Apresentação

Olá, estudante!

Seja muito bem vindo ou bem vinda a este livro!

Você pode estar iniciando o 6º ano com questões como: “Que novidades essa escola me traz?”; “O que ela espera de mim?”; “O que eu espero dela?”; “Quem são os ou as colegas com quem conviverei nessa jornada?”. Ou pode estar retornando à escola para o início de um ano letivo e se percebendo, cada vez mais, como parte dessa fase de transformações biológicas, sociais e culturais (quanta coisa, sabemos!), a chamada adolescência!

Muita gente trabalhou nesta obra para que ela fosse significativa para você, seus ou suascolegas, familiares e Então, acrescentamos: bem vindo ou bem vinda ao livro e ao grupo de pessoas que dará vida e sentido ao que é proposto nele!

Desejamos que você receba este material como quem recebe um roteiro de viagem: sabedor de que aqui mapeamos atividades para o seu aprendizado; caminhos que se concretizarão com o fazer conjunto de sua turma, com a mediação de seu mestre ou sua mestra. Bora lá fazer valer a sua viagem e saber como esse percurso está organizado?

O livro tem quatro unidades, organizadas em três capítulos cada uma:

  • o primeiro capítulo é voltado para você se aprimorar como leitor e produtor de textos de diferentes gêneros, produzidos com recursos de diferentes linguagens e mídias. Aqui elegemos temas que serão discutidos sob diferentes perspectivas culturais e com base nos quais você vai se posicionar, assumindo seu lugar de autoria.
  • o segundo é especialmente proposto para a fruição de textos do campo artístico-literário. Práticas com narrativas (conto, crônica, miniconto, romance juvenil), textos em poesia (poema, cordel, canção, lambe-lambe) e textos escritos para o teatro serão trabalhados de fórma que você amplie seu gosto literário e também experimente se descobrir como autor ou autora de literatura!
  • o terceiro capítulo é destinado ao estudo e reflexão sobre os recursos da nossa língua. Nesse capítulo discutiremos, por exemplo, o que é língua, o que é variedade linguística, o que é gramática de uma língua, além de conhecer um pouco sobre a gramática normativa.

animado ou animada com esse itinerário? Desejamos que ele seja pleno de sentidos, aprendizagens e realizações para você!

Estrutura da obra

Reprodução de página de livro. Destaque para a estrutura do volume e dos capítulos.

Este volume está dividido em 4 unidades. Cada unidade apresenta três capítulos. O primeiro capítulo aborda leitura e produção. O segundo, práticas de literatura. O terceiro, estudos linguísticos e gramaticais.

Reprodução de página de livro. Destaque para os boxes ‘O que você poderá aprender’ e ‘O que você verá neste capítulo’.

Nos capítulos 1, 4, 7 e 10, é priorizado o trabalho com gêneros textuais relacionados aos campos de atuação na vida pública, de práticas de estudo e pesquisa e ao campo jornalístico midiático.

Esses capítulos são iniciados com uma reflexão promovida pela observação de um texto construído com diferentes linguagens.

O boxe O que você poderá aprender foi elaborado para iniciar a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar.

O boxe O que você verá neste capítulo explica o percurso proposto para esse estudo.

Reprodução de página de livro. Destaque para o boxe ‘Antecipando a leitura com a turma’.

Logo após o trabalho com a abertura, você vai fazer uma leitura. O boxe Antecipando a leitura com a turma vai ajudar você e os ou as colegas a conversar sobre o que já sabem a respeito do assunto e do gênero textual que vão ler.

Reprodução de página de livro. Destaque para a seção ‘Leitura’.

Em seguida, é iniciada a seção Leitura, com uma sequência de atividades que orientam a exploração do texto sob diversos aspectos.

Reprodução de página de livro. Destaque para a seção que dá início à produção de um novo texto.

Uma outra seção dá início ao processo que levará você à produção de um novo texto. Por meio de uma sequência de atividades, algumas das características mais significativas do gênero em estudo serão estudadas.

Reprodução de páginas de livro. Destaque para a subseção ‘Produzindo o texto’ e para o boxe ‘Condições de produção’.

Na subseção Produzindo o texto, são apresentadas as propostas de produção. O boxe Condições de produção destaca o gênero a ser produzido, para qual público e com qual intenção.

Reprodução de páginas de livro. Apresentação de textos canônicos e de textos que estão à margem do cânone.

Nos capítulos 2, 5, 8 e 11, são apresentados textos canônicos e textos que estão à margem do cânone que pertencem ao campo artístico-literário. O objetivo do trabalho com esses textos é oferecer a você experiências estéticas significativas que podem abranger não só a literatura, mas também outras artes.

Nesses capítulos, o boxe O que você poderá aprender inicia a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar no capítulo.

Reprodução de páginas de livro. Destaque para a subseção ‘Primeiras impressões’ e ‘O texto e construção’.

São intercaladas propostas de leitura e de produção de acôrdo com as especificidades de cada grupo de textos estudados. Em Leitura, as subseções Primeiras impressões e O texto em construção exploram a compreensão global dos textos e a construção dos sentidos.

Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção ‘Oficina de leitura e criação’.

Na seção Oficina de leitura e criação, você vai encontrar propostas de produção de textos que tanto podem preparar você para a leitura de um novo texto como podem levá-lo ou levá-la à produção de um texto com base nas leituras já feitas.

Reprodução de página de livro. Destaque para a ‘Ficha de apoio à produção e à avaliação’.

No final das seções Produzindo o texto e Oficina de leitura e criação, é oferecida a “Ficha de apoio à produção e à avaliação” para orientar você tanto na produção quanto na avaliação de seu texto.

Reprodução de página de livro. Destaque para o boxe ‘O que levo de aprendizagem deste capítulo’.

Depois da ficha, você vai encontrar o boxe O que levo de aprendizagens deste capítulo, que retoma o diálogo iniciado no boxe O que você poderá aprender, no início do capítulo, e amplia a reflexão sobre a aprendizagem dos conteúdos abordados.

Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção ‘De olho na imprensa’.

Ao final dos capítulos de leitura e produção, a seção De ôlho na imprensa apresenta proposta de verificação dos conteúdos que circulam no campo jornalístico-midiático.

Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção ‘Galeria’.

Nos capítulos de práticas de literatura, você será convidado a construir uma Galeria, com registros de suas descobertas e experiências com a literatura e as artes.

Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção ‘Literatitudes’

E você fecha sua jornada no campo artístico-literário, compartilhando leituras com outros leitores, planejando e realizando, colaborativamente, eventos com a arte e a literatura, como cinedebate, saraus, rodas de leitura. É o seu espaço de protagonismo na difusão da literatura e das artes!

Estrutura da obra

Reprodução de páginas de livro. Destaque para conteúdos específicos para os estudos linguísticos e gramaticais.

Nos capítulos 3, 6, 9 e 12, são apresentados conteúdos específicos para os estudos linguísticos e gramaticais. Os capítulos são subdivididos em tópicos e abordam os conhecimentos linguísticos de maneira leve, reflexiva e contextualizada. O boxe O que você poderá aprender cumpre a mesma função que nos capítulos anteriores.

Reprodução de página de livro. Destaque para o boxe ‘O que levo de aprendizagem deste tópico/capítulo’.

O boxe O que levo de aprendizagens deste tópico/capítulo retoma as questões iniciais e promove uma reflexão sobre o que foi estudado. Ao final de alguns capítulos, a seção Atividades oferece mais questões.

Reprodução de páginas de livro. Destaque para materiais complementares organizados em anexos.

No final de cada volume, você encontrará materiais complementares organizados em Anexo de textos de apoio e Anexo de conhecimentos linguísticos. No Anexo de textos de apoio, há textos variados relacionados aos capítulos de Leitura e Produção, sempre que pertinentes para o trabalho do capítulo. O Anexo de conhecimentos linguísticos complementa o estudo das regras da gramática normativa estudadas nos capítulos de Conhecimentos linguísticos. Também são revistas algumas regularidades ortográficas e é discutido o uso da pontuação. No fim do Anexo de conhecimentos linguísticos, são oferecidos esquemas para a retomada do que vem sendo estudado.

Sumário

Unidade 1  13

Capítulo 1:

Informação e opinião: o campo jornalístico em foco 14

Leitura – Atividade 1: Leitura e roda de conversa: gêneros jornalísticos 16

Texto 1: Entre, a causa é sua, de Fabrícia Peixoto 16

Texto 2: Nunca te vi, sempre te amei, de Martha San Juan França 18

Texto 3: Adolescentes ciganos, de revista Descolad@s 19

Leitura – Atividade 2: Roda de conversa – De olhos bem abertos para a esfera jornalística 22

Cartum 1: Cobertura de tragédias, de Thomate 22

Cartum 2: Cartum de Alpino 22

Produção de texto 23

Atividade 1: Conhecendo a notícia de perto 23

Atividade 2: A importância dos recortes e das escolhas das palavras para construir os sentidos que pretendemos 25

De olho na imprensa – Textos jornalísticos 29

Produzindo o texto – Notícia 30

Capítulo 2:

Histórias (re)vividas – lembrar, relatar e narrar 35

Leitura 1 – O fotógrafo que é cabinha de nascença, de Samuel Macedo 39

Leitura 2 – Meu vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória, de Daniel Munduruku 41

Leitura 3 – Infância, de Graciliano Ramos 47

Roda de leitura 53

Galeria 54

LiTERatitudes 56

Capítulo 3:

Língua e linguagem 57

Tópico 1 – Linguagem, língua e produção de sentidos 57

Linguagem 57

Língua 60

Tópico 2 – Enunciado, discurso, intencionalidade e sentido 65

Tópico 3 – Língua e mudança, língua e variação, o uso da língua e as situações de comunicação 67

Língua e mudança 68

Língua e variação 69

O uso da língua e as situações de comunicação 74

Unidade 2  77

Capítulo 4:

Espaços de divulgação científica 78

Leitura – Atividade 1: Leitura colaborativa de notícia 80

Texto: Macacos são sentinelas no enfrentamento da febre amarela, de Marina Saraiva 80

Leitura – Atividade 2: Leitura do texto e apresentação oral 84

Texto 1: Lei antibullying reforça a valorização dada às crianças, de Marsílea Gombata 85

Texto 2: Adolescentes nunca dormiram tão pouco – e celular é o vilão, de Pâmela Carbonari 87

Texto 3: Anhanguera, abacaxi, Tietê: a contribuição das línguas indígenas para o português que falamos hoje, de Paulo Henrique de Felipe 88

Texto 4: De onde vêm as ideias para os superpoderes?, de Lucas Miranda 90

Produção de texto 94

Conhecendo o gênero: apresentação oral 94

Atividade 1: O que é uma apresentação oral e para que serve? 95

Atividade 2: O que fazer e o que não fazer em uma apresentação oral? 95

Atividade 3: Como planejar a fala da apresentação oral 96

Produzindo o texto – Apresentação oral 97

Capítulo 5:

Oficinas com histórias (re)vividas 101

Leitura 1 101

Texto 1: O garoto da camisa vermelha, de Otávio Júnior 101

Texto 2: O livreiro do Alemão, de Otávio Júnior 102

Leitura 2 105

Oficina de leitura e criação – Recontando imagens: histórias da turma 107

Roda de leitura – Lembranças de nossas infâncias 111

Galeria 113

LiTERatitudes 115

Capítulo 6:

Língua e significação (léxico) 117

Tópico 1 – Polissemia e contextos 117

Denotação e conotação 120

Os sinônimos e seus usos 120

Os antônimos e seus usos 122

Tópico 2 – Processos de formação de palavras e novos sentidos: derivação e composição 124

Língua, palavra e significação 125

As palavras e suas partículas significativas 127

Processos de formação de palavras 128

O nosso léxico em constante ampliação 131

Unidade 3  135

Capítulo 7:

No mundo da propaganda e da publicidade 136

Leitura – Atividade 1: Leitura colaborativa de reportagem 138

Texto: “Não engula o choro”: campanha contra violência infantil muda o foco e viraliza, de Flávia Silveira 139

Leitura – Atividade 2: Roda de conversa: conhecendo outras peças da campanha 143

Peça 1: Campanha Negligência. Não dá para engolir esse choro 143

Peça 2: Jingle que acompanha animação da campanha “Não engula o choro” 144

Produção de texto 145

Conhecendo mais a esfera publicitária e seus gêneros 145

Atividade 1: Peças de propaganda e publicidade: vendendo ideias ou vendendo produtos? 146

Atividade 2: Esfera publicitária: quem divulga o quê, para quem e onde? 149

Atividade 3: Os recursos da linguagem da publicidade e da propaganda: persuasão e sedução 150

Atividade 4: Ética na esfera publicitária 153

Produzindo o texto – Peças de campanha publicitária 155

Capítulo 8:

Lugares da infância – lugares de poesia 157

Texto 1: Oficina de transfazer natureza, de Martha Barros 157

Texto 2: Manoel por Manoel, de Manoel de Barros 158

Leitura 160

Texto 1: Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade 160

Texto 2: Boi tenho (Fragmentos), de Elisa Lucinda 160

Texto 3: Canção do ver (Fragmentos), de Manoel de Barros 162

Oficina de leitura e criação – Produção de poemas 169

Galeria 173

LiTERatitudes 175

Capítulo 9:

Língua e gramática 177

Tópico 1 – Gramaticalidade da língua 177

Seleção e combinação: os dois eixos da língua 178

Tópico 2 – Frase e oração 181

Tópico 3 – Classes de palavras 184

Organizamos as palavras em categorias 185

Palavras que variam e palavras que não variam 187

Atividades 189

Unidade 4  191

Capítulo 10:

Internet e redes sociais – usos e abusos 192

Leitura – Atividade 1: Roda de leitura de reportagens 193

Texto 1: Instagram bloqueia contas de menores de 13 anos, de Martina Medina 195

Texto 2: Instagram afeta saúde mental dos adolescentes, apontam estudos do Facebook, de Joanna Cataldo 197

Leitura – Atividade 2: Leitura e discussão de gráficos da pesquisa Tic Kids online Brasil (2016 e 2019) 203

Produção de texto 204

Conhecendo o gênero: cartas de leitor e comentários na internet 204

Atividade 1: O que são, para que servem e onde circulam as cartas de leitor e os comentários na internet 205

Atividade 2: A linguagem usada e a escolha das palavras 208

Produzindo o texto – Comentário 211

Capítulo 11:

Quando a palavra ganha vida no palco – leitura de textos teatrais 214

Oficina de leitura e criação – Contação de histórias com personagens do folclore brasileiro 216

Leitura 1 217

Texto 1: Uma saga musical, de Gabriela Romeu 217

Texto 2: Cena da peça teatral Quem tem medo de Curupira?, de Zeca Baleiro 218

Texto 3: João Serra Madeira (cena 2) 219

Oficina de leitura e criação – Resgate da canção infantojuvenil “Meu limão, meu limoeiro” 224

Leitura 2: Jacarandá (cena 5) 225

Oficina de leitura e criação – Leitura dramática de cena de Quem tem medo de Curupira?, de Zeca Baleiro 228

Galeria 232

LiTERatitudes 235

Capítulo 12:

Os substantivos e as classes de palavras que os especificam 239

Tópico 1 – Substantivos: função, variação e classificação 239

Classificação dos substantivos 240

A importância dos substantivos no texto 242

Tópico 2 – As classes de palavras que especificam os substantivos no texto 244

Atividades 248

Anexo de textos de apoio 251

Anexo de conhecimentos linguísticos 259

Referências bibliográficas 279