Identidade em Ação – Linguagens e suas Tecnologias

Diego Moschkovich, Felipe Pagliato, Kelly Sabino, Luiz Pimentel, Thelma de Carvalho Guimarães
Código da Coleção: 0179P21201
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • A coleção da Editora Moderna, contemplada pelo PNLD 2021, oferece orientação e suporte para o desenvolvimento de aulas em conjunto com os professores envolvidos na área de Linguagens e suas Tecnologias.
  • Apresenta práticas de linguagem que dialogam com as culturas digitais e juvenis.
  • Incentiva o pensamento científico, instigado por práticas de pesquisa social.
  • Trabalha atividades que promovem o protagonismo do jovem do Ensino Médio.
  • Propõe textos e mídias que estão presentes no cotidiano do aluno, desenvolvendo novas competências e habilidades.
  • ‘Identidade em Ação – Linguagens e suas Tecnologias’ sugere o desenvolvimento de práticas integradas, em que o estudante poderá utilizar diferentes linguagens a fim de expressar-se e resolver problemas de sua realidade.
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Um mundo de linguagens
Código do Obra: 0179P21201133
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Linguagens na aldeia global
Código do Obra: 0179P21201134
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Linguagem, ciência e tecnologia
Código do Obra: 0179P21201135
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Linguagens e vida em sociedade
Código do Obra: 0179P21201136
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Linguagens, trabalho e economia
Código do Obra: 0179P21201137
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Linguagens e meio ambiente
Código do Obra: 0179P21201138
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Destaques do Livro

Conteúdo programático

UM MUNDO DE LINGUAGENS 

Unidade 1 – AS LINGUAGENS NA SOCIEDADE – p. 10 

Tema 1 – Linguagem e interação – p. 12 

Somos seres de múltiplas linguagens – p. 14 

Tema 2 – Arte é linguagem – p. 21 

Arte hoje: no corpo, no mundo e na vida – p. 22 

A arte no corpo: maquiagens, roupas, adereços e muito mais – p. 26 

Canção: a música pelas palavras – p. 27 

Tema 3 – Literatura é arte – p. 32 

Literatura: o sonho acordado das civilizações – p. 34 

A linguagem literária – p. 34 

A literatura é situada em determinado contexto – p. 36 

Qual a essência da literatura? – p. 37 

Tema 4 – As práticas corporais como linguagem – p. 42 

Práticas corporais e seus significados – p. 43 

Gestualidade humana e os sentidos das práticas corporais – p. 46 

Unidade 2 – PLURALIDADE – p. 48 

Tema 5 – Quem diz o que é arte e o que não é? – p. 50 

Quanto vale uma obra de arte? – p. 50 

O que é arte? Para que serve? – p. 52 

Quem fala pela arte? – p. 55 

Tema 6 – Quem diz o que é e o que não é literatura? – p. 59 

Poesia para quem precisa – p. 60 

Literatura ou memória? – p. 63 

Tema 7 – Como falar com todos? – p. 74 

Língua, cultura e identidade – p. 75 

Tema 8 – A diversidade nas práticas corporais – p. 84 

Unidade 3  JUVENTUDES – p. 90 

Tema 9 – Juventudes e práticas corporais: corporeidade e identidade – p. 92 

A potência da juventude e a cultura das práticas corporais – p. 92 

Tema 10 – Os jovens se veem na literatura – p. 98 

Jovens representados na ficção – p. 99 

Novos contextos, novas juventudes – p. 100 

Tema 11 – Vozes das juventudes – p. 110 

Linguagens e argumentação – p. 111 

O que significa argumentar? – p. 112 

Tema 12 – Sonhos em movimento – p. 121 

funk como expressão dos jovens: das periferias para 
o mundo – p. 122 

Quando quebra queima: juventude, consciência, teatro, 
dança – p. 124 

Unidade 4  UMA SOCIEDADE CONECTADA – p. 130 

Tema 13 – Literatura no ciberespaço – p. 132 

Poesia nas redes sociais – p. 133 

Quando o fã passa a ser autor – p. 134 

Tema 14 – Que pop é esse? – p. 141 

Pop music: música popular ou música popularizada? – p. 143 

Streaming e o acesso à arte – p. 145 

Tema 15 – Tecnologias da informação e comunicação – p. 151 

O que são as tecnologias da informação e da comunicação? – p. 152 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 159 

LINGUAGENS NA ALDEIA GLOBAL 

Unidade 1  AUTORIA – p. 10 

Tema 1 – Criatividade, plágio e originalidade na literatura – p. 12 

De onde vem a criatividade? – p. 14 

Paródia, plágio ou homenagem? – p. 19 

Tema 2 – Quem é o artista? – p. 28 

Quem é artista? – p. 29 

É arte, releitura ou cópia? – p. 31 

Autoria na música – p. 33 

Tema 3 – Autoria, intertextualidade e plágio – p. 40 

Autoria e intertextualidade na produção de conhecimentos – p. 42 

Tema 4 – Ginástica para todos – p. 49 

Criatividade nas diferentes modalidades gímnicas – p. 50 

Ginástica para todos: uma prática corporal democrática – p. 52 

Unidade 2 – PÚBLICO – p. 56 

Tema 5 – Arte: seu público e seu espaço – p. 58 

O espaço como elemento fundamental para a arte e seu público – p. 59 

Estopô Balaio: teatro sobre trilhos – p. 65 

Tema 6 – Crítica cultural no século XXI – p. 70 

A mediação entre a arte e o público – p. 72 

Unidade 3 – DESLOCAMENTOS E DIÁSPORAS – p. 82 

Tema 7 – Memórias e migração – p. 84 

Perfis de migrantes – p. 86 

Tema 8 – Fronteiras vistas pela arte – p. 93 

Cidade Vodu: haitianos sobem à cena no Brasil – p. 94 

Fronteiras em guerra – p. 95 

Tema 9 – Literatura e exílio – p. 105 

O exílio em diferentes vozes – p. 107 

Os recém-chegados – p. 109 

Tema 10 – Interculturalidade e as práticas corporais – p. 114 

Mídia, práticas corporais e educação intercultural – p. 115 

Unidade 4 – UMA SOCIEDADE CONECTADA – p. 130 

Tema 11 – Práticas corporais da cultura brasileira – p. 124 

Escolas de samba e cultura popular – p. 125 

Tema 12 – Literatura e diversidade cultural – p. 132 

O que é ser brasileiro? – p. 134 

Tema 13 – Debate e tolerância – p. 142 

O debate no espaço público – p. 144 

Tema 14 – Arte, identidade e protagonismo – p. 151 

Coletivo NEGA: mulheres negras afirmam sua identidade por meio da arte – p. 152 

O ritmo como afirmação identitária – p. 155 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 159 

LINGUAGEM, CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

Unidade 1 – TECNOLOGIA E MEIOS DIGITAIS – p. 10 

Tema 1 – Arte digital – p. 12 

O papel da fotografia – p. 13 

Tema 2 – Quem é o artista? – p. 28 

Adaptação da literatura para outras linguagens – p. 23 

Tema 3 – Escrita digital colaborativa: a cultura wiki – p. 32 

Inteligência coletiva e cultura wiki – p. 33 

Unidade 2 – CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO – p. 40 

Tema 4 – Narrativas multimidiáticas – p. 42 

O que é uma narrativa multimidiática? – p. 45 

Tema 5 – Arte, público e tecnologia: fruição como experiência – p. 53 

Navegando por um rio onde acontece uma peça teatral: o espetáculo BR3 do Teatro da Vertigem – p. 55 

Quando o público entra na obra: os Penetráveis, de Hélio Oiticica – p. 57 

O grande sertão está pelo espaço: o museu como experiência – p. 58 

Unidade 3 – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CIDADANIA – p. 64 

Tema 6 – O corpo virtual e a cidadania – p. 66 

Práticas corporais, saúde e beleza: como os temas são abordados nos meios digitais? – p. 67 

Imagem corporal e autoestima: estabelecendo uma relação de equilíbrio – p. 71 

Tema 7 – Debatendo ciência para construir a cidadania – p. 73 

Opinião: como a sociedade vê a ciência – p. 74 

Outra opinião: a utilidade da ciência – p. 78 

Tema 8 – A ficção científica e a discussão do presente – p. 83 

A literatura de ficção científica – p. 84 

Tema 9 – A imaginação do futuro – p. 92 

Viagem à Lua, a primeira ficção científica do cinema – p. 93 

Imaginando o desastre. Cinema e distopia – p. 95 

Unidade 4 – CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO COTIDIANO – p. 104 

Tema 10 – A arte e a tecnologia no cotidiano – p. 106 

A criação coletiva na modernidade: Playing for Change – p. 107 

As lives: novas formas de apreciação artística em grande escala – p. 108 

O artista autossuficiente – p. 111 

Tema 11 – Arte, cultura e divulgação científica – p. 115 

Divulgando ciência com super-heróis – p. 116 

Divulgação científica em diferentes linguagens – p. 118 

Tema 12 – Jogos digitais e corporeidade – p. 123 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 127 

LINGUAGENS E VIDA EM SOCIEDADE 

Unidade 1 – ANCESTRALIDADE E PASSADO – p. 10 

Tema 1 – Capoeira e ancestralidade – p. 12 
Tema 2 – Quem é o artista? – p. 28 

Categorias do tempo na literatura – p. 19 

Auto da Índia: ruptura de paradigmas do tempo – p. 25 

Tema 3 – Meus ancestrais falam por mim – p. 28 

O cotidiano da ancestralidade: dança, canto e pesquisa de Inaicyra Falcão – p. 29 

A ancestralidade do carimbó – p. 31 

Unidade 2 – SOCIEDADE, CULTURA E PATRIMÔNIO – p. 38 

Tema 4 – Festa, patrimônio e coletividade – p. 40 

Entre o sagrado e o profano: reis, palhaços e folia – p. 42 

A miscigenação racial e cultural dos bois Caprichoso e Garantido – p. 44 

Celebrar o diálogo inter-religioso: festa e sincretismo no Brasil – p. 45 

Tema 5 – Literatura como patrimônio – p. 49 

A literatura como patrimônio – p. 52 

A literatura feminina – p. 53 

Períodos literários – p. 54 

Tema 6 – Diversidade linguística: patrimônio imaterial – p. 64 

Os sotaques do português no (e do) Brasil: mudanças e variações no tempo e no espaço – p. 66 

Diversidade linguística e patrimônio cultural imaterial – p. 70 

Unidade 3 – PRECONCEITO E DESIGUALDADE SOCIAL – p. 76 

Tema 7 – A literatura de denúncia: preconceito e desigualdade social – p. 78 

A denúncia da realidade na literatura – p. 78 

Tema 8 – Língua e preconceito – p. 86 

O preconceito linguístico – p. 87 

Tema 9 – Arte engajada – p. 96 

Arte como protesto – p. 97 

Arte e questões sociais – p. 99 

Unidade 4 – MODOS DE EXISTIR NO COLETIVO – p. 106 

Tema 10 – Modos de existir e resistir pela linguagem – p. 108 

Poesia, canção e videoclipe: formas de manifesto – p. 109 

Manifesto: uma palavra com múltiplos sentidos – p. 111 

Tema 11 – O corpo do artista transformando a realidade – p. 118 

O lugar da artista no mundo da arte – p. 119 

A questão do corpo na performance de Berna Reale – p. 121 

Tema 12 – As práticas corporais e a vida em sociedade – p. 128 

Sociedade de consumo e os esportes para pessoas com deficiência – p. 129 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 135 

LINGUAGENS, TRABALHO E ECONOMIA 

Unidade 1 – MUNDO DO TRABALHO – p. 10 

Tema 1 – Literatura e mundo do trabalho – p. 12 

Profissão escritor: a produção do texto literário – p. 14 

Alguns elementos para escrever bem – p. 20 

Tema 2 – A profissionalização das práticas corporais – p. 28 

A constituição do futebol como profissão – p. 29 

Tema 3 – Formação para o trabalho na arte – p. 34 

Onde se formam artistas e técnicos? – p. 35 

Unidade 2 – EMPREENDEDORISMO – p. 44 

Tema 4 – O artista empreendedor – p. 46 

Para cada trabalho, um investimento – p. 47 

Os coletivos de arte – p. 47 

Espaços culturais – p. 49 

Leis de incentivo à cultura: debates sobre patrimônio e produção artística – p. 51 

Tema 5 – Os interesses culturais e o lazer – p. 56 

Música, lazer e prática corporal – p. 57 

Os interesses culturais do lazer – p. 58 

 

Tema 6 – Comunicação e empreendedorismo – p. 64 

Tecnologias digitais e empreendedorismo – p. 65 

Seleção vocabular e empreendedorismo – p. 68 

Empreendendo com linguagens e comunicação – p. 70 

Unidade 3 – NOVAS REALIDADES DE TRABALHO E ECONOMIA – p. 74 

Tema 7 – Práticas corporais, saúde e ambiente de trabalho – p. 76 

Promoção da saúde no trabalho – p. 76 

Tema 8 – O trabalho com a arte e a comunicação – p. 81 

A arte e a comunicação – p. 82 

Arte na era da internet – p. 84 

Tema 9 – Novos discursos no mundo do trabalho – p. 92 

Discurso e texto – p. 93 

Unidade 4 – ECONOMIA SOLIDÁRIA – p. 102 

Tema 10 – Arte, economia solidária e cidadania – p. 104 

Uma cozinha aberta na Casa do Povo: ações cidadãs independentes e comunitárias – p. 105 

Tema 11 – Uma palestra sobre economia solidária – p. 113 

Estratégias de persuasão – p. 114 

Tema 12 – As vozes coletivas no texto literário – p. 124 

Multissemioses e múltiplas vozes em textos literários – p. 125 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 136 

LINGUAGENS E MEIO AMBIENTE 

Unidade 1 – ECOSSISTEMA – p. 10 

Tema 1 – O ecossistema social da arte e os museus – p. 12 

O que tem na mão do povo brasileiro? – p. 13 

O museu reescrevendo histórias – p. 14 

Tema 2 – Literatura e natureza – p. 20 

Natureza como cenário – p. 21 

A natureza como expressão do personagem – p. 23 

A natureza como personagem – p. 25 

Tema 3 – Práticas corporais, natureza e cultura – p. 31 

Práticas corporais e consciência ambiental – p. 31 

 

Unidade 2 – PROBLEMAS AMBIENTAIS – p. 38 

Tema 4 – Ações de linguagem em prol do meio ambiente – p. 40 

Nós no meio ambiente: interações e impactos – p. 41 

Tema 5 – Arte e meio ambiente – p. 51 

Poluição sonora e a paisagem sonora urbana contemporânea – p. 52 

Inhotim: museu ao ar livre – p. 54 

Intervenções artísticas propondo novos espaços para a cidade – p. 58 

Unidade 3 – SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE – p. 62 

Tema 6 – A cultura do consumo no lazer: o circo como resistência – p. 64 
Tema 7 – Práticas corporais, saúde e ambiente de trabalho – p. 76 

Uma literatura para consumir – p. 71 

O teatro no século XIX – p. 73 

best-seller na atualidade – p. 74 

O futuro do livro e da literatura – p. 77 

Tema 8 – Mídias digitais e consumo consciente – p. 80 

Novas formas de marketing e consumo no contexto digital – p. 82 

Unidade 4 – SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E FUTURO – p. 94 

Tema 9 – Debatendo o presente e o futuro do meio ambiente – p. 96 

Argumentação em temas ambientais – p. 97 

Political remix: a crítica criativa – p. 102 

Tema 10 – Inovações e renovações da literatura – p. 107 

Rupturas e permanências: apropriações e desapropriações – p. 108 

Uma revolução do “menos é mais”: a experiência com minicontos – p. 113 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 119