Identidade em Ação – Linguagens e suas Tecnologias
Diego Moschkovich, Felipe Pagliato, Kelly Sabino, Luiz Pimentel, Thelma de Carvalho Guimarães
Código da Coleção: 0179P21201
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- A coleção da Editora Moderna, contemplada pelo PNLD 2021, oferece orientação e suporte para o desenvolvimento de aulas em conjunto com os professores envolvidos na área de Linguagens e suas Tecnologias.
- Apresenta práticas de linguagem que dialogam com as culturas digitais e juvenis.
- Incentiva o pensamento científico, instigado por práticas de pesquisa social.
- Trabalha atividades que promovem o protagonismo do jovem do Ensino Médio.
- Propõe textos e mídias que estão presentes no cotidiano do aluno, desenvolvendo novas competências e habilidades.
- ‘Identidade em Ação – Linguagens e suas Tecnologias’ sugere o desenvolvimento de práticas integradas, em que o estudante poderá utilizar diferentes linguagens a fim de expressar-se e resolver problemas de sua realidade.
Um mundo de linguagens
Código do Obra: 0179P21201133
Linguagens na aldeia global
Código do Obra: 0179P21201134
Linguagem, ciência e tecnologia
Código do Obra: 0179P21201135
Linguagens e vida em sociedade
Código do Obra: 0179P21201136
Linguagens, trabalho e economia
Código do Obra: 0179P21201137
Linguagens e meio ambiente
Código do Obra: 0179P21201138
Conteúdo programático
UM MUNDO DE LINGUAGENS
Unidade 1 – AS LINGUAGENS NA SOCIEDADE – p. 10
Tema 1 – Linguagem e interação – p. 12
Somos seres de múltiplas linguagens – p. 14
Tema 2 – Arte é linguagem – p. 21
Arte hoje: no corpo, no mundo e na vida – p. 22
A arte no corpo: maquiagens, roupas, adereços e muito mais – p. 26
Canção: a música pelas palavras – p. 27
Tema 3 – Literatura é arte – p. 32
Literatura: o sonho acordado das civilizações – p. 34
A linguagem literária – p. 34
A literatura é situada em determinado contexto – p. 36
Qual a essência da literatura? – p. 37
Tema 4 – As práticas corporais como linguagem – p. 42
Práticas corporais e seus significados – p. 43
Gestualidade humana e os sentidos das práticas corporais – p. 46
Unidade 2 – PLURALIDADE – p. 48
Tema 5 – Quem diz o que é arte e o que não é? – p. 50
Quanto vale uma obra de arte? – p. 50
O que é arte? Para que serve? – p. 52
Quem fala pela arte? – p. 55
Tema 6 – Quem diz o que é e o que não é literatura? – p. 59
Poesia para quem precisa – p. 60
Literatura ou memória? – p. 63
Tema 7 – Como falar com todos? – p. 74
Língua, cultura e identidade – p. 75
Tema 8 – A diversidade nas práticas corporais – p. 84
Unidade 3 – JUVENTUDES – p. 90
Tema 9 – Juventudes e práticas corporais: corporeidade e identidade – p. 92
A potência da juventude e a cultura das práticas corporais – p. 92
Tema 10 – Os jovens se veem na literatura – p. 98
Jovens representados na ficção – p. 99
Novos contextos, novas juventudes – p. 100
Tema 11 – Vozes das juventudes – p. 110
Linguagens e argumentação – p. 111
O que significa argumentar? – p. 112
Tema 12 – Sonhos em movimento – p. 121
O funk como expressão dos jovens: das periferias para
o mundo – p. 122
Quando quebra queima: juventude, consciência, teatro,
dança – p. 124
Unidade 4 – UMA SOCIEDADE CONECTADA – p. 130
Tema 13 – Literatura no ciberespaço – p. 132
Poesia nas redes sociais – p. 133
Quando o fã passa a ser autor – p. 134
Tema 14 – Que pop é esse? – p. 141
Pop music: música popular ou música popularizada? – p. 143
Streaming e o acesso à arte – p. 145
Tema 15 – Tecnologias da informação e comunicação – p. 151
O que são as tecnologias da informação e da comunicação? – p. 152
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 159
LINGUAGENS NA ALDEIA GLOBAL
Unidade 1 – AUTORIA – p. 10
Tema 1 – Criatividade, plágio e originalidade na literatura – p. 12
De onde vem a criatividade? – p. 14
Paródia, plágio ou homenagem? – p. 19
Tema 2 – Quem é o artista? – p. 28
Quem é artista? – p. 29
É arte, releitura ou cópia? – p. 31
Autoria na música – p. 33
Tema 3 – Autoria, intertextualidade e plágio – p. 40
Autoria e intertextualidade na produção de conhecimentos – p. 42
Tema 4 – Ginástica para todos – p. 49
Criatividade nas diferentes modalidades gímnicas – p. 50
Ginástica para todos: uma prática corporal democrática – p. 52
Unidade 2 – PÚBLICO – p. 56
Tema 5 – Arte: seu público e seu espaço – p. 58
O espaço como elemento fundamental para a arte e seu público – p. 59
Estopô Balaio: teatro sobre trilhos – p. 65
Tema 6 – Crítica cultural no século XXI – p. 70
A mediação entre a arte e o público – p. 72
Unidade 3 – DESLOCAMENTOS E DIÁSPORAS – p. 82
Tema 7 – Memórias e migração – p. 84
Perfis de migrantes – p. 86
Tema 8 – Fronteiras vistas pela arte – p. 93
Cidade Vodu: haitianos sobem à cena no Brasil – p. 94
Fronteiras em guerra – p. 95
Tema 9 – Literatura e exílio – p. 105
O exílio em diferentes vozes – p. 107
Os recém-chegados – p. 109
Tema 10 – Interculturalidade e as práticas corporais – p. 114
Mídia, práticas corporais e educação intercultural – p. 115
Unidade 4 – UMA SOCIEDADE CONECTADA – p. 130
Tema 11 – Práticas corporais da cultura brasileira – p. 124
Escolas de samba e cultura popular – p. 125
Tema 12 – Literatura e diversidade cultural – p. 132
O que é ser brasileiro? – p. 134
Tema 13 – Debate e tolerância – p. 142
O debate no espaço público – p. 144
Tema 14 – Arte, identidade e protagonismo – p. 151
Coletivo NEGA: mulheres negras afirmam sua identidade por meio da arte – p. 152
O ritmo como afirmação identitária – p. 155
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 159
LINGUAGEM, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Unidade 1 – TECNOLOGIA E MEIOS DIGITAIS – p. 10
Tema 1 – Arte digital – p. 12
O papel da fotografia – p. 13
Tema 2 – Quem é o artista? – p. 28
Adaptação da literatura para outras linguagens – p. 23
Tema 3 – Escrita digital colaborativa: a cultura wiki – p. 32
Inteligência coletiva e cultura wiki – p. 33
Unidade 2 – CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO – p. 40
Tema 4 – Narrativas multimidiáticas – p. 42
O que é uma narrativa multimidiática? – p. 45
Tema 5 – Arte, público e tecnologia: fruição como experiência – p. 53
Navegando por um rio onde acontece uma peça teatral: o espetáculo BR3 do Teatro da Vertigem – p. 55
Quando o público entra na obra: os Penetráveis, de Hélio Oiticica – p. 57
O grande sertão está pelo espaço: o museu como experiência – p. 58
Unidade 3 – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CIDADANIA – p. 64
Tema 6 – O corpo virtual e a cidadania – p. 66
Práticas corporais, saúde e beleza: como os temas são abordados nos meios digitais? – p. 67
Imagem corporal e autoestima: estabelecendo uma relação de equilíbrio – p. 71
Tema 7 – Debatendo ciência para construir a cidadania – p. 73
Opinião: como a sociedade vê a ciência – p. 74
Outra opinião: a utilidade da ciência – p. 78
Tema 8 – A ficção científica e a discussão do presente – p. 83
A literatura de ficção científica – p. 84
Tema 9 – A imaginação do futuro – p. 92
Viagem à Lua, a primeira ficção científica do cinema – p. 93
Imaginando o desastre. Cinema e distopia – p. 95
Unidade 4 – CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO COTIDIANO – p. 104
Tema 10 – A arte e a tecnologia no cotidiano – p. 106
A criação coletiva na modernidade: Playing for Change – p. 107
As lives: novas formas de apreciação artística em grande escala – p. 108
O artista autossuficiente – p. 111
Tema 11 – Arte, cultura e divulgação científica – p. 115
Divulgando ciência com super-heróis – p. 116
Divulgação científica em diferentes linguagens – p. 118
Tema 12 – Jogos digitais e corporeidade – p. 123
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 127
LINGUAGENS E VIDA EM SOCIEDADE
Unidade 1 – ANCESTRALIDADE E PASSADO – p. 10
Tema 1 – Capoeira e ancestralidade – p. 12
Tema 2 – Quem é o artista? – p. 28
Categorias do tempo na literatura – p. 19
Auto da Índia: ruptura de paradigmas do tempo – p. 25
Tema 3 – Meus ancestrais falam por mim – p. 28
O cotidiano da ancestralidade: dança, canto e pesquisa de Inaicyra Falcão – p. 29
A ancestralidade do carimbó – p. 31
Unidade 2 – SOCIEDADE, CULTURA E PATRIMÔNIO – p. 38
Tema 4 – Festa, patrimônio e coletividade – p. 40
Entre o sagrado e o profano: reis, palhaços e folia – p. 42
A miscigenação racial e cultural dos bois Caprichoso e Garantido – p. 44
Celebrar o diálogo inter-religioso: festa e sincretismo no Brasil – p. 45
Tema 5 – Literatura como patrimônio – p. 49
A literatura como patrimônio – p. 52
A literatura feminina – p. 53
Períodos literários – p. 54
Tema 6 – Diversidade linguística: patrimônio imaterial – p. 64
Os sotaques do português no (e do) Brasil: mudanças e variações no tempo e no espaço – p. 66
Diversidade linguística e patrimônio cultural imaterial – p. 70
Unidade 3 – PRECONCEITO E DESIGUALDADE SOCIAL – p. 76
Tema 7 – A literatura de denúncia: preconceito e desigualdade social – p. 78
A denúncia da realidade na literatura – p. 78
Tema 8 – Língua e preconceito – p. 86
O preconceito linguístico – p. 87
Tema 9 – Arte engajada – p. 96
Arte como protesto – p. 97
Arte e questões sociais – p. 99
Unidade 4 – MODOS DE EXISTIR NO COLETIVO – p. 106
Tema 10 – Modos de existir e resistir pela linguagem – p. 108
Poesia, canção e videoclipe: formas de manifesto – p. 109
Manifesto: uma palavra com múltiplos sentidos – p. 111
Tema 11 – O corpo do artista transformando a realidade – p. 118
O lugar da artista no mundo da arte – p. 119
A questão do corpo na performance de Berna Reale – p. 121
Tema 12 – As práticas corporais e a vida em sociedade – p. 128
Sociedade de consumo e os esportes para pessoas com deficiência – p. 129
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 135
LINGUAGENS, TRABALHO E ECONOMIA
Unidade 1 – MUNDO DO TRABALHO – p. 10
Tema 1 – Literatura e mundo do trabalho – p. 12
Profissão escritor: a produção do texto literário – p. 14
Alguns elementos para escrever bem – p. 20
Tema 2 – A profissionalização das práticas corporais – p. 28
A constituição do futebol como profissão – p. 29
Tema 3 – Formação para o trabalho na arte – p. 34
Onde se formam artistas e técnicos? – p. 35
Unidade 2 – EMPREENDEDORISMO – p. 44
Tema 4 – O artista empreendedor – p. 46
Para cada trabalho, um investimento – p. 47
Os coletivos de arte – p. 47
Espaços culturais – p. 49
Leis de incentivo à cultura: debates sobre patrimônio e produção artística – p. 51
Tema 5 – Os interesses culturais e o lazer – p. 56
Música, lazer e prática corporal – p. 57
Os interesses culturais do lazer – p. 58
Tema 6 – Comunicação e empreendedorismo – p. 64
Tecnologias digitais e empreendedorismo – p. 65
Seleção vocabular e empreendedorismo – p. 68
Empreendendo com linguagens e comunicação – p. 70
Unidade 3 – NOVAS REALIDADES DE TRABALHO E ECONOMIA – p. 74
Tema 7 – Práticas corporais, saúde e ambiente de trabalho – p. 76
Promoção da saúde no trabalho – p. 76
Tema 8 – O trabalho com a arte e a comunicação – p. 81
A arte e a comunicação – p. 82
Arte na era da internet – p. 84
Tema 9 – Novos discursos no mundo do trabalho – p. 92
Discurso e texto – p. 93
Unidade 4 – ECONOMIA SOLIDÁRIA – p. 102
Tema 10 – Arte, economia solidária e cidadania – p. 104
Uma cozinha aberta na Casa do Povo: ações cidadãs independentes e comunitárias – p. 105
Tema 11 – Uma palestra sobre economia solidária – p. 113
Estratégias de persuasão – p. 114
Tema 12 – As vozes coletivas no texto literário – p. 124
Multissemioses e múltiplas vozes em textos literários – p. 125
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 136
LINGUAGENS E MEIO AMBIENTE
Unidade 1 – ECOSSISTEMA – p. 10
Tema 1 – O ecossistema social da arte e os museus – p. 12
O que tem na mão do povo brasileiro? – p. 13
O museu reescrevendo histórias – p. 14
Tema 2 – Literatura e natureza – p. 20
Natureza como cenário – p. 21
A natureza como expressão do personagem – p. 23
A natureza como personagem – p. 25
Tema 3 – Práticas corporais, natureza e cultura – p. 31
Práticas corporais e consciência ambiental – p. 31
Unidade 2 – PROBLEMAS AMBIENTAIS – p. 38
Tema 4 – Ações de linguagem em prol do meio ambiente – p. 40
Nós no meio ambiente: interações e impactos – p. 41
Tema 5 – Arte e meio ambiente – p. 51
Poluição sonora e a paisagem sonora urbana contemporânea – p. 52
Inhotim: museu ao ar livre – p. 54
Intervenções artísticas propondo novos espaços para a cidade – p. 58
Unidade 3 – SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE – p. 62
Tema 6 – A cultura do consumo no lazer: o circo como resistência – p. 64
Tema 7 – Práticas corporais, saúde e ambiente de trabalho – p. 76
Uma literatura para consumir – p. 71
O teatro no século XIX – p. 73
O best-seller na atualidade – p. 74
O futuro do livro e da literatura – p. 77
Tema 8 – Mídias digitais e consumo consciente – p. 80
Novas formas de marketing e consumo no contexto digital – p. 82
Unidade 4 – SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E FUTURO – p. 94
Tema 9 – Debatendo o presente e o futuro do meio ambiente – p. 96
Argumentação em temas ambientais – p. 97
Political remix: a crítica criativa – p. 102
Tema 10 – Inovações e renovações da literatura – p. 107
Rupturas e permanências: apropriações e desapropriações – p. 108
Uma revolução do “menos é mais”: a experiência com minicontos – p. 113
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