Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página II
Sumário
- página III
ORIENTAÇÕES GERAIS
- página IV
BNCC
: PROTAGONISMO, FORMAÇÃO INTEGRAL E INCLUSÃO
- página IV
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA
BNCC-LP
bê êne cê cê éle pê
- página VI
Área de Linguagens e o componente curricular Língua Portuguesa
- página VI
Componente curricular: Língua Portuguesa
- página X
A cultura digital e os multiletramentos
- página XI
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
- página XII
Natureza e funcionamento das práticas de linguagem
- página XII
Gêneros textuais
- página XIII
Práticas de linguagem e eixos de integração
- página XIV
Campos de atuação, gêneros, objetos de conhecimento
- página XVII
ORGANIZAÇÃO GERAL DA COLEÇÃO
- página XIX
RELAÇÃO ENTRE A BNCC E OS CONTEÚDOS DESTE VOLUME
- página XXV
EM QUE PONTO ESTAMOS? AONDE VAMOS CHEGAR?
- página LXXV
O ano passado
- página LXXV
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO
- página LXXVI
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
- página LXXIX
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página 3
CONHEÇA SEU LIVRO
- página 4
SUMÁRIO
- página 6
UNIDADE 1
O
lhar para o futuro
- página 10
Leitura 1
- página 11
Contexto
- página 11
Antes de ler
- página 11
E
studo do texto
- página 14
O gênero em foco
- página 15
Romance de ficção científica
- página 15
Ficção científica para além do
romance
- página 18
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 19
Formação de palavras (revisão)
- página 19
Derivação
- página 20
Composição
- página 20
Período composto (revisão)
- página 21
Orações subordinadas adverbiais proporcionais
- página 21
Orações subordinadas adverbiais temporais
- página 22
Orações subordinadas adverbiais comparativas
- página 22
Verbos de dizer (1)
- página 23
Leitura 2
- página 25
Contexto
- página 25
Antes de ler
- página 25
Exercício para
- página 25
E
studo do texto
- página 28
O gênero em foco
- página 30
Conto de ficção científica
- página 30
Oralidade
- página 31
Esquete de ficção científica
- página 31
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 33
Predicado nominal
- página 33
Estrangeirismos
- página 35
Pronome interrogativo
- página 36
Questões da língua
- página 38
Os porquês
- página 38
Produção de texto
- página 40
Conto de ficção científica
- página 40
UNIDADE 2
C
iência em foco
- página 42
Leitura 1
- página 43
Contexto
- página 43
Antes de ler
- página 43
Um quilômetro quadrado desmatado na Amazônia equivale a 27 novos casos de malária
- página 44
E
studo do texto
- página 46
O gênero em foco
- página 51
Artigo de divulgação científica
- página 51
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 56
Orações subordinadas adjetivas
- página 56
Orações subordinadas adverbiais causais e consecutivas (revisão)
- página 60
Leitura 2
- página 63
Contexto
- página 63
Antes de ler
- página 63
Introdução de bactéria no
Aedes
aédis
reduz em 77% transmissão de dengue na Indonésia
- página 64
E
studo do texto
- página 67
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 69
Verbos de dizer (2)
- página 69
Concordância verbal com porcentagem
- página 72
Aposto
- página 74
Coesão (revisão)
- página 76
Questões da língua
- página 80
Nomenclatura científica
- página 80
Aspas e aspas simples
- página 81
Crase (revisão)
- página 82
Produção de texto
- página 86
Artigo de divulgação científica
- página 86
Oralidade
- página 89
Vídeo de divulgação científica
- página 89
Projeto
- página 93
Jornadas do amanhã
- página 93
Primeira etapa
- página 93
UNIDADE 3
R
etratos do humor cotidiano
- página 95
Leitura 1
- página 96
Contexto
- página 96
Antes de ler
- página 96
A foto
- página 96
E
studo do texto
- página 98
O gênero em foco
- página 101
Crônica de humor
- página 101
A linguagem da crônica de humor
- página 101
De onde vem o humor?
- página 102
O humor na
web
- página 103
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 105
Marcas de oralidade (1)
- página 105
Pronome relativo (revisão)
- página 108
Leitura 2
- página 111
Contexto
- página 111
Antes de ler
- página 111
O gato sou eu
- página 111
E
studo do texto
- página 113
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 117
Marcas de oralidade (2)
- página 117
Marcas de informalidade: emprego do pronome pessoal oblíquo
- página 118
Regência verbal
- página 119
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas e completivas nominais (revisão)
- página 120
Questões da língua
- página 123
Se não/senão, a fim de/afim e há/a
- página 123
Oralidade
- página 125
Resenha para
vlog
literário
- página 125
Produção de texto
- página 127
Crônica de humor
- página 127
UNIDADE 4
F
alar para muitos
- página 130
Leitura 1
- página 131
Contexto
- página 131
Antes de ler
- página 131
Seminário
- página 131
E
studo do texto
- página 134
O gênero em foco
- página 136
Seminário
- página 136
Funcionalidades e características
- página 136
Organização
- página 137
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 140
Polissemia e sinonímia
- página 140
Perguntar e responder
- página 144
Leitura 2
- página 147
Contexto
- página 147
Antes de ler
- página 147
Ensinar programação é a nova alfabetização
- página 148
E
studo do texto
- página 152
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 155
Colocação pronominal
- página 155
Uso do pronome pessoal oblíquo
- página 155
Produção de texto
- página 159
Elaboração de pesquisa para seminário
- página 159
Oralidade
- página 161
Apresentação de seminário
- página 161
Projeto
- página 163
Jornadas do amanhã
- página 163
Segunda etapa
- página 163
UNIDADE 5 I
sso é de tirar o sono
- página 166
Leitura 1
- página 167
Contexto
- página 167
Antes de ler
- página 167
O retrato oval – Parte 1
- página 167
E
studo do texto
- página 169
Antes de ler
- página 171
O retrato oval – Parte 2
- página 171
E
studo do texto
- página 173
O gênero em foco
- página 175
Conto de terror
- página 175
Espera que amedronta
- página 176
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 177
Orações subordinadas adverbiais (revisão)
- página 177
Orações subordinadas adverbiais finais
- página 177
Orações subordinadas adverbiais conformativas
- página 178
Orações subordinadas adverbiais condicionais
- página 179
Regência
- página 180
Regência nominal
- página 181
Leitura 2
- página 184
Contexto
- página 184
Antes de ler
- página 184
Os olhos que comiam carne – Parte 1
- página 184
E
studo do texto
- página 186
Antes de ler
- página 188
Os olhos que comiam carne – Parte 2
- página 188
E
studo do texto
- página 190
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 193
Orações subordinadas substantivas (revisão)
- página 193
Orações subordinadas substantivas predicativas
- página 193
Orações subordinadas substantivas subjetivas
- página 194
Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas
- página 194
Figuras de linguagem
- página 195
Gradação
- página 195
Questões da língua
- página 199
Formação de palavras (1)
- página 199
O sufixo
–mente
- página 199
Oralidade
- página 201
Audiolivro de contos de terror
- página 201
Produção de texto
- página 203
Conto de terror
- página 203
Etapa 1
- página 203
Etapa 2
- página 203
UNIDADE 6
O
exercício do debate de ideias
- página 206
Leitura 1
- página 207
Contexto
- página 207
Antes de ler
- página 207
Debate “A postura do brasileiro diante das leis” – Parte 1
- página 207
E
studo do texto
- página 210
O gênero em foco
- página 214
Debate
- página 214
Organização do debate
- página 215
Características da linguagem
- página 217
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 218
Efeitos de sentido
- página 218
Orações adjetivas restritivas e explicativas
- página 218
Advérbio e orações subordinadas adverbiais concessivas (revisão)
- página 220
Leitura 2
- página 224
Contexto
- página 224
Antes de ler
- página 224
Debate “A postura do brasileiro diante das leis” – Parte 2
- página 224
E
studo do texto
- página 227
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 230
Paráfrase
- página 230
Pergunta retórica
- página 231
Tópico-comentário
- página 232
Marcas de oralidade
- página 233
Questões da língua
- página 236
Formação de palavras (2)
- página 236
Sufixo
-ismo
- página 236
Produção de texto
- página 238
Etapa 1
- página 238
Oralidade
- página 244
Debate
- página 244
Produção de texto
- página 246
Etapa 2
- página 246
Momento de reivindicar
- página 246
Projeto
- página 248
Jornadas do amanhã
- página 248
Terceira etapa
- página 248
UNIDADE 7
O
jogo das opiniões
- página 250
Leitura 1
- página 251
Contexto
- página 251
Antes de ler
- página 251
Brasil desperdiça dinheiro público ao não dar oportunidade para cientistas
- página 252
E
studo do texto
- página 254
O gênero em foco
- página 258
Artigo de opinião
- página 258
Estratégia argumentativa
- página 259
Linguagem
- página 259
Organização
- página 259
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 260
Paralelismo e progressão textual
- página 260
Figuras de linguagem (2)
- página 261
Metáfora
- página 261
Leitura 2
- página 265
Contexto
- página 265
Antes de ler
- página 265
O progresso da ciência
- página 265
E
studo do texto
- página 267
Oralidade
- página 270
Proposta 1
- página 270
Júri simulado
- página 270
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 273
Modalização
- página 273
Advérbios modalizadores
- página 273
Orações subordinadas reduzidas
- página 274
Orações subordinadas reduzidas de infinitivo
- página 274
Questões da língua
- página 276
A ordem e o deslocamento dos termos da oração
- página 276
Oralidade
- página 278
Proposta 2
- página 278
Entrevista
- página 278
Produção de texto
- página 281
Artigo de opinião
- página 281
UNIDADE 8
O
s menores frascos
- página 283
Leitura 1
- página 284
Contexto
- página 284
Antes de ler
- página 284
E
studo do texto
- página 286
O gênero em foco
- página 288
Haicai
- página 288
Oralidade
- página 290
Teatro de sombras
- página 290
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 293
Figuras de linguagem (3)
- página 293
Aliteração e assonância
- página 293
Personificação
- página 294
Metáfora e metonímia
- página 294
Leitura 2
- página 299
Contexto
- página 299
Antes de ler
- página 299
Árvore
- página 299
De cabeça pensada
- página 301
Atriz no divã
- página 301
Da janela do trem,
- página 302
Chegou ao trabalho antes
- página 302
Crepuscular
- página 302
E
studo do texto
- página 303
O gênero em foco
- página 305
Miniconto, nanoconto e microconto
- página 305
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 306
Paráfrase
- página 306
Nominalização
- página 306
Questões da língua
- página 309
Palavras homônimas e parônimas
- página 309
Homônimas homófonas e homônimas homógrafas
- página 310
Produção de texto
- página 312
Haicai
, miniconto, nanoconto ou microconto
- página 312
Proposta 1:
haicai
raicái
- página 312
Proposta 2: miniconto, nanoconto ou microconto
- página 314
Projeto
- página 316
Jornadas do amanhã
- página 316
Quarta etapa
- página 316
Quinta etapa
- página 318
R
EFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
- página 319
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos