Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
Estrutura da obra
- página 4
Sumário
- página 9
Unidade 1
- página 13
Capítulo 1
Eu e o outro – a ética nas relações pessoais
- página 14
Leitura
- página 16
Atividade 1 – Por que existe o
bullying
e como lidar com ele?
- página 16
Atividade 2 – Qual é a diferença entre
bullying
e deboche?
- página 18
Produção de texto
- página 23
Conhecendo o gênero – debate
- página 23
Atividade 1 – O que fazer em caso de
bullying
?
- página 23
Atividade 2 – Os diferentes tipos de argumento
- página 26
Atividade 3 – A cultura do cancelamento: um outro lado da moeda
- página 28
De olho na imprensa
- página 29
Produzindo o texto
- página 30
Capítulo 2
O mistério dos contos fantásticos
- página 33
Leitura 1
- página 34
A queda da Casa de Usher
- página 35
Leitura 2
- página 37
Antes da leitura: o que era e o que fazia um sinaleiro?
- página 37
Oficina de leitura e criação – Leituras e paisagens sonoras de “
O sinaleiro
”
- página 48
Galeria
- página 52
LiTERatitudes
- página 55
Capítulo 3
Períodos compostos: coordenação e subordinação
- página 57
Tópico 1 – Período simples e período composto
- página 57
Tópico 2 – Período composto por coordenação I
- página 61
Atividades
- página 65
Unidade 2
- página 68
Capítulo 4
Retratos de adolescências
- página 69
Leitura
- página 71
Atividade 1 – Leitura de reportagem
- página 71
Atividade 2 – Roda de leitura
- página 76
Produção de texto
- página 84
Conhecendo o gênero – Infográficos para divulgação de dados de pesquisa
- página 84
Produzindo o texto
- página 92
Capítulo 5
Práticas com leitura de conto. Fruição, curadoria e produção de minicontos
- página 98
Oficina de leitura e criação
- página 99
Os minicontos e seus implícitos
- página 99
Terror noturno
- página 99
Leitura
- página 102
As formigas
- página 102
Oficina de leitura e criação – Produção de minicontos (multimodais) inspirados em contos fantásticos de Lygia Fagundes Telles
- página 110
Galeria
- página 114
LiTERatitudes
- página 118
Capítulo 6
Períodos compostos por coordenação
- página 126
Tópico 1 – Orações coordenadas sindéticas explicativas, alternativas e conclusivas
- página 126
Atividades
- página 130
Unidade 3
- página 134
Capítulo 7
Em defesa dos direitos humanos
- página 135
Leitura
- página 137
Atividade 1 – Direitos básicos: em busca da aplicação das leis
- página 137
Atividade 2 – Quando o abaixo-assinado vira notícia
- página 144
Produção de texto
- página 148
Conhecendo o gênero: abaixo-assinado
- página 148
Atividade 1 – O que são e onde circulam os abaixo-assinados
- página 148
Atividade 2 – Modos de circulação e de organização dos abaixo-assinados
- página 151
Atividade 3 – Como argumentar em abaixo-assinados?
- página 153
Atividade 4 – Chegando a algumas conclusões sobre abaixo-assinados
- página 155
Produzindo o texto
- página 157
Capítulo 8
Intervenções poéticas
- página 162
Leitura 1
- página 164
No meio do caminho
- página 164
Leitura 2
- página 166
Quadrilha
- página 166
Oficina de leitura e criação – Leitura compartilhada de um poema: seus implícitos, relações de intertextualidade e sentidos
- página 167
Leitura 3
- página 169
Guia prático de como fazer lambe-lambes em sua cidade
- página 170
Oficina de leitura e criação – Intervenção poética: poemas mudando sentidos de nossos caminhos
- página 173
Galeria
- página 178
LiTERatitudes
- página 180
CapÍtulo 9
As classes de palavras na construção da coesão textual
- página 186
Coesão textual e classes de palavras
- página 186
Atividades
- página 197
Unidade 4
- página 201
Capítulo 10
Preconceitos e desigualdades
- página 202
Leitura
- página 204
Atividade 1 – Leitura colaborativa: estereótipo, discriminação, preconceito
- página 204
Atividade 2 – Leitura de textos jornalísticos e roda de conversa
- página 207
De olho na imprensa
- página 215
Produção de texto
- página 216
Conhecendo mais o gênero – Reportagem audiovisual
- página 216
Atividade 1 – O papel do pauteiro
- página 216
Atividade 2
–
O papel do repórter na entrevista
- página 217
Atividade 3 – O papel do repórter e da equipe de filmagem na produção das imagens
- página 219
Atividade 4 – Os papéis do repórter e do editor no roteiro de edição
- página 220
Produzindo o texto
- página 222
Capítulo 11
Leituras de
Dom Casmurro
, romance, teledramaturgia e leitura expressiva em vídeo
- página 227
Leitura 1
- página 228
Olhos de ressaca
- página 228
Capitu
- página 229
Leitura 2
- página 231
Oficina de leitura e criação – Novas casmurrices – produção de vídeos com leituras do romance de Machado de Assis
- página 236
Galeria
- página 241
LiTERatitudes
- página 243
Capítulo 12
Figuras de linguagem
- página 245
Gradação, repetição, eufemismo e antítese
- página 245
Atividades
- página 251
Anexo de textos de apoio
- página 253
Anexo de conhecimentos linguísticos
- página 262
Referências bibliográficas comentadas
- página 277
Terceira Capa
Quarta Capa
Lista de links
Lista de créditos