Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página III
SUMÁRIO
- página VI
I. A
BNCC
Bê êne cê cê
e esta coleção
- página VIII
II. Adolescência: esse universo complexo
- página IX
•
Os conceitos de adolescência
- página IX
•
O trabalho com projeto de vida com pré-adolescentes e adolescentes
- página XII
Refletir sobre quem somos para descobrir o que queremos ser
- página XIII
Formação identitária, atitudes e valores
- página XVI
•
Saúde mental na adolescência
- página XVIII
Violência autoprovocada
- página XVIII
Bullying
- página XX
•
Compreender para interferir na realidade — os
TCTs
tê cê tês
- página XXI
•
Experienciar o mundo
- página XXIII
III. O componente Língua Portuguesa
- página XXV
•
Linguagem: esse objeto tão complexo
- página XXV
•
Princípios teórico-metodológicos gerais
- página XXVI
Leitura/escuta
- página XXVI
Produção de textos
- página XXXI
Oralidade
- página XXXIV
Análise linguística e semiótica
- página XXXV
•
Gêneros digitais
- página XLI
•
Interdisciplinaridade — Arte
- página XLIV
Mais interdisciplinaridade
- página XLV
Modelos de trabalho interdisciplinar
- página XLV
IV. Práticas de ensino-aprendizagem
- página XLVIII
•
A importância de avaliar
- página XLVIII
Avaliação e pandemia
- página LVII
1.
Eixo leitura/escuta — Domínio de vocabulário
- página LVII
2.
Eixo leitura/escuta — Compreensão de informações
- página LVII
3.
Eixo leitura/escuta — Poemas
- página LVIII
4.
Eixo leitura/escuta — Expressão de ideias
- página LVIII
5.
Eixo da produção de textos — Texto expositivo
- página LVIII
6.
Eixo da produção de textos — Apresentação oral
- página LIX
Grade de critérios relativos ao uso da língua
- página LIX
•
Competências e habilidades
- página LXI
•
Práticas de pesquisa
- página LXIII
•
O estudante como protagonista de suas aprendizagens: as metodologias ativas
- página LXIV
Metodologias ativas: aprofundamento
- página LXV
Sala de aula invertida (
flipped classroom
)
- página LXVI
Instrução por pares (
peer instruction
)
- página LXVI
Ensino sob medida (
just-in-time teaching
)
- página LXVI
Aprendizagem baseada em problemas (
problem-based learning — PBL
)
- página LXVI
Painel integrado (
jigsaw classroom
)
- página LXVII
Gamificação
- página LXVIII
•
Pensamento computacional
- página LXVIII
V. Estrutura geral da coleção
- página LXXI
•
Seções
- página LXXI
•
Boxes
- página LXXIV
•
Outras orientações para o professor
- página LXXV
VI. Tempo de planejar
- página LXXVI
•
Cronograma bimestral
- página LXXVI
•
Cronograma trimestral
- página LXXVI
•
Cronograma semestral
- página LXXVI
•
Outros modos de apresentação e ordenação de conteúdos
- página LXXVII
VII. Orientações específicas
- página LXXVIII
•
Introdução
- página LXXVIII
•
Minha canção
- página LXXVIII
•
Capítulo 1 — Quando o mundo fica estranho
- página LXXVIII
Proposta de produção de texto extra — Conto fantástico
- página LXXX
•
Capítulo 2 — Registrar o que acontece
- página LXXXI
Proposta de produção de texto extra — Notícia
- página LXXXIII
•
Capítulo 3 — Um bate-papo planejado
- página LXXXIII
Proposta de produção de texto extra — Entrevista
- página LXXXV
•
Capítulo 4 — Versos que contam
- página LXXXVI
Proposta de produção de texto extra — Poema narrativo
- página LXXXVII
•
Capítulo 5 — Opinar com consistência
- página LXXXVIII
Proposta de produção de texto extra — Resenha crítica
- página LXXXIX
•
Capítulo 6 — Quando se pode ser o outro
- página XC
Proposta de produção de texto extra — Texto teatral
- página XCII
•
Capítulo 7 — Falar para muita gente
- página XCII
Proposta de produção de texto extra — Palestra e seminário
- página XCIV
•
Capítulo 8 — Viajar é preciso
- página XCIV
Proposta de produção de texto extra — Relato de viagem
- página XCVI
VIII. Referências bibliográficas comentadas
- página XCVI
IX. Sugestões de leitura
- página CIV
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
A
PRESENTAÇÃO
- página 3
C
ONHEÇA SEU LIVRO
- página 4
S
UMÁRIO
- página 8
Minha canção
- página 12
Capítulo 1 – Quando o mundo fica estranho
- página 16
Leitura 1
CONTO FANTÁSTICO
- página 16
Leitura 2
CONTO FANTÁSTICO
- página 20
Textos em CONVERSA
- página 23
Se eu quiser aprender MAIS
- página 24
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 26
E se a gente
…
reticências
- página 35
Meu conto fantástico NA PRÁTICA
- página 39
Conversa com arte
- página 42
Biblioteca cultural em expansão
- página 47
Capítulo 2 – Registrar o que acontece
- página 48
E se a gente
…
reticências
- página 48
Leitura 1
NOTÍCIA
- página 50
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 56
Nossa notícia NA PRÁTICA
- página 65
Leitura 2
NOTÍCIA DE TELEJORNAL
- página 68
Se eu quiser aprender MAIS
- página 71
Textos em CONVERSA
- página 73
Fora da caixa
- página 76
Capítulo 3 – Um bate-papo planejado
- página 81
E se a gente
…
reticências
- página 81
Leitura
ENTREVISTA
- página 84
Se eu quiser aprender MAIS
- página 88
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 90
Nossa entrevista
NA PRÁTICA
- página 97
Textos em CONVERSA
- página 100
Fora da caixa
- página 104
Capítulo 4 – Versos que contam
- página 107
Leitura 1
POEMA NARRATIVO
- página 107
Textos em CONVERSA
- página 110
Leitura 2
POEMA NARRATIVO
- página 112
Se eu quiser aprender MAIS
- página 114
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 116
E se a gente
…
reticências
- página 126
Meu poema narrativo NA PRÁTICA
- página 128
Conversa com arte
- página 130
Biblioteca cultural em
expansão
- página 134
Capítulo 5 – Opinar com consistência
- página 135
E se a gente
…
reticências
- página 135
Leitura 1
RESENHA CRÍTICA
- página 139
Textos em CONVERSA
- página 145
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 148
Se eu quiser aprender MAIS
- página 158
Minha resenha crítica NA PRÁTICA
- página 161
Conversa com arte
- página 164
Capítulo 6 – Quando se pode ser o outro
- página 166
Leitura 1
Texto teatral
- página 166
Se eu quiser aprender MAIS
- página 171
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 173
Leitura 2
Texto teatral
- página 185
Textos em CONVERSA
- página 189
Nosso texto teatral NA PRÁTICA
- página 193
E SE A GENTE
...
reticências
- página 196
Fora
fóra
da caixa
- página 197
Biblioteca cultural em expansão
- página 200
Capítulo 7 – Falar para muita gente
- página 201
Leitura 1
PALESTRA
- página 201
Leitura 2
SEMINÁRIO
- página 206
Se eu quiser aprender MAIS
- página 210
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 212
Textos em CONVERSA
- página 217
E se a gente
…
reticências
- página 221
Nosso seminário NA PRÁTICA
- página 223
Fora
fóra
da caixa
- página 231
Capítulo 8 – Viajar é preciso
- página 234
E se a gente
...
reticências
- página 234
Leitura 1
RELATO DE VIAGEM
- página 238
Leitura 2
RELATO DE VIAGEM
- página 242
Se eu quiser aprender MAIS
- página 245
Falando sobre a NOSSA LÍNGUA
- página 248
Meu relato de
NA PRÁTICA
- página 258
Textos em CONVERSA
- página 262
Fora
fóra
da caixa
- página 265
Biblioteca cultural em expansão
- página 268
Minha canção
- página 269
Apêndice
- página 274
Bibliografia comentada
- página 278
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos