Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda Capa
Frontispício
Créditos
- página II
Apresentação
- página III
Sumário
- página IV
O manual do Professor
- página V
Pressupostos teórico-metodológicos
- página VI
Ensino e aprendizagem de língua materna
- página VI
A leitura, a escuta e a produção de textos sob a perspectiva dos multiletramentos
- página VII
Como a coleção organiza o trabalho com a leitura/ escuta e a produção de textos orais e escritos
- página IX
Práticas no campo artístico-literário
- página XI
A centralidade da leitura literária
- página XI
Oralidade
- página XII
Como a coleção realiza o trabalho com práticas de pesquisa
- página XIII
Conhecimentos linguísticos
- página XIII
Como a coleção organiza o trabalho com os conhecimentos linguísticos
- página XIV
Avaliação da aprendizagem para refletir sobre o ensino
- página XV
Como a coleção organiza o trabalho com a avaliação
- página XVI
Interdisciplinaridade, transversalidade e os Temas Contemporâneos Transversais (
TCTs
tê cê tês
)
- página XVI
Estrutura da obra
- página XVII
Capítulos de Leitura e Produção
- página XVII
Capítulos de Práticas de Literatura
- página XVIII
Capítulos de Estudos Linguísticos e Gramaticais
- página XIX
Leituras complementares
- página XXI
Outros textos para subsídios teórico-metodológicos e práticas de ensino
- página XXXIX
Referências bibliográficas comentadas
- página L
Referências bibliográficas complementares – 6
º
ano
- página LIV
A
BNCC
Bê êne cê cê
– Competências e habilidades
- página LVII
Fichas de apoio
- página LXXIX
Projeto interdisciplinar
- página XCIII
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Estrutura da obra
- página 4
Sumário
- página 9
Unidade 1
- página 13
Capítulo 1
- página 14
Leitura
- página 16
Atividade 1 – Leitura e roda de conversa: gêneros jornalísticos
- página 16
Entre, a causa é sua
- página 16
Nunca te vi, sempre te amei
- página 18
Adolescentes ciganos
- página 19
Atividade 2 – Roda de conversa – De olhos bem abertos para a esfera jornalística
- página 22
Produção de texto
- página 23
Atividade 1 – Conhecendo a notícia de perto
- página 23
Crianças indígenas são retratadas em exposição fotográfica no Acre
- página 23
Atividade 2 – A importância dos recortes e das escolhas das palavras para construir os sentidos que pretendemos
- página 25
Leitura é hábito de 56% da população, indica pesquisa
- página 26
44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura
- página 26
Número de leitores no Brasil sobe 6 pontos percentuais entre 2011 e 2015, diz pesquisa
- página 26
Hábito de ler cresce no Brasil, indica pesquisa
- página 26
De
olho
ôlho
na imprensa
- página 29
Produzindo o texto
- página 30
Capítulo 2
- página 35
Leitura 1
- página 38
O fotógrafo que é cabinha de nascença
- página 39
Leitura 2
- página 41
Meu vô Apolinário
- página 41
Leitura 3
- página 47
Infância
- página 47
Roda de leitura
- página 53
Galeria
- página 54
LiTERatitudes
- página 56
Capítulo 3
- página 57
Tópico 1 — Linguagem, língua e produção de sentidos
- página 57
Tópico 2 — Enunciado, discurso, intencionalidade e sentido
- página 65
Tópico 3 — Língua e mudança, língua e variação, o uso da língua e as situações de comunicação
- página 67
Unidade 2
Capítulo 4
- página 78
Leitura
- página 80
Atividade 1 – Leitura colaborativa de notícia
- página 80
Macacos são sentinelas no enfrentamento da febre amarela
- página 80
Atividade 2 – Leitura do texto e apresentação oral
- página 84
Lei
antibullying
reforça a valorização dada às crianças
- página 85
Adolescentes nunca dormiram tão pouco – e celular é o vilão
- página 87
Anhanguera, abacaxi, Tietê: a contribuição das línguas indígenas para o português que falamos hoje
- página 88
Produção de texto
- página 94
Atividade 1 – O que é uma apresentação oral e para que serve?
- página 95
Atividade 2 – O que fazer e o que não fazer em uma apresentação oral?
- página 95
Atividade 3 – Como planejar a fala da apresentação oral
- página 96
Produzindo o texto
- página 97
CAPÍTULO 5
- página 101
Leitura 1
- página 101
O garoto da camisa vermelha
- página 101
O livreiro do Alemão
- página 102
Leitura 2
- página 105
Oficina de leitura e criação
- página 107
Roda de leitura: lembranças de nossas infâncias
- página 111
Galeria
- página 113
LiTERatitudes
- página 115
CAPÍTULO 6
- página 117
Tópico 1 – Polissemia e contextos
- página 117
Tópico 2 – Processos de formação de palavras e novos sentidos: derivação e composição
- página 124
Unidade 3
- página 135
Capítulo 7
- página 136
Leitura
- página 138
Atividade 1 – Leitura colaborativa de reportagem
- página 138
Política > Paraná | violência infantil
- página 139
“Não engula o choro”: campanha contra violência infantil muda o foco e viraliza
- página 139
Ocorrências
- página 139
Mudança na campanha
- página 140
Como denunciar
- página 140
Atividade 2 – Roda de conversa: conhecendo outras peças da campanha
- página 143
Produção de texto
- página 145
Atividade 1 – Peças de propaganda e publicidade: vendendo ideias ou vendendo produtos?
- página 146
Atividade 2 – Esfera publicitária: quem divulga o quê, para quem e onde?
- página 149
Atividade 3 – Os recursos da linguagem da publicidade e da propaganda: persuasão e sedução
- página 150
Atividade 4 – Ética na esfera publicitária
- página 153
Produzindo o texto
- página 155
CAPÍTULO 8
- página 157
Leitura
- página 160
Boitempo
- página 160
Boi tenho
- página 160
Canção do ver
- página 162
Oficina de leitura e criação
- página 169
Galeria
- página 173
LiTERatitudes
- página 175
Capítulo 9
- página 177
Tópico 1 – Gramaticalidade da língua
- página 177
Tópico 2 – Frase e oração
- página 181
Tópico 3 – Classes de palavras
- página 184
Atividades
- página 189
Unidade 4
- página 191
Capítulo 10
- página 192
Leitura
- página 193
Atividade 1– Roda de leitura de reportagens
- página 193
Instagram bloqueia contas de menores de 13 anos
- página 195
Atividade 2 – Leitura e discussão de gráficos da pesquisa
Tic
Kids online
Brasil (2016 e 2019)
- página 203
Produção de texto
- página 204
Conhecendo o gênero: cartas de leitor e comentários na internet
- página 204
Atividade 1 – O que são, para que servem e onde circulam as cartas de leitor e os comentários na internet
- página 205
Com eleição chegando, adolescentes têm aula sobre
fake news
- página 206
WhatsApp
eleva idade mínima para usuários na União Europeia
- página 206
Rede social não é lugar para criança
- página 206
A lição da era digital
- página 206
Atividade 2 – A linguagem usada e a escolha das palavras
- página 208
Atividade 3 – Os tipos de argumento para sustentar a opinião
- página 210
Produzindo o texto
- página 211
CAPÍTULO 11
- página 214
Oficina de leitura e criação
- página 216
Contação de histórias com personagens do folclore brasileiro
- página 216
Leitura 1
- página 217
Uma saga musical
- página 217
CENA 2 – João Serra Madeira
- página 219
Oficina de leitura e criação
- página 224
Leitura 2
- página 225
CENA 5 – Jacarandá
- página 225
Oficina de leitura e criação
- página 228
Leitura dramática de cena de
Quem tem medo de Curupira?
- página 228
Galeria
- página 232
LiTERatitudes
- página 235
CAPÍTULO 12
- página 239
Tópico 1 – Substantivos: função, variação e classificação
- página 239
Tópico 2 – As classes de palavras que especificam os substantivos no texto
- página 244
Atividades
- página 248
Anexo de textos de apoio
- página 251
Anexo de conhecimentos linguísticos
- página 259
Referências bibliográficas
- página 279
Terceira Capa
Quarta Capa
Lista de links
Lista de créditos