![](../resources/images/im_pdf4_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_6258.png)
APRESENTAÇÃO
Caro estudante,
Você sabia que a língua portuguesa está presente em quatro continentes e é uma das línguas mais faladas do planeta? Sabia que o Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, é o país com mais falantes de português no mundo? E que a língua que nós falamos aqui conta com uma literatura rica, que tem muito a nos ensinar e pode turbinar nossa imaginação e criatividade?
Pois então... não é bom falar, ler e escrever uma língua tão importante?
Nós apostamos que sim!
Por isso mesmo, nosso objetivo é ajudar você a conhecer melhor a sua própria língua. Queremos mostrar um pouco do que se pode ler e ouvir em português: poemas, contos, romances, histórias que passam de boca em boca, canções, notícias, reportagens etcétera.
Queremos desenvolver sua capacidade de compreender e interpretar um texto; de escrever o que quiser e se fazer entender de fórma adequada; de escutar com atenção e falar com propriedade; de observar como funciona a sua língua; de explorar as possibilidades de expressão e comunicação que ela oferece.
Enfim, quanto melhor você dominar sua língua, mais você será um protagonista da sua história e mais amplos serão os seus horizontes.
Vamos nessa?
Bom estudo!
![](../resources/images/im_pdf4_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_6258.png)
CONHEÇA SEU LIVRO
Abertura de Unidade
Este livro está organizado em oito Unidades. Na abertura de cada uma, você encontra uma imagem sobre a qual conversará com os colegas e o professor por meio de questões, envolvendo:
- a leitura da imagem;
- os conhecimentos que você já tem sobre o gênero textual que será trabalhado e pode compartilhar com os colegas;
- os conteúdos abordados na Unidade.
Ainda na abertura, o boxe Saiba+ traz informações complementares às questões, à imagem ou ao gênero textual tratado. Esse boxe ocorre em outros momentos das Unidades, reunindo informações interdisciplinares e indicações de livros, filmes, sites . etcétera
![Imagem. Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a abertura da Unidade 3 e para o boxe Saiba mais.](../resources/images/im_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_8306.png)
Leitura
Em cada Unidade, você tem duas seções de Leitura, que apresentam textos de diferentes gêneros textuais.
- Contexto reúne informações sobre a obra, o autor e/ou a época em que o texto circulou.
- Antes de ler propõe questões que promovem o levantamento de hipóteses sobre o texto com o objetivo de orientar a sua leitura.
- Autoria traz informações específicas sobre o autor ou a instituição responsável pelo texto, para situar a obra no seu contexto.
![Imagem. Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Leitura 2.](../resources/images/im_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_8308.png)
Vocabulário
Quando necessário, um boxe de vocabulário entra depois do texto.
![Imagem. Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para o boxe de vocabulário.](../resources/images/im_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_8309.png)
A subseção Estudo do texto apresenta atividades de:
- interpretação e apreciação;
- análise dos recursos de linguagem que conferem expressividade ao texto;
- estudo das palavras da língua (léxico);
- análise do texto do ponto de vista do gênero (contexto de produção e de circulação, plano geral ou organização do texto .). etcétera
![Imagem. Reprodução em miniatura de página dupla do Livro do Estudante com destaque para a subseção Estudo do texto.](../resources/images/im_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_3851.png)
A subseção O gênero em foco resgata e sistematiza o que foi estudado sobre o gênero do texto.
![Imagem. Reprodução em miniatura de página dupla do Livro do Estudante com destaque para a subseção O gênero em foco.](../resources/images/im_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_3908.png)
Conhecimentos linguísticos e gramaticais
Esta seção também ocorre duas vezes em cada Unidade. Nela você percorre um caminho dividido em três etapas:
- a da análise e reflexão sobre os fatos de linguagem, desenvolvida por meio de atividades;
- a da sistematização, em que os conceitos são apresentados e exemplificados;
- a da prática, em que o que foi estudado é usado para a realização de novas atividades.
![Imagem. Reprodução em miniatura de duas páginas do Livro do Estudante com destaque para a seção Conhecimentos linguísticos e gramaticais.](../resources/images/im_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_8305.png)
A subseção Questões da língua reúne o trabalho com ortografia, acentuação, pontuação etc., em um processo semelhante ao feito com os conhecimentos linguísticos e gramaticais.
![Imagem. Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a subseção Questões da língua.](../resources/images/im_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_8307.png)
Oralidade
Nesta seção, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre gêneros orais e desenvolver aspectos referentes à língua falada (como entonações, pausas, repetições .), adequados ao contexto de produção e de circulação. etcétera
![Imagem. Reprodução em miniatura de página dupla do Livro do Estudante com destaque para a seção Oralidade.](../resources/images/im_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_4092.png)
Produção de texto
Você produz nesta seção um texto do gênero que estudou na Unidade.
- O que você vai produzir indica o que será feito.
- Planejamento, Produção, Revisão, Circulação e Avaliação apresentam as atividades a serem desenvolvidas passo a passo.
![Imagem. Reprodução em miniatura de página dupla do Livro do Estudante com destaque para a seção Produção de texto.](../resources/images/im_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_4159.png)
Projeto
Este volume apresenta um projeto anual, desenvolvido em quatro momentos, distribuídos a cada duas Unidades. No projeto, você vai trabalhar em equipe com um tema relacionado ao volume.
![Imagem. Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Projeto.](../resources/images/im_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_4220.png)
Selos
Esses selos indicam que o conteúdo abordado está relacionado a um tema contemporâneo relevante para a sua formação como cidadão.
![Selos tema contemporâneo transversal. Sobre fundo azul, o texto: CIDADANIA E CIVISMO. Sobre fundo laranja, o texto: MEIO AMBIENTE. Sobre fundo verde-água, o texto: CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Sobre fundo roxo, o texto: MULTICULTURALISMO. Sobre fundo verde, o texto: ECONOMIA. Sobre fundo vermelho, o texto: SAÚDE.](../resources/images/im_arariba_port_icones_temas_transversais-11.png)
Boxes
Nas Unidades, você se depara também com boxes:
• de noções complementares e pontos de atenção em relação à disciplina de língua portuguesa, introduzidos pelo ícone
![Ícone em forma de ponta de seta verde: pontos de atenção e noções complementares>.](../resources/images/im_triangulo_verde_1.png)
;
• de retomada de tópicos já estudados, indicados pelo ícone
![Ícone composto de duas setas roxas circulares, em sentido anti-horário, que formam um círculo e indicam retomada de tópicos.](../resources/images/im_06_box_roxo_setas_1_1.png)
.
![](../resources/images/im_pdf4_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_6258.png)
SUMÁRIO
O Sertão como palco da tradição popular, 10
Auto da Compadecida (Ariano Suassuna), 11
Auto, 19
Gil Vicente, 19
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 22
Um pouco mais sobre o predicado, 22
Oração coordenada sindética aditiva, 27
Oração coordenada sindética adversativa, 27
Oração coordenada sindética alternativa, 28
Oração coordenada sindética conclusiva, 28
Oração coordenada sindética explicativa, 29
Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto), 31
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 41
O destaque que queremos nas palavras que temos, 44
Recursos gráficos para destaques, 44
Cena de teatro, 47
“Os hábitos alimentares dos brasileiros ” (Rosicler Martins Rodrigues), 51
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 61
Adjunto adnominal: por que o substantivo pode vir bem acompanhado?, 62
Definição e descrição: vocabulário preciso, 63
“O que é vela?” (Silvia Vieira e Armando Freitas), 69
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 75
Regência verbal, 75
Como os verbos se comportam em textos, 75
Fichamento, 82
Projeto, 88
Cidadania, 88
Primeira etapa – O que é ser cidadão?, 89
![Ilustração. Uma pomba branca com as asas abertas e um ramo de folhas no bico.](../resources/images/im_001_i_AMP8-INICIAIS-F2_G24.png)
“Sr. Pug contra o alto-astral ” (Daniel Bueno), 91
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 98
Metonímia, 100
“Novo longa do Homem-Aranha é a melhor animação de herói já lançada” (Thales de Menezes), 103
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 107
Modalização, 107
Pontuação (3), 111
Podcast, 116
![Ilustração. Destaque para as pernas de dois homens uniformizados driblando uma bola de futebol em um campo verde.](../resources/images/im_002_i_AMP8-INICIAIS-F2_G24.jpg)
![Ilustração. Parte de um trem com cinco vagões que tem a cabine em formato de cabeça e pernas de tatu.](../resources/images/im_pdf4_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_6301.png)
Um olhar atento para o cotidiano, 118
“Visitante noturno” (Carlos Drummond de Andrade.), 119
Crônica, 127
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 129
Mais um pouco sobre verbos, 129
Pronomes oblíquos como objetos, 130
“O fruto da solidão” (Heloisa Seixas), 133
Leitura expressiva, 139
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 141
Orações coordenadas e orações subordinadas, 141
Orações subordinadas substantivas, 142
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas, 143
Orações subordinadas substantivas objetivas indiretas, 144
Orações subordinadas substantivas apositivas, 145
Pontuação (4), 147
Vírgula e conjunções adversativas, 147
Segunda etapa – O cidadão e sua cidade, 153
Palavras para o exercício da cidadania, 156
Declaração Universal dos Direitos Humanos (Organização das Nações Unidas), 157
Declaração, 165
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 167
Assembleia para combinados didáticos da turma, 174
Abaixo-assinado, 182
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 184
O parágrafo argumentativo, 184
Crase, 190
![Ilustração. Destaque da mão de uma pessoa com uma caneta entre os dedos. Ela está assinando uma folha de papel contendo uma lista com texto e outras assinaturas.](../resources/images/im_003_i_AMP8-INICIAIS-F2_G24.jpg)
Com a palavra, o repórter, 196
“Uma janela aberta no céu” (Mário Fittipaldi), 197
Reportagem, 202
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 205
A influência de outras línguas no português falado no Brasil, 205
“Por que tanta gente gosta de discutir nas redes sociais? Faz mal?” (Priscilla Auilo Haikal), 213
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 220
Orações subordinadas adjetivas, 220
Formação de palavras, 224
Abreviaturas, 224
Palavras compostas e uso do hífen, 225
Terceira etapa – Pondo a mão na massa, 229
![Fotografia. Destaque da cabeça de um panda entre vegetação. Ele está olhando para frente, com algumas folhas na boca. Sua cabeça é branca e as orelhas e a região ao redor dos olhos são pretas.](../resources/images/im_pdf4_003_009_amp8_iniciais_f2_g24_arc_ok_group_6337.png)
Sonetos de ontem e de hoje, 232
“Quem vê, Senhora, claro e manifesto...” (Luís de Camões), 233
“Coração” (Guilherme de Almeida), 234
“Quatro sonetos de meditação” (Vinicius de Moraes), 235
Soneto, 238
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 241
Elementos de versificação, 241
Rimas: os sons que se repetem, 241
Rimas perfeitas e imperfeitas, 243
As rimas e a disposição das palavras no verso, 244
Estrofes, 245
“Ah, um soneto...” (Álvaro de Campos), 247
“História” (Antonio Cicero), 248
“Minima poetica IV” (Paulo Fernando Henriques Britto), 248
Slam, 251
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 254
Sentidos, 254
Sentido literal e figurado das palavras, 256
Sentido figurado e figuras de linguagem, 257
Pontuação (5), 261
Reticências, 261
Acentuação, 264
Oxítonas seguidas de los e las, 264
![Ilustração. Um calendário de parede diário. As folhas com os dias um e dois estão destacadas do calendário e voando próximas a ele. A folha com o dia três está em movimento, mas fixa no calendário.](../resources/images/im_004_i_AMP8-INICIAIS-F2_G24.png)
Práticas de estudo e pesquisa, 268
“Tecnologia e invenção” (Britannica Escola), 269
“Apontamentos organizados em esquema manuscrito” (Estudante de Ensino Médio), 272
“Apontamentos organizados em quadro feito em editor de texto (Estudante de Ensino Médio), 272
Apontamentos, 276
A linguagem do apontamento, 277
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 1, 280
Afirmar, negar e pôr em dúvida, 280
Modalizadores, 281
Entrevista, 289
Entrevista como fonte de pesquisa, 290
Conhecimentos linguísticos e gramaticais 2, 291
Orações subordinadas substantivas (2), 291
Oração subordinada substantiva subjetiva, 293
Oração subordinada substantiva predicativa, 293
Oração subordinada substantiva completiva nominal, 294
Recursos gráficos de destaque, 296
Entrevista do tipo enquete, 298