APRESENTAÇÃO

Este livro foi elaborado para você e deve contribuir com o desenvolvimento das competências e das habilidades envolvidas no processo de aprendizagem, definidas na Base Nacional Comum Curricular (Bê êne cê cê).

Queremos que estude Matemática de fórma dinâmica e agradável. Nosso objetivo é ajudar você a descobrir que conhecer os números, as figuras geométricas, as medidas e outros assuntos abordados pela Matemática pode ser uma aventura muito interessante, que contribuirá para que você amplie seus conhecimentos, sua visão de mundo e sua participação na sociedade.

Procure fazer todas as atividades e explorar tudo o que este livro tem a oferecer. Aproveite também a diversidade de informações distribuídas ao longo das seções.

Certamente, você encontrará desafios e obstáculos. Enfrente-os com garra, pois, ao superá-los, perceberá que o saber proporciona grande satisfação pessoal e oportunidades para ampliar sua atuação no mundo.

Bom estudo!

CONHEÇA SEU LIVRO

Neste livro, você vai encontrar 4 unidades com 3 capítulos em cada uma.

Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma das páginas da seção Recorde. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo,  que associa a reprodução  ao texto: Recorde. Esta seção ajuda você a lembrar de alguns conteúdos já estudados.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma das páginas da seção Mostre o que você já sabe. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo,  que associa a reprodução ao texto: Mostre o que você já sabe O objetivo desta seção é verificar seus conhecimentos sobre os conteúdos estudados anteriormente.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma das páginas de Abertura. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a  reprodução ao texto: Página de abertura Em cada Unidade há uma abertura com uma imagem motivadora. Há um segundo fio roxo, no canto inferior direito, que associa a reprodução  ao texto: Questões sobre o tema da abertura, no boxe Para começar..., são propostas com o objetivo de identificar e mobilizar os conhecimentos que você tem de alguns assuntos que serão tratados na Unidade.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas do livro. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto: Apresentação dos conteúdos e das atividades O conteúdo é desenvolvido de forma clara e organizada. Após a abordagem dos conteúdos, vem a seção Atividades, com propostas diversificadas.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página da seção Estatística e Probabilidade. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto: Estatística e Probabilidade O objetivo desta seção é desenvolver a interpretação, a comparação e a análise de dados apresentados em diversas formas e abordar temas relacionados ao cálculo de probabilidade.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página da seção Atividades de revisão. Há um fio roxo, no canto superior direito, que associa a reprodução ao texto: Atividades de revisão São atividades que consolidam o conhecimento adquirido em cada capítulo da Unidade.
Esquema. Quadro com ícones. Ícones que indicam um tipo especial de atividade ou se ela deve ser feita em grupo ou dupla. ícone: ilustração de um alvo com flecha no centro. abaixo texto Desafio. ícone: ilustração de um rosto com o balão de pensamento. No balão de pensamento os sinais das operações de subtração, adição, divisão e multiplicação. abaixo texto Cálculo mental. ícone: ilustração de um círculo com rabiscos de ondas e um lápis. abaixo texto Elaboração de problemas. ícone: ilustração de uma calculadora com botões e os números 1, 2 e 3 no visor. abaixo texto Calculadora. ícone: ilustração de três personagens em um círculo. abaixo texto Grupo ou dupla. ícone: ilustração de um balão de pensamento com um fluxograma. abaixo texto Pensamento computacional.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas da seção Compreender um texto. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto: Compreender um texto Esta seção tem o objetivo de desenvolver a competência leitora por meio da análise de diversos tipos de texto. Há um segundo fio roxo, no centro da página à direita, que associa a reprodução  ao texto: Questões especialmente desenvolvidas orientam a interpretação e a análise do texto e exploram o conteúdo matemático estudado.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas da seção Educação Financeira. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto: Educação Financeira Esta seção apresenta atividades que farão você refletir sobre atitudes responsáveis e conscientes no planejamento e no uso de recursos financeiros em seu dia a dia.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página da seção Informática e Matemática. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto: Informática e Matemática Esta seção trabalha conteúdos de Matemática por meio de tecnologias digitais como softwares de Geometria dinâmica, planilhas eletrônicas etc.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página da seção Trabalho em equipe. Há um fio roxo, no canto superior direito, que associa a reprodução ao texto: Trabalho em equipe Além de proporcionar a integração com os colegas e estimular o espírito de pesquisa, esta seção visa à aplicação dos conceitos estudados.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página da seção Para finalizar. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto: Para finalizar Nesta seção, você poderá analisar o que foi estudado em cada capítulo da Unidade e avaliar seu aprendizado.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página da seção Mostre o que você aprendeu. Há um fio roxo, no canto superior direito, que associa a reprodução ao texto: Mostre o que você aprendeu Nesta seção, você vai verificar os conhecimentos adquiridos neste ano.
Esquema. Quadro com ícones. Ícones que indicam os Temas Contemporâneos Transversais. ícone: ilustração de uma meia amarela com o cifrão. abaixo texto Economia. ícone: ilustração, em verde, de três bonecos interligados. abaixo texto Cidadania e civismo. ícone: ilustração, em vermelho, de uma mão segurando um coração. No centro do coração há uma linha em ziguezague. abaixo texto Saúde. ícone: ilustração, em azul, de uma circunferência com uma flor no centro. Na parte inferior da circunferência 5 folhas. abaixo texto Multiculturalismo. ícone: ilustração, em verde, de uma árvore com duas setas circulares. abaixo texto Meio ambiente. ícone: ilustração, em roxo, de um microscópio. abaixo texto Ciência e tecnologia.
Quadro com texto. Os links expressos nesta coleção podem estar indisponíveis após a data de publicação deste material.

SUMÁRIO

Recorde   10

Mostre o que você já sabe  12

CAPÍTULO 1 – Múltiplos e divisores 15

1. Divisibilidade 15

Múltiplos e divisores de um número natural 15

Critérios de divisibilidade 16

2. Decomposição em fatores primos 20

3. Máximo divisor comum (mdc) 22

4. Mínimo múltiplo comum (mmc) 23

Estatística e Probabilidade – Estimativa da probabilidade 27

Compreender um texto – Mulheres e ciência 30

Atividades de revisão 32

CAPÍTULO 2 – Números inteiros 33

1. Números positivos e números negativos 33

2. Números inteiros 36

3. Módulo, ou valor absoluto, de um número inteiro 40

4. Adição com números inteiros 42

Propriedades da adição 45

5. Subtração com números inteiros 47

Trabalho em equipe – Jogo de tabuleiro 49

6. Adição algébrica 50

Educação Financeira – Para onde foi meu dinheiro? 52

7. Multiplicação com números inteiros 54

Propriedades da multiplicação 56

8. Divisão exata com números inteiros 58

Expressões numéricas 59

9. Potenciação em que a base é um número inteiro 61

10. Raiz quadrada exata de um número inteiro 64

Estatística e Probabilidade – Construção de gráficos de barras com números inteiros 66

Atividades de revisão 69

CAPÍTULO 3 – Ângulos 72

1. Ângulos e suas medidas 72

Conceito de ângulo 73

Medida da abertura de um ângulo 73

2. Ângulos consecutivos e ângulos adjacentes 76

3. Ângulos complementares e ângulos suplementares 77

4. Bissetriz de um ângulo 79

5. Ângulos opostos pelo vértice 81

Informática e Matemática – Ângulos opostos pelo vértice 85

6. Ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal 86

Informática e Matemática – Ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal 87

Estatística e Probabilidade – Leitura e interpretação de gráficos de barras 89

Atividades de revisão 91

Para finalizar 92

Ilustração. Jovem negra de cabelo preso, usando regata verde, e jovem branco, usando camiseta azul, estão sentados ao redor de uma mesa sobre a qual há uma calculadora e vários papéis, como se fossem contas.

CAPÍTULO 4 – Números racionais 95

1. Números racionais 95

Conjunto dos números racionais 96

Representação dos números racionais na reta numérica 97

Módulo ou valor absoluto de um número racional 99

Comparação de números racionais 99

Compreender um texto – O consumo consciente também pode ser divertido 102

2. Adição e subtração com números racionais 104

3. Adição algébrica 107

4. Multiplicação com números racionais 109

5. Divisão com números racionais 112

Educação Financeira – Pagar com cartão... 116

6. Potenciação de números racionais 118

Propriedades 121

7. Raiz quadrada 123

8. Expressões numéricas 124

Estatística e Probabilidade – Construção de pictogramas 126

Atividades de revisão 128

CAPÍTULO 5 – Grandezas e medidas 130

1. Unidades de medida 130

2. Unidades de medida de comprimento 131

Múltiplos da unidade de medida metro 132

Submúltiplos da unidade de medida metro 132

3. Unidades de medida de tempo 134

4. Unidades de medida de massa 136

Múltiplos da unidade de medida grama 136

Submúltiplos da unidade de medida grama 136

5. Unidades de medida de volume 138

Medida do volume de paralelepípedos 138

6. Unidades de medida de capacidade 139

Múltiplos da unidade de medida litro 139

Submúltiplos da unidade de medida litro 140

7. Investigando medidas 142

Trabalho em equipe – Consumo de água sem desperdício 144

Estatística e Probabilidade – Leitura e interpretação de pictogramas 145

Atividades de revisão 148

CAPÍTULO 6 – Cálculo algébrico 149

1. Expressões algébricas 149

Situação que envolve uma expressão algébrica 149

Uso de expressões algébricas 150

2. Valor numérico de expressões algébricas 152

3. Calculando com letras 154

Resolvendo problemas com o uso de letras 155

4. Sequências numéricas 156

Representando os termos de sequências numéricas por meio de expressões algébricas 157

Sequências numéricas recursivas 160

Informática e Matemática – Sequência de Fibonacci na planilha eletrônica 161

Estatística e Probabilidade – Cálculo da média aritmética e da média aritmética ponderada 164

Atividades de revisão 167

Para finalizar 169

Ilustração. Mulher de cabelo escuro curto e ondulado, blusa vermelha está de frente para uma mesa com livros empilhados. Fotografia. Menina de cabelos compridos preso, camiseta vermelha e macacão azul. Ela olha por uma luneta uma forma redonda com círculos ao redor em céu escuro e estrelado.

CAPÍTULO 7 – Equações e inequações do 1º grau 172

1. Igualdade 172

2. Equação 173

Raiz de uma equação 174

Conjunto universo e conjunto solução de uma equação 174

3. Equações equivalentes 178

4. Equação do 1º grau com uma incógnita 181

5. Equações e resolução de problemas 182

6. Desigualdade 189

Princípios de equivalência das desigualdades 190

Educação Financeira – Comprar mais ou comprar menos? 193

7. Inequação do 1º grau com uma incógnita 195

Estatística e Probabilidade – Média aritmética e amplitude 198

Compreender um texto – Jovens na proteção do meio ambiente 201

Atividades de revisão 203

CAPÍTULO 8 – Polígono, circunferência e círculo 205

1. Polígono e seus elementos 205

Polígono convexo e polígono não convexo 206

Elementos de um polígono 206

Nome dos polígonos 207

Polígonos regulares 207

Informática e Matemática – Mosaicos 209

2. Circunferência e círculo 211

Raio e diâmetro de uma circunferência 212

Comprimento de uma circunferência 212

Círculo 213

Trabalho em equipe – Criando obra de arte 215

Estatística e Probabilidade – Construção de gráficos de setores 216

Atividades de revisão 219

CAPÍTULO 9 – Triângulos e quadriláteros 221

1. Triângulos 221

Elementos de um triângulo 221

2. Construção de triângulos com régua e compasso 222

Condição de existência de um triângulo 222

3. Soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um triângulo 223

4. Classificação dos triângulos 225

Classificação dos triângulos de acordo com as medidas de comprimento dos lados 225

Classificação dos triângulos de acordo com as medidas de abertura dos ângulos 226

5. Relação entre lados e ângulos de um triângulo 226

6. Quadriláteros 229

Trapézios 229

Paralelogramos 229

Outros quadriláteros 230

7. Soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um quadrilátero 230

8. Trapézios 232

9. Paralelogramos 233

Retângulo 234

Losango 234

Quadrado 234

10. Construção de quadrados com régua e compasso 236

Estatística e Probabilidade – Leitura e interpretação de gráficos de setores 239

Atividades de revisão 242

Para finalizar 245

Ilustração. Três meninas de frente para uma mesa. Elas desenham círculos em folhas de papel.

CAPÍTULO 10 – Medida de área de quadriláteros e de triângulos 248

1. Medida de área 248

Unidade de medida de área 249

Medidas agrárias 249

2. Medida de área do retângulo 251

Medida de área do quadrado 252

3. Figuras equidecomponíveis 253

4. Medida de área do paralelogramo 254

5. Medida de área do triângulo 256

6. Medida de área do trapézio 258

7. Medida de área do losango 259

Estatística e Probabilidade – Comparação de dados representados em gráficos de barras e de setores 261

Atividades de revisão 263

CAPÍTULO 11 – Proporção e aplicações 264

1. Razão 264

Comparando por meio de uma razão 264

2. Proporção 267

Propriedade fundamental das proporções 268

Sequências de números diretamente proporcionais 270

Sequências de números inversamente proporcionais 270

3. Grandezas e medidas em nosso cotidiano 272

4. Grandezas diretamente proporcionais 272

5. Grandezas inversamente proporcionais 276

6. Regra de três 278

7. Porcentagem 281

Diferentes modos de calcular porcentagem 282

Compreender um texto – Uma breve história sobre os impostos 284

8. Juro simples 286

Pagamento à vista e pagamento a prazo 286

Aplicação financeira 287

Empréstimo 287

Educação Financeira – Diferentes formas de pagamento 290

Estatística e Probabilidade – Construção de tabelas e gráficos usando planilhas eletrônicas 292

Atividades de revisão 295

CAPÍTULO 12 – Transformações geométricas 297

1. Localização de pontos no plano 297

Par ordenado 299

2. Transformações geométricas no plano 301

3. Reflexão 302

Reflexão em relação a uma reta 302

Reflexão em relação a um ponto 306

4. Translação 308

5. Rotação 310

Informática e Matemática – Figuras obtidas por transformações geométricas 314

6. Outras transformações geométricas no plano cartesiano 316

Multiplicando as coordenadas por números inteiros não nulos maiores que ‒1 316

Multiplicando as coordenadas por números inteiros menores que ‒1 316

Multiplicando uma das coordenadas por números inteiros não nulos diferentes de ‒1 317

7. As transformações nas artes 318

Estatística e Probabilidade – Pesquisa amostral e pesquisa censitária 321

Trabalho em equipe – Hábitos esportivos 323

Atividades de revisão 324

Para finalizar 326

Mostre o que você aprendeu 328

Respostas 330

Referências bibliográficas comentadas 334

ícone: Contorno de uma cabeça com um círculo laranja no centro com o símbolo de certo.

Recorde

Vamos rever alguns assuntos estudados em anos anteriores?

potenciação com números naturais

Para representar uma multiplicação em que todos os fatores são iguais, podemos usar a potenciação.

5 5 5 5 = 54

IGUALDADE

Toda igualdade continuará sendo válida se:

adicionarmos ou subtrairmos o mesmo número de seus membros.

Linha 1: 5 mais 10 é igual a  9 mais 6; 
Linha 2: 5 mais 10 menos 1 é igual a 9 mais 6 menos 1; Linha 3: 12 menos 10 é igual a 1 mais 1; Linha 4: 12 menos 10 mais 5 é igual a 1 mais 1 mais 5

multiplicarmos seus membros por um mesmo número ou dividirmos seus membros por um mesmo número diferente de zero.

Esquema.
Linha 1: 3 mais 2 é igual a 5; Linha 2: (3 + 2) vezes 2 é igual a 5 vezes 2; Linha 3: 
10 menos 5 é igual a 4 mais 1; Linha 4:
(10 menos 5) dividido por 5 é igual a (4 mais 1) dividido por 5

Frações

Ilustração: Hexágono dividido em 6 partes iguais, sendo 3 partes em amarelo e 3 em branco. Ao lado o texto: fração 3 sobre 6 (três sextos) da figura estão coloridos de amarelo.

Esquema. Representação da fração 3 sobre 6. Uma seta apontada para o número 3 e o texto quantidade de partes coloridas de amarelo. Uma outra seta apontada para o 6 e o texto quantidade de partes iguais em que a gura está dividida

Fração de uma quantidade

Luiz comprou 12 livros e, até o momento, leu

1 quarto

deles. Portanto, Luiz já leu 3 dos livros que comprou.

1 quarto

de 12 é igual a 3, pois 12 : 4 = 3.

Frações equivalentes

Frações que representam a mesma quantidade em relação a uma unidade são frações equivalentes.

Esquema. Figuras que representam frações equivalentes.
Da esquerda para a direita, a primeira figura é uma circunferência dividida em 3 partes iguais, sendo uma azul e os outras 2 brancas. Abaixo da figura,  a fração 1 terço.
A segunda figura também é uma circunferência dividida em 6 partes iguais, sendo 2 partes azuis e 4 partes brancas. Abaixo da figura, a fração 2 sextos.
A terceira figura também é um circunferência dividida em 12 partes iguais, sendo 4 partes azuis e 8 partes brancas.  Abaixo da figura, a fração 4 doze avos.

Quando multiplicamos ou dividimos o numerador e o denominador de uma fração por um mesmo número diferente de zero, obtemos uma fração equivalente à fração inicial.

1 terço

=

2 sexto

=

4 12 avos
Orientações e sugestões didáticas

Recorde

Verifique se os estudantes compreendem que a potenciação é uma multiplicação de fatores iguais e se não confundem essa operação com a multiplicação – que é uma adição de parcelas iguais. Se julgar necessário, apresente-lhes outros exemplos. Algumas sugestões são:

10 2 = 10 10 = 100

7 4 = 7 7 7 7 = .2401

Se julgar oportuno, aproveite o momento para verificar o conhecimento prévio dos estudantes acerca de potenciação envolvendo números decimais.

As propriedades das igualdades serão de suma importância para a introdução e o desenvolvimento das noções algébricas abordadas neste volume. Certifique-se de que os estudantes não apresentam dificuldades relacionadas a essa temática e, se necessário, explore outros exemplos com a turma.

Verifique se os estudantes compreendem a ideia de parte/todo relacionada às frações. Caso apresentem dificuldades, retome os conceitos que julgar necessários e proponha, a partir de figuras desenhadas no quadro, a escrita de frações que representem as partes pintadas. Além disso, verifique como eles realizam os cálculos de frações de uma quantidade – essa temática será importante para o cálculo de porcentagens.

As frações equivalentes são um importante pré-requisito para o trabalho com a comparação de números racionais, bem como com as operações nesse campo numérico. Certifique-se de que os estudantes dominam esse conteúdo e, se necessário, apresente-lhes outros exemplos.

transformações

Transformação de um número na fórma decimal para a fórma de fração

2,4 (lemos: “dois inteiros e quatro décimos”)

2,4 = 2 + 0,4 =

20 décimos

+

4 décimos

=

24 décimos

Transformação de um número na fórma de fração decimal para a fórma decimal

21 décimos

=

20 décimos

+

1 décimo

= 2 + 0,1 = 2,1

polígonos

Elementos de um polígono

Esquema.
Polígono irregular de 7 lados com todos os 7 ângulos internos sombreados e uma das diagonais traçadas.
Uma seta indica um dos vértices do polígono.
Uma seta indica um dos ângulos do polígono.
Uma seta indica a diagonal traçada do polígono.
Uma seta indica um lado do polígono.

Exemplos de quadriláteros

Figura geométrica. Um paralelogramo, um trapézio e um quadrilátero irregular, todos em roxo. Abaixo a legenda: Polígonos de 4 lados.

Exemplos de triângulos

Figura geométrica. Um triângulo isósceles, um triângulo retângulo e um triângulo irregular, todos em rosa. Abaixo a legenda: Polígonos de 3 lados.

probabilidade

Em uma urna há cinco bolinhas numeradas de 1 a 5. Ao sortearmos uma bolinha dessa urna, a probabilidade de ela conter o número 4 é

1 quinto

, 20% ou 0,2.

Poliedros

Elementos de um poliedro

Esquema.
Um cubo verde.
Uma seta indica um dos vértices do cubo. Esse vértice está em vermelho.
Uma seta indica uma das faces do cubo.
Uma seta indica uma aresta do cubo. Essa aresta está em vermelho.

Exemplos de prismas

Figura geométrica. 
Um paralelepípedo azul. A base é maior que sua altura.

Figura geométrica. 
Figura geométrica. 
Um prisma de base triangular verde.

Exemplos de pirâmides

Figura geométrica. 
Uma pirâmide de base quadrada azul.

Figura geométrica. 
Uma pirâmide de base triangular laranja.
Orientações e sugestões didáticas

Avalie como os estudantes realizam as transformações envolvendo números na fórma decimal e na fórma de fração. Esse conteúdo é fundamental para comparar números racionais e representá-los na reta numérica. Se julgar conveniente, proponha aos estudantes, utilizando essas transformações, que comparem os números 2,5 e

9 quartos

.

Ao trabalhar com a temática probabilidade, verifique se os estudantes percebem que a probabilidade é dada pela razão entre o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis. Se julgar necessário, questione-os a respeito da quantidade de bolinhas com o número 4 e do total de bolinhas que há na urna. Por fim, verifique se eles estabelecem a relação entre porcentagem, fração decimal e número decimal.

Se necessário, leve para a sala de aula representações de poliedros para que os estudantes as manipulem e localizem os elementos apresentados na página. Além disso, desafie-os a quantificar esses elementos nas representações em questão.

Represente alguns polígonos no quadro e questione a turma a respeito do número de lados, vértices e ângulos que eles possuem. Aproveite o momento e desafie os estudantes a nomearem os polígonos representados de acordo com o número de lados.

A identificação de triângulos e seus elementos é de suma importância para a construção dessa figura e também para a investigação de algumas de suas propriedades. Aproveite os triângulos apresentados na página e faça questionamentos como: “Há triângulos com ângulos retos? Como esses triângulos são chamados?”, “Algum dos triângulos possui todos os lados de mesma medida de comprimento?”.

Aproveite os quadriláteros apresentados para verificar o conhecimento prévio dos estudantes acerca dos paralelogramos e dos trapézios. Entre as figuras apresentadas na página, há um trapézio e um paralelogramo.

Avaliação diagnóstica

faça as atividades no caderno

MOSTRE O QUE VOCÊ JÁ SABE

1. A parte pintada de azul nesta figura representa a fração

1 terço

.

Figura geométrica. 
Retângulo dividido em 3 partes iguais, sendo uma delas azul e as outras 2 são brancas.

 

Em qual alternativa está representada uma fração equivalente a

1 terço

?

a)

2 sextos

b)

3 sextos

c)

1 nono

d)

2 nonos

2. Observe a reta numérica a seguir.

Ilustração.
Uma reta numérica com sentido para direita. Com o número zero representado na extremidade esquerda e a fração 3 meios  representada na extremidade direita.  Na reta há traços que indicam a posição desses números e com a escrita desses números alinhada abaixo desses traços.

O trecho entre o zero e o  3 meios  tem mais dois traços, sendo que embaixo do primeiro está indicado a fração 1 meio e embaixo do segundo está indicada a letra A.

A distância entre o traço correspondente ao número 0 e o traço correspondente à fração 1 meio é menor do que a distância entre o traço correspondente à fração  1 meio e o traço correspondente à letra A. 

A distância entre o traço correspondente ao número 0 e o traço correspondente à fração 1 meio é maior do que a distância entre o traço correspondente à letra A e o traço correspondente à fração  3 meios.

Qual das seguintes frações deve ocupar a posição indicada pelo ponto a?

a)

1 terço

b)

2 quintos

c)

5 quartos

d)

7 quartos

3. Em uma escola,

1 terço

dos estudantes pratica futebol,

1 oitavo

pratica natação e

1 quarto

pratica vôlei. Sabendo que cada estudante pratica apenas um tipo de esporte, qual fração dos estudantes dessa escola pratica futebol, natação ou vôlei?

a)

3 quinze avos

b)

4 11 avos

c)

3 24 avos

d)

17 24 avos

4. Júlio está comprando um computador no valor de .2500 reais. Como ele fará o pagamento à vista, ganhou um desconto de 15%. Qual é o valor que Júlio pagará por esse computador?

a) 375 reais

b) .2000 reais

c) .2125 reais

d) .2875 reais

5. Um cientista está realizando um experimento no laboratório. Inicialmente, a substância que ele está preparando estava a uma temperatura cuja medida era de 20 graus Celsius. Em seguida, ele aqueceu a substância até atingir o triplo dessa medida de temperatura. Ao final, ele resfriou essa substância para que sua medida de temperatura diminuísse em 50 graus Celsius.

Qual é a medida da temperatura final dessa substância, em grau Celsius?

a) 0

b) 10

c) 30

d) 70

6. Ricardo construiu a sequência numérica a seguir, porém, ele acabou apagando um dos números que escreveu.

Ilustração.
A folha de um caderno com linhas horizontais.
Nessa folha estão escritos, da esquerda para a direita, separados por vírgulas, os números 3, 8, 13 e 23.
Entre os números 13 e 23 há um espaço cinza que indica que falta um número.

Qual dos seguintes números deve ocupar a posição daquele que Ricardo apagou na sequência numérica construída por ele?

a) 14

b) 15

c) 17

d) 18

7. Observe a seguir a balança de dois pratos em equilíbrio.

Ilustração.
Balança de dois pratos em equilíbrio.
O prato da esquerda tem 3 objetos com suas massas indicadas. Um tem massa x, outro tem massa 100 g e o outro tem massa 150 g.
O prato da direita tem 2 objetos com suas massas indicadas. Um tem massa 500 g e o outro tem massa 50 g.

Qual é a medida da massa da caixa x?

a) 100 gramas

b) 150 gramas

c) 300 gramas

d) 500 gramas

8. As figuras a seguir foram construídas na mesma malha quadriculada.

Ilustração. duas figuras em uma malha quadriculada. Figura 1 formada de linhas retas e curvas ocupando aproximadamente 15 quadradinhos da malha. Figura 2 formada por linhas retas ocupando aproximadamente 18 quadradinhos da malha.
Respostas e comentários

1. alternativa a

2. alternativa c

3. alternativa d

4. alternativa c

5. alternativa b

6. alternativa d

7. alternativa c

Orientações e sugestões didáticas

Avaliação diagnóstica

Uma maneira de auxiliar os estudantes com dificuldade na resolução da atividade 1 é dividir cada parte da figura ao meio, obtendo seis partes iguais, observando que teríamos, nesse caso, duas partes em 6. Pode também ser feita uma divisão em nove partes iguais, para que os estudantes percebam que a fração equivalente de denominador 9 precisaria ser

3 nonos

.

Para explorar a representação de números racionais na fórma fracionária em uma reta numérica, como na atividade 2, pode ser abordada a representação mista, por exemplo,

Sentença matemática. 7 quartos é igual a 1 vezes 3 quartos

, com o intuito de estabelecer relação com as representações de números maiores do que 1 inteiro.

Na atividade 3, os estudantes que indicaram a alternativa a podem apenas ter escolhido uma fração com numerador igual à soma dos numeradores e denominador igual à soma dos denominadores das três frações envolvidas. Para auxiliar os estudantes na adição de números racionais na fórma fracionária, pode ser retomado o estudo das frações equivalentes, recorrendo a representações gráficas para facilitar a compreensão das transformações.

Os estudantes que escolheram a alternativa a, na atividade 4, podem ter calculado corretamente a porcentagem, mas tiveram dificuldade em determinar o preço final do produto. Para favorecer a compreensão desse conteúdo, podem ser levados para a sala de aula folhetos de lojas contendo preços de produtos e porcentagens relacionadas a descontos ou acréscimos para que os estudantes interpretem os dados e efetuem os cálculos corretamente.

Para sanar as dúvidas da turma em relação à atividade 5, pode ser utilizada a reta numérica para a interpretação dos resultados, considerando que as adições ocorram por deslocamentos para a direita, enquanto as subtrações devem estar associadas a deslocamentos para a esquerda.

Para contribuir com a compreensão da atividade 6, peça aos estudantes que calculem as diferenças entre dois termos sucessivos de uma sequência para que, ao identificarem a regularidade, possam determinar um termo qualquer a partir da regularidade observada.

Para favorecer a aprendizagem do conteúdo explorado na atividade 7, podem ser propostos aos estudantes outros problemas envolvendo balança de dois pratos e sua resolução utilizando expressões numéricas, de modo a favorecer posteriormente a construção de expressões algébricas.

Considerando cada quadradinho da malha como uma unidade de medida de área (u.a.), em relação à medida da área das figuras 1 e 2, podemos afirmar que:

a) A figura 1 mede aproximadamente 15 unidades de medida de área e a figura 2, aproximadamente 15 unidades de medida de área

b) A figura 1 mede aproximadamente 15 unidades de medida de área e a figura 2, aproximadamente 18 unidades de medida de área

c) A figura 1 mede aproximadamente 20 unidades de medida de área e a figura 2, aproximadamente vinte e uma unidades de medida de área

d) A figura 1 mede aproximadamente 17 unidades de medida de área e a figura 2, aproximadamente 18 unidades de medida de área

9. Observe o mosaico apresentado a seguir.

Ilustração. Mosaico colorido com formato de um retângulo. O mosaico é composto por polígonos com 3 e 4 lados.

Quais figuras geométricas planas estão presentes nesse mosaico?

a) Triângulos e hexágonos.

b) Triângulos e quadriláteros.

c) Quadriláteros e pentágonos.

d) Pentágonos e hexágonos.

10. Guilherme comprou um reservatório de água para instalar em sua chácara e pretende utilizá-lo para armazenar água da chuva. O formato e as medidas desse reservatório são indicados a seguir.

Ilustração. Um paralelepípedo azul com as medidas de 3 arestas indicadas. As medidas são 8 decímetros, 8 decímetros e 10 decímetros.

Qual é a medida de volume de água que pode ser armazenada nesse reservatório?

a) 26 decímetros cúbicos

b) 64 decímetros cúbicos

c) 224 decímetros cúbicos

d) 640 decímetros cúbicos

11. Na malha quadriculada a seguir, foram construídos um triângulo e um retângulo.

Retângulo dividido em 36 quadrados iguais em 9 fileiras na vertical com 6 quadrados cada. 
Pintado sobre esses quadrados há um triângulo retângulo verde. Ele tem base correspondente a 4 lados do quadrado e altura correspondente a 4 lados do quadrado.

Também pintado sobre esses quadrados há um  retângulo verde. Ele tem base correspondente a 2 lados do quadrado e altura correspondente a 4 lados do quadrado

Que relação podemos estabelecer entre as medidas de área dessas figuras?

a) O triângulo e o retângulo têm mesma medida de área.

b) A medida da área do triângulo é o dobro da medida da área do retângulo.

c) A medida da área do triângulo é metade da medida da área do retângulo.

d) A medida da área do triângulo é o triplo da medida da área do retângulo.

12. João está brincando com seus amigos com um jogo de tabuleiro. A cada rodada, ele precisa lançar um dado honesto de seis faces.

Qual é a probabilidade de João obter o número 6 no lançamento do dado?

a)

1 sexto

b)

1 meio

c)

5 sextos

d)

6 sextos

13. O gráfico a seguir apresenta a taxa de desmatamento da Floresta Amazônica brasileira medida em quilômetro quadrado.

Gráfico. 
Gráfico de barras simples verticais.
Título do gráfico: Taxa de desmatamento da floresta amazônica brasileira.
Eixo horizontal perpendicular a um eixo vertical. 
O eixo vertical tem 5 tracinhos igualmente espaçados e nele estão indicados, de baixo para cima, os números  zero, 5 mil, 10 mil, 15 mil e 20 mil.  Ele está rotulado como Taxa de desmatamento, em quilômetros quadrados. 
No eixo horizontal estão indicados os anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Ele está rotulado como Ano. 
Sobre o eixo horizontal há 4 barras vermelhas com a mesma largura, indicando que em 2017  a taxa de desmatamento foi de 6 mil 947 quilômetros quadrados, em 2018 foi de 7 mil 536 quilômetros quadrados, em 2019 foi de 10 mil 129 quilômetros quadrados, em 2020 foi de 10 mil 851 quilômetros quadrados.
Dados obtidos em: INPE, 2021. Disponível em: https://oeds.link/54BCRz. Acesso em: 8 junho. 2022.

Em qual ano ocorreu a maior taxa de desmatamento durante esse período?

a) 2017

b) 2018

c) 2019

d) 2020

Respostas e comentários

8. alternativa b

9. alternativa b

10. alternativa d

11. alternativa a

12. alternativa a

13. alternativa d

Orientações e sugestões didáticas

Diante de dificuldades para resolver a atividade 8, pode ser realizado um trabalho para contribuir com a interpretação e a resolução de problemas envolvendo figuras equidecomponíveis ou não, nos quais os estudantes verificam se figuras de formatos diferentes têm a mesma medida de área por meio da decomposição por quadrados ou retângulos. Se julgar oportuno, proponha problemas semelhantes a esse ou peça aos estudantes que construam figuras em papel quadriculado ou em softwares de Geometria dinâmica, com o objetivo de estudar a medida de área por meio da decomposição das figuras com base na malha considerada.

Para a atividade 9, pode ser realizado um trabalho com a construção de polígonos com régua e compasso, bem como a construção de mosaicos e ladrilhamentos utilizando tipos específicos de polígono, de modo que os estudantes relacionem corretamente as nomenclaturas com o número de lados dos polígonos. Para evitar acidentes, oriente os estudantes a manusear o compasso com cuidado.

Na resolução da atividade 10, é importante discutir com a turma a diferença entre os conceitos de medida de área e de medida de volume e a relação com as medidas de comprimento, de largura e de altura. Proponha aos estudantes outros problemas que envolvam o cálculo de medidas de volumes de blocos retangulares, utilizando outras unidades de medida.

Para complementar a atividade 11, podem ser apresentadas outras figuras em malhas quadriculadas, para que os estudantes avaliem a medida de suas áreas e calculem a medida de área em função da medida de área de cada quadradinho da malha, estabelecendo as relações entre essas medidas.

Para explorar a atividade 12, pode ser proposto aos estudantes um jogo que utilize dados, para que pensem nos possíveis resultados. Em seguida, é importante discutir com eles as chances de um evento acontecer, explorando o conceito de probabilidade.

O trabalho com gráficos que abordam temas atuais e da realidade, como o da atividade 13, é essencial para a vivência em sociedade. Assim, podem ser apresentados aos estudantes gráficos diversos, extraídos de jornais, internet, revistas, para que eles interpretem e escrevam conclusões simples, mas que evidenciem a compreensão do tema e das informações do gráfico.