Araribá Conecta – Ciências

Rita Helena Bröckelmann
Código da Coleção: 0016 P24 01 00 207 030
Proposta pedagógica
  • Trabalhar a interdisciplinaridade, reforçando a competência leitora do aluno, além de vincular as Ciências Naturais às Ciências Humanas e à Matemática.
  • Colocar o aluno em um papel de protagonista no processo de aprendizagem por meio de atividades e projetos “mão na massa”.
  • Facilitar o dia a dia do professor com um manual completo e didático para ser usado no planejamento de aulas.
Compartilhar:
Código do Obra: 0016 P24 01 00 207 030
Compartilhar:
Código do Obra: 0016 P24 01 00 207 030
Compartilhar:
Código do Obra: 0016 P24 01 00 207 030
Compartilhar:
Código do Obra: 0016 P24 01 00 207 030
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – Um ambiente dinâmico – p. 12 

TEMA 1 – A vida na Terra – p. 14 

A Terra – p. 14  

TEMA 2 – O ecossistema – p. 16 

Componentes dos ecossistemas – p. 16 

Atividades – p. 18 

Pensar Ciência 

Ciência cidadã: sociedade e cientistas em prol da pesquisa – p. 19 

Ciência cidadã no monitoramento de praias – p. 19 

TEMA 3 – Obtenção de alimentos – p. 20 

Os produtores – p. 20 | Os consumidores – p. 20 | Os decompositores – p. 21 

TEMA 4 – Relações alimentares nos ecossistemas – p. 22 

Cadeias alimentares – p. 22 | Teias alimentares – p. 24  

Atividades – p. 26 

Explore – Construção de uma teia alimentar – p. 27 

Atitudes para a vida – Turismo animal – p. 28 

Compreender um texto 

Povos indígenas e o ambiente – p. 30 

Indígenas: chave para conservação do ambiente – p. 31 

 

UNIDADE 2 – O planeta Terra, 32 

TEMA 1 – A formação da Terra – p. 34 

Surgimento do Universo, 34 | Formação do Sistema Solar, 35  

TEMA 2 – O formato da Terra – p. 38 

Evidências do formato da Terra, 39  

Atividades – p. 42 

Explore – As dimensões da Terra – p. 43 

TEMA 3 – O interior da Terra – p. 44 

O estudo do interior da Terra – p. 44 | A estrutura da Terra – p. 45  

TEMA 4 – A atmosfera terrestre – p. 46 

Camadas da atmosfera – p. 46 

Atividades – p. 49 

Pensar Ciência – Por que é tão difícil prever a erupção de vulcões? – p. 50 

Atitudes para a vida 

Em busca de refúgio – p. 52 

E quando a natureza é a maior ameaça? – p. 52 

Compreender um texto 

O buraco mais profundo da Terra – p. 54 

Projeto de perfuração do manto da Terra – p. 55 

 

UNIDADE 3 – A água – p. 56 

TEMA 1 – Estados físicos da água – p. 58 

As mudanças de estado físico da água – p. 59 

TEMA 2 – A água nos seres vivos e na Terra – p. 60 

A água no planeta – p. 60 | A água e os seres vivos – p. 60 | A hidrosfera – p. 61 

TEMA 3 – A origem da água no planeta e o ciclo hidrológico – p. 64 

Atividades – p. 66 

TEMA 4 – A capacidade de dissolução da água – p. 67 

Solubilidade – p. 67 | A água e a formação de misturas – p. 68  

Explore – Testando a evaporação da água – p. 71 

TEMA 5 – O tratamento da água – p. 72 

A água potável – p. 72 | As estações de tratamento de água – p. 72 | As águas residuais – p. 73 

TEMA 6 – A contaminação da água – p. 74 

Fontes de contaminação da água – p. 74 | Doenças transmitidas pela água – p. 75 | Os cuidados com a água – p. 75 

Atividades – p. 76 

Pensar Ciência – Conservar os recursos do planeta: um dever de todos – p. 77 

Atitudes para a vida – O descarte de pilhas e baterias – p. 78 

Compreender um texto – A agricultura é vilã ou vítima na crise hídrica? – p. 80 

 

UNIDADE 4 – A crosta terrestre – p. 82 

TEMA 1 – A composição da crosta terrestre – p. 84 

As rochas e os minerais – p. 84  

TEMA 2 – Tipos de rocha – p. 86 

Rochas ígneas – p. 86 | Rochas sedimentares – p. 87 | Rochas metamórficas – p. 88 | Investigando o passado – p. 89 

TEMA 3 – O solo – p. 90 

A composição do solo – p. 90 | Como o solo sustenta a vida – p. 91 | A formação do solo – p. 92 | Os usos do solo – p. 93 

Atividades – p. 94 

Pensar Ciência – Fósseis: o passado marcado nas rochas – p. 95 

TEMA 4 – Degradação e conservação do solo – p.  96 

O que degrada o solo? – p. 96 | O que conserva o solo? – p. 99  

Atividades – p. 102 

Explore – Observando solos – p. 103 

Atitudes para a vida – Destino dos resíduos eletrônicos no mundo e no Brasil – p. 104 

Compreender um texto – Sistemas agroflorestais – p. 106 

 

UNIDADE 5 – De olho no céu – p. 108 

TEMA 1 – O estudo do céu – p. 110 

Os instrumentos de estudos astronômicos – p. 110 

TEMA 2 – Pontos de referência na Astronomia – p. 112 

TEMA 3 – O Sol e as sombras – p. 114 

As sombras – p. 115 

Atividades – p. 116 

Explore – A distribuição de luz solar em uma moradia – p. 117 

TEMA 4 – A rotação da Terra – p. 118 

TEMA 5 – A translação da Terra – p. 120 

Estações do ano – p. 121  

TEMA 6 – A Terra no espaço – p. 124 

O modelo geocêntrico – p. 124 | O modelo heliocêntrico – p. 124 

Atividades – p. 126 

Pensar Ciência – Astrofísica Cecília Payne inspira projeto no Brasil – p. 127 

Atitudes para a vida – Sol, proteção, prevenção e saúde! – p. 128 

Compreender um texto – Das estrelas ao GPS – p. 130 

 

UNIDADE 6 – Os materiais, 132 

TEMA 1 – Características gerais dos materiais – p. 134 

Os materiais têm massa – p. 134 | Os materiais têm volume – p. 135  

TEMA 2 – Estados físicos dos materiais – p. 137 

Características específicas dos materiais – p. 137 

Atividades – p. 139 

Explore – Qual é o estado físico da espuma de barbear? – p. 140 

TEMA 3 – Transformações dos materiais – p. 141 

Transformações físicas – p. 141 | Transformações químicas – p. 142 | Transformações físicas e químicas na natureza – p. 144 | As transformações físicas e químicas do lixo – p. 145 

TEMA 4 – Materiais de origem natural e materiais sintéticos – p. 146 

Medicamentos e recursos naturais – p. 146 | Plásticos: sociedade e ambiente – p. 148 | A produção de novos materiais – p. 149 

Atividades – p. 150 

Pensar Ciência – Esporte paralímpico: tecnológico e inclusivo – p. 151 

Atitudes para a vida – Lixo sem fim – p. 152 

Compreender um texto – Como funciona a transformação de garrafas PET em tecido? – p. 154 

 

UNIDADE 7 – Vida, célula e sistema nervoso humano – p. 156 

TEMA 1 – As células – p. 158 

Descoberta da célula – p. 158 | Estrutura da célula – p. 159 

TEMA 2 – Níveis de organização dos seres vivos – p. 160 

Células – p. 160 | Tecidos – p. 160 | Órgãos – p. 161 | Sistemas – p. 161 | Organismos – p. 161 

Atividades – p. 162 

Pensar Ciência – O impacto da comunicação e da tecnologia no desenvolvimento científico – p. 163 

TEMA 3 – O sistema nervoso humano – p. 164 

As células nervosas – p. 165 | A transmissão das informações no sistema nervoso – p. 165 | Estrutura do sistema nervoso humano – p. 167 

TEMA 4 – Coordenação nervosa – p. 168 

Ações voluntárias e involuntárias – p. 168 

TEMA 5 – As drogas – p. 170 

Dependência química – p. 170 | Classificação das drogas – p. 171 

Atividades – p. 172 

Explore – Tempo de reação – p. 173 

Atitudes para a vida – Cuidando do sono – p. 174 

Compreender um texto – Piscar descansa o cérebro – p. 176 

 

UNIDADE 8 – Os sentidos e os movimentos – p. 178 

TEMA 1 – Tato, gustação e olfato – p. 180 

Os sentidos – p. 180 

TEMA 2 – Visão – p. 184 

Estrutura do olho – p. 184 | Funcionamento do olho – p. 185 

TEMA 3 – Audição – p. 186 

Estrutura e funcionamento da orelha – p. 186 | Intensidade dos sons – p. 187 

Atividades – p. 188 

Explore – Por que algumas pessoas precisam de óculos? – p. 189 

TEMA 4 – Sistema esquelético – p. 190 

O esqueleto humano – p. 190 | As articulações – p. 191 

TEMA 5 – Sistema muscular – p. 192 

Os músculos – p. 192 | Movimento – p. 192 

Atividades – p. 194 

Pensar Ciência – Leonardo da Vinci – entre a Arte e a Ciência – p. 195 

Atitudes para a vida – Acesso para todos! – p. 196 

Compreender um texto 

Distorção da autoimagem – p. 198 

As redes sociais e a relação com a aparência – p. 199 

 

Oficinas – p. 200 

Fique por dentro – p. 211 

Referências bibliográficas – p. 220 

 

 

 

UNIDADE 1 – A vida no planeta Terra – p. 12 

TEMA 1 – Os seres vivos – p. 14 

Metabolismo e composição química – p. 14 | Ciclo de vida – p. 14 | Reprodução – p. 15 | Percepção e interação com o ambiente – p. 15 | Células – p. 15 

TEMA 2 – As células – p. 16 

As estruturas celulares – p. 16 | Tipos de célula – p. 16 

TEMA 3 – Os primeiros seres vivos – p. 19 

A Terra primitiva – p. 19 | O surgimento da vida – p. 19 

Atividades – p. 21 

Explore – Observação de células – p. 22 

TEMA 4 – Teorias sobre a origem da vida …23 

Geração espontânea e biogênese – p. 23 | As bases da teoria da evolução molecular – p. 25 | A teoria da panspermia cósmica – p. 26 

TEMA 5 – Terra, um planeta em transformação – p. 27 

Placas litosféricas – p. 27 

Atividades – p. 32 

Pensar Ciência – Mapeando o fundo do oceano – p. 33 

Atitudes para a vida 

América e África: dois continentes unidos pela cultura – p. 34 

Um festival cultural chamado Pangeia – p. 35 

Compreender um texto – Evidências de água líquida em Marte – p. 36 

 

UNIDADE 2 – A classificação dos seres vivos – p. 38 

TEMA 1 – Por que classificar? – p. 40 

Um exemplo de classificação – p. 40 | A importância da classificação dos seres vivos – p. 41 | Histórico da classificação dos seres vivos – p. 43 | A nomenclatura científica – p. 45 | Os reinos – p. 45 | Árvores da vida – p. 46 

TEMA 2 – Os vírus – p. 47 

A estrutura dos vírus – p. 47 | A reprodução viral e as viroses – p. 48 | Vacinação – p. 48  

TEMA 3 – O reino dos moneras – p. 50 

As arqueas – p. 50 | As bactérias – p. 50 

Atividades – p. 54 

Pensar Ciência – O que é vida? – p. 55 

TEMA 4 – O reino dos protoctistas – p. 56 

As algas – p. 56 | Os protozoários – p. 57 | Os protoctistas na saúde pública, na economia e no ambiente – p. 59 

TEMA 5 – O reino dos fungos – p. 60 

O processo de alimentação dos fungos – p. 60 | A reprodução dos fungos – p. 61 | Modos de vida dos fungos – p. 61 | O corpo dos fungos – p. 62 | Os fungos no ambiente, na economia e na saúde pública – p. 63 

TEMA 6 – O ambiente, a saúde e os seres microscópicos – p. 64 

Doenças emergentes e reemergentes – p. 64 | Fatores de transmissão das doenças – p. 65 | Gripe: por que vacinar? – p. 66  

Atividades – p. 68 

Explore – Incidência da doença de Chagas – p. 69 

Atitudes para a vida 

Lixo e saúde – p. 70 

Acesso a serviços de saneamento básico no Brasil – p. 70 

Compreender um texto – Movimento antivacina: uma séria ameaça à saúde global – p. 72 

 

UNIDADE 3 – O reino das plantas – p. 74 

TEMA 1 – Características das plantas – p. 76 

As células das plantas – p. 77 | Os tecidos das plantas – p. 78  

TEMA 2 – Classificação das plantas – p. 79 

Grupos de plantas – p. 79 | A evolução das plantas – p. 80 | Briófitas – p. 81 | Pteridófitas – p. 81 | Gimnospermas – p. 82 | Angiospermas – p. 83 

TEMA 3 – Raiz e caule – p. 84 

A raiz e suas partes – p. 84 | O caule e suas partes – p. 86 

Atividades – p. 88 

Pensar Ciência – A imagem do cientista – p. 89 

TEMA 4 – Folha e fotossíntese – p. 90 

A folha e suas partes – p. 90 | A fotossíntese – p. 92 | A transpiração – p. 92 | A respiração – p. 93 

TEMA 5 – Ciclos reprodutivos das plantas – p. 94 

Reprodução das briófitas – p. 94 | Reprodução das pteridófitas – p. 95 | Reprodução das gimnospermas – p. 96 | Reprodução das angiospermas – p. 97 

TEMA 6 – Flor, fruto e semente – p. 98 

A flor e suas partes – p. 98 | O fruto e suas partes – p. 99 | A semente e suas partes – p. 100 | Flores, frutos e sementes na Economia – p. 101 

Atividades – p. 102 

Explore – Taxa de germinação de sementes – p. 103 

Atitudes para a vida – Mulheres na Ciência – p. 104 

Compreender um texto – A importância da polinização para a produção de plantas usadas na alimentação humana – p. 106 

 

UNIDADE 4 – O reino dos animais – p. 108 

TEMA 1 – As características dos animais – p. 110 

Simetria – p. 111 | Fisiologia dos animais – p. 111 

TEMA 2 – Poríferos e cnidários – p. 112 

Poríferos – p. 112 | Cnidários – p. 114  

TEMA 3 – Platelmintos, nematódeos e anelídeos – p. 116 

Platelmintos – p. 116 | Nematódeos – p. 119 | Anelídeos – p. 121  

TEMA 4 – Moluscos, artrópodes e equinodermos – p. 122 

Moluscos – p. 122 | Artrópodes – p. 124 | Equinodermos – p. 127  

Atividades – p. 129 

Explore – Larvas de insetos na perícia criminal – p. 130 

TEMA 5 – Peixes e anfíbios – p. 131 

Peixes – p. 131 | Anfíbios – p. 133  

TEMA 6 – Répteis – p. 134 

Animais venenosos e animais peçonhentos – p. 135  

TEMA 7 – Aves e mamíferos – p. 136 

Aves – p. 136 | Mamíferos – p. 137  

Atividades – p. 138 

Pensar Ciência – O pulmão dos celacantos – p. 139 

Atitudes para a vida – Área de São Paulo e US$ 25 milhões por ano salvariam anfíbios da Mata Atlântica – p. 140 

Compreender um texto 

Declaração dos direitos dos animais – p. 142 

Veja como denunciar maus-tratos ou crueldade contra animais – p. 142 

Ativistas e criadores divergem sobre projeto que transforma animais em sujeitos de direito – p. 143 

 

UNIDADE 5 – Relações ecológicas e ecossistemas brasileiros – p. 144 

TEMA 1 – Relações ecológicas nos ecossistemas – p. 146 

Relações ecológicas interespecíficas – p. 146 | Relações ecológicas que podem ser interespecíficas ou intraespecíficas – p. 149 | Relações ecológicas intraespecíficas – p. 150 

TEMA 2 – Domínios morfoclimáticos brasileiros – p. 152 

Os seis domínios brasileiros – p. 152  

TEMA 3 – O domínio Atlântico – p. 154 

A Mata Atlântica – p. 154  

TEMA 4 – O domínio Amazônico – p. 156 

A Floresta Amazônica – p. 156  

Atividades – p. 158 

Pensar Ciência – A compreensão das paisagens – p. 159 

TEMA 5 – O domínio do Cerrado – p. 160 

O Cerrado – p. 160  

TEMA 6 – O domínio das Pradarias – p. 163 

Os Pampas – p. 163 

TEMA 7 – O domínio das Araucárias – p. 165 

Mata de Araucárias – p. 165  

TEMA 8 – O domínio das Caatingas – p. 166 

A Caatinga – p. 166 

TEMA 9 – O Pantanal Mato-Grossense – p. 169 

Características do Pantanal – p. 169  

TEMA 10 – Ecossistemas aquáticos – p. 170 

Classificação dos ecossistemas aquáticos – p. 170 | Manguezais – p. 171  

Atividades – p. 172 

Explore – Fatores climáticos e biomas – p. 173 

Atitudes para a vida – Seis anos após o rompimento da barragem de Mariana, ecossistema marinho continua sofrendo os impactos do desastre – p. 174 

Compreender um texto 

Nobel alternativo: líder yanomami Davi Kopenawa é o sétimo brasileiro a ganhar o prêmio – p. 176 

É o “pouco índio” que está sustentando o planeta Terra, avisa Davi Kopenawa – p. 177 

 

UNIDADE 6 – O ar – p. 178 

TEMA 1 – Os gases da atmosfera – p. 180 

A composição do ar – p. 180 | Características de alguns componentes do ar – p. 181 

TEMA 2 – Propriedades do ar – p. 184 

Cor, cheiro e gosto – p. 184 | O ar tem massa e ocupa espaço – p. 184 | O ar se expande e pode ser comprimido – p. 184  

Atividades – p. 186 

Explore – Campeonato de aviões de papel – p. 187 

TEMA 3 – A pressão atmosférica – p. 188 

A resistência do ar – p. 189 | O experimento de Torricelli – p. 190  

TEMA 4 – Modificações na atmosfera – p. 191 

O efeito estufa e o aquecimento global – p. 191 | A chuva ácida – p. 194 | A redução da camada de ozônio – p. 195 

Atividades – p. 196 

Pensar Ciência – Probabilidade e certeza – p. 197 

Atitudes para a vida – Qual meio de transporte? – p. 198 

Compreender um texto 

Cordel do aquecimento global – p. 200 

Aquecimento global – p. 201 

 

UNIDADE 7 – Calor e temperatura – p. 202 

TEMA 1 – Energia térmica – p. 204 

Temperatura – p. 204 | Equilíbrio térmico – p. 205  

TEMA 2 – A medida da temperatura – p. 206 

Sensação térmica – p. 206 | Termômetros – p. 207 | As escalas de temperatura – p. 208 

TEMA 3 – Trocas de calor – p. 209 

Calor – p. 209 | Quantidade de calor – p. 210  

Atividades – p. 212 

Pensar Ciência – As teorias para o calor – p. 213 

TEMA 4 – A propagação do calor – p. 215 

Condução térmica – p. 215 | Convecção térmica – p. 216 | Irradiação térmica – p. 217 

TEMA 5 – Fenômenos naturais relacionados à transferência de calor – p. 220 

Brisa marítima e brisa continental – p. 220 | Correntes de convecção na atmosfera – p. 221 

Atividades – p. 222 

Explore – Estudando a agitação térmica – p. 223 

Atitudes para a vida 

O uso da energia solar no Brasil – p. 224 

Aquecendo a água com a energia do Sol – p. 225 

Compreender um texto – O caos e a ordem – p. 226 

 

UNIDADE 8 – Máquinas simples e máquinas térmicas – p. 228 

TEMA 1 – Máquinas – p. 230 

Força – p. 230 | Máquinas simples e máquinas complexas – p. 231 

TEMA 2 – Alavancas – p. 233 

Como funcionam as alavancas – p. 233 | Tipos de alavanca – p. 234 

TEMA 3 – Plano inclinado – p. 238 

Cunha – p. 239 | Parafuso – p. 239 

Atividades – p. 240 

Explore – Criando uma máquina maluca – p. 241 

TEMA 4 – Rodas, polias e engrenagens – p. 242 

Rodas – p. 242 | Polias – p. 243 | Engrenagens – p. 244 

TEMA 5 – Máquinas térmicas – p. 246 

A transformação de energia nas máquinas térmicas – p. 246 | Máquina a vapor – p. 247 | Motor a combustão – p. 249 

TEMA 6 – O uso das máquinas ao longo do tempo – p. 250 

Máquinas na agricultura – p. 250 | O uso de máquinas térmicas – p. 251 | Impactos ambientais e sociais relacionados ao desenvolvimento tecnológico – p. 252 

Atividades – p. 253 

Pensar Ciência – Ciência Básica, Ciência Aplicada, Tecnologia – p. 254 

Atitudes para a vida – A queima de combustíveis polui o ar que respiramos – p. 256 

Compreender um texto – As tecnologias da informação podem revolucionar o cuidado com a saúde? – p. 258 

 

Oficinas – p. 260 

Fique por dentro – p. 273 

Referências bibliográficas – p. 278 

 

 

UNIDADE 1 – A nutrição e o sistema digestório humano – p. 12 

TEMA 1 – A organização do corpo humano – p. 14 

Homeostase – p. 15  

TEMA 2 – A nutrição e os alimentos – p. 16 

TEMA 3 – Vitaminas e sais minerais – p. 17 

TEMA 4 – Carboidratos, lipídios e proteínas – p. 18 

Os carboidratos – p. 18 | Os lipídios – p. 18 | As proteínas – p. 19 

TEMA 5 – Alimentação saudável – p. 20 

A energia dos alimentos – p. 20 | Necessidades energéticas – p. 20 | Alimentação e saúde – p. 22 

Atividades – p. 24 

Pensar Ciência – Evolução do estudo do corpo humano – p. 25 

TEMA 6 – O sistema digestório – p. 26 

As etapas da digestão – p. 27 

Atividades – p. 30 

Explore – Interpretando experimentos – p. 31 

Atitudes para a vida – Escolhas alimentares – p. 32 

Compreender um texto – Relatório da ONU: ano pandêmico marcado por aumento da fome no mundo – p. 34 

 

UNIDADE 2 – Sistemas: cardiovascular, linfático e imunitário humanos – p. 36 

TEMA 1 – O sistema cardiovascular – p. 38 

Vasos sanguíneos – p. 38 

TEMA 2 – O sangue e seus componentes – p. 40 

Sangue – p. 40  

TEMA 3 – O coração – p. 43 

A estrutura do coração – p. 43 | Os batimentos do coração – p. 44 

TEMA 4 – A circulação do sangue – p. 45 

Atividades – p. 46 

Explore – Pulsação ao longo do dia – p. 47 

TEMA 5 – O sistema linfático – p. 48 

Estrutura do sistema linfático – p. 48 | Funcionamento do sistema linfático – p. 49 

TEMA 6 – O sistema imunitário – p. 50 

Defesas do organismo – p. 50 | Imunização artificial – p. 51 | Problemas relacionados ao sistema imunitário – p. 52  

TEMA 7 – A saúde dos sistemas cardiovascular e linfático – p. 54 

Doenças do sistema cardiovascular – p. 54 | Doenças do sistema linfático – p. 55 

Atividades – p. 56 

Pensar Ciência – Covid-19 e a nova tecnologia de desenvolvimento de vacinas – p. 57 

Atitudes para a vida – Queda na vacinação de crianças no Brasil – p. 58 

Compreender um texto – Transplante inédito de coração de porco em humanos pode mudar a história da medicina – p. 60 

 

UNIDADE 3 – Sistemas respiratório, urinário e endócrino humanos – p. 62 

TEMA 1 – O sistema respiratório – p. 64 

As vias respiratórias – p. 65 | Os pulmões – p. 65 | Os movimentos respiratórios – p. 65 | A troca de gases – p. 66 | A saúde e o sistema respiratório – p. 67 

TEMA 2 – O sistema urinário – p. 68 

Os rins – p. 69 | As vias urinárias – p. 69 | A formação da urina – p. 70 | A saúde e o sistema urinário – p. 70  

Atividades – p. 172 

Explore – Valores de referência – p. 73 

TEMA 3 – O sistema endócrino – p. 74 

As glândulas endócrinas – p. 75 | Saúde e o sistema endócrino – p. 76 

Atividades – p. 78 

Pensar Ciência – Exames de urina: o que os egípcios e os gregos já sabiam – p. 79 

Atitudes para a vida – Cigarro: uma droga socialmente aceita – p. 80 

Compreender um texto – Dúvidas frequentes sobre doação de órgãos – p. 82 

 

UNIDADE 4 – Reprodução e fases da vida – p. 84 

TEMA 1 – Reprodução – p. 86 

Reprodução assexuada – p. 86 | Reprodução sexuada – p. 87  

TEMA 2 – Adolescência – p. 90 

As mudanças físicas na adolescência – p. 90 | As mudanças hormonais na adolescência – p. 91 | As mudanças comportamentais na adolescência – p. 91 

TEMA 3 – O sistema genital masculino – p. 92 

Componentes do sistema genital masculino – p. 92 

TEMA 4 – O sistema genital feminino – p. 94 

Componentes do sistema genital feminino – p. 94  

TEMA 5 – Os métodos anticoncepcionais – p. 96 

Métodos anticoncepcionais de barreira – p. 96 | Métodos anticoncepcionais comportamentais – p. 97 | Métodos anticoncepcionais hormonais – p. 97 | Métodos anticoncepcionais cirúrgicos – p. 98 | Métodos anticoncepcionais intrauterinos – p. 98  

TEMA 6 – Infecções sexualmente transmissíveis – p. 99 

Contágio e sintomas gerais – p. 99 

Atividades – p. 102 

TEMA 7 – O ciclo menstrual e a fecundação – p. 103 

O ciclo menstrual – p. 103 | A fecundação e o desenvolvimento do zigoto – p. 104 | A menstruação e o bem-estar feminino – p. 105 

TEMA 8 – A gestação e o parto – p. 106 

A gravidez – p. 106 | O parto – p. 108 

Atividades – p. 109 

Explore – O que é família? – p. 112 

Pensar Ciência – A participação das mulheres na ciência: cenário atual e possibilidades – p. 113 

Atitudes para a vida – Sexualidade humana – p. 114 

Compreender um texto – A juventude e as redes sociais – p. 116 

 

UNIDADE 5 – Força e movimento – p. 118 

TEMA 1 – Movimento ou repouso? – p. 120 

O movimento – p. 120 

TEMA 2 – Velocidade – p. 123 

Cálculo da velocidade média – p. 123 | O movimento uniforme – p. 125  

TEMA 3 – Aceleração – p. 126 

Cálculo da aceleração média – p. 126 | Movimentos sob ação da gravidade – p. 127 

Atividades – p. 128 

Pensar Ciência – A analogia Newton-Beethoven: serão reais os objetos da Ciência? – p. 129 

TEMA 4 – Mover, parar, deformar – p. 130 

A origem do movimento – p. 130 | Composição das forças – p. 131  

TEMA 5 – As leis de Newton – p. 132 

Inércia – p. 132 | A primeira lei de Newton – p. 133 | A segunda lei de Newton – p. 134 | A terceira lei de Newton – p. 136 | Força de atrito – p. 138 

Atividades – p. 140 

Explore – Carrinho movido a ar – p. 141 

Atitudes para a vida – Carta aberta do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo sobre a mobilidade ativa e inclusiva – p. 142 

Compreender um texto – Uso do freio ABS – p. 144 

 

UNIDADE 6 – Energia – p. 146 

TEMA 1 – Formas e fontes de energia – p. 148 

As diversas formas de energia – p. 148 | Fontes de energia – p. 153  

TEMA 2 – Transformações de energia – p. 154 

Transformação e conservação de energia – p. 154  

Atividades – p. 156 

Explore – Obtendo a energia de uma bola a partir de medições indiretas – p. 157 

TEMA 3 – Obtenção de energia elétrica – p. 158 

Formas de obter energia elétrica – p. 159 

TEMA 4 – Trabalho e potência – p. 161 

O que é trabalho – p. 161 | O que é potência – p. 162 

Atividades – p. 164 

Pensar Ciência – Hawking e a divulgação científica – p. 165 

Atitudes para a vida – O acesso à energia elétrica – p. 166 

Compreender um texto – Acabou a era da gasolina? – p. 168 

 

UNIDADE 7 – Eletricidade e magnetismo – p. 170 

TEMA 1 – Os fenômenos elétricos e magnéticos – p. 172 

A natureza elétrica da matéria – p. 172 | Corpos neutros e eletricamente carregados – p. 173 

TEMA 2 – A corrente e os dispositivos elétricos – p. 174 

Condutores e isolantes elétricos – p. 174 | Fios condutores e corrente elétrica – p. 174 | Geradores e tensão elétrica – p. 175 | Resistência elétrica – p. 176 

TEMA 3 – O circuito elétrico – p. 177 

Circuito elétrico em série ou em paralelo – p. 179 

Atividades – p. 180 

Explore – Testando a condutibilidade elétrica de materiais – p. 181 

TEMA 4 – O consumo de energia elétrica – p. 182 

O efeito Joule – p. 182 | Potência e consumo de energia elétrica – p. 183  

TEMA 5 – O magnetismo – p. 185 

Magnetismo natural e magnetismo artificial – p. 185 | Campo magnético e linhas de campo – p. 186 

Atividades – p. 188 

Pensar Ciência – Os caminhos de uma invenção – p. 189 

Atitudes para a vida – O uso racional da energia elétrica – p. 190 

Compreender um texto – Relâmpagos, raios e trovões – p. 192 

 

UNIDADE 8 – Sol, Terra e Lua – p. 194 

TEMA 1 – Rotação e translação da Terra – p. 196 

O movimento de rotação – p. 196 | O movimento de translação – p. 198 

TEMA 2 – A Lua – p. 200 

Os movimentos da Lua – p. 200 | Eclipses – p. 203 

Atividades – p. 205 

Pensar Ciência – O geocentrismo – p. 206 

TEMA 3 – Clima e tempo – p. 207 

Fatores que influenciam o clima – p. 207 | Previsão do tempo – p. 210 

TEMA 4 – Fenômenos climáticos e ação humana – p. 212 

Influência humana nos fenômenos climáticos – p. 213 

Atividades – p. 214 

Explore – Construindo um anemômetro – p. 215 

Atitudes para a vida – Poluição dos oceanos: quais são as possíveis soluções – p. 216 

Compreender um texto – Como a Lua influencia as marés? – p. 218 

 

Oficinas – p. 220 

Fique por dentro – p. 231 

Referências bibliográficas – p. 237 

 

UNIDADE 1 – Estudo da matéria – p. 12 

TEMA 1 – Áreas da Ciência que investigam a matéria – p. 14 

A Química – p. 14 | A Física – p. 14 

TEMA 2 – Propriedades gerais e específicas da matéria – p. 16 

Massa – p. 16 | Volume e impenetrabilidade – p. 16 | Densidade – p. 17 

Atividades – p. 20 

Explore – Construindo um instrumento para análise da densidade de líquidos – p. 21 

TEMA 3 – Estados físicos da matéria – p. 22 

Sólido, líquido e gasoso – p. 22 

TEMA 4 – Mudanças de estado físico – p. 26 

A influência da temperatura – p. 26 | A influência da pressão – p. 29 

Atividades – p. 30 

Pensar Ciência – A luta de uma cientista – p. 31 

Atitudes para a vida – Descarte de medicamentos no lixo comum pode contaminar o meio ambiente – p. 32 

Compreender um texto – Aumento do nível do mar e aquecimento global: como evitar o pior cenário? – p. 34 

 

UNIDADE 2 – A estrutura da matéria – p. 36 

TEMA 1 – Modelos atômicos – p. 38 

Teoria e modelo – p. 38 | Modelo atômico de Dalton – p. 38 | As contribuições de Thomson – p. 39 | Modelo atômico de Rutherford – p. 39 | Modelo atômico de Rutherford-Bohr – p. 40 

TEMA 2 – O átomo – p. 42 

A estrutura atômica – p. 42 | A escala dos átomos – p. 44 

TEMA 3 – Os elementos químicos – p. 46 

Origem do nome dos elementos químicos – p. 46 | Os isótopos – p. 47 | Os íons – p. 47 

Atividades – p. 48 

Pensar Ciência – Elementar, meu caro cientista! – p. 49 

TEMA 4 – A tabela periódica – p. 50 

A classificação periódica dos elementos – p. 50 

TEMA 5 – Ligações químicas – p. 53 

A ligação iônica – p. 54 | A ligação covalente – p. 55 | A ligação metálica – p. 55 

Atividades – p. 56 

Explore – Modelos atômicos – p. 57 

Atitudes para a vida – Marie Curie – p. 58 

Compreender um texto – O Jardim de Mendeleev – p. 60 

 

UNIDADE 3 – Transformações químicas – p. 62 

TEMA 1 – Substâncias e misturas – p. 64 

Substância – p. 64 | Mistura – p. 65  

TEMA 2 – Reações químicas – p. 66 

Alguns tipos de reação química – p. 67 

Atividades – p. 70 

Explore – Transformando a química em arte – p. 71 

TEMA 3 – Leis ponderais – p. 72 

Lei da conservação das massas – p. 72 | Lei das proporções definidas – p. 74  

TEMA 4 – Representação e balanceamento de reações químicas – p. 75 

Equações químicas e balanceamento de equações – p. 75 | Cálculo da massa de reagentes e de produtos – p. 76  

Atividades – p. 77 

Pensar Ciência – O mau uso da Ciência e da Tecnologia – p. 78 

Atitudes para a vida – Novos produtos e pesquisas clínicas – p. 80 

Compreender um texto – A arte da fabricação de vidros – p. 82 

 

UNIDADE 4 – Grupos de substâncias – p. 84 

TEMA 1 – Classificar: uma prática humana – p. 86 

Classificação das substâncias – p. 86 

TEMA 2 – Ácidos e bases – p. 88 

Ácidos – p. 88 | Bases – p. 89 | Reação química entre ácidos e bases – p. 89 

TEMA 3 – Sais e óxidos – p. 90 

Sais – p. 90 | Óxidos – p. 91  

Pensar Ciência – Paradoxo na ciência: negros e mulheres inovam, mas são raros na academia – p. 93 

TEMA 4 – Indicadores ácido-base – p. 94 

A escala de pH – p. 95 

Atividades – p. 96 

Explore – Analisando o pH da água de diferentes locais – p. 97 

Atitudes para a vida – A luta de uma mulher para preservar um patrimônio da humanidade – p. 98  

Compreender um texto – Oceano Ártico sofre rápido processo de acidificação, diz estudo – p. 100 

 

UNIDADE 5 – Evolução biológica – p. 102 

TEMA 1 – Evidências da evolução biológica – p. 104 

Mudanças no cenário terrestre – p. 104 | Registro fóssil – p. 105 | Semelhanças anatômicas – p. 106  

TEMA 2 – Breve histórico do evolucionismo – p. 107 

Fixismo e evolucionismo – p. 107 | A teoria de Lamarck – p. 107 | A teoria de Darwin e Wallace – p. 108 | Teoria sintética da evolução – p. 112  

Atividades – p. 113 

Explore – A seleção natural e a diversidade dos bicos das aves – p. 114 

TEMA 3 – Adaptações – p. 115 

Adaptações de animais às condições ambientais – p. 116 | Adaptações de plantas às condições ambientais – p. 117  

TEMA 4 – Especiação e ancestralidade – p. 118 

Formação de novas espécies – p. 118 | Árvores filogenéticas – p. 119 

TEMA 5 – Conservação da biodiversidade – p. 120 

Evolução e biodiversidade – p. 120 | Unidades de Conservação – p. 121 | O consumo consciente e conservação da biodiversidade – p. 122 

Atividades – p. 124 

Pensar Ciência – As paixões de Darwin – p. 125 

Atitudes para a vida – Raças humanas? – p. 126 

Compreender um texto – Unidades de Conservação do Boqueirão da Onça – p. 128 

 

UNIDADE 6 – Genética – p. 130 

TEMA 1 – O núcleo celular – p. 132 

Os componentes do núcleo celular – p. 132 

TEMA 2 – O material genético – p. 133 

O DNA e os genes – p. 133 

TEMA 3 – Os cromossomos eucarióticos – p. 135 

Estrutura do cromossomo eucariótico – p. 135 | Os cromossomos sexuais – p. 136 | Cariótipo – p. 136 | Alterações cromossômicas – p. 137  

TEMA 4 – A divisão celular – p. 138 

Mitose – p. 138 | Meiose – p. 138 

Atividades – p. 140 

Pensar Ciência – Ética e tratamentos experimentais em humanos – p. 141 

TEMA 5 – As contribuições de Mendel para a Genética – p. 142 

Mendel, suas observações e seus experimentos – p. 142 

TEMA 6 – Hereditariedade humana – p. 145 

Herança do tipo sanguíneo – p. 145 

TEMA 7 – Aplicações atuais do conhecimento genético – p. 147 

A Genética hoje – p. 147 | Genética e sociedade – p. 149 

Atividades – p. 150 

Explore – Heredogramas – p. 151 

Atitudes para a vida – Família fez fertilização in vitro para que filha pudesse salvar a irmã – p. 152 

Compreender um texto – Covid: Como herança genética neandertal influencia resposta imunológica ao coronavírus – p. 154 

 

UNIDADE 7 – Ondas: som e luz – p. 156 

TEMA 1 – Ondas e suas características – p. 158 

Ondas – p. 158  

TEMA 2 – O som – p. 162 

Como se produz o som – p. 162 | A velocidade do som – p. 162 

Atividades – p. 165 

Pensar Ciência – Alan Turing e o julgamento da sociedade – p. 166 

TEMA 3 – Ondas eletromagnéticas – p. 167 

Aplicações médicas das radiações – p. 168 | Ondas eletromagnéticas nas comunicações – p. 170 

TEMA 4 – A luz – p. 174 

A onda que conseguimos enxergar – p. 174 

Atividades – p. 176 

Explore – A cor dos objetos – p. 177 

Atitudes para a vida – Câncer infantil: Cuidados e atenção! – p. 178 

Compreender um texto – O câncer no Brasil: passado e presente – p. 180 

 

UNIDADE 8 – Terra e Universo – p. 182 

TEMA 1 – O desenvolvimento da Astronomia – p. 184 

Cosmologia – p. 184 

TEMA 2 – O Universo – p. 190 

Unidades de comprimento – p. 190 | Galáxias – p. 190 

TEMA 3 – Sistema Solar – p. 192 

O Sol – p. 192 | Planetas – p. 192 | Planetas-anões – p. 192 | Corpos menores do Sistema Solar – p. 193 

Atividades – p. 196 

Pensar Ciência – Relações afro-indígenas – p. 197 

TEMA 4 – O Sol e outras estrelas – p. 198 

Evolução estelar – p. 198  

TEMA 5 – A vida fora da Terra – p. 202 

Condições para a presença de vida – p. 202 | Viagens interplanetárias e interestelares – p. 203  

Atividades – p. 204 

Explore – As dimensões do Sistema Solar – p. 205 

Atitudes para a vida – Vamos mesmo morar em Marte? – p. 206 

Compreender um texto – A brasileira que investiga o maior mistério do Universo: a energia escura – p. 208 

 

Oficinas …………………………………………………………………………………………………210 

Fique por dentro………………………………………………………………………………….221 

Referências bibliográficas………………………………………………………………..228 

Veja também