Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página 3
CONHEÇA SEU LIVRO
- página 4
SUMÁRIO
- página 6
UNIDADE 1
N
o início era assim
- página 10
Leitura 1
- página 11
Contexto
- página 11
Antes de ler
- página 11
O criador e protetor dos homens
- página 11
E
studo do texto
- página 14
O gênero em foco
- página 17
Mito
- página 17
Aspectos formais
- página 17
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 19
Formas
nominais do verbo
- página 19
Verbo como núcleo da oração
- página 21
Períodos simples e composto
- página 22
Oração: sujeito e predicado
- página 23
A transitividade verbal
- página 24
Leitura 2
- página 28
Contexto
- página 28
Antes de ler
- página 28
O buraco no céu de onde saíram os Kayapó
- página 28
E
studo do texto
- página 30
Oralidade
- página 32
Resgatando a tradição
- página 32
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 34
Advérbio
- página 34
Coesão textual: as conexões entre as ideias do texto
- página 36
Questões da língua
- página 40
Acentuação (Revisão)
- página 40
Produção de texto
- página 43
Mito
- página 43
UNIDADE 2
Q
uando
a síntese é o melhor caminho
- página 45
Leitura 1
- página 47
Contexto
- página 47
Antes de ler
- página 47
E
studo do texto
- página 49
O gênero em foco
- página 50
Infográfico
- página 50
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 52
O tópico do texto
- página 52
Paráfrase
- página 54
Hipônimo e hiperônimo
- página 56
Leitura 2
- página 59
Contexto
- página 59
Antes de ler
- página 59
1 em cada 3 represas do Nordeste está seca
- página 59
E
studo do texto
- página 61
O gênero em foco
- página 64
Resumo
- página 64
Seleção
- página 64
Generalização
- página 65
Construção
- página 65
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 68
Coesão textual
- página 68
Coesão: continuidade no assunto e avanço do texto
- página 69
Questões da língua
- página 73
Acentuação (1)
- página 73
Hiatos
- página 73
Produção de texto
- página 75
Resumo e infográfico
- página 75
Oralidade
- página 78
Roteiro de fala com palavras-chave
- página 78
Projeto
- página 80
Perspectivas
- página 80
Primeira etapa
- página 80
UNIDADE 3
P
erspectivas para ver o mundo
- página 82
Leitura 1
- página 83
Contexto
- página 83
Antes de ler
- página 83
Passeio
- página 84
E
studo do texto
- página 87
O gênero em foco
- página 91
Conto
- página 91
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 93
Figuras de linguagem (1)
- página 93
Metáfora e hipérbole
- página 94
Eufemismo
- página 96
Somando e opondo ideias
- página 96
Conjunções
e
e
mas
- página 97
Leitura 2
- página 99
Contexto
- página 99
Antes de ler
- página 99
O Kazukuta
- página 99
E
studo do texto
- página 101
Oralidade
- página 105
Leitura oral em grupo
- página 105
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 108
Estou a pensar
…
reticências
- página 108
O português são quantos?
- página 109
Estou
a pensar
ou
estou pensando
?
- página 110
Sujeitos e objetos
- página 112
Algumas diferenças entre a língua portuguesa falada em variadas partes do mundo
- página 112
Os tipos de sujeito
- página 113
Pleno por aqui, oculto por lá
- página 114
Os complementos verbais
- página 115
Questões da língua
- página 119
Acentuação (2)
- página 119
Ditongos abertos
- página 119
Produção de texto
- página 122
Conto
- página 122
UNIDADE 4
I
magens
poéticas
- página 125
Leitura 1
- página 126
Contexto
- página 126
Antes de ler
- página 126
A galinha inteligente
- página 126
E
studo do texto
- página 129
O gênero em foco
- página 132
Literatura de cordel
- página 132
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 133
Adjetivos
- página 133
Palavras para caracterizar o sujeito: o adjetivo e o predicativo do sujeito
- página 135
Predicado nominal
- página 136
Leitura 2
- página 139
Contexto
- página 139
Antes de ler
- página 139
A lua no cinema
- página 139
E
studo do texto
- página 140
O gênero em foco
- página 141
Poema narrativo
- página 141
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 142
Figuras de linguagem (2)
- página 142
Sentido literal e figurado
- página 142
Personificação
- página 142
Ironia
- página 143
Formação de palavras
- página 145
Derivação
- página 145
Prefixos e antônimos
- página 147
Questões da língua
- página 151
Pontuação (1)
- página 151
Dois-pontos, travessão e aspas
- página 152
Ortografia
- página 154
Uso do hífen com prefixos
- página 155
Produção de texto
- página 156
Poema narrativo
- página 156
Oralidade
- página 158
Poema narrativo musicado
- página 158
Projeto
- página 160
Perspectivas
- página 160
Segunda etapa
- página 160
Atividade para a frente de trabalho 1
- página 161
Atividade para a frente de trabalho 2
- página 162
Atividade para os grupos pareados
- página 163
UNIDADE 5
A
hora e a vez do perigo
- página 164
Leitura 1
- página 165
Contexto
- página 165
Antes de ler
- página 165
A ilha tinha habitantes
- página 165
E
studo do texto
- página 169
O gênero em foco
- página 172
Narrativa de aventura
- página 172
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 175
Verbos (Revisão)
- página 175
Tempos verbais: passado
- página 176
Palavras homônimas e parônimas
- página 182
Leitura 2
- página 184
Contexto
- página 184
Antes de ler
- página 184
O acaso
- página 184
E
studo do texto
- página 189
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 190
Parágrafo
- página 190
Parágrafo narrativo
- página 190
Parágrafo descritivo
- página 192
Período composto por subordinação (1)
- página 194
Orações subordinadas adverbiais (1)
- página 195
Questões da língua
- página 198
Pontuação (2)
- página 198
Ponto de exclamação
- página 198
Ponto de interrogação
- página 199
Produção de texto
- página 201
Narrativa de aventura
- página 201
Oralidade
- página 202
Narrativa de aventura em audiolivro
- página 202
UNIDADE 6
A
palavra no espaço público
- página 203
Leitura 1
- página 204
Contexto
- página 204
Antes de ler
- página 204
Carta aberta à sociedade brasileira
- página 204
E
studo do texto
- página 206
O gênero em foco
- página 209
Carta aberta
- página 209
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 211
A posição do falante em relação ao que diz
- página 211
A modalização na língua
- página 212
O ponto de vista
- página 214
Leitura 2
- página 216
Contexto
- página 216
Antes de ler
- página 216
Leitor afirma que não existe “gás de efeito estufa”
- página 216
E
studo do texto
- página 218
O gênero em foco
- página 219
Carta de leitor
- página 219
Oralidade
- página 220
A produção de um seminário e a construção do saber científico
- página 220
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 221
Posição argumentativa e efeito de sentido e sentimento
- página 221
Período composto por subordinação (2)
- página 225
Orações subordinadas adverbiais (2)
- página 225
Questões da língua
- página 229
Citações e destaques no texto
- página 229
Aspas e itálico
- página 229
Pontuação (3)
- página 230
Vírgula e os adjuntos adverbiais
- página 230
Produção de texto
- página 232
Carta aberta e carta de leitor
- página 232
Projeto
- página 234
Perspectivas
- página 234
Terceira etapa
- página 234
Atividades para os grupos 1 e 2
- página 234
Atividades para os grupos 3 e 4
- página 236
UNIDADE 7
A
linguagem a serviço da persuasão e da justiça
- página 238
Leitura 1
- página 239
Contexto
- página 239
Antes de ler
- página 239
Panorâmico Parque Clube
- página 239
Dia Nacional do Idoso
- página 240
Semana do Meio Ambiente
- página 240
Campanha de leitura
- página 240
E
studo do texto
- página 241
O gênero em foco
- página 245
Anúncio publicitário e anúncio de propaganda
- página 245
Persuadir pela palavra
- página 245
Persuadir por imagens e sons
- página 246
Público-alvo
- página 246
Oralidade
- página 247
Anúncio de propaganda audiovisual
- página 247
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 249
Modos verbais
- página 249
O modo verbal e os efeitos de seu uso
- página 250
O modo imperativo e sua formação
- página 251
Vocativo
- página 253
Figuras de linguagem (3)
- página 256
Antítese
- página 256
Leitura 2
- página 257
Contexto
- página 257
Antes de ler
- página 257
Estatuto do Idoso
- página 257
E
studo do texto
- página 260
O gênero em foco
- página 263
Estatuto
- página 263
Linguagem
- página 263
Organização
- página 264
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 266
Modalização da linguagem por meio de verbos e modos verbais
- página 266
Paralelismo e classes gramaticais
- página 267
Pronomes indefinidos
- página 270
Questões da língua
- página 273
Acentuação (revisão)
- página 273
Algumas
formas
fórmas
verbais acentuadas
- página 273
E
studo do texto
- página 274
P
rodução de texto
- página 275
Estatuto e Anúncio de propaganda
- página 275
UNIDADE 8
O
diálogo em cena
- página 278
Leitura 1
- página 279
Contexto
- página 279
Antes de ler
- página 279
E
studo do texto
- página 282
O gênero em foco
- página 284
Entrevista
- página 284
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 286
Variações linguísticas em textos orais e escritos
- página 286
Comparação entre texto escrito e texto oral
- página 286
Leitura 2
- página 291
Contexto
- página 291
Antes de ler
- página 291
E
studo do texto
- página 295
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 297
Variações linguísticas situacionais: textos orais e escritos
- página 297
O que é variação linguística situacional?
- página 297
Questões da língua
- página 301
Onde e aonde
- página 301
Oralidade
- página 303
Entrevista: marcas de oralidade
- página 303
Produção de texto
- página 305
Transcrição
- página 305
Projeto
- página 307
Perspectivas
- página 307
Quarta etapa
- página 307
Quinta etapa
- página 310
R
eferências bibliográficas comentadas
- página 311
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos