Araribá Conecta – Português
Andressa Munique Paiva
Código da Coleção: 0007 P24 01 00 200 010
Proposta pedagógica
- Oferecer orientações para o trabalho de desenvolvimento de competências socioemocionais, auxiliando na formação cidadã do aluno.
- Fornecer subsídios para a abordagem e orientações para um trabalho focado em temas contemporâneos contextualizados à realidade do aluno.
- Trabalhar a leitura e a produção escrita de forma fluida, abordando os conhecimentos linguísticos e gramaticais relacionados.
Código do Obra: 0007 P24 01 00 200 010
Código do Obra: 0007 P24 01 00 200 010
Código do Obra: 0007 P24 01 00 200 010
Código do Obra: 0007 P24 01 00 200 010
Comparativos estaduais
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Conteúdo programático
UNIDADE 1 – A sua voz pode ser ouvida! – p. 10
Leitura 1 – p. 11
Carta de reclamação (estudante de escola pública capixaba) – p. 11
Estudo do texto – p. 12
O gênero em foco – p. 13
Carta de reclamação – p. 13
A argumentação na carta de reclamação – p. 13
Por onde as cartas de reclamação circulam? – p. 15
Exercendo a cidadania – p. 15
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 17
Linguagem verbal e não verbal – p. 17
Linguagem e interação – p. 19
Leitura 2 – p. 24
Recado ao senhor 903 (Rubem Braga) – p. 24
Estudo do texto – p. 26
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 28
Modos diferentes de a língua funcionar – p. 28
Fala e escrita – p. 29
Questões da língua – p. 31
Acentuação (1) – p. 31
Palavras paroxítonas e monossílabos tônicos – p. 31
Oralidade – p. 36
Jogral – p. 36
Produção de texto – p. 38
Carta de reclamação – p. 38
UNIDADE 2 – Eu conto e reconto – p. 42
Leitura 1 – p. 41
Pedro Malasartes e a sopa de pedra (Ana Maria Machado) – p. 41
Estudo do texto – p. 44
O gênero em foco – p. 47
Conto popular – p. 47
Narrativas universais – p. 47
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 49
Ouvir e falar; ler e escrever: interagir – p. 49
Leitura 2 – p. 55
O coelho medonho (Marco Haurélio) – p. 55
Estudo do texto – p. 57
Oralidade – p. 59
A palavra em cena – p. 59
O público também faz o conto – p. 59
Da fala para a escrita – p. 60
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 61
Escrita: tecnologia a serviço da interação e do registro – p. 61
Práticas sociais de leitura e escrita – p. 62
Questões da língua – p. 68
Acentuação (2) – p. 68
Palavras oxítonas e palavras proparoxítonas – p. 69
Produção de texto – p. 72
Roda de contação – p. 72
Projeto – p. 75
Somos diversidade – p. 75
Primeira etapa – Tudo junto e misturado – p. 76
UNIDADE 3 – Para ler a informação – p. 78
Leitura 1 – p. 79
Ilha Henderson tem a maior quantidade de lixo do mundo (Jornal Joca) – p. 80
Estudo do texto – p. 81
O gênero em foco – p. 83
Notícia – p. 83
Notícia na web – p. 85
Oralidade – p. 87
Os telejornais – p. 87
Impossibilidade de imparcialidade total da notícia – p. 87
Textos jornalísticos informativos e opinativos – p. 90
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 92
Multimodalidade – p. 92
Leitura 2 – p. 96
Número de focos de incêndio no Cerrado é o maior desde 2012 (Jornal Joca) – p. 96
Estudo do texto – p. 98
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 99
Classificações – p. 99
Classes de palavras – p. 100
Frase, oração e período – p. 102
Questões da língua – p. 104
Pontuação (1) – p. 104
Ponto – p. 104
Produção de texto – p. 107
Notícia – p. 107
UNIDADE 4 – O que eu vivi – p. 109
Leitura 1 – p. 110
Minha vida de menina (Helena Morley) – p. 110
Estudo do texto – p. 112
O gênero em foco – p. 116
Diário – p. 116
As diferenças entre diário íntimo e diário ficcional – p. 117
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 119
Verbo e suas flexões (1) – p. 119
Pessoa e número,120
Tempo – p. 121
Leitura 2 – p. 124
Transplante de menina (Tatiana Belinky) – p. 124
Estudo do texto – p. 126
O gênero em foco – p. 128
Relato de experiência vivida – p. 128
Diário e relato de experiência vivida,128
Oralidade – p. 129
Memória compartilhada – p. 129
A atitude do público é importante! – p. 130
Da fala para a escrita – p. 130
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 131
Verbo e suas flexões (2) – p. 131
Modos verbais – p. 132
Modo indicativo – p. 133
Questões da língua – p. 139
Discurso direto e discurso indireto – p. 139
Produção de texto – p. 141
Relato de experiência vivida – p. 141
Projeto – p. 143
Somos diversidade – p. 143
Segunda etapa – Gente daqui e dali – p. 143
UNIDADE 5 – O que acontece no palco – p. 145
Leitura 1 – p. 146
2por4 (Grupo Esparrama e Ester Freire) – p. 146
Estudo do texto – p. 150
O gênero em foco – p. 152
Roteiro de peça teatral – p. 152
A organização do roteiro – p. 153
Ação! – p. 154
Autoria – p. 155
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 156
Nomes (1) – p. 156
Substantivo, adjetivo e artigo – p. 159
Leitura 2 – p. 166
Sherazade (Gabriela Rabelo e José Rubens Siqueira) – p. 166
Estudo do texto – p. 169
Oralidade – p. 171
Dar vida ao texto dramático – p. 171
Escuta e observação atentas – p. 172
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 173
Nomes (2) – p. 173
Substantivo e pronome – p. 174
Questões da língua – p. 181
Pontuação (2) – p. 181
Travessão e dois-pontos – p. 182
Produção de texto – p. 184
Roteiro de cena de peça teatral – p. 184
UNIDADE 6 – É de tecer o conviver – p. 186
Leitura 1 – p. 187
“Cantando na chuva” (Organização das Nações Unidas) – p. 188
Estudo do texto – p. 189
O gênero em foco – p. 192
Anúncio de propaganda – p. 192
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 194
Nomes (3) – p. 194
Numeral – p. 194
Os dois grandes blocos da oração: sujeito e predicado – p. 197
Período – p. 199
Período simples e período composto – p. 200
Leitura 2 – p. 202
“Dia Mundial de Zero Discriminação” (Programa Conjunto das Nações Unidas) – p. 202
Você tem preconceito? (Rosely Sayão) – p. 203
Estudo do texto – p. 204
Oralidade – p. 205
Debate oral – p. 205
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 207
Concordância – p. 207
Concordância verbal – p. 208
Concordância nominal – p. 209
Questões da língua – p. 211
Ortografia (1) – p. 211
Uso de x e ch – p. 211
Uso de s, ss, ç e c – p. 212
Produção de texto – p. 215
Anúncio de propaganda – p. 215
Projeto – p. 217
Somos diversidade – p. 217
Terceira etapa – Contos populares no palco – p. 217
UNIDADE 7 – A poesia do cotidiano – p. 219
Leitura 1 – p. 220
“Canção do dia de sempre” (Mario Quintana) – p. 220
Estudo do texto – p. 221
O gênero em foco – p. 223
Poema – p. 223
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 225
Formação de palavras (1) – p. 225
Morfemas – p. 226
Leitura 2 – p. 229
Poema sem título 1 (Paulo Leminski) – p. 229
Poema sem título 2 (Paulo Leminski) – p. 230
“Xadrez” (Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski) – p. 230
Estudo do texto – p. 231
O gênero em foco – p. 234
Poema visual – p. 234
Texto em diálogo com o leitor e outros textos – p. 234
Oralidade – p. 236
Escuta e leitura de poemas – p. 236
Convite à escuta – p. 236
Leitura expressiva – p. 237
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 239
Formação de palavras (2) – p. 239
Composição – p. 239
Questões da língua – p. 242
Famílias de palavras – p. 242
Produção de texto – p. 244
Poema – p. 244
UNIDADE 8 – De verbete em verbete – p. 247
Leitura 1 – p. 248
Plebiscito (Artur Azevedo) – p. 248
Estudo do texto – p. 251
Leitura 1 – p. 253
“Dicionário” (Britannica Escola) – p. 254
Estudo do texto – p. 255
O gênero em foco – p. 257
Verbete enciclopédico – p. 257
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 259
Verbo e suas flexões (3) – p. 259
Modo subjuntivo – p. 260
Leitura 2 – p. 264
“Celeuma” (Zenóbia Collares Moreira) – p. 264
“Algarido” (Joaquim Carvalho da Silva) – p. 265
“Celeuma” (Aulete Digital) – p. 265
“Labacé ou Lambacé” (Raimundo Girão) – p. 265
“Bumba meu boi” (Mário Souto Maior e Rúbia Lóssio) – p. 265
Estudo do texto – p. 266
O gênero em foco – p. 268
Verbete de dicionário – p. 268
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 270
Período composto – p. 270
A coordenação e a subordinação – p. 270
Questões da língua – p. 275
Ortografia (2) – p. 275
Palavras com g, j, s e z – p. 276
Produção de texto – p. 278
Verbete de dicionário – p. 278
Oralidade – p. 280
Apresentação oral – p. 280
Projeto – p. 282
Somos diversidade – p. 282
Quarta etapa – O que é diversidade? – p. 282
Quinta etapa – Avaliação – p. 285
Referências bibliográficas comentadas – p. 287
UNIDADE 1 – No início era assim – p. 10
Leitura 1 – p. 11
“O criador e protetor dos homens” (Ilan Brenman) – p. 11
Estudo do texto – p. 14
O gênero em foco – p. 17
Mito – p. 17
Aspectos formais – p. 17
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 19
Formas nominais do verbo – p. 19
Verbo como núcleo da oração – p. 21
Períodos simples e composto – p. 22
Oração: sujeito e predicado – p. 23
A transitividade verbal – p. 24
Leitura 2 – p. 28
“O buraco no céu de onde saíram os Kayapó” (Daniel Munduruku) – p. 28
Estudo do texto – p. 30
Oralidade – p. 32
Resgatando a tradição – p. 32
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 34
Advérbio – p. 34
Coesão textual: as conexões entre as ideias do texto – p. 36
Questões da língua – p. 40
Acentuação (Revisão) – p. 40
Produção de texto – p. 43
UNIDADE 2 – Quando a síntese é o melhor caminho – p. 45
Leitura 1 – p. 47
“A distribuição desproporcional de água no Brasil: onde tem muita gente, tem pouca água doce” (Agência Nacional de Águas) – p. 48
Estudo do texto – p. 49
O gênero em foco – p. 50
Infográfico – p. 50
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 52
O tópico do texto – p. 52
Paráfrase – p. 54
Hipônimo e hiperônimo – p. 56
Leitura 2 – p. 59
“1 em cada 3 represas do Nordeste está seca” (João Pedro Pitombo) – p. 59
Estudo do texto – p. 61
O gênero em foco – p. 64
Resumo – p. 64
Seleção – p. 64
Generalização – p. 65
Construção – p. 65
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 68
Coesão textual – p. 68
Coesão: continuidade no assunto e avanço do texto – p. 69
Questões da língua – p. 73
Acentuação (1) – p. 73
Hiatos – p. 73
Produção de texto – p. 75
Resumo e infográfico – p. 75
Oralidade – p. 78
Roteiro de fala com palavras-chave – p. 78
Palavras-chave: o que são? – p. 78
Projeto – p. 80
Perspectivas – p. 80
Primeira etapa – “O mito é o nada que é tudo” (Fernando Pessoa) – p. 80
UNIDADE 3 – Perspectivas para ver o mundo – p. 82
Leitura 1 – p. 83
“Passeio” (João Anzanello Carrascoza) – p. 84
Estudo do texto – p. 87
O gênero em foco – p. 91
Conto – p. 91
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 93
Figuras de linguagem (1) – p. 93
Metáfora e hipérbole – p. 94
Eufemismo – p. 96
Somando e opondo ideias – p. 96
Conjunções e e mas – p. 97
Leitura 2 – p. 99
“O Kazukuta” (Ondjaki) – p. 99
Estudo do texto – p. 101
Oralidade – p. 105
Leitura oral em grupo – p. 105
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 108
Estou a pensar… – p. 108
O português são quantos? – p. 109
Estou a pensar ou estou pensando? – p. 110
Sujeitos e objetos – p. 112
Algumas diferenças entre a língua portuguesa falada em variadas partes do mundo – p. 112
Os tipos de sujeito – p. 113
Pleno por aqui, oculto por lá – p. 114
Os complementos verbais – p. 115
Questões da língua – p. 119
Acentuação (2) – p. 119
Ditongos abertos – p. 119
Produção de texto – p. 122
Conto – p. 122
UNIDADE 4 – Imagens poéticas – p. 125
Leitura 1 – p. 126
A galinha inteligente (Gonçalo Ferreira da Silva) – p. 126
Estudo do texto – p. 129
O gênero em foco – p. 132
Literatura de cordel – p. 132
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 133
Adjetivos – p. 133
Palavras para caracterizar o sujeito: o adjetivo e o predicativo do sujeito – p. 135
Predicado nominal – p. 136
Leitura 2 – p. 139
“A lua no cinema” (Paulo Leminski) – p. 139
Estudo do texto – p. 140
O gênero em foco – p. 141
Poema narrativo – p. 141
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 142
Figuras de linguagem (2) – p. 142
Sentido literal e figurado – p. 142
Personificação – p. 142
Ironia – p. 143
Formação de palavras – p. 145
Derivação – p. 145
Prefixos e antônimos – p. 147
Questões da língua – p. 151
Pontuação (1) – p. 151
Dois-pontos, travessão e aspas – p. 152
Ortografia – p. 154
Uso do hífen com prefixos – p. 155
Produção de texto – p. 156
Poema narrativo – p. 156
Oralidade – p. 158
Poema narrativo musicado – p. 158
Projeto – p. 160
Perspectivas – p. 160
Segunda etapa – Nem tudo se traduz em números – p. 160
UNIDADE 5 – A hora e a vez do perigo – p. 164
Leitura 1 – p. 165
“A ilha tinha habitantes” (Maria José Dupré) – p. 165
Estudo do texto – p. 169
O gênero em foco – p. 172
Narrativa de aventura – p. 172
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 175
Verbos (Revisão) – p. 175
Tempos verbais: passado – p. 176
Passado imperfeito do indicativo – p. 177
Passado perfeito do indicativo – p. 177
Passado mais-que-perfeito do indicativo – p. 178
Passado imperfeito do subjuntivo – p. 179
Palavras homônimas e parônimas – p. 182
Leitura 2 – p. 184
“O acaso” (Afonso Machado) – p. 184
Estudo do texto – p. 189
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 190
Parágrafo – p. 190
Parágrafo narrativo – p. 190
Parágrafo descritivo – p. 192
Período composto por subordinação (1) – p. 194
Orações subordinadas adverbiais (1) – p. 195
Orações subordinadas adverbiais finais – p. 195
Orações subordinadas adverbiais comparativas – p. 196
Orações subordinadas adverbiais temporais – p. 196
Questões da língua – p. 198
Pontuação (2) – p. 198
Ponto de exclamação – p. 198
Ponto de interrogação – p. 199
Produção de texto – p. 201
Narrativa de aventura – p. 201
Oralidade – p. 202
Narrativa de aventura em audiolivro – p. 202
UNIDADE 6 – A palavra no espaço público – p. 203
Leitura 1 – p. 204
“Carta aberta à sociedade brasileira” (Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e da Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente) – p. 204
Estudo do texto – p. 206
O gênero em foco – p. 209
Carta aberta – p. 209
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 211
A posição do falante em relação ao que diz – p. 211
A modalização na língua – p. 212
O ponto de vista – p. 214
Leitura 2 – p. 216
“Leitor afirma que não existe ‘gás de efeito estufa’” (Jaime Frejlich) – p. 216
“Professor de ecologia discorda de leitor que nega gás de efeito estufa” (Cleber Salimon) – p. 217
Estudo do texto – p. 218
O gênero em foco – p. 219
Carta de leitor – p. 219
Oralidade – p. 220
A produção de um seminário e a construção do saber científico – p. 220
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 221
Posição argumentativa e efeito de sentido e sentimento – p. 221
Período composto por subordinação (2) – p. 225
Orações subordinadas adverbiais (2) – p. 225
Orações subordinadas adverbiais condicionais – p. 226
Orações subordinadas adverbiais concessivas – p. 226
Orações subordinadas adverbiais causais – p. 226
Questões da língua – p. 229
Citações e destaques no texto – p. 229
Aspas e itálico – p. 229
Pontuação (3) – p. 230
Vírgula e os adjuntos adverbiais – p. 230
Produção de texto – p. 232
Carta aberta e carta de leitor – p. 232
Projeto – p. 234
Perspectivas – p. 234
Terceira etapa – Heróis em nossas vidas – p. 234
UNIDADE 7 – A linguagem a serviço da persuasão e da justiça – p. 238
Leitura 1 – p. 239
Visite o Panorâmico (Agência de publicidade) – p. 239
Dia Nacional do Idoso – “Valorize a melhor idade – somos iguais” (Secretaria de Desenvolvimento Social da Bahia) – p. 240
Semana do Meio Ambiente – “Mude o presente pra ele não virar passado” (Prefeitura de Pouso Alegre) – p. 240
Campanha de leitura – “Leia. Mude sua história” (Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Pará) – p. 240
Estudo do texto – p. 241
O gênero em foco – p. 245
Anúncio publicitário e anúncio de propaganda – p. 245
Persuadir pela palavra – p. 245
Persuadir por imagens e sons – p. 246
Público-alvo – p. 246
Oralidade – p. 247
Anúncio de propaganda audiovisual – p. 247
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 249
Modos verbais – p. 249
O modo verbal e os efeitos de seu uso – p. 250
O modo imperativo e sua formação – p. 251
Algumas observações importantes – p. 251
Vocativo – p. 253
Figuras de linguagem (3) – p. 256
Antítese – p. 256
Leitura 2 – p. 257
Estatuto do Idoso (Ministério da Saúde) – p. 257
Estudo do texto – p. 260
O gênero em foco – p. 263
Estatuto – p. 263
Linguagem – p. 263
Organização – p. 264
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 266
Modalização da linguagem por meio de verbos e modos verbais – p. 266
Paralelismo e classes gramaticais – p. 267
Pronomes indefinidos – p. 270
Questões da língua – p. 273
Acentuação (revisão) – p. 273
Algumas formas verbais acentuadas – p. 273
Estudo do texto – p. 274
Produção de texto – p. 275
Estatuto e Anúncio de propaganda – p. 275
UNIDADE 8 – O diálogo em cena – p. 278
Leitura 1 – p. 279
“Escritora negra Jarid Arraes fala sobre sua obra e influência nordestina” (Jarid Arraes, entrevistada) – p. 280
Estudo do texto – p. 282
O gênero em foco – p. 284
Entrevista – p. 284
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 286
Variações linguísticas em textos orais e escritos – p. 286
Comparação entre texto escrito e texto oral – p. 286
Leitura 2 – p. 291
“Lázaro Ramos trata de racismo e afeto em livro” (Lázaro Ramos, entrevistado) – p. 292
Estudo do texto – p. 295
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 297
Variações linguísticas situacionais: textos orais e escritos – p. 297
O que é variação linguística situacional? – p. 297
Questões da língua – p. 301
Onde e aonde – p. 301
Oralidade – p. 303
Entrevista: marcas de oralidade – p. 303
Produção de texto – p. 305
Transcrição – p. 305
Projeto – p. 307
Perspectivas – p. 307
Quarta etapa – Sarau – p. 307
Quinta etapa – Avaliação – p. 310
Referências bibliográficas comentadas – p. 311
UNIDADE 1 – O Sertão como palco da tradição popular – p. 11
Leitura 1 – p. 11
Auto da Compadecida (Ariano Suassuna) – p. 11
Estudo do texto – p. 15
O gênero em foco – p. 19
Auto – p. 19
Gil Vicente – p. 19
Auto à brasileira – p. 20
Tradição sem cerimônias – p. 21
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 22
Um pouco mais sobre o predicado – p. 22
Predicado verbo-nominal – p. 24
Orações coordenadas – p. 26
Oração coordenada sindética aditiva – p. 27
Oração coordenada sindética adversativa – p. 27
Oração coordenada sindética alternativa – p. 28
Oração coordenada sindética conclusiva – p. 28
Oração coordenada sindética explicativa – p. 29
Leitura 2 – p. 31
Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto) – p. 31
Estudo do texto – p. 35
Oralidade – p. 40
Leitura dramática – p. 40
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 41
Coesão textual (1) – p. 41
Pronomes relativos – p. 41
Figuras de linguagem (1) – p. 42
Aliteração e assonância – p. 42
Questões da língua – p. 44
O destaque que queremos nas palavras que temos – p. 44
Recursos gráficos para destaques – p. 44
Pontuação (1) – p. 45
Ponto e vírgula – p. 45
Produção de texto – p. 47
Cena de teatro – p. 47
UNIDADE 2 – Aprender a estudar – p. 50
Leitura 1 – p. 51
“Os hábitos alimentares dos brasileiros” (Rosicler Martins Rodrigues) – p. 51
Estudo do texto – p. 54
O gênero em foco – p. 58
Texto expositivo – p. 58
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 61
Progressão textual – p. 61
Adjunto adnominal: por que o substantivo pode vir bem acompanhado? – p. 62
Definição e descrição: vocabulário preciso – p. 63
Paráfrase – p. 64
Leitura 2 – p. 67
“Vela” (Benê Turco) – p. 67
“O que é vela?” (Silvia Vieira e Armando Freitas) – p. 69
Estudo do texto – p. 71
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 75
Regência verbal – p. 75
Como os verbos se comportam em textos – p. 75
Questões da língua – p. 79
Pontuação (2) – p. 79
Vírgula e ponto e vírgula – p. 80
Bem, bom e mal, mau – p. 80
Produção de texto – p. 82
Fichamento – p. 82
Oralidade – p. 86
Exposição oral – p. 86
Projeto – p. 88
Cidadania – p. 88
Primeira etapa – O que é ser cidadão? – p. 89
UNIDADE 3 – De olho na crítica – p. 90
Leitura 1 – p. 91
“Sr. Pug contra o alto-astral” (Daniel Bueno) – p. 91
Estudo do texto – p. 94
O gênero em foco – p. 96
Resenha – p. 96
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 98
Tempos verbais (revisão) – p. 98
Presente – p. 98
Figuras de linguagem (2) – p. 99
Metonímia – p. 100
Leitura 2 – p. 103
“Novo longa do Homem-Aranha é a melhor animação de herói já lançada” (Thales de Menezes) – p. 103
Estudo do texto – p. 105
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 107
Modalização – p. 107
Modalização apreciativa – p. 107
Questões da língua – p. 111
Pontuação (3) – p. 111
Como incluir um aposto – p. 111
Produção de texto – p. 113
Resenha – p. 113
Oralidade – p. 116
Podcast – p. 116
UNIDADE 4 – Um olhar atento para o cotidiano – p. 118
Leitura 1 – p. 119
“Visitante noturno” (Carlos Drummond de Andrade.) – p. 119
Estudo do texto – p. 122
O gênero em foco – p. 127
Crônica – p. 127
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 129
Mais um pouco sobre verbos – p. 129
Verbo pronominal – p. 129
Pronomes oblíquos como objetos – p. 130
Neologismos – p. 131
Leitura 2 – p. 133
“O fruto da solidão” (Heloisa Seixas) – p. 133
Estudo do texto – p. 135
Oralidade – p. 139
Leitura expressiva – p. 139
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 141
Orações coordenadas e orações subordinadas – p. 141
Orações subordinadas substantivas – p. 142
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas – p. 143
Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas – p. 144
Orações subordinadas substantivas apositivas – p. 145
Questões da língua – p. 147
Pontuação (4) – p. 147
Vírgula e conjunções adversativas – p. 147
Ortografia – p. 148
Os sufixos -ice e -isse – p. 148
Produção de texto – p. 150
Crônica – p. 150
Projeto – p. 153
Cidadania – p. 153
Segunda etapa – O cidadão e sua cidade – p. 153
UNIDADE 5 – Palavras para o exercício da cidadania – p. 156
Leitura 1 – p. 157
Declaração Universal dos Direitos Humanos (Organização das Nações Unidas) – p. 157
Estudo do texto – p. 160
O gênero em foco – p. 165
Declaração – p. 165
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 167
Proposições universais – p. 167
Vozes do verbo – p. 169
Oralidade – p. 174
Assembleia para combinados didáticos da turma – p. 174
Leitura 2 – p. 177
Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo (Frente Nacional contra o Trabalho Escravo e pela Aprovação da PEC 438) – p. 178
Estudo do texto – p. 179
O gênero em foco – p. 182
Abaixo-assinado – p. 182
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 184
O parágrafo argumentativo – p. 184
Questões da língua – p. 190
Crase – p. 190
Produção de texto – p. 194
Abaixo-assinado – p. 194
UNIDADE 6 – Com a palavra, o repórter – p. 196
Leitura 1 – p. 197
“Uma janela aberta no céu” (Mário Fittipaldi) – p. 197
Estudo do texto – p. 200
O gênero em foco – p. 202
Reportagem – p. 202
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 205
A influência de outras línguas no português falado no Brasil – p. 205
Pronomes relativos – p. 208
Leitura 2 – p. 213
“Por que tanta gente gosta de discutir nas redes sociais? Faz mal?” (Priscilla Auilo Haikal) – p. 213
Estudo do texto – p. 216
Oralidade – p. 218
Reportagem televisiva – p. 218
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 220
Orações subordinadas adjetivas – p. 220
Questões da língua – p. 224
Formação de palavras – p. 224
Abreviaturas – p. 224
Palavras compostas e uso do hífen – p. 225
Produção de texto – p. 227
Reportagem – p. 227
Projeto – p. 229
Cidadania – p. 229
Terceira etapa – Pondo a mão na massa – p. 226
UNIDADE 7 – Sonetos de ontem e de hoje – p. 232
Leitura 1 – p. 233
“Quem vê, Senhora, claro e manifesto…” (Luís de Camões) – p. 233
“Coração” (Guilherme de Almeida) – p. 234
“Quatro sonetos de meditação” (Vinicius de Moraes) – p. 235
Estudo do texto – p. 236
O gênero em foco – p. 238
Soneto – p. 238
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 241
Elementos de versificação – p. 241
Rimas: os sons que se repetem – p. 241
Rimas perfeitas e imperfeitas – p. 243
As rimas e a disposição das palavras no verso – p. 244
Estrofes – p. 245
Leitura 2 – p. 247
“Ah, um soneto…” (Álvaro de Campos) – p. 247
“História” (Antonio Cicero) – p. 248
“Minima poetica IV” (Paulo Fernando Henriques Britto) – p. 248
Estudo do texto – p. 249
Oralidade – p. 251
Slam – p. 251
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 254
Sentidos – p. 254
Sentido literal e figurado das palavras – p. 256
Sentido figurado e figuras de linguagem – p. 257
Questões da língua – p. 261
Pontuação (5) – p. 261
Reticências – p. 261
Acentuação – p. 264
Oxítonas seguidas de los e las – p. 264
Produção de texto – p. 266
Soneto – p. 266
UNIDADE 8 – Práticas de estudo e pesquisa – p. 268
Leitura 1 – p. 269
“Tecnologia e invenção” (Britannica Escola) – p. 269
“Apontamentos organizados em esquema manuscrito” (Estudante de Ensino Médio) – p. 272
“Apontamentos organizados em quadro feito em editor de texto (Estudante de Ensino Médio) – p. 272
Estudo do texto – p. 273
O gênero em foco – p. 276
Apontamentos – p. 276
Apontamento linear – p. 276
Apontamento modular – p. 277
A linguagem do apontamento – p. 277
Oralidade – p. 278
Exposição oral – p. 278
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 280
Afirmar, negar e pôr em dúvida – p. 280
Modalizadores – p. 281
Leitura 2 – p. 284
“Uma rede de cérebros seria capaz de realizar tarefas que um computador normal não faria” (Guilherme Rosa e Miguel Nicolelis) – p. 284
Estudo do texto – p. 287
O gênero em foco – p. 289
Entrevista – p. 289
Tipos de entrevista – p. 290
Entrevista como fonte de pesquisa – p. 290
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 291
Orações subordinadas substantivas (2) – p. 291
Oração subordinada substantiva subjetiva – p. 293
Oração subordinada substantiva predicativa – p. 293
Oração subordinada substantiva completiva nominal – p. 294
Questões da língua – p. 296
Recursos gráficos de destaque – p. 296
Uso de itálico – p. 296
Produção de texto – p. 298
Entrevista do tipo enquete – p. 298
Projeto – p. 300
Cidadania – p. 300
Quarta etapa – Finalizando… – p. 300
Quinta etapa – Avaliação – p. 302
Referências bibliográficas comentadas – p. 303
UNIDADE 1 – Olhar para o futuro – p. 10
Leitura 1 – p. 11
“Fundação” (Isaac Asimov) – p. 12
Estudo do texto – p. 14
O gênero em foco – p. 15
Romance de ficção científica – p. 15
Ficção científica para além do romance – p. 18
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 19
Formação de palavras (revisão) – p. 19
Derivação – p. 20
Composição – p. 20
Período composto (revisão) – p. 21
Orações subordinadas adverbiais proporcionais – p. 21
Orações subordinadas adverbiais temporais – p. 22
Orações subordinadas adverbiais comparativas,22
Verbos de dizer (1) – p. 23
Leitura 2 – p. 25
“Exercício para” (Nathalia Lourenço) – p. 25
Estudo do texto – p. 28
O gênero em foco – p. 30
Conto de ficção científica – p. 30
Oralidade – p. 31
Esquete de ficção científica – p. 31
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 33
Predicado nominal – p. 33
Estrangeirismos – p. 35
Pronome interrogativo – p. 36
Questões da língua – p. 38
Os porquês – p. 38
Produção de texto – p. 40
Conto de ficção científica – p. 40
UNIDADE 2 – Ciência em foco – p. 42
Leitura 1 – p. 43
“Um quilômetro quadrado desmatado na Amazônia equivale a 27 novos casos de malária” (Júlio Bernardes) – p. 44
Estudo do texto – p. 46
O gênero em foco – p. 51
Artigo de divulgação científica – p. 51
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 56
Orações subordinadas adjetivas – p. 56
Orações subordinadas adverbiais causais e consecutivas (revisão) – p. 60
Leitura 2 – p. 63
“Introdução de bactéria no Aedes reduz em 77% transmissão de dengue na Indonésia” (Luísa Costa) – p. 64
Estudo do texto – p. 67
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 69
Verbos de dizer (2) – p. 69
Concordância verbal com porcentagem – p. 72
Aposto – p. 74
Coesão (revisão) – p. 76
Questões da língua – p. 80
Nomenclatura científica – p. 80
Aspas e aspas simples – p. 81
Crase (revisão) – p. 82
Produção de texto – p. 86
Artigo de divulgação científica – p. 86
Oralidade – p. 89
Vídeo de divulgação científica – p. 89
Projeto – p. 93
Jornadas do amanhã – p. 93
Primeira etapa – Quando a ficção vira realidade – p. 93
UNIDADE 3 – Retratos do humor cotidiano – p. 95
Leitura 1 – p. 96
“A foto” (Luis Fernando Verissimo) – p. 96
Estudo do texto – p. 98
O gênero em foco – p. 101
Crônica de humor – p. 101
A linguagem da crônica de humor – p. 101
De onde vem o humor? – p. 102
O humor na web – p. 103
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 105
Marcas de oralidade (1) – p. 105
Pronome relativo (revisão) – p. 108
Leitura 2 – p. 111
“O gato sou eu” (Fernando Sabino) – p. 111
Estudo do texto – p. 113
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 117
Marcas de oralidade (2) – p. 117
Marcas de informalidade: emprego do pronome pessoal oblíquo – p. 118
Regência verbal – p. 119
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e completivas nominais (revisão) – p. 120
Questões da língua – p. 123
Se não/senão, a fim de/afim e há/a – p. 123
Oralidade – p. 125
Resenha para vlog literário – p. 125
Produção de texto – p. 127
Crônica de humor – p. 127
UNIDADE 4 – Falar para muitos – p. 130
Leitura 1 – p. 131
“Seminário” (Alda Luiza Carlini) – p. 131
Estudo do texto – p. 134
O gênero em foco – p. 136
Seminário – p. 136
Funcionalidades e características – p. 136
Organização – p. 137
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 140
Polissemia e sinonímia – p. 140
Perguntar e responder – p. 144
Leitura 2 – p. 147
“Ensinar programação é a nova alfabetização” (Camila Achutti) – p. 148
Estudo do texto – p. 152
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 155
Colocação pronominal – p. 155
Uso do pronome pessoal oblíquo – p. 155
Produção de texto – p. 159
Elaboração de pesquisa para seminário – p. 159
Oralidade – p. 161
Apresentação de seminário – p. 161
Projeto – p. 163
Jornadas do amanhã – p. 163
Segunda etapa – Quando a tecnologia falha – p. 163
UNIDADE 5 – Isso é de tirar o sono – p. 166
Leitura 1 – p. 167
“O retrato oval” Parte 1 (Edgar Allan Poe) – p. 167
Estudo do texto – p. 169
“O retrato oval” Parte 2 (Edgar Allan Poe) – p. 171
Estudo do texto – p. 173
O gênero em foco – p. 175
Conto de terror – p. 175
Espera que amedronta,176
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 177
Orações subordinadas adverbiais (revisão) – p. 177
Orações subordinadas adverbiais finais – p. 177
Orações subordinadas adverbiais conformativas – p. 178
Orações subordinadas adverbiais condicionais – p. 179
Regência – p. 180
Regência nominal – p. 181
Leitura 2 – p. 184
“Os olhos que comiam carne” Parte 1 (Humberto de Campos) – p. 184
Estudo do texto – p. 186
“Os olhos que comiam carne” Parte 2 (Humberto de Campos) – p. 188
Estudo do texto – p. 190
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 193
Orações subordinadas substantivas (revisão) – p. 193
Orações subordinadas substantivas predicativas – p. 193
Orações subordinadas substantivas subjetivas – p. 194
Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas – p. 194
Figuras de linguagem – p. 195
Gradação – p. 195
Questões da língua – p. 199
Formação de palavras (1) – p. 199
O sufixo -mente – p. 199
Oralidade – p. 201
Audiolivro de contos de terror – p. 201
Produção de texto – p. 203
Conto de terror – p. 203
UNIDADE 6 – O exercício do debate de ideias – p. 206
Leitura 1 – p. 207
Debate “A postura do brasileiro diante das leis” – Parte 1 (Justino de Oliveira e Marilene Proença Rebello de Souza, com mediação de Marcello Rollemberg) – p. 207
Estudo do texto – p. 210
O gênero em foco – p. 214
Debate – p. 214
Organização do debate – p. 215
Características da linguagem – p. 217
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 218
Efeitos de sentido – p. 218
Orações adjetivas restritivas e explicativas – p. 218
Advérbio e orações subordinadas adverbiais concessivas (revisão) – p. 220
Leitura 2 – p. 224
Debate “A postura do brasileiro diante das leis” – Parte 2 (Justino de Oliveira e Marilene Proença Rebello de Souza, com mediação de Marcello Rollemberg) – p. 224
Estudo do texto – p. 227
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 230
Paráfrase – p. 230
Pergunta retórica – p. 231
Tópico-comentário – p. 232
Marcas de oralidade – p. 233
Questões da língua – p. 236
Formação de palavras (2) – p. 236
Sufixo –ismo – p. 236
Produção de texto – p. 238
Etapa 1 – Preparação para o debate – p. 238
Oralidade – p. 244
Debate – p. 244
Produção de texto – p. 246
Etapa 2 – Momento de reivindicar – p. 246
Projeto – p. 248
Jornadas do amanhã – p. 248
Terceira etapa – Quando a tecnologia salva – p. 248
UNIDADE 7 – O jogo das opiniões – p. 250
Leitura 1 – p. 251
“Brasil desperdiça dinheiro público ao não dar oportunidade para cientistas” (Laura C. E. da Silva) – p. 252
Estudo do texto – p. 254
O gênero em foco – p. 258
Artigo de opinião – p. 258
Estratégia argumentativa – p. 259
Linguagem – p. 259
Organização – p. 259
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 260
Paralelismo e progressão textual – p. 260
Figuras de linguagem (2) – p. 261
Metáfora – p. 261
Leitura 2 – p. 265
“O progresso da ciência” (Tatiana Roque) – p. 265
Estudo do texto – p. 267
Oralidade – p. 270
Júri simulado – p. 270
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 273
Modalização – p. 273
Advérbios modalizadores – p. 273
Orações subordinadas reduzidas – p. 274
Orações subordinadas reduzidas de infinitivo – p. 274
Questões da língua – p. 276
A ordem e o deslocamento dos termos da oração – p. 276
Oralidade – p. 278
Entrevista – p. 278
Produção de texto – p. 281
Artigo de opinião – p. 281
UNIDADE 8 – Os menores frascos – p. 283
Leitura 1 – p. 284
“Velha lagoa…” (Matsuo Bashô) – p. 284
“Silêncio…” (Matsuo Bashô) – p. 284
“Velha lagoa…” (Matsuo Bashô, traduzido por Décio Pignatari) – p. 285
“Pardas gotas de mel…” (Luís Aranha) – p. 285
“Cerimônia do chá…” (Alice Ruiz) – p. 285
“O tempo…” (Paulo Leminski) – p. 285
Estudo do texto – p. 286
O gênero em foco – p. 288
Haicai – p. 288
Oralidade – p. 290
Teatro de sombras – p. 290
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 – p. 293
Figuras de linguagem (3) – p. 293
Aliteração e assonância – p. 293
Personificação – p. 294
Metáfora e metonímia – p. 294
Leitura 2 – p. 299
“Árvore” (João Anzanello Carrascoza) – p. 299
“De cabeça pensada” (Marina Colasanti) – p. 301
“Atriz no divã” (Livia Garcia-Roza) – p. 301
“Da janela do trem…” (Edson Rossatto) – p. 302
“Chegou ao trabalho…” (Edson Rossatto) – p. 302
“Crepuscular” (Menalton Braff) – p. 302
Estudo do texto – p. 303
O gênero em foco – p. 305
Miniconto, nanoconto e microconto – p. 305
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 – p. 306
Paráfrase – p. 306
Nominalização – p. 306
Questões da língua – p. 309
Palavras homônimas e parônimas – p. 309
Homônimas homófonas e homônimas homógrafas – p. 310
Produção de texto – p. 312
Haicai, miniconto, nanoconto ou microconto – p. 312
Projeto – p. 316
Jornadas do amanhã – p. 316
Quarta etapa – E no fim… – p. 316
Quinta etapa – Avaliação – p. 318
Referências bibliográficas comentadas – p. 319
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