Novo Singular & Plural: Leitura, Produção e Estudos de Linguagem

Marisa Balthasar, Shirley Goulart
Código da Coleção: 0009 P24 01 00 200 010
Proposta pedagógica
  • Oferecer atividades bem orientadas que permitam ao professor acompanhar as diferentes necessidades dos estudantes.
  • Permitir e facilitar, ao aluno, o desenvolvimento de diferentes habilidades socioemocionais, como a colaboração, a comunicação e o autoconhecimento.
  • Sustentar o estudo da língua portuguesa na relação com textos - imagéticos, orais e escritos - produzidos em variados suportes e épocas, considerando seus usos em diferentes situações comunicativas.
Compartilhar:
Código do Obra: 0009 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0009 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0009 P24 01 00 200 010
Compartilhar:
Código do Obra: 0009 P24 01 00 200 010
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – p. 13 

Capítulo 1: Informação e opinião: o campo jornalístico em foco – p. 14 

Leitura – Atividade 1: Leitura e roda de conversa: gêneros jornalísticos – p. 16 

Texto 1: Entre, a causa é sua, de Fabrícia Peixoto – p. 16 

Texto 2: Nunca te vi, sempre te amei, de Martha San Juan França – p. 18 

Texto 3: Adolescentes ciganos, de revista Descolad@s – p. 19 

Leitura – Atividade 2: Roda de conversa – De olhos bem abertos para a esfera jornalística – p. 22 

Cartum 1: Cobertura de tragédias, de Thomate – p. 22 

Cartum 2: Cartum de Alpino – p. 22 

Produção de texto – p. 23 

Atividade 1: Conhecendo a notícia de perto – p. 23 

Atividade 2: A importância dos recortes e das escolhas das palavras para construir os sentidos que pretendemos – p. 25 

De olho na imprensa – Textos jornalísticos – p. 29 

Produzindo o texto – Notícia – p. 30 

Capítulo 2: Histórias (re)vividas – lembrar, relatar e narrar – p. 35 

Leitura 1 – O fotógrafo que é cabinha de nascença, de Samuel Macedo – p. 39 

Leitura 2 – Meu vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória, de Daniel Munduruku – p. 41 

Leitura 3 – Infância, de Graciliano Ramos – p. 47 

Roda de Leitura – p. 53 

Galeria – p. 54 

LiTERatitudes – p. 56 

Capítulo 3: Língua e linguagem – p. 57 

Tópico 1 – Linguagem, língua e produção de sentidos – p. 57 

Linguagem – p. 57 

Língua – p. 60 

Tópico 2 – Enunciado, discurso, intencionalidade e sentido – p. 65 

Tópico 3 – Língua e mudança, língua e variação, o uso da língua e as situações de comunicação – p. 67 

Língua e mudança – p. 68 

Língua e variação – p. 69 

O uso da língua e as situações de comunicação – p. 74 

 

UNIDADE 2 – p. 77 

Capítulo 4: Espaços de divulgação científica – p. 78 

Leitura – Atividade 1: Leitura colaborativa de notícia – p. 80 

Texto: Macacos são sentinelas no enfrentamento da febre amarela, de Marina Saraiva – p. 80 

Leitura – Atividade 2: Leitura do texto e apresentação oral – p. 84 

Texto 1: Lei antibullying reforça a valorização dada às crianças, de Marsílea Gombata – p. 85 

Texto 2: Adolescentes nunca dormiram tão pouco – e celular é o vilão, de Pâmela Carbonari – p. 87 

Texto 3: Anhanguera, abacaxi, Tietê: a contribuição das línguas indígenas para o português que falamos hoje, de Paulo Henrique de Felipe – p. 88 

Texto 4: De onde vêm as ideias para os superpoderes?, de Lucas Miranda – p. 90 

Produção de texto – p. 94 

Conhecendo o gênero: apresentação oral – p. 94 

Atividade 1: O que é uma apresentação oral e para que serve? – p. 95 

Atividade 2: O que fazer e o que não fazer em uma apresentação oral? – p. 95 

Atividade 3: Como planejar a fala da apresentação oral – p. 96 

Produzindo o texto – Apresentação oral – p. 97 

Capítulo 5: Oficinas com histórias (re)vividas – p. 101 

Leitura 1 – p. 101 

Texto 1: O garoto da camisa vermelha, de Otávio Júnior – p. 101 

Texto 2: O livreiro do Alemão, de Otávio Júnior – p. 102 

Leitura 2 – p. 105 

Oficina de Leitura e criação – Recontando imagens: histórias da turma – p. 107 

Roda de Leitura – Lembranças de nossas infâncias – p. 111 

Galeria – p. 113 

LiTERatitudes – p. 115 

Capítulo 6: Língua e significação (léxico) – p. 117 

Tópico 1 – Polissemia e contextos – p. 117 

Denotação e conotação – p. 120 

Os sinônimos e seus usos – p. 120 

Os antônimos e seus usos – p. 122 

Tópico 2 – Processos de formação de palavras e novos sentidos: derivação e composição – p. 124 

Língua, palavra e significação – p. 125 

As palavras e suas partículas significativas – p. 127 

Processos de formação de palavras – p. 128 

O nosso léxico em constante ampliação – p. 131 

 

UNIDADE 3 – p. 135 

Capítulo 7: No mundo da propaganda e da publicidade – p. 136 

Leitura – Atividade 1: Leitura colaborativa de reportagem – p. 138 

Texto: “Não engula o choro”: campanha contra violência infantil muda o foco e viraliza, de Flávia Silveira – p. 139 

Leitura – Atividade 2: Roda de conversa: conhecendo outras peças da campanha – p. 143 

Peça 1: Campanha Negligência. Não dá para engolir esse choro – p. 143 

Peça 2: Jingle que acompanha animação da campanha “Não engula o choro” – p. 144 

Produção de texto – p. 145 

Conhecendo mais a esfera publicitária e seus gêneros – p. 145 

Atividade 1: Peças de propaganda e publicidade: vendendo ideias ou vendendo produtos? – p. 146 

Atividade 2: Esfera publicitária: quem divulga o quê, para quem e onde? – p. 149 

Atividade 3: Os recursos da linguagem da publicidade e da propaganda: persuasão e sedução – p. 150 

Atividade 4: Ética na esfera publicitária – p. 153 

Produzindo o texto – Peças de campanha publicitária – p. 155 

Capítulo 8: Lugares da infância – lugares de poesia – p. 157 

Texto 1: Oficina de transfazer natureza, de Martha Barros – p. 157 

Texto 2: Manoel por Manoel, de Manoel de Barros – p. 158 

Leitura – p. 160 

Texto 1: Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade – p. 160 

Texto 2: Boi tenho (Fragmentos), de Elisa Lucinda – p. 160 

Texto 3: Canção do ver (Fragmentos), de Manoel de Barros – p. 162 

Oficina de Leitura e criação – Produção de poemas – p. 169 

Galeria – p. 173 

LiTERatitudes – p. 175 

Capítulo 9: Língua e gramática – p. 177 

Tópico 1 – Gramaticalidade da língua – p. 177 

Seleção e combinação: os dois eixos da língua – p. 178 

Tópico 2 – Frase e oração – p. 181 

Tópico 3 – Classes de palavras – p. 184 

Organizamos as palavras em categorias – p. 185 

Palavras que variam e palavras que não variam – p. 187 

Atividades – p. 189 

 

UNIDADE 4 – p. 191 

Capítulo 10: Internet e redes sociais – usos e abusos – p. 192 

Leitura – Atividade 1: Roda de Leitura de reportagens – p. 193 

Texto 1: Instagram bloqueia contas de menores de 13 anos, de Martina Medina – p. 195 

Texto 2: Instagram afeta saúde mental dos adolescentes, apontam estudos do Facebook, de Joanna Cataldo – p. 197 

Leitura – Atividade 2: Leitura e discussão de gráficos da pesquisa Tic Kids online Brasil (2016 e 2019) – p. 203 

Produção de texto – p. 204 

Conhecendo o gênero: cartas de leitor e comentários na internet – p. 204 

Atividade 1: O que são, para que servem e onde circulam as cartas de leitor e os comentários na internet – p. 205 

Atividade 2: A linguagem usada e a escolha das palavras – p. 208 

Produzindo o texto – Comentário – p. 211 

Capítulo 11: Quando a palavra ganha vida no palco – Leitura de textos teatrais – p. 214 

Oficina de Leitura e criação – Contação de histórias com personagens do folclore brasileiro – p. 216 

Leitura 1 – p. 217 

Texto 1: Uma saga musical, de Gabriela Romeu – p. 217 

Texto 2: Cena da peça teatral Quem tem medo de Curupira?, de Zeca Baleiro – p. 218 

Texto 3: João Serra Madeira (cena 2) – p. 219 

Oficina de Leitura e criação – Resgate da canção infantojuvenil “Meu limão, meu limoeiro” – p. 224 

Leitura 2: Jacarandá (cena 5) – p. 225 

Oficina de Leitura e criação – Leitura dramática de cena de Quem tem medo de Curupira?, de Zeca Baleiro – p. 228 

Galeria – p. 232 

LiTERatitudes – p. 235 

Capítulo 12: Os substantivos e as classes de palavras que os especificam – p. 239 

Tópico 1 – Substantivos: função, variação e classificação – p. 239 

Classificação dos substantivos – p. 240 

A importância dos substantivos no texto – p. 242 

Tópico 2 – As classes de palavras que especificam os substantivos no texto – p. 244 

Atividades – p. 248 

 

Anexo de textos de apoio – p. 251 

Anexo de conhecimentos linguísticos – p. 259 

Referências bibliográficas – p. 279 

 

UNIDADE 1 – p. 13 

Capítulo 1: A diversidade cultural nas preferências musicais – p. 14 

Leitura – Atividade 1: Preferências musicais e personalidade – p. 16 

Texto: Qual seu estilo musical? Estudo mostra que personalidade afeta preferências – p. 17 

Atividade 2: Leitura de textos jornalísticos e de divulgação e roda de conversa – p. 20 

Texto para o grupo 1: Pluralidade cultural do Recife é exemplo de tolerância às diferenças – p. 21 

Texto para o grupo 2: Conheça os ritmos típicos carimbó e tecnobrega, de Ana Beatriz Rosa – p. 22 

Produção de texto – Conhecendo o gênero: reportagem – p. 24 

Atividade 1: Por dentro da reportagem: a voz do repórter e a seleção das fontes das informações – p. 24 

Atividade 2: Como as vozes aparecem nos textos jornalísticos – p. 27 

Atividade 3: Observando os títulos e os modos de iniciar uma reportagem – p. 30 

Reportagem 1: Pluralidade cultural do Recife é exemplo de tolerância às diferenças – p. 30 

Reportagem 2: Até onde a mídia influencia na escolha do gosto musical?, de Leilane Andrade – p. 30 

Reportagem 3: Quem são os Brô MC’s, primeiro grupo de rap indígena do Brasil, de Beatriz Montesanti – p. 31 

Atividade 4: Planejando enquetes e divulgando os dados verbalmente – p. 31 

Produzindo o texto – Condições de produção – p. 33 

Capítulo 2: Vida à vista – leitura e apreciação de reprodução de pintura, canção e crônica – p. 37 

Leitura 1: Saudade de Itapoã, de Dorival Caymmi – p. 38 

Leitura 2: Mar, de Rubem Braga – p. 41 

Oficina de leitura e criação: Roda de leitura com outras crônicas de Rubem Braga – p. 46 

Galeria – p. 50 

LiTERatitudes – p. 54 

Capítulo 3: Verbos: emprego e sentido dos tempos e modos verbais – p. 56 

Conceito de verbo – p. 56 

Tirinha de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson – p. 56 

Flexão de número e de pessoa – p. 57 

Mosquitinho, em As melhores piadas para crianças, organizado por Luiz Aviz – p. 57  

Modos verbais – p. 59 

Paraíso, de José Paulo Paes – p. 59 

Tempos verbais – p. 60 

Tirinha de Bugio, o pai 2, de Willian Raphael Silva – p. 60 

Os tempos do indicativo – p. 61 

Furto de flor, de Carlos Drummond de Andrade – p. 61 

Os tempos do subjuntivo – p. 64 

Imperativo – p. 66 

Formas nominais – p. 67 

Infinitivo – p. 68 

Gerúndio – p. 68 

Particípio – p. 69 

Atividades – p. 70 

 

UNIDADE 2 – p. 74 

Capítulo 4: Direitos humanos nas diferenças – p. 75 

Atividade 1: Conhecendo nossos direitos – p. 77 

Constituição da República Federativa do Brasil – Preâmbulo – p. 78 

Atividade 2: Conhecendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos – p. 83 

Atividade 3: Leitura e roda de conversa sobre textos legais – p. 86 

Texto 1: Estatuto da Juventude – p. 87 

Texto 2: Estatuto da Igualdade Racial – p. 89 

Texto 3: Estatuto da Criança e do Adolescente – p. 91 

Texto 4: Estatuto do Idoso – p. 93 

Produção de texto – p. 95 

Conhecendo o gênero: cartaz – p. 95 

Atividade 1: O que é um cartaz e para que ele serve? – p. 95 

Atividade 2: As linguagens e a construção de sentidos nos cartazes – p. 97 

Produzindo o texto – p. 101 

Capítulo 5: Práticas com leitura de crônicas, canções e produção de crônicas por meio de paródias – p. 105 

Leitura: Outro você, de Luis Fernando Verissimo – p. 106 

Oficina de leitura e criação: Curadoria de canções da Bossa Nova para composição de playlist – p. 111 

Leitura: O apagar da velha chama, de Luis Fernando Verissimo – p. 113 

Oficina de leitura e criação: Crônicas com paródias de canções – p. 117 

Galeria – p. 120 

LiTERatitudes – p. 122 

Capítulo 6: A construção da oração I: foco no sujeito – p. 126 

Tópico 1: Sujeito e predicado – p. 126 

Sujeito: termo essencial da oração – p. 126 

Tópico 2: O verbo e a concordância com o núcleo do sujeito – p. 127 

Tópico 3: Tipos de sujeito – p. 128 

Sujeito simples e sujeito composto – p. 128 

Tristão e Isolda – p. 128 

Sujeito desinencial e sujeito indeterminado – p. 130 

Tirinha de Níquel Náusea, de Fernando Gonsales – p. 130 

Oração sem sujeito – p. 132 

A posição do sujeito na frase – p. 133 

O rato e a ratazana, de Tatiana Belinky – p. 133 

Manhã, de Sérgio Capparelli – p. 134 

Concordância verbal em orações na ordem indireta (invertidas) – p. 134 

Atividades – p. 135 

 

UNIDADE 3 – p. 138 

Capítulo 7: Adolescência e consumo – p. 139 

O direito de adolescentes à mesada, de Rui Rodrigues Aguiar – p. 140 

Atividade 1: Leitura para estudo: Identidade parcelada, de Escola de jornalismo Énois – p. 140 

Atividade 2: Leitura colaborativa: Consumismo e baixa autoestima formam círculo vicioso, de Helio Mattar – p. 146 

Produção de texto – p. 151 

Conhecendo o gênero: pôster ou painel – p. 151 

Atividade 1: O que é um painel ou pôster, onde circula e para que serve? – p. 151 

Atividade 2: Analisando o que pode compor um pôster ou painel – p. 153 

Criança e consumo: discutindo a cultura infantil contemporânea, de Vanessa Pustai – p. 153 

Atividade 3: Estudando mais as seções do pôster ou painel – p. 155 

Atividade 4: Tabulando dados e produzindo gráficos e infográficos – p. 156 

Produzindo o texto – p. 158 

Capítulo 8: A poesia do cordel – p. 167 

Leitura: Em versos singelos, de Alexandre Pavan – p. 168 

Oficina de leitura e criação: Consulta a cordeltecas, curadoria e leitura de folhetos de cordel – p. 172 

Leitura: O Rei do Mar-Sem-Fim, de Severino Borges Silva – p. 176 

Galeria – p. 181 

LiTERatitudes – p. 182 

Capítulo 9: A construção da oração II: foco no predicado – p. 185 

Tópico 1: Predicado – p. 185 

Ensinamento, de Adélia Prado – p. 185 

Tópico 2: Verbos transitivos e intransitivos – p. 187 

As melhores piadas e charadas – p. 187 

Tópico 3: Complementos verbais: objetos direto e indireto – p. 188 

Tirinha de Snoopy, de Charles Schulz – p. 188 

Tópico 4: Predicativo do objeto – p. 190 

Tópico 5: Verbo seguido por se e concordância – p. 190 

Atividades – p. 192 

 

UNIDADE 4 – p. 196 

Capítulo 10: Meio ambiente e participação política – p. 197 

Leitura – Atividade 1: Ler para estudar: Aquecimento global como o grande problema ambiental – p. 198 

De olho na imprensa – p. 205 

Atividade 2 – Leitura: o caso do lixo no Brasil – p. 208 

Brasil de vento em popa, de Benett – p. 208 

Os números “malcheirosos” da gestão de lixo no Brasil, de Vanessa Barbosa – p. 209 

Atividade 3 – Leitura colaborativa: participação política – p. 216 

Convívio com lama e lixeira viciada incomoda moradores de bairro periférico de Macapá, de Rita Torrinha – p. 216 

Produção de texto – p. 218 

Conhecendo o gênero: carta de solicitação e de reclamação – p. 218 

Atividade 1: Reclamar ou solicitar: um direito do cidadão – p. 218 

Texto 1: Carta de solicitação – p. 220 

Texto 2: Carta de reclamação – p. 220 

Atividade 2: A argumentação em cartas de reclamação e de solicitação – p. 222 

Atividade 3: A organização das cartas de solicitação e de reclamação – p. 224 

Atividade 4: Organizando e “costurando” as partes do texto – p. 225 

Atividade 5: Investigando e debatendo os problemas e encaminhando  

soluções – p. 226 

Produzindo o texto – p. 229 

Capítulo 11: O cordel vai ao teatro – p. 231 

O Reino do Mar-Sem-Fim, de Severino Borges Silva – p. 231 

Leitura: Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna – p. 235 

Oficina de leitura e criação: Brincadeiras com mamulengo – p. 244 

Galeria – p. 249 

LiTERatitudes – p. 251 

Capítulo 12: Figuras de linguagem – p. 253 

Metáfora – p. 253 

Metonímia – p. 254 

Personificação – p. 256 

Hipérbole – p. 257 

Sinestesia – p. 258 

Ironia – p. 259 

Atividades – p. 261 

 

Anexo de textos de apoio – p. 264 

Anexo de conhecimentos linguísticos – p. 274 

Referências bibliográficas – p. 304 

 

UNIDADE 1 – p. 13 

Capítulo 1: Eu e o outro – A ética nas relações pessoais – p. 14 

Leitura – p. 16 

Atividade 1 – Por que existe o bullying e como lidar com ele? – p. 16 

Manual do bullying: Por que existe e como lidar?, de Sofia Duarte – p. 16 

Atividade 2 – Qual é a diferença entre bullying e deboche? – p. 18 

Existe diferença entre deboche e bullying?, de André Cabette Fábio – p. 18 

Produção de texto – p. 23 

Conhecendo o gênero – Debate – p. 23 

Atividade 1 – O que fazer em caso de bullying? – p. 23 

Entrevista sobre a lei antibullying com Carlos Kremer, Presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB – p. 24 

Atividade 2 – Os diferentes tipos de argumento – p. 26 

Atividade 3 – A cultura do cancelamento: um outro lado da moeda – p. 28 

Maluquices, de Jornal Joca – p. 28 

De olho na imprensa – p. 29 

Produzindo o texto – Debate – p. 30 

Capítulo 2: O mistério dos contos fantásticos – p. 33 

Leitura 1 – p. 34 

A queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe – p.  35 

Do maravilhoso ao fantástico – Quem conta um conto… – p. 36 

Leitura 2 – p. 37 

Antes da leitura: O que era e o que fazia um sinaleiro? – p. 37 

Texto 1: O sinaleiro (parte 1), de Charles Dickens – p. 38 

Texto 2: O sinaleiro (parte 2), de Charles Dickens – p. 40 

Texto 3: O sinaleiro (parte 3), de Charles Dickens – p. 42 

Texto 4: O sinaleiro (parte 4), de Charles Dickens – p. 45 

Oficina de leitura e criação – Leituras e paisagens sonoras de O sinaleiro – p. 48 

Galeria – p. 52 

LiTERatitudes p. 55 

Capítulo 3: Períodos compostos: coordenação e subordinação – p. 57 

Tópico 1 – Período simples e período composto – p. 57 

Período composto por coordenação e período composto por subordinação – p. 59 

Tópico 2 – Período composto por coordenação I – p. 61 

Orações coordenadas sindéticas e assindéticas – p. 61 

Oração coordenada sindética aditiva e oração coordenada sindética adversativa – p. 63 

Atividades – p.  65 

 

UNIDADE 2 – p. 68 

Capítulo 4: Retratos de adolescências – p. 69 

Leitura – p. 71 

Atividade 1 – Leitura de reportagem – p. 71 

Gloob apresenta pesquisa que traça perfil da geração Alpha, de Canal Gloob – p. 72 

Atividade 2 – Roda de leitura – p. 76 

Texto 1: Adolescentes e jovens indígenas identificam e apresentam soluções para os problemas e desafios de suas etnias, de Unicef – p. 77 

Texto 2: Adolescente convoca estudantes a participar das políticas públicas de João Câmara (RN), de Unicef – p. 80 

Produção de texto – p.  84 

Conhecendo o gênero – Infográficos para divulgação de dados de pesquisa – p. 84 

Atividade 1 – Infográfico: O que é e para que serve? – p. 84 

Atividade 2 – Estudando os recursos que podem compor um infográfico – p. 86 

Atividade 3 – Diferentes estilos de infográficos e organização das informações – p. 89 

Produzindo o texto – Pesquisa e produção de infográfico – p. 92 

Capítulo 5: Práticas com leitura de conto. Fruição, curadoria e produção de minicontos – p. 98 

Oficina de leitura e criação – p. 99 

Os minicontos e seus implícitos – p. 99 

Apreciação, curadoria e circulação de minicontos – p.  100 

Leitura – p. 102 

As formigas, de Lygia Fagundes Telles – p. 102 

Oficina de leitura e criação – Produção de minicontos (multimodais) inspirados em contos fantásticos de Lygia Fagundes Telles – p. 110 

Galeria – p. 114 

LiTERatitudes – p. 118 

Capítulo 6: Períodos compostos por coordenação – p. 126 

Tópico 1 – Orações coordenadas sindéticas explicativas, alternativas e conclusivas – p. 126 

Orações coordenadas sindéticas explicativas – p. 126 

Orações coordenadas sindéticas alternativas – p. 127 

Orações coordenadas sindéticas conclusivas – p. 128 

Atividades – p. 130 

 

UNIDADE 3 – p. 134 

Capítulo 7: Em defesa dos direitos humanos – p. 135 

Leitura – p. 137 

Atividade 1 – Direitos básicos: em busca da aplicação das leis – p. 137 

Crianças e adolescentes processam governos por mudanças do clima, de João Ozorio de Melo – p. 139 

Atividade 2 – Quando o abaixo-assinado vira notícia – p. 144 

Estudante inicia abaixo-assinado para melhorar a “pracinha do skate”, de O Bemdito – p. 147 

Produção de texto – p. 148 

Conhecendo o gênero: abaixo-assinado – p. 148 

Atividade 1 – O que são e onde circulam os abaixo-assinados – p. 148 

Espaço destinado ao skate em Umuarama – p. 148 

Atividade 2 – Modos de circulação e de organização dos abaixo-assinados – p. 151 

Abaixo-assinado “Muita luz com o fim do túnel” – p. 151 

Atividade 3 – Como argumentar em abaixo-assinados? – p. 153 

Salvando a Gibiteca de Santos – p. 153 

Atividade 4 – Chegando a algumas conclusões sobre abaixo-assinados – p. 155 

Produzindo o texto – Abaixo-assinado – p. 157 

Capítulo 8: Intervenções poéticas – p. 162 

Leitura 1 – p. 164 

No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade – p. 164 

Leitura 2 – p. 166 

Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade – p. 166 

Oficina de leitura e criação – Leitura compartilhada de um poema: seus implícitos, relações de intertextualidade e sentidos – p. 167 

Leitura 3 – p. 169 

Guia prático de como fazer lambe-lambes em sua cidade, de Greenpeace – p. 170 

Oficina de leitura e criação – Intervenção poética: poemas mudando sentidos de nossos caminhos – p. 173 

Galeria – p. 178 

LiTERatitudes – p. 180 

Capítulo 9: As classes de palavras na construção da coesão textual – p. 186 

Coesão textual e classes de palavras – p. 186 

Pronome: antecipação ou retomada no texto – p. 188 

Pesquisando o uso de pronomes como recurso coesivo na língua oral – p. 191 

Substantivo: recurso para substituição lexical – p. 192 

Numeral: estratégia para a organização textual – p. 194 

Conjunção: relações de sentido entre as ideias – p. 196 

Atividades – p. 197 

 

UNIDADE 4 – p. 201 

Capítulo 10: Preconceitos e desigualdades – p. 202 

Leitura – p. 204 

Atividade 1 – Leitura colaborativa: estereótipo, discriminação, preconceito – p. 204 

Estereótipos e preconceitos: diferenças – p. 205 

Atividade 2 – Leitura de textos jornalísticos e roda de conversa – p. 207 

Texto 1: Etnocentrismo e relativismo cultural: você sabe o que é?, de Natália Becattini – p. 208 

Texto 2: Fotógrafa indígena Pi Suruí combate estereótipos e celebra conquistas, de Felipe Corona – p. 210 

Texto 3: Escola pública cria projeto contra preconceito com imigrantes – p. 212 

De olho na imprensa – p. 215 

Produção de texto – p. 216 

Conhecendo mais o gênero – Reportagem audiovisual – p. 216 

Atividade 1 – O papel do pauteiro – p. 216 

Atividade 2 – O papel do repórter na entrevista – p. 217 

Atividade 3 – O papel do repórter e da equipe de filmagem na produção das imagens – p. 219 

Atividade 4 – Os papéis do repórter e do editor no roteiro de edição – p. 220 

Produzindo o texto – Reportagem audiovisual – p. 222 

Capítulo 11: Leituras de Dom Casmurro, romance, teledramaturgia e leitura expressiva em vídeo – p. 227 

Leitura 1 – p. 228 

Texto 1: Olhos de ressaca, de Machado de Assis – p. 228 

Texto 2: Capitu, de Luiz Tatit – p. 229 

Leitura 2 – p. 231 

Capitu, de Machado de Assis – p. 232 

Oficina de leitura e criação – Novas casmurrices – produção de vídeos com leituras do romance de Machado de Assis – p. 236 

Galeria – p. 241 

LiTERatitudes – p. 243 

Capítulo 12: Figuras de linguagem – p. 245 

Gradação, repetição, eufemismo e antítese – p. 245 

Gradação – p. 245 

Repetição – p. 246 

Eufemismo – p. 248 

Antítese – p. 249 

Atividades – p. 251 

 

Anexo de textos de apoio – p. 253 

Anexo de conhecimentos linguísticos – p. 262 

Referências bibliográficas – p. 277 

 

UNIDADE 1 – p. 13 

Capítulo 1: A verdade e a mentira no jornalismo científico em tempos de fake news – p. 14 

Leitura – p. 16 

Atividade 1: Fake news e a “pós-verdade” – p. 16 

Texto: Genealogia da desinformação, de Vaza, Falsiane! – p. 16 

Produção de texto – p. 24 

Conhecendo o gênero: Reportagem – p. 24 

Atividade 1: A importância de construir conhecimento – p. 24 

Texto: Nem plana, nem redonda: definir a forma exata da Terra é um desafio, de Carla Madureira Cruz – p. 24 

Atividade 2: Confrontando pontos de vista – p. 28 

Texto: A “ciência” da Terra plana, de Superinteressante – p. 28 

Atividade 3: Construindo a reportagem de divulgação científica – p. 35 

De olho na imprensa – Observatório da imprensa – p. 36 

Produzindo o texto – Reportagem de divulgação científica – p. 37 

Capítulo 2: Práticas com romance juvenil da literatura portuguesa – p. 42 

Leitura – p. 45 

Texto 1: Prólogo, de Alice Vieira – p. 45 

Texto 2: Capítulo 3, de Alice Vieira – p. 51 

Galeria – p. 59 

LiTERatitudes – p. 61 

Capítulo 3: Períodos compostos por subordinação I – p. 65 

Tópico 1: Período composto por coordenação e período composto por subordinação – p. 65 

Tópico 2: Orações subordinadas substantivas – p. 67 

Tópico 3: Oração subordinada substantiva subjetiva – p. 68 

Tópico 4: Oração subordinada substantiva predicativa – p. 69 

Tópico 5: Oração subordinada substantiva apositiva – p. 70 

Tópico 6: Oração subordinada substantiva objetiva direta – p. 72 

Tópico 7: Oração subordinada substantiva objetiva indireta – p. 73 

Tópico 8: Oração subordinada substantiva completiva nominal – p. 73 

Tópico 9: Oração subordinada substantiva reduzida – p. 74 

Atividades – p. 76 

 

UNIDADE 2 – p. 79 

Capítulo 4: Adolescência e saúde sexual – p. 80 

Leitura – p. 82 

Atividade 1: Leitura para estudo: sexualidade e promoção de saúde entre os jovens – p. 82 

Direitos humanos, cidadania sexual e promoção de saúde: diálogos de saberes entre pesquisadores e adolescentes, de Helena Maria Campos et al. – p. 82 

Atividade 2: Leitura e roda de conversa: sexualidade e saúde – p. 87 

Texto 1: Gravidez na adolescência provoca danos maiores às jovens da periferia, de Beatriz de Oliveira – p. 88 

Texto 2: Adolescentes iniciam vida sexual cada vez mais cedo, de Jornal da USP – p. 91 

Texto 3: Baixa adesão à vacina contra HPV aumenta risco de câncer de útero, intestino e laringe, alerta infectologista da Unicamp, de Patrícia Teixeira – p. 93 

Produção de texto – p. 97 

Conhecendo o gênero: Seminário – p. 97 

Atividade 1: O que é seminário – p. 97 

Atividade 2: Resumindo textos: apagando e generalizando informações – p. 98 

Atividade 3: Sintetizando informações – p. 99 

Atividade 4: A apresentação oral no seminário – p. 100 

Produzindo o texto – Apresentação oral – p. 104 

Capítulo 5: Práticas de leitura com romance juvenil – p. 109 

Leitura – p. 110 

Texto 1: Capítulo 18, de Alice Vieira – p. 110 

Texto 1: Epílogo, de Alice Vieira – p. 113 

Oficina de leitura e criação – Produção de contos inspirados no estilo de Alice Vieira – Variações de Meia hora para mudar a minha vida – p. 118 

Galeria – p. 122 

LiTERatitudes – p. 126 

Capítulo 6: Períodos compostos por subordinação II – p. 128 

Tópico 1 – Orações subordinadas adjetivas – p. 128 

Oração subordinada adjetiva explicativa e restritiva – p. 129 

Oração subordinada adjetiva reduzida – p. 131 

Tópico 2 – Oração subordinada adverbial – p. 132 

Oração subordinada adverbial temporal – p. 133 

Oração subordinada adverbial condicional – p. 134 

Oração subordinada adverbial proporcional – p. 134 

Atividades – p. 135 

 

UNIDADE 3 – p. 138 

Capítulo 7: Corrupção: o que é e como se combate? – p. 139 

Leitura – p. 141 

Atividade: Leitura colaborativa: ética e liberdade – p. 141 

Texto: Capítulo 3 – Faça o que quiser, de Fernando Savater – p. 142 

Produção de texto – p. 148 

Conhecendo o gênero: Artigo de opinião – p. 148 

Atividade 1: Artigo de opinião: o que é, para que serve e como se faz? – p. 148 

Atividade 2: Os movimentos argumentativos – p. 152 

Texto 1: Trote nas universidades deve ser proibido? Sim, de Antonio Almeida e Oriowaldo Queda – p. 152 

Texto 2: Trote nas universidades deve ser proibido? Não, de Víctor Gabriel Rodríguez – p. 153 

Atividade 3: A modalização no artigo de opinião – p. 155 

De olho na imprensa – p. 157 

Produzindo o texto – p. 158 

Capítulo 8: Africanidades, poesia e ritmo na música brasileira – p. 163 

Leitura 1 – p. 165 

Texto: Clementina de Jesus, de Museu Afro Brasil – p. 166 

Leitura 2 – p. 168 

Texto 1: Canto II – p. 170 

Texto 2: Ponto de jongo – p. 172 

Oficina de leitura e criação: Produção de programa de rádio – Africanidades na música brasileira – p. 174 

Galeria – p. 181 

LiTERatitudes – p. 184 

Capítulo 9: Períodos compostos por subordinação III – p. 187 

Tópico 1 – Orações subordinadas adverbiais – p. 187 

Oração subordinada adverbial comparativa – p. 187 

Oração subordinada adverbial consecutiva – p. 188 

Oração subordinada adverbial causal – p. 189 

Oração subordinada adverbial concessiva – p. 190 

Oração subordinada adverbial final – p. 191 

Oração subordinada adverbial conformativa – p. 192 

Tópico 2 – Orações subordinadas adverbiais reduzidas – p. 193 

Atividades – p. 195 

 

UNIDADE 4 – p. 199 

Capítulo 10: Final do Ensino Fundamental – O que sabemos e queremos do Ensino Médio! – p. 200 

Leitura – p.  202 

Atividade 1: Conhecendo um pouco sobre o Ensino Médio – p. 202 

Texto: Novo Ensino Médio começa sob questionamentos e críticas, de Edison Veiga – p. 202 

Atividade 2: Leitura e roda de conversa: Desafios e possibilidades do Ensino Médio – p. 206 

Texto 1: Brasil tem 12,3 milhões de jovens que não estudam nem trabalham, de Renée Pereira – p. 207 

Texto 2: Ensino Médio deve visar, mais que vestibular, o gosto pelo saber, diz pesquisadora, de Lisandra Matias – p. 209 

Produção de texto – p. 213 

Conhecendo o gênero: Podcast – p. 213 

Atividade 1: Podcast: O que é e como se faz? – p. 213 

Atividade 2: Comparando dois formatos de podcasts – p. 214 

Texto 1: Braincast 284 – Tecnologia e o Futuro da Educação (transcrição do áudio) – p. 214 

Texto 2: Juventude, protagonismo e transformação social (transcrição do áudio) – p. 219 

Atividade 3: Da pauta ao roteiro de edição – p. 222 

Produzindo o texto – Série de podcasts – O que sabemos e queremos do Ensino Médio – p. 227  

Capítulo 11: Novos leitores na barca medieval: práticas com Auto da barca do inferno – p. 234 

Leitura – p. 237 

Texto: Auto da barca do inferno, de Gil Vicente – p. 237 

Oficina de leitura e criação – Produção de pequenas cenas de humor (esquetes) inspiradas em autos vicentinos – p. 244 

Galeria – p. 251 

LiTERatitudes – p. 256 

Capítulo 12: Figuras de linguagem – p. 259 

Tópico 1 – Aliteração e seus efeitos de sentido – p. 259 

Tópico 2 – Assonância e seus efeitos de sentido – p. 261 

Tópico 3 – Paronomásia e seus efeitos de sentido – p. 262 

Atividades – p. 263 

 

Anexo de textos de apoio – p. 265 

Anexo de conhecimentos linguísticos – p. 280 

Referências bibliográficas – p. 297 

 

Veja também