Apresentação

Olá, estudante!

Seja muito bem vindo ou bem vinda a este livro!

Você pode estar iniciando o 8º ano com questões como: “Que novidades essa escola me traz?”; “O que ela espera de mim?”; “O que eu espero dela?”; “Quem são os ou as colegas com quem conviverei nessa jornada?”. Ou pode estar retornando à escola para o início de um ano letivo e se percebendo, cada vez mais, como parte dessa fase de transformações biológicas, sociais e culturais (quanta coisa, sabemos!), a chamada adolescência!

Muita gente trabalhou nesta obra para que ela fosse significativa para você, seus ou suascolegas, familiares e Então, acrescentamos: bem vindo ou bem vinda ao livro e ao grupo de pessoas que dará vida e sentido ao que é proposto nele!

Desejamos que você receba este material como quem recebe um roteiro de viagem: sabedor de que aqui mapeamos atividades para o seu aprendizado; caminhos que se concretizarão com o fazer conjunto de sua turma, com a mediação de Bora lá fazer valer a sua viagem e saber como esse percurso está organizado?

O livro tem quatro unidades, organizadas em três capítulos cada uma:

  • o primeiro capítulo é voltado para você se aprimorar como leitor e produtor de textos de diferentes gêneros, produzidos com recursos de diferentes linguagens e mídias. Aqui elegemos temas que serão discutidos sob diferentes perspectivas culturais e com base nos quais você vai se posicionar, assumindo seu lugar de autoria.
  • o segundo é especialmente proposto para a fruição de textos do campo artístico-literário. Práticas com narrativas (conto, crônica, miniconto, romance juvenil), textos em poesia (poema, cordel, canção, lambe-lambe) e textos escritos para o teatro serão trabalhados de fórma que você amplie seu gosto literário e também experimente se descobrir como autor ou autora de literatura!
  • o terceiro capítulo é destinado ao estudo e reflexão sobre os recursos da nossa língua. Nesse capítulo discutiremos, por exemplo, o que é língua, o que é variedade linguística, o que é gramática de uma língua, além de conhecer um pouco sobre a gramática normativa.

animado ou animada com esse itinerário? Desejamos que ele seja pleno de sentidos, aprendizagens e realizações para você!

Estrutura da obra

Página de livro reproduzida em miniatura. Na lateral direita, destaque para: UNIDADE 1, dividida em CAPÍTULO 1, CAPÍTULO 2 E CAPÍTULO 3.

Este volume está dividido em 4 unidades. Cada unidade apresenta três capítulos. O primeiro capítulo aborda leitura e produção. O segundo, práticas de literatura. O terceiro, estudos linguísticos e gramaticais.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para os boxes O QUE VOCÊ PODERÁ APRENDER, O QUE VOCÊ VERÁ NESTE CAPÍTULO, ANTECIPANDO A LEITURA COM A TURMA. 
Ao longo das páginas, há textos, ilustrações e atividades.

Nos capítulos 1, 4, 7 e 10, é priorizado o trabalho com gêneros textuais relacionados aos campos de atuação na vida pública, de práticas de estudo e pesquisa e ao campo jornalístico-midiático.

Esses capítulos são iniciados com uma reflexão promovida pela observação de um texto construído com diferentes linguagens.

O boxe O que você poderá aprender foi elaborado para iniciar a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar.

O boxe O que você verá neste capítulo explica o percurso proposto para esse estudo.

Logo após o trabalho com a abertura, você vai fazer uma leitura. O boxe Antecipando a leitura com a turma vai ajudar você e os(as) colegas a conversar sobre o que já sabem a repeito do assunto e do gênero textual que vão ler.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção LEITURA. Ao longo das páginas, há textos, boxes laterais, foto e atividades.

Em seguida, é iniciada a seção Leitura, com uma sequência de atividades que orientam a exploração do texto sob diversos aspectos.

Uma outra seção dá início ao processo que levará você à produção de um novo texto. Por meio de uma sequência de atividades, algumas das características mais significativas do gênero em estudo serão estudadas.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a subseção PRODUZINDO O TEXTO e o boxe CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO. Ao longo das páginas, há textos e ilustração.

Na subseção Produzindo o texto, são apresentadas as propostas de produção. O boxe Condições de produção destaca o gênero a ser produzido, para qual público e com qual intenção.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para o boxe O QUE VOCÊ PODERÁ APRENDER. Ao longo das páginas, há textos, atividades e outros boxes, inclusive laterais, e fotografias.

Nos capítulos 2, 5, 8 e 11, são apresentados textos canônicos e textos que estão à margem do cânone que pertencem ao campo artístico-literário. O objetivo do trabalho com esses textos é oferecer a você experiências estéticas significativas que podem abranger não só a literatura, mas também outras artes.

Nesses capítulos, o boxe O que você poderá aprender inicia a reflexão sobre os principais tópicos que vai estudar no capítulo.

Estrutura da obra

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para as subseções PRIMEIRAS IMPRESSÕES e O TEXTO EM CONSTRUÇÃO. Ao longo das páginas, há textos, ilustração, foto e atividades.

São intercaladas propostas de leitura e de produção de acordo com as especificidades de cada grupo de textos estudados. Em Leitura, as subseções Primeiras impressões e O texto em construção exploram a compreensão global dos textos e a construção dos sentidos.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção OFICINA DE CRIAÇÃO. Ao longo das páginas, há textos e ilustração.

Na seção Oficina de leitura e criação, você vai encontrar propostas de produção de textos que tanto podem preparar você para a leitura de um novo texto como podem levá-lo(a) à produção de um texto com base nas leituras já feitas.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para o quadro FICHA DE APOIO À PRODUÇÃO E À AVALIAÇÃO e o boxe O QUE LEVO DE APRENDIZAGENS DESTE CAPÍTULO. Ao longo das páginas, há textos e fotografia.

No final das seções Produzindo o texto e Oficina de leitura e criação, é oferecida a “Ficha de apoio à produção e à avaliação” para orientar você tanto na produção quanto na avaliação de seu texto.

Depois da ficha, você vai encontrar o boxe O que levo de aprendizagens deste capítulo, que retoma o diálogo iniciado no boxe O que você poderá aprender, no início do capítulo, e amplia a reflexão sobre a aprendizagem dos conteúdos abordados.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para as seções DE OLHO NA IMPRENSA. Ao longo das páginas, há textos, boxes e atividades.

Ao final dos capítulos de leitura e produção, a seção De olho na imprensa apresenta proposta de verificação dos conteúdos que circulam no campo jornalístico-midiático.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção GALERIA. Ao longo das páginas, há textos e esquema.

Nos capítulos de práticas de literatura, você será convidado a construir uma Galeria, com registros de suas descobertas e experiências com a literatura e as artes.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção LITERATITUDES. Ao longo das páginas, há textos, boxes, foto e ilustração.

E você fecha sua jornada no campo artístico-literário, compartilhando leituras com outros leitores, planejando e realizando, colaborativamente, eventos com a arte e a literatura, como cinedebate, saraus, rodas de leitura. É o seu espaço de protagonismo na difusão da literatura e das artes!

Estrutura da obra

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a abertura do CAPÍTUL 6 e o boxe O QUE VOCÊ PODERÁ APRENDER. Ao longo das páginas, há textos, tirinhas, outros boxes e atividades.

Nos capítulos 3, 6, 9 e 12, são apresentados conteúdos específicos para os estudos linguísticos e gramaticais. Os capítulos são subdivididos em tópicos e abordam os conhecimentos linguísticos de maneira leve, reflexiva e contextualizada. O boxe O que você poderá aprender cumpre a mesma função que nos capítulos anteriores.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para o boxe O QUE LEVO DE APRENDIZAGENS DESTE TÓPICO/CAPÍTULO e a seção ATIVIDADES. Ao longo das páginas, há textos, ilustração, outros boxes e atividades.

O boxe O que levo de aprendizagens deste tópico/capítulo retoma as questões iniciais e promove uma reflexão sobre o que foi estudado. Ao final de alguns capítulos, a seção Atividades oferece mais questões.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para os materiais complementares intitulados ANEXOS DE TEXTOS DE APOIO e ANEXO DE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS. Ao longo das páginas, há textos e quadro de tirinha.

No final de cada volume, você encontrará materiais complementares organizados em Anexo de textos de apoio e Anexo de conhecimentos linguísticos. No Anexo de textos de apoio, há textos variados relacionados aos capítulos de Leitura e Produção, sempre que pertinentes para o trabalho do capítulo. O Anexo de conhecimentos linguísticos complementa o estudo das regras da gramática normativa estudadas nos capítulos de Conhecimentos linguísticos. Também são revistas algumas regularidades ortográficas e é discutido o uso da pontuação. No fim do Anexo de conhecimentos linguísticos, são oferecidos esquemas para a retomada do que vem sendo estudado.

Sumário

Unidade 1   13

Capítulo 1:

Eu e o outro — A ética nas relações pessoais 14

Leitura 16

Atividade 1 — Por que existe o bullying e como lidar com ele? 16

Manual do bullying: Por que existe e como lidar?, de Sofia Duarte 16

Atividade 2 — Qual é a diferença entre bullying e deboche? 18

Existe diferença entre deboche e bullying?, de André Cabette Fábio 18

Produção de texto 23

Conhecendo o gênero — Debate 23

Atividade 1 — O que fazer em caso de bullying? 23

Entrevista sobre a lei antibullying com Carlos Kremer, Presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB 24

Atividade 2 — Os diferentes tipos de argumento 26

Atividade 3 — A cultura do cancelamento: um outro lado da moeda 28

Maluquices, de Jornal Joca 28

De olho na imprensa 29

Produzindo o texto — Debate 30

Capítulo 2:

O mistério dos contos fantásticos 33

Leitura 1 34

A queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe 35

Do maravilhoso ao fantástico – Quem conta um conto... 36

Leitura 2 37

Antes da leitura: O que era e o que fazia um sinaleiro? 37

Texto 1: O sinaleiro (parte 1), de Charles Dickens 38

Texto 2: O sinaleiro (parte 2), de Charles Dickens 40

Texto 3: O sinaleiro (parte 3), de Charles Dickens 42

Texto 4: O sinaleiro (parte 4), de Charles Dickens 45

Oficina de leitura e criação — Leituras e paisagens sonoras de O sinaleiro 48

Galeria 52

Literatitudes 55

Capítulo 3:  

Períodos compostos: coordenação e subordinação 57

Tópico 1 – Período simples e período composto 57

Período composto por coordenação e período composto por subordinação 59

Tópico 2 – Período composto por coordenação I 61

Orações coordenadas sindéticas e assindéticas 61

Oração coordenada sindética aditiva e oração coordenada sindética adversativa 63

Atividades 65

SUMÁRIO

Unidade 2   68

   Capítulo 4:  

Retratos de adolescências 69

Leitura 71

Atividade 1 — Leitura de reportagem 71

Gloob apresenta pesquisa que traça perfil da geração Alpha, de Canal Gloob 72

Atividade 2 — Roda de leitura 76

Texto 1: Adolescentes e jovens indígenas identificam e apresentam soluções para os problemas e desafios de suas etnias, de Unicef 77

Texto 2: Adolescente convoca estudantes a participar das políticas públicas de João Câmara (RN), de Unicef 80

Produção de texto 84

Conhecendo o gênero — Infográficos para divulgação de dados de pesquisa 84

Atividade 1 — Infográfico: O que é e para que serve? 84

Atividade 2 — Estudando os recursos que podem compor um infográfico 86

Atividade 3 — Diferentes estilos de infográficos e organização das informações 89

Produzindo o texto — Pesquisa e produção de infográfico 92

Capítulo 5:

Práticas com leitura de conto. Fruição, curadoria e produção de minicontos 98

Oficina de leitura e criação 99

Os minicontos e seus implícitos 99

Apreciação, curadoria e circulação de minicontos 100

Leitura 102

As formigas, de Lygia Fagundes Telles 102

Oficina de leitura e criação — Produção de minicontos (multimodais) inspirados em contos fantásticos de Lygia Fagundes Telles 110

Galeria 114

Literatitudes 118

Capítulo 6:

Períodos compostos por coordenação 126

Tópico 1 — Orações coordenadas sindéticas explicativas, alternativas e conclusivas 126

Orações coordenadas sindéticas explicativas 126

Orações coordenadas sindéticas alternativas 127

Orações coordenadas sindéticas conclusivas 128

Atividades 130

Unidade 3   134

Capítulo 7:

Em defesa dos direitos humanos 135

Leitura 137

Atividade 1 — Direitos básicos: em busca da aplicação das leis 137

Crianças e adolescentes processam governos por mudanças do clima, de João Ozorio de Melo 139

Atividade 2 — Quando o abaixo-assinado vira notícia 144

Estudante inicia abaixo-assinado para melhorar a “pracinha do skate”, de O Bemdito 147

Produção de texto 148

Conhecendo o gênero: abaixo-assinado 148

Atividade 1 — O que são e onde circulam os abaixo-assinados 148

Espaço destinado ao skate em Umuarama 148

Atividade 2 — Modos de circulação e de organização dos abaixo-assinados 151

Abaixo-assinado “Muita luz com o fim do túnel” 151

Atividade 3 — Como argumentar em abaixo-assinados? 153

Salvando a Gibiteca de Santos 153

Atividade 4 — Chegando a algumas conclusões sobre abaixo-assinados 155

Produzindo o texto — Abaixo-assinado 157

Capítulo 8:

Intervenções poéticas 162

Leitura 1 164

No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade 164

Leitura 2 166

Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade 166

Oficina de leitura e criação — Leitura compartilhada de um poema: seus implícitos, relações de intertextualidade e sentidos 167

Leitura 3 169

Guia prático de como fazer lambe-lambes em sua cidade, de Greenpeace 170

Oficina de leitura e criação — Intervenção poética: poemas mudando sentidos de nossos caminhos 173

Galeria 178

Literatitudes 180

Capítulo 9:

As classes de palavras na construção da coesão textual 186

Coesão textual e classes de palavras 186

Pronome: antecipação ou retomada no texto 188

Pesquisando o uso de pronomes como recurso coesivo na língua oral 191

Substantivo: recurso para substituição lexical 192

Numeral: estratégia para a organização textual 194

Conjunção: relações de sentido entre as ideias 196

Atividades 197

SUMÁRIO

   Unidade 4   201

Capítulo 10:

Preconceitos e desigualdades 202

Leitura 204

Atividade 1 — Leitura colaborativa: estereótipo, discriminação, preconceito 204

Estereótipos e preconceitos: diferenças 205

Atividade 2 — Leitura de textos jornalísticos e roda de conversa 207

Texto 1: Etnocentrismo e relativismo cultural: você sabe o que é?, de Natália Becattini 208

Texto 2: Fotógrafa indígena Pi Suruí combate estereótipos e celebra conquistas, de Felipe Corona 210

Texto 3: Escola pública cria projeto contra preconceito com imigrantes 212

De olho na imprensa 215

Produção de texto 216

Conhecendo mais o gênero — Reportagem audiovisual 216

Atividade 1 — O papel do pauteiro 216

Atividade 2 — O papel do repórter na entrevista 217

Atividade 3 — O papel do repórter e da equipe de filmagem na produção das imagens 219

Atividade 4 — Os papéis do repórter e do editor no roteiro de edição 220

Produzindo o texto — Reportagem audiovisual 222

Capítulo 11:

Leituras de Dom Casmurro, romance, teledramaturgia e leitura expressiva em vídeo 227

Leitura 1 228

Texto 1: Olhos de ressaca, de Machado de Assis 228

Texto 2: Capitu, de Luiz Tatit 229

Leitura 2 231

Capitu, de Machado de Assis 232

Oficina de leitura e criação — Novas casmurrices – produção de vídeos com leituras do romance de Machado de Assis 236

Galeria 241

Literatitudes 243

Capítulo 12:

Figuras de linguagem 245

Gradação, repetição, eufemismo e antítese 245

Gradação 245

Repetição 246

Eufemismo 248

Antítese 249

Atividades 251

Anexo de textos de apoio 253

Anexo de conhecimentos linguísticos 262

Referências bibliográficas comentadas 277