Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. APRESENTAÇÃO - página 3
  8. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  9. SUMÁRIO - página 6
  10. UNIDADE 1  O Sertão como palco da tradição popular - página 10
    1. Leitura 1 - página 11
      1. Contexto - página 11
      2. Antes de ler - página 11
        • Auto da Compadecida - página 11
      3. Estudo do texto - página 15
      4. O gênero em foco - página 19
        1. Auto - página 19
        2. Gil Vicente - página 19
        3. Auto à brasileira - página 20
        4. Tradição sem cerimônias - página 21
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 22
      1. Um pouco mais sobre o predicado - página 22
        • Predicado verbo-nominal - página 24
      2. Orações coordenadas - página 26
        1. Oração coordenada sindética aditiva - página 27
        2. Oração coordenada sindética adversativa - página 27
        3. Oração coordenada sindética alternativa - página 28
        4. Oração coordenada sindética conclusiva - página 28
        5. Oração coordenada sindética explicativa - página 29
    3. Leitura 2 - página 31
      1. Contexto - página 31
      2. Antes de ler - página 31
        • Morte e vida severina - página 31
      3. Estudo do texto - página 35
    4. Oralidade - página 40
      • Leitura dramática - página 40
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 41
      1. Coesão textual (1) - página 41
        • Pronomes relativos - página 41
      2. Figuras de linguagem (1) - página 42
        • Aliteração e assonância - página 42
      3. Questões da língua - página 44
        1. O destaque que queremos nas palavras que temos - página 44
          • Recursos gráficos para destaques - página 44
        2. Pontuação (1) - página 45
          • Ponto e vírgula - página 45
    6. Produção de texto - página 47
      • Cena de teatro - página 47
  11. UNIDADE 2  Aprender a estudar - página 50
    1. Leitura 1 - página 51
      1. Contexto - página 51
      2. Antes de ler - página 51
        • Os hábitos alimentares dos brasileiros - página 51
      3. Estudo do texto - página 54
      4. O gênero em foco - página 58
        • Texto expositivo - página 58
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 61
      1. Progressão textual - página 61
        1. Adjunto adnominal: por que o substantivo pode vir bem acompanhado? - página 62
        2. Definição e descrição: vocabulário preciso - página 63
        3. Paráfrase - página 64
    3. Leitura 2 - página 67
      1. Contexto - página 67
      2. Antes de ler - página 67
        1. Vela - página 67
        2. O que é vela - página 69
      3. Estudo do texto - página 71
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 75
      1. Regência verbal - página 75
        • Como os verbos se comportam em textos - página 75
      2. Questões da língua - página 79
        1. Pontuação (2) - página 79
          • Vírgula e ponto e vírgula - página 80
        2. Bem, bom e mal, mau - página 80
    5. Produção de texto - página 82
      • Fichamento - página 82
    6. Oralidade - página 86
      • Exposição oral - página 86
    7. Projeto - página 88
      1. Cidadania - página 88
        • Primeira etapa - página 89
  12. UNIDADE 3  De olho na crítica - página 90
    1. Leitura 1 - página 91
      1. Contexto - página 91
      2. Antes de ler - página 91
        • Sr.Senhor Pug contra o alto-astral - página 91
      3. Estudo do texto - página 94
      4. O gênero em foco - página 96
        • Resenha - página 96
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 98
      1. Tempos verbais (revisão) - página 98
        • Presente - página 98
      2. Figuras de linguagem (2) - página 99
        • Metonímia - página 100
    3. Leitura 2 - página 103
      1. Contexto - página 103
      2. Antes de ler - página 103
        • Novo longa do Homem-Aranha é a melhor animação de herói já lançada - página 103
      3. Estudo do texto - página 105
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 107
      1. Modalização - página 107
        • Modalização apreciativa - página 107
      2. Questões da língua - página 111
        1. Pontuação (3) - página 111
          • Como incluir um aposto - página 111
    5. Produção de texto - página 113
      • Resenha - página 113
    6. Oralidade - página 116
      • Podcast - página 116
  13. UNIDADE 4  Um olhar atento para o cotidiano - página 118
    1. Leitura 1 - página 119
      1. Contexto - página 119
      2. Antes de ler - página 119
        • Visitante noturno - página 119
      3. Estudo do texto - página 122
      4. O gênero em foco - página 127
        • Crônica - página 127
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 129
      1. Mais um pouco sobre verbos - página 129
        1. Verbo pronominal - página 129
        2. Pronomes oblíquos como objetos - página 130
      2. Neologismos - página 131
    3. Leitura 2 - página 133
      1. Contexto - página 133
      2. Antes de ler - página 133
        • O fruto da solidão - página 133
      3. Estudo do texto - página 135
    4. Oralidade - página 139
      • Leitura expressiva - página 139
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 141
      1. Orações coordenadas e orações subordinadas - página 141
        1. Orações subordinadas substantivas - página 142
          1. Orações subordinadas substantivas objetivas diretas - página 143
          2. Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas - página 144
          3. Orações subordinadas substantivas apositivas - página 145
      2. Questões da língua - página 147
        1. Pontuação (4) - página 147
          • Vírgula e conjunções adversativas - página 147
        2. Ortografia - página 148
          • Os sufixos -ice e -isse - página 148
    6. Produção de texto - página 150
      • Crônica - página 150
    7. Projeto - página 153
      1. Cidadania - página 153
        • Segunda etapa - página 153
  14. UNIDADE 5  Palavras para o exercício da cidadania - página 156
    1. Leitura 1 - página 157
      1. Contexto - página 157
      2. Antes de ler - página 157
        • Declaração Universal dos Direitos Humanos - página 157
      3. Estudo do texto - página 160
      4. O gênero em foco - página 165
        • Declaração - página 165
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 167
      1. Proposições universais - página 167
        • Vozes do verbo - página 169
    3. Oralidade - página 174
      • Assembleia para combinados didáticos da turma - página 174
    4. Leitura 2 - página 177
      1. Contexto - página 177
      2. Antes de ler - página 177
        • Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo (Frente Nacional contra o Trabalho Escravo e pela Aprovação da PEC 438) - página 178
      3. Estudo do texto - página 179
      4. O gênero em foco - página 182
        • Abaixo-assinado - página 182
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 184
      1. O parágrafo argumentativo - página 184
      2. Questões da língua - página 190
        • Crase - página 190
    6. Produção de texto - página 194
      • Abaixo-assinado - página 194
  15. UNIDADE 6  Com a palavra, o repórter - página 196
    1. Leitura 1 - página 197
      1. Contexto - página 197
      2. Antes de ler - página 197
        • Uma janela aberta no céu - página 197
      3. Estudo do texto - página 200
      4. O gênero em foco - página 202
        • Reportagem - página 202
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 205
      1. A influência de outras línguas no português falado no Brasil - página 205
        • Pronomes relativos - página 208
    3. Leitura 2 - página 213
      1. Contexto - página 213
      2. Antes de ler - página 213
        • Por que tanta gente gosta de discutir nas redes sociais? Faz mal? - página 213
      3. Estudo do texto - página 216
    4. Oralidade - página 218
      • Reportagem televisiva - página 218
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 220
      1. Orações subordinadas adjetivas - página 220
      2. Questões da língua - página 224
        1. Formação de palavras - página 224
          1. Abreviaturas - página 224
          2. Palavras compostas e uso do hífen - página 225
    6. Produção de texto - página 227
      • Reportagem - página 227
    7. Projeto - página 229
      1. Cidadania - página 229
        • Terceira etapa - página 229
  16. UNIDADE 7  Sonetos de ontem e de hoje - página 232
    1. Leitura 1 - página 233
      1. Contexto - página 233
      2. Antes de ler - página 233
        1. Quem vê, Senhora, claro e manifesto - página 233
        2. Coração - página 234
        3. Quatro sonetos de meditação - página 235
      3. Estudo do texto - página 236
      4. O gênero em foco - página 238
        • Soneto - página 238
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 241
      1. Elementos de versificação - página 241
        1. Rimas: os sons que se repetem - página 241
          1. Rimas perfeitas e imperfeitas - página 243
          2. As rimas e a disposição das palavras no verso - página 244
        2. Estrofes - página 245
    3. Leitura 2 - página 247
      1. Contexto - página 247
      2. Antes de ler - página 247
        1. Ah, um soneto... - página 247
        2. História - página 248
        3. Minima poetica - página 248
      3. Estudo do texto - página 249
    4. Oralidade - página 251
      • Slam - página 251
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 254
      1. Sentidos - página 254
        1. Sentido literal e figurado das palavras - página 256
        2. Sentido figurado e figuras de linguagem - página 257
      2. Questões da língua - página 261
        1. Pontuação (5) - página 261
          • Reticências - página 261
        2. Acentuação - página 264
          • Oxítonas seguidas de los e las - página 264
    6. Produção de texto - página 266
      • Soneto - página 266
  17. UNIDADE 8  Práticas de estudo e pesquisa - página 268
    1. Leitura 1 - página 269
      1. Contexto - página 269
      2. Antes de ler - página 269
        1. Tecnologia e invenção - página 269
        2. Apontamentos organizados em esquema manuscrito - página 272
        3. Apontamentos organizados em quadro feito em editor de texto - página 272
      3. Estudo do texto - página 273
      4. O gênero em foco - página 276
        1. Apontamentos - página 276
          1. Apontamento linear - página 276
          2. Apontamento modular - página 277
          3. A linguagem do apontamento - página 277
    2. Oralidade - página 278
      • Exposição oral - página 278
    3. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 280
      1. Afirmar, negar e pôr em dúvida - página 280
        • Modalizadores - página 281
    4. Leitura 2 - página 284
      1. Contexto - página 284
      2. Antes de ler - página 284
        • Uma rede de cérebros seria capaz de realizar tarefas que um computador normal não faria - página 284
      3. Estudo do texto - página 287
      4. O gênero em foco - página 289
        1. Entrevista - página 289
          1. Tipos de entrevista - página 290
          2. Entrevista como fonte de pesquisa - página 290
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 291
      1. Orações subordinadas substantivas (2) - página 291
        1. Oração subordinada substantiva subjetiva - página 293
        2. Oração subordinada substantiva predicativa - página 293
        3. Oração subordinada substantiva completiva nominal - página 294
      2. Questões da língua - página 296
        1. Recursos gráficos de destaque - página 296
          • Uso de itálico - página 296
    6. Produção de texto - página 298
      • Entrevista do tipo enquete - página 298
    7. Projeto - página 300
      1. Cidadania - página 300
        1. Quarta etapa - página 300
        2. Quinta etapa - página 302
  18. Referências bibliográficas comentadas - página 303
  19. Terceira capa
  20. Quarta capa
  21. Lista de links
  22. Lista de créditos