Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página II
SUMÁRIO
- página III
ORIENTAÇÕES GERAIS
- página IV
BNCC
Bê êne cê cê
: PROTAGONISMO, FORMAÇÃO INTEGRAL E INCLUSÃO
- página IV
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA
BNCC-LP
bê êne cê cê éle pê
- página VI
Área de Linguagens e o componente curricular Língua Portuguesa
- página VI
Componente curricular: Língua Portuguesa
- página X
A cultura digital e os multiletramentos
- página XI
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
- página XII
Natureza e funcionamento das práticas de linguagem
- página XII
Gêneros textuais
- página XIII
Práticas de linguagem e eixos de integração
- página XIV
Campos de atuação, gêneros, objetos de conhecimento
- página XVII
ORGANIZAÇÃO GERAL DA COLEÇÃO
- página XIX
RELAÇÃO ENTRE A BNCC E OS CONTEÚDOS DESTE VOLUME
- página XXV
EM QUE PONTO ESTAMOS? AONDE VAMOS CHEGAR?
- página LXXXIV
O ano passado
- página LXXXIV
O ano que vem
- página LXXXIV
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO
- página LXXXV
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
- página LXXXVII
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página 3
C
ONHEÇA SEU LIVRO
- página 4
S
UMÁRIO
- página 6
UNIDADE 1
O S
ertão como palco da tradição popular
- página 10
Leitura 1
- página 11
Contexto
- página 11
Antes de ler
- página 11
Auto da Compadecida
- página 11
E
studo do texto
- página 15
O gênero em foco
- página 19
Auto
- página 19
Gil Vicente
- página 19
Auto à brasileira
- página 20
Tradição sem cerimônias
- página 21
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 22
Um pouco mais sobre o predicado
- página 22
Predicado verbo-nominal
- página 24
Orações coordenadas
- página 26
Oração coordenada sindética aditiva
- página 27
Oração coordenada sindética adversativa
- página 27
Oração coordenada sindética alternativa
- página 28
Oração coordenada sindética conclusiva
- página 28
Oração coordenada sindética explicativa
- página 29
Leitura 2
- página 31
Contexto
- página 31
Antes de ler
- página 31
Morte e vida severina
- página 31
E
studo do texto
- página 35
Oralidade
- página 40
Leitura dramática
- página 40
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 41
Coesão textual (1)
- página 41
Pronomes relativos
- página 41
Figuras de linguagem (1)
- página 42
Aliteração e assonância
- página 42
Questões da língua
- página 44
O destaque que queremos nas palavras que temos
- página 44
Recursos gráficos para destaques
- página 44
Pontuação (1)
- página 45
Ponto e vírgula
- página 45
Produção de texto
- página 47
Cena de teatro
- página 47
UNIDADE 2
A
prender a estudar
- página 50
L
eitura 1
- página 51
Contexto
- página 51
Antes de ler
- página 51
Os hábitos alimentares dos brasileiros
- página 51
E
studo do texto
- página 54
O gênero em foco
- página 58
Texto expositivo
- página 58
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 61
Progressão textual
- página 61
Adjunto adnominal: por que o substantivo pode vir bem acompanhado?
- página 62
Definição e descrição: vocabulário preciso
- página 63
Paráfrase
- página 64
L
eitura 2
- página 67
Contexto
- página 67
Antes de ler
- página 67
Vela
- página 67
O que é vela
- página 69
E
studo do texto
- página 71
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 75
Regência verbal
- página 75
Como os verbos se comportam em textos
- página 75
Questões da língua
- página 79
Pontuação (2)
- página 79
Vírgula e ponto e vírgula
- página 80
Bem, bom e mal, mau
- página 80
Produção de texto
- página 82
Fichamento
- página 82
Oralidade
- página 86
Exposição oral
- página 86
Projeto
- página 88
Cidadania
- página 88
Primeira etapa
- página 89
UNIDADE 3
D
e olho na crítica
- página 90
Leitura 1
- página 91
Contexto
- página 91
Antes de ler
- página 91
Sr.
Senhor
Pug
contra o alto-astral
- página 91
E
studo do texto
- página 94
O gênero em foco
- página 96
Resenha
- página 96
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 98
Tempos verbais (revisão)
- página 98
Presente
- página 98
Figuras de linguagem (2)
- página 99
Metonímia
- página 100
Leitura 2
- página 103
Contexto
- página 103
Antes de ler
- página 103
Novo longa do Homem-Aranha é a melhor animação de herói já lançada
- página 103
E
studo do texto
- página 105
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 107
Modalização
- página 107
Modalização apreciativa
- página 107
Questões da língua
- página 111
Pontuação (3)
- página 111
Como incluir um aposto
- página 111
Produção de texto
- página 113
Resenha
- página 113
Oralidade
- página 116
Podcast
- página 116
UNIDADE 4
U
m olhar atento para o cotidiano
- página 118
Leitura 1
- página 119
Contexto
- página 119
Antes de ler
- página 119
Visitante noturno
- página 119
E
studo do texto
- página 122
O gênero em foco
- página 127
Crônica
- página 127
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 129
Mais um pouco sobre verbos
- página 129
Verbo pronominal
- página 129
Pronomes oblíquos como objetos
- página 130
Neologismos
- página 131
Leitura 2
- página 133
Contexto
- página 133
Antes de ler
- página 133
O fruto da solidão
- página 133
E
studo do texto
- página 135
Oralidade
- página 139
Leitura expressiva
- página 139
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 141
Orações coordenadas e orações subordinadas
- página 141
Orações subordinadas substantivas
- página 142
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas
- página 143
Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas
- página 144
Orações subordinadas substantivas apositivas
- página 145
Questões da língua
- página 147
Pontuação (4)
- página 147
Vírgula e conjunções adversativas
- página 147
Ortografia
- página 148
Os sufixos
-ice
e
-isse
- página 148
Produção de texto
- página 150
Crônica
- página 150
Projeto
- página 153
Cidadania
- página 153
Segunda etapa
- página 153
UNIDADE 5
P
alavras para o exercício da cidadania
- página 156
Leitura 1
- página 157
Contexto
- página 157
Antes de ler
- página 157
Declaração Universal dos Direitos Humanos
- página 157
E
studo do texto
- página 160
O gênero em foco
- página 165
Declaração
- página 165
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 167
Proposições universais
- página 167
Vozes do verbo
- página 169
Oralidade
- página 174
Assembleia para combinados didáticos da turma
- página 174
Leitura 2
- página 177
Contexto
- página 177
Antes de ler
- página 177
Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo (Frente Nacional contra o Trabalho Escravo e pela Aprovação da PEC 438)
- página 178
E
studo do texto
- página 179
O gênero em foco
- página 182
Abaixo-assinado
- página 182
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 184
O parágrafo argumentativo
- página 184
Questões da língua
- página 190
Crase
- página 190
Produção de texto
- página 194
Abaixo-assinado
- página 194
UNIDADE
6
C
om a palavra, o repórter
- página 196
Leitura 1
- página 197
Contexto
- página 197
Antes de ler
- página 197
Uma janela aberta no céu
- página 197
E
studo do texto
- página 200
O gênero em foco
- página 202
Reportagem
- página 202
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 205
A influência de outras línguas no português falado no Brasil
- página 205
Pronomes relativos
- página 208
Leitura 2
- página 213
Contexto
- página 213
Antes de ler
- página 213
Por que tanta gente gosta de discutir nas redes sociais? Faz mal?
- página 213
E
studo do texto
- página 216
Oralidade
- página 218
Reportagem televisiva
- página 218
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 220
Orações subordinadas adjetivas
- página 220
Questões da língua
- página 224
Formação de palavras
- página 224
Abreviaturas
- página 224
Palavras compostas e uso do hífen
- página 225
Produção de texto
- página 227
Reportagem
- página 227
Projeto
- página 229
Cidadania
- página 229
Terceira etapa
- página 229
UNIDADE 7
S
onetos de ontem e de hoje
- página 232
Leitura 1
- página 233
Contexto
- página 233
Antes de ler
- página 233
Quem vê, Senhora, claro e manifesto
- página 233
Coração
- página 234
Quatro sonetos de meditação
- página 235
E
studo do texto
- página 236
O gênero em foco
- página 238
Soneto
- página 238
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 241
Elementos de versificação
- página 241
Rimas: os sons que se repetem
- página 241
Rimas perfeitas e imperfeitas
- página 243
As rimas e a disposição das palavras no verso
- página 244
Estrofes
- página 245
Leitura 2
- página 247
Contexto
- página 247
Antes de ler
- página 247
Ah, um soneto...
- página 247
História
- página 248
Minima poetica
- página 248
E
studo do texto
- página 249
Oralidade
- página 251
Slam
- página 251
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 254
Sentidos
- página 254
Sentido literal e figurado das palavras
- página 256
Sentido figurado e figuras de linguagem
- página 257
Questões da língua
- página 261
Pontuação (5)
- página 261
Reticências
- página 261
Acentuação
- página 264
Oxítonas seguidas de
los
e
las
- página 264
Produção de texto
- página 266
Soneto
- página 266
UNIDADE 8
P
ráticas de estudo e pesquisa
- página 268
Leitura 1
- página 269
Contexto
- página 269
Antes de ler
- página 269
Tecnologia e invenção
- página 269
Apontamentos organizados em esquema manuscrito
- página 272
Apontamentos organizados em quadro feito em editor de texto
- página 272
E
studo do texto
- página 273
O gênero em foco
- página 276
Apontamentos
- página 276
Apontamento linear
- página 276
Apontamento modular
- página 277
A linguagem do apontamento
- página 277
Oralidade
- página 278
Exposição oral
- página 278
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1
- página 280
Afirmar, negar e pôr em dúvida
- página 280
Modalizadores
- página 281
Leitura 2
- página 284
Contexto
- página 284
Antes de ler
- página 284
Uma rede de cérebros seria capaz de realizar tarefas que um computador normal não faria
- página 284
E
studo do texto
- página 287
O gênero em foco
- página 289
Entrevista
- página 289
Tipos de entrevista
- página 290
Entrevista como fonte de pesquisa
- página 290
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2
- página 291
Orações subordinadas substantivas (2)
- página 291
Oração subordinada substantiva subjetiva
- página 293
Oração subordinada substantiva predicativa
- página 293
Oração subordinada substantiva completiva nominal
- página 294
Questões da língua
- página 296
Recursos gráficos de destaque
- página 296
Uso de itálico
- página 296
Produção de texto
- página 298
Entrevista do tipo enquete
- página 298
Projeto
- página 300
Cidadania
- página 300
Quarta etapa
- página 300
Quinta etapa
- página 302
Referências bibliográficas comentadas
- página 303
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos