Apresentação
Olá, estudante!
Seja muito bem vindo ou bem vinda a este livro!
Você pode estar iniciando o 6º ano com questões como: “Que novidades essa escola me traz?”; “O que ela espera de mim?”; “O que eu espero dela?”; “Quem são os ou as colegas com quem conviverei nessa jornada?”. Ou pode estar retornando à escola para o início de um ano letivo e se percebendo, cada vez mais, como parte dessa fase de transformações biológicas, sociais e culturais (quanta coisa, sabemos!), a chamada adolescência!
Muita gente trabalhou nesta obra para que ela fosse significativa para você, seus ou suascolegas, familiares e Então, acrescentamos: bem vindo ou bem vinda ao livro e ao grupo de pessoas que dará vida e sentido ao que é proposto nele!
Desejamos que você receba este material como quem recebe um roteiro de viagem: sabedor de que aqui mapeamos atividades para o seu aprendizado; caminhos que se concretizarão com o fazer conjunto de sua turma, com a mediação de seu mestre ou sua mestra. Bora lá fazer valer a sua viagem e saber como esse percurso está organizado?
O livro tem quatro unidades, organizadas em três capítulos cada uma:
- o primeiro capítulo é voltado para você se aprimorar como leitor e produtor de textos de diferentes gêneros, produzidos com recursos de diferentes linguagens e mídias. Aqui elegemos temas que serão discutidos sob diferentes perspectivas culturais e com base nos quais você vai se posicionar, assumindo seu lugar de autoria.
- o segundo é especialmente proposto para a fruição de textos do campo artístico-literário. Práticas com narrativas (conto, crônica, miniconto, romance juvenil), textos em poesia (poema, cordel, canção, lambe-lambe) e textos escritos para o teatro serão trabalhados de fórma que você amplie seu gosto literário e também experimente se descobrir como autor ou autora de literatura!
- o terceiro capítulo é destinado ao estudo e reflexão sobre os recursos da nossa língua. Nesse capítulo discutiremos, por exemplo, o que é língua, o que é variedade linguística, o que é gramática de uma língua, além de conhecer um pouco sobre a gramática normativa.
animado ou animada com esse itinerário? Desejamos que ele seja pleno de sentidos, aprendizagens e realizações para você!
Estrutura da obra
![Reprodução de página de livro. Destaque para a estrutura do volume e dos capítulos.](../resources/images/im_pag_77.jpg)
Este volume está dividido em 4 unidades. Cada unidade apresenta três capítulos. O primeiro capítulo aborda leitura e produção. O segundo, práticas de literatura. O terceiro, estudos linguísticos e gramaticais.
![Reprodução de página de livro. Destaque para os boxes ‘O que você poderá aprender’ e ‘O que você verá neste capítulo’.](../resources/images/im_pag_137.jpg)
Nos capítulos 1, 4, 7 e 10, é priorizado o trabalho com gêneros textuais relacionados aos campos de atuação na vida pública, de práticas de estudo e pesquisa e ao campo jornalístico midiático.
Esses capítulos são iniciados com uma reflexão promovida pela observação de um texto construído com diferentes linguagens.
O boxe O que você poderá aprender foi elaborado para iniciar a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar.
O boxe O que você verá neste capítulo explica o percurso proposto para esse estudo.
![Reprodução de página de livro. Destaque para o boxe ‘Antecipando a leitura com a turma’.](../resources/images/im_pag_138.jpg)
Logo após o trabalho com a abertura, você vai fazer uma leitura. O boxe Antecipando a leitura com a turma vai ajudar você e os ou as colegas a conversar sobre o que já sabem a respeito do assunto e do gênero textual que vão ler.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção ‘Leitura’.](../resources/images/im_pag_16.jpg)
Em seguida, é iniciada a seção Leitura, com uma sequência de atividades que orientam a exploração do texto sob diversos aspectos.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção que dá início à produção de um novo texto.](../resources/images/im_pag_84.jpg)
Uma outra seção dá início ao processo que levará você à produção de um novo texto. Por meio de uma sequência de atividades, algumas das características mais significativas do gênero em estudo serão estudadas.
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para a subseção ‘Produzindo o texto’ e para o boxe ‘Condições de produção’.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp6_le_f2_g24_group_62317.png)
Na subseção Produzindo o texto, são apresentadas as propostas de produção. O boxe Condições de produção destaca o gênero a ser produzido, para qual público e com qual intenção.
![Reprodução de páginas de livro. Apresentação de textos canônicos e de textos que estão à margem do cânone.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp6_le_f2_g24_group_62386.png)
Nos capítulos 2, 5, 8 e 11, são apresentados textos canônicos e textos que estão à margem do cânone que pertencem ao campo artístico-literário. O objetivo do trabalho com esses textos é oferecer a você experiências estéticas significativas que podem abranger não só a literatura, mas também outras artes.
Nesses capítulos, o boxe O que você poderá aprender inicia a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar no capítulo.
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para a subseção ‘Primeiras impressões’ e ‘O texto e construção’.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp6_le_f2_g24_group_62454.png)
São intercaladas propostas de leitura e de produção de acôrdo com as especificidades de cada grupo de textos estudados. Em Leitura, as subseções Primeiras impressões e O texto em construção exploram a compreensão global dos textos e a construção dos sentidos.
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção ‘Oficina de leitura e criação’.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp6_le_f2_g24_group_62524.png)
Na seção Oficina de leitura e criação, você vai encontrar propostas de produção de textos que tanto podem preparar você para a leitura de um novo texto como podem levá-lo ou levá-la à produção de um texto com base nas leituras já feitas.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a ‘Ficha de apoio à produção e à avaliação’.](../resources/images/im_pag_171.jpg)
No final das seções Produzindo o texto e Oficina de leitura e criação, é oferecida a “Ficha de apoio à produção e à avaliação” para orientar você tanto na produção quanto na avaliação de seu texto.
![Reprodução de página de livro. Destaque para o boxe ‘O que levo de aprendizagem deste capítulo’.](../resources/images/im_pag_172.jpg)
Depois da ficha, você vai encontrar o boxe O que levo de aprendizagens deste capítulo, que retoma o diálogo iniciado no boxe O que você poderá aprender, no início do capítulo, e amplia a reflexão sobre a aprendizagem dos conteúdos abordados.
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção ‘De olho na imprensa’.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp6_le_f2_g24_group_62594.png)
Ao final dos capítulos de leitura e produção, a seção De ôlho na imprensa apresenta proposta de verificação dos conteúdos que circulam no campo jornalístico-midiático.
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção ‘Galeria’.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp6_le_f2_g24_group_62663.png)
Nos capítulos de práticas de literatura, você será convidado a construir uma Galeria, com registros de suas descobertas e experiências com a literatura e as artes.
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção ‘Literatitudes’](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp6_le_f2_g24_group_62734.png)
E você fecha sua jornada no campo artístico-literário, compartilhando leituras com outros leitores, planejando e realizando, colaborativamente, eventos com a arte e a literatura, como cinedebate, saraus, rodas de leitura. É o seu espaço de protagonismo na difusão da literatura e das artes!
Estrutura da obra
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para conteúdos específicos para os estudos linguísticos e gramaticais.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp6_le_f2_g24_group_62806.png)
Nos capítulos 3, 6, 9 e 12, são apresentados conteúdos específicos para os estudos linguísticos e gramaticais. Os capítulos são subdivididos em tópicos e abordam os conhecimentos linguísticos de maneira leve, reflexiva e contextualizada. O boxe O que você poderá aprender cumpre a mesma função que nos capítulos anteriores.
![Reprodução de página de livro. Destaque para o boxe ‘O que levo de aprendizagem deste tópico/capítulo’.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp6_le_f2_g24_group_62877.png)
O boxe O que levo de aprendizagens deste tópico/capítulo retoma as questões iniciais e promove uma reflexão sobre o que foi estudado. Ao final de alguns capítulos, a seção Atividades oferece mais questões.
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para materiais complementares organizados em anexos.](../resources/images/im_040_iniciais_003_013_sp6_le_f2_g24_group_62951.png)
No final de cada volume, você encontrará materiais complementares organizados em Anexo de textos de apoio e Anexo de conhecimentos linguísticos. No Anexo de textos de apoio, há textos variados relacionados aos capítulos de Leitura e Produção, sempre que pertinentes para o trabalho do capítulo. O Anexo de conhecimentos linguísticos complementa o estudo das regras da gramática normativa estudadas nos capítulos de Conhecimentos linguísticos. Também são revistas algumas regularidades ortográficas e é discutido o uso da pontuação. No fim do Anexo de conhecimentos linguísticos, são oferecidos esquemas para a retomada do que vem sendo estudado.
Sumário
Unidade 1 13
Informação e opinião: o campo jornalístico em foco 14
Leitura – Atividade 1: Leitura e roda de conversa: gêneros jornalísticos 16
Texto 1: Entre, a causa é sua, de Fabrícia Peixoto 16
Texto 2: Nunca te vi, sempre te amei, de Martha San Juan França 18
Texto 3: Adolescentes ciganos, de revista Descolad@s 19
Leitura – Atividade 2: Roda de conversa – De olhos bem abertos para a esfera jornalística 22
Cartum 1: Cobertura de tragédias, de Thomate 22
Atividade 1: Conhecendo a notícia de perto 23
De olho na imprensa – Textos jornalísticos 29
Produzindo o texto – Notícia 30
Histórias (re)vividas – lembrar, relatar e narrar 35
Leitura 1 – O fotógrafo que é cabinha de nascença, de Samuel Macedo 39
Leitura 2 – Meu vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória, de Daniel Munduruku 41
Leitura 3 – Infância, de Graciliano Ramos 47
Galeria 54
Tópico 1 – Linguagem, língua e produção de sentidos 57
Linguagem 57
Língua 60
Tópico 2 – Enunciado, discurso, intencionalidade e sentido 65
Tópico 3 – Língua e mudança, língua e variação, o uso da língua e as situações de comunicação 67
O uso da língua e as situações de comunicação 74
Unidade 2 77
Espaços de divulgação científica 78
Leitura – Atividade 1: Leitura colaborativa de notícia 80
Texto: Macacos são sentinelas no enfrentamento da febre amarela, de Marina Saraiva 80
Leitura – Atividade 2: Leitura do texto e apresentação oral 84
Texto 1: Lei antibullying reforça a valorização dada às crianças, de Marsílea Gombata 85
Texto 2: Adolescentes nunca dormiram tão pouco – e celular é o vilão, de Pâmela Carbonari 87
Texto 4: De onde vêm as ideias para os superpoderes?, de Lucas Miranda 90
Conhecendo o gênero: apresentação oral 94
Atividade 1: O que é uma apresentação oral e para que serve? 95
Atividade 2: O que fazer e o que não fazer em uma apresentação oral? 95
Atividade 3: Como planejar a fala da apresentação oral 96
Produzindo o texto – Apresentação oral 97
Oficinas com histórias (re)vividas 101
Texto 1: O garoto da camisa vermelha, de Otávio Júnior 101
Texto 2: O livreiro do Alemão, de Otávio Júnior 102
Oficina de leitura e criação – Recontando imagens: histórias da turma 107
Roda de leitura – Lembranças de nossas infâncias 111
Língua e significação (léxico) 117
Tópico 1 – Polissemia e contextos 117
Tópico 2 – Processos de formação de palavras e novos sentidos: derivação e composição 124
Língua, palavra e significação 125
As palavras e suas partículas significativas 127
Processos de formação de palavras 128
O nosso léxico em constante ampliação 131
Unidade 3 135
No mundo da propaganda e da publicidade 136
Leitura – Atividade 1: Leitura colaborativa de reportagem 138
Leitura – Atividade 2: Roda de conversa: conhecendo outras peças da campanha 143
Peça 1: Campanha Negligência. Não dá para engolir esse choro 143
Peça 2: Jingle que acompanha animação da campanha “Não engula o choro” 144
Conhecendo mais a esfera publicitária e seus gêneros 145
Atividade 1: Peças de propaganda e publicidade: vendendo ideias ou vendendo produtos? 146
Atividade 2: Esfera publicitária: quem divulga o quê, para quem e onde? 149
Atividade 3: Os recursos da linguagem da publicidade e da propaganda: persuasão e sedução 150
Atividade 4: Ética na esfera publicitária 153
Produzindo o texto – Peças de campanha publicitária 155
Lugares da infância – lugares de poesia 157
Texto 1: Oficina de transfazer natureza, de Martha Barros 157
Texto 2: Manoel por Manoel, de Manoel de Barros 158
Texto 1: Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade 160
Texto 2: Boi tenho (Fragmentos), de Elisa Lucinda 160
Texto 3: Canção do ver (Fragmentos), de Manoel de Barros 162
Oficina de leitura e criação – Produção de poemas 169
Tópico 1 – Gramaticalidade da língua 177
Seleção e combinação: os dois eixos da língua 178
Tópico 2 – Frase e oração 181
Tópico 3 – Classes de palavras 184
Organizamos as palavras em categorias 185
Palavras que variam e palavras que não variam 187
Atividades 189
Unidade 4 191
Internet e redes sociais – usos e abusos 192
Leitura – Atividade 1: Roda de leitura de reportagens 193
Texto 1: Instagram bloqueia contas de menores de 13 anos, de Martina Medina 195
Conhecendo o gênero: cartas de leitor e comentários na internet 204
Atividade 2: A linguagem usada e a escolha das palavras 208
Produzindo o texto – Comentário 211
Quando a palavra ganha vida no palco – leitura de textos teatrais 214
Oficina de leitura e criação – Contação de histórias com personagens do folclore brasileiro 216
Texto 1: Uma saga musical, de Gabriela Romeu 217
Texto 2: Cena da peça teatral Quem tem medo de Curupira?, de Zeca Baleiro 218
Texto 3: João Serra Madeira (cena 2) 219
Oficina de leitura e criação – Resgate da canção infantojuvenil “Meu limão, meu limoeiro” 224
Leitura 2: Jacarandá (cena 5) 225
Os substantivos e as classes de palavras que os especificam 239
Tópico 1 – Substantivos: função, variação e classificação 239
Classificação dos substantivos 240
A importância dos substantivos no texto 242
Tópico 2 – As classes de palavras que especificam os substantivos no texto 244