APRESENTAÇÃO

Na coleção de Arte que preparamos para você, vamos conhecer e estudar diferentes manifestações artísticas e culturais ocorridas no Brasil e no mundo. Você vai conhecer alguns costumes, práticas, tradições e manifestações artísticas do povo brasileiro, que são reflexos das diversidades culturais presentes em nosso país.

Vamos também entender que a Arte, como expressão do tempo, está em constante transformação. Para isso, conheceremos diversos artistas e suas obras, alguns movimentos artísticos, seus conceitos e sua relevância na sociedade.

Estudaremos ainda as possibilidades expressivas e criativas do corpo humano e como ele pode revelar sensações, emoções e pensamentos por meio de movimentos, gestos, ritmos, sons e palavras. Por isso, realizaremos pesquisas e atividades práticas sôbre as diferentes linguagens artísticas, relacionadas com as Artes Visuais, a Dança, o Teatro e a Música e suas manifestações e interferências em nossa vida.

Nosso principal objetivo é proporcionar a compreensão e a experimentação dos conteúdos de Arte e seu diálogo com o nosso país e o mundo. Assim, esperamos que seus estudos possam viabilizar a apreciação das manifestações artísticas e a compreensão do mundo, de nós mesmos e de nossa atuação na comunidade e na sociedade de maneira prazerosa, ativa e consciente.

Vamos lá!

Os autores

CONHEÇA SEU LIVRO

Seu livro de Arte é composto de quatro unidades. Cada unidade, por sua vez, foi organizada em quatro partes: Eu sei, Eu vou aprender, Eu aprendi e Vamos compartilhar.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a abertura da Unidade 1, com o título COSTUMES, CULTURAS E HISTÓRIAS. Na sequência, há textos, ilustração e fotos.

Abertura de unidade

Na abertura das unidades apresentamos a vocês, estudantes, o que será desenvolvido em cada uma das partes que as compõem.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção EU SEI, como título MANIFESTAÇÕES CULTURAIS. Na sequência, há textos e fotos.

Eu sei

Privilegia os conhecimentos dos estudantes, o compartilhamento de informações e a formação de vocabulário básico sôbre o tema.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção EU VOU APRENDER. Na sequência, há textos, ilustrações, questões e fotografias.

Eu vou aprender

Composta de dois capítulos que desenvolvem propostas relacionadas com os temas, os conceitos, as competências e as habilidades fundamentais para os estudantes.

Cada capítulo é formado pelos conteúdos, pelas atividades e por diferentes seções:

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA. Na sequência, há textos e ilustrações.

Arte e... Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências ou Matemática

Evidencia as relações da Arte com os outros componentes curriculares.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe: GLOSSÁRIO; na sequência, há textos e um quadro com palavras e explicações.

Glossário

Explora termos e palavras, identificando seus significados e conceitos.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção: VAMOS FAZER; na sequência, há textos e ilustrações.

Vamos fazer

Desenvolve propostas de técnicas e procedimentos relacionados com os temas.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção: VAMOS CONHECER MAIS; na sequência, há textos e pinturas.

Vamos conhecer mais

Amplia os conhecimentos e a investigação sôbre artistas ou manifestações que se destacam no tema tratado.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção: EU APRENDI; na sequência, há questões, pintura e anúncios.

Eu aprendi

Propõe atividades que buscam a fixação e a verificação dos conceitos tratados, além da reflexão sôbre eles.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção: VAMOS COMPARTILHAR; na sequência, há ilustrações e textos.

Vamos compartilhar

Propõe temas que buscam a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes e a comunidade local e planetária.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe: PARA AMPLIAR; há um texto com fundo rosa.

Para ampliar

Oferece sugestões de livros, jornais, revistas, filmes, músicas e recursos digitais para ampliação dos temas e conteúdos tratados.

SUMÁRIO

 UNIDADE 1  - COSTUMES, CULTURAS E HISTÓRIAS 10

EU SEI: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS 12

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | POVOS E CULTURAS 14

Arte conectando povos 15

O que é cultura? 16

Várias culturas 17

Línguas e culturas 18

Costumes e tradições indígenas 20

Arte kusiwa 22

Pintura corporal em diferentes povos 26

Vamos fazer: Padrões gráficos indígenas 28

Vamos conhecer mais: Arte indígena anônima 30

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | HISTÓRIAS E RITUAIS 32

Arte rupestre 33

Arte rupestre no Brasil 34

Arte e Língua Portuguesa: Pintores pré-históricos 36

O mágico e o sagrado na arte 38

Ritos e rituais 40

Ritos de passagem ou de iniciação 41

Ritos e máscaras 42

Vamos conhecer mais: Teatro Nô 43

Mitos 44

A origem do fogo na mitologia grega 45

A origem do fogo na mitologia guarani 46

Vamos fazer: Pesquisa sobre mitos 48

EU APRENDI 50

VAMOS COMPARTILHAR: DRAMATIZAÇÃO DOS MITOS 52

Ilustração. Na parte inferior, um menino indígena com cabelos pretos e liso, uma saia cinza e uma pintura rosa horizontal feita nos olhos. Ele está deitado e dormindo em um gramado verde. Ao redor dele, há uma onça, um sapo e um tamanduá. À direita da cena, uma árvore com tronco alto e folhas verdes; em um dos galhos, uma arara azul. Atrás da árvore, dois meninos indígenas observam aquele que está deitado no gramado.

 UNIDADE 2  - RITMO E IDENTIDADE 54

EU SEI: QUE PESSOA EU SOU? 56

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | IDENTIDADE E AUTORRETRATO 58

O gênero autorretrato 59

Os autorretratos de Rembrandt 60

Autorretrato e emoções 62

Autorretrato de Frida Kahlo 63

Vamos fazer: Desenhando um autorretrato 64

Autorretrato no decorrer do século XX 66

Arte e História: Fotografia e autorretrato 68

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | RITMO NAS ARTES 70

O ritmo e o tempo 72

O ritmo de cada pessoa 73

Ritmo e identidade 74

Ritmo no trabalho 76

O ritmo nas artes visuais 79

Ritmo nas artes e linguagens visuais 80

Vamos fazer: Colagem com ritmo 82

O ritmo na música 84

Ritmos musicais no Brasil 85

Vamos fazer: Pesquisa: outros ritmos musicais brasileiros 86

Ritmo e silêncio 88

Ritmo na dança, no teatro e no circo 89

Práticas de ritmo da dança e do teatro 90

Conhecendo a dança-teatro 92

Vamos conhecer mais: Pina Bausch 94

EU APRENDI 96

VAMOS COMPARTILHAR: RETRATANDO PESSOAS 98

Ilustração. Um pandeiro redondo.
Ilustração. Dois chocalhos coloridos.
Ilustração. Dois chocalhos coloridos.
Ilustração. Um violão marrom.
Ilustração. Um saxofone dourado.

 UNIDADE 3  - CORPO E MOVIMENTO 100

EU SEI: COMO NOS MOVIMENTAMOS PELO ESPAÇO? 102

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | EXPLORANDO O CORPO HUMANO 104

Movimento, corpo e emoções 105

Leonardo da Vinci e o corpo humano 106

O homem vitruviano 107

Homem como centro do Universo 108

Arte e Ciências: Anatomia 109

O corpo humano como instrumento musical 110

Música corporal 111

Vamos fazer: Voz e corpo como objeto sonoro 112

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | MOVIMENTO NA ARTE 114

Movimento e dança 116

Origens do balé 118

Estilos de balé 120

Balé no Brasil 122

Vamos conhecer mais: Mercedes Baptista 123

O gesto na música 124

Orquestra e música de concerto 126

Orquestra de percussão 127

Artes visuais e o movimento 128

Degas, Muybridge e o movimento 129

O movimento futurista 132

Movimento e gesto na pintura 133

Jackson Pollock e a pintura de ação 134

Vamos fazer: Artes visuais no ritmo da música 140

EU APRENDI 142

VAMOS COMPARTILHAR: QUE EMOÇÕES MEU CORPO EXPRESSA? 144

lustração. Cinco esqueletos em tom preto e dispostos lado a lado. Eles fazem movimentos com os braços e as pernas: ora os flexionam para cima ora para baixo.

 UNIDADE 4  - EXPRESSÃO E EMOÇÃO 146

EU SEI: O QUE ME EMOCIONA? 148

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | EXPLORANDO AS EMOÇÕES NA ARTE 150

Emoções de um sorriso 152

A expressão vocal e o timbre 154

Arte e experiências de vida: Kathe Kollwitz 156

Vamos conhecer mais: Lasar Segall 158

Expressionismo 160

A renovação artística de Anita Malfatti 161

Expressionismo e dança 162

O cinema expressionista 164

Vamos fazer: Retrato expressionista 166

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | A EXPRESSÃO NO TEATRO, NO CIRCO E NA MÍMICA 168

Commedia dell’arte 170

As apresentações 171

Enredo e máscaras 172

Os personagens da Commedia dell’arte 173

Arte e Língua Portuguesa: Canção de Carnaval 176

A arte do palhaço 177

Palhaçaria na atualidade 178

Palhaços no cinema mudo 180

Mímica 182

Vamos fazer: Mímica 183

EU APRENDI 184

VAMOS COMPARTILHAR: ARTE QUE ME EMOCIONA 186

Referências bibliográficas 188

Transcrição dos áudios 190

Fotografia em preto e branco. Homem usando maquiagem clara no rosto, mas escura no canto dos olhos e com sobrancelhas desenhadas na testa. Ele está usando chapéu arredondado, alto e com flores acima; veste camiseta listrada e, sobre ela, uma blusa fina e escura; ele está em pé, com a mão esquerda apoiada na cabeça.
Ilustração. Dispostos na diagonal, três triângulos verdes contornado por outros de fio rosa apontam para a direita.