Se Liga na Língua: Leitura, Produção de texto e Linguagem
Cristiane Siniscalchi, Wilton Ormundo
Código da Coleção: 0008 P24 01 00 200 010
Proposta pedagógica
- Oferecer atividades para o dia a dia que rompam o esquema “exposição-questionário-correção”.
- Incentivar a pesquisa e a exposição de ideias por parte dos alunos, colocando o estudante em um papel de protagonista no processo de aprendizagem.
- Aproximar o ensino da língua portuguesa da realidade do aluno, apresentando obras visualmente atrativas e que sabem se comunicar na linguagem do jovem.
Código do Obra: 0008 P24 01 00 200 010
Código do Obra: 0008 P24 01 00 200 010
Código do Obra: 0008 P24 01 00 200 010
Código do Obra: 0008 P24 01 00 200 010
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
Minha canção – p. 12
- “Só eu sou eu”, de Marcelo Jeneci
- Produção de vídeo com fotos da turma
CAPÍTULO 1 – O registro do eu no mundo
Leitura 1 – Diário – p. 15
- Texto do diário de Maria Luísa E.
Leitura 2 – Diário publicado – p. 18
- “O diário de Zlata”, de Zlata Filipović
Se eu quiser aprender mais – p. 21
- Divisão do texto em parágrafos
Textos em conversa – p. 23
- Depoimento de Jayme Murahovschi para o Museu da Pessoa
Falando sobre a nossa língua – p. 25
- Como nos comunicamos?
- A linguagem é diversa
- A língua: seleção e combinação
Meu diário na prática – p. 32
E se a gente fizesse um diário alternativo? – p. 34
Conversa com arte – p. 36
- Projeto “Fios da memória”, Coletivo Meiofio
- Lambe-lambe “Dê flores aos vivos”, Coletivo Transverso
- Produção de intervenção urbana
Biblioteca cultural em expansão – p. 40
CAPÍTULO 2 – Imagens e palavras em ação
E se a gente entrevistasse alguém que entende de quadrinhos? – p. 41
Leitura 1 – Tirinha – p. 43
- Tirinha da série “Níquel Náusea”, de Fernando Gonsales
Se eu quiser aprender mais – p. 45
- Tirinhas e efeitos de humor e crítica
Falando sobre a nossa língua – p. 49
- Língua falada e língua escrita
- O planejamento da fala e da escrita
Minha tirinha na prática – p. 58
Leitura 2 – História em quadrinhos (HQ) – p. 61
- “Perfeição”, de Fabio Coala
Textos em conversa – p. 64
- Sinopse “’O presente’, um emocionante curta animado, ganhador de mais de 50 prêmios, baseado na HQ do brasileiro Fabio Coala”
Conversa com arte – p. 65
- Curta-metragem de animação “The easy life” (A vida fácil), de Jiaqi Xiong
- Produção de vídeo cultural
Biblioteca cultural em expansão – p. 69
CAPÍTULO 3 – Traduzir saberes
Leitura 1 – Verbete de dicionário – p. 70
- “Cara”, verbete do Pequeno dicionário Houaiss da língua portuguesa
Falando sobre a nossa língua – p. 73
- Variação linguística
- O que determina a variação linguística
- Preconceito linguístico
Leitura 2 – Verbete de enciclopédia – p. 82
- “Sapato”, verbete da Wikipédia
Se eu quiser aprender mais – p. 87
- Como dividir as frases
Meu verbete na prática – p. 89
Textos em conversa – p. 92
- Verbete de enciclopédia “Fontes e referências”
- Verbete de enciclopédia “Fa(c)to” e “Opinião”
Fora da caixa – p. 94
- Atualização de verbete
CAPÍTULO 4 – Para contar o que aconteceu
Leitura – Relato de experiência – p. 104
- Transcrição de relato de experiência
Textos em conversa – p. 106
- Notícia baseada em relato oral “‘Fiquei com medo’, diz prudentino que testemunhou terremoto no Chile”
- Fotografias publicadas em galeria que acompanhava a notícia na qual o relato foi divulgado
Falando sobre a nossa língua – p. 109
- Frase, oração e período
- Tipos de frase
- Oração e período
Se eu quiser aprender mais – p. 117
- Relações de causa e conclusão
Meu relato de experiência na prática – p. 119
Fora da caixa – p. 122
- Produção de notícia escrita
CAPÍTULO 5 – Contar e mostrar
E se a gente refletisse sobre os livros? – p. 129
Leitura 1 – Conto – p. 133
- “Pega ladrão, Papai Noel!”, de Marcos Rey
Leitura 2 – Conto – p. 138
- “Trem Fantasma”, de Moacyr Scliar
Se eu quiser aprender mais – p. 141
- Discurso direto e discurso indireto
Falando sobre a nossa língua – p. 144
- Substantivo, adjetivo, numeral e artigo
- Substantivo
- Adjetivo
- Numeral
- Artigo
Meu conto na prática – p. 152
Textos em conversa – p. 155
- Texto teatral “Mas por quê??! A história de Elvis”, de Rafael Gomes e Vinicius Calderoni
Conversa com arte – p. 158
- Cenas da peça “Momo e o Senhor do Tempo”, dirigida por Carla Candiotto
- Produção de texto teatral
- Encenação de peça teatral
Biblioteca cultural em expansão – p. 163
CAPÍTULO 6 – Vender produtos e ideias
Leitura 1 – Anúncio e fôlder – p. 164
- Anúncio e fôlder da campanha publicitária “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde
Leitura 2 – Filme publicitário – p. 168
- Filme publicitário da campanha “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde
Falando sobre a nossa língua – p. 170
- Verbo
- Flexões do verbo
- Modos verbais
- Modelos de conjugação verbal
Se eu quiser aprender mais – p. 181
- Referências diretas ao leitor
Nossa campanha publicitária na prática – p. 183
Textos em conversa – p. 187
- Fragmento “SEÇÃO III – da Publicidade” do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor
Fora da caixa – p. 190
- Procedimentos de reclamação e discussão de caso
- Entrevistas e produção de reclamação
CAPÍTULO 7 – Um eu poético
Leitura 1 – Poema – p. 195
- “Para reparar”, de Arnaldo Antunes
Textos em conversa – p. 197
- Escultura “Dingo”, de Diego Bachmann
Leitura 2 – Poema – p. 198
- “O aeroplano”, de Ivan Junqueira
Se eu quiser aprender mais – p. 201
- A linguagem poética
Falando sobre a nossa língua – p. 203
- Sujeito
Meu poema na prática – p. 209
E se a gente fizesse um evento de troca de livros? – p. 214
Conversa com arte – p. 215
- Seminário sobre poetas brasileiros
Biblioteca cultural em expansão – p. 218
CAPÍTULO 8 – Opinar com responsabilidade
E se a gente discutisse uma notícia? – p. 219
Leitura – Comentário de leitor – p. 223
- Comentários de leitores sobre a notícia “Naomi Osaka abandona Roland Garros após polêmica”
Textos em conversa – p. 226
- Transcrição de um debate sobre o tema da notícia “Naomi Osaka fez bem em parar de dar entrevistas?”
Se eu quiser aprender mais – p. 229
- O que diminui a aceitação de uma opinião?
Falando sobre a nossa língua – p. 231
- Substantivo e adjetivo: gênero, número e grau
- Flexão de gênero
- Flexão de número
- Variação de grau
Meu comentário de leitor na prática – p. 238
Fora da caixa – p. 242
- Regulamento para moderação de comentários no blog da turma
Minha canção – p. 244
- “Verão”, da Trupe Chá de Boldo
- Criação de versos para a canção
Bibliografia comentada – p. 246
Minha canção – p. 12
- “O outro”, de Camila Barbalho
- Produção de vídeo cultural
CAPÍTULO 1 – Quando o mundo fica estranho
Leitura 1 – Conto fantástico – p. 16
- “A ressaca”, de Shaun Tan
Leitura 2 – Conto fantástico – p. 20
- “Quadros em movimento”, de Lourdinha Barbosa
Textos em conversa – p. 23
- Escultura “The long awaited (A longa espera)”, de Patricia Piccinini
Se eu quiser aprender mais – p. 24
- O que é verossimilhança?
Falando sobre a nossa língua – p. 26
- A construção do sentido
- Sentido conotativo e sentido denotativo
- Sinônimos, antônimos, hiperônimos e hipônimos
E se a gente elaborasse um regulamento para o nosso concurso de contos? – p. 35
Meu conto fantástico na prática – p. 39
Conversa com arte – p. 42
- Quando as fotografias mostram um mundo estranho
Biblioteca cultural em expansão – p. 47
CAPÍTULO 2 – Registrar o que acontece
E se a gente explorasse os jornais? – p. 48
Leitura 1 – Notícia – p. 50
- “Jovens músicos capixabas se apresentam na Expo Dubai”
Falando sobre a nossa língua – p. 56
- Verbos irregulares e tempos verbais do modo indicativo
- Tempos verbais do modo indicativo
Nossa notícia na prática – p. 65
Leitura 2 – Notícia de telejornal – p. 68
- “Produção de pescado brasileiro aumenta 78% no último ano”
Se eu quiser aprender mais – p. 71
- A fala em situação pública
Textos em conversa – p. 73
- Informativo ”Comércio Exterior da Piscicultura”
Fora da caixa – p. 76
- Desconfiar é saudável
CAPÍTULO 3 – Um bate-papo planejado
E se a gente discutisse uma campanha publicitária? – p. 81
Leitura – Entrevista – p. 84
- “Serginho entrevista vítima de bullying”
Se eu quiser aprender mais – p. 88
- Perguntas bem formuladas
Falando sobre a nossa língua – p. 90
- Predicado verbal
- Verbo transitivo e verbo intransitivo
- Objeto direto e objeto indireto
Nossa entrevista na prática – p. 97
Textos em conversa – p. 100
- Lei nº 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
- Trecho de artigo expositivo “Bullying: quando a brincadeira passa da conta”
- Trecho de debate “Bullying”
Fora da caixa – p. 104
- Nós podemos ajudar
CAPÍTULO 4 – Versos que contam
Leitura 1 – Poema narrativo – p. 107
- “O espelho da entrada”, de Konstantínos Kaváfis
Textos em conversa – p. 110
- Verbete de dicionário de mitologia grega e romana
- Conto “O discípulo”, de Oscar Wilde
Leitura 2 – Poema narrativo – p. 112
- “bolo de laranja”, de Alice Sant’Anna
Se eu quiser aprender mais – p. 114
- Como posso retomar palavras e ideias?
Falando sobre a nossa língua – p. 116
- Pronome pessoal
- Pronome pessoal reto e oblíquo
- Pronome de tratamento
E se a gente conhecesse a poesia que circula em redes sociais? – p. 126
Meu poema narrativo na prática – p. 128
Conversa com arte – p. 130
- Cartazes artísticos dos filmes “O mágico de Oz”, “Pinóquio” e “Jurassic Park”
Biblioteca cultural em expansão – p. 134
CAPÍTULO 5 – Opinar com consistência
E se a gente opinasse sobre esta HQ? – p. 135
Leitura – Resenha crítica – p. 139
- Resenha: “Astronauta: Magnetar”, de Paulo Vinicius
Textos em conversa – p. 145
- Resenha oral de “Astronauta: Magnetar”
Falando sobre a nossa língua – p. 148
- Advérbio e adjunto adverbial
- Advérbio
- Classificação dos advérbios
- Adjunto adverbial
Se eu quiser aprender mais – p. 158
- A resenha crítica e seus recursos complementares
Minha resenha crítica na prática – p. 161
Conversa com arte – p. 164
- Experimentando ser vlogueiro
CAPÍTULO 6 – Quando se pode ser o outro
Leitura 1 – Texto teatral – p. 166
- “O Dragão Verde”, de Maria Clara Machado
Se eu quiser aprender mais – p. 171
- O espaço
Falando sobre a nossa língua – p. 173
- Adjunto adnominal e complemento nominal
- Adjunto adnominal
- Complemento nominal
Leitura 2 – Texto teatral – p. 185
- “O burguês ridículo”, de Molière (adaptação de Guel Arraes)
Textos em conversa – p. 189
- Artigo científico “2.1 Critérios para a elaboração do figurino”
Nosso texto teatral na prática – p. 193
E se a gente encenasse nossa peça teatral? – p. 196
Fora da caixa – p. 197
- Direito ao teatro
Biblioteca cultural em expansão – p. 200
CAPÍTULO 7 – Falar para muita gente
Leitura 1 – Palestra – p. 201
- “Menos emoção e mais razão”
Leitura 2 – Seminário – p. 206
- “Projeto de engenharia”
Se eu quiser aprender mais – p. 210
- O paralelismo sintático
Falando sobre a nossa língua – p. 212
- Orações coordenadas
- Orações coordenadas assindética e sindética
Textos em conversa – p. 217
- Reportagem de divulgação científica “O lixo da moda”
E se a gente pesquisasse um tema importante? – p. 221
Nosso seminário na prática – p. 223
Fora da caixa – p. 231
- Mais uma oportunidade para divulgar nosso conhecimento
CAPÍTULO 8 – Viajar é preciso
E se a gente conhecesse lugares muito legais? – p. 234
Leitura 1 – Relato de viagem – p. 238
- “Vanita e Sandip”, de Teté Ribeiro
Leitura 2 – Relato de viagem – p. 242
- “Viagem de um naturalista ao redor do mundo”, de Charles Darwin
Se eu quiser aprender mais – p. 245
- Várias formas de descrever
Falando sobre a nossa língua – p. 248
- Derivação e composição
- Radical, afixo e desinência
- Derivação
- Composição
Meu relato de viagem na prática – p. 258
Textos em conversa – p. 262
- Fotografia documental de Steve McCurry
- Fotos da mostra “A periferia narrada pelos periféricos”
Fora da caixa – p. 265
- Divulgando minha região
Biblioteca cultural em expansão – p. 268
Minha canção – p. 269
- “Sem medo”, de Mahmundi
- Criação de vídeo sobre a canção e sobre a intervenção realizada
Apêndice – p. 274
Bibliografia comentada – p. 278
Minha canção – p. 12
- “Efêmera”, de Gustavo Ruiz e Tulipa Ruiz
- Produção de coletânea das coisas que não são efêmeras
CAPÍTULO 1 – Contar com pouco
Leitura 1 – Miniconto – p. 16
- Miniconto de Marcelo Spalding
Leitura 2 – Miniconto – p. 18
- “Só”, de Fernando Bonassi, e miniconto de Marcos Bassini
Textos em conversa – p. 20
- Tirinha de Brendda Maria
Falando sobre a nossa língua – p. 21
- Figuras de linguagem I
- Metáfora e comparação
- Metonímia
- Sinestesia
- Gradação
Se eu quiser aprender mais – p. 29
- Para que serve um título?
Meu miniconto na prática – p. 31
E se a gente pensasse sobre a leitura literária? – p. 33
Conversa com arte – p. 37
- Campanha publicitária de promoção da literatura
- Produção de anúncio publicitário e spots
Biblioteca cultural em expansão – p. 41
CAPÍTULO 2 – Contar com imagem
E se a gente pensasse sobre cinema? – p. 42
Leitura 1 – Roteiro de cinema – p. 47
- “Spider-man”, de David Koepp
Leitura 2 – Roteiro de cinema – p. 52
- “O contador de histórias”, de Luiz Villaça e outros
Se eu quiser aprender mais – p. 57
- Como são os personagens?
Falando sobre a nossa língua – p. 59
- Figuras de linguagem II
- Eufemismo
- Hipérbole
- Antítese
- Personificação ou prosopopeia
- Ironia
Meu roteiro de cinema na prática – p. 66
Textos em conversa – p. 69
- Artigo científico “O contador de histórias tradicional: memória e esquecimento”, de Kelly Cristiane Ribeiro
Conversa com arte – p. 73
- A produção cinematográfica
- Produção de vidding
Biblioteca cultural em expansão – p. 77
CAPÍTULO 3 – Direitos e deveres
Leitura 1 – Estatuto – p. 78
- Fragmento “Título II – Dos direitos fundamentais” do Estatuto da Criança e do Adolescente
E se a gente falasse de outras formas de educação? – p. 83
Textos em conversa – p. 87
- Gráficos do “Censo escolar 2021”
Leitura 2 – Regulamento – p. 89
- “Regulamento da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Cuiabá”
Se eu quiser aprender mais – p. 93
- Tipo, gênero e domínio: o que são?
Falando sobre a nossa língua – p. 95
- Os tipos de sujeito
- Sujeito indeterminado
- Oração sem sujeito
Preparando o terreno – p. 104
- Criando um projeto
Nosso regulamento na prática – p. 105
Fora da caixa – p. 108
- Colocando nosso projeto em prática
- Produção de petição
CAPÍTULO 4 – Investigar para aprofundar
Leitura 1 – Reportagem impressa – p. 110
- Reportagem “Uma casa para a literatura de cordel”
Leitura 2 – Reportagem filmada – p. 117
- Transcrição da reportagem “Cargueiro de 220 mil toneladas encalha no Canal de Suez”
Se eu quiser aprender mais – p. 121
- A articulação das linguagens
Falando sobre a nossa língua – p. 125
- Vozes verbais
- Voz passiva
- Voz reflexiva
Textos em conversa – p. 131
- Capas de cinco jornais brasileiros
Preparando o terreno – p. 136
- Organizando uma reportagem
Nossa reportagem na prática – p. 138
E se a gente retextualizasse a reportagem? – p. 141
Fora da caixa – p. 142
- Como as coisas acontecem fora da escola?
- Debate sobre um manifesto
CAPÍTULO 5 – Um olhar atento e crítico
Leitura 1 – Crônica reflexiva – p. 145
- “Generosa vingança”, de Marina Colasanti
Leitura 2 – Crônica reflexiva – p. 148
- “Robôs”, de Edweine Loureiro
Se eu quiser aprender mais – p. 151
- A conversa com o leitor
Falando sobre a nossa língua – p. 153
- Regência verbal, preposição e crase
- Regência verbal
- Preposição e crase
Preparando o terreno – p. 166
- Em busca da crônica
Minha crônica reflexiva na prática – p. 168
Textos em conversa – p. 171
- Webinário “Pensamento computacional como habilidade do futuro”
E se a gente usasse o pensamento computacional? – p. 174
Conversa com arte – p. 176
- “A refeição”, de Alex Gross
- “Parixara”, de Carmézia Emiliano
- Pesquisa e curadoria de obras de arte
Biblioteca cultural em expansão – p. 182
CAPÍTULO 6 – Opinar, mas com propriedade
E se a gente criasse uma cena teatral? – p. 183
Leitura – Artigo de opinião – p. 186
- Artigo de opinião “O poder dos jovens”, de Clara Zsigmond e outros
Textos em conversa – p. 191
- Podcast “As escolas brasileiras recebem bem os imigrantes?”
Falando sobre a nossa língua – p. 193
- O processo de substituição e os pronomes relativos
- Sinônimos, hiperônimos e hipônimos
- Pronomes relativos
Se eu quiser aprender mais – p. 201
- Recursos que marcam o ponto de vista
Preparando o terreno – p. 204
- Dominando o tema
Meu artigo de opinião na prática – p. 206
Fora da caixa – p. 210
- Brasileiros no exterior
- Produção de enquete e podcast
CAPÍTULO 7 – Confronto respeitoso
Leitura – Debate – p. 214
- “Zoológicos são importantes para as espécies ou não deveriam existir?”
E se a gente comparasse informações? – p. 223
Se eu quiser aprender mais – p. 226
- Como contra-argumentar?
Textos em conversa – p. 229
- Reportagem de divulgação científica “Peixe-leão invade o meio ambiente brasileiro e coloca espécies nativas em risco”
Falando sobre a nossa língua – p. 233
- Coordenação e subordinação
- Relações de coordenação e de subordinação
- Valores expressos pelas conjunções
Preparando o terreno – p. 242
- Debate regrado
Nosso debate regrado na prática – p. 244
Fora da caixa – p. 248
- Seminário sobre temas do universo digital
CAPÍTULO 8 – Versos que posicionam
E se a gente ouvisse um rap? – p. 250
- “Minha Rapunzel tem dread”, de MC Soffia
Leitura 1 – Poema-slam – p. 252
- “Poesia para filha Lis”, de Wellington Sabino
Leitura 2 – Poema-slam – p. 255
- “Paulistana periférica”, de Midria
Se eu quiser aprender mais – p. 259
- A rima
Falando sobre a nossa língua – p. 263
- A formação das palavras
- Composição
Meu poema-slam na prática – p. 270
Textos em conversa – p. 272
- Transcrição do pronunciamento do estudante Pedro Manoel de Souza Silva Neto no Senado Federal em 2016
Conversa com arte – p. 276
- Curta-metragem “Missão possível”, dirigido por Simon Valadarez
- Produção de curta-metragem
Biblioteca cultural em expansão – p. 274
Minha canção – p. 280
- “Brasil, Brasil”, de Silva
- Criação de bandeiras autorais com visões de Brasil
Bibliografia comentada – p. 285
Minha canção – p. 12
- “Dança”, de Dois é Par
- Interpretação por meio da dança e criação de vlog
CAPÍTULO 1 – História tem contexto
Leitura 1 – Romance – p. 15
- “A máquina”, de Adriana Falcão
Falando sobre a nossa língua – p. 20
- Variação linguística
- O português brasileiro
Meu capítulo de romance na prática – p. 29
E se a gente tivesse de decidir se quer ou não ler um romance? – p. 32
Leitura 2 – Romance – p. 34
- “O menino do pijama listrado”, de John Boyne
Se eu quiser aprender mais – p. 40
- O foco narrativo
Textos em conversa – p. 43
- Declaração Universal dos Direitos Humanos
Conversa com arte – p. 45
- “As cangaceiras, guerreiras do sertão”, teatro musical de Newton Moreno
- Pesquisa sobre profissionais do teatro musical e apresentação oral
Biblioteca cultural em expansão – p. 53
CAPÍTULO 2 – O coletivo em primeiro plano
E se a gente analisasse argumentos? – p. 54
Leitura – Carta aberta – p. 58
- “Carta aberta de mães lactantes do município de Salvador – BA”, de Tarsila Leão
Textos em conversa – p. 64
- Petição on-line sobre prioridade na vacinação de pessoas com síndrome de Down contra a Covid-19 e abaixo-assinado contra mudança de linha de ônibus
Se eu quiser aprender mais – p. 66
- Os argumentos
Falando sobre a nossa língua – p. 70
- Adequação e preconceito linguístico
Preparando o terreno – p. 79
- Enquete
Nossa carta aberta na prática – p. 81
Fora da caixa – p. 84
- Plataformas de participação cidadã
CAPÍTULO 3 – Protagonizar
Leitura 1 – Poema-protesto – p. 86
- “A bomba suja”, de Ferreira Gullar
Leitura 2 – Poema-protesto – p. 90
- “Tana Kumuera Ymimiua” (nossa língua ancestral), de Márcia Wayna Kambeba
Falando sobre a nossa língua – p. 93
- Norma-padrão e uso do português coloquial
- Pronomes como complementos verbais
- Regência verbal
- Colocação pronominal
Se eu quiser aprender mais – p. 104
- A métrica
Nosso poema-protesto na prática – p. 106
Textos em conversa – p. 109
- Cartaz de campanha, post em rede social e vídeo de campanha
E se a gente produzisse um artigo de opinião? – p. 112
Conversa com arte – p. 114
- Grafite do artista Plano B
- Grafite do artista Eduardo Kobra
- Pesquisa de campo, levantamento documental e entrevistas
- Produção de reportagem
Biblioteca cultural em expansão – p. 118
CAPÍTULO 4 – História de vida
Leitura 1 – Biografia – p. 119
- “Schulz & Peanuts: a biografia do criador do Snoopy”, de David Michaelis
E se a gente debatesse essa experiência? – p. 124
Leitura 2 – Biografia – p. 125
- “Grande Otelo: uma biografia”, de Sérgio Cabral
Se eu quiser aprender mais – p. 128
- As indicações de tempo
Falando sobre a nossa língua – p. 130
- O predicado nominal e o predicado verbo-nominal
Preparando o terreno – p. 139
- Como se organizar para uma entrevista?
Minha biografia na prática – p. 140
Textos em conversa – p. 143
- Gif e gif biográfico
Fora da caixa – p. 146
- Pesquisa e podcast
CAPÍTULO 5 – Rir também é necessário
E se a gente falasse de segurança? – p. 149
Leitura 1 – Charge – p. 152
- Charge do cartunista Arionauro da Silva Santos
Se eu quiser aprender mais – p. 154
- A intertextualidade
Falando sobre a nossa língua – p. 159
- Pontuação
Minha charge na prática – p. 166
Leitura 2 – Charge – p. 168
- Charge do cartunista Duke
Textos em conversa – p. 169
- Comentários de leitor
Fora da caixa – p. 171
- Entrevista com o cineasta Pedro Arantes
- Pesquisa e criação de memes
- Regulamento de concurso de humor
- Produção de um regulamento
CAPÍTULO 6 – O mundo de dentro
Leitura 1 – Conto psicológico – p. 177
- “Medo”, de João Anzanello Carrascoza
Textos em conversa – p. 183
- Webinário sobre adolescência e saúde mental
E se a gente transformasse o conto em espetáculo teatral? – p. 186
Leitura 2 – Conto psicológico – p. 188
- “Tentação”, de Clarice Lispector
Se eu quiser aprender mais – p. 192
- Tempo cronológico e tempo psicológico
Falando sobre a nossa língua – p. 194
- Orações que caracterizam
- Classificação das orações subordinadas adjetivas
Meu conto psicológico na prática – p. 201
Conversa com arte – p. 205
- Escultura: conhecer e produzir
Biblioteca cultural em expansão – p. 210
CAPÍTULO 7 – Um pé no futuro
Leitura – Conto de ficção científica – p. 211
- “Uma semana na vida de Fernando Alonso Filho”, de Jorge Luiz Calife
Se eu quiser aprender mais – p. 216
- Como podemos introduzir os personagens?
Falando sobre a nossa língua – p. 218
- Orações que expressam circunstâncias
- Valor semântico das conjunções
- Outras maneiras de expressar circunstâncias
Preparando o terreno – p. 227
- A definição do cenário
Meu conto de ficção científica na prática – p. 228
Textos em conversa – p. 231
- Cobertura de imprensa
E se a gente aprendesse a checar? – p. 235
Conversa com arte – p. 237
- Criações arquitetônicas
- Produção de podcast
Biblioteca cultural em expansão – p. 241
CAPÍTULO 8 – Tornar simples o complexo
E se a gente analisasse um esquema ilustrado? – p. 242
Leitura 1 – Artigo de divulgação científica – p. 243
- “Por que as cidades costumam ser mais quentes do que o campo?”, de Raphael de Souza Rosa Gomes, Paulo Vinicius dos Santos Benedito e Deógenes Pereira da Silva Junior
Leitura 2 – Vídeo de divulgação científica – p. 247
- “A Biologia do Groot”, de Átila Iamarino
Se eu quiser aprender mais – p. 253
- Explicações acessíveis
Falando sobre a nossa língua – p. 255
- Orações desenvolvidas e orações reduzidas
Preparando o terreno – p. 262
- Pesquisa e curadoria de informações
Nosso artigo de divulgação científica na prática – p. 269
Textos em conversa – p. 273
- Posicionamentos acerca de projeto de lei
Fora da caixa – p. 276
- Podcast científico
Minha canção – p. 279
- A cada vento”, de Criolo e Emicida
- Produção de campanha de combate à evasão escolar
Bibliografia comentada – p. 286
Compartilhar: