Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página III
SUMÁRIO
- página VI
I. A
BNCC
Bê êne cê cê
e esta coleção
- página VIII
II. Adolescência: esse universo complexo
- página IX
•
Os conceitos de adolescência
- página IX
•
O trabalho com projeto de vida com pré-adolescentes e adolescentes
- página XII
Refletir sobre quem somos para descobrir o que queremos ser
- página XIII
Formação identitária, atitudes e valores
- página XVI
•
Saúde mental na adolescência
- página XVII
Violência autoprovocada
- página XVIII
Bullying
- página XX
•
Compreender para interferir na realidade — os
TCTs
tê cê tês
- página XXI
•
Experienciar o mundo
- página XXIII
III. O componente Língua Portuguesa
- página XXV
•
Linguagem: esse objeto tão complexo
- página XXV
•
Princípios teórico-metodológicos gerais
- página XXVI
Leitura/escuta
- página XXVI
Produção de textos
- página XXXI
Oralidade
- página XXXIV
Análise linguística e semiótica
- página XXXV
•
Gêneros digitais
- página XLI
•
Interdisciplinaridade — Arte
- página XLIV
Mais interdisciplinaridade
- página XLV
Modelos de trabalho interdisciplinar
- página XLV
IV. Práticas de ensino-aprendizagem
- página XLVIII
•
A importância de avaliar
- página XLVIII
1. Eixo leitura/escuta — Domínio de vocabulário
- página LVIII
2. Eixo leitura/escuta — Compreensão de informações
- página LVIII
3. Eixo leitura/escuta — Poemas
- página LVIII
4. Eixo leitura/escuta — Expressão de ideias
- página LVIII
5. Eixo da produção de textos — Texto expositivo
- página LVIII
6. Eixo da produção de textos — Apresentação oral
- página LIX
Grade de critérios relativos ao uso da língua
- página LIX
•
Competências e habilidades
- página LXI
•
Práticas de pesquisa
- página LXIII
•
O estudante como protagonista de suas aprendizagens: as metodologias ativas
- página LXIV
Metodologias ativas: aprofundamento
- página LXV
Sala de aula invertida (
flipped classroom
)
- página LXVI
Instrução por pares (
peer instruction
)
- página LXVI
Ensino sob medida (
just-in-time teaching
)
- página LXVI
Aprendizagem baseada em problemas (
problem-based learning
–
PBL
)
- página LXVI
Painel integrado (
jigsaw classroom
)
- página LXVII
Gamificação
- página LXVIII
•
Pensamento computacional
- página LXVIII
V.
Estrutura geral da coleção
- página LXXI
•
Seções
- página LXXI
•
Boxes
- página LXXIV
•
Outras orientações para o professor
- página LXXV
VI. Tempo de planejar
- página LXXVI
•
Cronograma bimestral
- página LXXVI
•
Cronograma trimestral
- página LXXVI
•
Cronograma semestral
- página LXXVI
•
Outros modos de apresentação e ordenação de conteúdos
- página LXXVII
VII. Orientações específicas
- página LXXVIII
•
Introdução
- página LXXVIII
•
Minha canção
- página LXXVIII
•
Capítulo 1 —
O registro do eu no mundo
- página LXXVIII
Proposta de produção de texto extra — Diário
- página LXXX
•
Capítulo 2 — Imagens e palavras em ação
- página LXXX
Proposta de produção de texto extra — História em quadrinhos
- página LXXXII
•
Capítulo 3 — Traduzir saberes
- página LXXXII
Proposta de produção de texto extra — Verbete
- página LXXXIV
•
Capítulo 4 — Para contar o que aconteceu
- página LXXXV
Proposta de produção de texto extra — Relato de experiência
- página LXXXVI
•
Capítulo 5 — Contar e mostrar
- página LXXXVI
Proposta de produção de texto extra — Conto
- página LXXXVIII
•
Capítulo 6 — Vender produtos e ideias
- página LXXXVIII
Proposta de produção de texto extra — Anúncio e outros gêneros publicitários
- página XC
•
Capítulo 7 — Um eu poético
- página XC
Proposta de produção de texto extra — Poema
- página XCII
•
Capítulo 8 — Opinar com responsabilidade
- página XCIII
Proposta de produção de texto extra — Comentário de leitor
- página XCIV
VIII.
Referências bibliográficas comentadas
- página XCV
XIX.
Sugestões de leitura
- página CIII
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
A
PRESENTAÇÃO
- página 3
C
ONHEÇA SEU LIVRO
- página 4
S
UMÁRIO
- página 8
Minha canção
- página 12
Capítulo 1 – O registro do eu no mundo
- página 15
Leitura 1
DIÁRIO
- página 15
Leitura 2
DIÁRIO PUBLICADO
- página 18
Se eu quiser aprender MAIS
- página 21
Textos em CONVERSA
- página 23
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 25
Meu diário NA PRÁTICA
- página 32
E se a gente
...
reticências
- página 34
Conversa com arte
- página 36
Biblioteca cultural em expansão
- página 40
Capítulo 2 – Imagens e palavras em ação
- página 41
E se a gente
...
reticências
- página 41
Leitura 1
TIRINHA
- página 43
Se eu quiser aprender MAIS
- página 45
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 49
Minha tirinha NA PRÁTICA
- página 58
Leitura 2
HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ)
- página 61
Textos em CONVERSA
- página 64
Conversa com arte
- página 65
Biblioteca cultural em expansão
- página 69
Capítulo 3 – Traduzir saberes
- página 70
Leitura 1
VERBETE DE DICIONÁRIO
- página 70
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 73
Leitura 2
VERBETE DE ENCICLOPÉDIA
- página 82
Se eu quiser aprender MAIS
- página 87
Meu verbete NA PRÁTICA
- página 89
Textos em CONVERSA
- página 92
Fora da caixa
- página 94
Capítulo 4 – Para contar o que aconteceu
- página 104
Leitura
RELATO DE EXPERIÊNCIA
- página 104
Textos em CONVERSA
- página 106
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 109
Se eu quiser aprender MAIS
- página 117
Meu relato de experiência NA PRÁTICA
- página 119
Fora da caixa
- página 122
Capítulo 5 – Contar e mostrar
- página 129
E se a gente
...
reticências
- página 129
Leitura 1
CONTO
- página 133
Leitura 2
CONTO
- página 138
Se eu quiser aprender MAIS
- página 141
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 144
Meu conto NA PRÁTICA
- página 152
Textos em CONVERSA
- página 155
Conversa com arte
- página 158
Biblioteca cultural em expansão
- página 163
Capítulo 6 – Vender produtos e ideias
- página 164
Leitura 1
ANÚNCIO E FÔLDER
- página 164
Leitura 2
FILME PUBLICITÁRIO
- página 168
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 170
Se eu quiser aprender MAIS
- página 181
Nossa campanha publicitária NA PRÁTICA
- página 183
Textos em CONVERSA
- página 187
Fora da caixa
- página 190
Capítulo 7 – Um eu poético
- página 195
Leitura 1
POEMA
- página 195
Textos em CONVERSA
- página 197
Leitura 2
POEMA
- página 198
Se eu quiser aprender MAIS
- página 201
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 203
Meu poema NA PRÁTICA
- página 209
E se a gente fizesse um evento de troca de livros?
- página 214
Conversa com arte
- página 215
Biblioteca cultural em expansão
- página 218
Capítulo 8 – Opinar com responsabilidade
- página 219
E se a gente
...
reticências
- página 219
Leitura
COMENTÁRIO DE LEITOR
- página 223
Textos em CONVERSA
- página 226
Se eu quiser aprender MAIS
- página 229
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 231
Meu comentário de leitor NA PRÁTICA
- página 238
Fora da caixa
- página 242
Minha canção
- página 244
Bibliografia comentada
- página 246
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos