Se liga nas linguagens – Linguagens e suas Tecnologias
Aline Ferreira, Cristiane Siniscalchi, Irlla dos Santos Diniz, Osmar de Souza Júnior, Priscilla Vilas Boas, Wilton Ormundo
Código da Coleção: 0154P21201
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- A obra da Editora Moderna, contemplada pelo PNLD 2021, propõe um diálogo interdisciplinar produtivo, de maneira que cada disciplina ofereça a sua contribuição específica para a construção do conhecimento e resolução de problemas.
- Oferece total autonomia ao professor de cada componente envolvido e apresenta percursos claros tanto para os educadores quanto para os alunos.
- Apresenta propostas baseadas nas metodologias ativas, em que os educadores atuam como facilitadores ou mediadores.
- Trabalha com saberes advindos de áreas como a psicologia, a neurociência e o pensamento computacional.
- Garante o desenvolvimento criativo, crítico e autônomo dos estudantes.
- Incentiva os alunos a atuarem de forma consciente e responsável nas diversas esferas do mundo contemporâneo.
- ‘Se liga nas linguagens – Linguagens e suas Tecnologias’ possibilita a realização de ações colaborativas, ligadas à expressão artística, cidadã e esportiva.
Experimenta ATUAR! – as experiências políticas, artísticas, críticas e de divulgação de conhecimento
Código do Obra: 0154P21201133
Experimenta ENXERGAR! – as experiências profissionais, identitárias, jornalísticas e de busca de informação
Código do Obra: 0154P21201134
Experimenta PERTENCER! – as experiências de participação política, de ser jovem, da finitude e de estudar
Código do Obra: 0154P21201135
Experimenta SE SITUAR! – as experiências de se posicionar, de não temer o novo, da curadoria e da exposição
Código do Obra: 0154P21201136
Experimenta DIALOGAR! – as experiências midiáticas, de reconhecimento de direitos, de diálogos da arte e de produção de conhecimento
Código do Obra: 0154P21201137
Experimenta COMPARTILHAR! – as experiências de compartilhar quem se é, de engajar, de comentar e de descobrir e informar
Código do Obra: 0154P21201138
Conteúdo programático
EXPERIMENTA ATUAR! AS EXPERIÊNCIAS POLÍTICAS, ARTÍSTICAS, CRÍTICAS E DE DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO
Apresentação – p. 3
Conheça seu livro – p. 4
UNIDADE 1 – A EXPERIÊNCIA POLÍTICA – p. 9
Capítulo 1 – Quando as artes visuais saem das galerias e museus: o muralismo e o grafite – p. 12
Leitura 2. Grafites Nós podemos tudo, Minas de Minas Crew – p. 13
Bate-papo de respeito – Eduardo Kobra – p. 14
Expressão –Grafitando com estêncil – p. 16
Capítulo 2 – O exercício democrático – p. 19
Leitura 5. Comentário crítico, D. C. de Toledo – p. 30
Leitura 6. Reportagem sobre o PL 1.322/2019 – p. 31
E se a gente fizesse pôsteres para uma campanha de conscientização? – p. 32
Expressão – Seguindo ritos de tramitação – p. 35
Capítulo 3 – O esporte pode ser uma experiência política? – p. 36
Leitura. Evento esportivo não é lugar de manifestação política, T. Leifert – p. 36
Bate-papo de respeito – Megan Rapinoe – p. 38
Unidade 2 – A EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA – p. 41
Capítulo 1 – Há música nos muitos sons que nos cercam – p. 42
E se a gente fizesse uma audioteca com os sons ao redor? – p. 45
Leitura 3. A música de John Cage – p. 46
Bate-papo de respeito – John Cage – p. 47
Expressão – O uso criativo dos sons – p. 47
Capítulo 2 – Teatro não é uma coisa só – p. 49
A linguagem como elemento de caracterização – p. 57
Experimentando escrever um texto teatral – p. 58
Leitura 4. O ator e a representação – p. 63
E se a gente encenasse? – p. 64
Expressão – Nosso espetáculo teatral – p. 67
Capítulo 3 – Levanta a sombrinha que o frevo vai passar! – p. 69
Leitura. Frevo: dança e cultura pernambucana, P. Rondinelli – p. 70
E se a gente construísse um mapa mental? – p. 70
Bora pra quadra? – Brincando de saltar – p. 71
Unidade 3 – A EXPERIÊNCIA DE DIVULGAR SABERES – p. 74
Capítulo 1 – A dança ocupando o espaço e divulgando (seus) mundos – p. 75
E se a gente estudasse os haicais? – p. 76
Expressão – Na escola também se dança – p. 82
Capítulo 2 – Traduzindo para descomplicar – p. 84
A interlocução com o leitor – p. 92
Experimentando ser um divulgador de ciências – p. 94
E se a gente fizesse um infográfico? – p. 98
Bate-papo de respeito – Pedro Loos – p. 103
Expressão – Divulgando conhecimento – p. 104
Capítulo 3 – Cultura popular: decifrando as danças – p. 106
Leitura. Danças populares, Fundação Fiocruz – p. 106
Bora pra quadra? – Coreografia – p. 107
Unidade 4 – A EXPERIÊNCIA CRÍTICA – p. 111
Capítulo 1 – Jornalismo cultural: mediação e crítica de arte – p. 112
Experimentando escrever uma sinopse – p. 114
Expressão – Resenha também dá vídeo – p. 118
Capítulo 2 – Avalanche de desinformação – p. 120
Experimentando ser articulista – p. 128
E se a gente checasse – p. 131
Expressão – Ensinando com jogos – p. 138
Capítulo 3 – Basquete: o importante é competir! Será? – p. 139
Bora pra quadra? – Torneio de basquete 3×3 – p. 141
Como funciona o basquetebol em cadeira de rodas, F. Germano – p. 141
Bora pra quadra? – Jogo de basquete com classificação funcional – p. 145
Especial ENEM – p. 146
Objetivos e justificativas das propostas didáticas das Unidades 1 a 4 e identificação das competências gerais e específicas e das habilidades da BNCC – p. 151
Referências bibliográficas – p. 159
EXPERIMENTA ENXERGAR! AS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS, IDENTITÁRIAS, JORNALÍSTICAS E DE BUSCA DE INFORMAÇÃO
Apresentação – p. 3
Conheça seu livro – p. 4
UNIDADE 1 – A EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – p. 9
Capítulo 1 – Quando a música é uma profissão – p. 10
Constituição de uma orquestra – p. 12
Expressão – Nosso festival de música – p. 17
Capítulo 2 – Autoconhecimento e escolha – p. 18
E se a gente fizesse um perfil? – p. 18
Experimentando ser entrevistador – p. 28
E se a gente projetasse um futuro? – p. 32
Expressão – Construindo um mapa de profissões – p. 34
Capítulo 3 – Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? – p. 40
E se a gente construísse o portfólio de um atleta profissional? – p. 41
Bora pra quadra? – Peneira para selecionar jogadores de futebol – p. 42
Bate-papo de respeito – Arlei Sander Damo – p. 45
Unidade 2 – A EXPERIÊNCIA JORNALÍSTICA – p. 46
Capítulo 1 – O valor do passinho é dado pela mídia? – p. 47
E se a gente rabiscasse? – p. 48
Bate-papo de respeito – Djalma Moura – p. 51
Expressão – Rabiscando junto – p. 51
Capítulo 2 – Leitura com astúcia – p. 54
O discurso reportado – p. 63
Desafio de linguagem – Efeitos de sentido dos verbos de dizer – p. 65
Experimentando ser jornalista – p. 65
Expressão – Eu, repórter – p. 69
Capítulo 3 – Não é briga! É MMA! – p. 71
Leitura 1. Como surgiu o MMA?, T. Cordeiro – p. 71
Bora pra quadra? – Jogos de lutas – p. 75
Unidade 3 – A EXPERIÊNCIA IDENTITÁRIA – p. 78
Capítulo 1 – Somos vários, somos múltiplos e nossa arte é vasta – p. 79
E se a gente criasse uma obra inspirada na xilogravura dos cordéis? – p. 81
Expressão – Eles estão em mim – p. 84
Capítulo 2 – Afinal, quem nós somos? – p. 86
E se a gente debatesse? – p. 86
Desafio de linguagem – Recriar em versos frases de poema em prosa – p. 91
Experimentando ser poeta – p. 95
Expressão – Nossa comunidade em foco – p. 101
Capítulo 3 – Tem futebol na minha identidade! – p. 104
Leitura 1. Futebol e identidade social no Brasil, R. Damatta – p. 104
Bora pra quadra? – Futebol generificado – p. 106
Leitura 2. Mulheres recebem menos na maioria dos esportes, N. Mazotte – p. 108
Unidade 4 – A EXPERIÊNCIA DE ME INFORMAR – p. 110
Capítulo 1 – Quando o teatro (in)forma – p. 111
Experimentando ser ator de um teatro-fórum – p. 113
Bate-papo de respeito – Augusto Boal – p. 115
Expressão – Encenar para solucionar – p. 117
Capítulo 2 – EU SOU O CURADOR – p. 119
Experimentando ser curador – p. 122
Bate-papo de respeito –The Guardian – p. 134
E se a gente pesquisasse? – p. 137
Expressão – Iniciativas jovens – p. 138
Capítulo 3 – Descobrindo novas aventuras – p. 140
E se a gente construísse um guia para novatos no trekking? – p. 142
Leitura 2. Trekking – p. 143
Bora pra quadra? – “Trekking” – p. 145
Especial ENEM – p. 146
Objetivos e justificativas das propostas didáticas das Unidades 1 a 4 e identificação das competências gerais e específicas e das habilidades da BNCC – p. 152
Referências bibliográficas – p. 159
EXPERIMENTA PERTENCER! AS EXPERIÊNCIAS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, DE SER JOVEM, DA FINITUDE E DE ESTUDAR
Apresentação – p. 3
Conheça seu livro – p. 4
UNIDADE 1 – A EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA – p. 9
Capítulo 1 – Quando a música quer ser crítica – p. 10
Leitura 1. “Passarinhos” (videoclipe)*, Emicida – p. 10
Bate-papo de respeito – Emicida – p. 12
E se a gente criasse um podcast sobre rap? – p. 13
Expressão – Com meu rap, digo o que penso – p. 16
Capítulo 2 – Política é coisa séria – p. 18
E se a gente criasse um candidato? – p. 18
Experimentando o engajamento – p. 25
Bate-papo de respeito – Silvio Luiz de Almeida – p. 27
O efeito persuasivo – p. 30
Participando da vida pública – p. 33
Capítulo 3 – Tem esporte na minha comunidade? – p. 34
Bora pra quadra? – Festival esportivo – p. 36
E se a gente produzisse um diagnóstico? – p. 39
Unidade 2 – A EXPERIÊNCIA DE SER JOVEM – p. 41
Capítulo 1 – Representar para documentar a (nossa/sua) realidade – p. 42
E se a gente reescrevesse a nossa história? – p. 45
Expressão – Nós, em mosaico – p. 49
Capítulo 2 – Juventude(s) – p. 52
E se a gente se apresentasse? – p. 53
As várias vozes no texto – p. 63
Experimentando ser orador – p. 64
E se a gente debatesse? – p. 66
Expressão – Cosplay na escola? – p. 68
Capítulo 3 – Saúde na juventude: preciso me preocupar? – p. 70
E se a gente construísse um glossário de modalidades da ginástica? – p. 70
Bora pra quadra? Atividade 1 – Aquecendo com fundamentos ginásticos – p. 74
E se a gente fizesse um folheto informativo? – p. 75
Unidade 3 – A EXPERIÊNCIA DA FINITUDE – p. 76
Capítulo 1 – Dançar a morte é possível? – p. 77
Bate-papo de respeito – Vera Sala – p. 79
E se a gente dançasse? – p. 79
Expressão – Relendo um clássico – p. 83
Capítulo 2 – Podemos falar sobre a morte – p. 86
Os tipos de discurso – p. 89
Experimentando ser contista – p. 92
E se a gente escrevesse um miniconto? – p. 95
Expressão – Como as religiões veem a finitude? – p. 98
Capítulo 3 – Saúde é o que interessa? – p. 100
Bora pra quadra? – Ginástica localizada – p. 101
Bora pra quadra? – Ginástica localizada em ação – p. 105
Unidade 4 – A EXPERIÊNCIA DE ESTUDAR – p. 107
Capítulo 1 – Pesquisar para apreciar – p. 108
Bate-papo de respeito – Aracy Abreu Amaral – p. 113
Expressão – Pra criar um zine – p. 113
Capítulo 2 – Estudar para uma, estudar para muitas – p. 116
Leitura 1. A marginália – p. 116
E se a gente fizesse uma marginalia? – p. 117
Leitura 2. Resolução de questões de múltipla escolha – p. 122
Experimentando estudar literatura – p. 127
Leitura 3.10 dicas para estudar eficientemente, segundo especialistas – p. 131
Bate-papo de respeito – Brás Cubas (Memórias póstumas de Brás Cubas), M. de Assis – p. 135
Capítulo 3 – Que história é essa de nobre esporte bretão – p. 138
E se a gente reinventasse a história do esporte? – p. 138
Leitura 1. Os antecessores do esporte moderno na Europa Antiga e feudal, E. Dunning – p. 138
Bora pra quadra? – Revivendo a sociogênese do esporte – p. 140
Especial ENEM – p. 144
Objetivos e justificativas das propostas didáticas das Unidades 1 a 4 e identificação das competências gerais e específicas e das habilidades da BNCC – p. 150
Referências bibliográficas – p. 159
EXPERIMENTA SE SITUAR! AS EXPERIÊNCIAS DE SE POSICIONAR, DE NÃO TEMER O NOVO, DA CURADORIA E DA EXPOSIÇÃO
Apresentação – p. 3
Conheça seu livro – p. 4
UNIDADE 1 – A EXPERIÊNCIA DE SE POSICIONAR – p. 9
Capítulo 1 – Quando a música é posicionamento – p. 10
E se a gente pesquisasse músicas com posicionamento político? – p. 12
Bate-papo de respeito – Beth Carvalho – p. 15
Expressão – Um festival para pensar a crítica – p. 16
Capítulo 2 – Preparando minha atuação política – p. 17
Experimentando escrever uma carta aberta – p. 17
A indicação das fontes de pesquisa – p. 28
Desafio de linguagem – Citação e indicação da fonte de pesquisa – p. 28
Expressão – O grêmio em minha escola – p. 29
Capítulo 3 – Por que não praticar o skate? – p. 33
Bora pra quadra? – Movimentos associados à prática do skate – p. 33
E se a gente fizesse uma charge? – p. 38
Unidade 2 – A EXPERIÊNCIA DO NOVO – p. 39
Capítulo 1 – Arte contemporânea: novos papéis do artista, da obra e do público – p. 40
E se a gente criasse esculturas efêmeras? – p. 44
Bate-papo de respeito – Marina Abramović – p. 47
Expressão – Ação performática – corpo-objeto – p. 48
Capítulo 2 – A literatura acontecendo agora – p. 50
A fragmentação nas narrativas contemporâneas – p. 56
Experimentando escrever um miniconto – p. 58
Bate-papo de respeito – João Paulo Cuenca – p. 64
Expressão – Dialogando com sua biblioteca cultural – p. 67
Capítulo 3 – O que há de novo em saltar e balançar? – p. 68
Bora pra quadra? – Vivência do rope swing – p. 70
E se a gente apreciasse esteticamente esses movimentos? – p. 72
Unidade 3 – A EXPERIÊNCIA DA CURADORIA – p. 73
Capítulo 1 – Dançar, filmar, selecionar – p. 74
Bate-papo de respeito – Julie Gautier – p. 76
E se a gente criasse uma videodança? – p. 76
Leitura 2. Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo e Dança – p. 80
Expressão – Nossa Mostra de Videodança – p. 82
Capítulo 2 – Uma seleção não aleatória – p. 83
A expressão de juízos de valor – p. 89
E se a gente fizesse um vídeo? – p. 95
Expressão – Nosso clube de leitura e outros tantos – p. 100
Capítulo 3 – Virtual vs real: a curadoria nos jogos – p. 102
Paintball virtual – p. 102
Pique-queima – p. 103
Jogo de dardos virtual – p. 107
Jogo de dardos real – p. 107
Unidade 4 – A EXPERIÊNCIA DE EXPOR – p. 109
Capítulo 1 – Processo de criação também pode ser espetáculo – p. 110
E se a gente jogasse? – p. 110
Expressão – Refletindo sobre o tempo – p. 117
Capítulo 2 – A arte de comunicar – p. 119
A mobilização do ouvinte – p. 125
Experimentando falar em público – p. 129
E se a gente fotografasse? – p. 134
Expressão – Criando um gif – p. 139
Capítulo 3 – Vamos recriar jogos? – p. 140
Atividade 1 – Jogo tradicional: Taco – p. 140
Atividade 2 – Jogo cooperativo: Ordem no banco – p. 141
Atividade 3 – Jogo de tabuleiro: Batalha-naval gigante – p. 142
E se a gente recriasse um jogo? – p. 144
Especial ENEM – p. 146
Objetivos e justificativas das propostas didáticas das Unidades 1 a 4 e identificação das competências gerais e específicas e das habilidades da BNCC – p. 152
Referências bibliográficas – p. 159
EXPERIMENTA DIALOGAR! AS EXPERIÊNCIAS MIDIÁTICAS, DE RECONHECIMENTO DE DIREITOS, DE DIÁLOGOS DA ARTE E DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Apresentação – p. 3
Conheça seu livro – p. 4
UNIDADE 1 – A EXPERIÊNCIA DE RECONHECER DIREITOS – p. 9
Capítulo 1 – Arte e cidadania combinam – p. 10
Leitura 1. Interpretação ilustrada de artigos da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” – p. 10
Bate-papo de respeito – Celso Hartkopf Lopes Filho – p. 12
E se a gente fizesse uma visita virtual a uma exposição? – p. 13
Expressão – Direitos em exposição – p. 17
Capítulo 2 – Sim, eu tenho direitos – p. 20
Informação e interpretação – p. 25
Experimentando ser repórter – p. 27
Bate-papo de respeito – Elisângela Adriano – p. 29
E se a gente discutisse a validade do Estatuto da Juventude? – p. 33
Capítulo 3 – Fútbol Callejero: jogando pela garantia de direitos – p. 35
Bora pra quadra? – Futebol do nosso jeito – p. 36
Bora pra quadra? – Fútbol Callejero – p. 39
E se a gente organizasse os jogos interclasses Callejeros? – p. 41
Unidade 2 – A EXPERIÊNCIA DE VER OS DIÁLOGOS DA ARTE – p. 42
Capítulo 1 – Dança-teatro: quando a expressividade é protagonista – p. 43
Experimentando ser coreógrafo e dançarino – p. 46
Expressão – Representando ciclos – p. 49
Capítulo 2 – Quando texto conversa com texto – p. 50
E se a gente dialogasse com a pintura? – p. 50
Bate-papo de respeito – Milton Hatoum – p. 59
O foco narrativo – p. 59
Experimentando ser escritor – p. 64
E se a gente discutisse? – p. 70
Capítulo 3 – Ginástica para todos: a arte de explorar – p. 72
Atividade 1 – Brincando de explorar – p. 74
Atividade 2 – Juntando elementos gímnicos – p. 74
Unidade 3 – A EXPERIÊNCIA MIDIÁTICA – p. 78
Capítulo 1 – Uma música para as multidões – p. 79
Bate-papo de respeito – Adam Gopnik – p. 86
Expressão – Estudando artistas pop – p. 87
Capítulo 2 – Publicizar e consumir publicidade, mas com crítica – p. 89
E se a gente fizesse uma paródia? – p. 89
A escolha e o tratamento das imagens – p. 92
Experimentando ser publicitário – p. 98
Capítulo 3 – Nós jogamos, vocês transmitem e eles assistem: espetáculo! – p. 105
E se a gente narrasse um jogo? – p. 107
Bate-papo de respeito – Galvão Bueno – p. 109
Bora pra quadra? – Esporte espetacularizado – p. 109
Unidade 4 – A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR CONHECIMENTO – p. 111
Capítulo 1 – Representar para preservar – p. 112
E se a gente simplesmente (se) lembrasse? – p. 114
Bate-papo de respeito – Ailton Krenak – p. 115
Expressão – Experiência cênica – p. 118
Capítulo 2 – Construindo conhecimento – p. 120
O uso de conectivos que marcam oposição – p. 128
E se a gente fizesse um fichamento? – p. 129
Experimentando ser um pesquisador – p. 132
Capítulo 3 – Ioga: conhece-te a ti mesmo? – p. 139
Atividade 1 – Respiração pela ação dos músculos abdominais – p. 140
Especial ENEM – p. 145
Objetivos e justificativas das propostas didáticas das Unidades 1 a 4 e identificação das competências gerais e específicas e das habilidades da BNCC – p. 152
Referências bibliográficas – p. 159
EXPERIMENTA COMPARTILHAR! AS EXPERIÊNCIAS DE COMPARTILHAR QUEM SE É, DE ENGAJAR, DE COMENTAR E DE DESCOBRIR E INFORMAR
Apresentação – p. 3
Conheça seu livro – p. 4
UNIDADE 1 – A EXPERIÊNCIA DE CONTAR QUEM EU SOU – p. 9
Capítulo 1 – Quando o teatro fala de seus criadores – p. 10
E se a gente escrevesse uma carta? – p. 12
Bate-papo de respeito – Janaina Leite e Fepa – p. 16
Expressão – Eu, em cena – p. 16
Capítulo 2 – Eu para os outros – p. 18
E se a gente fotografasse? – p. 18
A construção da imagem de si mesmo – p. 24
Experimentando escrever uma carta de motivação – p. 25
Expressão – Meus objetos contam uma história – p. 32
Capítulo 3 – As lutas na minha vida – p. 33
Leitura. Terra de luta: as origens da luta no Brasil – p. 33
Bora pra quadra? – Lutas de curta e de média distância: huka-huka, luta marajoara e capoeira – p. 37
E se a gente contasse sobre uma luta? – p. 41
Unidade 2 – A EXPERIÊNCIA DO GRITO – p. 42
Capítulo 1 – Dançar para dizer o que penso – p. 43
Bate-papo de respeito – Márcio Greyk – p. 45
Expressão – Intenção em movimento – p. 46
Capítulo 2 – A arte que provoca – p. 49
Antigas e novas explorações do som – p. 56
E se a gente fizesse uma enquete? – p. 58
Bate-papo de respeito – Antonio Candido – p. 62
Experimentando escrever um manifesto – p. 63
Capítulo 3 – Kiaaaai: o grito das lutas – p. 66
Bora pra quadra? – Lutas de longa distância: kendo e uso do kiai – p. 68
E se a gente gritasse? – p. 71
Unidade 3 – A EXPERIÊNCIA DO COMPARTILHAR – p. 73
Capítulo 1 – A arte de compartilhar – p. 74
E se a gente conhecesse mais um pouco? – p. 77
Expressão – Planejando uma sociedade ideal – p. 79
Capítulo 2 – (Com)Partilhar – p. 81
E se a gente analisasse as mensagens? – p. 81
A linguagem múltipla nas conversas eletrônicas – p. 85
Experimentando produzir memes – p. 87
E se a gente discutisse mais? – p. 93
Capítulo 3 – Me concede uma dança? – p. 98
Bora pra quadra? – Compartilhar saberes sobre a dança de salão – p. 98
Bora pra quadra? – Experimentando passos da gafieira – p. 100
E se a gente fizesse uma coreografia? – p. 104
Unidade 4 – A EXPERIÊNCIA DE DESCOBRIR – p. 105
Capítulo 1 – Música do nosso e de outros mundos – p. 106
Expressão – Repertório em expansão – p. 113
Capítulo 2 – Descobrir junto – p. 115
E se a gente discutisse a gramática? – p. 115
A costura de falas – p. 130
E se a gente acessasse outros lugares? – p. 134
Capítulo 3 – Click: descobrindo dançar a dois – p. 140
Bora pra quadra? – Danças de salão – p. 143
Compartilhar: