![](../resources/images/im_vinheta_abertura_port_digital.png)
CONHEÇA SEU LIVRO
Seu livro de Língua Portuguesa é composto de oito unidades. Cada unidade, por sua vez, subdivide-se em quatro partes: Eu sei, Eu vou aprender, Eu aprendi! e Vamos compartilhar.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a abertura de unidade.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7711.png)
ABERTURA DA UNIDADE
Nas aberturas das unidades, apresentamos o que será desenvolvido em cada uma das partes.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Eu sei'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7743.png)
EU SEI
Esta parte privilegia seus conhecimentos prévios e o compartilhamento de informações sobre práticas linguísticas e artísticas, bem como a formação de vocabulário básico.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Vamos compartilhar'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7774.png)
VAMOS COMPARTILHAR
Desenvolve propostas a partir de diferentes gêneros textuais e metodologias que buscam soluções para questões presentes no cotidiano dos estudantes e da comunidade, sempre relacionadas com o tema tratado na unidade.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Eu vou aprender'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7805.png)
EU VOU APRENDER
É composta de dois capítulos que desenvolvem o vocabulário e os conceitos básicos para a promoção das competências e das habilidades fundamentais visando à aquisição das capacidades expressivas em manifestações linguísticas e artísticas.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Eu aprendi'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7836.png)
EU APRENDI!
Apresenta propostas de atividades que buscam a sistematização e a verificação dos conceitos/temas tratados, elaboradas com linguagem clara e focadas no desenvolvimento dos conhecimentos fundamentais.
CAPÍTULOS E SEÇÕES
Cada capítulo compõe-se de diferentes seções, com propósitos específicos.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Compreensão textual'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_8676.png)
COMPREENSÃO TEXTUAL
Apresenta propostas de leitura e escrita, visando a aprendizagens com base nas vivências pessoais e no conhecimento dos gêneros textuais abordados na unidade.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Língua e linguagem'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7344.png)
LÍNGUA E LINGUAGEM
Aborda conhecimentos linguísticos por meio de explicações e de atividades contextualizadas.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Oralidade'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7343.png)
ORALIDADE
Possibilita a prática da linguagem em situações de fala, com o objetivo de desenvolver a comunicação oral em diferentes contextos.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Ortografia, acentuação/pontuação'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7341.png)
ORTOGRAFIA/ACENTUAÇÃO/PONTUAÇÃO
Auxilia na apropriação da escrita de acordo com as normas da língua portuguesa.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Variação linguística'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7342.png)
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
As atividades propostas exploram as diferentes fórmas de expressão que uma língua apresenta naturalmente, por influência de fatores históricos, regionais, culturais, entre outros.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'A voz do autor'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7335.png)
A VOZ DO AUTOR
Propõe a ampliação do conhecimento sobre os autores dos textos explorados nas diferentes unidades.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Você é o autor!'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7336.png)
VOCÊ É O AUTOR!
Propõe vivências e experiências relacionadas à produção textual.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção 'Clube do livro'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7337.png)
CLUBE DO LIVRO
A cada bimestre, você escolherá um livro para ler, com o objetivo de contribuir para a ampliação do vocabulário, a fluência na leitura, o desenvolvimento de estratégias de leitura e a construção de uma rotina de leitura.
![Reprodução de trecho de página de livro. Destaque para boxe conceito.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7338.png)
BOXE CONCEITO
Destaca os conceitos trabalhados nas atividades, facilitando a compreensão dos temas em foco.
![Reprodução de de trecho de página de livro. Destaque para boxe 'Glossário'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7339.png)
GLOSSÁRIO
Explora o significado de termos e palavras, levando em conta o contexto em que se inserem.
![Reprodução de trecho de página de livro. Destaque para o boxe 'Para ampliar'.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7340.png)
BOXE PARA AMPLIAR
Oferece sugestões de livros, jornais, revistas, filmes, músicas e recursos digitais para ampliação de temas e conteúdos tratados.
ÍCONES
![Ilustração.
Ícone ATIVIDADE ORAL. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
Ícone ATIVIDADE EM DUPLA. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
Ícone ATIVIDADE EM GRUPOS. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.](../resources/images/im_003_009_nps6_iniciais_f2_lp_g24_group_7868.png)
![](../resources/images/im_vinheta_abertura_port_digital.png)
SUMÁRIO
- CONTOS E MAIS CONTOS 10
- EU SEI: O que são contos? 12
- EU VOU APRENDER 14
- CAPÍTULO 1 | Conto indígena 14
- O saber das avós, por Daniel Munduruku 14
- Compreensão textual 16
- Língua e linguagem: Substantivo – função e flexão 18
- Acentuação: Sílabas tônicas e palavras oxítonas 22
- EU VOU APRENDER 24
- CAPÍTULO 2 | Conto de artimanha 24
- Sopa de pedras, por Ruth Guimarães 25
- Compreensão textual 28
- A voz do autor: Ruth Guimarães 30
- Língua e linguagem: Adjetivos – função e flexão 32
- Você é o autor!: Escrita de conto 34
- Oralidade: Contação de contos 36
- Clube do livro 38
- EU APRENDI! 40
- VAMOS COMPARTILHAR: Livro de contos 42
- FATOS EM FOCO 44
- EU SEI: O que são textos jornalísticos? 46
- EU VOU APRENDER 48
- CAPÍTULO 1 | Qual é o fato? 48
- Mais digitalizados, os idosos descobrem os benefícios dos videogames, por Sabrina Brito 48
- Compreensão textual 50
- Língua e linguagem: Verbo I 54
- Ortografia: Uso do s/z, de j/g e de x/ch 56
- Estatuto da Pessoa Idosa 58
- EU VOU APRENDER 60
- CAPÍTULO 2 | Telejornal 60
- Compreensão textual 62
- Língua e linguagem: Verbo II (modo indicativo) 64
- Você é o autor!: Escrita de um texto jornalístico 66
- Criar o jogo e as instruções 68
- Oralidade: Apresentação de telejornal 72
- EU APRENDI! 74
- VAMOS COMPARTILHAR: Podcast noticioso 76
- QUAL É A OPINIÃO? 78
- EU SEI: Como posso dar opinião? 80
- EU VOU APRENDER 82
- CAPÍTULO 1 | Carta do leitor 82
- “Fala aqui!”, Ciência Hoje das Crianças 82
- Compreensão textual 84
- Língua e linguagem: Concordância nominal (artigo e numeral) 86
- Acentuação: Palavras paroxítonas e proparoxítonas 88
- EU VOU APRENDER 90
- CAPÍTULO 2 | Resenha crítica de um filme 90
- Red: Crescer é uma fera, por Aline Pereira 90
- Compreensão textual 94
- Língua e linguagem: Concordância nominal – pronomes 96
- Oralidade: Vlogue com resenha crítica 98
- Você é o autor!: Planejar um vlogue 100
- Clube do livro 102
- EU APRENDI! 104
- VAMOS COMPARTILHAR: Hora de gravar o vlogue! 106
- AVENTURA E INFORMAÇÃO 108
- EU SEI: É possível se aventurar e, ao mesmo tempo, adquirir informações? 110
- EU VOU APRENDER 112
- CAPÍTULO 1 | Narrativa de aventura 112
- Um mar de redes, por Flávia Lins e Silva 113
- Compreensão textual 116
- Língua e linguagem: Coesão referencial 118
- Pontuação: Interrogação, exclamação e ponto-final 122
- EU VOU APRENDER 124
- CAPÍTULO 2 | Verbete de enciclopédia 124
- Açaí, por Inês Cordeiro 124
- “A luta pela preservação da natureza do Brasil”, Enciclopédia do Estudante 125
- Compreensão textual 126
- Língua e linguagem: Advérbio e locução adverbial 128
- Oralidade: Modalizadores 130
- Infográfico da produção do açaí 132
- Variação linguística 134
- Você é o autor!: Escrita de uma narrativa de aventura 136
- EU APRENDI! 138
- VAMOS COMPARTILHAR: Aventuras recontadas 140
- SAÚDE EM CARTAZ! 142
- EU SEI: Meus direitos à saúde e ao bem-estar podem ser foco de campanhas de conscientização? 144
- EU VOU APRENDER 146
- CAPÍTULO 1 | Cartazes de campanha 146
- Afaste os bichos. Lave as mãos 146
- Compreensão textual 148
- Língua e linguagem: Modos subjuntivo e imperativo 150
- EU VOU APRENDER 156
- CAPÍTULO 2 | Constituição da República Federativa do Brasil 156
- Compreensão textual 160
- Língua e linguagem: Linguagem formal e informal 162
- Oralidade: Debate 164
- Você é o autor!: Reclamações ou solicitações 166
- Clube do livro 168
- EU APRENDI! 170
- VAMOS COMPARTILHAR: Questionário e campanha de conscientização 172
- HISTÓRIAS DE VIDA... 174
- EU SEI: Como podem ser contadas as histórias de vida? 176
- EU VOU APRENDER 178
- CAPÍTULO 1 | Relato pessoal 178
- Caderno do Lucas, por Marie Ange Bordas 178
- Compreensão textual 182
- Língua e linguagem: Frase e oração 184
- Acentuação: Ditongo, tritongo e hiato 186
- EU VOU APRENDER 188
- CAPÍTULO 2 | Autobiografia e biografia 188
- Livre como um pássaro, por Malala Yousafzai e Patricia McCormick 188
- Compreensão textual 190
- Língua e linguagem: Período simples e período composto 192
- Oralidade: Entrevista 194
- Você é o autor!: Biografia ou autobiografia? 200
- EU APRENDI! 202
- VAMOS COMPARTILHAR: Fanzine 204
- DA AVENTURA AO DRAMA! 206
- EU SEI: Como os elementos da história são explorados em cada gênero? 208
- EU VOU APRENDER 210
- CAPÍTULO 1 | Narrativa de aventura 210
- Voando com Peter, por J. M. Barrie 210
- Compreensão textual 212
- Língua e linguagem: Sujeito e predicado (sintagma nominal e sintagma verbal) 214
- Variação linguística: Variação geográfica 216
- EU VOU APRENDER 218
- CAPÍTULO 2 | Texto dramático 218
- Peter Pan, adaptação de Pamela Pinheiro 218
- Compreensão textual 224
- Língua e linguagem: Período composto por coordenação 226
- A voz do autor: Biografia 228
- Pontuação: Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas 230
- Você é o autor!: Produção do texto dramático 232
- Oralidade: Encenação de texto dramático 234
- Clube do livro 236
- EU APRENDI! 238
- VAMOS COMPARTILHAR: Apresentação dramática 240
- O OFÍCIO DO POEMA À HQ! 242
- EU SEI: O que são poemas e HQ? 244
- EU VOU APRENDER 246
- CAPÍTULO 1 | Poema 246
- O trabalho e o lavrador, por Sérgio Capparelli 247
- Compreensão textual 248
- Língua e linguagem: Figuras de linguagem 250
- Ortografia: Palavras derivadas, prefixos e sufixos 254
- EU VOU APRENDER 256
- CAPÍTULO 2 | História em quadrinhos 256
- Turma da Mônica, por Mauricio de Sousa 256
- Compreensão textual 258
- Língua e linguagem: Polissemia, homonímia, sinonímia e antonímia 260
- Você é o autor!: Poema visual 262
- Oralidade: Sarau poético 264
- Clube do livro 266
- EU APRENDI! 268
- VAMOS COMPARTILHAR: Feira do livro 270
- Referências bibliográficas 272