APRESENTAÇÃO

Na década de 1980, quando éramos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais (ou do ginásio, como era chamado), os livros de Língua Portuguesa eram bem diferentesreticências Em geral, em suas páginas havia frases soltas, sem muito sentido, cujos termos precisavam ser classificados como sujeito, predicativo do objeto, substantivo etcétera Quem havia escrito as tais frases? A quem elas se dirigiam? Elas haviam sido retiradas de uma notícia de jornal impresso ou de um poema? Nada disso parecia importar muitoreticências

Claro que, de vez em quando, esbarrávamos nesses livros didáticos com poemas que nos faziam sonhar, com crônicas engraçadas, com passagens de romances que nos deixavam curiosos para saber o final e, eventualmente, até com uma tirinha ou com um anúncio publicitário criativo, mas os tais “questionários” que vinham depois dessas produções pouco exploravam o que elas tinham de melhor, muito menos a relação delas com o nosso mundo. Era estranho porque estudávamos algo desconectado da literatura que eventualmente gostávamos e da língua que ouvíamos e víamos acontecendo nas ruas, nas letras de canção, nos artigos de opinião publicados nas revistas que líamos.

Ainda bem que os tempos mudaram e que este livro de Língua Portuguesa já pode ser bastante diferente daqueles que nos acompanharam em nosso final de infância e início de adolescência. Você notará, por exemplo, que até mesmo os textos teóricos que há nesta coleção, que tratam da produção textual e da língua que falamos e lemos, são, em geral, curtos. Isso porque nós, os autores deste livro, e seu professor contamos muito com a sua contribuição para a aprendizagem de conceitos. Acreditamos que você também é capaz de construir conhecimentos. Nesse sentido, boxes como Fala aí!, Desafio da linguagem, A língua nas ruas e Investigue são preciosos porque convidam você a pesquisar, a aplicar seus conhecimentos e a expressar seu olhar crítico.

Sabemos também que a linguagem é muito mais ampla do que o texto escrito ou falado, por isso incluímos, neste livro, além da literatura, diversos tipos de obras de arte (filmes, peças de teatro, esculturas, pinturas), mas não nos restringimos a apresentá-los como meras ilustrações. Essas artes estão vivas aqui! Isso fará com que você possa conhecê-las, entendê-las, gostar ou desgostar delas, e até arriscar suas próprias expressões artísticas nas seções Conversa com arte.

Nossas ricas letras de canções (com cifras e tudo!), o diálogo entre os vários ­saberes e o resgate e a ampliação de seu repertório cultural também estão no nosso foco de interesse ao produzir esta coleção, principalmente nas seções Minha canção, Fora da caixa e Biblioteca cultural em expansão.

Queremos que as aprendizagens relacionadas ao complexo universo da língua portuguesa façam sentido para sua vida e que você possa fazer uso do poder maravilhoso que a linguagem tem.

Dedicamos carinhosamente esta obra aos nossos familiares e também aos nossos alunos e alunas, que tanto nos ensinaram e ensinam.

Os autores.

CONHEÇA SEU LIVRO

Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção 'Minha canção'.
A seção Minha canção aparece no início e no final do volume. Seu objetivo é levar à fruição estética, à expressão e à diversificação do conhecimento da rica produção musical brasileira.

O volume apresenta oito capítulos que exploram diferentes gêneros por meio da leitura e da produção textual. Além das seções de leitura e produção textual, outros diferentes gêneros são abordados em atividades de pesquisa, de comparação e de reflexão sobre a língua.

Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Leitura 1'.
Em Leitura 1, questões exploram o sentido global do texto e levam à análise de características do gênero que ele exemplifica e que é o foco do capítulo.
Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Leitura 2'.
Em Leitura 2, questões reflexivas exploram a construção dos sentidos do texto, associados às características do gênero.
Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Se eu quiser aprender mais'.
A seção Se eu quiser aprender mais aprofunda a exploração de um aspecto do gênero em estudo.
Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Textos em conversa'.
A seção Textos em conversa explora um texto que dialoga com a Leitura 1 ou a Leitura 2 por semelhança temática, proposta de diálogo com o leitor, campo de atuação ou outras fórmas de intertextualidade.
Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção 'Falando sobre a nossa língua'.
A seção Falando sobre a nossa língua apresenta um conjunto de informações e de atividades que estimulam reflexões sobre a língua e outras linguagens.

CONHEÇA SEU LIVRO

Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Meu [gênero] na prática'.
A seção Meu [gênero] na prática apresenta, passo a passo, propostas de produção relativas ao gênero abordado no capítulo.
Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'E se a gente...?'.
Na seção E se a gentereticências? você é convidado a ler ou realizar uma produção textual, como parte de “aquecimento”, desdobramento ou aprofundamento de uma atividade proposta na seção seguinte.
Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção 'Fora da caixa'.
A seção Fora da caixa apresenta propostas de atividades relacionadas aos campos jornalístico/midiático, das práticas de estudo e pesquisa e ao campo da atuação na vida pública.
Reprodução de páginas de livro. Destaque para a seção 'Conversa com arte'.
Na seção Conversa com arte, propõe-se o estudo de outras linguagens artísticas, associadas ao trabalho realizado com o gênero.
Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Biblioteca cultural em expansão'.
A seção Biblioteca cultural em expansão articula leituras feitas no capítulo a novas sugestões. Nessa seção, é feito um convite para você contribuir com sua indicação.

SUMÁRIO