AOS ESTUDANTES E AOS SENHORES PAIS
Este volume integra uma coleção destinada ao Ensino Fundamental, no segmento de 6º a 9º ano.
A obra é fruto de vários anos de trabalho e de pesquisa. Ela apresenta uma abordagem na qual as Ciências da Natureza aparecem entremeadas no estudo de temas vinculados à realidade.
Em seus quatro volumes, a coleção procura auxiliar o processo educativo a desenvolver nos estudantes capacidades que lhes serão úteis para aprender mais — por conta própria e ao longo de toda a vida — e atitudes desejáveis a qualquer cidadão consciente da realidade da sociedade em que vive e participante de suas decisões.
Cada um dos volumes da coleção pode ser utilizado de maneira versátil em diferentes locais do país, adaptando-se a variadas realidades. É fundamental ter em mente alguns pontos importantes:
- Não é necessário que os capítulos deste livro sejam trabalhados na ordem em que aparecem. Diferentes sequências de conteúdos são possíveis, e o professor vai optar por aquela que for mais adequada à realidade local.
- Em muitos capítulos podem ser feitas atividades adicionais, como projetos, pesquisas, apresentações, visitas, entrevistas, encenações e feiras de Ciências. Investir tempo na realização dessas atividades é importante para desenvolver as capacidades dos estudantes.
- Nenhum livro didático é, por si só, completo. Ao utilizar este livro, os estudantes serão continuamente estimulados a consultar o dicionário e outras fontes de informação.
A seguir, são apresentadas algumas informações sobre a estrutura deste livro. Compreender essa estrutura é relevante para aproveitar ao máximo o que a obra tem para oferecer.
É nosso sincero desejo que esta obra contribua para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes e favoreça o aprendizado de conteúdos necessários à vida em sociedade.
Suas sugestões e críticas serão muito bem-vindas.
Os autores
APRESENTAÇÃO DA OBRA
ABERTURA DE CAPÍTULO
Na abertura de cada capítulo, existe uma foto que está relacionada ao assunto que será abordado. Na legenda dessa foto, você encontra um breve comentário ou uma pergunta. Se for uma pergunta e você ficar curioso para saber a resposta, ótimo! É essa mesmo a intenção. Você conseguirá responder à pergunta estudando o capítulo.
MOTIVAÇÃO
É sempre a primeira seção do capítulo, logo após a foto de abertura. Nela, você encontrará uma notícia de revista, um texto da internet ou de livro, um experimento prático ou a descrição de alguma situação. A ideia é despertar seus conhecimentos prévios para ajudá-lo a aprender algo novo, relacionado ao tema em estudo.
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Nessa seção, você vai aprender coisas novas que estão associadas ao que foi inicialmente apresentado na seção Motivação.
ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS: MAPA CONCEITUAL
Os mapas conceituais são um modo organizado de relacionar os conceitos aprendidos. Logo, você se acostumará com eles e verá como o ajudam a estudar e a perceber as conexões entre os novos conhecimentos adquiridos.
USE O QUE APRENDEU
Trata-se de uma lista de exercícios um pouco diferente da usual. A maioria dos exercícios deste livro pretende relacionar os conceitos estudados à sua aplicação em problemas práticos. Conhecimento não é para ser guardado. É para ser usado!
EXPLORE DIFERENTES LINGUAGENS
Apresenta exercícios que envolvem diferentes fórmas de expressão, como esquemas, tabelas, gráficos, desenhos, cartazes, slogans, textos jornalísticos, encenações, charges, tirinhas etcétera
ATIVIDADES EM QUADROS INTERCALADOS AO CONTEÚDO
Reflita sobre suas atitudes
Pretende dar umas “chacoalhadas” nas suas atitudes, por meio de perguntas que se referem ao modo como você vive e encara a vida. Às vezes, por causa dessas “chacoalhadas”, você pode desejar mudar para melhor alguns de seus hábitos. Se isso acontecer, parabéns!
Trabalho em equipe
Apresenta atividades para serem executadas em grupo. Além de colocar em prática aquilo que está aprendendo, você exercitará algo muito importante para a vida: como atuar em conjunto para atingir uma finalidade comum.
Tema para pesquisa
Sugere temas que vão ajudá-lo a praticar o processo de busca de informações em outras fontes, como livros, enciclopédias, internet etcétera É muito importante pesquisar para que você não fique preso somente a este livro e perceba que é gostoso aprender e que existem muitos meios de fazer isso.
Certifique-se de ter lido direito
Alerta para certos detalhes do texto que está sendo lido. Às vezes, é apenas relembrado que o dicionário deve ser consultado sempre que necessário. Outras vezes, é algo mais específico, como salientar alguma ideia ou passagem do texto. Saber ler com atenção é algo fundamental para a vida.
Para fazer no seu caderno
Sugere atividades para você utilizar o que aprendeu e registrar suas conclusões no caderno. Essas atividades o ajudarão a aprender melhor o que está estudando.
Para discussão em grupo
Apresenta temas para você discutir com seus colegas. Aprender a trocar ideias e a respeitar as opiniões das pessoas é fundamental para a vida em sociedade.
Use a internet
Sugere buscas ou visitas a páginas da internet, que trazem informações complementares aos assuntos que você está estudando.
Curiosidades
Com títulos diversos, apresenta curiosidades sobre os temas, entre elas a origem de algumas palavras (Saiba de onde vêm as palavras).
Macroáreas de temáticas contemporâneas ao longo da coleção
Cada selo indica uma temática que associa conteúdos científicos a aprendizagens contemporâneas e integradoras, contribuindo para a sua formação cidadã, política, social e ética.
Respostas e comentários
Apresentação da obra
Nesse item, as seções da obra são apresentadas aos estudantes. Há comentários sobre elas na primeira parte deste Manual do professor, explicando suas finalidades pedagógicas.
De olho na Bê êne cê cê!
A seguir, comentamos competências gerais e competências específicas de Ciências da Natureza previstas na Bê êne cê cê cujo desenvolvimento é favorecido pelas seções da obra, em linhas gerais. Não obstante, comentários pontuais são realizados ao longo do volume, neste manual.
Abertura de capítulo
A contextualização e/ou problematização envolvendo a imagem de abertura auxilia no desenvolvimento das competências gerais 1, 2, 3 e 8.
As imagens utilizadas nas aberturas, de um modo geral, auxiliam no desenvolvimento da competência específica 3.
Motivação
Essa seção possibilita desenvolver as competências gerais 2 e 7. Os textos e as atividades práticas que abrem um novo assunto, por meio dessa seção, tornam propício desenvolver as competências específicas 1, 2 e 5.
Desenvolvimento do tema
Por desenvolver as diversas temáticas de Ciências da Natureza, a seção propicia o trabalho com vários aspectos da Bê êne cê cê. Podemos destacar as competências gerais 1, 2, 3, 6, 7 e 10.
A abrangência dos temas que comparecem nesta seção também oportuniza desenvolver diversos aspectos das competências específicas de Ciências da Natureza. Algumas das possibilidades mais recorrentes são as competências específicas 1, 2, 3, 7 e 8.
Organização de ideias: mapa conceitual
Essa seção apresenta uma das possibilidades de inter-relacionar os conceitos aprendidos no capítulo. Mapas conceituais favorecem o desenvolvimento da competência geral 4.
A concatenação de ideias estimulada por essa seção também contribui para o trabalho com as competências específicas 2 e 3.
Sempre que considerar oportuno, estimule os estudantes a explorar outros encadeamentos. A primeira parte deste Manual do professor inclui orientações para você auxiliar os estudantes a aprender como elaborar seus próprios mapas conceituais a partir do que estudaram (veja o texto “Como ajudar os estudantes a construir um mapa conceitual“).
Use o que aprendeu e Explore diferentes linguagens
Nessas seções, há atividades que favorecem o desenvolvimento das competências gerais 1, 2, 4, 6 e 7.
Na seção Use o que aprendeu, muitas das atividades buscam promover o trabalho com as competências específicas 3, 4 e 5. Já a seção Explore diferentes linguagens, pela diversidade de atividades que propõe, contempla várias competências específicas de modos pontuais. De modo amplo, podemos mencionar as competências específicas 2 e 6.
Reflita sobre suas atitudes
Estimula reflexões individuais e relaciona-se mais proximamente às competências gerais 7 e 10 e às competências específicas 7 e 8.
Trabalho em equipe
Inclui propostas que potencializam, de modo especial, o desenvolvimento das competências gerais 4, 9 e 10 e das competências específicas 3 e 5.
Tema para pesquisa
Propõe a ampliação dos horizontes de conhecimento, ajudando a desenvolver as competências gerais 1 e 5.
Favorece ainda o trabalho com a competência específica 6.
Certifique-se de ter lido direito e Para fazer no seu caderno
Esses boxes visam propiciar a compreensão de conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, alinhando-se ao desenvolvimento da competência específica 2.
Para discussão em grupo
A troca de ideias entre os estudantes favorece, de modo especial, o desenvolvimento das competências gerais 4, 6, 9 e 10.
As propostas oportunizam também o trabalho com as competências específicas 3 e 5.
Use a internet
A proposta dessa seção, de modo geral, favorece o desenvolvimento da competência geral 5, bem como da competência específica 6.
Curiosidades – Saiba de onde vêm as palavras
Esse tipo de boxe, por explicar aos estudantes a etimologia dos termos científicos, favorece o desenvolvimento da competência específica 2.
SEU APRENDIZADO NÃO TERMINA AQUI
Sempre é possível aprender mais. Não pensando em provas ou em “passar de ano”, mas porque aprender é agradável e nos permite conhecer melhor as coisas que acontecem conosco e ao nosso redor. Nessa seção, há recados que procuram incentivar a continuidade do aprendizado.
AMPLIE O VOCABULÁRIO!
Atividade também vinculada aos blogs de Ciências da Natureza criados pelas equipes. Os quadros com o título Amplie o vocabulário! aparecem ao longo de todo o livro e destacam palavras cujo significado deve ser compreendido pelo estudante e incorporado ao seu vocabulário.
Sugere-se que a classe discuta o significado de cada palavra e que, com a supervisão do professor, o significado das palavras seja esclarecido. A seguir, as palavras e seu significado devem ser publicados no blog da equipe.
A critério do professor, esse material, devido à sua riqueza cultural e utilidade para consultas e retomadas, pode ser relacionado em cartazes, em fichas ou nas páginas finais do caderno de cada estudante. Ao longo do ano, a lista de palavras vai aumentando e o vocabulário da turma também.
FECHAMENTO DE UNIDADE – ISSO VAI PARA O NOSSO blógui!
A turma é dividida em equipes, segundo critérios do professor. Cada equipe fica incumbida de criar e manter um blog sobre Ciências da Natureza. Essa atividade estimula a pesquisa de informações sobre temas de relevância (em jornais, revistas, livros, enciclopédias, internet e outras fontes), seguida da leitura e da seleção do material para postar no blog, bem como da discussão sobre o material publicado. A atividade desenvolve competências referentes ao acesso e ao tratamento de informações, à discussão em grupo, à cooperação e à interação com os colegas. Frequentemente, os temas escolhidos favorecem reflexões que podem produzir mudanças benéficas de atitude.
Respostas e comentários
Seu aprendizado não termina aqui
A proposta de uma atividade facultativa e continuada no encerramento dos capítulos alinha-se com as competências gerais 1 e 2. Em alguns casos, abrange diversidade de saberes e vivências culturais, favorecendo a competência geral 6.
Essa seção pode contribuir também para o desenvolvimento das competências específicas 2 e 5, entre outras.
Amplie o vocabulário!
A atuação conjunta para a construção de redações apropriadas para os conceitos estudados possibilita que se desenvolvam as competências gerais 1, 2, 4, 5 e 9.
A proposta da seção alinha-se também com o que está enunciado na competência específica 1.
Fechamento de unidade – Isso vai para o nosso blog!
Em função do formato aberto das produções culturais que as equipes de estudantes podem realizar, essa seção é uma das mais ricas no que tange a potencializar competências e habilidades. A diversidade dos temas propostos, ao longo dos volumes, também contribui para isso, pois, entre eles, há assuntos ligados aos conhecimentos científicos de Astronomia, Biologia, Física, Geologia e Química, à saúde e ao bem-estar humanos, ao meio ambiente e à relação entre ciência, tecnologia e sociedade.
Assim, a seção possibilita desenvolver, em maior ou menor grau, todas as competências gerais da Bê êne cê cê, principalmente as competências gerais 1, 4, 5, 9 e 10.
Quanto às competências específicas de Ciências da Natureza, cumpre-nos destacar o trabalho com as competências específicas 4, 6 e 8.
SUPLEMENTO DE PROJETOS
O Suplemento de projetos, no final do livro, apresenta propostas de atividades que os estudantes poderão realizar sob a supervisão do professor. Tais atividades ajudarão o estudante a ampliar sua compreensão de conteúdos estudados no livro.
Respostas e comentários
Suplemento de projetos
As atividades propostas nessa parte do volume versam sobre diferentes aspectos conceituais nele estudados e proporcionam, em sua maioria, o desenvolvimento das competências gerais 2, 9 e 10 da Bê êne cê cê e das competências específicas 2, 3 e 5.
SUMÁRIO
Motivação 13
1. O que significa fazer uma classificação? 14
2. A variedade dos seres vivos 14
3. Classificando os seres vivos 14
5. Nome das espécies: o sistema de Lineu 16
6. Gênero 17
7. Diferenças individuais em uma espécie 18
9. O que é extinção de uma espécie? 20
10. Recordando: células são estruturas vivas 21
11. Procariotos e eucariotos 23
12. Os três domínios de seres vivos 24
Organização de ideias: mapa conceitual 26
Explore diferentes linguagens 28
Seu aprendizado não termina aqui 33
2. Como acontece a adaptação? 36
3. O conceito de ecossistema 37
4. Adaptações aos fatores não vivos 37
5. Adaptação e teias alimentares 39
6. Adaptações ligadas à alimentação 42
7. Adaptações relacionadas à propagação da espécie 43
8. Interação com outros seres vivos 43
9. Fluxo de energia nos ecossistemas 44
10. Fluxo de matéria nos ecossistemas 46
Organização de ideias: mapa conceitual 47
Explore diferentes linguagens 49
Seu aprendizado não termina aqui 51
DIVERSIDADE DA VIDA MICROSCÓPICA
2. Há protozoários que causam doenças 54
4. Há bactérias que causam doenças 57
5. Reprodução das bactérias 57
6. Vírus 58
8. Então os vírus são seres vivos? 59
9. Doenças causadas por vírus 60
Organização de ideias: mapa conceitual 65
Explore diferentes linguagens 66
Seu aprendizado não termina aqui 68
Isso vai para o nosso blog! – As defesas do nosso corpo 69
1. O fermento biológico é constituído por fungos 71
2. Fungos 72
5. Os cogumelos e as orelhas-de-pau 75
6. Liquens 77
Organização de ideias: mapa conceitual 78
Explore diferentes linguagens 79
Seu aprendizado não termina aqui 80
ANIMAIS INVERTEBRADOS: PRINCIPAIS GRUPOS
1. Poríferos 82
2. Cnidários 84
5. Anelídeos 86
6. Moluscos 88
Organização de ideias: mapa conceitual 97
Explore diferentes linguagens 97
Seu aprendizado não termina aqui 101
1. Parasitismo: uma estratégia de vida 103
3. Teníase 105
4. Cisticercose 106
5. Amarelão 107
6. Ascaridíase 108
7. Água potável e tratamento caseiro 109
8. Distribuição de água encanada 110
10. Microrganismos nas águas servidas 111
11. Doenças veiculadas pela água 113
Organização de ideias: mapa conceitual 121
Explore diferentes linguagens 123
Seu aprendizado não termina aqui 127
Isso vai para o nosso blog! – Doenças contagiosas e saneamento 128
1. Endoesqueleto e exoesqueleto 130
3. A diversidade dos vertebrados 131
4. Noções sobre reprodução animal 132
5. Peixes 134
6. Anfíbios 139
7. Répteis 142
Organização de ideias: mapa conceitual 148
Explore diferentes linguagens 150
Seu aprendizado não termina aqui 150
1. Aves 154
2. Mamíferos 157
3. O controle da temperatura corporal 159
Organização de ideias: mapa conceitual 160
Explore diferentes linguagens 161
Seu aprendizado não termina aqui 164
4. Caatinga 172
5. Faixa de transição: Mata dos Cocais 172
6. Cerrado 173
7. Faixa de transição: Pantanal 174
8. Pampas 175
Organização de ideias: mapa conceitual 177
Explore diferentes linguagens 178
Seu aprendizado não termina aqui 179
Isso vai para o nosso blog! – Ecossistemas e ameaças a eles 180
1. Há vários tipos de máquinas 182
2. O que são máquinas simples? 182
3. Roda-eixo 183
4. Alavanca 183
6. Engrenagem 185
8. Cunha 187
9. Parafuso 188
10. Tecnologia e seus impactos 190
Organização de ideias: mapa conceitual 192
Explore diferentes linguagens 193
Seu aprendizado não termina aqui 194
TEMPERATURA, CALOR E EFEITO ESTUFA
5. Sensações térmicas podem enganar 203
7. Como funciona a garrafa térmica? 206
Organização de ideias: mapa conceitual 210
Explore diferentes linguagens 212
Seu aprendizado não termina aqui 212
GASES DA ATMOSFERA E PLACAS DA LITOSFERA
6. A camada de ozônio e a poluição por CFCs 222
8. Vulcões, terremotos e tsunamis 228
Organização de ideias: mapa conceitual 229
Explore diferentes linguagens 230
Seu aprendizado não termina aqui 232
Isso vai para o nosso blog! – Tecnologia ao longo da História 233