Araribá Conecta – Ciências
Rita Helena Bröckelmann
Código da Coleção: 0016 P24 01 00 207 030
Proposta pedagógica
- Trabalhar a interdisciplinaridade, reforçando a competência leitora do aluno, além de vincular as Ciências Naturais às Ciências Humanas e à Matemática.
- Colocar o aluno em um papel de protagonista no processo de aprendizagem por meio de atividades e projetos “mão na massa”.
- Facilitar o dia a dia do professor com um manual completo e didático para ser usado no planejamento de aulas.
Código do Obra: 0016 P24 01 00 207 030
Código do Obra: 0016 P24 01 00 207 030
Código do Obra: 0016 P24 01 00 207 030
Código do Obra: 0016 P24 01 00 207 030
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – Um ambiente dinâmico – p. 12
TEMA 1 – A vida na Terra – p. 14
A Terra – p. 14
TEMA 2 – O ecossistema – p. 16
Componentes dos ecossistemas – p. 16
Atividades – p. 18
Pensar Ciência
Ciência cidadã: sociedade e cientistas em prol da pesquisa – p. 19
Ciência cidadã no monitoramento de praias – p. 19
TEMA 3 – Obtenção de alimentos – p. 20
Os produtores – p. 20 | Os consumidores – p. 20 | Os decompositores – p. 21
TEMA 4 – Relações alimentares nos ecossistemas – p. 22
Cadeias alimentares – p. 22 | Teias alimentares – p. 24
Atividades – p. 26
Explore – Construção de uma teia alimentar – p. 27
Atitudes para a vida – Turismo animal – p. 28
Compreender um texto
Povos indígenas e o ambiente – p. 30
Indígenas: chave para conservação do ambiente – p. 31
UNIDADE 2 – O planeta Terra, 32
TEMA 1 – A formação da Terra – p. 34
Surgimento do Universo, 34 | Formação do Sistema Solar, 35
TEMA 2 – O formato da Terra – p. 38
Evidências do formato da Terra, 39
Atividades – p. 42
Explore – As dimensões da Terra – p. 43
TEMA 3 – O interior da Terra – p. 44
O estudo do interior da Terra – p. 44 | A estrutura da Terra – p. 45
TEMA 4 – A atmosfera terrestre – p. 46
Camadas da atmosfera – p. 46
Atividades – p. 49
Pensar Ciência – Por que é tão difícil prever a erupção de vulcões? – p. 50
Atitudes para a vida
Em busca de refúgio – p. 52
E quando a natureza é a maior ameaça? – p. 52
Compreender um texto
O buraco mais profundo da Terra – p. 54
Projeto de perfuração do manto da Terra – p. 55
UNIDADE 3 – A água – p. 56
TEMA 1 – Estados físicos da água – p. 58
As mudanças de estado físico da água – p. 59
TEMA 2 – A água nos seres vivos e na Terra – p. 60
A água no planeta – p. 60 | A água e os seres vivos – p. 60 | A hidrosfera – p. 61
TEMA 3 – A origem da água no planeta e o ciclo hidrológico – p. 64
Atividades – p. 66
TEMA 4 – A capacidade de dissolução da água – p. 67
Solubilidade – p. 67 | A água e a formação de misturas – p. 68
Explore – Testando a evaporação da água – p. 71
TEMA 5 – O tratamento da água – p. 72
A água potável – p. 72 | As estações de tratamento de água – p. 72 | As águas residuais – p. 73
TEMA 6 – A contaminação da água – p. 74
Fontes de contaminação da água – p. 74 | Doenças transmitidas pela água – p. 75 | Os cuidados com a água – p. 75
Atividades – p. 76
Pensar Ciência – Conservar os recursos do planeta: um dever de todos – p. 77
Atitudes para a vida – O descarte de pilhas e baterias – p. 78
Compreender um texto – A agricultura é vilã ou vítima na crise hídrica? – p. 80
UNIDADE 4 – A crosta terrestre – p. 82
TEMA 1 – A composição da crosta terrestre – p. 84
As rochas e os minerais – p. 84
TEMA 2 – Tipos de rocha – p. 86
Rochas ígneas – p. 86 | Rochas sedimentares – p. 87 | Rochas metamórficas – p. 88 | Investigando o passado – p. 89
TEMA 3 – O solo – p. 90
A composição do solo – p. 90 | Como o solo sustenta a vida – p. 91 | A formação do solo – p. 92 | Os usos do solo – p. 93
Atividades – p. 94
Pensar Ciência – Fósseis: o passado marcado nas rochas – p. 95
TEMA 4 – Degradação e conservação do solo – p. 96
O que degrada o solo? – p. 96 | O que conserva o solo? – p. 99
Atividades – p. 102
Explore – Observando solos – p. 103
Atitudes para a vida – Destino dos resíduos eletrônicos no mundo e no Brasil – p. 104
Compreender um texto – Sistemas agroflorestais – p. 106
UNIDADE 5 – De olho no céu – p. 108
TEMA 1 – O estudo do céu – p. 110
Os instrumentos de estudos astronômicos – p. 110
TEMA 2 – Pontos de referência na Astronomia – p. 112
TEMA 3 – O Sol e as sombras – p. 114
As sombras – p. 115
Atividades – p. 116
Explore – A distribuição de luz solar em uma moradia – p. 117
TEMA 4 – A rotação da Terra – p. 118
TEMA 5 – A translação da Terra – p. 120
Estações do ano – p. 121
TEMA 6 – A Terra no espaço – p. 124
O modelo geocêntrico – p. 124 | O modelo heliocêntrico – p. 124
Atividades – p. 126
Pensar Ciência – Astrofísica Cecília Payne inspira projeto no Brasil – p. 127
Atitudes para a vida – Sol, proteção, prevenção e saúde! – p. 128
Compreender um texto – Das estrelas ao GPS – p. 130
UNIDADE 6 – Os materiais, 132
TEMA 1 – Características gerais dos materiais – p. 134
Os materiais têm massa – p. 134 | Os materiais têm volume – p. 135
TEMA 2 – Estados físicos dos materiais – p. 137
Características específicas dos materiais – p. 137
Atividades – p. 139
Explore – Qual é o estado físico da espuma de barbear? – p. 140
TEMA 3 – Transformações dos materiais – p. 141
Transformações físicas – p. 141 | Transformações químicas – p. 142 | Transformações físicas e químicas na natureza – p. 144 | As transformações físicas e químicas do lixo – p. 145
TEMA 4 – Materiais de origem natural e materiais sintéticos – p. 146
Medicamentos e recursos naturais – p. 146 | Plásticos: sociedade e ambiente – p. 148 | A produção de novos materiais – p. 149
Atividades – p. 150
Pensar Ciência – Esporte paralímpico: tecnológico e inclusivo – p. 151
Atitudes para a vida – Lixo sem fim – p. 152
Compreender um texto – Como funciona a transformação de garrafas PET em tecido? – p. 154
UNIDADE 7 – Vida, célula e sistema nervoso humano – p. 156
TEMA 1 – As células – p. 158
Descoberta da célula – p. 158 | Estrutura da célula – p. 159
TEMA 2 – Níveis de organização dos seres vivos – p. 160
Células – p. 160 | Tecidos – p. 160 | Órgãos – p. 161 | Sistemas – p. 161 | Organismos – p. 161
Atividades – p. 162
Pensar Ciência – O impacto da comunicação e da tecnologia no desenvolvimento científico – p. 163
TEMA 3 – O sistema nervoso humano – p. 164
As células nervosas – p. 165 | A transmissão das informações no sistema nervoso – p. 165 | Estrutura do sistema nervoso humano – p. 167
TEMA 4 – Coordenação nervosa – p. 168
Ações voluntárias e involuntárias – p. 168
TEMA 5 – As drogas – p. 170
Dependência química – p. 170 | Classificação das drogas – p. 171
Atividades – p. 172
Explore – Tempo de reação – p. 173
Atitudes para a vida – Cuidando do sono – p. 174
Compreender um texto – Piscar descansa o cérebro – p. 176
UNIDADE 8 – Os sentidos e os movimentos – p. 178
TEMA 1 – Tato, gustação e olfato – p. 180
Os sentidos – p. 180
TEMA 2 – Visão – p. 184
Estrutura do olho – p. 184 | Funcionamento do olho – p. 185
TEMA 3 – Audição – p. 186
Estrutura e funcionamento da orelha – p. 186 | Intensidade dos sons – p. 187
Atividades – p. 188
Explore – Por que algumas pessoas precisam de óculos? – p. 189
TEMA 4 – Sistema esquelético – p. 190
O esqueleto humano – p. 190 | As articulações – p. 191
TEMA 5 – Sistema muscular – p. 192
Os músculos – p. 192 | Movimento – p. 192
Atividades – p. 194
Pensar Ciência – Leonardo da Vinci – entre a Arte e a Ciência – p. 195
Atitudes para a vida – Acesso para todos! – p. 196
Compreender um texto
Distorção da autoimagem – p. 198
As redes sociais e a relação com a aparência – p. 199
Oficinas – p. 200
Fique por dentro – p. 211
Referências bibliográficas – p. 220
UNIDADE 1 – A vida no planeta Terra – p. 12
TEMA 1 – Os seres vivos – p. 14
Metabolismo e composição química – p. 14 | Ciclo de vida – p. 14 | Reprodução – p. 15 | Percepção e interação com o ambiente – p. 15 | Células – p. 15
TEMA 2 – As células – p. 16
As estruturas celulares – p. 16 | Tipos de célula – p. 16
TEMA 3 – Os primeiros seres vivos – p. 19
A Terra primitiva – p. 19 | O surgimento da vida – p. 19
Atividades – p. 21
Explore – Observação de células – p. 22
TEMA 4 – Teorias sobre a origem da vida …23
Geração espontânea e biogênese – p. 23 | As bases da teoria da evolução molecular – p. 25 | A teoria da panspermia cósmica – p. 26
TEMA 5 – Terra, um planeta em transformação – p. 27
Placas litosféricas – p. 27
Atividades – p. 32
Pensar Ciência – Mapeando o fundo do oceano – p. 33
Atitudes para a vida
América e África: dois continentes unidos pela cultura – p. 34
Um festival cultural chamado Pangeia – p. 35
Compreender um texto – Evidências de água líquida em Marte – p. 36
UNIDADE 2 – A classificação dos seres vivos – p. 38
TEMA 1 – Por que classificar? – p. 40
Um exemplo de classificação – p. 40 | A importância da classificação dos seres vivos – p. 41 | Histórico da classificação dos seres vivos – p. 43 | A nomenclatura científica – p. 45 | Os reinos – p. 45 | Árvores da vida – p. 46
TEMA 2 – Os vírus – p. 47
A estrutura dos vírus – p. 47 | A reprodução viral e as viroses – p. 48 | Vacinação – p. 48
TEMA 3 – O reino dos moneras – p. 50
As arqueas – p. 50 | As bactérias – p. 50
Atividades – p. 54
Pensar Ciência – O que é vida? – p. 55
TEMA 4 – O reino dos protoctistas – p. 56
As algas – p. 56 | Os protozoários – p. 57 | Os protoctistas na saúde pública, na economia e no ambiente – p. 59
TEMA 5 – O reino dos fungos – p. 60
O processo de alimentação dos fungos – p. 60 | A reprodução dos fungos – p. 61 | Modos de vida dos fungos – p. 61 | O corpo dos fungos – p. 62 | Os fungos no ambiente, na economia e na saúde pública – p. 63
TEMA 6 – O ambiente, a saúde e os seres microscópicos – p. 64
Doenças emergentes e reemergentes – p. 64 | Fatores de transmissão das doenças – p. 65 | Gripe: por que vacinar? – p. 66
Atividades – p. 68
Explore – Incidência da doença de Chagas – p. 69
Atitudes para a vida
Lixo e saúde – p. 70
Acesso a serviços de saneamento básico no Brasil – p. 70
Compreender um texto – Movimento antivacina: uma séria ameaça à saúde global – p. 72
UNIDADE 3 – O reino das plantas – p. 74
TEMA 1 – Características das plantas – p. 76
As células das plantas – p. 77 | Os tecidos das plantas – p. 78
TEMA 2 – Classificação das plantas – p. 79
Grupos de plantas – p. 79 | A evolução das plantas – p. 80 | Briófitas – p. 81 | Pteridófitas – p. 81 | Gimnospermas – p. 82 | Angiospermas – p. 83
TEMA 3 – Raiz e caule – p. 84
A raiz e suas partes – p. 84 | O caule e suas partes – p. 86
Atividades – p. 88
Pensar Ciência – A imagem do cientista – p. 89
TEMA 4 – Folha e fotossíntese – p. 90
A folha e suas partes – p. 90 | A fotossíntese – p. 92 | A transpiração – p. 92 | A respiração – p. 93
TEMA 5 – Ciclos reprodutivos das plantas – p. 94
Reprodução das briófitas – p. 94 | Reprodução das pteridófitas – p. 95 | Reprodução das gimnospermas – p. 96 | Reprodução das angiospermas – p. 97
TEMA 6 – Flor, fruto e semente – p. 98
A flor e suas partes – p. 98 | O fruto e suas partes – p. 99 | A semente e suas partes – p. 100 | Flores, frutos e sementes na Economia – p. 101
Atividades – p. 102
Explore – Taxa de germinação de sementes – p. 103
Atitudes para a vida – Mulheres na Ciência – p. 104
Compreender um texto – A importância da polinização para a produção de plantas usadas na alimentação humana – p. 106
UNIDADE 4 – O reino dos animais – p. 108
TEMA 1 – As características dos animais – p. 110
Simetria – p. 111 | Fisiologia dos animais – p. 111
TEMA 2 – Poríferos e cnidários – p. 112
Poríferos – p. 112 | Cnidários – p. 114
TEMA 3 – Platelmintos, nematódeos e anelídeos – p. 116
Platelmintos – p. 116 | Nematódeos – p. 119 | Anelídeos – p. 121
TEMA 4 – Moluscos, artrópodes e equinodermos – p. 122
Moluscos – p. 122 | Artrópodes – p. 124 | Equinodermos – p. 127
Atividades – p. 129
Explore – Larvas de insetos na perícia criminal – p. 130
TEMA 5 – Peixes e anfíbios – p. 131
Peixes – p. 131 | Anfíbios – p. 133
TEMA 6 – Répteis – p. 134
Animais venenosos e animais peçonhentos – p. 135
TEMA 7 – Aves e mamíferos – p. 136
Aves – p. 136 | Mamíferos – p. 137
Atividades – p. 138
Pensar Ciência – O pulmão dos celacantos – p. 139
Atitudes para a vida – Área de São Paulo e US$ 25 milhões por ano salvariam anfíbios da Mata Atlântica – p. 140
Compreender um texto
Declaração dos direitos dos animais – p. 142
Veja como denunciar maus-tratos ou crueldade contra animais – p. 142
Ativistas e criadores divergem sobre projeto que transforma animais em sujeitos de direito – p. 143
UNIDADE 5 – Relações ecológicas e ecossistemas brasileiros – p. 144
TEMA 1 – Relações ecológicas nos ecossistemas – p. 146
Relações ecológicas interespecíficas – p. 146 | Relações ecológicas que podem ser interespecíficas ou intraespecíficas – p. 149 | Relações ecológicas intraespecíficas – p. 150
TEMA 2 – Domínios morfoclimáticos brasileiros – p. 152
Os seis domínios brasileiros – p. 152
TEMA 3 – O domínio Atlântico – p. 154
A Mata Atlântica – p. 154
TEMA 4 – O domínio Amazônico – p. 156
A Floresta Amazônica – p. 156
Atividades – p. 158
Pensar Ciência – A compreensão das paisagens – p. 159
TEMA 5 – O domínio do Cerrado – p. 160
O Cerrado – p. 160
TEMA 6 – O domínio das Pradarias – p. 163
Os Pampas – p. 163
TEMA 7 – O domínio das Araucárias – p. 165
Mata de Araucárias – p. 165
TEMA 8 – O domínio das Caatingas – p. 166
A Caatinga – p. 166
TEMA 9 – O Pantanal Mato-Grossense – p. 169
Características do Pantanal – p. 169
TEMA 10 – Ecossistemas aquáticos – p. 170
Classificação dos ecossistemas aquáticos – p. 170 | Manguezais – p. 171
Atividades – p. 172
Explore – Fatores climáticos e biomas – p. 173
Atitudes para a vida – Seis anos após o rompimento da barragem de Mariana, ecossistema marinho continua sofrendo os impactos do desastre – p. 174
Compreender um texto
Nobel alternativo: líder yanomami Davi Kopenawa é o sétimo brasileiro a ganhar o prêmio – p. 176
É o “pouco índio” que está sustentando o planeta Terra, avisa Davi Kopenawa – p. 177
UNIDADE 6 – O ar – p. 178
TEMA 1 – Os gases da atmosfera – p. 180
A composição do ar – p. 180 | Características de alguns componentes do ar – p. 181
TEMA 2 – Propriedades do ar – p. 184
Cor, cheiro e gosto – p. 184 | O ar tem massa e ocupa espaço – p. 184 | O ar se expande e pode ser comprimido – p. 184
Atividades – p. 186
Explore – Campeonato de aviões de papel – p. 187
TEMA 3 – A pressão atmosférica – p. 188
A resistência do ar – p. 189 | O experimento de Torricelli – p. 190
TEMA 4 – Modificações na atmosfera – p. 191
O efeito estufa e o aquecimento global – p. 191 | A chuva ácida – p. 194 | A redução da camada de ozônio – p. 195
Atividades – p. 196
Pensar Ciência – Probabilidade e certeza – p. 197
Atitudes para a vida – Qual meio de transporte? – p. 198
Compreender um texto
Cordel do aquecimento global – p. 200
Aquecimento global – p. 201
UNIDADE 7 – Calor e temperatura – p. 202
TEMA 1 – Energia térmica – p. 204
Temperatura – p. 204 | Equilíbrio térmico – p. 205
TEMA 2 – A medida da temperatura – p. 206
Sensação térmica – p. 206 | Termômetros – p. 207 | As escalas de temperatura – p. 208
TEMA 3 – Trocas de calor – p. 209
Calor – p. 209 | Quantidade de calor – p. 210
Atividades – p. 212
Pensar Ciência – As teorias para o calor – p. 213
TEMA 4 – A propagação do calor – p. 215
Condução térmica – p. 215 | Convecção térmica – p. 216 | Irradiação térmica – p. 217
TEMA 5 – Fenômenos naturais relacionados à transferência de calor – p. 220
Brisa marítima e brisa continental – p. 220 | Correntes de convecção na atmosfera – p. 221
Atividades – p. 222
Explore – Estudando a agitação térmica – p. 223
Atitudes para a vida
O uso da energia solar no Brasil – p. 224
Aquecendo a água com a energia do Sol – p. 225
Compreender um texto – O caos e a ordem – p. 226
UNIDADE 8 – Máquinas simples e máquinas térmicas – p. 228
TEMA 1 – Máquinas – p. 230
Força – p. 230 | Máquinas simples e máquinas complexas – p. 231
TEMA 2 – Alavancas – p. 233
Como funcionam as alavancas – p. 233 | Tipos de alavanca – p. 234
TEMA 3 – Plano inclinado – p. 238
Cunha – p. 239 | Parafuso – p. 239
Atividades – p. 240
Explore – Criando uma máquina maluca – p. 241
TEMA 4 – Rodas, polias e engrenagens – p. 242
Rodas – p. 242 | Polias – p. 243 | Engrenagens – p. 244
TEMA 5 – Máquinas térmicas – p. 246
A transformação de energia nas máquinas térmicas – p. 246 | Máquina a vapor – p. 247 | Motor a combustão – p. 249
TEMA 6 – O uso das máquinas ao longo do tempo – p. 250
Máquinas na agricultura – p. 250 | O uso de máquinas térmicas – p. 251 | Impactos ambientais e sociais relacionados ao desenvolvimento tecnológico – p. 252
Atividades – p. 253
Pensar Ciência – Ciência Básica, Ciência Aplicada, Tecnologia – p. 254
Atitudes para a vida – A queima de combustíveis polui o ar que respiramos – p. 256
Compreender um texto – As tecnologias da informação podem revolucionar o cuidado com a saúde? – p. 258
Oficinas – p. 260
Fique por dentro – p. 273
Referências bibliográficas – p. 278
UNIDADE 1 – A nutrição e o sistema digestório humano – p. 12
TEMA 1 – A organização do corpo humano – p. 14
Homeostase – p. 15
TEMA 2 – A nutrição e os alimentos – p. 16
TEMA 3 – Vitaminas e sais minerais – p. 17
TEMA 4 – Carboidratos, lipídios e proteínas – p. 18
Os carboidratos – p. 18 | Os lipídios – p. 18 | As proteínas – p. 19
TEMA 5 – Alimentação saudável – p. 20
A energia dos alimentos – p. 20 | Necessidades energéticas – p. 20 | Alimentação e saúde – p. 22
Atividades – p. 24
Pensar Ciência – Evolução do estudo do corpo humano – p. 25
TEMA 6 – O sistema digestório – p. 26
As etapas da digestão – p. 27
Atividades – p. 30
Explore – Interpretando experimentos – p. 31
Atitudes para a vida – Escolhas alimentares – p. 32
Compreender um texto – Relatório da ONU: ano pandêmico marcado por aumento da fome no mundo – p. 34
UNIDADE 2 – Sistemas: cardiovascular, linfático e imunitário humanos – p. 36
TEMA 1 – O sistema cardiovascular – p. 38
Vasos sanguíneos – p. 38
TEMA 2 – O sangue e seus componentes – p. 40
Sangue – p. 40
TEMA 3 – O coração – p. 43
A estrutura do coração – p. 43 | Os batimentos do coração – p. 44
TEMA 4 – A circulação do sangue – p. 45
Atividades – p. 46
Explore – Pulsação ao longo do dia – p. 47
TEMA 5 – O sistema linfático – p. 48
Estrutura do sistema linfático – p. 48 | Funcionamento do sistema linfático – p. 49
TEMA 6 – O sistema imunitário – p. 50
Defesas do organismo – p. 50 | Imunização artificial – p. 51 | Problemas relacionados ao sistema imunitário – p. 52
TEMA 7 – A saúde dos sistemas cardiovascular e linfático – p. 54
Doenças do sistema cardiovascular – p. 54 | Doenças do sistema linfático – p. 55
Atividades – p. 56
Pensar Ciência – Covid-19 e a nova tecnologia de desenvolvimento de vacinas – p. 57
Atitudes para a vida – Queda na vacinação de crianças no Brasil – p. 58
Compreender um texto – Transplante inédito de coração de porco em humanos pode mudar a história da medicina – p. 60
UNIDADE 3 – Sistemas respiratório, urinário e endócrino humanos – p. 62
TEMA 1 – O sistema respiratório – p. 64
As vias respiratórias – p. 65 | Os pulmões – p. 65 | Os movimentos respiratórios – p. 65 | A troca de gases – p. 66 | A saúde e o sistema respiratório – p. 67
TEMA 2 – O sistema urinário – p. 68
Os rins – p. 69 | As vias urinárias – p. 69 | A formação da urina – p. 70 | A saúde e o sistema urinário – p. 70
Atividades – p. 172
Explore – Valores de referência – p. 73
TEMA 3 – O sistema endócrino – p. 74
As glândulas endócrinas – p. 75 | Saúde e o sistema endócrino – p. 76
Atividades – p. 78
Pensar Ciência – Exames de urina: o que os egípcios e os gregos já sabiam – p. 79
Atitudes para a vida – Cigarro: uma droga socialmente aceita – p. 80
Compreender um texto – Dúvidas frequentes sobre doação de órgãos – p. 82
UNIDADE 4 – Reprodução e fases da vida – p. 84
TEMA 1 – Reprodução – p. 86
Reprodução assexuada – p. 86 | Reprodução sexuada – p. 87
TEMA 2 – Adolescência – p. 90
As mudanças físicas na adolescência – p. 90 | As mudanças hormonais na adolescência – p. 91 | As mudanças comportamentais na adolescência – p. 91
TEMA 3 – O sistema genital masculino – p. 92
Componentes do sistema genital masculino – p. 92
TEMA 4 – O sistema genital feminino – p. 94
Componentes do sistema genital feminino – p. 94
TEMA 5 – Os métodos anticoncepcionais – p. 96
Métodos anticoncepcionais de barreira – p. 96 | Métodos anticoncepcionais comportamentais – p. 97 | Métodos anticoncepcionais hormonais – p. 97 | Métodos anticoncepcionais cirúrgicos – p. 98 | Métodos anticoncepcionais intrauterinos – p. 98
TEMA 6 – Infecções sexualmente transmissíveis – p. 99
Contágio e sintomas gerais – p. 99
Atividades – p. 102
TEMA 7 – O ciclo menstrual e a fecundação – p. 103
O ciclo menstrual – p. 103 | A fecundação e o desenvolvimento do zigoto – p. 104 | A menstruação e o bem-estar feminino – p. 105
TEMA 8 – A gestação e o parto – p. 106
A gravidez – p. 106 | O parto – p. 108
Atividades – p. 109
Explore – O que é família? – p. 112
Pensar Ciência – A participação das mulheres na ciência: cenário atual e possibilidades – p. 113
Atitudes para a vida – Sexualidade humana – p. 114
Compreender um texto – A juventude e as redes sociais – p. 116
UNIDADE 5 – Força e movimento – p. 118
TEMA 1 – Movimento ou repouso? – p. 120
O movimento – p. 120
TEMA 2 – Velocidade – p. 123
Cálculo da velocidade média – p. 123 | O movimento uniforme – p. 125
TEMA 3 – Aceleração – p. 126
Cálculo da aceleração média – p. 126 | Movimentos sob ação da gravidade – p. 127
Atividades – p. 128
Pensar Ciência – A analogia Newton-Beethoven: serão reais os objetos da Ciência? – p. 129
TEMA 4 – Mover, parar, deformar – p. 130
A origem do movimento – p. 130 | Composição das forças – p. 131
TEMA 5 – As leis de Newton – p. 132
Inércia – p. 132 | A primeira lei de Newton – p. 133 | A segunda lei de Newton – p. 134 | A terceira lei de Newton – p. 136 | Força de atrito – p. 138
Atividades – p. 140
Explore – Carrinho movido a ar – p. 141
Atitudes para a vida – Carta aberta do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo sobre a mobilidade ativa e inclusiva – p. 142
Compreender um texto – Uso do freio ABS – p. 144
UNIDADE 6 – Energia – p. 146
TEMA 1 – Formas e fontes de energia – p. 148
As diversas formas de energia – p. 148 | Fontes de energia – p. 153
TEMA 2 – Transformações de energia – p. 154
Transformação e conservação de energia – p. 154
Atividades – p. 156
Explore – Obtendo a energia de uma bola a partir de medições indiretas – p. 157
TEMA 3 – Obtenção de energia elétrica – p. 158
Formas de obter energia elétrica – p. 159
TEMA 4 – Trabalho e potência – p. 161
O que é trabalho – p. 161 | O que é potência – p. 162
Atividades – p. 164
Pensar Ciência – Hawking e a divulgação científica – p. 165
Atitudes para a vida – O acesso à energia elétrica – p. 166
Compreender um texto – Acabou a era da gasolina? – p. 168
UNIDADE 7 – Eletricidade e magnetismo – p. 170
TEMA 1 – Os fenômenos elétricos e magnéticos – p. 172
A natureza elétrica da matéria – p. 172 | Corpos neutros e eletricamente carregados – p. 173
TEMA 2 – A corrente e os dispositivos elétricos – p. 174
Condutores e isolantes elétricos – p. 174 | Fios condutores e corrente elétrica – p. 174 | Geradores e tensão elétrica – p. 175 | Resistência elétrica – p. 176
TEMA 3 – O circuito elétrico – p. 177
Circuito elétrico em série ou em paralelo – p. 179
Atividades – p. 180
Explore – Testando a condutibilidade elétrica de materiais – p. 181
TEMA 4 – O consumo de energia elétrica – p. 182
O efeito Joule – p. 182 | Potência e consumo de energia elétrica – p. 183
TEMA 5 – O magnetismo – p. 185
Magnetismo natural e magnetismo artificial – p. 185 | Campo magnético e linhas de campo – p. 186
Atividades – p. 188
Pensar Ciência – Os caminhos de uma invenção – p. 189
Atitudes para a vida – O uso racional da energia elétrica – p. 190
Compreender um texto – Relâmpagos, raios e trovões – p. 192
UNIDADE 8 – Sol, Terra e Lua – p. 194
TEMA 1 – Rotação e translação da Terra – p. 196
O movimento de rotação – p. 196 | O movimento de translação – p. 198
TEMA 2 – A Lua – p. 200
Os movimentos da Lua – p. 200 | Eclipses – p. 203
Atividades – p. 205
Pensar Ciência – O geocentrismo – p. 206
TEMA 3 – Clima e tempo – p. 207
Fatores que influenciam o clima – p. 207 | Previsão do tempo – p. 210
TEMA 4 – Fenômenos climáticos e ação humana – p. 212
Influência humana nos fenômenos climáticos – p. 213
Atividades – p. 214
Explore – Construindo um anemômetro – p. 215
Atitudes para a vida – Poluição dos oceanos: quais são as possíveis soluções – p. 216
Compreender um texto – Como a Lua influencia as marés? – p. 218
Oficinas – p. 220
Fique por dentro – p. 231
Referências bibliográficas – p. 237
UNIDADE 1 – Estudo da matéria – p. 12
TEMA 1 – Áreas da Ciência que investigam a matéria – p. 14
A Química – p. 14 | A Física – p. 14
TEMA 2 – Propriedades gerais e específicas da matéria – p. 16
Massa – p. 16 | Volume e impenetrabilidade – p. 16 | Densidade – p. 17
Atividades – p. 20
Explore – Construindo um instrumento para análise da densidade de líquidos – p. 21
TEMA 3 – Estados físicos da matéria – p. 22
Sólido, líquido e gasoso – p. 22
TEMA 4 – Mudanças de estado físico – p. 26
A influência da temperatura – p. 26 | A influência da pressão – p. 29
Atividades – p. 30
Pensar Ciência – A luta de uma cientista – p. 31
Atitudes para a vida – Descarte de medicamentos no lixo comum pode contaminar o meio ambiente – p. 32
Compreender um texto – Aumento do nível do mar e aquecimento global: como evitar o pior cenário? – p. 34
UNIDADE 2 – A estrutura da matéria – p. 36
TEMA 1 – Modelos atômicos – p. 38
Teoria e modelo – p. 38 | Modelo atômico de Dalton – p. 38 | As contribuições de Thomson – p. 39 | Modelo atômico de Rutherford – p. 39 | Modelo atômico de Rutherford-Bohr – p. 40
TEMA 2 – O átomo – p. 42
A estrutura atômica – p. 42 | A escala dos átomos – p. 44
TEMA 3 – Os elementos químicos – p. 46
Origem do nome dos elementos químicos – p. 46 | Os isótopos – p. 47 | Os íons – p. 47
Atividades – p. 48
Pensar Ciência – Elementar, meu caro cientista! – p. 49
TEMA 4 – A tabela periódica – p. 50
A classificação periódica dos elementos – p. 50
TEMA 5 – Ligações químicas – p. 53
A ligação iônica – p. 54 | A ligação covalente – p. 55 | A ligação metálica – p. 55
Atividades – p. 56
Explore – Modelos atômicos – p. 57
Atitudes para a vida – Marie Curie – p. 58
Compreender um texto – O Jardim de Mendeleev – p. 60
UNIDADE 3 – Transformações químicas – p. 62
TEMA 1 – Substâncias e misturas – p. 64
Substância – p. 64 | Mistura – p. 65
TEMA 2 – Reações químicas – p. 66
Alguns tipos de reação química – p. 67
Atividades – p. 70
Explore – Transformando a química em arte – p. 71
TEMA 3 – Leis ponderais – p. 72
Lei da conservação das massas – p. 72 | Lei das proporções definidas – p. 74
TEMA 4 – Representação e balanceamento de reações químicas – p. 75
Equações químicas e balanceamento de equações – p. 75 | Cálculo da massa de reagentes e de produtos – p. 76
Atividades – p. 77
Pensar Ciência – O mau uso da Ciência e da Tecnologia – p. 78
Atitudes para a vida – Novos produtos e pesquisas clínicas – p. 80
Compreender um texto – A arte da fabricação de vidros – p. 82
UNIDADE 4 – Grupos de substâncias – p. 84
TEMA 1 – Classificar: uma prática humana – p. 86
Classificação das substâncias – p. 86
TEMA 2 – Ácidos e bases – p. 88
Ácidos – p. 88 | Bases – p. 89 | Reação química entre ácidos e bases – p. 89
TEMA 3 – Sais e óxidos – p. 90
Sais – p. 90 | Óxidos – p. 91
Pensar Ciência – Paradoxo na ciência: negros e mulheres inovam, mas são raros na academia – p. 93
TEMA 4 – Indicadores ácido-base – p. 94
A escala de pH – p. 95
Atividades – p. 96
Explore – Analisando o pH da água de diferentes locais – p. 97
Atitudes para a vida – A luta de uma mulher para preservar um patrimônio da humanidade – p. 98
Compreender um texto – Oceano Ártico sofre rápido processo de acidificação, diz estudo – p. 100
UNIDADE 5 – Evolução biológica – p. 102
TEMA 1 – Evidências da evolução biológica – p. 104
Mudanças no cenário terrestre – p. 104 | Registro fóssil – p. 105 | Semelhanças anatômicas – p. 106
TEMA 2 – Breve histórico do evolucionismo – p. 107
Fixismo e evolucionismo – p. 107 | A teoria de Lamarck – p. 107 | A teoria de Darwin e Wallace – p. 108 | Teoria sintética da evolução – p. 112
Atividades – p. 113
Explore – A seleção natural e a diversidade dos bicos das aves – p. 114
TEMA 3 – Adaptações – p. 115
Adaptações de animais às condições ambientais – p. 116 | Adaptações de plantas às condições ambientais – p. 117
TEMA 4 – Especiação e ancestralidade – p. 118
Formação de novas espécies – p. 118 | Árvores filogenéticas – p. 119
TEMA 5 – Conservação da biodiversidade – p. 120
Evolução e biodiversidade – p. 120 | Unidades de Conservação – p. 121 | O consumo consciente e conservação da biodiversidade – p. 122
Atividades – p. 124
Pensar Ciência – As paixões de Darwin – p. 125
Atitudes para a vida – Raças humanas? – p. 126
Compreender um texto – Unidades de Conservação do Boqueirão da Onça – p. 128
UNIDADE 6 – Genética – p. 130
TEMA 1 – O núcleo celular – p. 132
Os componentes do núcleo celular – p. 132
TEMA 2 – O material genético – p. 133
O DNA e os genes – p. 133
TEMA 3 – Os cromossomos eucarióticos – p. 135
Estrutura do cromossomo eucariótico – p. 135 | Os cromossomos sexuais – p. 136 | Cariótipo – p. 136 | Alterações cromossômicas – p. 137
TEMA 4 – A divisão celular – p. 138
Mitose – p. 138 | Meiose – p. 138
Atividades – p. 140
Pensar Ciência – Ética e tratamentos experimentais em humanos – p. 141
TEMA 5 – As contribuições de Mendel para a Genética – p. 142
Mendel, suas observações e seus experimentos – p. 142
TEMA 6 – Hereditariedade humana – p. 145
Herança do tipo sanguíneo – p. 145
TEMA 7 – Aplicações atuais do conhecimento genético – p. 147
A Genética hoje – p. 147 | Genética e sociedade – p. 149
Atividades – p. 150
Explore – Heredogramas – p. 151
Atitudes para a vida – Família fez fertilização in vitro para que filha pudesse salvar a irmã – p. 152
Compreender um texto – Covid: Como herança genética neandertal influencia resposta imunológica ao coronavírus – p. 154
UNIDADE 7 – Ondas: som e luz – p. 156
TEMA 1 – Ondas e suas características – p. 158
Ondas – p. 158
TEMA 2 – O som – p. 162
Como se produz o som – p. 162 | A velocidade do som – p. 162
Atividades – p. 165
Pensar Ciência – Alan Turing e o julgamento da sociedade – p. 166
TEMA 3 – Ondas eletromagnéticas – p. 167
Aplicações médicas das radiações – p. 168 | Ondas eletromagnéticas nas comunicações – p. 170
TEMA 4 – A luz – p. 174
A onda que conseguimos enxergar – p. 174
Atividades – p. 176
Explore – A cor dos objetos – p. 177
Atitudes para a vida – Câncer infantil: Cuidados e atenção! – p. 178
Compreender um texto – O câncer no Brasil: passado e presente – p. 180
UNIDADE 8 – Terra e Universo – p. 182
TEMA 1 – O desenvolvimento da Astronomia – p. 184
Cosmologia – p. 184
TEMA 2 – O Universo – p. 190
Unidades de comprimento – p. 190 | Galáxias – p. 190
TEMA 3 – Sistema Solar – p. 192
O Sol – p. 192 | Planetas – p. 192 | Planetas-anões – p. 192 | Corpos menores do Sistema Solar – p. 193
Atividades – p. 196
Pensar Ciência – Relações afro-indígenas – p. 197
TEMA 4 – O Sol e outras estrelas – p. 198
Evolução estelar – p. 198
TEMA 5 – A vida fora da Terra – p. 202
Condições para a presença de vida – p. 202 | Viagens interplanetárias e interestelares – p. 203
Atividades – p. 204
Explore – As dimensões do Sistema Solar – p. 205
Atitudes para a vida – Vamos mesmo morar em Marte? – p. 206
Compreender um texto – A brasileira que investiga o maior mistério do Universo: a energia escura – p. 208
Oficinas …………………………………………………………………………………………………210
Fique por dentro………………………………………………………………………………….221
Referências bibliográficas………………………………………………………………..228
Compartilhar: