![](../resources/images/im_iniciais_dig-31.png)
APRESENTAÇÃO
Na década de 1980, quando éramos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais (ou do ginásio, como era chamado), os livros de Língua Portuguesa eram bem diferentes reticências Em geral, em suas páginas havia frases soltas, sem muito sentido, cujos termos precisavam ser classificados como sujeito, predicativo do objeto, substantivo etcétera Quem havia escrito as tais frases? A quem elas se dirigiam? Elas haviam sido retiradas de uma notícia de jornal impresso ou de um poema? Nada disso parecia importar muito reticências
Claro que, de vez em quando, esbarrávamos nesses livros didáticos com poemas que nos faziam sonhar, com crônicas engraçadas, com passagens de romances que nos deixavam curiosos para saber o final e, eventualmente, até com uma tirinha ou com um anúncio publicitário criativo, mas os tais “questionários” que vinham depois dessas produções pouco exploravam o que elas tinham de melhor, muito menos a relação delas com o nosso mundo. Era estranho porque estudávamos algo desconectado da literatura que eventualmente gostávamos e da língua que ouvíamos e víamos acontecendo nas ruas, nas letras de canção, nos artigos de opinião publicados nas revistas que líamos.
Ainda bem que os tempos mudaram e que este livro de Língua Portuguesa já pode ser bastante diferente daqueles que nos acompanharam em nosso final de infância e início de adolescência. Você notará, por exemplo, que até mesmo os textos teóricos que há nesta coleção, que tratam da produção textual e da língua que falamos e lemos, são, em geral, curtos. Isso porque nós, os autores deste livro, e seu professor contamos muito com a sua contribuição para a aprendizagem de conceitos. Acreditamos que você também é capaz de construir conhecimentos. Nesse sentido, boxes como Fala aí!, Desafio da linguagem, A língua nas ruas e Investigue são preciosos porque convidam você a pesquisar, a aplicar seus conhecimentos e a expressar seu olhar crítico.
Sabemos também que a linguagem é muito mais ampla do que o texto escrito ou falado, por isso incluímos, neste livro, além da literatura, diversos tipos de obras de arte (filmes, peças de teatro, esculturas, pinturas), mas não nos restringimos a apresentá-los como meras ilustrações. Essas artes estão vivas aqui! Isso fará com que você possa conhecê-las, entendê-las, gostar ou desgostar delas, e até arriscar suas próprias expressões artísticas nas seções Conversa com arte.
Nossas ricas letras de canções (com cifras e tudo!), o diálogo entre os vários saberes e o resgate e a ampliação de seu repertório cultural também estão no nosso foco de interesse ao produzir esta coleção, principalmente nas seções Minha canção, fóra da caixa e Biblioteca cultural em expansão.
Queremos que as aprendizagens relacionadas ao complexo universo da língua portuguesa façam sentido para sua vida e que você possa fazer uso do poder maravilhoso que a linguagem tem.
Dedicamos carinhosamente esta obra aos nossos familiares e também aos nossos alunos e alunas, que tanto nos ensinaram e ensinam.
Os autores.
![](../resources/images/im_iniciais_dig-32.png)
CONHEÇA SEU LIVRO
![Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção 'Minha canção'.](../resources/images/im_003_011_sllp6_iniciais_f2_lp_g24_group_821471.png)
O volume apresenta oito capítulos que exploram diferentes gêneros por meio da leitura e da produção textual. Além das seções de leitura e produção textual, outros diferentes gêneros são abordados em atividades de pesquisa, de comparação e de reflexão sobre a língua.
![Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Leitura 1'.](../resources/images/im_003_011_sllp6_iniciais_f2_lp_g24_group_821473.png)
Em Leitura 1, questões exploram o sentido global do texto e levam à análise de características do gênero que ele exemplifica e que é o foco do capítulo.
![Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Leitura 2'.](../resources/images/im_003_011_sllp6_iniciais_f2_lp_g24_group_821476.png)
Em Leitura 2, questões reflexivas exploram a construção dos sentidos do texto, associados às características do gênero.
![Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Se eu quiser aprender mais'.](../resources/images/im_003_011_sllp6_iniciais_f2_lp_g24_group_821478.png)
![Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Textos em conversa'.](../resources/images/im_003_011_sllp6_iniciais_f2_lp_g24_group_821480.png)
![Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção 'Falando sobre a nossa língua'.](../resources/images/im_003_011_sllp6_iniciais_f2_lp_g24_group_821481.png)
CONHEÇA SEU LIVRO
![Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Meu [gênero] na prática'.](../resources/images/im_003_011_sllp6_iniciais_f2_lp_g24_group_821486.png)
![Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'E se a gente...?'.](../resources/images/im_003_011_sllp6_iniciais_f2_lp_g24_group_821488.png)
![Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção ‘Fora da caixa’.](../resources/images/im_003_011_sllp6_iniciais_f2_lp_g24_group_821490.png)
![Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção 'Conversa com arte'.](../resources/images/im_003_011_sllp6_iniciais_f2_lp_g24_group_821492.png)
![Reprodução de página do livro. Destaque para a seção 'Biblioteca cultural em expansão'.](../resources/images/im_003_011_sllp6_iniciais_f2_lp_g24_group_821494.png)
![](../resources/images/im_iniciais_dig-33.png)
SUMÁRIO
Minha canção 12
Capítulo 1 - O registro do eu no mundo
• Texto do diário de Maria Luísa E.
• “O diário de Zlata”, de Zlata Filipović
• Divisão do texto em parágrafos
• Depoimento de Jayme Murahovschi para o Museu da Pessoa
Falando sobre a nossa língua 25
E se a gente fizesse um diário alternativo? 34
- Projeto “Fios da memória”, Coletivo Meiofio
- Lambe-lambe “Dê flores aos vivos”, Coletivo Transverso
- Produção de intervenção urbana
Biblioteca cultural em expansão 40
Capítulo 2 - Imagens e palavras em ação
E se a gente entrevistasse alguém que entende de quadrinhos? 41
• Tirinha da série “Níquel Náusea”, de Fernando Gonsales
• Tirinhas e efeitos de humor e crítica
Falando sobre a nossa língua 49
Leitura 2 História em quadrinhos (HQ) 61
- Curta-metragem de animação “The easy life” (A vida fácil), de Jiaqi Xiong
- Produção de vídeo cultural
Biblioteca cultural em expansão 69
Leitura 1 Verbete de dicionário 70
• “Cara”, verbete do Pequeno dicionário Houaiss da língua portuguesa
Falando sobre a nossa língua 73
Leitura 2 Verbete de enciclopédia 82
• “Sapato”, verbete da Wikipédia
Capítulo 4 - Para contar o que aconteceu
Leitura Relato de experiência 104
• Transcrição de relato de experiência
- Notícia baseada em relato oral “‘Fiquei com medo’, diz prudentino que testemunhou terremoto no Chile”
- Fotografias publicadas em galeria que acompanhava a notícia na qual o relato foi divulgado
Falando sobre a nossa língua 109
Se eu quiser aprender mais 117
• Relações de causa e conclusão
Meu relato de experiência na prática 119
SUMÁRIO
E se a gente refletisse sobre os livros? 129
Leitura 1 Conto 133
• “Pega ladrão, Papai Noel!”, de Marcos Rey
Leitura 2 Conto 138
• “Trem Fantasma”, de Moacyr Scliar
Se eu quiser aprender mais 141
• Discurso direto e discurso indireto
Falando sobre a nossa língua 144
• Texto teatral “Mas por quê??! A história de Elvis”, de Rafael Gomes e Vinicius Calderoni
- Cenas da peça “Momo e o Senhor do Tempo”, dirigida por Carla Candiotto
- Produção de texto teatral
- Encenação de peça teatral
Biblioteca cultural em expansão 163
Capítulo 6 - Vender produtos e ideias
Leitura 1 Anúncio e fôlder 164
• Anúncio e fôlder da campanha publicitária “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde
Leitura 2 Filme publicitário 168
• Filme publicitário da campanha “Doe Órgãos ‘A hora de lembrar’”, do Ministério da Saúde
Falando sobre a nossa língua 170
Se eu quiser aprender mais 181
• Referências diretas ao leitor
Nossa campanha publicitária na prática 183
• Fragmento “SEÇÃO III – da Publicidade” do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor
Leitura 1 Poema 195
• “Para reparar”, de Arnaldo Antunes
• Escultura “Dingo”, de Diego Bachmann
Leitura 2 Poema 198
• “O aeroplano”, de Ivan Junqueira
Se eu quiser aprender mais 201
Falando sobre a nossa língua 203
• Sujeito
E se a gente fizesse um evento de troca de livros? 214
• Seminário sobre poetas brasileiros
Biblioteca cultural em expansão 218
Capítulo 8 - Opinar com responsabilidade
E se a gente discutisse uma notícia? 219
Leitura Comentário de leitor 223
• Comentários de leitores sobre a notícia “Naomi Osaka abandona Roland Garros após polêmica”
• Transcrição de um debate sobre o tema da notícia “Naomi Osaka fez bem em parar de dar entrevistas?”
Se eu quiser aprender mais 229
• O que diminui a aceitação de uma opinião?
Falando sobre a nossa língua 231
Meu comentário de leitor na prática 238
• Regulamento para moderação de comentários no blog da turma