APRESENTAÇÃO

Caro estudante,

Você sabia que a língua portuguesa está presente em quatro continentes e é uma das línguas mais faladas do planeta? Sabia que o Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, é o país com mais falantes de português no mundo? E que a língua que nós falamos aqui conta com uma literatura rica, que tem muito a nos ensinar e pode turbinar nossa imaginação e criatividade?

Pois então... não é bom falar, ler e escrever uma língua tão importante?

Nós apostamos que sim!

Por isso mesmo, nosso objetivo é ajudar você a conhecer melhor a sua própria língua. Queremos mostrar um pouco do que se pode ler e ouvir em português: poemas, contos, romances, histórias que passam de boca em boca, canções, notícias, reportagens etcétera.

Queremos desenvolver sua capacidade de compreender e interpretar um texto; de escrever o que quiser e se fazer entender de fórma adequada; de escutar com atenção e falar com propriedade; de observar como funciona a sua língua; de explorar as possibilidades de expressão e comunicação que ela oferece.

Enfim, quanto melhor você dominar sua língua, mais você será um protagonista da sua história e mais amplos serão os seus horizontes.

Vamos nessa?

Bom estudo!

CONHEÇA SEU LIVRO

Abertura de Unidade

Este livro está organizado em oito Unidades. Na abertura de cada uma, você encontra uma imagem sobre a qual conversará com os colegas e o professor por meio de questões, envolvendo:

  • a leitura da imagem;
  • os conhecimentos que você já tem sobre o gênero textual que será trabalhado e pode compartilhar com os colegas;
  • os conteúdos abordados na Unidade.

Ainda na abertura, o boxe Saiba+ traz informações complementares às questões, à imagem ou ao gênero textual tratado. Esse boxe ocorre em outros momentos das Unidades, reunindo informações interdisciplinares e indicações de livros, filmes, sites etcétera.

Imagem. Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a abertura da Unidade 3 e para o boxe Saiba mais.

Leitura

Em cada Unidade, você tem duas seções de Leitura, que apresentam textos de diferentes gêneros textuais.

  • Contexto reúne informações sobre a obra, o autor e/ou a época em que o texto circulou.
  • Antes de ler propõe questões que promovem o levantamento de hipóteses sobre o texto com o objetivo de orientar a sua leitura.
  • Autoria traz informações específicas sobre o autor ou a instituição responsável pelo texto, para situar a obra no seu contexto.
Imagem. Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Leitura 2.

Vocabulário

Quando necessário, um boxe de vocabulário entra depois do texto.

Imagem. Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para o boxe de vocabulário.

A subseção Estudo do texto apresenta atividades de:

  • interpretação e apreciação;
  • análise dos recursos de linguagem que conferem expressividade ao texto;
  • estudo das palavras da língua (léxico);
  • análise do texto do ponto de vista do gênero (contexto de produção e de circulação, plano geral ou organização do texto etcétera.).
Imagem. Reprodução em miniatura de página dupla do Livro do Estudante com destaque para a subseção Estudo do texto.

A subseção O gênero em foco resgata e sistematiza o que foi estudado sobre o gênero do texto.

Imagem. Reprodução em miniatura de página dupla do Livro do Estudante com destaque para a subseção O gênero em foco.

Conhecimentos linguísticos e gramaticais

Esta seção também ocorre duas vezes em cada Unidade. Nela você percorre um caminho dividido em três etapas:

  • a da análise e reflexão sobre os fatos de linguagem, desenvolvida por meio de atividades;
  • a da sistematização, em que os conceitos são apresentados e exemplificados;
  • a da prática, em que o que foi estudado é usado para a realização de novas atividades.
Imagem. Reprodução em miniatura de duas páginas do Livro do Estudante com destaque para a seção Conhecimentos linguísticos e gramaticais.

A subseção Questões da língua reúne o trabalho com ortografia, acentuação, pontuação etc., em um processo semelhante ao feito com os conhecimentos linguísticos e gramaticais.

Imagem. Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a subseção Questões da língua.

Oralidade

Nesta seção, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre gêneros orais e desenvolver aspectos referentes à língua falada (como entonações, pausas, repetições etcétera.), adequados ao contexto de produção e de circulação.

Imagem. Reprodução em miniatura de página dupla do Livro do Estudante com destaque para a seção Oralidade.

Produção de texto

Você produz nesta seção um texto do gênero que estudou na Unidade.

  • O que você vai produzir indica o que será feito.
  • Planejamento, Produção, Revisão, Circulação e Avaliação apresentam as atividades a serem desenvolvidas passo a passo.
Imagem. Reprodução em miniatura de página dupla do Livro do Estudante com destaque para a seção Produção de texto.

Projeto

Este volume apresenta um projeto anual, desenvolvido em quatro momentos, distribuídos a cada duas Unidades. No projeto, você vai trabalhar em equipe com um tema relacionado ao volume.

Imagem. Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Projeto.

Selos

Esses selos indicam que o conteúdo abordado está relacionado a um tema contemporâneo relevante para a sua formação como cidadão.

Selos tema contemporâneo transversal. Sobre fundo azul, o texto: CIDADANIA E CIVISMO. Sobre fundo laranja, o texto: MEIO AMBIENTE. Sobre fundo verde-água, o texto: CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Sobre fundo roxo, o texto: MULTICULTURALISMO. Sobre fundo verde, o texto: ECONOMIA. Sobre fundo vermelho, o texto: SAÚDE.

Boxes

Nas Unidades, você se depara também com boxes:

• de noções complementares e pontos de atenção em relação à disciplina de língua portuguesa, introduzidos pelo ícone 

Ícone em forma de ponta de seta verde: pontos de atenção e noções complementares>.

;

• de retomada de tópicos já estudados, indicados pelo ícone

Ícone composto de duas setas roxas circulares, em sentido anti-horário, que formam um círculo e indicam retomada de tópicos.

.

SUMÁRIO

O Sertão como palco da tradição popular, 10

Leitura 1, 11

Auto da Compadecida (Ariano Suassuna), 11

Estudo do texto, 15

O gênero em foco, 19

Auto, 19

Gil Vicente, 19

Auto à brasileira, 20

Tradição sem cerimônias, 21

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 22

Um pouco mais sobre o predicado, 22

Predicado verbo-nominal, 24

Orações coordenadas, 26

Oração coordenada sindética aditiva, 27

Oração coordenada sindética adversativa, 27

Oração coordenada sindética alternativa, 28

Oração coordenada sindética conclusiva, 28

Oração coordenada sindética explicativa, 29

Leitura 2, 31

Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto), 31

Estudo do texto, 35

Oralidade, 40

Leitura dramática, 40

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 41

Coesão textual (1), 41

Pronomes relativos, 41

Figuras de linguagem (1), 42

Aliteração e assonância, 42

Questões da língua, 44

O destaque que queremos nas palavras que temos, 44

Recursos gráficos para destaques, 44

Pontuação (1), 45

Ponto e vírgula, 45

Produção de texto, 47

Cena de teatro, 47

Aprender a estudar, 50

Leitura 1, 51

“Os hábitos alimentares dos brasileiros ” (Rosicler Martins Rodrigues), 51

Estudo do texto, 54

O gênero em foco, 58

Texto expositivo, 58

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 61

Progressão textual, 61

Adjunto adnominal: por que o substantivo pode vir bem acompanhado?, 62

Definição e descrição: vocabulário preciso, 63

Paráfrase, 64

Leitura 2, 67

“Vela” (Benê Turco), 67

“O que é vela?” (Silvia Vieira e Armando Freitas), 69

Estudo do texto, 71

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 75

Regência verbal, 75

Como os verbos se comportam em textos, 75

Questões da língua, 79

Pontuação (2), 79

Vírgula e ponto e vírgula, 80

Bem, bom e mal, mau, 80

Produção de texto, 82

Fichamento, 82

Oralidade, 86

Exposição oral, 86

Projeto, 88

Cidadania, 88

Primeira etapa – O que é ser cidadão?, 89

Ilustração. Uma pomba branca com as asas abertas e um ramo de folhas no bico.

De olho na crítica, 90

Leitura 1, 91

“Sr. Pug contra o alto-astral ” (Daniel Bueno), 91

Estudo do texto, 94

O gênero em foco, 96

Resenha, 96

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 98

Tempos verbais (revisão), 98

Presente, 98

Figuras de linguagem (2), 99

Metonímia, 100

Leitura 2, 103

“Novo longa do Homem-Aranha é a melhor animação de herói já lançada” (Thales de Menezes), 103

Estudo do texto, 105

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 107

Modalização, 107

Modalização apreciativa, 107

Questões da língua, 111

Pontuação (3), 111

Como incluir um aposto, 111

Produção de texto, 113

Resenha, 113

Oralidade, 116

Podcast, 116

Ilustração. Destaque para as pernas de dois homens uniformizados driblando uma bola de futebol em um campo verde.
Ilustração. Parte de um trem com cinco vagões que tem a cabine em formato de cabeça e pernas de tatu.

Um olhar atento para o cotidiano, 118

Leitura 1, 119

“Visitante noturno” (Carlos Drummond de Andrade.), 119

Estudo do texto, 122

O gênero em foco, 127

Crônica, 127

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 129

Mais um pouco sobre verbos, 129

Verbo pronominal, 129

Pronomes oblíquos como objetos, 130

Neologismos, 131

Leitura 2, 133

“O fruto da solidão” (Heloisa Seixas), 133

Estudo do texto, 135

Oralidade, 139

Leitura expressiva, 139

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 141

Orações coordenadas e orações subordinadas, 141

Orações subordinadas substantivas, 142

Orações subordinadas substantivas objetivas diretas, 143

Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas, 144

Orações subordinadas substantivas apositivas, 145

Questões da língua, 147

Pontuação (4), 147

Vírgula e conjunções adversativas, 147

Ortografia, 148

Os sufixos -ice e -isse, 148

Produção de texto, 150

Crônica, 150

Projeto, 153

Cidadania, 153

Segunda etapa – O cidadão e sua cidade, 153

Palavras para o exercício da cidadania, 156

Leitura 1, 157

Declaração Universal dos Direitos Humanos (Organização das Nações Unidas), 157

Estudo do texto, 160

O gênero em foco, 165

Declaração, 165

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 167

Proposições universais, 167

Vozes do verbo, 169

Oralidade, 174

Assembleia para combinados didáticos da turma, 174

Leitura 2, 177

Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo (Frente Nacional contra o Trabalho Escravo e pela Aprovação da PEC 438), 178

Estudo do texto, 179

O gênero em foco, 182

Abaixo-assinado, 182

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 184

O parágrafo argumentativo, 184

Questões da língua, 190

Crase, 190

Produção de texto, 194

Abaixo-assinado, 194

Ilustração. Destaque da mão de uma pessoa com uma caneta entre os dedos. Ela está assinando uma folha de papel contendo uma lista com texto e outras assinaturas.

Com a palavra, o repórter, 196

Leitura 1, 197

“Uma janela aberta no céu” (Mário Fittipaldi), 197

Estudo do texto, 200

O gênero em foco, 202

Reportagem, 202

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 205

A influência de outras línguas no português falado no Brasil, 205

Pronomes relativos, 208

Leitura 2, 213

“Por que tanta gente gosta de discutir nas redes sociais? Faz mal?” (Priscilla Auilo Haikal), 213

Estudo do texto, 216

Oralidade, 218

Reportagem televisiva, 218

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 220

Orações subordinadas adjetivas, 220

Questões da língua, 224

Formação de palavras, 224

Abreviaturas, 224

Palavras compostas e uso do hífen, 225

Produção de texto, 227

Reportagem, 227

Projeto, 229

Cidadania, 229

Terceira etapa – Pondo a mão na massa, 229

Fotografia. Destaque da cabeça de um panda entre vegetação. Ele está olhando para frente, com algumas folhas na boca. Sua cabeça é branca e as orelhas e a região ao redor dos olhos são pretas.

Sonetos de ontem e de hoje, 232

Leitura 1, 233

“Quem vê, Senhora, claro e manifesto...” (Luís de Camões), 233

“Coração” (Guilherme de Almeida), 234

“Quatro sonetos de meditação” (Vinicius de Moraes), 235

Estudo do texto, 236

O gênero em foco, 238

Soneto, 238

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 241

Elementos de versificação, 241

Rimas: os sons que se repetem, 241

Rimas perfeitas e imperfeitas, 243

As rimas e a disposição das palavras no verso, 244

Estrofes, 245

Leitura 2, 247

“Ah, um soneto...” (Álvaro de Campos), 247

“História” (Antonio Cicero), 248

“Minima poetica IV” (Paulo Fernando Henriques Britto), 248

Estudo do texto, 249

Oralidade, 251

Slam, 251

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 254

Sentidos, 254

Sentido literal e figurado das palavras, 256

Sentido figurado e figuras de linguagem, 257

Questões da língua, 261

Pontuação (5), 261

Reticências, 261

Acentuação, 264

Oxítonas seguidas de los e las, 264

Produção de texto, 266

Soneto, 266

Ilustração. Um calendário de parede diário. As folhas com os dias um e dois estão destacadas do calendário e voando próximas a ele. A folha com o dia três está em movimento, mas fixa no calendário.

Práticas de estudo e pesquisa, 268

Leitura 1, 269

“Tecnologia e invenção” (Britannica Escola), 269

“Apontamentos organizados em esquema manuscrito” (Estudante de Ensino Médio), 272

“Apontamentos organizados em quadro feito em editor de texto (Estudante de Ensino Médio), 272

Estudo do texto, 273

O gênero em foco, 276

Apontamentos, 276

Apontamento linear, 276

Apontamento modular, 277

A linguagem do apontamento, 277

Oralidade, 278

Exposição oral, 278

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 280

Afirmar, negar e pôr em dúvida, 280

Modalizadores, 281

Leitura 2, 284

“Uma rede de cérebros seria capaz de realizar tarefas que um computador normal não faria” (Guilherme Rosa e Miguel Nicolelis), 284

Estudo do texto, 287

O gênero em foco, 289

Entrevista, 289

Tipos de entrevista, 290

Entrevista como fonte de pesquisa, 290

Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 291

Orações subordinadas substantivas (2), 291

Oração subordinada substantiva subjetiva, 293

Oração subordinada substantiva predicativa, 293

Oração subordinada substantiva completiva nominal, 294

Questões da língua, 296

Recursos gráficos de destaque, 296

Uso de itálico, 296

Produção de texto, 298

Entrevista do tipo enquete, 298

Projeto, 300

Cidadania, 300

Quarta etapa – Finalizando..., 300

Quinta etapa – Avaliação, 302

Referências bibliográficas comentadas, 303