AOS ESTUDANTES E AOS SENHORES PAIS

Este volume integra uma coleção destinada ao Ensino Fundamental, no segmento de 6º a 9º ano.

A obra é fruto de vários anos de trabalho e de pesquisa. Ela apresenta uma abordagem na qual as Ciências da Natureza aparecem entremeadas no estudo de temas vinculados à realidade.

Em seus quatro volumes, a coleção procura auxiliar o processo educativo a desenvolver nos estudantes capacidades que lhes serão úteis para aprender mais — por conta própria e ao longo de toda a vida — e atitudes desejáveis a qualquer cidadão consciente da realidade da sociedade em que vive e participante de suas decisões.

Cada um dos volumes da coleção pode ser utilizado de maneira versátil em diferentes locais do país, adaptando-se a variadas realidades. É fundamental ter em mente alguns pontos importantes:

  • Não é necessário que os capítulos deste livro sejam trabalhados na ordem em que aparecem. Diferentes sequências de conteúdos são possíveis, e o professor vai optar por aquela que for mais adequada à realidade local.
  • Em muitos capítulos podem ser feitas atividades adicionais, como projetos, pesquisas, apresentações, visitas, entrevistas, encenações e feiras de Ciências. Investir tempo na realização dessas atividades é importante para desenvolver as capacidades dos estudantes.
  • Nenhum livro didático é, por si só, completo. Ao utilizar este livro, os estudantes serão continuamente estimulados a consultar o dicionário e outras fontes de informação.

A seguir, são apresentadas algumas informações sobre a estrutura deste livro. Compreender essa estrutura é relevante para aproveitar ao máximo o que a obra tem para oferecer.

É nosso sincero desejo que esta obra contribua para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes e favoreça o aprendizado de conteúdos necessários à vida em sociedade.

Suas sugestões e críticas serão muito bem-vindas.

Os autores

APRESENTAÇÃO DA OBRA

Miniatura da página do livro com abertura de capítulo, composta por texto e imagem

ABERTURA DE CAPÍTULO

Na abertura de cada capítulo, existe uma foto que está relacionada ao assunto que será abordado. Na legenda dessa foto, você encontra um breve comentário ou uma pergunta. Se for uma pergunta e você ficar curioso para saber a resposta, ótimo! É essa mesmo a intenção. Você conseguirá responder à pergunta estudando o capítulo.

Miniatura da página do livro com a seção Motivação. Composta por textos e imagens.

MOTIVAÇÃO

É sempre a primeira seção do capítulo, logo após a foto de abertura. Nela, você encontrará uma notícia de revista, um texto da internet ou de livro, um experimento prático ou a descrição de alguma situação. A ideia é despertar seus conhecimentos prévios para ajudá-lo a aprender algo novo, relacionado ao tema em estudo.

Miniatura da página do livro com a seção Desenvolvimento do tema. Composta por textos e imagens.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA

Nessa seção, você vai aprender coisas novas que estão associadas ao que foi inicialmente apresentado na seção Motivação.

Miniatura da página do livro com a seção Organização de ideias: mapa conceitual. Composta por fluxograma.

ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS: MAPA CONCEITUAL

Os mapas conceituais são um modo organizado de relacionar os conceitos aprendidos. Logo, você se acostumará com eles e verá como o ajudam a estudar e a perceber as conexões entre os novos conhecimentos adquiridos.

Miniatura da página do livro com a seção Use o que aprendeu. Composta por textos e imagens.
Ícone. Lâmpada.

USE O QUE APRENDEU

Trata-se de uma lista de exercícios um pouco diferente da usual. A maioria dos exercícios deste livro pretende relacionar os conceitos estudados à sua aplicação em problemas práticos. Conhecimento não é para ser guardado. É para ser usado!

Miniatura da página do livro com a seção Explore diferentes linguagens. Composta por textos e imagens.
Ícone. Lupa.

EXPLORE DIFERENTES LINGUAGENS

Apresenta exercícios que envolvem diferentes fórmas de expressão, como esquemas, tabelas, gráficos, desenhos, cartazes, slogans, textos jornalísticos, encenações, charges, tirinhas etcétera

ATIVIDADES EM QUADROS INTERCALADOS AO CONTEÚDO

Ícone. Balão de pensamento.

Reflita sobre suas atitudes

Pretende dar umas “chacoalhadas” nas suas atitudes, por meio de perguntas que se referem ao modo como você vive e encara a vida. Às vezes, por causa dessas “chacoalhadas”, você pode desejar mudar para melhor alguns de seus hábitos. Se isso acontecer, parabéns!

Ícone. Grupo com três pessoas.

Trabalho em equipe

Apresenta atividades para serem executadas em grupo. Além de colocar em prática aquilo que está aprendendo, você exercitará algo muito importante para a vida: como atuar em conjunto para atingir uma finalidade comum.

Ícone. Pessoa lendo um livro.

Tema para pesquisa

Sugere temas que vão ajudá-lo a praticar o processo de busca de informações em outras fontes, como livros, enciclopédias, internet etcétera É muito importante pesquisar para que você não fique preso somente a este livro e perceba que é gostoso aprender e que existem muitos meios de fazer isso.

Ícone. Olho aberto.

Certifique-se de ter lido direito

Alerta para certos detalhes do texto que está sendo lido. Às vezes, é apenas relembrado que o dicionário deve ser consultado sempre que necessário. Outras vezes, é algo mais específico, como salientar alguma ideia ou passagem do texto. Saber ler com atenção é algo fundamental para a vida.

Ícone. Caderno.

Para fazer no seu caderno

Sugere atividades para você utilizar o que aprendeu e registrar suas conclusões no caderno. Essas atividades o ajudarão a aprender melhor o que está estudando.

Ícone. Dois balões de fala.

Para discussão em grupo

Apresenta temas para você discutir com seus colegas. Aprender a trocar ideias e a respeitar as opiniões das pessoas é fundamental para a vida em sociedade.

Ícone. Símbolo de internet.

Use a internet

Sugere buscas ou visitas a páginas da internet, que trazem informações complementares aos assuntos que você está estudando.

Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.

Curiosidades

Com títulos diversos, apresenta curiosidades sobre os temas, entre elas a origem de algumas palavras (Saiba de onde vêm as palavras).

Miniatura da página do livro com a seção Curiosidades. Composta por textos e imagens.

Macroáreas de temáticas contemporâneas ao longo da coleção

Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: saúde.Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: cidadania e civismo. Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: ciência e tecnologia. Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: meio ambiente. Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: multiculturalismo. Ícone. Tarja de fundo preto com texto

Cada selo indica uma temática que associa conteúdos científicos a aprendizagens contemporâneas e integradoras, contribuindo para a sua formação cidadã, política, social e ética.

Respostas e comentários

Apresentação da obra

Nesse item, as seções da obra são apresentadas aos estudantes. Há comentários sobre elas na primeira parte deste Manual do professor, explicando suas finalidades pedagógicas.

De olho na Bê êne cê cê!

A seguir, comentamos com­petências gerais e competências específicas de Ciências da Natureza previstas na Bê êne cê cê cujo desenvolvimento é favorecido pelas seções da obra, em linhas gerais. Não obstante, comentários pontuais são realizados ao longo do volume, neste manual.

Abertura de capítulo

A contextualização e/ou problematização envolvendo a imagem de abertura auxilia no desenvolvimento das competências gerais 1, 2, 3 e 8.

As imagens utilizadas nas aberturas, de um modo geral, auxiliam no desenvolvimento da competência específica 3.

Motivação

Essa seção possibilita desenvolver as competências gerais 2 e 7. Os textos e as atividades práticas que abrem um novo assunto, por meio dessa seção, tornam propício desenvolver as competências específicas 1, 2 e 5.

Desenvolvimento do tema

Por desenvolver as diversas temáticas de Ciências da Natureza, a seção propicia o trabalho com vários aspectos da Bê êne cê cê. Podemos destacar as competências gerais 1, 2, 3, 6, 7 e 10.

A abrangência dos temas que comparecem nesta seção também oportuniza desenvolver diversos aspectos das competências específicas de Ciências da Natureza. Algumas das possibilidades mais recorrentes são as competências específicas 1, 2, 3, 7 e 8.

Organização de ideias: mapa conceitual

Essa seção apresenta uma das possibilidades de inter-relacionar os conceitos aprendidos no capítulo. Mapas conceituais favorecem o desenvolvimento da competência geral 4.

A concatenação de ideias estimulada por essa seção também contribui para o trabalho com as competências específicas 2 e 3.

Sempre que considerar oportuno, estimule os estudantes a explorar outros encadeamentos. A primeira parte deste Manual do professor inclui orientações para você auxiliar os estudantes a aprender como elaborar seus próprios mapas conceituais a partir do que estudaram (veja o texto “Como ajudar os estudantes a construir um mapa conceitual“).

Use o que aprendeu e Explore diferentes linguagens

Nessas seções, há atividades que favorecem o desenvolvimento das competências gerais 1, 2, 4, 6 e 7.

Na seção Use o que aprendeu, muitas das atividades buscam promover o trabalho com as competências específicas 3, 4 e 5. Já a seção Explore diferentes linguagens, pela diversidade de atividades que propõe, contempla várias competências específicas de modos pontuais. De modo amplo, podemos mencionar as competências específicas 2 e 6.

Reflita sobre suas atitudes

Estimula reflexões individuais e relaciona-se mais proximamente às competências gerais 7 e 10 e às competências específicas 7 e 8.

Trabalho em equipe

Inclui propostas que poten­cializam, de modo especial, o desenvolvimento das competências gerais 4, 9 e 10 e das competências específicas 3 e 5.

Tema para pesquisa

Propõe a ampliação dos horizontes de conhecimento, ajudando a desenvolver as competências gerais 1 e 5.

Favorece ainda o trabalho com a competência específica 6.

Certifique-se de ter lido direito e Para fazer no seu caderno

Esses boxes visam propiciar a compreensão de conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, alinhando-se ao desenvolvimento da com­petência específica 2.

Para discussão em grupo

A troca de ideias entre os estudantes favorece, de modo especial, o desenvolvimento das competências gerais 4, 6, 9 e 10.

As propostas oportunizam também o trabalho com as competências específicas 3 e 5.

Use a internet

A proposta dessa seção, de modo geral, favorece o desenvolvimento da competência geral 5, bem como da competência específica 6.

Curiosidades – Saiba de onde vêm as palavras

Esse tipo de boxe, por explicar aos estudantes a etimologia dos termos científicos, favorece o desenvolvimento da competência específica 2.

Miniatura da página do livro com a seção Seu aprendizado não termina aqui. Composta por textos e imagens.

SEU APRENDIZADO NÃO TERMINA AQUI

Sempre é possível aprender mais. Não pensando em provas ou em “passar de ano”, mas porque aprender é agradável e nos permite conhecer melhor as coisas que acontecem conosco e ao nosso redor. Nessa seção, há recados que procuram incentivar a continuidade do aprendizado.

Miniatura da página do livro com a seção Amplie o vocabulário! Composta por textos e imagens.
Ícone. Letras A e Z.

AMPLIE O VOCABULÁRIO!

Atividade também vinculada aos blogs de Ciências da Natureza criados pelas equipes. Os quadros com o título Amplie o vocabulário! aparecem ao longo de todo o livro e destacam palavras cujo significado deve ser com­preen­dido pelo estudante e incorporado ao seu vocabulário.

Sugere-se que a classe discuta o significado de cada palavra e que, com a supervisão do professor, o significado das palavras seja esclarecido. A seguir, as palavras e seu significado devem ser publicados no blog da equipe.

A critério do professor, esse material, devido à sua riqueza cultural e utilidade para consultas e retomadas, pode ser relacionado em cartazes, em fichas ou nas páginas finais do caderno de cada estudante. Ao longo do ano, a lista de palavras vai aumentando e o vocabulário da turma também.

Miniatura da página do livro com a seção Isso vai para o nosso blog! Composta por textos e imagens.
Ícone. Símbolo de hashtag.

FECHAMENTO DE UNIDADE – ISSO VAI PARA O NOSSO blógui!

A turma é dividida em equipes, segundo critérios do professor. Cada equipe fica incumbida de criar e manter um blog sobre Ciências da Natureza. Essa atividade estimula a pesquisa de informações sobre temas de relevância (em jornais, revistas, livros, enciclopédias, internet e outras fontes), seguida da leitura e da seleção do material para postar no blog, bem como da discussão sobre o material publicado. A atividade desenvolve competências refe­rentes ao acesso e ao tratamento de informações, à discussão em grupo, à cooperação e à interação com os colegas. Frequen­­temente, os temas escolhidos favorecem reflexões que podem produzir mudanças benéficas de atitude.

Respostas e comentários

Seu aprendizado não termina aqui

A proposta de uma atividade facultativa e continuada no encerramento dos capítulos alinha-se com as competências gerais 1 e 2. Em alguns casos, abrange diversidade de saberes e vivências culturais, favorecendo a competência geral 6.

Essa seção pode contribuir também para o desenvolvimento das competências específicas 2 e 5, entre outras.

Amplie o vocabulário!

A atuação conjunta para a construção de redações apropriadas para os conceitos estudados possibilita que se desenvolvam as competências gerais 1, 2, 4, 5 e 9.

A proposta da seção alinha-se também com o que está enunciado na competência específica 1.

Fechamento de unidade – Isso vai para o nosso blog!

Em função do formato aberto das produções culturais que as equipes de estudantes podem realizar, essa seção é uma das mais ricas no que tange a potencializar competências e habilidades. A diversidade dos temas propostos, ao longo dos volumes, também contribui para isso, pois, entre eles, há assuntos ligados aos conhecimentos científicos de Astronomia, Biologia, Física, Geologia e Química, à saúde e ao bem-estar humanos, ao meio ambiente e à relação entre ciência, tecnologia e sociedade.

Assim, a seção possibilita desenvolver, em maior ou menor grau, todas as competências gerais da Bê êne cê cê, principalmente as competências gerais 1, 4, 5, 9 e 10.

Quanto às competências específicas de Ciências da Natureza, cumpre-nos destacar o trabalho com as competências específicas 4, 6 e 8.

Miniaturas de três páginas do livro com propostas de projetos. Composta por texto e imagens.
Miniatura da página do livro com uma das propostas de projetos. Composta por texto e imagem.
Miniatura da página do livro com uma das propostas de projetos. Composta por texto e imagem.
Miniatura da página do livro com uma das propostas de projetos. Composta por texto e imagem.
Ícone. Vidraria de laboratório.

SUPLEMENTO DE PROJETOS

O Suplemento de projetos, no final do livro, apresenta propostas de atividades que os estudantes poderão realizar sob a supervisão do professor. Tais atividades ajudarão o estudante a ampliar sua compreensão de conteúdos estudados no livro.

Respostas e comentários

Suplemento de projetos

As atividades propostas nessa parte do volume versam sobre diferentes aspectos conceituais nele estudados e proporcionam, em sua maioria, o desenvolvimento das competências gerais 2, 9 e 10 da Bê êne cê cê e das competências específicas 2, 3 e 5.

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1

BIODIVERSIDADE

Motivação 13

Desenvolvimento do tema 14

1. O que significa fazer uma classificação? 14

2. A variedade dos seres vivos 14

3. Classificando os seres vivos 14

4. O conceito de espécie 16

5. Nome das espécies: o sistema de Lineu 16

6. Gênero 17

7. Diferenças individuais em uma espécie 18

8. Biodiversidade 19

9. O que é extinção de uma espécie? 20

10. Recordando: células são estruturas vivas 21

11. Procariotos e eucariotos 23

12. Os três domínios de seres vivos 24

Organização de ideias: mapa conceitual 26

Use o que aprendeu 27

Explore diferentes linguagens 28

Seu aprendizado não termina aqui 33

CAPÍTULO 2

ADAPTAÇÃO DOS SERES VIVOS

Motivação 35

Desenvolvimento do tema 36

1. O que é adaptação? 36

2. Como acontece a adaptação? 36

3. O conceito de ecossistema 37

4. Adaptações aos fatores não vivos 37

5. Adaptação e teias alimentares 39

6. Adaptações ligadas à alimentação 42

7. Adaptações relacionadas à propagação da espécie 43

8. Interação com outros seres vivos 43

9. Fluxo de energia nos ecossistemas 44

10. Fluxo de matéria nos ecossistemas 46

Organização de ideias: mapa conceitual 47

Use o que aprendeu 48

Explore diferentes linguagens 49

Seu aprendizado não termina aqui 51

CAPÍTULO 3

DIVERSIDADE DA VIDA MICROSCÓPICA

Motivação 53

Desenvolvimento do tema 53

1. Protozoários 54

2. Há protozoários que causam doenças 54

3. Bactérias 56

4. Há bactérias que causam doenças 57

5. Reprodução das bactérias 57

6. Vírus 58

7. Como ficamos gripados? 59

8. Então os vírus são seres vivos? 59

9. Doenças causadas por vírus 60

Organização de ideias: mapa conceitual 65

Use o que aprendeu 65

Explore diferentes linguagens 66

Seu aprendizado não termina aqui 68

Isso vai para o nosso blog! – As defesas do nosso corpo 69

CAPÍTULO 4

FUNGOS

Motivação 71

Desenvolvimento do tema 71

1. O fermento biológico é constituído por fungos 71

2. Fungos 72

3. As leveduras 73

4. Os bolores 74

5. Os cogumelos e as orelhas-de-pau 75

6. Liquens 77

Organização de ideias: mapa conceitual 78

Use o que aprendeu 78

Explore diferentes linguagens 79

Seu aprendizado não termina aqui 80

CAPÍTULO 5

ANIMAIS INVERTEBRADOS: PRINCIPAIS GRUPOS

Motivação 82

Desenvolvimento do tema 82

1. Poríferos 82

2. Cnidários 84

3. Platelmintos 85

4. Nematódeos 86

5. Anelídeos 86

6. Moluscos 88

7. Artrópodes 89

8. Equinodermos 95

Organização de ideias: mapa conceitual 97

Explore diferentes linguagens 97

Seu aprendizado não termina aqui 101

CAPÍTULO 6

SANEAMENTO BÁSICO

Motivação 103

Desenvolvimento do tema 103

1. Parasitismo: uma estratégia de vida 103

2. Esquistossomose 104

3. Teníase 105

4. Cisticercose 106

5. Amarelão 107

6. Ascaridíase 108

7. Água potável e tratamento caseiro 109

8. Distribuição de água encanada 110

9. Águas servidas 111

10. Microrganismos nas águas servidas 111

11. Doenças veiculadas pela água 113

12. Higiene pessoal 114

13. Os tipos de fossa 115

14. Tratamento de esgoto 115

15. Saneamento básico 117

16. Poluição da água 118

Organização de ideias: mapa conceitual 121

Use o que aprendeu 122

Explore diferentes linguagens 123

Seu aprendizado não termina aqui 127

Isso vai para o nosso blog! – Doenças contagiosas e saneamento 128

CAPÍTULO 7

PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS

Motivação 130

Desenvolvimento do tema 130

1. Endoesqueleto e exoesqueleto 130

2. A coluna vertebral 130

3. A diversidade dos vertebrados 131

4. Noções sobre reprodução animal 132

5. Peixes 134

Motivação 139

Desenvolvimento do tema 139

6. Anfíbios 139

7. Répteis 142

Organização de ideias: mapa conceitual 148

Use o que aprendeu 149

Explore diferentes linguagens 150

Seu aprendizado não termina aqui 150

CAPÍTULO 8

AVES E MAMÍFEROS

Motivação 153

Desenvolvimento do tema 154

1. Aves 154

2. Mamíferos 157

3. O controle da temperatura corporal 159

Organização de ideias: mapa conceitual 160

Use o que aprendeu 161

Explore diferentes linguagens 161

Seu aprendizado não termina aqui 164

CAPÍTULO 9

PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS

Motivação 166

Desenvolvimento do tema 166

1. Floresta Amazônica 166

2. Mata Atlântica 170

3. Floresta de Araucárias 171

4. Caatinga 172

5. Faixa de transição: Mata dos Cocais 172

6. Cerrado 173

7. Faixa de transição: Pantanal 174

8. Pampas 175

Organização de ideias: mapa conceitual 177

Use o que aprendeu 178

Explore diferentes linguagens 178

Seu aprendizado não termina aqui 179

Isso vai para o nosso blog! – Ecossistemas e ameaças a eles 180

CAPÍTULO 10

MÁQUINAS SIMPLES

Motivação 182

Desenvolvimento do tema 182

1. Há vários tipos de máquinas 182

2. O que são máquinas simples? 182

3. Roda-eixo 183

4. Alavanca 183

5. Polia ou roldana 184

6. Engrenagem 185

7. Plano inclinado 186

Motivação 187

Desenvolvimento do tema 187

8. Cunha 187

9. Parafuso 188

10. Tecnologia e seus impactos 190

Organização de ideias: mapa conceitual 192

Use o que aprendeu 193

Explore diferentes linguagens 193

Seu aprendizado não termina aqui 194

CAPÍTULO 11

TEMPERATURA, CALOR E EFEITO ESTUFA

Motivação 196

Desenvolvimento do tema 196

1. Escala de temperatura 196

2. Calor e troca de calor 198

3. Condução térmica 199

4. Convecção térmica 201

Motivação 203

Desenvolvimento do tema 203

5. Sensações térmicas podem enganar 203

6. Irradiação térmica 205

7. Como funciona a garrafa térmica? 206

8. Aquecimento global 207

Organização de ideias: mapa conceitual 210

Use o que aprendeu 211

Explore diferentes linguagens 212

Seu aprendizado não termina aqui 212

CAPÍTULO 12

GASES DA ATMOSFERA E PLACAS DA LITOSFERA

Motivação 214

Desenvolvimento do tema 214

1. O ar é uma mistura 214

2. O gás oxigênio 215

3. O gás nitrogênio 218

4. O gás carbônico 218

5. Poluição do ar 219

6. A camada de ozônio e a poluição por CFCs 222

7. Placas litosféricas 223

8. Vulcões, terremotos e tsunamis 228

Organização de ideias: mapa conceitual 229

Use o que aprendeu 230

Explore diferentes linguagens 230

Seu aprendizado não termina aqui 232

Isso vai para o nosso blog! – Tecnologia ao longo da História 233

SUPLEMENTO DE PROJETOS 234

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO 242