Se Liga na Língua: Leitura, Produção de texto e Linguagem

Cristiane Siniscalchi, Wilton Ormundo
Código da Coleção: 0008 P24 01 00 200 010
Proposta pedagógica
  • Oferecer atividades para o dia a dia que rompam o esquema “exposição-questionário-correção”.
  • Incentivar a pesquisa e a exposição de ideias por parte dos alunos, colocando o estudante em um papel de protagonista no processo de aprendizagem.
  • Aproximar o ensino da língua portuguesa da realidade do aluno, apresentando obras visualmente atrativas e que sabem se comunicar na linguagem do jovem.
Compartilhar:
Código do Obra: 0008 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0008 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0008 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0008 P24 01 00 200 010
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

Minha canção – p. 12 

  • “Só eu sou eu”, de Marcelo Jeneci
  • Produção de vídeo com fotos da turma

 

CAPÍTULO 1 – O registro do eu no mundo 

Leitura 1 – Diário – p. 15 

  • Texto do diário de Maria Luísa E.

Leitura 2 – Diário publicado – p. 18 

  • “O diário de Zlata”, de Zlata Filipović

Se eu quiser aprender mais – p. 21 

  • Divisão do texto em parágrafos

Textos em conversa – p. 23 

  • Depoimento de Jayme Murahovschi para o Museu da Pessoa

Falando sobre a nossa língua – p. 25 

  • Como nos comunicamos?
  • A linguagem é diversa
  • A língua: seleção e combinação

Meu diário na prática – p. 32 

E se a gente fizesse um diário alternativo? – p. 34 

Conversa com arte – p. 36 

  • Projeto “Fios da memória”, Coletivo Meiofio
  • Lambe-lambe “Dê flores aos vivos”, Coletivo Transverso
  • Produção de intervenção urbana

Biblioteca cultural em expansão – p. 40 

 

CAPÍTULO 2 – Imagens e palavras em ação 

E se a gente entrevistasse alguém que entende de quadrinhos? – p. 41 

Leitura 1 – Tirinha – p. 43 

  • Tirinha da série “Níquel Náusea”, de Fernando Gonsales

Se eu quiser aprender mais – p. 45 

  • Tirinhas e efeitos de humor e crítica

Falando sobre a nossa língua – p. 49 

  • Língua falada e língua escrita
  • O planejamento da fala e da escrita

Minha tirinha na prática – p. 58 

Leitura 2 – História em quadrinhos (HQ) – p.  61 

  • “Perfeição”, de Fabio Coala

Textos em conversa – p. 64 

  • Sinopse “’O presente’, um emocionante curta animado, ganhador de mais de 50 prêmios, baseado na HQ do brasileiro Fabio Coala”

Conversa com arte – p. 65 

  • Curta-metragem de animação “The easy life” (A vida fácil), de Jiaqi Xiong
  • Produção de vídeo cultural

Biblioteca cultural em expansão – p. 69 

 

CAPÍTULO 3 – Traduzir saberes 

Leitura 1 – Verbete de dicionário – p. 70 

  • “Cara”, verbete do Pequeno dicionário Houaiss da língua portuguesa

Falando sobre a nossa língua – p. 73 

  • Variação linguística
  • O que determina a variação linguística
  • Preconceito linguístico

Leitura 2 – Verbete de enciclopédia – p. 82 

  • “Sapato”, verbete da Wikipédia

Se eu quiser aprender mais – p. 87 

  • Como dividir as frases

Meu verbete na prática – p. 89 

Textos em conversa – p. 92 

  • Verbete de enciclopédia “Fontes e referências”
  • Verbete de enciclopédia “Fa(c)to” e “Opinião”

Fora da caixa – p. 94 

  • Atualização de verbete

 

CAPÍTULO 4 – Para contar o que aconteceu 

Leitura – Relato de experiência – p. 104 

  • Transcrição de relato de experiência

Textos em conversa – p. 106 

  • Notícia baseada em relato oral “‘Fiquei com medo’, diz prudentino que testemunhou terremoto no Chile”
  • Fotografias publicadas em galeria que acompanhava a notícia na qual o relato foi divulgado

Falando sobre a nossa língua – p. 109 

  • Frase, oração e período
  • Tipos de frase
  • Oração e período

Se eu quiser aprender mais – p. 117 

  • Relações de causa e conclusão

Meu relato de experiência na prática – p. 119 

Fora da caixa – p. 122 

  • Produção de notícia escrita

 

CAPÍTULO 5 – Contar e mostrar 

E se a gente refletisse sobre os livros? – p. 129 

Leitura 1 – Conto – p. 133 

  • “Pega ladrão, Papai Noel!”, de Marcos Rey

Leitura 2 – Conto – p. 138 

  • “Trem Fantasma”, de Moacyr Scliar

Se eu quiser aprender mais – p. 141 

  • Discurso direto e discurso indireto

Falando sobre a nossa língua – p. 144 

  • Substantivo, adjetivo, numeral e artigo
  • Substantivo
  • Adjetivo
  • Numeral
  • Artigo

Meu conto na prática – p. 152 

Textos em conversa – p. 155 

  • Texto teatral “Mas por quê??! A história de Elvis”, de Rafael Gomes e Vinicius Calderoni

Conversa com arte – p. 158 

  • Cenas da peça “Momo e o Senhor do Tempo”, dirigida por Carla Candiotto
  • Produção de texto teatral
  • Encenação de peça teatral

Biblioteca cultural em expansão – p. 163 

 

CAPÍTULO 6 – Vender produtos e ideias 

Leitura 1 – Anúncio e fôlder – p. 164 

  • Anúncio e fôlder da campanha publicitária “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde

Leitura 2 – Filme publicitário – p. 168 

  • Filme publicitário da campanha “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde

Falando sobre a nossa língua – p. 170 

  • Verbo
  • Flexões do verbo
  • Modos verbais
  • Modelos de conjugação verbal

Se eu quiser aprender mais – p. 181 

  • Referências diretas ao leitor

Nossa campanha publicitária na prática – p. 183 

Textos em conversa – p. 187 

  • Fragmento “SEÇÃO III – da Publicidade” do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor

Fora da caixa – p. 190 

  • Procedimentos de reclamação e discussão de caso
  • Entrevistas e produção de reclamação

 

CAPÍTULO 7 – Um eu poético 

Leitura 1 – Poema – p. 195 

  • “Para reparar”, de Arnaldo Antunes

Textos em conversa – p. 197 

  • Escultura “Dingo”, de Diego Bachmann

Leitura 2 – Poema – p. 198 

  • “O aeroplano”, de Ivan Junqueira

Se eu quiser aprender mais – p. 201 

  • A linguagem poética

Falando sobre a nossa língua – p. 203 

  • Sujeito

Meu poema na prática – p. 209 

E se a gente fizesse um evento de troca de livros? – p. 214 

Conversa com arte – p. 215 

  • Seminário sobre poetas brasileiros

Biblioteca cultural em expansão – p. 218 

 

CAPÍTULO 8 – Opinar com responsabilidade 

E se a gente discutisse uma notícia? – p. 219 

Leitura – Comentário de leitor – p. 223 

  • Comentários de leitores sobre a notícia “Naomi Osaka abandona Roland Garros após polêmica”

Textos em conversa – p. 226 

  • Transcrição de um debate sobre o tema da notícia “Naomi Osaka fez bem em parar de dar entrevistas?”

Se eu quiser aprender mais – p. 229 

  • O que diminui a aceitação de uma opinião?

Falando sobre a nossa língua – p. 231 

  • Substantivo e adjetivo: gênero, número e grau
  • Flexão de gênero
  • Flexão de número
  • Variação de grau

Meu comentário de leitor na prática – p. 238 

Fora da caixa – p. 242 

  • Regulamento para moderação de comentários no blog da turma

 

Minha canção – p. 244 

  • “Verão”, da Trupe Chá de Boldo
  • Criação de versos para a canção

Bibliografia comentada – p. 246 

Minha canção – p. 12 

  • “O outro”, de Camila Barbalho
  • Produção de vídeo cultural

 

CAPÍTULO 1 – Quando o mundo fica estranho 

Leitura 1 – Conto fantástico – p. 16 

  • “A ressaca”, de Shaun Tan

Leitura 2 – Conto fantástico – p. 20 

  • “Quadros em movimento”, de Lourdinha Barbosa

Textos em conversa – p. 23 

  • Escultura “The long awaited (A longa espera)”, de Patricia Piccinini

Se eu quiser aprender mais – p. 24 

  • O que é verossimilhança?

Falando sobre a nossa língua – p. 26 

  • A construção do sentido 
  • Sentido conotativo e sentido denotativo
  • Sinônimos, antônimos, hiperônimos e hipônimos

E se a gente elaborasse um regulamento para o nosso concurso de contos? – p. 35 

Meu conto fantástico na prática – p. 39 

Conversa com arte – p. 42 

  • Quando as fotografias mostram um mundo estranho 

Biblioteca cultural em expansão – p. 47 

 

CAPÍTULO 2 – Registrar o que acontece 

E se a gente explorasse os jornais? – p. 48 

Leitura 1 – Notícia – p. 50 

  • “Jovens músicos capixabas se apresentam na Expo Dubai”

Falando sobre a nossa língua – p. 56 

  • Verbos irregulares e tempos verbais do modo indicativo 
  • Tempos verbais do modo indicativo

Nossa notícia na prática – p. 65 

Leitura 2 – Notícia de telejornal – p. 68 

  • “Produção de pescado brasileiro aumenta 78% no último ano”

Se eu quiser aprender mais – p. 71 

  • A fala em situação pública

Textos em conversa – p. 73 

  • Informativo ”Comércio Exterior da Piscicultura”

Fora da caixa – p. 76 

  • Desconfiar é saudável

 

CAPÍTULO 3 – Um bate-papo planejado 

E se a gente discutisse uma campanha publicitária? – p. 81 

Leitura – Entrevista – p. 84 

  • “Serginho entrevista vítima de bullying

Se eu quiser aprender mais – p. 88 

  • Perguntas bem formuladas

Falando sobre a nossa língua – p. 90 

  • Predicado verbal 
  • Verbo transitivo e verbo intransitivo
  • Objeto direto e objeto indireto

Nossa entrevista na prática – p. 97 

Textos em conversa – p. 100 

  • Lei nº 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
  • Trecho de artigo expositivo “Bullying: quando a brincadeira passa da conta”
  • Trecho de debate “Bullying

Fora da caixa – p. 104 

  • Nós podemos ajudar

 

CAPÍTULO 4 – Versos que contam 

Leitura 1 – Poema narrativo – p. 107 

  • “O espelho da entrada”, de Konstantínos Kaváfis

Textos em conversa – p. 110 

  • Verbete de dicionário de mitologia grega e romana
  • Conto “O discípulo”, de Oscar Wilde

Leitura 2 – Poema narrativo – p. 112 

  • “bolo de laranja”, de Alice Sant’Anna

Se eu quiser aprender mais – p. 114 

  • Como posso retomar palavras e ideias?

Falando sobre a nossa língua – p. 116 

  • Pronome pessoal 
  • Pronome pessoal reto e oblíquo
  • Pronome de tratamento

E se a gente conhecesse a poesia que circula em redes sociais? – p. 126 

Meu poema narrativo na prática – p. 128 

Conversa com arte – p. 130 

  • Cartazes artísticos dos filmes “O mágico de Oz”, “Pinóquio” e “Jurassic Park”

Biblioteca cultural em expansão – p. 134 

 

CAPÍTULO 5 – Opinar com consistência 

E se a gente opinasse sobre esta HQ? – p. 135 

Leitura – Resenha crítica – p. 139 

  • Resenha: “Astronauta: Magnetar”, de Paulo Vinicius

Textos em conversa – p. 145 

  • Resenha oral de “Astronauta: Magnetar”

Falando sobre a nossa língua – p. 148 

  • Advérbio e adjunto adverbial 
  • Advérbio
  • Classificação dos advérbios
  • Adjunto adverbial

Se eu quiser aprender mais – p. 158 

  • A resenha crítica e seus recursos complementares

Minha resenha crítica na prática – p. 161 

Conversa com arte – p. 164 

  • Experimentando ser vlogueiro

 

CAPÍTULO 6 – Quando se pode ser o outro 

Leitura 1 – Texto teatral – p. 166 

  • “O Dragão Verde”, de Maria Clara Machado

Se eu quiser aprender mais – p. 171 

  • O espaço

Falando sobre a nossa língua – p. 173 

  • Adjunto adnominal e complemento nominal 
  • Adjunto adnominal
  • Complemento nominal

Leitura 2 – Texto teatral – p. 185 

  • “O burguês ridículo”, de Molière (adaptação de Guel Arraes)

Textos em conversa – p. 189 

  • Artigo científico “2.1 Critérios para a elaboração do figurino”

Nosso texto teatral na prática – p. 193 

E se a gente encenasse nossa peça teatral? – p. 196 

Fora da caixa – p. 197 

  • Direito ao teatro

Biblioteca cultural em expansão – p. 200 

 

CAPÍTULO 7 – Falar para muita gente 

Leitura 1 – Palestra – p. 201 

  • “Menos emoção e mais razão”

Leitura 2 – Seminário – p. 206 

  • “Projeto de engenharia”

Se eu quiser aprender mais – p. 210 

  • O paralelismo sintático

Falando sobre a nossa língua – p. 212 

  • Orações coordenadas 
  • Orações coordenadas assindética e sindética

Textos em conversa – p. 217 

  • Reportagem de divulgação científica “O lixo da moda” 

E se a gente pesquisasse um tema importante? – p. 221 

Nosso seminário na prática – p. 223 

Fora da caixa – p. 231 

  • Mais uma oportunidade para divulgar nosso conhecimento

 

CAPÍTULO 8 – Viajar é preciso 

E se a gente conhecesse lugares muito legais? – p. 234 

Leitura 1 – Relato de viagem – p. 238 

  • “Vanita e Sandip”, de Teté Ribeiro

Leitura 2 – Relato de viagem – p. 242 

  • “Viagem de um naturalista ao redor do mundo”, de Charles Darwin

Se eu quiser aprender mais – p. 245 

  • Várias formas de descrever

Falando sobre a nossa língua – p. 248 

  • Derivação e composição 
  • Radical, afixo e desinência
  • Derivação
  • Composição

Meu relato de viagem na prática – p. 258 

Textos em conversa – p. 262 

  • Fotografia documental de Steve McCurry
  • Fotos da mostra “A periferia narrada pelos periféricos”

Fora da caixa – p. 265 

  • Divulgando minha região

Biblioteca cultural em expansão – p. 268 

 

Minha canção – p. 269 

  • “Sem medo”, de Mahmundi
  • Criação de vídeo sobre a canção e sobre a intervenção realizada

Apêndice – p. 274 

Bibliografia comentada – p. 278 

Minha canção – p. 12 

  • “Efêmera”, de Gustavo Ruiz e Tulipa Ruiz
  • Produção de coletânea das coisas que não são efêmeras

 

CAPÍTULO 1 – Contar com pouco 

Leitura 1 – Miniconto – p. 16 

  • Miniconto de Marcelo Spalding

Leitura 2 – Miniconto – p. 18 

  • “Só”, de Fernando Bonassi, e miniconto de Marcos Bassini

Textos em conversa – p. 20 

  • Tirinha de Brendda Maria 

Falando sobre a nossa língua – p. 21 

  • Figuras de linguagem I
  • Metáfora e comparação
  • Metonímia
  • Sinestesia
  • Gradação

Se eu quiser aprender mais – p. 29 

  • Para que serve um título?

Meu miniconto na prática – p. 31 

E se a gente pensasse sobre a leitura literária? – p. 33 

Conversa com arte – p. 37 

  • Campanha publicitária de promoção da literatura
  • Produção de anúncio publicitário e spots

Biblioteca cultural em expansão – p. 41 

 

CAPÍTULO 2 – Contar com imagem 

E se a gente pensasse sobre cinema? – p.  42 

Leitura 1 – Roteiro de cinema – p. 47 

  • Spider-man”, de David Koepp

Leitura 2 – Roteiro de cinema – p. 52 

  • “O contador de histórias”, de Luiz Villaça e outros

Se eu quiser aprender mais – p. 57 

  • Como são os personagens?

Falando sobre a nossa língua – p. 59 

  • Figuras de linguagem II
  • Eufemismo
  • Hipérbole
  • Antítese
  • Personificação ou prosopopeia
  • Ironia

Meu roteiro de cinema na prática – p. 66 

Textos em conversa – p. 69 

  • Artigo científico “O contador de histórias tradicional: memória e esquecimento”, de Kelly Cristiane Ribeiro

Conversa com arte – p. 73 

  • A produção cinematográfica
  • Produção de vidding

Biblioteca cultural em expansão – p. 77 

 

CAPÍTULO 3 – Direitos e deveres 

Leitura 1 – Estatuto – p. 78 

  • Fragmento “Título II – Dos direitos fundamentais” do Estatuto da Criança e do Adolescente

E se a gente falasse de outras formas de educação? – p. 83 

Textos em conversa – p. 87 

  • Gráficos do “Censo escolar 2021”

Leitura 2 – Regulamento – p. 89 

  • “Regulamento da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Cuiabá”

Se eu quiser aprender mais – p. 93 

  • Tipo, gênero e domínio: o que são?

Falando sobre a nossa língua – p. 95 

  • Os tipos de sujeito
  • Sujeito indeterminado
  • Oração sem sujeito

Preparando o terreno – p. 104 

  • Criando um projeto

Nosso regulamento na prática – p. 105 

Fora da caixa – p. 108 

  • Colocando nosso projeto em prática
  • Produção de petição

 

CAPÍTULO 4 – Investigar para aprofundar 

Leitura 1 – Reportagem impressa – p. 110 

  • Reportagem “Uma casa para a literatura de cordel”

Leitura 2 – Reportagem filmada – p. 117 

  • Transcrição da reportagem “Cargueiro de 220 mil toneladas encalha no Canal de Suez”

Se eu quiser aprender mais – p. 121 

  • A articulação das linguagens

Falando sobre a nossa língua – p. 125 

  • Vozes verbais
  • Voz passiva
  • Voz reflexiva

Textos em conversa – p. 131 

  • Capas de cinco jornais brasileiros

Preparando o terreno – p. 136 

  • Organizando uma reportagem

Nossa reportagem na prática – p. 138 

E se a gente retextualizasse a reportagem? – p. 141 

Fora da caixa – p. 142 

  • Como as coisas acontecem fora da escola?
  • Debate sobre um manifesto

 

CAPÍTULO 5 – Um olhar atento e crítico 

Leitura 1 – Crônica reflexiva – p. 145 

  • “Generosa vingança”, de Marina Colasanti

Leitura 2 – Crônica reflexiva – p. 148 

  • “Robôs”, de Edweine Loureiro

Se eu quiser aprender mais – p. 151 

  • A conversa com o leitor

Falando sobre a nossa língua – p. 153 

  • Regência verbal, preposição e crase
  • Regência verbal
  • Preposição e crase

Preparando o terreno – p. 166 

  • Em busca da crônica

Minha crônica reflexiva na prática – p. 168 

Textos em conversa – p. 171 

  • Webinário “Pensamento computacional como habilidade do futuro”

E se a gente usasse o pensamento computacional? – p. 174 

Conversa com arte – p. 176 

  • “A refeição”, de Alex Gross
  • “Parixara”, de Carmézia Emiliano
  • Pesquisa e curadoria de obras de arte

Biblioteca cultural em expansão – p. 182 

 

CAPÍTULO 6 – Opinar, mas com propriedade 

E se a gente criasse uma cena teatral? – p. 183 

Leitura – Artigo de opinião – p. 186 

  • Artigo de opinião “O poder dos jovens”, de Clara Zsigmond e outros

Textos em conversa – p. 191 

  • Podcast “As escolas brasileiras recebem bem os imigrantes?” 

Falando sobre a nossa língua – p. 193 

  • O processo de substituição e os pronomes relativos
  • Sinônimos, hiperônimos e hipônimos
  • Pronomes relativos

Se eu quiser aprender mais – p. 201 

  • Recursos que marcam o ponto de vista

Preparando o terreno – p. 204 

  • Dominando o tema

Meu artigo de opinião na prática – p. 206 

Fora da caixa – p. 210 

  • Brasileiros no exterior 
  • Produção de enquete e podcast

 

CAPÍTULO 7 – Confronto respeitoso 

Leitura – Debate – p. 214 

  • “Zoológicos são importantes para as espécies ou não deveriam existir?”

E se a gente comparasse informações? – p. 223 

Se eu quiser aprender mais – p. 226 

  • Como contra-argumentar?

Textos em conversa – p. 229 

  • Reportagem de divulgação científica “Peixe-leão invade o meio ambiente brasileiro e coloca espécies nativas em risco” 

Falando sobre a nossa língua – p. 233 

  • Coordenação e subordinação
  • Relações de coordenação e de subordinação
  • Valores expressos pelas conjunções

Preparando o terreno – p. 242 

  • Debate regrado

Nosso debate regrado na prática – p. 244 

Fora da caixa – p. 248 

  • Seminário sobre temas do universo digital

 

CAPÍTULO 8 – Versos que posicionam 

E se a gente ouvisse um rap? – p. 250 

  • “Minha Rapunzel tem dread”, de MC Soffia

Leitura 1 – Poema-slam – p. 252 

  • “Poesia para filha Lis”, de Wellington Sabino

Leitura 2 – Poema-slam – p. 255 

  • “Paulistana periférica”, de Midria

Se eu quiser aprender mais – p. 259 

  • A rima

Falando sobre a nossa língua – p. 263 

  • A formação das palavras
  • Composição

Meu poema-slam na prática – p. 270 

Textos em conversa – p. 272 

  • Transcrição do pronunciamento do estudante Pedro Manoel de Souza Silva Neto no Senado Federal em 2016 

Conversa com arte – p. 276 

  • Curta-metragem “Missão possível”, dirigido por Simon Valadarez
  • Produção de curta-metragem

Biblioteca cultural em expansão – p. 274 

 

Minha canção – p. 280 

  • “Brasil, Brasil”, de Silva
  • Criação de bandeiras autorais com visões de Brasil

Bibliografia comentada – p. 285 

Minha canção – p. 12 

  • “Dança”, de Dois é Par
  • Interpretação por meio da dança e criação de vlog

 

CAPÍTULO 1 – História tem contexto 

Leitura 1 – Romance – p. 15 

  • “A máquina”, de Adriana Falcão

Falando sobre a nossa língua – p. 20 

  • Variação linguística
  • O português brasileiro

Meu capítulo de romance na prática – p. 29 

E se a gente tivesse de decidir se quer ou não ler um romance? – p. 32 

Leitura 2 – Romance – p. 34 

  • “O menino do pijama listrado”, de John Boyne

Se eu quiser aprender mais – p. 40 

  • O foco narrativo

Textos em conversa – p. 43 

  • Declaração Universal dos Direitos Humanos

Conversa com arte – p. 45 

  • “As cangaceiras, guerreiras do sertão”, teatro musical de Newton Moreno
  • Pesquisa sobre profissionais do teatro musical e apresentação oral

Biblioteca cultural em expansão – p. 53 

 

CAPÍTULO 2 – O coletivo em primeiro plano 

E se a gente analisasse argumentos? – p. 54 

Leitura – Carta aberta – p. 58 

  • “Carta aberta de mães lactantes do município de Salvador – BA”, de Tarsila Leão

Textos em conversa – p. 64 

  • Petição on-line sobre prioridade na vacinação de pessoas com síndrome de Down contra a Covid-19 e abaixo-assinado contra mudança de linha de ônibus

Se eu quiser aprender mais – p. 66 

  • Os argumentos

Falando sobre a nossa língua – p. 70 

  • Adequação e preconceito linguístico

Preparando o terreno – p. 79 

  • Enquete

Nossa carta aberta na prática – p. 81 

Fora da caixa – p. 84 

  • Plataformas de participação cidadã

 

CAPÍTULO 3 – Protagonizar 

Leitura 1 – Poema-protesto – p. 86 

  • “A bomba suja”, de Ferreira Gullar

Leitura 2 – Poema-protesto – p. 90 

  • “Tana Kumuera Ymimiua” (nossa língua ancestral), de Márcia Wayna Kambeba

Falando sobre a nossa língua – p. 93 

  • Norma-padrão e uso do português coloquial
  • Pronomes como complementos verbais
  • Regência verbal
  • Colocação pronominal

Se eu quiser aprender mais – p. 104 

  • A métrica

Nosso poema-protesto na prática – p. 106 

Textos em conversa – p. 109 

  • Cartaz de campanha, post em rede social e vídeo de campanha

E se a gente produzisse um artigo de opinião? – p. 112 

Conversa com arte – p. 114 

  • Grafite do artista Plano B
  • Grafite do artista Eduardo Kobra
  • Pesquisa de campo, levantamento documental e entrevistas
  • Produção de reportagem 

Biblioteca cultural em expansão – p. 118 

 

CAPÍTULO 4 – História de vida 

Leitura 1 – Biografia – p. 119 

  • “Schulz & Peanuts: a biografia do criador do Snoopy”, de David Michaelis

E se a gente debatesse essa experiência? – p. 124 

Leitura 2 – Biografia – p. 125 

  • “Grande Otelo: uma biografia”, de Sérgio Cabral

Se eu quiser aprender mais – p. 128 

  • As indicações de tempo

Falando sobre a nossa língua – p. 130 

  • O predicado nominal e o predicado verbo-nominal

Preparando o terreno – p. 139 

  • Como se organizar para uma entrevista?

Minha biografia na prática – p. 140 

Textos em conversa – p. 143 

  • Gif e gif biográfico

Fora da caixa – p. 146 

  • Pesquisa e podcast

 

CAPÍTULO 5 – Rir também é necessário 

E se a gente falasse de segurança? – p. 149 

Leitura 1 – Charge – p. 152 

  • Charge do cartunista Arionauro da Silva Santos

Se eu quiser aprender mais – p. 154 

  • A intertextualidade

Falando sobre a nossa língua – p. 159 

  • Pontuação

Minha charge na prática – p. 166 

Leitura 2 – Charge – p. 168 

  • Charge do cartunista Duke

Textos em conversa – p. 169 

  • Comentários de leitor

Fora da caixa – p. 171 

  • Entrevista com o cineasta Pedro Arantes
  • Pesquisa e criação de memes
  • Regulamento de concurso de humor
  • Produção de um regulamento

 

CAPÍTULO 6 – O mundo de dentro 

Leitura 1 – Conto psicológico – p. 177 

  • “Medo”, de João Anzanello Carrascoza

Textos em conversa – p. 183 

  • Webinário sobre adolescência e saúde mental

E se a gente transformasse o conto em espetáculo teatral? – p. 186 

Leitura 2 – Conto psicológico – p. 188 

  • “Tentação”, de Clarice Lispector

Se eu quiser aprender mais – p. 192 

  • Tempo cronológico e tempo psicológico

Falando sobre a nossa língua – p. 194 

  • Orações que caracterizam
  • Classificação das orações subordinadas adjetivas

Meu conto psicológico na prática – p. 201 

Conversa com arte – p. 205 

  • Escultura: conhecer e produzir

Biblioteca cultural em expansão – p. 210 

 

CAPÍTULO 7 – Um pé no futuro 

Leitura – Conto de ficção científica – p. 211 

  • “Uma semana na vida de Fernando Alonso Filho”, de Jorge Luiz Calife

Se eu quiser aprender mais – p. 216 

  • Como podemos introduzir os personagens?

Falando sobre a nossa língua – p. 218 

  • Orações que expressam circunstâncias
  • Valor semântico das conjunções
  • Outras maneiras de expressar circunstâncias

Preparando o terreno – p. 227 

  • A definição do cenário

Meu conto de ficção científica na prática – p. 228 

Textos em conversa – p. 231 

  • Cobertura de imprensa

E se a gente aprendesse a checar? – p. 235 

Conversa com arte – p. 237 

  • Criações arquitetônicas
  • Produção de podcast

Biblioteca cultural em expansão – p. 241 

 

CAPÍTULO 8 – Tornar simples o complexo 

E se a gente analisasse um esquema ilustrado? – p. 242 

Leitura 1 – Artigo de divulgação científica – p. 243 

  • “Por que as cidades costumam ser mais quentes do que o campo?”, de Raphael de Souza Rosa Gomes, Paulo Vinicius dos Santos Benedito e Deógenes Pereira da Silva Junior

Leitura 2 – Vídeo de divulgação científica – p. 247 

  • “A Biologia do Groot”, de Átila Iamarino

Se eu quiser aprender mais – p. 253 

  • Explicações acessíveis

Falando sobre a nossa língua – p. 255 

  • Orações desenvolvidas e orações reduzidas

Preparando o terreno – p. 262 

  • Pesquisa e curadoria de informações

Nosso artigo de divulgação científica na prática – p. 269 

Textos em conversa – p. 273 

  • Posicionamentos acerca de projeto de lei

Fora da caixa – p. 276 

  • Podcast científico

 

Minha canção – p. 279 

  • A cada vento”, de Criolo e Emicida
  • Produção de campanha de combate à evasão escolar

Bibliografia comentada – p. 286 

Veja também