APRESENTAÇÃO

Na coleção de Arte que preparamos para você, vamos conhecer e estudar diferentes manifestações artísticas e culturais ocorridas no Brasil e no mundo. Você vai conhecer alguns costumes, práticas, tradições e manifestações artísticas do povo brasileiro, que são reflexos das diversidades culturais presentes em nosso país.

Vamos também entender que a Arte, como expressão do tempo, está em constante transformação. Para isso, conheceremos diversos artistas e suas obras, alguns movimentos artísticos, seus conceitos e sua relevância na sociedade.

Estudaremos ainda as possibilidades expressivas e criativas do corpo humano e como ele pode revelar sensações, emoções e pensamentos por meio de movimentos, gestos, ritmos, sons e palavras. Por isso, realizaremos pesquisas e atividades práticas sobre as diferentes linguagens artísticas, relacionadas com as Artes Visuais, a Dança, o Teatro e a Música e suas manifestações e interferências em nossa vida.

Nosso principal objetivo é proporcionar a compreensão e a experimentação dos conteúdos de Arte e seu diálogo com o nosso país e o mundo. Assim, esperamos que seus estudos possam viabilizar a apreciação das manifestações artísticas e a compreensão do mundo, de nós mesmos e de nossa atuação na comunidade e na sociedade de maneira prazerosa, ativa e consciente.

Vamos lá!

Os autores

CONHEÇA SEU LIVRO

Seu livro de Arte é composto de quatro unidades. Cada unidade, por sua vez, foi organizada em quatro partes: Eu sei, Eu vou aprender, Eu aprendi e Vamos compartilhar.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Na parte superior da primeira página, destaque para: UNIDADE 1 – Arte e povo brasileiro. Na sequência, há textos, fotografias e a especificação dos objetivos das seções: EU SEI, EU VOU APRENDER, VAMOS COMPARTILHAR e EU APRENDI.

Abertura de unidade

Na abertura das unidades apresentamos a vocês, estudantes, o que será desenvolvido em cada uma das partes que as compõem.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção EU SEI. Na sequência, há textos, fotografias e questões.

Eu sei

Privilegia os conhecimentos dos estudantes, o compartilhamento de informações e a formação de vocabulário básico sobre o tema.

Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção EU VOU APRENDER, com o título ARTE POPULAR. Na sequência, há textos e fotos

Eu vou aprender

Composta de dois capítulos que desenvolvem propostas relacionadas com os temas, os conceitos, as competências e as habilidades fundamentais para os estudantes.

Cada capítulo é formado pelos conteúdos, pelas atividades e por diferentes seções:

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção ARTE E HISTÓRIA. Na sequência, há textos, fotografias e questões.

Arte ereticências Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências ou Matemática

Evidencia as relações da Arte com os outros componentes curriculares.

Página de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe: GLOSSÁRIO; na sequência, há textos e um quadro com palavras e explicações.

Glossário

Explora termos e palavras, identificando seus significados e conceitos.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para a seção VAMOS FAZER; na sequência, há textos e ilustrações.

Vamos fazer

Desenvolve propostas de técnicas e procedimentos relacionados com os temas.

Reprodução de página dupla do livro. Destaque para a seção VAMOS CONHECER MAIS. Na sequência, há textos e fotos.

Vamos conhecer mais

Amplia os conhecimentos e a investigação sobre artistas ou manifestações que se destacam no tema tratado.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção EU APRENDI. Na sequência, há textos, fotografias e questões

Eu aprendi

Propõe atividades que buscam a fixação e a verificação dos conceitos tratados, além da reflexão sobre eles.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura.  Destaque para a seção VAMOS COMPARTILHAR. Na sequência, há textos e ilustrações.

Vamos compartilhar

Propõe temas que buscam a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes e a comunidade local e planetária.

Página dupla de livro reproduzida em miniatura. Destaque para o boxe: PARA AMPLIAR; há um texto com fundo rosa.

Para ampliar

Oferece sugestões de livros, jornais, revistas, filmes, músicas e recursos digitais para ampliação dos temas e conteúdos tratados.

SUMÁRIO

 UNIDADE 1  - ARTE E POVO BRASILEIRO 10

EU SEI: COMO É O NOSSO POVO? 12

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | ARTE COMO RETRATO DO POVO 14

O Brasil dos artistas viajantes 16

Eckhout e a população brasileira 17

Arte e História: Pinturas que retratam o trabalho escravo 18

Retratos: registro visual 20

Vamos fazer: Retratos de observação 21

Artistas afrodescendentes nos séculos XVIII e XIX 22

As pinturas dos irmãos Timótheo da Costa 24

Rosana Paulino e a condição da mulher negra 26

O caipira de Almeida Júnior 28

Mazzaropi e a figura do caipira 30

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | ARTE E MODERNIDADE 32

Semana de Arte Moderna de 1922 34

Vamos fazer: Escultura de rosto modernista 36

Música na Semana de 1922 38

Vamos conhecer mais: Pixinguinha e a música brasileira na França 40

Dança e bailado nacional 42

Antecedentes do Teatro moderno no Brasil 44

Depois da Semana de 1922 46

Abaporu e o movimento antropofágico 48

Vamos fazer: Recriando o Abaporu 50

EU APRENDI 52

VAMOS COMPARTILHAR: DJANIRA DA MOTTA E SILVA: A ARTE E O POVO 54

Ilustração. Três crianças estão sentadas de joelhos no chão e ao redor de uma mesa retangular marrom onde há lápis coloridos e folhas brancas; eles estão desenhando nessas folhas.

 UNIDADE 2  - MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS 56

EU SEI: HOJE É DIA DE FESTA! 58

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | ARTE POPULAR 60

Temas da arte popular 61

Vamos fazer: Peça de argila 62

Xilogravura e literatura de cordel 64

J. Borges: mestre da xilogravura 66

Vamos fazer: Gravura em EVA 68

Artesanato 70

Cestaria arumã 71

Arte e História: Herança das paneleiras de Goiabeiras 72

Rendeiras de Divina Pastora 74

Vamos fazer: Entrevista 75

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA MÚSICA E NA DANÇA 76

O cururu e a viola de cocho 77

Carimbó 78

Frevo: uma manifestação artística do Carnaval 80

Samba de roda 82

Dança regional como expressão da comunidade 84

Danças dramáticas do Brasil 86

Congadas 87

Cavalhada 88

Bumba meu boi 90

Vamos fazer: Pesquisa sobre manifestação cultural 92

Vamos conhecer mais: Mário de Andrade 94

EU APRENDI 96

VAMOS COMPARTILHAR: GUIA INFORMATIVO E DE ENTRETENIMENTO 98

Fotografia. Destaque para uma peça de argila centralizada na diagonal e retratando cinco pessoas que usam camisa, vestido e chapéus coloridos, carregam cestos na cabeça e seguram varas sobre o ombro esquerdo, nas quais há um saco na ponta.

 UNIDADE 3  - VISÕES DO MUNDO NAS ARTES 100

EU SEI: COMO EU VEJO O MUNDO? 102

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | VISÕES DO MUNDO NA FOTOGRAFIA 104

Fotografia 106

Vamos fazer: Cartaz com fotografias 107

O surgimento da fotografia 108

Nasce a fotografia 109

Fotografia e imprensa 110

Padrões de beleza na mídia 111

Fotografia e artes visuais 112

Fotografia no Brasil 114

Fotografia: século XX e contemporaneidade 116

Vamos conhecer mais: Iolanda Huzak 118

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | VISÕES DO MUNDO NO CINEMA E NO TEATRO 120

Vamos fazer: Fotografias em sequência 122

Cinema: uma nova linguagem 124

Vamos conhecer mais: O cinema de Georges Mèlies 125

Cinema no Brasil 126

Como se faz um filme 128

Enquadramentos e planos 130

Vamos fazer: Enquadramento em cena 131

Cinema e som 132

A palavra e os ruídos 133

Teatro: somos todos atores 134

William Shakespeare 135

Ariano Suassuna 136

Romeu e Julieta de Shakespeare e Suassuna 137

Vamos fazer: Reescrita de Romeu e Julieta 138

EU APRENDI 140

VAMOS COMPARTILHAR: CENAS: EXPRESSÃO E SENTIMENTO 142

Cena de filme. Enquadrados da cintura para cima, dois homens com cabelo escuro curto e barba rala estão sentados um ao lado do outro. Eles usam chapéus pendurados nas costas; um deles veste uma blusa cinza e o outro, uma marrom. Ao fundo há uma paisagem com vegetação seca em tons de cinza e marrom.

 UNIDADE 4  - ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA 144

EU SEI: CRIAÇÕES ARTÍSTICAS E CIENTÍFICAS 146

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 1 | ARTE E CIÊNCIA 148

Arte e História: O Renascimento 150

Leonardo da Vinci e o conhecimento 152

Os estudos de Michelangelo 154

Perspectiva linear 156

Observação da perspectiva 157

Técnica da perspectiva em pinturas 158

Vamos fazer: Desenho em perspectiva 160

Perspectiva aérea 162

A técnica do sfumato 164

Vamos fazer: Desenho com sfumato 165

EU VOU APRENDER CAPÍTULO 2 | TÉCNICAS E TECNOLOGIAS NAS ARTES 166

Encantar o público nas artes cênicas 168

Profissionais das artes cênicas 169

Adereços e figurinos 170

Maquinarias 172

O maquinista Nicola Sabbatini 174

Iluminação: história repleta de efeitos 176

Cenografia e cenários 178

Vamos conhecer mais: José Carlos Serroni 180

Vamos fazer: Maquete de cenário 182

EU APRENDI 184

VAMOS COMPARTILHAR: TECNOLOGIAS CÊNICAS 186

Referências bibliográficas 188

Transcrição dos áudios 190

Ilustração. Diversas pessoas segurando potes de pipocas e sentadas em poltronas vermelhas dispostas lado a lado em três fileiras.