Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda Capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. Apresentação - página III
  8. Sumário - página IV
    1. O Manual do Professor - página V
      1. Pressupostos teórico-metodológicos - página VI
        1. Ensino e aprendizagem de língua materna - página VI
          1. A leitura, a escuta e a produção de textos sob a perspectiva dos multiletramentos - página VII
          2. Como a coleção organiza o trabalho com a leitura/escrita e a produção de textos orais e escritos - página IX
          3. Práticas no campo artístico-literário - página XI
          4. A centralidade da leitura literária - página XI
          5. Oralidade - página XII
          6. Como a coleção realiza o trabalho com práticas de pesquisa - página XIII
          7. Conhecimentos linguísticos - página XIII
          8. Como a coleção organiza o trabalho com os conhecimentos linguísticos - página XIV
          9. Avaliação da aprendizagem para refletir sobre o ensino - página XV
          10. Como a coleção organiza o trabalho com a avaliação - página XVI
        2. Interdisciplinaridade, transversalidade e os Temas Contemporâneos Transversais (TCTstê cê tês) - página XVI
      2. Estrutura da obra - página XVII
        1. Capítulos de Leitura e Produção - página XVII
        2. Capítulos de Práticas de Literatura - página XVIII
        3. Capítulos de Estudos Linguísticos e Gramaticais - página XIX
      3. Leituras complementares - página XXI
      4. Outros textos para subsídios teórico-metodológicos e práticas de ensino - página XXXIX
      5. Referências bibliográficas comentadas - página L
      6. Referências bibliográficas complementares – 7º ano - página LIV
      7. A BNCCBê êne cê cê – Competências e habilidades - página LVI
      8. Fichas de apoio - página LXXV
      9. Projeto interdisciplinar - página XCI
  9. Capa
  10. Frontispício
  11. Créditos - página 2
  12. Apresentação - página 3
  13. Estrutura da obra - página 4
  14. Sumário - página 9
    1. Unidade 1 - página 13
      1. Capítulo 1 - página 14
        1. Leitura - página 16
          1. Atividade 1: Preferências musicais e personalidade - página 16
          2. Atividade 2 – Leitura de textos jornalísticos e de divulgação e roda de conversa - página 20
        2. Produção de texto - página 24
          1. Atividade 1 – Por dentro da reportagem: a voz do repórter e a seleção das fontes das informações - página 24
          2. Atividade 2 – Como as vozes aparecem nos textos jornalísticos - página 27
          3. Atividade 3 – Observando os títulos e os modos de iniciar uma reportagem - página 30
          4. Atividade 4 – Planejando enquetes e divulgando os dados verbalmente - página 31
        3. Produzindo o texto - página 33
      2. Capítulo 2  - página 37
        1. Leitura 1 - página 38
        2. Leitura 2 - página 41
        3. Oficina de leitura e criação – Roda de leitura com outras crônicas de Rubem Braga - página 46
        4. Galeria - página 50
        5. LiTERatitudes - página 54
      3. Capítulo 3  - página 56
        1. Conceito de verbo - página 56
        2. Flexão de número e de pessoa - página 57
        3. Modos verbais - página 59
        4. Tempos verbais - página 60
        5. Os tempos do indicativo - página 61
        6. Os tempos do subjuntivo - página 64
        7. Imperativo - página 66
        8. Formas nominais - página 67
          • Atividades - página 70
    2. Unidade 2 - página 74
      1. Capítulo 4 - página 75
        1. Leitura - página 77
          1. Atividade 1 – Conhecendo nossos direitos - página 77
          2. Atividade 2 – Conhecendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos - página 83
          3. Atividade 3 – Leitura e roda de conversa sobre textos legais - página 86
        2. Produção de texto - página 95
          1. Atividade 1 – O que é um cartaz e para que ele serve? - página 95
          2. Atividade 2 – As linguagens e a construção de sentidos nos cartazes - página 97
        3. Produzindo o texto - página 101
      2. Capítulo 5 - página 105
        1. Leitura - página 106
        2. Oficina de leitura e criação – Curadoria de canções da Bossa Nova para composição de playlist - página 111
        3. Leitura - página 113
        4. Oficina de leitura e criação - página 117
        5. Galeria - página 120
        6. LiTERatitudes - página 122
      3. Capítulo 6  - página 126
        1. Tópico 1 – Sujeito e predicado - página 126
        2. Tópico 2 – O verbo e a concordância com o núcleo do sujeito - página 127
        3. Tópico 3 – Tipos de sujeito - página 128
        4. Atividades - página 135
    3. Unidade 3 - página 138
      1. Capítulo 7  Adolescência e consumo - página 139
        1. Leitura - página 140
          1. Atividade 1 – Leitura para estudo: “Identidade parcelada” - página 140
          2. Atividade 2 – Leitura colaborativa: “Consumismo e baixa autoestima formam círculo vicioso” - página 146
        2. Produção de texto - página 151
          1. Atividade 1 – O que é um painel ou pôster, onde circula e para que serve? - página 151
          2. Atividade 2 – Analisando o que pode compor um pôster ou painel - página 153
          3. Atividade 3 – Estudando mais as seções do pôster ou painel - página 155
          4. Atividade 4 - Tabulando dados e produzindo gráficos e infográficos - página 156
        3. Produzindo o texto - página 158
      2. Capítulo 8  - página 167
        1. Leitura - página 168
        2. Oficina de leitura e criação - página 172
        3. Leitura - página 176
        4. Galeria - página 181
        5. LiTERatitudes - página 182
      3. Capitulo 9 - página 185
        1. Tópico 1 – Predicado - página 185
        2. Tópico 2 – Verbos transitivos e intransitivos - página 187
        3. Tópico 3 – Complementos verbais: objetos direto e indireto - página 188
        4. Tópico 4 – Predicativo do objeto - página 190
        5. Tópico 5 – Verbo seguido por se e concordância - página 190
          • Atividades - página 192
    4. Unidade 4 - página 196
      1. Capítulo 10 - página 197
        1. Leitura - página 198
          1. Atividade 1 – Ler para estudar: Aquecimento global como o grande problema ambiental - página 198
          2. Atividade 2 – Leitura: o caso do lixo no Brasil - página 208
          3. Atividade 3 – Leitura colaborativa: participação política - página 216
        2. Produção de texto - página 218
          1. Atividade 1 – Reclamar ou solicitar: um direito do cidadão - página 218
          2. Atividade 2 – A argumentação em cartas de reclamação e de solicitação - página 222
          3. Atividade 3 – A organização das cartas de solicitação e de reclamação - página 224
          4. Atividade 4 – Organizando e “costurando” as partes do texto - página 225
          5. Atividade 5 – Investigando e debatendo os problemas e encaminhando soluções - página 226
      2. Produzindo o texto - página 229
      3. Capítulo 11 - página 231
        1. Leitura - página 234
        2. Oficina de leitura e criação – Brincadeiras com mamulengo - página 244
        3. Galeria - página 249
        4. LiTERatitudes - página 251
      4. Capítulo 12  - página 253
        1. Metáfora - página 253
        2. Metonímia - página 254
        3. Personificação - página 256
        4. Hipérbole - página 257
        5. Sinestesia - página 258
        6. Ironia - página 259
          • Atividades - página 261
      5. Anexo de textos de apoio - página 264
      6. Anexo de conhecimentos linguísticos - página 274
  15. Referências bibliográficas comentadas - página 304
  16. Terceira Capa
  17. Quarta Capa
  18. Lista de links
  19. Lista de créditos