Moderna Plus – Linguagens e suas Tecnologias
Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre, Marcela Pontara
Código da Coleção: 0172P21201
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- A coleção da Editora Moderna, contemplada pelo PNLD 2021, propõe debates e produções coletivas para fortalecer o trabalho em equipe.
- Trabalha a linguagem por meio de um olhar inclusivo e democrático.
- Explora a diversidade cultural e artística do Brasil.
- Estabelece um diálogo entre manifestações artísticas tradicionais, clássicas e contemporâneas.
- Relaciona os conteúdos de Linguagens aos aspectos de produção e consumo cultural dos jovens.
- Exercita a prática argumentativa e a escuta de opiniões divergentes.
- ‘Moderna Plus – Linguagens e suas Tecnologias’ permite que os alunos do Ensino Médio lidem com os textos de forma autônoma, a partir de diversas reflexões e interpretações.
O mundo é feito de linguagens: leitura, discurso e corpo em movimento
Código do Obra: 0172P21201133
Entre a tradição e a modernidade: arte popular, literatura e preconceito linguístico
Código do Obra: 0172P21201134
Cotidiano e diversidade: linguagens, arte e corpo em ação
Código do Obra: 0172P21201135
Linguagem e comportamento: estilos literários, variação linguística, consumo e contracultura
Código do Obra: 0172P21201136
O corpo se expressa: ação, drama e a força das palavras
Código do Obra: 0172P21201137
A linguagem expressa transformações: literatura, cinema, música e esporte
Código do Obra: 0172P21201138
Conteúdo programático
O MUNDO É FEITO DE LINGUAGENS: LEITURA, DISCURSO E CORPO EM MOVIMENTO
Unidade 1 – PENSAMENTO CRÍTICO – p. 10
Capítulo 1 – Arte, literatura e seus agentes – p. 12
Proposta de produção oral: debate – p. 15
Arte e representação – p. 15
Proposta de produção: comentário crítico em vlog artístico-literário – p. 21
Capítulo 2 – A dimensão discursiva da linguagem – p. 22
Língua e linguagem – p. 22
O trabalho dos interlocutores com a linguagem – p. 27
Usos singulares da linguagem – p. 33
Capítulo 3 – Vamos falar de Arte – p. 36
Tema e criação – p. 37
A obra e o artista em seu contexto – p. 38
Períodos e estilos – p. 43
Os movimentos artísticos – p. 45
Capítulo 4 – Conversando sobre o corpo – p. 49
O que é corporeidade? – p. 50
Unidade 2 – CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DISCURSO – p. 56
Capítulo 5 – Artigo acadêmico – p. 58
Artigo acadêmico: definição e usos – p. 65
Capítulo 6 – Discurso e texto – p. 69
As marcas ideológicas dos textos – p. 72
Discurso e texto: dois conceitos essenciais – p. 78
Capítulo 7 – Música e cotidiano – p. 84
Pensando a pluralidade – p. 85
A música brasileira em permanente transformação – p. 88
Música erudita e diversidade estética – p. 94
Educação musical – p. 95
Capítulo 8 – Corporeidade e cultura – p. 98
Treinamentos e desempenhos – p. 99
Corporeidade e culturas juvenis – p. 101
Unidade 3 – AS LINGUAGENS E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS – p. 106
Capítulo 9 – Procedimentos de estudo e pesquisa: como ler textos – p. 108
O trabalho do leitor – p. 111
Leitura, estudo e pesquisa – p. 118
Capítulo 10 – Procedimentos de estudo e pesquisa: leitura e gêneros do discurso – p. 120
Caminhos da leitura – p. 122
O papel do leitor – p. 128
Capítulo 11- O corpo em (cri)ação: a interpretação e o movimento – p. 130
Dança e cotidiano – p. 131
A ação teatral e a teatralidade – p. 136
O texto teatral – p. 142
Capítulo 12 – Cultura corporal de movimento – p. 144
Comunicação e cultura corporal de movimento – p. 144
As práticas corporais como operações motoras – p. 148
Prepare-se para o ENEM – p. 152
Habilidades e competências da BNCC – p. 155
Referências bibliográficas comentadas – p. 159
ENTRE A TRADIÇÃO E A MODERNIDADE: ARTE POPULAR, LITERATURA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Unidade 1 – A ARTE DA LITERATURA – p. 12
Capítulo 1 – A arte da literatura – p. 12
Funções do texto literário – p. 16
O pacto com o leitor – p. 19
Capítulo 2 – Crônica – p. 24
Crônica: definição e usos – p. 27
Capítulo 3 – Arte popular brasileira – p. 36
A arte do fazer é memória, tradição e vivência – p. 37
Artesão ou artista? – p. 44
Capítulo 4 – Jogos e brincadeiras populares – p. 49
Jogos populares e habilidades motoras – p. 51
Jogos e brincadeiras e a terceira idade – p. 52
Jogos e brincadeiras e diversidade étnica – p. 53
Unidade 2 – DO TRADICIONAL AO DIGITAL – p. 56
Capítulo 5 – Blog pessoal – p. 58
Blog pessoal: definição e usos – p. 63
Capítulo 6 – Gêneros da internet – p. 71
O primeiro e-mail – p. 74
Inglês, a língua dos BBSs – p. 74
Redes sociais: um mundo conectado – p. 75
A rede de um bilhão de pessoas – p. 76
Curadoria de conteúdo: uma necessidade em tempos de fake News – p. 78
Capítulo 7 – Entre as tradições musicais e a música popular brasileira – p. 84
As representações de manifestações populares nas Artes visuais – p. 88
Entre danças e folguedos – p. 89
Música: mistura e identidade – p. 90
Tradições em transformação – p. 94
Capítulo 8 – A dança nas tradições populares – p. 98
Frevo: o ritmo que vem das ruas – p. 99
Entre a capoeira angola e a capoeira regional – p. 103
Unidade 3 – O RESPEITO À DIVERSIDADE – p. 106
Capítulo 9 – Variação e norma – p. 108
Variedades linguísticas – p. 110
As gramáticas e a padronização das línguas – p. 111
Norma linguística – p. 114
Capítulo 10 – Preconceito linguístico – p. 121
A Constituição Federal e o direito à diferença – p. 124
O peso da discriminação no mundo real – p. 127
Capítulo 11 – O patrimônio cultural brasileiro – p. 130
O que é patrimônio material? – p. 132
A cidade e a identidade – p. 135
Memórias de tijolos e afetos de papel – p. 136
Capítulo 12 – Dança, corpo e identidade – p. 144
A dança como tradição e forma de sociabilidade – p. 145
Dança e patrimônio cultural – p. 146
Prepare-se para o ENEM – p. 152
Habilidades e competências da BNCC – p. 155
Referências bibliográficas comentadas – p. 159
COTIDIANO E DIVERSIDADE: LINGUAGENS, ARTE E CORPO EM AÇÃO
Unidade 1 – A DIVERSIDADE EXPRESSA POR MEIO DAS LINGUAGENS – p. 10
Capítulo 1 – A literatura é uma linguagem – p. 12
A linguagem da literatura – p. 16
Recursos da linguagem literária: o poder das imagens – p. 18
Capítulo 2 – Recursos estilísticos: figuras de palavra – p. 24
Figuras de palavra – p. 27
Capítulo 3 – Os povos indígenas e a Arte – p. 36
A diversidade na Arte indígena – p. 37
A construção da imagem indígena na Arte brasileira – p. 39
O indígena romantizado – p. 42
Capítulo 4 – Esporte e sociabilidade – p. 49
A organização esportiva por categorias – p. 50
Fundamentos do esporte – p. 51
Esporte como prática inclusiva – p. 53
Unidade 2 – AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM E AS RELAÇÕES QUE AS PERMEIAM – p. 56
Capítulo 5 – Entrevista – p. 58
Entrevista: definição e usos – p. 63
Capítulo 6 – Relação entre oralidade e escrita – p. 71
Escrita e oralidade – p. 72
A dimensão sonora da língua portuguesa – p. 73
Características da língua falada e da língua escrita – p. 75
Capítulo 7 – Teatro e diversidade – p. 84
Um teatro engajado – p. 85
Teatro do Oprimido – p. 90
Capítulo 8 – O esporte como manifestação dos discursos de diversidade – p. 98
As mulheres no esporte – p. 99
Uma mudança no ambiente escolar – p. 103
Unidade 3 – O USO RESPONSÁVEL E CRÍTICO DAS DIVERSAS LINGUAGENS – p. 106
Capítulo 9 – Reportagem de divulgação científica – p. 108
Reportagem de divulgação científica: definição e usos – p. 110
Capítulo 10 – Verbos e a descrição de processos – p. 120
Emprego e sentido dos diferentes tempos verbais: modo Indicativo – p. 122
Emprego e sentido dos diferentes tempos verbais: modo Subjuntivo – p. 124
Emprego e sentido dos diferentes tempos verbais: modo Subjuntivo – p. 126
Capítulo 11 – Arte e periferia – p. 130
Sonhar com as mãos – p. 131
A produção e o consumo de Arte nas periferias – p. 132
Hip-hop: marcas da expressão periférica urbana – p. 133
Rap: um grito de protesto – p. 135
Capítulo 12 – O corpo na diversidade da dança – p. 144
Os diversos contextos da dança – p. 145
A dança ao alcance de todos – p. 148
Prepare-se para o ENEM – p. 152
Habilidades e competências da BNCC – p. 155
Referências bibliográficas comentadas – p. 159
LINGUAGEM E COMPORTAMENTO: ESTILOS LITERÁRIOS, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, CONSUMO E CONTRACULTURA
Unidade 1 – APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E CONSUMO – p. 10
Capítulo 1 – A literatura é expressão de uma época – p. 12
Um mesmo tema: diferentes olhares, diferentes linguagens – p. 14
Estilo de época – p. 16
Historiografia literária – p. 17
Capítulo 2 – Recursos estilísticos: figuras sonoras, de sintaxe e de pensamento – p. 22
Figuras sonoras – p. 24
Figuras de sintaxe (ou de construção) – p. 26
Figuras de pensamento – p. 31
Capítulo 3 – Arte e cultura de consumo – p. 36
O que é indústria cultural? – p. 37
Uma cultura pop e uma Arte pop – p. 39
Capítulo 4 – O corpo como produto – p. 49
A padronização da beleza e suas consequências – p. 52
Anorexia e vigorexia: distúrbios na busca do corpo “perfeito” – p. 53
Unidade 2 – OS RECURSOS DIGITAIS E AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM – p. 56
Capítulo 5 – Artigo de opinião – p. 58
Artigo de opinião: definição e usos – p. 65
Capítulo 6 – Adjetivos e a construção de juízos de valor – p. 72
Adjetivo: definição – p. 73
O adjetivo e a expressão de juízos de valor – p. 74
Capítulo 7 – Contracultura, Arte e comportamento – p. 84
Música e juventude – p. 85
Capítulo 8 – A cultura corporal de movimento e as práticas esportivas urbanas – p. 98
O corpo e a cidade – p. 99
Educação Física e saúde – p. 101
Novas tecnologias e atividades físicas – p. 102
Unidade 3 – A IMPORTÂNCIA DA VARIEDADE NAS PRÁTICAS CULTURAIS – p. 106
Capítulo 9 – Variação linguística: variedades sociais e regionais – p. 108
Variedades sociais – p. 109
Variedades regionais – p. 110
Capítulo 10 – A gramática e suas partes – p. 120
A origem dos estudos gramaticais – p. 121
Forma e função linguística – p. 122
Por que estudar gramática – p. 126
Capítulo 11 – Arte como forma de expressão das ruas – p. 130
Há Arte na rua, sim! – p. 131
Das tags ao grafite – p. 139
O hip-hop africano – p. 142
Capítulo 12 – O esporte como prática de sociabilidade – p. 144
A desigualdade social e as tradições esportivas brasileiras – p. 145
Os afro-brasileiros e o esporte – p. 146
O esporte e a língua – p. 149
Prepare-se para o ENEM – p. 152
Habilidades e competências da BNCC – p. 155
Referências bibliográficas comentadas – p. 159
O CORPO SE EXPRESSA: AÇÃO, DRAMA E A FORÇA DAS PALAVRAS
Unidade 1 – AS PRÁTICAS CULTURAIS E SUAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES – p. 10
Capítulo 1 – A literatura é gênero: o drama – p. 12
O gênero dramático – p. 16
As limitações dos gêneros literários – p. 20
Capítulo 2 – Relato: um gênero narrativo – p. 26
Relato: definição e usos – p. 29
Capítulo 3 – O corpo nas Artes visuais – p. 36
Desconstruindo padrões – p. 37
A beleza clássica – p. 42
Reinventando memórias – p. 48
Capítulo 4 – Um corpo padronizado – p. 49
Somos corpos culturais – p. 51
Beleza e saúde corporal – p. 53
Unidade 2 – A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AS PRÁTICAS CORPORAIS – p. 56
Capítulo 5 – Reportagem – p. 58
Reportagem: definição e usos – p. 63
Capítulo 6 – O português no mundo – p. 73
O português no mundo – p. 76
Crioulos: os muitos “filhos” do português – p. 78
Capítulo 7 – O ser em movimento: o corpo nas Artes da Cena – p. 84
O corpo do ator é o suporte de sua criação – p. 85
O corpo, a identidade e a expressão – p. 95
Capítulo 8 – O corpo e a ginástica – p. 98
O sedentarismo e o ativismo – p. 99
Unidade 3 – AS LINGUAGENS A SERVIÇO DO APRENDIZADO, DA COMUNICAÇÃO E DA INTERVENÇÃO – p. 106
Capítulo 9 – Resumir: um importante procedimento de estudo – p. 108
O desafio de identificar informações essenciais – p. 110
O resumo de textos de diferentes gêneros – p. 110
Capítulo 10 – Relação de sentido entre as palavras – p. 119
Relações lexicais – p. 120
As relações lexicais na construção da coesão textual – p. 123
Capítulo 11 – O corpo como forma de comunicação e intervenção – p. 130
Happening e performance – p. 133
Corpo, Arte e política – p. 140
Capítulo 12 – O atleta e os esportes de rendimento – p. 144
Atleta: um herói nacional – p. 145
Fisiologia e rendimento esportivo – p. 146
Prepare-se para o ENEM – p. 152
Habilidades e competências da BNCC – p. 155
Referências bibliográficas comentadas – p. 159
A LINGUAGEM EXPRESSA TRANSFORMAÇÕES: LITERATURA, CINEMA, MÚSICA E ESPORTE
Unidade 1 – A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS – p. 10
Capítulo 1 – A literatura é gênero: a épica – p. 12
Os gêneros literários – p. 15
Capítulo 2 – A literatura é gênero: a lírica – p. 24
O gênero lírico – p. 27
Aspectos estruturais da poesia – p. 31
Capítulo 3 – “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” – p. 36
Momentos da história do Cinema – p. 38
Para onde apontam as câmeras – p. 40
A câmera como ferramenta de denúncia – p. 44
Capítulo 4 – A luta como prática da cultura corporal de movimento – p. 49
Uma luta brasileira – p. 50
A luta como tradição olímpica – p. 51
Artes marciais – p. 53
Unidade 2 – O IMPACTO DA TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM – p. 56
Capítulo 5 – Notícia – p. 58
Notícia: definição e usos – p. 62
Capítulo 6 – Sintaxe: relações e funções – p. 71
Sintaxe: a combinação das palavras – p. 72
Frases criativas: títulos e manchetes – p. 75
Usos da frase – p. 79
Capítulo 7 – A Música brasileira: da era dos festivais às plataformas de vídeo – p. 84
Primeira parada: a era dos festivais – p. 85
Novos caminhos para a Música brasileira – p. 90
Fazer e ouvir música on-line – p. 96
Capítulo 8 – Os jogos eletrônicos – p. 98
A cultura dos jogos eletrônicos – p. 99
Unidade 3 – A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE PARA AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM – p. 106
Capítulo 9 – Variação linguística temporal e estilística – p. 108
Variação linguística e mudança no tempo – p. 109
Variação estilística – p. 112
Capítulo 10 – Coesão e coerência – p. 116
A coerência textual – p. 117
A coesão textual – p. 120
Capítulo 11 – A Arte como ferramenta de transformação social – p. 130
Grupo Contrafilé: Arte como intervenção permanente – p. 132
Artivismo – p. 138
Vozes da diversidade: Guerrilla Girls – p. 140
Capítulo 12 – Práticas corporais de aventura – p. 144
Na língua do skate – p. 146
Práticas de aventura e consciência ambiental – p. 147
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