APRESENTAÇÃO
Na coleção de Arte que preparamos para você, vamos conhecer e estudar diferentes manifestações artísticas e culturais ocorridas no Brasil e no mundo. Você vai conhecer alguns costumes, práticas, tradições e manifestações artísticas do povo brasileiro, que são reflexos das diversidades culturais presentes em nosso país.
Vamos também entender que a Arte, como expressão do tempo, está em constante transformação. Para isso, conheceremos diversos artistas e suas obras, alguns movimentos artísticos, seus conceitos e sua relevância na sociedade.
Estudaremos ainda as possibilidades expressivas e criativas do corpo humano e como ele pode revelar sensações, emoções e pensamentos por meio de movimentos, gestos, ritmos, sons e palavras. Por isso, realizaremos pesquisas e atividades práticas sôbre as diferentes linguagens artísticas, relacionadas com as Artes Visuais, a Dança, o Teatro e a Música e suas manifestações e interferências em nossa vida.
Nosso principal objetivo é proporcionar a compreensão e a experimentação dos conteúdos de Arte e seu diálogo com o nosso país e o mundo. Assim, esperamos que seus estudos possam viabilizar a apreciação das manifestações artísticas e a compreensão do mundo, de nós mesmos e de nossa atuação na comunidade e na sociedade de maneira prazerosa, ativa e consciente.
Vamos lá!
Os autores
CONHEÇA SEU LIVRO
Seu livro de Arte é composto de quatro unidades. Cada unidade, por sua vez, foi organizada em quatro partes: Eu sei, Eu vou aprender, Eu aprendi e Vamos compartilhar.
Abertura de unidade
Na abertura das unidades apresentamos a vocês, estudantes, o que será desenvolvido em cada uma das partes que as compõem.
Eu sei
Privilegia os conhecimentos dos estudantes, o compartilhamento de informações e a formação de vocabulário básico sôbre o tema.
Eu vou aprender
Composta de dois capítulos que desenvolvem propostas relacionadas com os temas, os conceitos, as competências e as habilidades fundamentais para os estudantes.
Cada capítulo é formado pelos conteúdos, pelas atividades e por diferentes seções:
Arte e... Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências ou Matemática
Evidencia as relações da Arte com os outros componentes curriculares.
Glossário
Explora termos e palavras, identificando seus significados e conceitos.
Vamos fazer
Desenvolve propostas de técnicas e procedimentos relacionados com os temas.
Vamos conhecer mais
Amplia os conhecimentos e a investigação sôbre artistas ou manifestações que se destacam no tema tratado.
Eu aprendi
Propõe atividades que buscam a fixação e a verificação dos conceitos tratados, além da reflexão sôbre eles.
Vamos compartilhar
Propõe temas que buscam a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes e a comunidade local e planetária.
Para ampliar
Oferece sugestões de livros, jornais, revistas, filmes, músicas e recursos digitais para ampliação dos temas e conteúdos tratados.
SUMÁRIO
UNIDADE 1 - COSTUMES, CULTURAS E HISTÓRIAS 10
EU SEI: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS 12
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | POVOS E CULTURAS 14
Costumes e tradições indígenas 20
Arte kusiwa 22
Pintura corporal em diferentes povos 26
Vamos fazer: Padrões gráficos indígenas 28
Vamos conhecer mais: Arte indígena anônima 30
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | HISTÓRIAS E RITUAIS 32
Arte e Língua Portuguesa: Pintores pré-históricos 36
O mágico e o sagrado na arte 38
Ritos de passagem ou de iniciação 41
Vamos conhecer mais: Teatro Nô 43
Mitos 44
A origem do fogo na mitologia grega 45
A origem do fogo na mitologia guarani 46
Vamos fazer: Pesquisa sobre mitos 48
VAMOS COMPARTILHAR: DRAMATIZAÇÃO DOS MITOS 52
UNIDADE 2 - RITMO E IDENTIDADE 54
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | IDENTIDADE E AUTORRETRATO 58
Os autorretratos de Rembrandt 60
Autorretrato de Frida Kahlo 63
Vamos fazer: Desenhando um autorretrato 64
Autorretrato no decorrer do século XX 66
Arte e História: Fotografia e autorretrato 68
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | RITMO NAS ARTES 70
Ritmo nas artes e linguagens visuais 80
Vamos fazer: Colagem com ritmo 82
Vamos fazer: Pesquisa: outros ritmos musicais brasileiros 86
Ritmo na dança, no teatro e no circo 89
Práticas de ritmo da dança e do teatro 90
Vamos conhecer mais: Pina Bausch 94
VAMOS COMPARTILHAR: RETRATANDO PESSOAS 98
UNIDADE 3 - CORPO E MOVIMENTO 100
EU SEI: COMO NOS MOVIMENTAMOS PELO ESPAÇO? 102
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | EXPLORANDO O CORPO HUMANO 104
Movimento, corpo e emoções 105
Leonardo da Vinci e o corpo humano 106
Homem como centro do Universo 108
O corpo humano como instrumento musical 110
Música corporal 111
Vamos fazer: Voz e corpo como objeto sonoro 112
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | MOVIMENTO NA ARTE 114
Origens do balé 118
Estilos de balé 120
Balé no Brasil 122
Vamos conhecer mais: Mercedes Baptista 123
Orquestra e música de concerto 126
Artes visuais e o movimento 128
Degas, Muybridge e o movimento 129
Movimento e gesto na pintura 133
Jackson Pollock e a pintura de ação 134
Vamos fazer: Artes visuais no ritmo da música 140
VAMOS COMPARTILHAR: QUE EMOÇÕES MEU CORPO EXPRESSA? 144
UNIDADE 4 - EXPRESSÃO E EMOÇÃO 146
EU SEI: O QUE ME EMOCIONA? 148
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | EXPLORANDO AS EMOÇÕES NA ARTE 150
A expressão vocal e o timbre 154
Arte e experiências de vida: Kathe Kollwitz 156
Vamos conhecer mais: Lasar Segall 158
Expressionismo 160
A renovação artística de Anita Malfatti 161
Vamos fazer: Retrato expressionista 166
EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | A EXPRESSÃO NO TEATRO, NO CIRCO E NA MÍMICA 168
As apresentações 171
Os personagens da Commedia dell’arte 173
Arte e Língua Portuguesa: Canção de Carnaval 176
Mímica 182
VAMOS COMPARTILHAR: ARTE QUE ME EMOCIONA 186