Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. APRESENTAÇÃO - página 3
  8. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  9. SUMÁRIO - página 6
  10. UNIDADE 1  Olhar para o futuro - página 10
    1. Leitura 1 - página 11
      1. Contexto - página 11
      2. Antes de ler - página 11
      3. Estudo do texto - página 14
      4. O gênero em foco - página 15
        1. Romance de ficção científica - página 15
        2. Ficção científica para além do romance - página 18
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 19
      1. Formação de palavras (revisão) - página 19
        1. Derivação - página 20
        2. Composição - página 20
      2. Período composto (revisão) - página 21
        1. Orações subordinadas adverbiais proporcionais - página 21
        2. Orações subordinadas adverbiais temporais - página 22
        3. Orações subordinadas adverbiais comparativas - página 22
      3. Verbos de dizer (1) - página 23
    3. Leitura 2 - página 25
      1. Contexto - página 25
      2. Antes de ler - página 25
        • Exercício para - página 25
      3. Estudo do texto - página 28
      4. O gênero em foco - página 30
        • Conto de ficção científica - página 30
    4. Oralidade - página 31
      • Esquete de ficção científica - página 31
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 33
      1. Predicado nominal - página 33
      2. Estrangeirismos - página 35
      3. Pronome interrogativo - página 36
      4. Questões da língua - página 38
        • Os porquês - página 38
    6. Produção de texto - página 40
      • Conto de ficção científica - página 40
  11. UNIDADE 2  Ciência em foco - página 42
    1. Leitura 1 - página 43
      1. Contexto - página 43
      2. Antes de ler - página 43
        • Um quilômetro quadrado desmatado na Amazônia equivale a 27 novos casos de malária - página 44
      3. Estudo do texto - página 46
      4. O gênero em foco - página 51
        • Artigo de divulgação científica - página 51
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 56
      1. Orações subordinadas adjetivas - página 56
      2. Orações subordinadas adverbiais causais e consecutivas (revisão) - página 60
    3. Leitura 2 - página 63
      1. Contexto - página 63
      2. Antes de ler - página 63
        • Introdução de bactéria no Aedesaédis reduz em 77% transmissão de dengue na Indonésia - página 64
      3. Estudo do texto - página 67
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 69
      1. Verbos de dizer (2) - página 69
      2. Concordância verbal com porcentagem - página 72
        1. Aposto - página 74
        2. Coesão (revisão) - página 76
      3. Questões da língua - página 80
        1. Nomenclatura científica - página 80
        2. Aspas e aspas simples - página 81
        3. Crase (revisão) - página 82
    5. Produção de texto - página 86
      • Artigo de divulgação científica - página 86
    6. Oralidade - página 89
      • Vídeo de divulgação científica - página 89
    7. Projeto - página 93
      1. Jornadas do amanhã - página 93
        • Primeira etapa - página 93
  12. UNIDADE 3  Retratos do humor cotidiano - página 95
    1. Leitura 1 - página 96
      1. Contexto - página 96
      2. Antes de ler - página 96
        • A foto - página 96
      3. Estudo do texto - página 98
      4. O gênero em foco - página 101
        1. Crônica de humor - página 101
          1. A linguagem da crônica de humor - página 101
          2. De onde vem o humor? - página 102
          3. O humor na web - página 103
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 105
      1. Marcas de oralidade (1) - página 105
        • Pronome relativo (revisão) - página 108
    3. Leitura 2 - página 111
      1. Contexto - página 111
      2. Antes de ler - página 111
        • O gato sou eu - página 111
      3. Estudo do texto - página 113
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 117
      1. Marcas de oralidade (2) - página 117
      2. Marcas de informalidade: emprego do pronome pessoal oblíquo - página 118
      3. Regência verbal - página 119
      4. Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e completivas nominais (revisão) - página 120
      5. Questões da língua - página 123
        • Se não/senão, a fim de/afim e há/a - página 123
    5. Oralidade - página 125
      • Resenha para vlog literário - página 125
    6. Produção de texto - página 127
      • Crônica de humor - página 127
  13. UNIDADE 4  Falar para muitos - página 130
    1. Leitura 1 - página 131
      1. Contexto - página 131
      2. Antes de ler - página 131
        • Seminário - página 131
      3. Estudo do texto - página 134
      4. O gênero em foco - página 136
        1. Seminário - página 136
          1. Funcionalidades e características - página 136
          2. Organização - página 137
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 140
      1. Polissemia e sinonímia - página 140
        • Perguntar e responder - página 144
    3. Leitura 2 - página 147
      1. Contexto - página 147
      2. Antes de ler - página 147
        • Ensinar programação é a nova alfabetização - página 148
      3. Estudo do texto - página 152
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 155
      1. Colocação pronominal - página 155
        • Uso do pronome pessoal oblíquo - página 155
    5. Produção de texto - página 159
      • Elaboração de pesquisa para seminário - página 159
    6. Oralidade - página 161
      • Apresentação de seminário - página 161
    7. Projeto - página 163
      1. Jornadas do amanhã - página 163
        • Segunda etapa - página 163
  14. UNIDADE 5 Isso é de tirar o sono - página 166
    1. Leitura 1 - página 167
      1. Contexto - página 167
      2. Antes de ler - página 167
        • O retrato oval – Parte 1 - página 167
      3. Estudo do texto - página 169
      4. Antes de ler - página 171
        • O retrato oval – Parte 2 - página 171
      5. Estudo do texto - página 173
      6. O gênero em foco - página 175
        1. Conto de terror - página 175
          • Espera que amedronta - página 176
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 177
      1. Orações subordinadas adverbiais (revisão) - página 177
        1. Orações subordinadas adverbiais finais - página 177
        2. Orações subordinadas adverbiais conformativas - página 178
        3. Orações subordinadas adverbiais condicionais - página 179
      2. Regência - página 180
        • Regência nominal - página 181
    3. Leitura 2 - página 184
      1. Contexto - página 184
      2. Antes de ler - página 184
        • Os olhos que comiam carne – Parte 1 - página 184
      3. Estudo do texto - página 186
      4. Antes de ler - página 188
        • Os olhos que comiam carne – Parte 2 - página 188
      5. Estudo do texto - página 190
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 193
      1. Orações subordinadas substantivas (revisão) - página 193
        1. Orações subordinadas substantivas predicativas - página 193
        2. Orações subordinadas substantivas subjetivas - página 194
        3. Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas - página 194
      2. Figuras de linguagem - página 195
        • Gradação - página 195
      3. Questões da língua - página 199
        1. Formação de palavras (1) - página 199
        2. O sufixo –mente - página 199
    5. Oralidade - página 201
      • Audiolivro de contos de terror - página 201
    6. Produção de texto - página 203
      1. Conto de terror - página 203
        1. Etapa 1 - página 203
        2. Etapa 2 - página 203
  15. UNIDADE 6  O exercício do debate de ideias - página 206
    1. Leitura 1 - página 207
      1. Contexto - página 207
      2. Antes de ler - página 207
        • Debate “A postura do brasileiro diante das leis” – Parte 1 - página 207
      3. Estudo do texto - página 210
      4. O gênero em foco - página 214
        1. Debate - página 214
          1. Organização do debate - página 215
          2. Características da linguagem - página 217
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 218
      1. Efeitos de sentido - página 218
      2. Orações adjetivas restritivas e explicativas - página 218
      3. Advérbio e orações subordinadas adverbiais concessivas (revisão) - página 220
    3. Leitura 2 - página 224
      1. Contexto - página 224
      2. Antes de ler - página 224
        • Debate “A postura do brasileiro diante das leis” – Parte 2 - página 224
      3. Estudo do texto - página 227
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 230
      1. Paráfrase - página 230
      2. Pergunta retórica - página 231
      3. Tópico-comentário - página 232
      4. Marcas de oralidade - página 233
      5. Questões da língua - página 236
        1. Formação de palavras (2) - página 236
          • Sufixo -ismo - página 236
    5. Produção de texto - página 238
      • Etapa 1 - página 238
    6. Oralidade - página 244
      • Debate - página 244
    7. Produção de texto - página 246
      1. Etapa 2 - página 246
        • Momento de reivindicar - página 246
    8. Projeto - página 248
      1. Jornadas do amanhã - página 248
        • Terceira etapa - página 248
  16. UNIDADE 7  O jogo das opiniões - página 250
    1. Leitura 1 - página 251
      1. Contexto - página 251
      2. Antes de ler - página 251
        • Brasil desperdiça dinheiro público ao não dar oportunidade para cientistas - página 252
      3. Estudo do texto - página 254
      4. O gênero em foco - página 258
        1. Artigo de opinião - página 258
          1. Estratégia argumentativa - página 259
          2. Linguagem - página 259
          3. Organização - página 259
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 260
      1. Paralelismo e progressão textual - página 260
      2. Figuras de linguagem (2) - página 261
        • Metáfora - página 261
    3. Leitura 2 - página 265
      1. Contexto - página 265
      2. Antes de ler - página 265
        • O progresso da ciência - página 265
      3. Estudo do texto - página 267
    4. Oralidade - página 270
      1. Proposta 1 - página 270
        • Júri simulado - página 270
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 273
      1. Modalização - página 273
        • Advérbios modalizadores - página 273
      2. Orações subordinadas reduzidas - página 274
        • Orações subordinadas reduzidas de infinitivo - página 274
      3. Questões da língua - página 276
        • A ordem e o deslocamento dos termos da oração - página 276
    6. Oralidade - página 278
      1. Proposta 2 - página 278
        • Entrevista - página 278
    7. Produção de texto - página 281
      • Artigo de opinião - página 281
  17. UNIDADE 8  Os menores frascos - página 283
    1. Leitura 1 - página 284
      1. Contexto - página 284
      2. Antes de ler - página 284
      3. Estudo do texto - página 286
      4. O gênero em foco - página 288
        • Haicai - página 288
    2. Oralidade - página 290
      • Teatro de sombras - página 290
    3. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 293
      1. Figuras de linguagem (3) - página 293
        1. Aliteração e assonância - página 293
        2. Personificação - página 294
        3. Metáfora e metonímia - página 294
    4. Leitura 2 - página 299
      1. Contexto - página 299
      2. Antes de ler - página 299
        1. Árvore - página 299
        2. De cabeça pensada - página 301
        3. Atriz no divã - página 301
        4. Da janela do trem, - página 302
        5. Chegou ao trabalho antes - página 302
        6. Crepuscular - página 302
      3. Estudo do texto - página 303
      4. O gênero em foco - página 305
        • Miniconto, nanoconto e microconto - página 305
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 306
      1. Paráfrase - página 306
        • Nominalização - página 306
      2. Questões da língua - página 309
        1. Palavras homônimas e parônimas - página 309
          • Homônimas homófonas e homônimas homógrafas - página 310
    6. Produção de texto - página 312
      1. Haicai, miniconto, nanoconto ou microconto - página 312
        1. Proposta 1: haicairaicái - página 312
        2. Proposta 2: miniconto, nanoconto ou microconto - página 314
    7. Projeto - página 316
      1. Jornadas do amanhã - página 316
        1. Quarta etapa - página 316
        2. Quinta etapa - página 318
  18. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS - página 319
  19. Terceira capa
  20. Quarta capa
  21. Lista de links
  22. Lista de créditos