Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda Capa
Frontispício
Créditos
- página II
SUMÁRIO
- página III
APRESENTAÇÃO
- página IV
ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA COLEÇÃO
- página V
ENSINO DE ARTE – BREVE HISTÓRICO
- página VI
Fazer, apreciar e contextualizar
- página VII
O fazer artístico na coleção
- página VIII
BNCC E TEMAS
CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA COLEÇÃO
- página IX
Temas contemporâneos transversais
- página X
PRÁTICAS DE PESQUISA NA COLEÇÃO
- página XII
I –
Revisão bibliográfica: estado da arte
- página XII
II –
Análise Documental: sensibilização para análise do discurso
- página XIII
III –
Construção e uso de questionários
- página XIII
IV –
Estudos de recepção de obras de arte e de produtos da indústria cultural
- página XV
V –
Observação, tomada de nota e construção de relatórios
- página XVI
VI –
Entrevista
- página XVII
VII –
Análise de mídias sociais: métricas das mídias e sensibilização para análise de discurso multimodal
- página XIX
APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES
- página XX
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
- página XXI
Organização do espaço e preparação dos estudantes
- página XXII
AVALIAÇÃO
- página XXIV
Avaliação diagnóstica
- página XXIV
Avaliação formativa
- página XXV
Avaliação somativa
- página XXV
Avaliação e conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais
- página XXVI
Portfólio
- página XXVII
ORGANIZAÇÃO GERAL DA COLEÇÃO
- página XXVIII
Conheça o Livro do Estudante
- página XXXII
Manual do professor: orientações específicas
- página XXXIII
Anexos
- página XXXIII
REFERÊNCIAS COMENTADAS
- página XXXIV
Parte Geral
- página XXXIV
Parte específica
- página XXXV
Continuação – Referências comentadas
- página XXXVI
Continuação – Referências comentadas
- página XXXVIII
ANEXOS
- página XL
BNCC
- página XL
INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM
- página XLIII
PLANOS DE DESENVOLVIMENTO ANUAL
- página LXIII
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página 3
CONHEÇA SEU LIVRO
- página 4
SUMÁRIO
- página 6
UNIDADE 1
Costumes, culturas e história
- página 10
eu SEI
- página 10
eu vou APRENDER
- página 10
eu APRENDI
- página 11
vamos COMPARTILHAR
- página 11
eu SEI
- página 12
Manifestações culturais
- página 12
eu vou APRENDER
Capítulo 1
- página 14
Povos e culturas
- página 14
ARTE CONECTANDO POVOS
- página 15
O QUE É CULTURA?
- página 16
Várias culturas
- página 17
Línguas e culturas
- página 18
COSTUMES E TRADIÇÕES INDÍGENAS
- página 20
Arte
kusiwa
cussíua
- página 22
Pintura corporal em diferentes povos
- página 26
VAMOS FAZER
- página 28
Padrões gráficos indígenas
- página 28
VAMOS CONHECER MAIS
- página 30
Arte indígena anônima
- página 30
eu vou APRENDER
Capítulo 2
- página 32
Histórias e rituais
- página 32
ARTE RUPESTRE
- página 33
Arte rupestre no Brasil
- página 34
ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA
- página 36
Pintores pré-históricos
- página 36
O MÁGICO E O SAGRADO NA ARTE
- página 38
RITOS E RITUAIS
- página 40
Ritos de passagem ou de iniciação
- página 41
Ritos e máscaras
- página 42
VAMOS CONHECER MAIS
- página 43
Teatro Nô
- página 43
MITOS
- página 44
A origem do fogo na mitologia grega
- página 45
A origem do fogo na mitologia guarani
- página 46
VAMOS FAZER
- página 48
Pesquisa
sobre
sôbre
mitos
- página 48
eu APRENDI
- página 50
vamos COMPARTILHAR
- página 52
UNIDADE 2
Ritmo e identidade
- página 54
eu SEI
- página 54
eu vou APRENDER
- página 54
eu APRENDI
- página 55
vamos COMPARTILHAR
- página 55
eu SEI
- página 56
Que pessoa eu sou?
- página 56
eu vou APRENDER
Capítulo 1
- página 58
Identidade e autorretrato
- página 58
O GÊNERO AUTORRETRATO
- página 59
Os autorretratos de
Rembrandt
Rêmbrânt
- página 60
Autorretrato e emoções
- página 62
Autorretrato de Frida Kahlo
- página 63
VAMOS FAZER
- página 64
Desenhando um autorretrato
- página 64
Autorretrato no decorrer do século
XX
vinte
- página 66
ARTE E HISTÓRIA
- página 68
Fotografia e autorretrato
- página 68
eu vou APRENDER
Capítulo 2
- página 70
Ritmo nas artes
- página 70
O RITMO E O TEMPO
- página 72
O ritmo de cada pessoa
- página 73
Ritmo e identidade
- página 74
RITMO NO TRABALHO
- página 76
O RITMO NAS ARTES VISUAIS
- página 79
Ritmo nas artes e linguagens visuais
- página 80
VAMOS FAZER
- página 82
Colagem com ritmo
- página 82
O RITMO NA MÚSICA
- página 84
Ritmos musicais no Brasil
- página 85
VAMOS FAZER
- página 86
Pesquisa: outros ritmos musicais brasileiros
- página 86
RITMO E SILÊNCIO
- página 88
RITMO NA DANÇA, NO TEATRO E NO CIRCO
- página 89
Práticas de ritmo da dança e do teatro
- página 90
CONHECENDO A DANÇA-TEATRO
- página 92
VAMOS CONHECER MAIS
- página 94
Pina
Bausch
báuchi
- página 94
eu APRENDI
- página 96
vamos COMPARTILHAR
- página 98
UNIDADE 3 Corpo e movimento
- página 100
eu SEI
- página 100
eu vou APRENDER
- página 100
eu AP
R
ENDI
- página 101
vamos COMPARTILHAR
- página 101
eu SEI
- página 102
Como nos movimentamos pelo espaço?
- página 102
eu vou APRENDER
Capítulo 1
- página 104
Explorando o corpo humano
- página 104
Movimento, corpo e emoções
- página 105
LEONARDO DA
VINCI
vinti
E O CORPO HUMANO
- página 106
O homem vitruviano
- página 107
Homem como centro do Universo
- página 108
ARTE E CIÊNCIAS
- página 109
Anatomia
- página 109
O CORPO HUMANO COMO INSTRUMENTO MUSICAL
- página 110
Música corporal
- página 111
VAMOS FAZER
- página 112
Voz e corpo como objeto sonoro
- página 112
eu vou APRENDER
Capítulo 2
- página 114
Movimento na Arte
- página 114
MOVIMENTO E DANÇA
- página 116
Origens do balé
- página 118
Estilos de balé
- página 120
Balé no Brasil
- página 122
VAMOS CONHECER MAIS
- página 123
Mercedes
Baptista
Batista
- página 123
O GESTO NA MÚSICA
- página 124
Orquestra e música de concerto
- página 126
Orquestra de percussão
- página 127
ARTES VISUAIS E O MOVIMENTO
- página 128
Degas,
Muybridge
Muibrídge
e o movimento
- página 129
O movimento futurista
- página 132
Movimento e gesto na pintura
- página 133
Jackson Pollock
e a pintura de ação
- página 134
VAMOS FAZER
- página 140
Artes visuais no ritmo da música
- página 140
eu APRENDI
- página 142
vamos COMPARTILHAR
- página 144
UNIDADE 4 Expressão e emoção
- página 146
eu SEI
- página 146
eu vou APRENDER
- página 146
eu APRENDI
- página 147
vamos COMPARTILHAR
- página 147
EU SEI
- página 148
O que me emociona?
- página 148
eu vou APRENDER
Capítulo 1
- página 150
Explorando as emoções na Arte
- página 150
EMOÇÕES DE UM SORRISO
- página 152
A EXPRESSÃO VOCAL E O TIMBRE
- página 154
ARTE E EXPERIÊNCIAS DE VIDA:
KATHE KOLLWITZ
Quêta Cóivitis
- página 156
VAMOS CONHECER MAIS
- página 158
Lasar Segall
Lasár Sêgál
- página 158
EXPRESSIONISMO
- página 160
A renovação artística de Anita Malfatti
- página 161
Expressionismo e dança
- página 162
O cinema expressionista
- página 164
VAMOS FAZER
- página 166
Retrato expressionista
- página 166
eu vou APRENDER
Capítulo 2
- página 168
A expressão no teatro, no circo e na mímica
- página 168
COMMEDIA DELL'ARTE
- página 170
As apresentações
- página 171
Enredo
e máscaras
- página 172
Os personagens da
Commedia dell’arte
- página 173
ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA
- página 176
Canção de Carnaval
- página 176
A ARTE DO PALHAÇO
- página 177
Palhaçaria na atualidade
- página 178
Palhaços no cinema mudo
- página 180
Mímica
- página 182
VAMOS FAZER
- página 183
Mímica
- página 183
eu APRENDI
- página 184
vamos COMPARTILHAR
- página 186
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- página 188
TRANSCRIÇÃO DOS ÁUDIOS
- página 190
Terceira Capa
Quarta Capa
Lista de links
Lista de créditos