Apresentação
Olá, estudante!
Seja muito bem vindo ou bem vinda a este livro!
Você pode estar iniciando o 8º ano com questões como: “Que novidades essa escola me traz?”; “O que ela espera de mim?”; “O que eu espero dela?”; “Quem são os ou as colegas com quem conviverei nessa jornada?”. Ou pode estar retornando à escola para o início de um ano letivo e se percebendo, cada vez mais, como parte dessa fase de transformações biológicas, sociais e culturais (quanta coisa, sabemos!), a chamada adolescência!
Muita gente trabalhou nesta obra para que ela fosse significativa para você, seus ou suascolegas, familiares e Então, acrescentamos: bem vindo ou bem vinda ao livro e ao grupo de pessoas que dará vida e sentido ao que é proposto nele!
Desejamos que você receba este material como quem recebe um roteiro de viagem: sabedor de que aqui mapeamos atividades para o seu aprendizado; caminhos que se concretizarão com o fazer conjunto de sua turma, com a mediação de Bora lá fazer valer a sua viagem e saber como esse percurso está organizado?
O livro tem quatro unidades, organizadas em três capítulos cada uma:
- o primeiro capítulo é voltado para você se aprimorar como leitor e produtor de textos de diferentes gêneros, produzidos com recursos de diferentes linguagens e mídias. Aqui elegemos temas que serão discutidos sob diferentes perspectivas culturais e com base nos quais você vai se posicionar, assumindo seu lugar de autoria.
- o segundo é especialmente proposto para a fruição de textos do campo artístico-literário. Práticas com narrativas (conto, crônica, miniconto, romance juvenil), textos em poesia (poema, cordel, canção, lambe-lambe) e textos escritos para o teatro serão trabalhados de fórma que você amplie seu gosto literário e também experimente se descobrir como autor ou autora de literatura!
- o terceiro capítulo é destinado ao estudo e reflexão sobre os recursos da nossa língua. Nesse capítulo discutiremos, por exemplo, o que é língua, o que é variedade linguística, o que é gramática de uma língua, além de conhecer um pouco sobre a gramática normativa.
animado ou animada com esse itinerário? Desejamos que ele seja pleno de sentidos, aprendizagens e realizações para você!
Estrutura da obra
![Página de livro reproduzida em miniatura. Na lateral direita, destaque para: UNIDADE 1, dividida em CAPÍTULO 1, CAPÍTULO 2 E CAPÍTULO 3.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41188.png)
Este volume está dividido em 4 unidades. Cada unidade apresenta três capítulos. O primeiro capítulo aborda leitura e produção. O segundo, práticas de literatura. O terceiro, estudos linguísticos e gramaticais.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para os boxes O QUE VOCÊ PODERÁ APRENDER, O QUE VOCÊ VERÁ NESTE CAPÍTULO, ANTECIPANDO A LEITURA COM A TURMA.
Ao longo das páginas, há textos, ilustrações e atividades.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41183.png)
Nos capítulos 1, 4, 7 e 10, é priorizado o trabalho com gêneros textuais relacionados aos campos de atuação na vida pública, de práticas de estudo e pesquisa e ao campo jornalístico-midiático.
Esses capítulos são iniciados com uma reflexão promovida pela observação de um texto construído com diferentes linguagens.
O boxe O que você poderá aprender foi elaborado para iniciar a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar.
O boxe O que você verá neste capítulo explica o percurso proposto para esse estudo.
Logo após o trabalho com a abertura, você vai fazer uma leitura. O boxe Antecipando a leitura com a turma vai ajudar você e os(as) colegas a conversar sobre o que já sabem a repeito do assunto e do gênero textual que vão ler.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção LEITURA. Ao longo das páginas, há textos, boxes laterais, foto e atividades.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41184.png)
Em seguida, é iniciada a seção Leitura, com uma sequência de atividades que orientam a exploração do texto sob diversos aspectos.
Uma outra seção dá início ao processo que levará você à produção de um novo texto. Por meio de uma sequência de atividades, algumas das características mais significativas do gênero em estudo serão estudadas.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a subseção PRODUZINDO O TEXTO e o boxe CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO. Ao longo das páginas, há textos e ilustração.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41185.png)
Na subseção Produzindo o texto, são apresentadas as propostas de produção. O boxe Condições de produção destaca o gênero a ser produzido, para qual público e com qual intenção.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe O QUE VOCÊ PODERÁ APRENDER. Ao longo das páginas, há textos, atividades e outros boxes, inclusive laterais, e fotografias.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41186.png)
Nos capítulos 2, 5, 8 e 11, são apresentados textos canônicos e textos que estão à margem do cânone que pertencem ao campo artístico-literário. O objetivo do trabalho com esses textos é oferecer a você experiências estéticas significativas que podem abranger não só a literatura, mas também outras artes.
Nesses capítulos, o boxe O que você poderá aprender inicia a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar no capítulo.
Estrutura da obra
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para as subseções PRIMEIRAS IMPRESSÕES e O TEXTO EM CONSTRUÇÃO. Ao longo das páginas, há textos, ilustração, foto e atividades.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41189.png)
São intercaladas propostas de leitura e de produção de acordo com as especificidades de cada grupo de textos estudados. Em Leitura, as subseções Primeiras impressões e O texto em construção exploram a compreensão global dos textos e a construção dos sentidos.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção OFICINA DE CRIAÇÃO. Ao longo das páginas, há textos e ilustração.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41190.png)
Na seção Oficina de leitura e criação, você vai encontrar propostas de produção de textos que tanto podem preparar você para a leitura de um novo texto como podem levá-lo(a) à produção de um texto com base nas leituras já feitas.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o quadro FICHA DE APOIO À PRODUÇÃO E À AVALIAÇÃO e o boxe O QUE LEVO DE APRENDIZAGENS DESTE CAPÍTULO. Ao longo das páginas, há textos e fotografia.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41191.png)
No final das seções Produzindo o texto e Oficina de leitura e criação, é oferecida a “Ficha de apoio à produção e à avaliação” para orientar você tanto na produção quanto na avaliação de seu texto.
Depois da ficha, você vai encontrar o boxe O que levo de aprendizagens deste capítulo, que retoma o diálogo iniciado no boxe O que você poderá aprender, no início do capítulo, e amplia a reflexão sobre a aprendizagem dos conteúdos abordados.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para as seções DE OLHO NA IMPRENSA. Ao longo das páginas, há textos, boxes e atividades.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41194.png)
Ao final dos capítulos de leitura e produção, a seção De olho na imprensa apresenta proposta de verificação dos conteúdos que circulam no campo jornalístico-midiático.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção GALERIA. Ao longo das páginas, há textos e esquema.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41195.png)
Nos capítulos de práticas de literatura, você será convidado a construir uma Galeria, com registros de suas descobertas e experiências com a literatura e as artes.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção LITERATITUDES. Ao longo das páginas, há textos, boxes, foto e ilustração.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41196.png)
E você fecha sua jornada no campo artístico-literário, compartilhando leituras com outros leitores, planejando e realizando, colaborativamente, eventos com a arte e a literatura, como cinedebate, saraus, rodas de leitura. É o seu espaço de protagonismo na difusão da literatura e das artes!
Estrutura da obra
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a abertura do CAPÍTUL 6 e o boxe O QUE VOCÊ PODERÁ APRENDER. Ao longo das páginas, há textos, tirinhas, outros boxes e atividades.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41197.png)
Nos capítulos 3, 6, 9 e 12, são apresentados conteúdos específicos para os estudos linguísticos e gramaticais. Os capítulos são subdivididos em tópicos e abordam os conhecimentos linguísticos de maneira leve, reflexiva e contextualizada. O boxe O que você poderá aprender cumpre a mesma função que nos capítulos anteriores.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe O QUE LEVO DE APRENDIZAGENS DESTE TÓPICO/CAPÍTULO e a seção ATIVIDADES. Ao longo das páginas, há textos, ilustração, outros boxes e atividades.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41198.png)
O boxe O que levo de aprendizagens deste tópico/capítulo retoma as questões iniciais e promove uma reflexão sobre o que foi estudado. Ao final de alguns capítulos, a seção Atividades oferece mais questões.
![Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para os materiais complementares intitulados ANEXOS DE TEXTOS DE APOIO e ANEXO DE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS. Ao longo das páginas, há textos e quadro de tirinha.](../resources/images/im_040_iniciais_003_012_sp8_le_f2_g24_group_41199.png)
No final de cada volume, você encontrará materiais complementares organizados em Anexo de textos de apoio e Anexo de conhecimentos linguísticos. No Anexo de textos de apoio, há textos variados relacionados aos capítulos de Leitura e Produção, sempre que pertinentes para o trabalho do capítulo. O Anexo de conhecimentos linguísticos complementa o estudo das regras da gramática normativa estudadas nos capítulos de Conhecimentos linguísticos. Também são revistas algumas regularidades ortográficas e é discutido o uso da pontuação. No fim do Anexo de conhecimentos linguísticos, são oferecidos esquemas para a retomada do que vem sendo estudado.
Sumário
Unidade 1 13
Eu e o outro — A ética nas relações pessoais 14
Atividade 1 — Por que existe o bullying e como lidar com ele? 16
Manual do bullying: Por que existe e como lidar?, de Sofia Duarte 16
Atividade 2 — Qual é a diferença entre bullying e deboche? 18
Existe diferença entre deboche e bullying?, de André Cabette Fábio 18
Conhecendo o gênero — Debate 23
Atividade 1 — O que fazer em caso de bullying? 23
Atividade 2 — Os diferentes tipos de argumento 26
Atividade 3 — A cultura do cancelamento: um outro lado da moeda 28
Maluquices, de Jornal Joca 28
Produzindo o texto — Debate 30
O mistério dos contos fantásticos 33
A queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe 35
Do maravilhoso ao fantástico – Quem conta um conto... 36
Antes da leitura: O que era e o que fazia um sinaleiro? 37
Texto 1: O sinaleiro (parte 1), de Charles Dickens 38
Texto 2: O sinaleiro (parte 2), de Charles Dickens 40
Texto 3: O sinaleiro (parte 3), de Charles Dickens 42
Texto 4: O sinaleiro (parte 4), de Charles Dickens 45
Oficina de leitura e criação — Leituras e paisagens sonoras de O sinaleiro 48
Períodos compostos: coordenação e subordinação 57
Tópico 1 – Período simples e período composto 57
Período composto por coordenação e período composto por subordinação 59
Tópico 2 – Período composto por coordenação I 61
Orações coordenadas sindéticas e assindéticas 61
Oração coordenada sindética aditiva e oração coordenada sindética adversativa 63
SUMÁRIO
Unidade 2 68
Atividade 1 — Leitura de reportagem 71
Gloob apresenta pesquisa que traça perfil da geração Alpha, de Canal Gloob 72
Atividade 2 — Roda de leitura 76
Conhecendo o gênero — Infográficos para divulgação de dados de pesquisa 84
Atividade 1 — Infográfico: O que é e para que serve? 84
Atividade 2 — Estudando os recursos que podem compor um infográfico 86
Atividade 3 — Diferentes estilos de infográficos e organização das informações 89
Produzindo o texto — Pesquisa e produção de infográfico 92
Práticas com leitura de conto. Fruição, curadoria e produção de minicontos 98
Oficina de leitura e criação 99
Os minicontos e seus implícitos 99
Apreciação, curadoria e circulação de minicontos 100
As formigas, de Lygia Fagundes Telles 102
Períodos compostos por coordenação 126
Tópico 1 — Orações coordenadas sindéticas explicativas, alternativas e conclusivas 126
Orações coordenadas sindéticas explicativas 126
Orações coordenadas sindéticas alternativas 127
Orações coordenadas sindéticas conclusivas 128
Unidade 3 134
Em defesa dos direitos humanos 135
Atividade 1 — Direitos básicos: em busca da aplicação das leis 137
Crianças e adolescentes processam governos por mudanças do clima, de João Ozorio de Melo 139
Atividade 2 — Quando o abaixo-assinado vira notícia 144
Estudante inicia abaixo-assinado para melhorar a “pracinha do skate”, de O Bemdito 147
Conhecendo o gênero: abaixo-assinado 148
Atividade 1 — O que são e onde circulam os abaixo-assinados 148
Espaço destinado ao skate em Umuarama 148
Atividade 2 — Modos de circulação e de organização dos abaixo-assinados 151
Abaixo-assinado “Muita luz com o fim do túnel” 151
Atividade 3 — Como argumentar em abaixo-assinados? 153
Salvando a Gibiteca de Santos 153
Atividade 4 — Chegando a algumas conclusões sobre abaixo-assinados 155
Produzindo o texto — Abaixo-assinado 157
No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade 164
Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade 166
Guia prático de como fazer lambe-lambes em sua cidade, de Greenpeace 170
Oficina de leitura e criação — Intervenção poética: poemas mudando sentidos de nossos caminhos 173
As classes de palavras na construção da coesão textual 186
Coesão textual e classes de palavras 186
Pronome: antecipação ou retomada no texto 188
Pesquisando o uso de pronomes como recurso coesivo na língua oral 191
Substantivo: recurso para substituição lexical 192
Numeral: estratégia para a organização textual 194
Conjunção: relações de sentido entre as ideias 196
SUMÁRIO
Unidade 4 201
Preconceitos e desigualdades 202
Atividade 1 — Leitura colaborativa: estereótipo, discriminação, preconceito 204
Estereótipos e preconceitos: diferenças 205
Atividade 2 — Leitura de textos jornalísticos e roda de conversa 207
Texto 1: Etnocentrismo e relativismo cultural: você sabe o que é?, de Natália Becattini 208
Texto 2: Fotógrafa indígena Pi Suruí combate estereótipos e celebra conquistas, de Felipe Corona 210
Texto 3: Escola pública cria projeto contra preconceito com imigrantes 212
Conhecendo mais o gênero — Reportagem audiovisual 216
Atividade 1 — O papel do pauteiro 216
Atividade 2 — O papel do repórter na entrevista 217
Atividade 3 — O papel do repórter e da equipe de filmagem na produção das imagens 219
Atividade 4 — Os papéis do repórter e do editor no roteiro de edição 220
Produzindo o texto — Reportagem audiovisual 222
Leituras de Dom Casmurro, romance, teledramaturgia e leitura expressiva em vídeo 227
Texto 1: Olhos de ressaca, de Machado de Assis 228
Texto 2: Capitu, de Luiz Tatit 229
Capitu, de Machado de Assis 232
Gradação, repetição, eufemismo e antítese 245
Gradação 245
Repetição 246
Eufemismo 248
Antítese 249