Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda Capa
Frontispício
Créditos
- página II
Apresentação
- página III
Sumário
- página IV
O Manual do Professor
- página V
Pressupostos teórico-metodológicos
- página VI
Ensino e aprendizagem de língua materna
- página VI
A leitura, a escuta e a produção de textos sob a perspectiva dos multiletramentos
- página VII
Como a coleção organiza o trabalho com a leitura/ escuta e a produção de textos orais e escritos
- página IX
Práticas no campo artístico-literário
- página XI
A centralidade da leitura literária
- página XI
Oralidade
- página XII
Como a coleção realiza o trabalho com práticas de pesquisa
- página XIII
Conhecimentos linguísticos
- página XIII
Como a coleção organiza o trabalho com os conhecimentos linguísticos
- página XIV
Avaliação da aprendizagem para refletir sobre o ensino
- página XV
Como a coleção organiza o trabalho com a avaliação
- página XVI
Interdisciplinaridade, transversalidade e os Temas Contemporâneos Transversais (
TCTs
tê cê tês
)
- página XVI
Estrutura da obra
- página XVII
Capítulos de Leitura e Produção
- página XVII
Capítulos de Práticas de Literatura
- página XVIII
Capítulos de Estudos Linguísticos e Gramaticais
- página XIX
Leituras complementares
- página XXI
Outros textos para subsídios teórico-metodológicos e práticas de ensino
- página XXXIX
Referências bibliográficas comentadas
- página L
Referências bibliográficas complementares – 9
º
ano
- página LIV
A
BNCC
Base Nacional Comum Curricular
– Competências e habilidades
- página LVII
Fichas de apoio
- página LXXV
Projeto interdisciplinar
- página LXXXVIII
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Estrutura da obra
- página 4
Sumário
- página 9
Unidade 1
- página 13
Capítulo 1
A verdade e a mentira no jornalismo científico em tempos de
fake news
- página 14
Leitura
- página 16
Atividade 1 –
Fake news
e a “pós-verdade”
- página 16
Produção de texto
- página 24
Conhecendo o gênero: reportagem
- página 24
Atividade 1 – A importância de construir conhecimento
- página 24
NEM PLANA, NEM REDONDA: DEFINIR A
FORMA
fórma
EXATA DA TERRA É UM DESAFIO
- página 24
Atividade 2 – Confrontando pontos de vista
- página 28
A “ciência” da
Terra plana
- página 28
Terra chata
- página 31
“A ‘ciência’ da Terra plana
- página 34
Atividade 3 – Construindo a reportagem de divulgação científica
- página 35
De olho na imprensa
- página 36
Produzindo o texto
- página 37
Capítulo 2
Práticas com romance juvenil da literatura portuguesa contemporânea
- página 42
Auto da feira
- página 43
Leitura
- página 45
Prólogo
- página 45
Galeria
- página 59
LiTERatitudes
- página 61
Capítulo 3
Períodos compostos por subordinação I
- página 65
Tópico 1 – Período composto por coordenação e período composto por subordinação
- página 65
Tópico 2 – Orações subordinadas substantivas
- página 67
Tópico 3 – Oração subordinada substantiva subjetiva
- página 68
Tópico 4 – Oração subordinada substantiva predicativa
- página 69
Tópico 5 – Oração subordinada substantiva apositiva
- página 70
Tópico 6 – Oração subordinada substantiva objetiva direta
- página 72
Tópico 7 – Oração subordinada substantiva objetiva indireta
- página 73
Tópico 8 – Oração subordinada substantiva completiva nominal
- página 73
Tópico 9 – Oração subordinada substantiva reduzida
- página 74
Atividades
- página 76
Unidade 2
- página 79
Capítulo 4
Adolescência e saúde sexual
- página 80
Leitura
- página 82
Atividade 1 – Leitura para estudo: sexualidade e promoção de saúde entre os jovens
- página 82
Atividade 2 – Leitura e roda de conversa: sexualidade e saúde
- página 87
Produção de texto
- página 97
Conhecendo o gênero: Seminário
- página 97
Atividade 1 – O que é seminário
- página 97
Atividade 2 – Resumindo textos: apagando e generalizando informações
- página 98
Atividade 3 – Sintetizando informações
- página 99
Atividade 4 – A apresentação oral no seminário
- página 100
Produzindo o texto
- página 104
Capítulo 5
Práticas de leitura com romance juvenil
- página 109
Leitura
- página 110
Capítulo 18
- página 110
Epílogo
- página 113
Oficina de leitura e criação – Produção de contos inspirados no estilo de Alice Vieira – Variações de Meia hora para mudar a minha vida
- página 118
Galeria
- página 122
LiTERatitudes
- página 126
Capítulo 6
Períodos compostos por subordinação II
- página 128
Tópico 1 – Orações subordinadas adjetivas
- página 128
Tópico 2 – Oração subordinada adverbial
- página 132
Atividades
- página 135
Unidade 3
- página 138
Capítulo 7
Corrupção: o que é e como se combate?
- página 139
Leitura
- página 141
Atividade – Leitura colaborativa: ética e liberdade
- página 141
Produção de texto
- página 148
Conhecendo o gênero: Artigo de opinião
- página 148
Atividade 1 – Artigo de opinião: o que é, para que serve e como se faz?
- página 148
Atividade 2 – Os movimentos argumentativos
- página 152
Texto 1
- página 152
Texto 2
- página 153
Atividade 3 – A modalização no artigo de opinião
- página 155
De olho na imprensa
- página 157
Produzindo o texto
- página 158
Capítulo 8
Africanidades, poesia e ritmo na música brasileira
- página 163
Leitura 1
- página 165
Clementina de Jesus
- página 166
Leitura 2
- página 168
Canto
II
dois
- página 170
Oficina de leitura e criação – Produção de programa de rádio – Africanidades na música brasileira
- página 174
Galeria
- página 181
LiTERatitudes
- página 184
Capítulo 9
Períodos compostos por subordinação
III
três
- página 187
Tópico 1 – Orações subordinadas adverbiais
- página 187
Incêndios na Europa vão piorar mesmo que as metas climáticas sejam cumpridas, diz estudo
- página 190
Tópico 2 – Orações subordinadas adverbiais reduzidas
- página 193
Atividades
- página 195
Unidade 4
- página 199
Capítulo 10
Final do Ensino Fundamental − O que sabemos e queremos do Ensino Médio!
- página 200
Leitura
- página 202
Atividade 1 – Conhecendo um pouco sobre o Ensino Médio
- página 202
Atividade 2 – Leitura e roda de conversa: Desafios e possibilidades do Ensino Médio
- página 206
Produção de texto
- página 213
Conhecendo o gênero:
Podcast
- página 213
Atividade 1 –
Podcast
: O que é e como se faz?
- página 213
Atividade 2 – Comparando dois formatos de
podcasts
- página 214
Atividade 3 – Da pauta ao roteiro de edição
- página 222
Produzindo o texto
- página 227
Série de
podcasts
– O que sabemos e queremos do Ensino Médio
- página 227
Como fazer?
- página 227
Capítulo 11
Novos leitores na barca medieval: práticas com
Auto da barca do inferno
- página 234
Leitura
- página 237
Oficina de leitura e criação – Produção de pequenas cenas de humor (esquetes) inspiradas em autos vicentinos
- página 244
Galeria
- página 251
LiTERatitudes
- página 256
Capítulo 12
Figuras de linguagem
- página 259
Tópico 1 – Aliteração e seus efeitos de sentido
- página 259
Tópico 2 – Assonância e seus efeitos de sentido
- página 261
Tópico 3 – Paronomásia e seus efeitos de sentido
- página 262
Atividades
- página 263
Anexo de textos de apoio
- página 265
Anexo de conhecimentos linguísticos
- página 280
Referências bibliográficas comentadas
- página 297
Terceira Capa
Quarta Capa
Lista de links
Lista de créditos