APRESENTAÇÃO

Na década de 1980, quando éramos alunos do Ensino Fundamental – Anos ­Finais (ou do ginásio, como era chamado), os livros de Língua Portuguesa eram bem diferentesreticências Em geral, em suas páginas havia frases soltas, sem muito sentido, cujos termos precisavam ser classificados como sujeito, predicativo do objeto, substantivo etcétera Quem havia escrito as tais frases? A quem elas se dirigiam? Elas haviam sido retiradas de uma notícia de jornal impresso ou de um poema? Nada disso parecia importar muitoreticências

Claro que, de vez em quando, esbarrávamos nesses livros didáticos com poemas que nos faziam sonhar, com crônicas engraçadas, com passagens de romances que nos deixavam curiosos para saber o final e, eventualmente, até com uma tirinha ou com um anúncio publicitário criativo, mas os tais “questionários” que vinham depois dessas produções pouco exploravam o que elas tinham de melhor, muito menos a relação delas com o nosso mundo. Era estranho porque estudávamos algo desconectado da literatura que eventualmente gostávamos e da língua que ouvíamos e víamos acontecendo nas ruas, nas letras de canção, nos artigos de opinião publicados nas revistas que líamos.

Ainda bem que os tempos mudaram e que este livro de Língua Portuguesa já pode ser bastante diferente daqueles que nos acompanharam em nosso final de infância e início de adolescência. Você notará, por exemplo, que até mesmo os textos teóricos que há nesta coleção, que tratam da produção textual e da língua que falamos e lemos, são, em geral, curtos. Isso porque nós, os autores deste livro, e seu professor contamos muito com a sua contribuição para a aprendizagem de conceitos. Acreditamos que você também é capaz de construir conhecimentos. Nesse sentido, boxes como Fala aí!, Desafio da linguagem, A língua nas ruas e Investigue são preciosos porque convidam você a pesquisar, a aplicar seus conhecimentos e a expressar seu olhar crítico.

Sabemos também que a linguagem é muito mais ampla do que o texto escrito ou falado, por isso incluímos, neste livro, além da literatura, diversos tipos de obras de arte (filmes, peças de teatro, esculturas, pinturas), mas não nos restringimos a apresentá-los como meras ilustrações. Essas artes estão vivas aqui! Isso fará com que você possa conhecê-las, entendê-las, gostar ou desgostar delas, e até arriscar suas próprias expressões artísticas nas seções Conversa com arte.

Nossas ricas letras de canções (com cifras e tudo!), o diálogo entre os vários saberes e o resgate e a ampliação de seu repertório cultural também estão no nosso foco de interesse ao produzir esta coleção, principalmente nas seções Minha canção, fóra da caixa e Biblioteca cultural em expansão.

Queremos que as aprendizagens relacionadas ao complexo universo da língua portuguesa façam sentido para sua vida e que você possa fazer uso do poder maravilhoso que a linguagem tem.

Dedicamos carinhosamente esta obra aos nossos familiares e também aos nossos alunos e alunas, que tanto nos ensinaram e ensinam.

Os autores.

CONHEÇA SEU LIVRO

Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção 'Minha canção'.
A seção Minha canção aparece no início e no final do volume. Seu objetivo é levar à fruição estética, à expressão e à diversificação do conhecimento da rica produção musical brasileira.

O volume apresenta oito capítulos que exploram diferentes gêneros por meio da leitura e da produção textual. Além das seções de leitura e produção textual, outros diferentes gêneros são abordados em atividades de pesquisa, de comparação e de reflexão sobre a língua.

Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Leitura 1'.

Em Leitura 1, questões exploram o sentido global do texto e levam à análise de características do gênero que ele exemplifica e que é o foco do capítulo.

Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Leitura 2'.

Em Leitura 2, questões reflexivas exploram a construção dos sentidos do texto, associados às características do gênero.

Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Se eu quiser aprender mais'.
A seção Se eu quiser aprender mais aprofunda a exploração de um aspecto do gênero em estudo.
Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Textos em conversa'.
A seção Textos em conversa explora um texto que dialoga com a Leitura 1 ou a Leitura 2 por semelhança temática, proposta de diálogo com o leitor, campo de atuação ou outras fórmas de intertextualidade.
Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção 'Falando sobre a nossa língua'.
A seção Falando sobre a nossa língua apresenta um conjunto de informações e de atividades que estimulam reflexões sobre a língua e outras linguagens.

CONHEÇA SEU LIVRO

Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Meu [gênero] na prática'.
A seção Meu [gênero] na prática apresenta, passo a passo, propostas de produção relativas ao gênero abordado no capítulo.
Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'E se a gente...?'.
Na seção E se a gentereticências?, você é convidado a ler ou realizar uma produção textual, como parte de “aquecimento”, desdobramento ou aprofundamento de uma atividade proposta na seção seguinte.
Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção ‘Fora da caixa’.
A seção fóra da caixa apresenta propostas de atividades relacionadas aos campos jornalístico/midiático, das práticas de estudo e pesquisa e da atuação na vida pública.
Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção 'Conversa com arte'.
Na seção Conversa com arte, propõe-se o estudo de outras linguagens artísticas, associadas ao trabalho realizado com o gênero.
Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Biblioteca cultural em expansão'.
A seção Biblioteca cultural em expansão articula leituras feitas no capítulo a novas sugestões. Nessa seção, é feito um convite para você contribuir com a sua indicação.

SUMÁRIO

Minha canção 12

Capítulo 1 - O registro do eu no mundo

Leitura 1 Diário 15

Texto do diário de Maria Luísa E.

Leitura 2 Diário publicado 18

“O diário de Zlata”, de Zlata Filipović

Se eu quiser aprender mais 21

Divisão do texto em parágrafos

Textos em conversa 23

Depoimento de Jayme Murahovschi para o Museu da Pessoa

Falando sobre a nossa língua 25

Meu diário na prática 32

E se a gente fizesse um diário alternativo? 34

Conversa com arte 36

Biblioteca cultural em expansão 40

Capítulo 2 - Imagens e palavras em ação

E se a gente entrevistasse alguém que entende de quadrinhos? 41

Leitura 1 Tirinha 43

Tirinha da série “Níquel Náusea”, de Fernando Gonsales

Se eu quiser aprender mais 45

Tirinhas e efeitos de humor e crítica

Falando sobre a nossa língua 49

Minha tirinha na prática 58

Leitura 2 História em quadrinhos (HQ) 61

“Perfeição”, de Fabio Coala

Textos em conversa 64

Sinopse “’O presente’, um emocionante curta animado, ganhador de mais de 50 prêmios, baseado na HQ do brasileiro Fabio Coala”

Conversa com arte 65

Biblioteca cultural em expansão 69

Capítulo 3 - Traduzir saberes

Leitura 1 Verbete de dicionário 70

“Cara”, verbete do Pequeno dicionário Houaiss da língua portuguesa

Falando sobre a nossa língua 73

Leitura 2 Verbete de enciclopédia 82

“Sapato”, verbete da Wikipédia

Se eu quiser aprender mais 87

Como dividir as frases

Meu verbete na prática 89

Textos em conversa 92

Fora da caixa 94

Atualização de verbete

Capítulo 4 - Para contar o que aconteceu

Leitura Relato de experiência 104

Transcrição de relato de experiência

Textos em conversa 106

Falando sobre a nossa língua 109

Se eu quiser aprender mais 117

Relações de causa e conclusão

Meu relato de experiência na prática 119

Fora da caixa 122

Produção de notícia escrita

SUMÁRIO

Capítulo 5 - Contar e mostrar

E se a gente refletisse sobre os livros? 129

Leitura 1 Conto 133

“Pega ladrão, Papai Noel!”, de Marcos Rey

Leitura 2 Conto 138

“Trem Fantasma”, de Moacyr Scliar

Se eu quiser aprender mais 141

Discurso direto e discurso indireto

Falando sobre a nossa língua 144

Meu conto na prática 152

Textos em conversa 155

Texto teatral “Mas por quê??! A história de Elvis”, de Rafael Gomes e Vinicius Calderoni

Conversa com arte 158

Biblioteca cultural em expansão 163

Capítulo 6 - Vender produtos e ideias

Leitura 1 Anúncio e fôlder 164

Anúncio e fôlder da campanha publicitária “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde

Leitura 2 Filme publicitário 168

Filme publicitário da campanha “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde

Falando sobre a nossa língua 170

Se eu quiser aprender mais 181

Referências diretas ao leitor

Nossa campanha publicitária na prática 183

Textos em conversa 187

Fragmento “SEÇÃO III – da Publicidade” do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor

Fora da caixa 190

Capítulo 7 - Um eu poético

Leitura 1 Poema 195

“Para reparar”, de Arnaldo Antunes

Textos em conversa 197

Escultura “Dingo”, de Diego Bachmann

Leitura 2 Poema 198

“O aeroplano”, de Ivan Junqueira

Se eu quiser aprender mais 201

A linguagem poética

Falando sobre a nossa língua 203

Sujeito

Meu poema na prática 209

E se a gente fizesse um evento de troca de livros? 214

Conversa com arte 215

Seminário sobre poetas brasileiros

Biblioteca cultural em expansão 218

Capítulo 8 - Opinar com responsabilidade

E se a gente discutisse uma notícia? 219

Leitura Comentário de leitor 223

Comentários de leitores sobre a notícia “Naomi Osaka abandona Roland Garros após polêmica”

Textos em conversa 226

Transcrição de um debate sobre o tema da notícia “Naomi Osaka fez bem em parar de dar entrevistas?”

Se eu quiser aprender mais 229

O que diminui a aceitação de uma opinião?

Falando sobre a nossa língua 231

Meu comentário de leitor na prática 238

Fora da caixa 242

Regulamento para moderação de comentários no blog da turma

Minha canção 244

Bibliografia comentada 246