![](../resources/images/im_iniciais_dig-25.png)
APRESENTAÇÃO
Na década de 1980, quando éramos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais (ou do ginásio, como era chamado), os livros de Língua Portuguesa eram bem diferentes reticências Em geral, em suas páginas havia frases soltas, sem muito sentido, cujos termos precisavam ser classificados como sujeito, predicativo do objeto, substantivo etcétera Quem havia escrito as tais frases? A quem elas se dirigiam? Elas haviam sido retiradas de uma notícia de jornal impresso ou de um poema? Nada disso parecia importar muito reticências
Claro que, de vez em quando, esbarrávamos nesses livros didáticos com poemas que nos faziam sonhar, com crônicas engraçadas, com passagens de romances que nos deixavam curiosos para saber o final e, eventualmente, até com uma tirinha ou com um anúncio publicitário criativo, mas os tais “questionários” que vinham depois dessas produções pouco exploravam o que elas tinham de melhor, muito menos a relação delas com o nosso mundo. Era estranho porque estudávamos algo desconectado da literatura que eventualmente gostávamos e da língua que ouvíamos e víamos acontecendo nas ruas, nas letras de canção, nos artigos de opinião publicados nas revistas que líamos.
Ainda bem que os tempos mudaram e que este livro de Língua Portuguesa já pode ser bastante diferente daqueles que nos acompanharam em nosso final de infância e início de adolescência. Você notará, por exemplo, que até mesmo os textos teóricos que há nesta coleção, que tratam da produção textual e da língua que falamos e lemos, são, em geral, curtos. Isso porque nós, os autores deste livro, e seu professor contamos muito com a sua contribuição para a aprendizagem de conceitos. Acreditamos que você também é capaz de construir conhecimentos. Nesse sentido, boxes como Fala aí!, Desafio da linguagem, A língua nas ruas e Investigue são preciosos porque convidam você a pesquisar, a aplicar seus conhecimentos e a expressar seu olhar crítico.
Sabemos também que a linguagem é muito mais ampla do que o texto escrito ou falado, por isso incluímos, neste livro, além da literatura, diversos tipos de obras de arte (filmes, peças de teatro, esculturas, pinturas), mas não nos restringimos a apresentá-los como meras ilustrações. Essas artes estão vivas aqui! Isso fará com que você possa conhecê-las, entendê-las, gostar ou desgostar delas, e até arriscar suas próprias expressões artísticas nas seções Conversa com arte.
Nossas ricas letras de canções (com cifras e tudo!), o diálogo entre os vários saberes e o resgate e a ampliação de seu repertório cultural também estão no nosso foco de interesse ao produzir esta coleção, principalmente nas seções Minha canção, Fora da caixa e Biblioteca cultural em expansão.
Queremos que as aprendizagens relacionadas ao complexo universo da língua portuguesa façam sentido para sua vida e que você possa fazer uso do poder maravilhoso que a linguagem tem.
Dedicamos carinhosamente esta obra aos nossos familiares e também aos nossos alunos e alunas, que tanto nos ensinaram e ensinam.
Os autores.
![](../resources/images/im_iniciais_dig-15.png)
CONHEÇA SEU LIVRO
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção 'Minha canção'.](../resources/images/im_003_011_sllp7_iniciais_f2_lp_g24_group_821269.png)
O volume apresenta oito capítulos que exploram diferentes gêneros por meio da leitura e da produção textual. Além das seções de leitura e produção textual, outros diferentes gêneros são abordados em atividades de pesquisa, de comparação e de reflexão sobre a língua.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Leitura 1'.](../resources/images/im_003_011_sllp7_iniciais_f2_lp_g24_group_821323.png)
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Leitura 2'.](../resources/images/im_003_011_sllp7_iniciais_f2_lp_g24_group_821325.png)
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Se eu quiser aprender mais'.](../resources/images/im_003_011_sllp7_iniciais_f2_lp_g24_group_821331.png)
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Textos em conversa'.](../resources/images/im_003_011_sllp7_iniciais_f2_lp_g24_group_821329.png)
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção 'Falando sobre a nossa língua'.](../resources/images/im_003_011_sllp7_iniciais_f2_lp_g24_group_821328.png)
CONHEÇA SEU LIVRO
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Meu [gênero] na prática'.](../resources/images/im_003_011_sllp7_iniciais_f2_lp_g24_group_821397.png)
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'E se a gente...?'.](../resources/images/im_003_011_sllp7_iniciais_f2_lp_g24_group_821399.png)
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção 'Fora da caixa'.](../resources/images/im_003_011_sllp7_iniciais_f2_lp_g24_group_821401.png)
![Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção 'Conversa com arte'.](../resources/images/im_003_011_sllp7_iniciais_f2_lp_g24_group_821402.png)
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Biblioteca cultural em expansão'.](../resources/images/im_003_011_sllp7_iniciais_f2_lp_g24_group_821404.png)
![](../resources/images/im_iniciais_dig-16.png)
SUMÁRIO
- Minha canção 12
- • “O outro”, de Camila Barbalho
- • Produção de vídeo cultural
- Capítulo 1 - Quando o mundo fica estranho
- Leitura 1 Conto fantástico 16
- • “A ressaca”, de Shaun Tan
- Leitura 2 Conto fantástico 20
- • “Quadros em movimento”, de Lourdinha Barbosa
- Textos em conversa 23
- • Escultura “The long awaited (A longa espera)”, de Patricia Piccinini
- Se eu quiser aprender mais 24
- • O que é verossimilhança?
- Falando sobre a nossa língua 26
- • A construção do sentido
- • Sentido conotativo e sentido denotativo
- • Sinônimos, antônimos, hiperônimos e hipônimos
- E se a gente elaborasse um regulamento para o nosso concurso de contos? 35
- Meu conto fantástico na prática 39
- Conversa com arte 42
- • Quando as fotografias mostram um mundo estranho
- Biblioteca cultural em expansão 47
- Capítulo 2 - Registrar o que acontece
- E se a gente explorasse os jornais? 48
- Leitura 1 Notícia 50
- • “Jovens músicos capixabas se apresentam na Expo Dubai”
- Falando sobre a nossa língua 56
- • Verbos irregulares e tempos verbais do modo indicativo
- • Tempos verbais do modo indicativo
- Nossa notícia na prática 65
- Leitura 2 Notícia de telejornal 68
- • “Produção de pescado brasileiro aumenta 78% no último ano”
- Se eu quiser aprender mais 71
- • A fala em situação pública
- Textos em conversa 73
- • Informativo ”Comércio Exterior da Piscicultura”
- Fora da caixa 76
- • Desconfiar é saudável
- Capítulo 3 - Um bate-papo planejado
- E se a gente discutisse uma campanha publicitária? 81
- Leitura Entrevista 84
- • “Serginho entrevista vítima de bullying”
- Se eu quiser aprender mais 88
- • Perguntas bem formuladas
- Falando sobre a nossa língua 90
- • Predicado verbal
- • Verbo transitivo e verbo intransitivo
- • Objeto direto e objeto indireto
- Nossa entrevista na prática 97
- Textos em conversa 100
- • Lei nº 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
- • Trecho de artigo expositivo “Bullying: quando a brincadeira passa da conta”
- • Trecho de debate “Bullying”
- Fora da caixa 104
- • Nós podemos ajudar
- Capítulo 4 - Versos que contam
- Leitura 1 Poema narrativo 107
- • “O espelho da entrada”, de Konstantínos Kaváfis
- Textos em conversa 110
- • Verbete de dicionário de mitologia grega e romana
- • Conto “O discípulo”, de Oscar Wilde
- Leitura 2 Poema narrativo 112
- • “bolo de laranja”, de Alice Sant’Anna
- Se eu quiser aprender mais 114
- • Como posso retomar palavras e ideias?
- Falando sobre a nossa língua 116
- • Pronome pessoal
- • Pronome pessoal reto e oblíquo
- • Pronome de tratamento
- E se a gente conhecesse a poesia que circula em redes sociais? 126
- Meu poema narrativo na prática 128
- Conversa com arte 130
- • Cartazes artísticos dos filmes “O mágico de Oz”, “Pinóquio” e “Jurassic Park”
- Biblioteca cultural em expansão 134
- Capítulo 5 - Opinar com consistência
- E se a gente opinasse sobre esta HQ? 135
- Leitura Resenha crítica 139
- • Resenha: “Astronauta: Magnetar”, de Paulo Vinicius
- Textos em conversa 145
- • Resenha oral de “Astronauta: Magnetar”
- Falando sobre a nossa língua 148
- • Advérbio e adjunto adverbial
- • Advérbio
- • Classificação dos advérbios
- • Adjunto adverbial
- Se eu quiser aprender mais 158
- • A resenha crítica e seus recursos complementares
- Minha resenha crítica na prática 161
- Conversa com arte 164
- • Experimentando ser vlogueiro
- Capítulo 6 - Quando se pode ser o outro
- Leitura 1 Texto teatral 166
- • “O Dragão Verde”, de Maria Clara Machado
- Se eu quiser aprender mais 171
- • O espaço
- Falando sobre a nossa língua 173
- • Adjunto adnominal e complemento nominal
- • Adjunto adnominal
- • Complemento nominal
- Leitura 2 Texto teatral 185
- • “O burguês ridículo”, de Molière (adaptação de Guel Arraes)
- Textos em conversa 189
- • Artigo científico “2.1 Critérios para a elaboração do figurino”
- Nosso texto teatral na prática 193
- E se a gente encenasse nossa peça teatral? 196
- Fora da caixa 197
- • Direito ao teatro
- Biblioteca cultural em expansão 200
- Capítulo 7 - Falar para muita gente
- Leitura 1 Palestra 201
- • “Menos emoção e mais razão”
- Leitura 2 Seminário 206
- • “Projeto de engenharia”
- Se eu quiser aprender mais 210
- • O paralelismo sintático
- Falando sobre a nossa língua 212
- • Orações coordenadas
- • Orações coordenadas assindética e sindética
- Textos em conversa 217
- • Reportagem de divulgação científica “O lixo da moda”
- E se a gente pesquisasse um tema importante? 221
- Nosso seminário na prática 223
- Fora da caixa 231
- • Mais uma oportunidade para divulgar nosso conhecimento
- Capítulo 8 - Viajar é preciso
- E se a gente conhecesse lugares muito legais? 234
- Leitura 1 Relato de viagem 238
- • “Vanita e Sandip”, de Teté Ribeiro
- Leitura 2 Relato de viagem 242
- • “Viagem de um naturalista ao redor do mundo”, de Charles Darwin
- Se eu quiser aprender mais 245
- • Várias formas de descrever
- Falando sobre a nossa língua 248
- • Derivação e composição
- • Radical, afixo e desinência
- • Derivação
- • Composição
- Meu relato de viagem na prática 258
- Textos em conversa 262
- • Fotografia documental de Steve McCurry
- • Fotos da mostra “A periferia narrada pelos periféricos”
- Fora da caixa 265
- • Divulgando minha região
- Biblioteca cultural em expansão 268
- Minha canção 269
- • “Sem medo”, de Mahmundi
- • Criação de vídeo sobre a canção e sobre a intervenção realizada
- Apêndice 274
- Bibliografia comentada 278