Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. APRESENTAÇÃO - página III
  8. SUMÁRIO - página VI
    1. I. A BNCCBê êne cê cê e esta coleção - página VIII
    2. II. Adolescência: esse universo complexo - página IX
      1. • Os conceitos de adolescência - página IX
      2. • O trabalho com projeto de vida com pré-adolescentes e adolescentes - página XII
        1. Refletir sobre quem somos para descobrir o que queremos ser - página XIII
        2. Formação identitária, atitudes e valores - página XVI
      3. • Saúde mental na adolescência - página XVIII
        1. Violência autoprovocada - página XVIII
        2. Bullying - página XX
      4. • Compreender para interferir na realidade — os TCTstê cê tês - página XXI
      5. • Experienciar o mundo - página XXIII
    3. III. O componente Língua Portuguesa - página XXV
      1. • Linguagem: esse objeto tão complexo - página XXV
      2. • Princípios teórico-metodológicos gerais - página XXVI
        1. Leitura/escuta - página XXVI
        2. Produção de textos - página XXXI
        3. Oralidade - página XXXIV
        4. Análise linguística e semiótica - página XXXV
      3. • Gêneros digitais - página XLI
      4. • Interdisciplinaridade — Arte - página XLIV
        1. Mais interdisciplinaridade - página XLV
        2. Modelos de trabalho interdisciplinar - página XLV
    4. IV. Práticas de ensino-aprendizagem - página XLVIII
      1. • A importância de avaliar - página XLVIII
        1. Avaliação e pandemia - página LVII
          1. 1. Eixo leitura/escuta — Domínio de vocabulário - página LVII
          2. 2. Eixo leitura/escuta — Compreensão de informações - página LVII
          3. 3. Eixo leitura/escuta — Poemas - página LVIII
          4. 4. Eixo leitura/escuta — Expressão de ideias - página LVIII
          5. 5. Eixo da produção de textos — Texto expositivo - página LVIII
          6. 6. Eixo da produção de textos — Apresentação oral - página LIX
        2. Grade de critérios relativos ao uso da língua - página LIX
      2. • Competências e habilidades - página LXI
      3. • Práticas de pesquisa - página LXIII
      4. • O estudante como protagonista de suas aprendizagens: as metodologias ativas - página LXIV
      5. Metodologias ativas: aprofundamento - página LXV
        1. Sala de aula invertida (flipped classroom) - página LXVI
        2. Instrução por pares (peer instruction) - página LXVI
        3. Ensino sob medida (just-in-time teaching) - página LXVI
        4. Aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning — PBL) - página LXVI
        5. Painel integrado (jigsaw classroom) - página LXVII
        6. Gamificação - página LXVIII
      6. • Pensamento computacional - página LXVIII
    5. V. Estrutura geral da coleção - página LXXI
      1. • Seções - página LXXI
      2. • Boxes - página LXXIV
      3. • Outras orientações para o professor - página LXXV
    6. VI. Tempo de planejar - página LXXVI
      1. • Cronograma bimestral - página LXXVI
      2. • Cronograma trimestral - página LXXVI
      3. • Cronograma semestral - página LXXVI
      4. • Outros modos de apresentação e ordenação de conteúdos - página LXXVII
    7. VII. Orientações específicas - página LXXVIII
      1. • Introdução - página LXXVIII
        1. • Minha canção - página LXXVIII
        2. • Capítulo 1 — Quando o mundo fica estranho - página LXXVIII
          • Proposta de produção de texto extra — Conto fantástico - página LXXX
        3. • Capítulo 2 — Registrar o que acontece - página LXXXI
          • Proposta de produção de texto extra — Notícia - página LXXXIII
        4. • Capítulo 3 — Um bate-papo planejado - página LXXXIII
          • Proposta de produção de texto extra — Entrevista - página LXXXV
        5. • Capítulo 4 — Versos que contam - página LXXXVI
          • Proposta de produção de texto extra — Poema narrativo - página LXXXVII
        6. • Capítulo 5 — Opinar com consistência - página LXXXVIII
          • Proposta de produção de texto extra — Resenha crítica - página LXXXIX
        7. • Capítulo 6 — Quando se pode ser o outro - página XC
          • Proposta de produção de texto extra — Texto teatral - página XCII
        8. • Capítulo 7 — Falar para muita gente - página XCII
          • Proposta de produção de texto extra — Palestra e seminário - página XCIV
        9. • Capítulo 8 — Viajar é preciso - página XCIV
          • Proposta de produção de texto extra — Relato de viagem - página XCVI
    8. VIII. Referências bibliográficas comentadas - página XCVI
    9. IX. Sugestões de leitura - página CIV
  9. Capa
  10. Frontispício
  11. Créditos - página 2
  12. APRESENTAÇÃO - página 3
  13. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  14. SUMÁRIO - página 8
    1. Minha canção - página 12
    2. Capítulo 1 – Quando o mundo fica estranho - página 16
      1. Leitura 1 CONTO FANTÁSTICO - página 16
      2. Leitura 2 CONTO FANTÁSTICO - página 20
      3. Textos em CONVERSA - página 23
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 24
      5. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 26
      6. E se a gente…reticências - página 35
      7. Meu conto fantástico NA PRÁTICA - página 39
      8. Conversa com arte - página 42
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 47
    3. Capítulo 2 – Registrar o que acontece - página 48
      1. E se a gente…reticências - página 48
      2. Leitura 1 NOTÍCIA - página 50
      3. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 56
      4. Nossa notícia NA PRÁTICA - página 65
      5. Leitura 2 NOTÍCIA DE TELEJORNAL - página 68
      6. Se eu quiser aprender MAIS - página 71
      7. Textos em CONVERSA - página 73
      8. Fora da caixa - página 76
    4. Capítulo 3 – Um bate-papo planejado - página 81
      1. E se a gente…reticências - página 81
      2. Leitura ENTREVISTA - página 84
      3. Se eu quiser aprender MAIS - página 88
      4. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 90
      5. Nossa entrevista NA PRÁTICA - página 97
      6. Textos em CONVERSA - página 100
      7. Fora da caixa - página 104
    5. Capítulo 4 – Versos que contam - página 107
      1. Leitura 1 POEMA NARRATIVO - página 107
      2. Textos em CONVERSA - página 110
      3. Leitura 2 POEMA NARRATIVO - página 112
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 114
      5. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 116
      6. E se a gente…reticências - página 126
      7. Meu poema narrativo NA PRÁTICA - página 128
      8. Conversa com arte - página 130
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 134
    6. Capítulo 5 – Opinar com consistência - página 135
      1. E se a gente…reticências - página 135
      2. Leitura 1 RESENHA CRÍTICA - página 139
      3. Textos em CONVERSA - página 145
      4. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 148
      5. Se eu quiser aprender MAIS - página 158
      6. Minha resenha crítica NA PRÁTICA - página 161
      7. Conversa com arte - página 164
    7. Capítulo 6 – Quando se pode ser o outro - página 166
      1. Leitura 1 Texto teatral - página 166
      2. Se eu quiser aprender MAIS - página 171
      3. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 173
      4. Leitura 2 Texto teatral - página 185
      5. Textos em CONVERSA - página 189
      6. Nosso texto teatral NA PRÁTICA - página 193
        • E SE A GENTE...reticências - página 196
      7. Forafóra da caixa - página 197
      8. Biblioteca cultural em expansão - página 200
    8. Capítulo 7 – Falar para muita gente - página 201
      1. Leitura 1 PALESTRA - página 201
      2. Leitura 2 SEMINÁRIO - página 206
      3. Se eu quiser aprender MAIS - página 210
      4. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 212
      5. Textos em CONVERSA - página 217
      6. E se a gente…reticências - página 221
      7. Nosso seminário NA PRÁTICA - página 223
      8. Forafóra da caixa - página 231
    9. Capítulo 8 – Viajar é preciso - página 234
      1. E se a gente...reticências - página 234
      2. Leitura 1 RELATO DE VIAGEM - página 238
      3. Leitura 2 RELATO DE VIAGEM - página 242
      4. Se eu quiser aprender MAIS - página 245
      5. Falando sobre a NOSSA LÍNGUA - página 248
      6. Meu relato de NA PRÁTICA - página 258
      7. Textos em CONVERSA - página 262
      8. Forafóra da caixa - página 265
      9. Biblioteca cultural em expansão - página 268
    10. Minha canção - página 269
  15. Apêndice - página 274
    • Bibliografia comentada - página 278
  16. Terceira capa
  17. Quarta capa
  18. Lista de links
  19. Lista de créditos