Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página 2
SUMÁRIO
- página III
Abordagem teórico-metodológica
- página IV
A Base Nacional Comum Curricul
ar (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página IV
A Língua Portuguesa na
BNCC
Bê êne cê cê
- página IV
Campos de atuação da vida social
- página V
Os Temas Contemporâneos Transversais (
TCT
tê cê tê
) na
BNCC
Bê êne cê cê
- página VI
Compreensão leitora
- página VII
Produção textual
- página VIII
Oralidade
- página IX
Análise linguística e semiótica
- página X
Clube do Livro
- página XI
Você,
booktuber
- página XII
Metodologias ativas
- página XII
Práticas de pesquisa (como utilizá-las na sala de aula)
- página XIII
Conheça a estrutura da coleção
- página XVIII
Livro do Estudante
- página XVIII
Manual do Professor: orientações específicas
- página XX
Anexos
- página XXI
Avaliação e autoavaliação
- página XXI
Avaliação diagnóstica
- página XXI
Avaliação formativa
- página XXII
Avaliação somativa
- página XXII
Fichas de avaliação de habilidades
- página XXIII
Referências bibliográficas
- página XXVII
BNCC –
Competências e Habilidades
- página XXXIII
Plano de desenvolvimento anual Língua Portuguesa
- página LIV
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
CONHEÇA SEU LIVRO
- página 3
SUMÁRIO
- página 6
UNIDADE 1
Contos e mais contos
- página 10
EU SEI
- página 10
EU VOU APRENDER
- página 10
EU APRENDI!
- página 11
VAMOS COMPARTILHAR
- página 11
EU SEI
- página 12
EU VOU APRENDER
Capítulo 1
- página 14
O saber das avós
- página 14
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 16
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 18
ACENTUAÇÃO
- página 22
EU VOU APRENDER
Capítulo 2
- página 24
Sopa de pedras
- página 25
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 28
A VOZ DO AUTOR
- página 30
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 32
VOCÊ É O AUTOR!
- página 34
ORALIDADE
- página 36
CLUBE DO LIVRO
- página 38
EU APRENDI!
- página 40
VAMOS COMPARTILHAR
- página 42
UNIDADE 2
Fatos em foco
- página 44
EU SEI
- página 44
EU VOU APRENDER
- página 44
EU APRENDI!
- página 45
VAMOS COMPARTILHAR
- página 45
EU SEI
- página 46
EU VOU APRENDER
Capítulo 1
- página 48
Mais digitalizados, os idosos descobrem os benefícios dos
videogames
- página 48
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 50
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 54
Velho demais para jogar? Eles te provam que não
- página 55
ORTOGRAFIA
- página 56
ESTATUTO DA PESSOA IDOSA
- página 58
EU VOU APRENDER
Capítulo 2
- página 60
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 62
Conectados! Idosos aprendem a usar tecnologia do celular para se comunicar com o mundo
- página 62
Cuidados
- página 63
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 64
Quem é
Hamako Mori
, de 90 anos, a
YouTuber
de
games
mais velha do mundo
- página 64
VOCÊ É O AUTOR!
- página 66
CRIAR O
JOGO
jôgo
E AS INSTRUÇÕES
- página 68
ORALIDADE
- página 72
EU APRENDI!
- página 74
VAMOS COMPARTILHAR
- página 76
UNIDADE 3
Qual é a opinião?
- página 78
EU SEI
- página 78
EU VOU APRENDER
- página 78
EU APRENDI!
- página 79
VAMOS COMPARTILHAR
- página 79
EU SEI
- página 80
EU VOU APRENDER
Capítulo 1
- página 82
FALA AQUI!
- página 82
O sono dos ursos
- página 82
Olá, pessoal da
CHC
cê agá cê
!
- página 83
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 84
UMA SONECA POR TODO O INVERNO
- página 84
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 86
ACENTUAÇÃO
- página 88
EU VOU APRENDER
Capítulo 2
- página 90
Red: Crescer é uma Fera
- página 90
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 94
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 96
Meus oito anos
- página 97
ORALIDADE
- página 98
VOCÊ É O AUTOR!
- página 100
CLUBE DO LIVRO
- página 102
EU APRENDI!
- página 104
UM URSO PELO BRASIL
- página 104
CHC
cê agá cê
Seção Que bicho foi esse?
- página 104
Ficha Técnica
- página 104
VAMOS COMPARTILHAR
- página 106
UNIDADE 4
Aventura e informação
- página 108
EU SEI
- página 108
EU VOU APRENDER
- página 108
EU APRENDI!
- página 109
VAMOS COMPARTILHAR
- página 109
EU SEI
- página 110
EU VOU APRENDER
Capítulo 1
- página 112
Um mar de redes
- página 113
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 116
Com
6
.
992
6992
km
quilômetros
de comprimento, o rio Amazonas é o mais extenso do mundo
- página 117
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 118
Ônibus temático com floresta dentro vai levar educação ambiental a crianças
- página 119
PONTUAÇÃO
- página 122
Memórias que ficam da Adalbertolândia, parque encantado no Sumaré
- página 123
EU VOU APRENDER
Capítulo 2
- página 124
Açaí
- página 124
A luta pela preservação da natureza do Brasil
- página 125
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 126
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 128
A rota da sustentabilidade é urgente
- página 129
ORALIDADE
- página 130
Artigo: Salvar a Amazônia está ao alcance de todos
- página 130
INFOGRÁFICO DA PRODUÇÃO DO AÇAÍ
- página 132
Raízes da produção
- página 132
O que é um infográfico:
- página 133
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
- página 134
Toda língua muda
- página 135
VOCÊ É O AUTOR!
- página 136
EU APRENDI!
- página 138
VAMOS COMPARTILHAR
- página 140
UNIDADE 5
Saúde em cartaz!
- página 142
EU SEI
- página 142
EU VOU APRENDER
- página 142
EU APRENDI!
- página 143
VAMOS COMPARTILHAR
- página 143
EU SEI
- página 144
EU VOU APRENDER
Capítulo 1
- página 146
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 148
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 150
Profissional de saúde alerta população para não abandonar hábitos de higiene adquiridos na pandemia
- página 150
Coxinha de batata-doce
- página 155
EU VOU APRENDER
Capítulo 2
- página 156
Presidência da República
- página 157
Casa Civil
- página 157
Subchefia para Assuntos Jurídicos
- página 157
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
- página 157
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 160
Jornal dos Professores: Por que é preciso ensinar a Constituição às crianças?
- página 161
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 162
ORALIDADE
- página 164
Comissão debate recomendações da
ONU
ônu
sobre direito à saúde
- página 164
VOCÊ É O AUTOR!
- página 166
CLUBE DO LIVRO
- página 168
EU APRENDI!
- página 170
VAMOS COMPARTILHAR
- página 172
UNIDADE 6
Histórias de vida...
- página 174
EU SEI
- página 174
EU VOU APRENDER
- página 174
EU APRENDI!
- página 175
VAMOS COMPARTILHAR
- página 175
EU SEI
- página 176
EU VOU APRENDER
Capítulo 1
- página 178
Caderno do Lucas
- página 178
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 182
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 184
ACENTUAÇÃO
- página 186
MS
ême ésse
se prepara para o fim da piracema e tem novas regras para pesca
- página 187
EU VOU APRENDER
Capítulo 2
- página 188
Livre como um pássaro
- página 188
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 190
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 192
ORALIDADE
- página 194
BIOGRAFIA
- página 196
Mauricio de Sousa: conheça a trajetória do criador da Turma da Mônica
- página 196
VOCÊ É O AUTOR!
- página 200
EU APRENDI!
- página 202
VAMOS COMPARTILHAR
- página 204
UNIDADE 7
Da aventura ao drama!
- página 206
EU SEI
- página 206
EU VOU APRENDER
- página 206
EU APRENDI!
- página 207
VAMOS COMPARTILHAR
- página 207
EU SEI
- página 208
EU VOU APRENDER
Capítulo 1
- página 210
Voando com
Peter
píter
- página 210
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 212
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 214
“
Peter Pan
Piter pã
— O Musical da
Broadway
” ganha nova temporada em São Paulo
- página 215
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
- página 216
Entenda de vez a polêmica entre biscoito e bolacha
- página 217
EU VOU APRENDER
Capítulo 2
- página 218
Peter Pan
Piter pã
- página 218
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 224
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 226
A VOZ DO AUTOR
- página 228
James Matthew Barrie
djeimes méfiu bérri
- página 228
Hospital de Londres detém direitos autorais de
Peter Pan
Piter pã
- página 228
PONTUAÇÃO
- página 230
VOCÊ É O AUTOR!
- página 232
ORALIDADE
- página 234
CLUBE DO LIVRO
- página 236
EU APRENDI!
- página 238
VAMOS COMPARTILHAR
- página 240
UNIDADE 8
O ofício do poema à
HQ
agá quê
!
- página 242
EU SEI
- página 242
EU VOU APRENDER
- página 242
EU APRENDI!
- página 243
VAMOS COMPARTILHAR
- página 243
EU SEI
- página 244
EU VOU APRENDER
Capítulo 1
- página 246
Sérgio Capparelli
- página 246
O trabalho e o lavrador
- página 247
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 248
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 250
Cavalo branco
- página 251
ORTOGRAFIA
- página 254
EU VOU APRENDER
Capítulo 2
- página 256
COMPREENSÃO TEXTUAL
- página 258
LÍNGUA E LINGUAGEM
- página 260
O cobrador
- página 260
VOCÊ É O AUTOR!
- página 262
ORALIDADE
- página 264
Ofícios
- página 264
CLUBE DO LIVRO
- página 266
EU APRENDI!
- página 268
VAMOS COMPARTILHAR
- página 270
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- página 272
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos