Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. APRESENTAÇÃO - página III
  8. SUMÁRIO - página VI
    1. I. A BNCCBê êne cê cê e esta coleção - página VIII
    2. II. Adolescência: esse universo complexo - página IX
      1. • Os conceitos de adolescência - página IX
      2. • O trabalho com projeto de vida com pré-adolescentes e adolescentes - página XII
        1. Refletir sobre quem somos para descobrir o que queremos ser - página XIII
        2. Formação identitária, atitudes e valores - página XVI
      3. • Saúde mental na adolescência - página XVII
        1. Violência autoprovocada - página XVIII
        2. Bullying - página XX
      4. • Compreender para interferir na realidade — os TCTstê cê tês - página XXI
      5. • Experienciar o mundo - página XXIII
    3. III. O componente Língua Portuguesa - página XXV
      1. • Linguagem: esse objeto tão complexo - página XXV
      2. • Princípios teórico-metodológicos gerais - página XXVI
        1. Leitura/escuta - página XXVI
        2. Produção de textos - página XXXI
        3. Oralidade - página XXXIV
        4. Análise linguística e semiótica - página XXXV
      3. • Gêneros digitais - página XLI
      4. • Interdisciplinaridade — Arte - página XLIV
        1. Mais interdisciplinaridade - página XLV
        2. Modelos de trabalho interdisciplinar - página XLV
    4. IV. Práticas de ensino-aprendizagem - página XLVIII
      1. • A importância de avaliar - página XLVIII
        1. 1. Eixo leitura/escuta — Domínio de vocabulário - página LVIII
        2. 2. Eixo leitura/escuta — Compreensão de informações - página LVIII
        3. 3. Eixo leitura/escuta — Poemas - página LVIII
        4. 4. Eixo leitura/escuta — Expressão de ideias - página LVIII
        5. 5. Eixo da produção de textos — Texto expositivo - página LVIII
        6. 6. Eixo da produção de textos — Apresentação oral - página LIX
        7. Grade de critérios relativos ao uso da língua - página LIX
      2. • Competências e habilidades - página LXI
      3. • Práticas de pesquisa - página LXIII
      4. • O estudante como protagonista de suas aprendizagens: as metodologias ativas - página LXIV
        1. Metodologias ativas: aprofundamento - página LXV
          1. Sala de aula invertida (flipped classroom) - página LXVI
          2. Instrução por pares (peer instruction) - página LXVI
          3. Ensino sob medida (just-in-time teaching) - página LXVI
          4. Aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning– PBL) - página LXVI
          5. Painel integrado (jigsaw classroom) - página LXVII
          6. Gamificação - página LXVIII
      5. • Pensamento computacional - página LXVIII
    5. V. Estrutura geral da coleção - página LXXI
      1. • Seções - página LXXI
      2. • Boxes - página LXXIV
      3. • Outras orientações para o professor - página LXXV
    6. VI. Tempo de planejar - página LXXVI
      1. • Cronograma bimestral - página LXXVI
      2. • Cronograma trimestral - página LXXVI
      3. • Cronograma semestral - página LXXVI
      4. • Outros modos de apresentação e ordenação de conteúdos - página LXXVII
    7. VII. Orientações específicas - página LXXVIII
      1. • Introdução - página LXXVIII
        1. • Minha canção - página LXXVIII
        2. • Capítulo 1 — O registro do eu no mundo - página LXXVIII
          • Proposta de produção de texto extra — Diário - página LXXX
        3. • Capítulo 2 — Imagens e palavras em ação - página LXXX
          • Proposta de produção de texto extra — História em quadrinhos - página LXXXII
        4. • Capítulo 3 — Traduzir saberes - página LXXXII
          • Proposta de produção de texto extra — Verbete - página LXXXIV
        5. • Capítulo 4 — Para contar o que aconteceu - página LXXXV
          • Proposta de produção de texto extra — Relato de experiência - página LXXXVI
        6. • Capítulo 5 — Contar e mostrar - página LXXXVI
          • Proposta de produção de texto extra — Conto - página LXXXVIII
        7. • Capítulo 6 — Vender produtos e ideias - página LXXXVIII
          • Proposta de produção de texto extra — Anúncio e outros gêneros publicitários - página XC
        8. • Capítulo 7 — Um eu poético - página XC
          • Proposta de produção de texto extra — Poema - página XCII
        9. • Capítulo 8 — Opinar com responsabilidade - página XCIII
          • Proposta de produção de texto extra — Comentário de leitor - página XCIV
    8. VIII. Referências bibliográficas comentadas - página XCV
    9. XIX. Sugestões de leitura - página CIII
  9. Capa
  10. Frontispício
  11. Créditos - página 2
  12. APRESENTAÇÃO - página 3
  13. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  14. SUMÁRIO - página 8
    1. Minha canção - página 12
    2. Capítulo 1 – O registro do eu no mundo - página 15
      1. Leitura 1 DIÁRIO  - página 15
      2. Leitura 2 DIÁRIO PUBLICADO - página 18
      3. Se eu quiser aprender MAIS - página 21
      4. Textos em CONVERSA - página 23
      5. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 25
      6. Meu diário NA PRÁTICA - página 32
      7. E se a gente...reticências - página 34
      8. Conversa com arte - página 36
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 40
    3. Capítulo 2 – Imagens e palavras em ação - página 41
      1. E se a gente...reticências - página 41
      2. Leitura 1 TIRINHA - página 43
      3. Se eu quiser aprender MAIS - página 45
      4. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 49
      5. Minha tirinha NA PRÁTICA - página 58
      6. Leitura 2 HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ) - página 61
      7. Textos em CONVERSA - página 64
      8. Conversa com arte - página 65
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 69
    4. Capítulo 3 – Traduzir saberes - página 70
      1. Leitura 1 VERBETE DE DICIONÁRIO - página 70
      2. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 73
      3. Leitura 2 VERBETE DE ENCICLOPÉDIA - página 82
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 87
      5. Meu verbete NA PRÁTICA - página 89
      6. Textos em CONVERSA - página 92
      7. Fora da caixa - página 94
    5. Capítulo 4 – Para contar o que aconteceu - página 104
      1. Leitura RELATO DE EXPERIÊNCIA - página 104
      2. Textos em CONVERSA - página 106
      3. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 109
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 117
      5. Meu relato de experiência NA PRÁTICA - página 119
      6. Fora da caixa - página 122
    6. Capítulo 5 – Contar e mostrar - página 129
      1. E se a gente...reticências - página 129
      2. Leitura 1 CONTO - página 133
      3. Leitura 2 CONTO - página 138
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 141
      5. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 144
      6. Meu conto NA PRÁTICA - página 152
      7. Textos em CONVERSA - página 155
      8. Conversa com arte - página 158
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 163
    7. Capítulo 6 – Vender produtos e ideias - página 164
      1. Leitura 1 ANÚNCIO E FÔLDER - página 164
      2. Leitura 2 FILME PUBLICITÁRIO - página 168
      3. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 170
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 181
      5. Nossa campanha publicitária NA PRÁTICA - página 183
      6. Textos em CONVERSA - página 187
      7. Fora da caixa - página 190
    8. Capítulo 7 – Um eu poético - página 195
      1. Leitura 1 POEMA - página 195
      2. Textos em CONVERSA - página 197
      3. Leitura 2 POEMA - página 198
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 201
      5. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 203
      6. Meu poema NA PRÁTICA - página 209
      7. E se a gente fizesse um evento de troca de livros? - página 214
      8. Conversa com arte - página 215
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 218
    9. Capítulo 8 – Opinar com responsabilidade - página 219
      1. E se a gente...reticências - página 219
      2. Leitura COMENTÁRIO DE LEITOR - página 223
      3. Textos em CONVERSA - página 226
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 229
      5. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 231
      6. Meu comentário de leitor NA PRÁTICA - página 238
      7. Fora da caixa - página 242
    10. Minha canção - página 244
    11. Bibliografia comentada - página 246
  15. Terceira capa
  16. Quarta capa
  17. Lista de links
  18. Lista de créditos