Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. APRESENTAÇÃO - página III
  8. SUMÁRIO - página VI
    1. Ium. A BNCCBê êne cê cê e esta coleção - página VIII
    2. IIdois. Adolescência: esse universo complexo - página IX
      1. • Os conceitos de adolescência - página IX
      2. • O trabalho com projeto de vida com pré-adolescentes e adolescentes - página XII
        1. Refletir sobre quem somos para descobrir o que queremos ser - página XIII
        2. Formação identitária, atitudes e valores - página XVI
      3. • Saúde mental na adolescência - página XVIII
        1. Violência autoprovocada - página XVIII
        2. Bullying - página XX
      4. • Compreender para interferir na realidade — os TCTstê cê tês - página XXI
      5. • Experienciar o mundo - página XXIII
    3. IIItrês. O componente Língua Portuguesa - página XXV
      1. • Linguagem: esse objeto tão complexo - página XXV
      2. • Princípios teórico-metodológicos gerais - página XXVI
        1. Leitura/escuta - página XXVI
        2. Produção de textos - página XXXI
        3. Oralidade - página XXXIV
        4. Análise linguística e semiótica - página XXXV
      3. • Gêneros digitais - página XLI
      4. • Interdisciplinaridade — Arte - página XLIV
        1. Mais interdisciplinaridade - página XLV
        2. Modelos de trabalho interdisciplinar - página XLV
    4. IVquatro. Práticas de ensino-aprendizagem - página XLVIII
      1. • A importância de avaliar - página XLVIII
        1. Avaliação e pandemia - página LVII
          1. 1. Eixo leitura/escuta — Domínio de vocabulário - página LVIII
          2. 2. Eixo leitura/escuta — Compreensão de informações - página LVIII
          3. 3. Eixo leitura/escuta — Poemas - página LVIII
          4. 4. Eixo leitura/escuta — Expressão de ideias - página LVIII
          5. 5. Eixo da produção de textos — Texto expositivo - página LVIII
          6. 6. Eixo da produção de textos — Apresentação oral - página LIX
        2. Grade de critérios relativos ao uso da língua - página LIX
      2. • Competências e habilidades - página LXI
      3. • Práticas de pesquisa - página LXIII
      4. • O estudante como protagonista de suas aprendizagens: as metodologias ativas - página LXIV
        1. Metodologias ativas: aprofundamento - página LXV
          1. Sala de aula invertida (flipped classroom) - página LXVI
          2. Instrução por pares (peer instruction) - página LXVI
          3. Ensino sob medida (just-in-time teaching) - página LXVI
          4. Aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning — PBL) - página LXVI
          5. Painel integrado (jigsaw classroom) - página LXVII
          6. Gamificação - página LXVIII
      5. • Pensamento computacional - página LXVIII
    5. Vcinco. Estrutura geral da coleção - página LXXI
      1. • Seções - página LXXI
      2. • Boxes - página LXXIV
      3. • Outras orientações para o professor - página LXXV
    6. VIseis. Tempo de planejar - página LXXVI
      1. • Cronograma bimestral - página LXXVI
      2. • Cronograma trimestral - página LXXVI
      3. • Cronograma semestral - página LXXVI
      4. • Outros modos de apresentação e ordenação de conteúdos - página LXXVII
    7. VIIsete. Orientações específicas - página LXXVIII
      1. • Introdução - página LXXVIII
        1. • Minha canção - página LXXVIII
        2. • Capítulo 1 — História tem contexto - página LXXVIII
          • Proposta de produção de texto extra — Romance - página LXXX
        3. • Capítulo 2 — O coletivo em primeiro plano - página LXXXI
          • Proposta de produção de texto extra — Carta aberta - página LXXXII
        4. • Capítulo 3 — Protagonizar - página LXXXII
          • Proposta de produção de texto extra — Poema-protesto - página LXXXIV
        5. • Capítulo 4 — História de vida - página LXXXIV
          • Proposta de produção de texto extra — Biografia - página LXXXVI
        6. • Capítulo 5 — Rir também é necessário - página LXXXVII
          • Proposta de produção de texto extra — Charge - página LXXXVIII
        7. • Capítulo 6 — O mundo de dentro - página LXXXVIII
          • Proposta de produção de texto extra — Conto ­psicológico - página XC
        8. • Capítulo 7 — Um pé no futuro - página XC
          • Proposta de produção de texto extra — Conto de ficção científica - página XCII
        9. • Capítulo 8 — Tornar simples o complexo - página XCII
          • Proposta de produção de texto extra — Artigo de divulgação científica - página XCIV
    8. VIIIoito. Referências bibliográficas comentadas - página XCV
    9. XIXdezenove. Sugestões de leitura - página CIV
  9. Capa
  10. Frontispício
  11. Créditos - página 2
  12. APRESENTAÇÃO - página 3
  13. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  14. SUMÁRIO - página 8
    1. Minha canção - página 12
    2. Capítulo 1 – História tem contexto
      1. Leitura 1 ROMANCE 
      2. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 20
      3. Meu capítulo de romance NA PRÁTICA - página 29
      4. E se a gente…reticências - página 32
      5. Leitura 2 ROMANCE - página 34
      6. Se eu quiser aprender MAIS - página 40
      7. Textos em CONVERSA - página 43
      8. Conversa com arte - página 45
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 53
    3. Capítulo 2 – O coletivo em primeiro plano - página 54
      1. E se a gente…reticências - página 54
      2. Leitura CARTA ABERTA. - página 58
      3. Textos em CONVERSA - página 64
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 66
      5. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 70
      6. Preparando o TERRENO - página 79
      7. Nossa carta aberta NA PRÁTICA - página 81
      8. Fora da caixa - página 84
    4. Capítulo 3 – Protagonizar - página 86
      1. Leitura 1 POEMA-PROTESTO - página 86
      2. Leitura 2 POEMA-PROTESTO - página 90
      3. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 93
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 104
      5. Nosso poema-protesto NA PRÁTICA - página 106
      6. Textos em CONVERSA - página 109
      7. E se a gente…reticências - página 112
      8. Conversa com arte - página 114
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 118
    5. Capítulo 4 – História de vida - página 119
      1. Leitura 1 BIOGRAFIA - página 119
      2. E se a gente…reticências - página 124
      3. Leitura 2 BIOGRAFIA - página 125
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 128
      5. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 130
      6. Preparando o TERRENO - página 139
      7. Minha biografia NA PRÁTICA - página 140
      8. Textos em CONVERSA - página 143
      9. Fora da caixa - página 146
    6. Capítulo 5 – Rir também é necessário - página 149
      1. E se a gente…reticências - página 149
      2. Leitura 1 CHARGE - página 152
      3. Se eu quiser aprender MAIS - página 154
      4. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 159
      5. Minha charge NA PRÁTICA - página 166
      6. Leitura 2 CHARGE - página 168
      7. Textos em CONVERSA - página 169
      8. Fora da caixa - página 171
    7. Capítulo 6 – O mundo de dentro - página 177
      1. Leitura 1 CONTO PSICOLÓGICO - página 177
      2. Textos em CONVERSA - página 183
      3. E se a gente…reticências - página 186
      4. Leitura 2 CONTO PSICOLÓGICO - página 188
      5. Se eu quiser aprender MAIS - página 192
      6. Falando sobre a nossa língua - página 194
      7. Meu conto psicológico NA PRÁTICA - página 201
      8. Conversa com arte - página 205
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 210
    8. Capítulo 7 – Um pé no futuro - página 211
      1. Leitura CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA - página 211
      2. Se eu quiser aprender MAIS - página 216
      3. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 218
      4. Preparando o TERRENO - página 227
      5. Meu conto de ficção científica NA PRÁTICA - página 228
      6. Textos em CONVERSA - página 231
      7. E se a gente…reticências - página 235
      8. Conversa com arte - página 237
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 241
    9. Capítulo 8  – Tornar simples o complexo - página 242
      1. E se a gente…reticências - página 242
      2. Leitura 1 ARTIGO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - página 243
      3. Leitura 2 VÍDEO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - página 247
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 253
      5. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 255
      6. Preparando o TERRENO - página 262
      7. Nosso artigo de divulgação científica NA PRÁTICA - página 269
      8. Textos em CONVERSA - página 273
      9. Fora da caixa - página 276
    10. Minha canção - página 279
    11. Bibliografia comentada - página 286
  15. Terceira capa
  16. Quarta capa
  17. Lista de links
  18. Lista de créditos