310 

Produção de texto – p. 312 

Haicai, miniconto, nanoconto ou microconto – p. 312 

Projeto – p. 316 

Jornadas do amanhã – p. 316 

Quarta etapa – E no fim… – p. 316 

Quinta etapa – Avaliação – p. 318 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 319 

Veja também