Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página III
SUMÁRIO
- página VI
I
um
. A
BNCC
Bê êne cê cê
e esta coleção
- página VIII
II
dois
. Adolescência: esse universo complexo
- página IX
•
Os conceitos de adolescência
- página IX
•
O trabalho com projeto de vida com pré-adolescentes e adolescentes
- página XII
Refletir sobre quem somos para descobrir o que queremos ser
- página XIII
Formação identitária, atitudes e valores
- página XVI
•
Saúde mental na adolescência
- página XVIII
Violência autoprovocada
- página XVIII
Bullying
- página XX
•
Compreender para interferir na realidade — os
TCTs
tê cê tês
- página XXI
•
Experienciar o mundo
- página XXIII
III
três
. O componente Língua Portuguesa
- página XXV
•
Linguagem: esse objeto tão complexo
- página XXV
•
Princípios teórico-metodológicos gerais
- página XXVI
Leitura/escuta
- página XXVI
Produção de textos
- página XXXI
Oralidade
- página XXXIV
Análise linguística e semiótica
- página XXXV
•
Gêneros digitais
- página XLI
•
Interdisciplinaridade — Arte
- página XLIV
Mais interdisciplinaridade
- página XLV
Modelos de trabalho interdisciplinar
- página XLV
IV
quatro
. Práticas de ensino-aprendizagem
- página XLVIII
•
A importância de avaliar
- página XLVIII
Avaliação e pandemia
- página LVII
1. Eixo leitura/escuta — Domínio de vocabulário
- página LVIII
2. Eixo leitura/escuta — Compreensão de informações
- página LVIII
3. Eixo leitura/escuta — Poemas
- página LVIII
4. Eixo leitura/escuta — Expressão de ideias
- página LVIII
5. Eixo da produção de textos — Texto expositivo
- página LVIII
6. Eixo da produção de textos — Apresentação oral
- página LIX
Grade de critérios relativos ao uso da língua
- página LIX
•
Competências e habilidades
- página LXI
•
Práticas de pesquisa
- página LXIII
•
O estudante como protagonista de suas aprendizagens: as metodologias ativas
- página LXIV
Metodologias ativas: aprofundamento
- página LXV
Sala de aula invertida (
flipped classroom
)
- página LXVI
Instrução por pares (
peer instruction
)
- página LXVI
Ensino sob medida (
just-in-time teaching
)
- página LXVI
Aprendizagem baseada em problemas (
problem-based learning
—
PBL
)
- página LXVI
Painel integrado (
jigsaw classroom
)
- página LXVII
Gamificação
- página LXVIII
•
Pensamento computacional
- página LXVIII
V
cinco
. Estrutura geral da coleção
- página LXXI
•
Seções
- página LXXI
•
Boxes
- página LXXIV
•
Outras orientações para o professor
- página LXXV
VI
seis
. Tempo de planejar
- página LXXVI
•
Cronograma bimestral
- página LXXVI
•
Cronograma trimestral
- página LXXVI
•
Cronograma semestral
- página LXXVI
•
Outros modos de apresentação e ordenação de conteúdos
- página LXXVII
VII
sete
. Orientações específicas
- página LXXVIII
•
Introdução
- página LXXVIII
•
Minha canção
- página LXXVIII
•
Capítulo 1 — História tem contexto
- página LXXVIII
Proposta de produção de texto extra — Romance
- página LXXX
•
Capítulo 2 — O coletivo em primeiro plano
- página LXXXI
Proposta de produção de texto extra — Carta aberta
- página LXXXII
•
Capítulo 3 — Protagonizar
- página LXXXII
Proposta de produção de texto extra — Poema-protesto
- página LXXXIV
•
Capítulo 4 — História de vida
- página LXXXIV
Proposta de produção de texto extra — Biografia
- página LXXXVI
•
Capítulo 5 — Rir também é necessário
- página LXXXVII
Proposta de produção de texto extra — Charge
- página LXXXVIII
•
Capítulo 6 — O mundo de dentro
- página LXXXVIII
Proposta de produção de texto extra — Conto psicológico
- página XC
•
Capítulo 7 — Um pé no futuro
- página XC
Proposta de produção de texto extra — Conto de ficção científica
- página XCII
•
Capítulo 8 — Tornar simples o complexo
- página XCII
Proposta de produção de texto extra — Artigo de divulgação científica
- página XCIV
VIII
oito
. Referências bibliográficas comentadas
- página XCV
XIX
dezenove
. Sugestões de leitura
- página CIV
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
A
PRESENTAÇÃO
- página 3
C
ONHEÇA SEU LIVRO
- página 4
S
UMÁRIO
- página 8
Minha canção
- página 12
Capítulo 1 – História tem contexto
Leitura 1
ROMANCE
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 20
Meu capítulo de romance NA PRÁTICA
- página 29
E se a gente
…
reticências
- página 32
Leitura 2
ROMANCE
- página 34
Se eu quiser aprender MAIS
- página 40
Textos em CONVERSA
- página 43
Conversa com arte
- página 45
Biblioteca cultural em expansão
- página 53
Capítulo 2 – O coletivo em primeiro plano
- página 54
E se a gente
…
reticências
- página 54
Leitura
CARTA ABERTA
.
- página 58
Textos em CONVERSA
- página 64
Se eu quiser aprender MAIS
- página 66
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 70
Preparando o TERRENO
- página 79
Nossa carta aberta NA PRÁTICA
- página 81
Fora da caixa
- página 84
Capítulo 3 – Protagonizar
- página 86
Leitura 1
POEMA-PROTESTO
- página 86
Leitura 2
POEMA-PROTESTO
- página 90
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 93
Se eu quiser aprender MAIS
- página 104
Nosso poema-protesto NA PRÁTICA
- página 106
Textos em CONVERSA
- página 109
E se a gente
…
reticências
- página 112
Conversa com arte
- página 114
Biblioteca cultural em expansão
- página 118
Capítulo 4 – História de vida
- página 119
Leitura 1
BIOGRAFIA
- página 119
E se a gente
…
reticências
- página 124
Leitura 2
BIOGRAFIA
- página 125
Se eu quiser aprender MAIS
- página 128
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 130
Preparando o TERRENO
- página 139
Minha biografia NA PRÁTICA
- página 140
Textos em CONVERSA
- página 143
Fora da caixa
- página 146
Capítulo 5 – Rir também é necessário
- página 149
E se a gente
…
reticências
- página 149
Leitura 1
CHARGE
- página 152
Se eu quiser aprender MAIS
- página 154
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 159
Minha charge NA PRÁTICA
- página 166
Leitura 2
CHARGE
- página 168
Textos em CONVERSA
- página 169
Fora da caixa
- página 171
Capítulo 6 – O mundo de dentro
- página 177
Leitura 1
CONTO PSICOLÓGICO
- página 177
Textos em CONVERSA
- página 183
E se a gente
…
reticências
- página 186
Leitura 2
CONTO PSICOLÓGICO
- página 188
Se eu quiser aprender MAIS
- página 192
Falando sobre a
nossa língua
- página 194
Meu conto psicológico NA PRÁTICA
- página 201
Conversa com arte
- página 205
Biblioteca cultural em expansão
- página 210
Capítulo 7 – Um pé no futuro
- página 211
Leitura
CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA
- página 211
Se eu quiser aprender MAIS
- página 216
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 218
Preparando o TERRENO
- página 227
Meu conto de ficção científica NA PRÁTICA
- página 228
Textos em CONVERSA
- página 231
E se a gente
…
reticências
- página 235
Conversa com arte
- página 237
Biblioteca cultural em expansão
- página 241
Capítulo 8 – Tornar simples o complexo
- página 242
E se a gente
…
reticências
- página 242
Leitura 1
ARTIGO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- página 243
Leitura 2
VÍDEO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- página 247
Se eu quiser aprender MAIS
- página 253
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 255
Preparando o TERRENO
- página 262
Nosso artigo de divulgação científica NA PRÁTICA
- página 269
Textos em CONVERSA
- página 273
Fora da caixa
- página 276
Minha canção
- página 279
Bibliografia comentada
- página 286
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos