Moderna Plus – Linguagens e suas Tecnologias

Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre, Marcela Pontara
Código da Coleção: 0172P21201
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • A coleção da Editora Moderna, contemplada pelo PNLD 2021, propõe debates e produções coletivas para fortalecer o trabalho em equipe.
  • Trabalha a linguagem por meio de um olhar inclusivo e democrático.
  • Explora a diversidade cultural e artística do Brasil.
  • Estabelece um diálogo entre manifestações artísticas tradicionais, clássicas e contemporâneas.
  • Relaciona os conteúdos de Linguagens aos aspectos de produção e consumo cultural dos jovens.
  • Exercita a prática argumentativa e a escuta de opiniões divergentes.
  • ‘Moderna Plus – Linguagens e suas Tecnologias’ permite que os alunos do Ensino Médio lidem com os textos de forma autônoma, a partir de diversas reflexões e interpretações.
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O mundo é feito de linguagens: leitura, discurso e corpo em movimento
Código do Obra: 0172P21201133
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Entre a tradição e a modernidade: arte popular, literatura e preconceito linguístico
Código do Obra: 0172P21201134
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Cotidiano e diversidade: linguagens, arte e corpo em ação
Código do Obra: 0172P21201135
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Linguagem e comportamento: estilos literários, variação linguística, consumo e contracultura
Código do Obra: 0172P21201136
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O corpo se expressa: ação, drama e a força das palavras
Código do Obra: 0172P21201137
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A linguagem expressa transformações: literatura, cinema, música e esporte
Código do Obra: 0172P21201138
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Destaques do Livro

Conteúdo programático

O MUNDO É FEITO DE LINGUAGENS: LEITURA, DISCURSO E CORPO EM MOVIMENTO 

Unidade 1 – PENSAMENTO CRÍTICO – p. 10 

Capítulo 1 – Arte, literatura e seus agentes – p. 12 

Proposta de produção oral: debate – p. 15 

Arte e representação – p. 15 

Proposta de produção: comentário crítico em vlog artístico-literário – p. 21 

Capítulo 2 – A dimensão discursiva da linguagem – p. 22 

Língua e linguagem – p. 22 

O trabalho dos interlocutores com a linguagem – p. 27 

Usos singulares da linguagem – p. 33 

Capítulo 3 – Vamos falar de Arte – p. 36 

Tema e criação – p. 37 

A obra e o artista em seu contexto – p. 38 

Períodos e estilos – p. 43 

Os movimentos artísticos – p. 45 

Capítulo 4 – Conversando sobre o corpo – p. 49 

O que é corporeidade? – p. 50 

Unidade 2 – CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DISCURSO – p. 56 

Capítulo 5 – Artigo acadêmico – p. 58 

Artigo acadêmico: definição e usos – p. 65 

Capítulo 6 – Discurso e texto – p. 69 

As marcas ideológicas dos textos – p. 72 

Discurso e texto: dois conceitos essenciais – p. 78 

Capítulo 7 – Música e cotidiano – p. 84 

Pensando a pluralidade – p. 85 

A música brasileira em permanente transformação – p. 88 

Música erudita e diversidade estética – p. 94 

Educação musical – p. 95 

Capítulo 8 – Corporeidade e cultura – p. 98 

Treinamentos e desempenhos – p. 99 

Corporeidade e culturas juvenis – p. 101 

Unidade 3 – AS LINGUAGENS E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS – p. 106 

Capítulo 9 – Procedimentos de estudo e pesquisa: como ler textos – p. 108 

O trabalho do leitor – p. 111 

Leitura, estudo e pesquisa – p. 118 

Capítulo 10 – Procedimentos de estudo e pesquisa: leitura e gêneros do discurso – p. 120 

Caminhos da leitura – p. 122 

O papel do leitor – p. 128 

Capítulo 11- O corpo em (cri)ação: a interpretação e o movimento – p. 130 

Dança e cotidiano – p. 131 

A ação teatral e a teatralidade – p. 136 

O texto teatral – p. 142 

Capítulo 12 – Cultura corporal de movimento – p. 144 

Comunicação e cultura corporal de movimento – p. 144 

As práticas corporais como operações motoras – p. 148 

Prepare-se para o ENEM – p. 152 
Habilidades e competências da BNCC – p. 155 
Referências bibliográficas comentadas – p. 159 

ENTRE A TRADIÇÃO E A MODERNIDADE: ARTE POPULAR, LITERATURA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO 

Unidade 1  A ARTE DA LITERATURA – p. 12 

Capítulo 1 – A arte da literatura – p. 12 

Funções do texto literário – p. 16 

O pacto com o leitor – p. 19 

Capítulo 2 – Crônica – p. 24 

Crônica: definição e usos – p. 27 

Capítulo 3 – Arte popular brasileira – p. 36 

A arte do fazer é memória, tradição e vivência – p. 37 

Artesão ou artista? – p. 44 

Capítulo 4 – Jogos e brincadeiras populares – p. 49 

Jogos populares e habilidades motoras – p. 51 

Jogos e brincadeiras e a terceira idade – p. 52 

Jogos e brincadeiras e diversidade étnica – p. 53 

Unidade 2 – DO TRADICIONAL AO DIGITAL – p. 56 

Capítulo 5 – Blog pessoal – p. 58 

Blog pessoal: definição e usos – p. 63 

Capítulo 6 – Gêneros da internet – p. 71 

O primeiro e-mail – p. 74 

Inglês, a língua dos BBSs – p. 74 

Redes sociais: um mundo conectado – p. 75 

A rede de um bilhão de pessoas – p. 76 

Curadoria de conteúdo: uma necessidade em tempos de fake News – p. 78 

Capítulo 7 – Entre as tradições musicais e a música popular brasileira – p. 84 

As representações de manifestações populares nas Artes visuais – p. 88 

Entre danças e folguedos – p. 89 

Música: mistura e identidade – p. 90 

Tradições em transformação – p. 94 

Capítulo 8 – A dança nas tradições populares – p. 98 

Frevo: o ritmo que vem das ruas – p. 99 

Entre a capoeira angola e a capoeira regional – p. 103 

Unidade 3 – O RESPEITO À DIVERSIDADE – p. 106 

Capítulo 9 – Variação e norma – p. 108 

Variedades linguísticas – p. 110 

As gramáticas e a padronização das línguas – p. 111 

Norma linguística – p. 114 

Capítulo 10 – Preconceito linguístico – p. 121 

A Constituição Federal e o direito à diferença – p. 124 

O peso da discriminação no mundo real – p. 127 

Capítulo 11 – O patrimônio cultural brasileiro – p. 130 

O que é patrimônio material? – p. 132 

A cidade e a identidade – p. 135 

Memórias de tijolos e afetos de papel – p. 136 

Capítulo 12 – Dança, corpo e identidade – p. 144 

A dança como tradição e forma de sociabilidade – p. 145 

Dança e patrimônio cultural – p. 146 

Prepare-se para o ENEM – p. 152 
Habilidades e competências da BNCC – p. 155 
Referências bibliográficas comentadas – p. 159 

COTIDIANO E DIVERSIDADE: LINGUAGENS, ARTE E CORPO EM AÇÃO 

Unidade 1 – A DIVERSIDADE EXPRESSA POR MEIO DAS LINGUAGENS – p. 10 

Capítulo 1 – A literatura é uma linguagem – p. 12 

A linguagem da literatura – p. 16 

Recursos da linguagem literária: o poder das imagens – p. 18 

Capítulo 2 – Recursos estilísticos: figuras de palavra – p. 24 

Figuras de palavra – p. 27 

Capítulo 3 – Os povos indígenas e a Arte – p. 36 

A diversidade na Arte indígena – p. 37 

A construção da imagem indígena na Arte brasileira – p. 39 

O indígena romantizado – p. 42 

Capítulo 4 – Esporte e sociabilidade – p. 49 

A organização esportiva por categorias – p. 50 

Fundamentos do esporte – p. 51 

Esporte como prática inclusiva – p. 53 

Unidade 2 – AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM E AS RELAÇÕES QUE AS PERMEIAM – p. 56 

Capítulo 5 – Entrevista – p. 58 

Entrevista: definição e usos – p. 63 

Capítulo 6 – Relação entre oralidade e escrita – p. 71 

Escrita e oralidade – p. 72 

A dimensão sonora da língua portuguesa – p. 73 

Características da língua falada e da língua escrita – p. 75 

Capítulo 7 – Teatro e diversidade – p. 84 

Um teatro engajado – p. 85 

Teatro do Oprimido – p. 90 

Capítulo 8 – O esporte como manifestação dos discursos de diversidade – p. 98 

As mulheres no esporte – p. 99 

Uma mudança no ambiente escolar – p. 103 

Unidade 3 – O USO RESPONSÁVEL E CRÍTICO DAS DIVERSAS LINGUAGENS – p. 106 

Capítulo 9 – Reportagem de divulgação científica – p. 108 

Reportagem de divulgação científica: definição e usos – p. 110 

Capítulo 10 – Verbos e a descrição de processos – p. 120 

Emprego e sentido dos diferentes tempos verbais: modo Indicativo – p. 122 

Emprego e sentido dos diferentes tempos verbais: modo Subjuntivo – p. 124 

Emprego e sentido dos diferentes tempos verbais: modo Subjuntivo – p. 126 

Capítulo 11 – Arte e periferia – p. 130 

Sonhar com as mãos – p. 131 

A produção e o consumo de Arte nas periferias – p. 132 

Hip-hop: marcas da expressão periférica urbana – p. 133 

Rap: um grito de protesto – p. 135 

Capítulo 12 – O corpo na diversidade da dança – p. 144 

Os diversos contextos da dança – p. 145 

A dança ao alcance de todos – p. 148 

Prepare-se para o ENEM – p. 152 
Habilidades e competências da BNCC – p. 155 
Referências bibliográficas comentadas – p. 159 

LINGUAGEM E COMPORTAMENTO: ESTILOS LITERÁRIOS, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, CONSUMO E CONTRACULTURA 

Unidade 1 – APRECIAÇÃO ARTÍSTICA E CONSUMO – p. 10 

Capítulo 1 – A literatura é expressão de uma época – p. 12 

Um mesmo tema: diferentes olhares, diferentes linguagens – p. 14 

Estilo de época – p. 16 

Historiografia literária – p. 17 

Capítulo 2 – Recursos estilísticos: figuras sonoras, de sintaxe e de pensamento – p. 22 

Figuras sonoras – p. 24 

Figuras de sintaxe (ou de construção) – p. 26 

Figuras de pensamento – p. 31 

Capítulo 3 – Arte e cultura de consumo – p. 36 

O que é indústria cultural? – p. 37 

Uma cultura pop e uma Arte pop – p. 39 

Capítulo 4 – O corpo como produto – p. 49 

A padronização da beleza e suas consequências – p. 52 

Anorexia e vigorexia: distúrbios na busca do corpo “perfeito – p. 53 

Unidade 2 – OS RECURSOS DIGITAIS E AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM – p. 56 

Capítulo 5 – Artigo de opinião – p. 58 

Artigo de opinião: definição e usos – p. 65 

Capítulo 6 – Adjetivos e a construção de juízos de valor – p. 72 

Adjetivo: definição – p. 73 

O adjetivo e a expressão de juízos de valor – p. 74 

Capítulo 7 – Contracultura, Arte e comportamento – p. 84 

Música e juventude – p. 85 

Capítulo 8 – A cultura corporal de movimento e as práticas esportivas urbanas – p. 98 

O corpo e a cidade – p. 99 

Educação Física e saúde – p. 101 

Novas tecnologias e atividades físicas – p. 102 

Unidade 3 – A IMPORTÂNCIA DA VARIEDADE NAS PRÁTICAS CULTURAIS – p. 106 

Capítulo 9 – Variação linguística: variedades sociais e regionais – p. 108 

Variedades sociais – p. 109 

Variedades regionais – p. 110 

Capítulo 10 – A gramática e suas partes – p. 120 

A origem dos estudos gramaticais – p. 121 

Forma e função linguística – p. 122 

Por que estudar gramática – p. 126 

Capítulo 11 – Arte como forma de expressão das ruas – p. 130 

Há Arte na rua, sim! – p. 131 

Das tags ao grafite – p. 139 

hip-hop africano – p. 142 

Capítulo 12 – O esporte como prática de sociabilidade – p. 144 

A desigualdade social e as tradições esportivas brasileiras – p. 145 

Os afro-brasileiros e o esporte – p. 146 

O esporte e a língua – p. 149 

Prepare-se para o ENEM – p. 152 
Habilidades e competências da BNCC – p. 155 
Referências bibliográficas comentadas – p. 159 

O CORPO SE EXPRESSA: AÇÃO, DRAMA E A FORÇA DAS PALAVRAS 

Unidade 1 – AS PRÁTICAS CULTURAIS E SUAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES – p. 10 

Capítulo 1 – A literatura é gênero: o drama – p. 12 

O gênero dramático – p. 16 

As limitações dos gêneros literários – p. 20 

Capítulo 2 – Relato: um gênero narrativo – p. 26 

Relato: definição e usos – p. 29 

Capítulo 3 – O corpo nas Artes visuais – p. 36 

Desconstruindo padrões – p. 37 

A beleza clássica – p. 42 

Reinventando memórias – p. 48 

Capítulo 4 – Um corpo padronizado – p. 49 

Somos corpos culturais – p. 51 

Beleza e saúde corporal – p. 53 

Unidade 2 – A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AS PRÁTICAS CORPORAIS – p. 56 

Capítulo 5 – Reportagem – p. 58 

Reportagem: definição e usos – p. 63 

Capítulo 6 – O português no mundo – p. 73 

O português no mundo – p. 76 

Crioulos: os muitos “filhos” do português – p. 78 

Capítulo 7 – O ser em movimento: o corpo nas Artes da Cena – p. 84 

O corpo do ator é o suporte de sua criação – p. 85 

O corpo, a identidade e a expressão – p. 95 

Capítulo 8 – O corpo e a ginástica – p. 98 

O sedentarismo e o ativismo – p. 99 

Unidade 3 – AS LINGUAGENS A SERVIÇO DO APRENDIZADO, DA COMUNICAÇÃO E DA INTERVENÇÃO – p. 106 

Capítulo 9 – Resumir: um importante procedimento de estudo – p. 108 

O desafio de identificar informações essenciais – p. 110 

O resumo de textos de diferentes gêneros – p. 110 

Capítulo 10 – Relação de sentido entre as palavras – p. 119 

Relações lexicais – p. 120 

As relações lexicais na construção da coesão textual – p. 123 

Capítulo 11 – O corpo como forma de comunicação e intervenção – p. 130 

Happening e performance – p. 133 

Corpo, Arte e política – p. 140 

Capítulo 12 – O atleta e os esportes de rendimento – p. 144 

Atleta: um herói nacional – p. 145 

Fisiologia e rendimento esportivo – p. 146 

Prepare-se para o ENEM – p. 152 
Habilidades e competências da BNCC – p. 155 
Referências bibliográficas comentadas – p. 159 

A LINGUAGEM EXPRESSA TRANSFORMAÇÕES: LITERATURA, CINEMA, MÚSICA E ESPORTE 

Unidade 1 – A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS – p. 10 

Capítulo 1 – A literatura é gênero: a épica – p. 12 

Os gêneros literários – p. 15 

Capítulo 2 – A literatura é gênero: a lírica – p. 24 

O gênero lírico – p. 27 

Aspectos estruturais da poesia – p. 31 

Capítulo 3 – “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – p. 36 

Momentos da história do Cinema – p. 38 

Para onde apontam as câmeras – p. 40 

A câmera como ferramenta de denúncia – p. 44 

Capítulo 4 – A luta como prática da cultura corporal de movimento – p. 49 

Uma luta brasileira – p. 50 

A luta como tradição olímpica – p. 51 

Artes marciais – p. 53 

Unidade 2 – O IMPACTO DA TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM – p. 56 

Capítulo 5 – Notícia – p. 58 

Notícia: definição e usos – p. 62 

Capítulo 6 – Sintaxe: relações e funções – p. 71 

Sintaxe: a combinação das palavras – p. 72 

Frases criativas: títulos e manchetes – p. 75 

Usos da frase – p. 79 

Capítulo 7 – A Música brasileira: da era dos festivais às plataformas de vídeo – p. 84 

Primeira parada: a era dos festivais – p. 85 

Novos caminhos para a Música brasileira – p. 90 

Fazer e ouvir música on-line – p. 96 

Capítulo 8 – Os jogos eletrônicos – p. 98 

A cultura dos jogos eletrônicos – p. 99 

Unidade 3 – A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE PARA AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM – p. 106 

Capítulo 9 – Variação linguística temporal e estilística – p. 108 

Variação linguística e mudança no tempo – p. 109 

Variação estilística – p. 112 

Capítulo 10 – Coesão e coerência – p. 116 

A coerência textual – p. 117 

A coesão textual – p. 120 

Capítulo 11 – A Arte como ferramenta de transformação social – p. 130 

Grupo Contrafilé: Arte como intervenção permanente – p. 132 

Artivismo – p. 138 

Vozes da diversidade: Guerrilla Girls – p. 140 

Capítulo 12 – Práticas corporais de aventura – p. 144 

Na língua do skate – p. 146 

Práticas de aventura e consciência ambiental – p. 147 

Prepare-se para o ENEM – p. 152 
Habilidades e competências da BNCC – p. 155 
Referências bibliográficas comentadas – p. 159