Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda Capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. Apresentação - página 3
  8. Estrutura da obra - página 4
  9. Sumário - página 9
    1. Unidade 1 - página 13
      1. Capítulo 1 - página 14
        1. Leitura - página 16
          1. Atividade 1 – Leitura e roda de conversa: gêneros jornalísticos - página 16
          2. Entre, a causa é sua - página 16
          3. Nunca te vi, sempre te amei - página 18
          4. Adolescentes ciganos - página 19
          5. Atividade 2 – Roda de conversa – De olhos bem abertos para a esfera jornalística - página 22
        2. Produção de texto - página 23
          1. Atividade 1 – Conhecendo a notícia de perto - página 23
          2. Crianças indígenas são retratadas em exposição fotográfica no Acre - página 23
          3. Atividade 2 – A importância dos recortes e das escolhas das palavras para construir os sentidos que pretendemos - página 25
          4. Leitura é hábito de 56% da população, indica pesquisa - página 26
          5. 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura - página 26
          6. Número de leitores no Brasil sobe 6 pontos percentuais entre 2011 e 2015, diz pesquisa - página 26
          7. Hábito de ler cresce no Brasil, indica pesquisa - página 26
        3. De olhoôlho na imprensa - página 29
        4. Produzindo o texto - página 30
      2. Capítulo 2  - página 35
        1. Leitura 1 - página 38
          • O fotógrafo que é cabinha de nascença - página 39
        2. Leitura 2 - página 41
          • Meu vô Apolinário - página 41
        3. Leitura 3 - página 47
          • Infância - página 47
        4. Roda de leitura - página 53
        5. Galeria - página 54
        6. LiTERatitudes - página 56
      3. Capítulo 3 - página 57
        1. Tópico 1 — Linguagem, língua e produção de sentidos - página 57
        2. Tópico 2 — Enunciado, discurso, intencionalidade e sentido - página 65
        3. Tópico 3 — Língua e mudança, língua e variação, o uso da língua e as situações de comunicação - página 67
    2. Unidade 2
      1. Capítulo 4  - página 78
        1. Leitura - página 80
          1. Atividade 1 – Leitura colaborativa de notícia - página 80
          2. Macacos são sentinelas no enfrentamento da febre amarela - página 80
          3. Atividade 2 – Leitura do texto e apresentação oral - página 84
          4. Lei antibullying reforça a valorização dada às crianças - página 85
          5. Adolescentes nunca dormiram tão pouco – e celular é o vilão - página 87
          6. Anhanguera, abacaxi, Tietê: a contribuição das línguas indígenas para o português que falamos hoje - página 88
        2. Produção de texto - página 94
          1. Atividade 1 – O que é uma apresentação oral e para que serve? - página 95
          2. Atividade 2 – O que fazer e o que não fazer em uma apresentação oral? - página 95
          3. Atividade 3 – Como planejar a fala da apresentação oral - página 96
        3. Produzindo o texto - página 97
      2. CAPÍTULO 5  - página 101
        1. Leitura 1 - página 101
          1. O garoto da camisa vermelha - página 101
          2. O livreiro do Alemão - página 102
        2. Leitura 2 - página 105
        3. Oficina de leitura e criação - página 107
        4. Roda de leitura: lembranças de nossas infâncias - página 111
        5. Galeria - página 113
        6. LiTERatitudes - página 115
      3. CAPÍTULO 6  - página 117
        1. Tópico 1 – Polissemia e contextos - página 117
        2. Tópico 2 – Processos de formação de palavras e novos sentidos: derivação e composição - página 124
    3. Unidade 3 - página 135
      1. Capítulo 7 - página 136
        1. Leitura - página 138
          1. Atividade 1 – Leitura colaborativa de reportagem - página 138
          2. Política > Paraná | violência infantil - página 139
            • “Não engula o choro”: campanha contra violência infantil muda o foco e viraliza - página 139
          3. Ocorrências - página 139
          4. Mudança na campanha - página 140
          5. Como denunciar - página 140
          6. Atividade 2 – Roda de conversa: conhecendo outras peças da campanha - página 143
        2. Produção de texto - página 145
          1. Atividade 1 – Peças de propaganda e publicidade: vendendo ideias ou vendendo produtos? - página 146
          2. Atividade 2 – Esfera publicitária: quem divulga o quê, para quem e onde? - página 149
          3. Atividade 3 – Os recursos da linguagem da publicidade e da propaganda: persuasão e sedução - página 150
          4. Atividade 4 – Ética na esfera publicitária - página 153
        3. Produzindo o texto - página 155
      2. CAPÍTULO 8  - página 157
        1. Leitura - página 160
          1. Boitempo - página 160
          2. Boi tenho - página 160
          3. Canção do ver - página 162
        2. Oficina de leitura e criação - página 169
        3. Galeria - página 173
        4. LiTERatitudes - página 175
      3. Capítulo 9  - página 177
        1. Tópico 1 – Gramaticalidade da língua - página 177
        2. Tópico 2 – Frase e oração - página 181
        3. Tópico 3 – Classes de palavras - página 184
          • Atividades - página 189
    4. Unidade 4 - página 191
      1. Capítulo 10  - página 192
        1. Leitura - página 193
          1. Atividade 1– Roda de leitura de reportagens - página 193
          2. Instagram bloqueia contas de menores de 13 anos - página 195
          3. Atividade 2 – Leitura e discussão de gráficos da pesquisa Tic Kids online Brasil (2016 e 2019) - página 203
        2. Produção de texto - página 204
          1. Conhecendo o gênero: cartas de leitor e comentários na internet - página 204
          2. Atividade 1 – O que são, para que servem e onde circulam as cartas de leitor e os comentários na internet - página 205
          3. Com eleição chegando, adolescentes têm aula sobre fake news - página 206
          4. WhatsApp eleva idade mínima para usuários na União Europeia - página 206
          5. Rede social não é lugar para criança - página 206
          6. A lição da era digital - página 206
          7. Atividade 2 – A linguagem usada e a escolha das palavras - página 208
          8. Atividade 3 – Os tipos de argumento para sustentar a opinião - página 210
        3. Produzindo o texto - página 211
      2. CAPÍTULO 11  - página 214
        1. Oficina de leitura e criação - página 216
        2. Contação de histórias com personagens do folclore brasileiro - página 216
        3. Leitura 1 - página 217
          1. Uma saga musical - página 217
          2. CENA 2 – João Serra Madeira - página 219
        4. Oficina de leitura e criação - página 224
        5. Leitura 2 - página 225
          • CENA 5 – Jacarandá - página 225
        6. Oficina de leitura e criação - página 228
          • Leitura dramática de cena de Quem tem medo de Curupira? - página 228
        7. Galeria - página 232
        8. LiTERatitudes - página 235
      3. CAPÍTULO 12  - página 239
        1. Tópico 1 – Substantivos: ­função, variação e classificação - página 239
        2. Tópico 2 – As classes de palavras que especificam os substantivos no texto - página 244
          • Atividades - página 248
      4. Anexo de textos de apoio - página 251
      5. Anexo de conhecimentos linguísticos - página 259
  10. Referências bibliográficas - página 279
  11. Terceira Capa
  12. Quarta Capa
  13. Lista de links
  14. Lista de créditos