Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda Capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. Apresentação
  8. Estrutura da obra - página 4
  9. Sumário - página 9
    1. Unidade 1 - página 13
      1. Capítulo 1  Eu e o outro – a ética nas relações pessoais - página 14
        1. Leitura - página 16
        2. Atividade 1 – Por que existe o bullying e como lidar com ele? - página 16
        3. Atividade 2 – Qual é a diferença entre bullying e deboche? - página 18
        4. Produção de texto - página 23
        5. Conhecendo o gênero – debate - página 23
        6. Atividade 1 – O que fazer em caso de bullying? - página 23
        7. Atividade 2 – Os diferentes tipos de argumento - página 26
        8. Atividade 3 – A cultura do cancelamento: um outro lado da moeda - página 28
        9. De olho na imprensa - página 29
        10. Produzindo o texto - página 30
      2. Capítulo 2  O mistério dos contos fantásticos - página 33
        1. Leitura 1 - página 34
        2. A queda da Casa de Usher - página 35
        3. Leitura 2 - página 37
        4. Antes da leitura: o que era e o que fazia um sinaleiro? - página 37
        5. Oficina de leitura e criação – Leituras e paisagens sonoras de “O sinaleiro” - página 48
        6. Galeria - página 52
        7. LiTERatitudes - página 55
      3. Capítulo 3  Períodos compostos: coordenação e subordinação - página 57
        1. Tópico 1 – Período simples e período composto - página 57
        2. Tópico 2 – Período composto por coordenação I - página 61
        3. Atividades - página 65
    2. Unidade 2 - página 68
      1. Capítulo 4  Retratos de adolescências - página 69
        1. Leitura - página 71
        2. Atividade 1 – Leitura de reportagem - página 71
        3. Atividade 2 – Roda de leitura - página 76
        4. Produção de texto - página 84
        5. Conhecendo o gênero – Infográficos para divulgação de dados de pesquisa - página 84
        6. Produzindo o texto - página 92
      2. Capítulo 5  Práticas com leitura de conto. Fruição, curadoria e produção de minicontos - página 98
        1. Oficina de leitura e criação - página 99
        2. Os minicontos e seus implícitos - página 99
        3. Terror noturno - página 99
        4. Leitura - página 102
        5. As formigas - página 102
        6. Oficina de leitura e criação – Produção de minicontos (multimodais) inspirados em contos fantásticos de Lygia Fagundes Telles - página 110
        7. Galeria - página 114
        8. LiTERatitudes - página 118
      3. Capítulo 6  Períodos compostos por coordenação - página 126
        1. Tópico 1 – Orações coordenadas sindéticas explicativas, alternativas e conclusivas - página 126
        2. Atividades - página 130
    3. Unidade 3 - página 134
      1. Capítulo 7  Em defesa dos direitos humanos - página 135
        1. Leitura - página 137
        2. Atividade 1 – Direitos básicos: em busca da aplicação das leis - página 137
        3. Atividade 2 – Quando o abaixo-assinado vira notícia - página 144
        4. Produção de texto - página 148
        5. Conhecendo o gênero: abaixo-assinado - página 148
        6. Atividade 1 – O que são e onde circulam os abaixo-assinados - página 148
        7. Atividade 2 – Modos de circulação e de organização dos abaixo-assinados - página 151
        8. Atividade 3 – Como argumentar em abaixo-assinados? - página 153
        9. Atividade 4 – Chegando a algumas conclusões sobre abaixo-assinados - página 155
        10. Produzindo o texto - página 157
      2. Capítulo 8  Intervenções poéticas - página 162
        1. Leitura 1 - página 164
        2. No meio do caminho - página 164
        3. Leitura 2 - página 166
        4. Quadrilha - página 166
        5. Oficina de leitura e criação – Leitura compartilhada de um poema: seus implícitos, relações de intertextualidade e sentidos - página 167
        6. Leitura 3 - página 169
        7. Guia prático de como fazer lambe-lambes em sua cidade - página 170
        8. Oficina de leitura e criação – Intervenção poética: poemas mudando sentidos de nossos caminhos - página 173
        9. Galeria - página 178
        10. LiTERatitudes - página 180
      3. CapÍtulo 9  As classes de palavras na construção da coesão textual - página 186
        1. Coesão textual e classes de palavras - página 186
        2. Atividades - página 197
    4. Unidade 4 - página 201
      1. Capítulo 10  Preconceitos e desigualdades - página 202
        1. Leitura - página 204
        2. Atividade 1 – Leitura colaborativa: estereótipo, discriminação, preconceito - página 204
        3. Atividade 2 – Leitura de textos jornalísticos e roda de conversa - página 207
        4. De olho na imprensa - página 215
        5. Produção de texto - página 216
        6. Conhecendo mais o gênero – Reportagem audiovisual - página 216
        7. Atividade 1 – O papel do pauteiro - página 216
        8. Atividade 2 – O papel do repórter na entrevista - página 217
        9. Atividade 3 – O papel do repórter e da equipe de filmagem na produção das imagens - página 219
        10. Atividade 4 – Os papéis do repórter e do editor no roteiro de edição - página 220
        11. Produzindo o texto - página 222
      2. Capítulo 11  Leituras de Dom Casmurro, romance, teledramaturgia e leitura expressiva em vídeo - página 227
        1. Leitura 1 - página 228
        2. Olhos de ressaca - página 228
        3. Capitu - página 229
        4. Leitura 2 - página 231
        5. Oficina de leitura e criação – Novas casmurrices – produção de vídeos com leituras do romance de Machado de Assis - página 236
        6. Galeria - página 241
        7. LiTERatitudes - página 243
      3. Capítulo 12  Figuras de linguagem - página 245
        1. Gradação, repetição, eufemismo e antítese - página 245
        2. Atividades - página 251
      4. Anexo de textos de apoio - página 253
      5. Anexo de conhecimentos linguísticos - página 262
      6. Referências bibliográficas comentadas - página 277
  10. Terceira Capa
  11. Quarta Capa
  12. Lista de links
  13. Lista de créditos