Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página 2
  7. APRESENTAÇÃO - página 3
  8. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  9. SUMÁRIO - página 6
  10. UNIDADE 1  No início era assim - página 10
    1. Leitura 1 - página 11
      1. Contexto - página 11
      2. Antes de ler - página 11
        • O criador e protetor dos homens - página 11
      3. Estudo do texto - página 14
      4. O gênero em foco - página 17
        1. Mito - página 17
          • Aspectos formais - página 17
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 19
      1. Formas nominais do verbo - página 19
      2. Verbo como núcleo da oração - página 21
      3. Períodos simples e composto - página 22
      4. Oração: sujeito e predicado - página 23
        • A transitividade verbal - página 24
    3. Leitura 2 - página 28
      1. Contexto - página 28
      2. Antes de ler - página 28
        • O buraco no céu de onde saíram os Kayapó - página 28
      3. Estudo do texto - página 30
    4. Oralidade - página 32
      • Resgatando a tradição - página 32
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 34
      1. Advérbio - página 34
      2. Coesão textual: as conexões entre as ideias do texto - página 36
      3. Questões da língua - página 40
        • Acentuação (Revisão) - página 40
    6. Produção de texto - página 43
      • Mito - página 43
  11. UNIDADE 2  Quando a síntese é o melhor caminho - página 45
    1. Leitura 1 - página 47
      1. Contexto - página 47
      2. Antes de ler - página 47
      3. Estudo do texto - página 49
      4. O gênero em foco - página 50
        • Infográfico - página 50
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 52
      1. O tópico do texto - página 52
        1. Paráfrase - página 54
        2. Hipônimo e hiperônimo - página 56
    3. Leitura 2 - página 59
      1. Contexto - página 59
      2. Antes de ler - página 59
        • 1 em cada 3 represas do Nordeste está seca - página 59
      3. Estudo do texto - página 61
      4. O gênero em foco - página 64
        1. Resumo - página 64
          1. Seleção - página 64
          2. Generalização - página 65
          3. Construção - página 65
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 68
      1. Coesão textual - página 68
        • Coesão: continuidade no assunto e avanço do texto - página 69
      2. Questões da língua - página 73
        1. Acentuação (1) - página 73
          • Hiatos - página 73
    5. Produção de texto - página 75
      • Resumo e infográfico - página 75
    6. Oralidade - página 78
      • Roteiro de fala com palavras-chave - página 78
    7. Projeto - página 80
      1. Perspectivas - página 80
        • Primeira etapa - página 80
  12. UNIDADE 3  Perspectivas para ver o mundo - página 82
    1. Leitura 1 - página 83
      1. Contexto - página 83
      2. Antes de ler - página 83
        • Passeio - página 84
      3. Estudo do texto - página 87
      4. O gênero em foco - página 91
        • Conto - página 91
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 93
      1. Figuras de linguagem (1) - página 93
        1. Metáfora e hipérbole - página 94
        2. Eufemismo - página 96
      2. Somando e opondo ideias - página 96
      3. Conjunções e e mas - página 97
    3. Leitura 2 - página 99
      1. Contexto - página 99
      2. Antes de ler - página 99
        • O Kazukuta - página 99
      3. Estudo do texto - página 101
    4. Oralidade - página 105
      • Leitura oral em grupo - página 105
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 108
      1. Estou a pensar…reticências - página 108
      2. O português são quantos? - página 109
      3. Estou a pensar ou estou pensando? - página 110
      4. Sujeitos e objetos - página 112
      5. Algumas diferenças entre a língua portuguesa falada em variadas partes do mundo - página 112
      6. Os tipos de sujeito - página 113
      7. Pleno por aqui, oculto por lá - página 114
      8. Os complementos verbais - página 115
      9. Questões da língua - página 119
        1. Acentuação (2) - página 119
          • Ditongos abertos - página 119
    6. Produção de texto - página 122
      • Conto - página 122
  13. UNIDADE 4  Imagens poéticas - página 125
    1. Leitura 1 - página 126
      1. Contexto - página 126
      2. Antes de ler - página 126
        • A galinha inteligente - página 126
      3. Estudo do texto - página 129
      4. O gênero em foco - página 132
        • Literatura de cordel - página 132
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 133
      1. Adjetivos - página 133
      2. Palavras para caracterizar o sujeito: o adjetivo e o predicativo do sujeito - página 135
      3. Predicado nominal - página 136
    3. Leitura 2 - página 139
      1. Contexto - página 139
      2. Antes de ler - página 139
        • A lua no cinema - página 139
      3. Estudo do texto - página 140
      4. O gênero em foco - página 141
        • Poema narrativo - página 141
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 142
      1. Figuras de linguagem (2) - página 142
        1. Sentido literal e figurado - página 142
        2. Personificação - página 142
        3. Ironia - página 143
      2. Formação de palavras - página 145
        1. Derivação - página 145
        2. Prefixos e antônimos - página 147
      3. Questões da língua - página 151
        1. Pontuação (1) - página 151
          • Dois-pontos, travessão e aspas - página 152
        2. Ortografia - página 154
          • Uso do hífen com prefixos - página 155
    5. Produção de texto - página 156
      • Poema narrativo - página 156
    6. Oralidade - página 158
      • Poema narrativo musicado - página 158
    7. Projeto - página 160
      1. Perspectivas - página 160
        1. Segunda etapa - página 160
        2. Atividade para a frente de trabalho 1 - página 161
        3. Atividade para a frente de trabalho 2 - página 162
        4. Atividade para os grupos pareados - página 163
  14. UNIDADE 5  A hora e a vez do perigo - página 164
    1. Leitura 1 - página 165
      1. Contexto - página 165
      2. Antes de ler - página 165
        • A ilha tinha habitantes - página 165
      3. Estudo do texto - página 169
      4. O gênero em foco - página 172
        • Narrativa de aventura - página 172
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 175
      1. Verbos (Revisão) - página 175
        • Tempos verbais: passado - página 176
      2. Palavras homônimas e parônimas - página 182
    3. Leitura 2 - página 184
      1. Contexto - página 184
      2. Antes de ler - página 184
        • O acaso - página 184
      3. Estudo do texto - página 189
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 190
      1. Parágrafo - página 190
        1. Parágrafo narrativo - página 190
        2. Parágrafo descritivo - página 192
      2. Período composto por subordinação (1) - página 194
        • Orações subordinadas adverbiais (1) - página 195
      3. Questões da língua - página 198
        1. Pontuação (2) - página 198
          1. Ponto de exclamação - página 198
          2. Ponto de interrogação - página 199
    5. Produção de texto - página 201
      • Narrativa de aventura - página 201
    6. Oralidade - página 202
      • Narrativa de aventura em audiolivro - página 202
  15. UNIDADE 6  A palavra no espaço público - página 203
    1. Leitura 1 - página 204
      1. Contexto - página 204
      2. Antes de ler - página 204
        • Carta aberta à sociedade brasileira - página 204
      3. Estudo do texto - página 206
      4. O gênero em foco - página 209
        • Carta aberta - página 209
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 211
      1. A posição do falante em relação ao que diz - página 211
      2. A modalização na língua - página 212
        • O ponto de vista - página 214
    3. Leitura 2 - página 216
      1. Contexto - página 216
      2. Antes de ler - página 216
        • Leitor afirma que não existe “gás de efeito estufa” - página 216
      3. Estudo do texto - página 218
      4. O gênero em foco - página 219
        • Carta de leitor - página 219
    4. Oralidade - página 220
      • A produção de um seminário e a construção do saber científico - página 220
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 221
      1. Posição argumentativa e efeito de sentido e sentimento - página 221
      2. Período composto por subordinação (2) - página 225
        • Orações subordinadas adverbiais (2) - página 225
      3. Questões da língua - página 229
        1. Citações e destaques no texto - página 229
          • Aspas e itálico - página 229
        2. Pontuação (3) - página 230
          • Vírgula e os adjuntos adverbiais - página 230
    6. Produção de texto - página 232
      • Carta aberta e carta de leitor - página 232
    7. Projeto - página 234
      1. Perspectivas - página 234
        1. Terceira etapa - página 234
        2. Atividades para os grupos 1 e 2 - página 234
        3. Atividades para os grupos 3 e 4 - página 236
  16. UNIDADE 7  A linguagem a serviço da persuasão e da justiça - página 238
    1. Leitura 1 - página 239
      1. Contexto - página 239
      2. Antes de ler - página 239
        1. Panorâmico Parque Clube - página 239
        2. Dia Nacional do Idoso - página 240
        3. Semana do Meio Ambiente - página 240
        4. Campanha de leitura - página 240
      3. Estudo do texto - página 241
      4. O gênero em foco - página 245
        1. Anúncio publicitário e anúncio de propaganda - página 245
        2. Persuadir pela palavra - página 245
        3. Persuadir por imagens e sons - página 246
        4. Público-alvo - página 246
    2. Oralidade - página 247
      • Anúncio de propaganda audiovisual - página 247
    3. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 249
      1. Modos verbais - página 249
      2. O modo verbal e os efeitos de seu uso  - página 250
      3. O modo imperativo e sua formação - página 251
      4. Vocativo - página 253
      5. Figuras de linguagem (3)  - página 256
        • Antítese  - página 256
    4. Leitura 2 - página 257
      1. Contexto - página 257
      2. Antes de ler - página 257
        • Estatuto do Idoso - página 257
      3. Estudo do texto - página 260
      4. O gênero em foco - página 263
      5. Estatuto - página 263
        1. Linguagem - página 263
        2. Organização - página 264
    5. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 266
      1. Modalização da linguagem por meio de verbos e modos verbais - página 266
      2. Paralelismo e classes gramaticais - página 267
      3. Pronomes indefinidos - página 270
      4. Questões da língua - página 273
        1. Acentuação (revisão) - página 273
        2. Algumas formasfórmas verbais acentuadas - página 273
      5. Estudo do texto - página 274
    6. Produção de texto - página 275
      • Estatuto e Anúncio de propaganda - página 275
  17. UNIDADE 8  O diálogo em cena - página 278
    1. Leitura 1 - página 279
      1. Contexto - página 279
      2. Antes de ler - página 279
      3. Estudo do texto - página 282
      4. O gênero em foco - página 284
      5. Entrevista - página 284
    2. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1 - página 286
      1. Variações linguísticas em textos orais e escritos - página 286
        • Comparação entre texto escrito e texto oral - página 286
    3. Leitura 2 - página 291
      1. Contexto - página 291
      2. Antes de ler - página 291
      3. Estudo do texto - página 295
    4. Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2 - página 297
      1. Variações linguísticas situacionais: textos orais e escritos - página 297
        • O que é variação linguística situacional? - página 297
      2. Questões da língua - página 301
        • Onde e aonde - página 301
    5. Oralidade - página 303
      • Entrevista: marcas de oralidade - página 303
    6. Produção de texto - página 305
      • Transcrição - página 305
    7. Projeto - página 307
      1. Perspectivas - página 307
        1. Quarta etapa - página 307
        2. Quinta etapa - página 310
  18. Referências bibliográficas comentadas - página 311
  19. Terceira capa
  20. Quarta capa
  21. Lista de links
  22. Lista de créditos