APRESENTAÇÃO

Este livro foi elaborado para você e deve contribuir com o desenvolvimento das competências e das habilidades envolvidas no processo de aprendizagem, definidas na Base Nacional Comum Curricular (Bê êne cê cê).

Queremos que estude Matemática de fórma dinâmica e agradável. Nosso objetivo é ajudar você a descobrir que conhecer os números, as figuras geométricas, as medidas e outros assuntos abordados pela Matemática pode ser uma aventura muito interessante, que contribuirá para que você amplie seus conhecimentos, sua visão de mundo e sua participação na sociedade.

Procure fazer todas as atividades e explorar tudo o que este livro tem a oferecer. Aproveite também a diversidade de informações distribuídas ao longo das seções.

Certamente, você encontrará desafios e obstáculos. Enfrente-os com garra, pois, ao superá-los, perceberá que o saber proporciona grande satisfação pessoal e oportunidades para ampliar sua atuação no mundo.

Bom estudo!

CONHEÇA SEU LIVRO

Neste livro, você vai encontrar 4 unidades com 3 capítulos em cada uma.

Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página da seção Recorde. Na página, é possível identificar boxes com resumos de teoria.
Na parte superior, há um fio com a indicação: Recorde. Esta seção ajuda você a lembrar de alguns conteúdos já estudados.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página da seção Mostre o que você já sabe. Na página, é possível identificar que a seção é composta por questões de múltipla escolha.
Na parte superior, há um fio com a indicação: Mostre o que você já sabe. O objetivo desta seção é verificar seus conhecimentos sobre os conteúdos estudados anteriormente.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma das páginas de abertura de Unidade da coleção.
Na página, é possível identificar uma imagem que ocupa praticamente a página toda, a identificação do número da Unidade, uma lista  dos capítulos que compõem a Unidade e um texto relacionado à imagem.
Na parte superior, há um fio com a indicação: Página de abertura. Em cada Unidade há uma abertura com uma grande imagem motivadora.
Na parte inferior, há um fio com a indicação: Questões sobre o tema da abertura, no boxe Para começar reticências, são propostas com o objetivo de identificar e mobilizar os conhecimento que você tem de alguns assuntos que serão tratados ao longo da Unidade.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas, lado a lado, de um capítulo da coleção. Nas páginas, é possível identificar a apresentação de um conteúdo e uma seção Atividades.
Na parte superior da reprodução da página da esquerda, há um fio com a indicação: Apresentação dos conteúdos e atividades. O conteúdo é desenvolvido de forma clara e organizada. Após a abordagem dos conteúdos, vem a seção Atividades, com propostas diversificadas.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página da seção Estatística e Probabilidade. Na página, é possível identificar que a seção apresenta conceitos e métodos para coletar, analisar e organizar dados.
Na parte superior, há um fio com a indicação: Estatística e Probabilidade. O objetivo desta seção é desenvolver a interpretação, a comparação e a análise de dados apresentados em diversas formas e a abordar temas relacionados ao cálculo de probabilidade.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página da seção Atividades de revisão. Na página, é possível identificar que a seção apresenta atividades, muitas delas contextualizadas, que retomam o conteúdo do capítulo.
Na parte superior, há um fio com a indicação: Atividades de revisão. São atividades que consolidam o conhecimento adquirido em cada capítulo da Unidade.
Esquema. Quadro com ícones. Ícones que indicam um tipo especial de atividade ou se ela deve ser feita em grupo ou dupla. ícone: ilustração de um alvo com flecha no centro. abaixo texto Desafio. ícone: ilustração de um rosto com o balão de pensamento. No balão de pensamento os sinais das operações de subtração, adição, divisão e multiplicação. abaixo texto Cálculo mental. ícone: ilustração de um círculo com rabiscos de ondas e um lápis. abaixo texto Elaboração de problemas. ícone: ilustração de uma calculadora com botões e os números 1, 2 e 3 no visor. abaixo texto Calculadora. ícone: ilustração de três personagens em um círculo. abaixo texto Grupo ou dupla. ícone: ilustração de um balão de pensamento com um fluxograma. abaixo texto Pensamento computacional.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas, lado a lado, da seção Compreender um texto. Nas páginas, é possível identificar um texto acompanhado de atividades.
Na parte superior da reprodução da página da esquerda, há um fio com a indicação: Compreender um texto. Esta seção tem o objetivo de desenvolver a competência leitora por meio de análise de diversos tipos de texto.
Na parte inferior da reprodução da página da direita, há um fio para a seção Atividades com a indicação: Questões especialmente desenvolvidas orientam a interpretação e a análise do texto e exploram o conteúdo matemático estudado.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas, lado a lado, da seção Educação Financeira. Nas páginas, é possível identificar uma situação apresentada que envolve finanças e algumas atividades referentes a ela.
Na parte superior da reprodução da página da esquerda, há um fio com a indicação: Educação Financeira. Esta seção apresenta atividades que farão você refletir sobre atitudes responsáveis e conscientes no planejamento e no uso de recursos financeiros em seu dia a dia.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página da seção Informática e Matemática. Na página, é possível identificar que a seção é composta por texto instrucional e ilustração de tela similar a de um sófitiuér de Geometria dinâmica.
Na parte superior, há um fio com a indicação: Informática e Matemática. Esta seção trabalha conteúdos de Matemática por meio de tecnologias digitais como sófitiuérs de Geometria dinâmica, planilhas eletrônicas eticétera.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página da seção Trabalho em equipe. Na página, é possível identificar que a seção apresenta os objetivos, a justificativa, o produto do trabalho e algumas orientações para que uma atividade em grupo seja realizada.
Na parte superior, há um fio com a indicação: Trabalho em equipe. Além de proporcionar a integração com os colegas e estimular o espírito de pesquisa, esta seção visa à aplicação dos conceitos estudados.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página da seção Para finalizar. Na página, é possível identificar que a seção é composta por imagens que retomam o conteúdo da Unidade.
Na parte superior, há um fio com a indicação: Para finalizar. Nesta seção, você poderá analisar o que foi estudado em cada capítulo da Unidade e avaliar seu aprendizado.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página da seção Mostre o que você aprendeu. Na página, é possível identificar que a seção é composta por questões de múltipla escolha.
Na parte superior, há um fio com a indicação: Mostre o que você aprendeu. Nesta seção, você vai verificar os conhecimentos adquiridos neste ano.
Esquema. Quadro com ícones. Ícones que indicam os Temas Contemporâneos Transversais. ícone: ilustração de uma meia amarela com o cifrão. abaixo texto Economia. ícone: ilustração, em verde, de três bonecos interligados. abaixo texto Cidadania e civismo. ícone: ilustração, em vermelho, de uma mão segurando um coração. No centro do coração há uma linha em ziguezague. abaixo texto Saúde. ícone: ilustração, em azul, de uma circunferência com uma flor no centro. Na parte inferior da circunferência 5 folhas. abaixo texto Multiculturalismo. ícone: ilustração, em verde, de uma árvore com duas setas circulares. abaixo texto Meio ambiente. ícone: ilustração, em roxo, de um microscópio. abaixo texto Ciência e tecnologia.
Imagem. Quadro com texto. Os links expressos nesta coleção podem estar indisponíveis após a data de publicação deste material.

SUMÁRIO

Recorde 10

Mostre o que você já sabe 12

CAPÍTULO 1 – Números naturais e sistemas de numeração 15

1. Números naturais 15

Sequência dos números naturais 16

Sucessor e antecessor de um número natural 16

Números naturais consecutivos 16

Comparação entre números naturais 17

Números na reta numérica 17

2. Sistemas de numeração egípcio, maia e babilônico 19

Comparando os registros numéricos nos diferentes sistemas de numeração 20

3. Sistema de numeração romano 23

4. Sistema de numeração indo-arábico 25

Características do sistema de numeração indo-arábico 25

Leitura de números indo-arábicos 26

Representação dos números no ábaco e com material dourado 27

Escrita dos números indo-arábicos 28

Compreender um texto – O que move as fake news? 30

Estatística e Probabilidade – Leitura e interpretação de dados em tabelas simples 32

Atividades de revisão 35

CAPÍTULO 2 – Operações com números naturais 36

1. As operações no dia a dia 36

2. Adição com números naturais 37

Algoritmos da adição 38

Propriedades da adição 38

3. Subtração com números naturais 41

Algoritmos da subtração 42

Relação entre adição e subtração 44

Expressões numéricas 47

4. Arredondamentos e cálculos aproximados 48

Arredondamentos 48

Cálculos aproximados 49

5. Multiplicação com números naturais 51

Algoritmos da multiplicação 53

Propriedades da multiplicação 55

Expressões numéricas 57

6. Divisão com números naturais 59

Algoritmos da divisão 61

Relação fundamental da divisão 65

Expressões numéricas 65

Trabalho em equipe – Jogo do resto 67

7. Potenciação com números naturais 68

Quadrado de um número ou potência de expoente 2 69

Cubo de um número ou potência de expoente 3 69

Potências com outros expoentes 70

Potências de base 10 71

Expressões numéricas 72

8. Igualdade 72

Propriedade da igualdade 73

Estatística e Probabilidade – Coleta e organização de dados em tabelas simples 75

Atividades de revisão 78

CAPÍTULO 3 – Geometria: noções iniciais 80

1. Geometria em documentos históricos 80

2. Sólidos geométricos 81

Elementos de um poliedro e planificação de sua superfície 83

Poliedros e corpos redondos com nomes especiais 85

3. Figuras geométricas planas 89

Estatística e Probabilidade – Construção de gráficos de barras (horizontais e verticais) 91

Educação Financeira – Como são os seus gastos? 94

Atividades de revisão 96

Para finalizar 97

CAPÍTULO 4 – Divisibilidade: múltiplos e divisores 100

1. Divisibilidade 100

2. Múltiplos de um número natural 106

3. Divisores de um número natural 107

4. Números primos 109

Reconhecimento de um número primo 110

5. Decomposição em fatores primos 111

Estatística e Probabilidade – Leitura e interpretação de gráficos de barras (verticais e horizontais)  113

Atividades de revisão 116

CAPÍTULO 5 – Frações 117

1. O conceito de fração 117

Leitura de frações 118

2. Situações que envolvem frações 120

3. Números mistos 125

4. Frações equivalentes 126

Propriedade das frações equivalentes 126

Simplificação de frações 127

5. Comparação de frações 128

Frações com denominadores iguais 128

Frações com numeradores iguais 128

Frações com numeradores e denominadores diferentes 129

Estatística e Probabilidade – Coleta e organização de dados em tabelas de dupla entrada 131

Atividades de revisão 134

CAPÍTULO 6 – Operações com frações 135

1. Adição e subtração com frações 135

Frações com denominadores iguais 135

Frações com denominadores diferentes 136

2. Multiplicação com frações 138

Multiplicação de um número natural por uma fração 138

Multiplicação de duas ou mais frações 138

Compreender um texto – Divisão proporcional em situações financeiras 141

3. Divisão com frações 143

Divisão de uma fração por um número natural 143

Divisão de um número natural por uma fração 144

Divisão de uma fração por outra fração 144

Processo prático 145

Trabalho em equipe – Jogos e frações 147

4. Porcentagem 148

Estatística e Probabilidade – Leitura e interpretação de dados em tabelas de dupla entrada 150

Educação Financeira – Você costuma pesquisar preços? 153

Atividades de revisão 155

Para finalizar 156

Ilustração. Três mesas redondas idênticas, dispostas lado a lado, com alunos sentados ao redor, brincando com um jogo de cartas de diferentes cores. Da esquerda para a direita, na primeira mesa, há 3 alunos: um menino branco loiro, um menino negro e uma menina negra. Na segunda mesa, há 2 alunos: uma menina branca de cabelo rosa e um menino amarelo. Na terceira mesa, há 2 alunos:  uma menina branca loira e uma menina branca de cabelo castanho.

CAPÍTULO 7 – Retas e ângulos 159

1. Ideia de ponto, reta e plano 159

Representação de ponto, reta e plano 160

Semirreta e segmento de reta 161

Medida de comprimento de um segmento de reta 161

2. Ângulos 164

Representação de ângulos 165

Medida de abertura de um ângulo 166

Classificação dos ângulos em reto, agudo ou obtuso 167

3. Retas no plano 169

Posição entre duas retas no plano 169

Informática e Matemática – Figuras geométricas 171

Estatística e Probabilidade – Construção de gráficos de barras duplas 174

Atividades de revisão 177

CAPÍTULO 8 – Números decimais 179

1. Representação decimal de uma fração 179

Frações decimais 180

Quadro de ordens 180

O material dourado e os números decimais 181

Propriedade dos números decimais 182

2. Transformações 183

Transformação de um número na forma decimal para a forma de fração 183

Transformação de um número na forma de fração decimal para a forma decimal 184

3. Comparação de números decimais 186

Trabalho em equipe – Modalidades esportivas 187

4. Números na forma decimal e fracionários na reta numérica 188

Estatística e Probabilidade – Leitura e interpretação de gráficos de barras duplas 190

Atividades de revisão 193

CAPÍTULO 9 – Operações com números decimais 194

1. Adição e subtração com números decimais 194

Operações com calculadora,arredondamento e cálculo mental 195

2. Multiplicação com números decimais 196

Multiplicação de um número natural por um número decimal 196

Multiplicação de um número decimal por um número decimal 198

Produto aproximado 199

3. Divisão com números decimais 200

Divisão por um número natural diferente de zero 200

Divisão por um número decimal 201

Quociente aproximado 204

4. Potenciação de números decimais 206

5. Cálculo de porcentagens 207

Compreender um texto – E se o Brasil tivesse 100 pessoas? 210

Estatística e Probabilidade – Gráficos de setores 212

Educação Financeira – O álbum de figurinhas 215

Atividades de revisão 217

Para finalizar 219

Ilustração. Duas crianças sentadas à mesa utilizando um noutibuqui cada. À esquerda, menino branco, cadeirante, de cabelo castanho curto está com as duas mãos no teclado do noutibuqui. À direita, menina branca, de óculos e cabelo preto longo preso em uma parte atrás. Mão esquerda no teclado do noutibuqui e cotovelo direito apoiado à mesa com a mão segurando queixo.

CAPÍTULO 10 – Localização e polígonos 222

1. Localização 222

Coordenadas em um guia de ruas 222

Coordenadas geográficas 223

Coordenadas cartesianas 223

2. Polígono 225

Polígono convexo e polígono não convexo 226

Elementos dos polígonos 226

Polígonos regulares 227

3. Triângulo 229

4. Quadrilátero 230

Paralelogramo 231

Informática e Matemática – Quadriláteros 234

5. Construção de figuras semelhantes 236

Estatística e Probabilidade – Cálculo da probabilidade de um evento 239

Atividades de revisão 242

CAPÍTULO 11 – Medidas de comprimento e medidas de área 244

1. Grandezas 244

Ideia de medida 245

O Sistema Internacional de Unidades (SI) 246

2. Medidas de comprimento 247

Metro e centímetro 248

Centímetro e milímetro 248

Quilômetro e metro 249

Compreender um texto – Como escolher o assento no avião 252

3. Medidas de área 254

Metro quadrado 254

Centímetro quadrado 254

Quilômetro quadrado 255

Trabalho em equipe – Desenhando planta baixa 258

4. Medida de perímetro e medida de área 259

Informática e Matemática – Cálculo da medida da área de um retângulo 262

5. Medida da área de retângulos 263

Medida da área do quadrado 265

6. Medida da área de um triângulo retângulo 267

Estatística e Probabilidade – Construção de tabelas e gráficos usando planilhas eletrônicas 268

Atividades de revisão 271

CAPÍTULO 12 – Medidas de tempo, de massa, de temperatura, de volume e de capacidade 273

1. Medidas de tempo 273

Hora e minuto 273

Minuto e segundo 274

2. Medidas de massa 275

Quilograma e grama 276

Tonelada e quilograma 277

Grama e miligrama 277

3. Medida de temperatura 279

4. Medidas de volume 280

Centímetro cúbico 280

Decímetro cúbico 281

5. Medida de volume de paralelepípedos 282

6. Medidas de capacidade 285

Litro e mililitro 285

Relação entre medidas de volume e de capacidade 286

Estatística e Probabilidade – Pesquisa estatística 288

Educação Financeira – Será que posso reclamar? 291

Atividades de revisão 293

Para finalizar 295

Mostre o que você aprendeu 297

Respostas 299

Referências bibliográficas comentadas 302

Ilustração. Menina negra, com uma faixa verde prendendo o cabelo, sentada no chão de pernas cruzadas perto de um tubo de cola e segurando algumas folhas. Menino negro em pé segurando uma tesoura sem ponta e uma fita adesiva. Menina branca de óculos, com uma faixa vermelha prendendo o cabelo, ajoelhada no chão segurando uma grande folha branca de papel. Todos estão de uniforme escolar.
Ilustração. Perfil de uma cabeça olhando para esquerda com um símbolo de verificação dentro. Representa a seção Recorde.

Recorde

Vamos rever alguns assuntos estudados em anos anteriores?

sistema de numeração decimal

Cada algarismo tem um valor de acôrdo com a posição que ocupa no número.

Esquema. 3 milhões, 421 mil e 675. 
Linha saindo do algarismo 5: 5 unidades.
Linha saindo do algarismo 7: 7 dezenas igual a 7 vezes 10 igual a 70 unidades.
Linha saindo do algarismo 6: 6 centenas igual a 6 vezes 100 igual a seiscentas unidades. 
Linha saindo do algarismo 1: uma unidade de milhar igual a 1 vez mil igual a mil unidades.
Linha saindo do algarismo 2: duas dezenas de milhar igual a 2 vezes 10 mil é igual a 20 mil unidades.
Linha saindo do algarismo 4: 4 centenas de milhar igual a 4 vezes 100 mil igual a quatrocentas mil unidades.
Linha saindo do algarismo 3: 3 unidades de milhão igual a 3 vezes 1 milhão é igual a 3 milhões de unidades.

Esquema. 5 vírgula 432.
Linha saindo do algarismo 5: 5 inteiros.
Linha saindo do algarismo 4: 4 décimos.
Linha saindo do algarismo 3: 3 centésimos. 
Linha saindo do algarismo 2: 2 milésimos.

Frações, números decimais e porcentagem

Esquema dividido em 7 partes. parte 1: representação de 3 retângulos de lados de mesma medida. O primeiro foi dividido em 3 partes iguais e duas estão destacadas de azul. A ele foi associada a fração dois terços.  O segundo foi dividido em 6 partes iguais e 4 estão destacadas de azul. A ele foi associada a fração 4 sextos.  O terceiro foi dividido em 12 partes iguais e 8 estão destacadas de azul. A ele foi associada a fração 8 doze avos. Abaixo esquema mostrando a igualdade entre essas frações. Parte 2: Reta numérica com a representação dos números um quarto, 0,75, 7 quartos, 2, 2 inteiros e um meio, 3, 3,5 e 4. Indicação de que as medidas das distâncias entre 0 e 1 e entre 1 e 2 é de uma unidade. Abaixo a indicação de que um quarto é menor que 0,75, que é menor que 7 quartos, que é menor que 2 inteiros e um meio, que é menor que 3,5. Parte 3: Indicação de que um décimo corresponde à fração um sobre 10, que é igual a 0,1. Indicação de que um centésimo corresponde à fração um sobre 100, que é igual a 0,01. Indicação de que um milésimo corresponde à fração um sobre 1000, que é igual a 0,001. Parte 4: Indicação de que a porcentagem 35% é equivalente à fração decimal 35 sobre 100 e ao número decimal 0,35. Parte 5: Indicação de que 25% corresponde à fração 25 sobre 100 e que 25% de 200 corresponde à 0,25 vezes 200, que é igual a 50. Parte 6: Texto: A probabilidade de obter cara ao lançar uma moeda é de um sobre 2 ou 50%. Parte 7: Representação de 4 contas armadas: Primeira: 1,5 mais 2,3 é igual a 3,8; segunda: 4,5 vezes 3 é igual a 13,5; terceira: 2,8 menos 1,2 é igual a 1,6; quarta: 7 dividido por 5 é igual a 1,4 com resto zero.

Gráficos e tabelas

Esquema dividido em 4 partes. Parte 1: Texto. Tabelas: as linhas e colunas facilitam a leitura e a interpretação de dados. Abaixo, ilustração de uma tabela. Com espaço para título e a divisão em 4 colunas e 4 linhas. Parte 2: Texto. Gráfico de barras: útil para comparar informações. Abaixo, ilustração de um gráfico com dois eixos, um horizontal e outro vertical e 4 barras de tamanhos diferentes apoiadas sobre o eixo horizontal. Parte 3: Texto. Gráfico de setores: útil para visualizar a comparação das partes com o todo. Abaixo, ilustração de um gráfico de setores, dividido em 4 setores diferentes que compõem um círculo. Parte 4: Texto. Gráfico de linhas: útil para mostrar a evolução ao longo do tempo. Abaixo, ilustração de um gráfico com dois eixos, um horizontal e outro vertical e uma linha em zigue-zague.
Orientações e sugestões didáticas

Recorde

Verifique se os estudantes compreendem a estrutura do sistema de numeração decimal, principalmente se reconhecem que cada algarismo tem um valor de acôrdo com a posição que ocupa no número. Aproveite e verifique também como eles representam e localizam números na reta numérica e se fazem arredondamentos em diferentes ordens.

Certifique-se de que eles estabelecem a relação entre números na fórma de fração e na fórma decimal e se a usam no cálculo da porcentagem de uma quantidade e no conceito de probabilidade.

No trabalho com as operações básicas, certifique-se de que os estudantes reconhecem a adição e a subtração como operações inversas, assim como a multiplicação e a divisão. Explique que isso facilita os cálculos e a verificação de resultados.

Avalie como eles aplicam os algoritmos, se efetuam divisões exatas e não exatas e, também, se, nas expressões numéricas, efetuam primeiro as multiplicações ou as divisões na ordem que aparecem para depois resolver as adições e as subtrações. Dê alguns exemplos com o uso de parênteses para verificar se efetuam primeiro as operações que estão dentro deles.

Espera-se que os estudantes reconheçam e façam a leitura da parte inteira e decimal dos números com vírgula. Aproveite também para verificar a fórma como comparam dois números decimais: primeiro a parte inteira e, se elas forem iguais, as partes decimais. Para isso, proponha alguns exemplos, como 5,421 < 5,437 e 0,218 < 1,260.

Ainda em relação aos números decimais, verifique como os estudantes posicionam a vírgula nas operações básicas. Na multiplicação de um número natural por um número decimal, eles devem perceber que a quantidade de casas decimais do produto é igual à quantidade de casas do fator em que o número está na fórma decimal. Já na divisão, eles devem inserir um zero e uma vírgula para separar as partes inteira e decimal nos casos em que o dividendo é menor que o divisor.

iguAldade

A relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um dêsses membros por um mesmo número.

Esquema dividido em 3 partes. Primeira: Balança de dois pratos equilibrada. No prato da esquerda, um peso marrom de 600 gramas. No prato da direita, um peso igual ao anterior. Acima da balança, sentença matemática 600 igual a 600. Fio ligando o 600 da esquerda ao peso do prato da esquerda. Fio ligando o 600 da direita ao peso do prato da direita. Segunda. Mesma ilustração da parte 1 com a balança de dois pratos equilibrada e com a adição de um peso de 600 gramas em cada prato. Acima da balança, sentença matemática 2 vezes 600 igual a 2 vezes 600. Dois fios ligando o 2 vezes da esquerda a cada um dos pesos do prato da esquerda. Dois fios ligando o 2 vezes da direita a cada um dos pesos do prato da direita. Terceira. Mesma ilustração da parte 1 com a balança de dois pratos equilibrada e com a adição de um peso de 100 gramas em cada prato. Acima da balança, sentença matemática 700 = 700. Fio ligando o 600 e outro o 100  aos pesos correspondentes dos pratos.  Indicação de que 600 + 100 é igual a 600 + 100

medidas

Esquema com ilustração e texto: Texto 1: Medidas de tempo: 1 hora é igual a 60 minutos e 1 minuto é igual a 60 segundos Ilustração 1: Um menino e uma menina, negros, tomando água de coco. Ao fundo um termômetro de rua indicando a temperatura de 35 graus Célsius. Texto 2: Medida de capacidade: 1 litro é igual a mil mililitros. Texto 3: Medidas de comprimento: 1 centímetro é igual a 10 milímetros. 1 metro é igual a 100 centímetros. 1 quilômetro é igual a mil metros. Ilustração 2: Régua graduada indicando a medida de comprimento de uma tampa de caneta, que é de 55 milímetros. Texto 4: Medidas de massa: 1 tonelada é igual a mil quilogramas. 1 grama é igual a  mil miligramas. 1 quilograma é igual a mil gramas.

polígono

Figura geométrica. Polígono formado por 5 linhas retas fechadas. No interior do polígono, estão representados 6 segmentos de reta, cada um com extremidades nas pontas não consecutivas do polígono. Há um fio para uma das pontas do polígono, indicando: vértice. Há um fio em uma das linhas retas fechadas que une dois vértices consecutivos, indicando: lado. Há um fio para um dos segmentos de reta com extremidades em dois vértices não consecutivos, indicando: diagonal. Há um arco no canto de cada vértice e em um deles há um fio indicando: ângulo interno.

Lados: 5

Vértices: 5

Ângulos internos: 5

Diagonais: 6

poliedros

Sólido

Número de vértices

Número de faces

Número de arestas

Ilustração: prisma de base octogonal.

12

8

18

Ilustração: pirâmide de base triangular.

4

4

6

coordenadas

As coordenadas dos pontos destacados são:

a(2, 3) e B(4, 5)

Gráfico. Malha quadriculada com eixo horizontal x perpendicular a um eixo vertical y. 
Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
Na malha, estão representados os pontos 
A de abscissa 2 e ordenada 3 e B de abscissa 4 e ordenada 5.
O ponto A tem uma linha tracejada na vertical até o número 2 no eixo x e uma linha tracejada na horizontal até o número 3 no eixo y.
O ponto B tem uma linha tracejada na vertical até o número 4 no eixo x e uma linha tracejada na horizontal até o número 5 no eixo y.
Orientações e sugestões didáticas

Lembre os estudantes da importância em saber ler e interpretar as informações fornecidas em gráficos e tabelas.

Para trabalhar as relações de igualdade matemática, um recurso muito utilizado é a balança de dois pratos. Certifique-se de que os estudantes compreendem o raciocínio em manter os pratos da balança em equilíbrio como uma igualdade matemática que permanece válida ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os dois membros por um mesmo número.

Embora o trabalho com as grandezas e medidas vá além das equivalências entre unidades de medida de uma mesma grandeza, é importante verificar se os estudantes reconhecem essas unidades em contextos oriundos de situações reais e ou ou relacionadas às outras áreas do conhecimento. Aproveite para verificar se eles sabem ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos. Essa habilidade é um pré-requisito de outras habilidades envolvendo medidas de tempo, que serão ampliadas neste volume.

É importante verificar se os estudantes reconhecem e quantificam corretamente as faces, os vértices e as arestas de diferentes poliedros. Essa percepção espacial será importante para que estabeleçam relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em razão do seu polígono da base.

No trabalho com os pares ordenados, lembre os estudantes de que devemos respeitar a ordem dos números; caso contrário, obtemos pontos diferentes.

Avaliação diagnóstica

faça as atividades no caderno

MOSTRE O QUE VOCÊ JÁ SABE

1. No número .263121 o algarismo 3 representa que quantidade?

a) 3 mil

b) 3 centenas

c) 3 dezenas

d) 3 unidades

2. Os números que representam, respectivamente, o quociente e o resto da divisão 708 : 5, nessa ordem, são:

a) 141 e 5

b) 141 e 3

c) 14 e 0

d) 14 e 8

3. Identifique a alternativa que representa a reta numérica cujos números estão corretamente distribuídos.

a)

Ilustração. Reta numérica dividida em 4 partes iguais por meio de 5 traços. Da esquerda para a direita, estão representados os números: 0, 1, 2, 3, 4. Entre 0 e 1, há 2 pontos: o mais próximo do 0 corresponde ao número 0,71; o mais próximo do 1 corresponde ao número 0,071.

b)

Ilustração. Reta numérica dividida em 4 partes iguais por meio de 5 traços. Da esquerda para a direita, estão representados os números: 0, 1, 2, 3, 4. Entre 2 e 3, há 2 pontos: o mais próximo do 2 corresponde ao número 2,9; o mais próximo do 3 corresponde ao número 2,8.

c)

Ilustração. Reta numérica dividida em 4 partes iguais por meio de 5 traços. Da esquerda para a direita, estão representados os números: 0, 1, 2, 3, 4. Entre 3 e 4, há 2 pontos: o mais próximo do 3 corresponde ao número 3,1; o mais próximo do 4 corresponde ao número 3,01.

d)

Ilustração. Reta numérica dividida em 4 partes iguais por meio de 5 traços. Da esquerda para a direita, estão representados os números: 0, 1, 2, 3, 4. Entre 0 e 1, há 2 pontos: o mais próximo do 0 corresponde ao número 0,073; o mais próximo do 1 corresponde ao número 0,7.

4. O dono de uma padaria verificou que, em um dia, foram vendidos 20,325 quilogramas de pão no período da manhã e 8,2 quilogramas de pão no período da tarde. Quantos quilogramas de pão foram vendidos, no total, nesses dois períodos?

a) 28,525 quilogramas

b) 102,325 quilogramas

c) 20,407 quilogramas

d) 12,125 quilogramas

5. É correto afirmar que o polígono a seguir é um:

Figura geométrica. Polígono de 6 lados.

a) triângulo.

b) quadrado.

c) pentágono.

d) hexágono.

6. Identifique a alternativa que apresenta um triângulo cujos ângulos internos são todos agudos.

a)

Figura geométrica. Triângulo vermelho com dois ângulos internos de 30 graus e um ângulo interno de 120 graus.

b)

Figura geométrica. Triângulo vermelho com um ângulo interno de 80 graus, um ângulo interno de 91 graus e um ângulo interno de 9 graus.

c)

Figura geométrica. Triângulo vermelho com um ângulo interno de 75 graus, um ângulo interno de 60 graus e um ângulo interno de 45 graus.

d)

Figura geométrica. Triângulo vermelho com um ângulo interno de 30 graus, um ângulo interno de 130 graus e um ângulo interno de 20 graus.

7. Observe os quadriláteros desenhados na malha quadriculada.

Figura geométrica. Na malha quadriculada estão representados 3 quadriláteros: um quadrado alaranjado, um losango azul e um paralelogramo verde.

Podemos afirmar que essas figuras representam:

a) quadrados.

b) retângulos.

c) paralelogramos.

d) trapézios.

8. Observe o que está escrito na faixa de uma loja.

Ilustração. Faixa de propaganda pendurada com fundo nas cores amarelo e verde. Todas as letras em azul, exceto o cinquenta porcento, que está em vermelho com contorno amarelo. Texto: Todas os produtos com cinquenta porcento de desconto.

O desconto indicado no cartaz é referente:

a) a três quartos do valor original.

b) à metade do valor original.

c) a um quarto do valor original.

d) a um décimo do valor original.

Respostas e comentários

1. alternativa a

2. alternativa b

3. alternativa d

4. alternativa a

5. alternativa d

6. alternativa c

7. alternativa c

8. alternativa b

Orientações e sugestões didáticas

Avaliação diagnóstica

A atividade 1 propicia a identificação do valor posicional de algarismos de um número natural. Proponha outros números no quadro, destacando o valor posicional de cada algarismo. O uso de ábacos, quadro de ordens e material dourado ajuda nessa compreensão.

Aproveite a atividade 2 para retomar a divisão não exata. Uma atividade interessante é organizar os estudantes em grupos e distribuir uma quantidade de feijões, por exemplo, para que cada grupo os divida igualmente entre seus integrantes e verifique qual foi o resto dessa divisão.

Após a exploração da atividade 3, retome os critérios de comparação de números decimais com ou sem o suporte da reta numérica. Leve os estudantes a perceber que, caso as partes inteiras dos números que estão sendo comparados sejam iguais, devemos comparar suas partes decimais. Para isso, comparamos inicialmente os décimos, depois os centésimos, os milésimos e assim por diante.

Para favorecer a compreensão da atividade 4, retome o algoritmo da adição com números na fórma decimal, ressaltando que devemos adicionar os respectivos milésimos, centésimos, décimos, unidades, dezenas, e assim por diante. Também pode ser interessante conversar com os estudantes sobre estratégias de cálculo mental, estimativa e arredondamento.

Na atividade 5, certifique-se de que os estudantes reconhecem o nome de alguns polígonos de acôrdo com o número de lados, ressaltando, de modo informal, o significado dos prefixos em outros contextos: tri, quadri, penta, hexa, hepta, octa etcétera. Se julgar oportuno, explique que nem todos os polígonos recebem nomes especiais e, nesses casos, são nomeados pela indicação da quantidade de lados, por exemplo, polígono de 17 lados.

A atividade 6 favorece momentos de discussão e argumentação para evidenciar os motivos dos equívocos cometidos e uma possível intervenção individual ou coletiva. É importante verificar se os estudantes tomam como base o ângulo reto para fazer a classificação em agudo ou obtuso.

Na atividade 7, talvez alguns estudantes não identifiquem o paralelismo na malha pelo prolongamento de lados do losango e do paralelogramo que não estão sobre as linhas horizontais ou verticais da malha quadriculada. Para intervir, é importante certificar-se de que os estudantes reconhecem, entre os quadriláteros, os paralelogramos e os trapézios; e, entre os paralelogramos, aqueles que recebem nomes especiais: retângulos, losangos e quadrados.

Para identificar os possíveis equívocos na atividade 8, uma sugestão é analisar os registros das diferentes estratégias utilizadas pelos estudantes. Se julgar conveniente, retome o significado de metade, um quarto, três quartos e um décimo.

9. Amanda, Bianca e Camila estão caminhando em uma pista de corrida. Supondo que Amanda percorreu

Sentença matemática. Fração 1 sobre 8.

da medida de comprimento da pista, Bianca percorreu

Sentença matemática. Fração 3 sobre 24.

e Camila percorreu

Sentença matemática. Fração 2 sobre 16.

da medida de comprimento da pista, podemos afirmar que:

a) Amanda percorreu a maior medida de distância.

b) Bianca percorreu a maior medida de distância.

c) Camila percorreu a maior medida de distância.

d) Amanda, Bianca e Camila percorreram a mesma medida de distância.

10. Observe a reta numérica a seguir.

Ilustração. Reta numérica dividida em 2 partes iguais por meio de 3 traços. Da esquerda para a direita, estão representados os números: 0, 1, 2. Entre 0 e 1, há um ponto correspondente à letra A. Entre 1 e 2, há um ponto correspondente à letra B.

Podemos afirmar que a e B são, respectivamente:

a) a = 0,25 e B =

Sentença matemática. Fração 5 sobre 4.

b) a = 0,25 e B =

Sentença matemática. Fração 9 sobre 4.

c) a = 0,5 e B =

Sentença matemática. Fração 5 sobre 4.

d) a = 0,5 e B =

Sentença matemática. Fração 9 sobre 4.

11. João dirigiu

Sentença matemática. Número misto 2 inteiros e 1 quarto.

do percurso compreendido en­tre sua casa e o trabalho. Esse número corresponde ao número decimal:

a) 0,5

b) 2,14

c) 2,25

d) 2,4

12. Um lápis e uma borracha custam ao todo 4 reais. O lápis custa o triplo do valor da borracha. Entre as igualdades a seguir, qual representa o problema?

a) 2 + 2 = 4

b) 1 + 3 1 = 4

c) 4 1 = 3

d) 4 3 = 1

13. Jean pretende guardar seus brinquedos em duas caixas, de modo que em uma delas haja o dobro de brinquedos que na outra. Sabendo que Jean tem no total 30 brinquedos, qual é a quantidade de brinquedos que Jean deve guardar em cada uma das caixas?

a) 15 e 15

b) 10 e 20

c) 13 e 17

d) 2 e 28

14. Observe o que Fábio está falando.

Ilustração. Menino branco, cabelos castanhos ondulados, camiseta azul, sentado em cadeira cinza, com uma mão esticada sobre a mesa e apoiada em um caderno branco e a outra mão levantada, segurando um lápis encostado no queixo. Balão de fala com o texto: Ao multiplicar o número 1 sexto por 12 e ter 8 unidades adicionadas ao produto, o resultado será reticências.

Qual das alternativas indica o resultado do cálculo de Fábio?

a) 20 +

Fração 1 sobre 6.

b)

Sentença matemática. Fração 10 sobre 3.

c) 10

d) 2

15. A imagem a seguir representa um dado comum, com faces de 1 a 6 pontos.

Ilustração. Dado branco de 6 faces. Face superior com 6 pontinhos pretos. Face à direita com 3 pontinhos pretos. Face à esquerda com 5 pontinhos pretos.

Ao lançá-lo, qual é a probabilidade de obter um número par?

a)

Fração 1 sobre 6.

b)

Sentença matemática. Fração 1 sobre 3.

c)

Sentença matemática. Fração 1 sobre 2.

d)

Sentença matemática. Fração 5 sobre 6.

16. Observe o tangram a seguir.

Figura geométrica. Peças do Tangram formando um quadrado grande. As peças do tangram são: 2 triângulos pequenos sendo um verde claro e um amarelo; 1 quadrado alaranjado cuja área equivale a 2 triângulos pequenos; 1 paralelogramo verde escuro cuja área equivale a 2 triângulos pequenos; 1 triângulo roxo médio cuja área equivale a 2 triângulos pequenos; 2 triângulos grandes, um vermelho e um azul, cuja área de cada um equivale a 4 triângulos pequenos.

Podemos afirmar que as peças de um tangram são:

a) triângulos e quadriláteros.

b) triângulos e hexágonos.

c) quadriláteros e hexágonos.

d) pentágonos e hexágonos.

Respostas e comentários

9. alternativa d

10. alternativa a

11. alternativa c

12. alternativa b

13. alternativa b

14. alternativa c

15. alternativa c

16. alternativa a

Orientações e sugestões didáticas

Na atividade 9, leve os estudantes a perceber que, quando as frações não possuem o mesmo denominador, precisamos obter frações equivalentes às primeiras com o mesmo denominador. Nesta atividade, oriente-os a simplificar as frações.

Se julgar oportuno, para explorar a atividade 10, apresente aos estudantes os dois números em sua fórma decimal. Primeiro, faça uma comparação entre eles, definindo o maior e o menor. Depois, localize esses números na reta numérica e destaque os números naturais próximos a eles, pois podem ser usados como referência. Faça o mesmo para as duas frações.

Na atividade 11, diga aos estudantes que o número misto é uma fórma de representar uma fração imprópria. Dê outros exemplos, apoiados por representação de figuras divididas em partes iguais e, também, contextualizadas por meio de situações do cotidiano, como a divisão de bolos e pizzas.

Para a atividade 12, proponha aos estudantes que, em pequenos grupos, reproduzam outras situações que envolvam a partilha de quantidades em partes desiguais, de modo que construam estratégias que possam ser utilizadas posteriormente na resolução dos problemas.

Verifique a possibilidade de reproduzir na prática a situação presente na atividade 13, com material de contagem, de modo a favorecer que construam estratégias próprias. Verifique se os estudantes percebem que as quantidades apresentadas nas alternativas a, c e d não são o dobro uma da outra.

Na atividade 14, é importante analisar os registros dos estudantes. Proponha um momento de discussão para que eles apresentem seus argumentos e concluam que a expressão representada no balão de fala é

Fração 1 sobre 6

12 + 8.

Para explorar a atividade 15 e as ideias de probabilidade, providencie um dado de seis faces e proponha algumas questões como: “Que face pode ficar voltada para cima após o lançamento dêsse dado?”; “É possível prever qual das faces ficará voltada para cima antes de lançar esse dado? Por quê?”; “Todas as faces têm a mesma probabilidade de ser obtidas?”; entre outros questionamentos.

Verifique, na atividade 16, se os estudantes identificam figuras além de triângulos e quadriláteros ao considerar a composição justaposta de duas ou mais peças do tangram, demonstrando equívoco na interpretação do enunciado. Se julgar conveniente, leve um tangram para a sala de aula e deixe que os estudantes manuseiem livremente. Proponha a construção de alguns polígonos ou figuras a partir de silhuetas.