SuperAÇÃO! Ciências

Elisangela Andrade, Vanessa Michelan
Código da Coleção: 0019 P24 01 00 207 030
Proposta pedagógica
  • Abordar as Ciências a partir de situações do cotidiano dos estudantes, incentivando-os a expor suas vivências e seus pontos de vista, contribuindo para tornar a aprendizagem mais contextualizada.
  • Incentivar a participação ativa dos estudantes durante a abordagem do conteúdo, convidando-os a expor seus conhecimentos prévios, sua vivência e suas opiniões. 
  • Promover a interação entre os estudantes, a formação e o respeito às diferentes opiniões e a troca de conhecimentos por meio de debates e discussões. 
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Destaques da Coleção

Conteúdo programático

O que eu já sei? – p. 12 

UNIDADE 1 – Planeta Terra – p. 16     

CAPÍTULO 1 – Estudando a Terra – p. 18 

O formato do planeta Terra – p. 19 

Evidências da esfericidade da Terra – p. 19 

Atividades – p. 26 

Movimentos da Terra – p. 28 

Movimento de rotação da Terra – p. 30  

O tema é … 

  • Lenda – p. 34 

Hora de investigar – p. 36 

Atividades – p. 38 

Movimento de translação da Terra – p. 40 

Atividades – p. 44     

CAPÍTULO 2 – Estrutura da Terra – p. 46 

Camadas da atmosfera – p. 47 

Atividades – p. 48 

Camadas da Terra – p. 50 

Crosta – p. 52 

Manto – p. 53 

Núcleo – p. 53  

O tema é … 

  • Energia geotérmica – p. 54

Atividades – p. 56 

Rochas – p. 58 

Classificação das rochas – p. 59 

Rochas magmáticas – p. 59 

Rocha metamórfica – p. 60 

Rochas sedimentares – p. 61 

As rochas e a formação dos fósseis – p. 62 

Datação geológica – p. 64 

Atividades – p. 65     

CAPÍTULO 3 – Solo – p. 68 

Formação e estrutura do solo – p. 69 

Atividades – p. 72 

O solo e as atividades agropecuárias – p. 73 

Atividades – p. 76 

Degradação do solo – p. 78 

Erosão – p. 78 

Contaminação – p. 79 

Conservação do solo – p. 81  

Hora de investigar – p. 84 

Atividades – p. 86 

O que eu estudei? – p. 87 

 

UNIDADE 2 – Recursos naturais – p. 88     

CAPÍTULO 4 – Recursos naturais: obtenção e uso – p. 90 

Recursos naturais renováveis – p. 92 

Recursos naturais não renováveis – p. 93 

Extração dos combustíveis fósseis – p. 94 

Atividades – p. 98 

Extração de minerais e de minérios – p. 100 

Problemas ambientais relacionados à mineração – p. 103 

O uso de recursos naturais e o desenvolvimento tecnológico – p. 105  

O tema é … 

  • Mineração e saúde – p. 108

Atividades – p. 110     

CAPÍTULO 5 – Substâncias e misturas – p. 112 

Substâncias – p. 113 

Substâncias simples e substâncias compostas – p. 114 

Misturas – p. 115 

Misturas homogêneas e heterogêneas – p. 116 

Solução – p. 119 

Fatores que interferem na solubilidade – p. 120 

Atividades – p. 122 

Separação de misturas – p. 125 

Separação de misturas heterogêneas – p. 126 

Decantação – p. 126 

Filtração – p. 127 

Catação – p. 128 

Ventilação – p. 128 

Peneiração – p. 129 

Levigação – p. 129 

Flotação – p. 129  

O tema é … 

  • Os dejetos da suinocultura e a produção de biogás e de biofertilizante – p. 130

Separação de misturas homogêneas – p. 132 

Evaporação – p. 132 

Destilação – p. 133  

Hora de investigar – p. 135 

Atividades – p. 138     

CAPÍTULO 6 – Transformações dos materiais – p. 140 

Transformações físicas da matéria – p. 140 

Fusão – p. 142 

Vaporização – p. 143 

Condensação – p. 144 

Solidificação – p. 145 

Sublimação – p. 146 

Atividades – p. 147 

Transformações químicas da matéria – p. 149 

Taxa de desenvolvimento das transformações químicas – p. 154 

Área de contato – p. 155 

Temperatura – p. 155 

Atividades – p. 157 

O que eu estudei? – p. 159 

 

UNIDADE 3 – Seres vivos – p. 160     

CAPÍTULO 7 – Características dos seres vivos – p. 162 

Células – p. 163 

Membrana celular – p. 164 

Citoplasma – p. 164 

Núcleo – p. 164 

Metabolismo – p. 166 

Capacidade de reagir a estímulos – p. 168 

Ciclo de vida – reprodução – p. 169 

Atividades – p. 171 

Estudando algumas organelas das células – p. 174  

O tema é … 

  • Células-tronco – p. 176

Hora de investigar – p. 178 

Atividades – p. 180     

CAPÍTULO 8 – Classificação dos seres vivos – p. 182 

Propostas de classificação dos seres vivos – p. 183 

Classificação em domínios e reinos – p. 184 

Domínio Archaea e reino Archaea – p. 184 

Domínio Bacteria e reino Eubacteria – p. 184 

Domínio Eukarya – p. 185 

Categorias taxonômicas – p. 185 

Nomenclatura das espécies – p. 186 

Atividades – p. 188 

Reinos do domínio Eukarya – p. 189 

Reino Protoctista – p. 189 

Reino Fungi – p. 190 

Reino Plantae – p. 191 

Atividades – p. 193 

Reino Animalia – p. 194 

Filo Porifera – p. 195 

Filo Cnidaria – p. 196 

Filo Platyhelminthes – p. 197 

Filo Nematoda – p. 199 

Filo Annelida – p. 200 

Filo Mollusca – p. 201 

Atividades – p. 203 

Filo Arthropoda – p. 205 

Insetos – p. 206 

Miriápodes – p. 207 

Crustáceos – p. 208 

Aracnídeos – p. 208  

O tema é … 

  • O mistério do desaparecimento das abelhas – p. 210

Filo Equinodermata – p. 212 

Filo Chordata – p. 213 

Peixes – p. 213 

Anfíbios – p. 215 

Répteis – p. 216 

Aves – p. 217 

Mamíferos – p. 219 

Atividades – p. 220 

O que eu estudei? – p. 223 

 

UNIDADE 4 – Corpo humano – p. 224     

CAPÍTULO 9 – Organização e coordenação do corpo humano – p. 226 

Sistemas do corpo humano – p. 228 

Sistema cardiovascular – p. 228 

Sistema linfático – p. 230 

Defesas do corpo humano – p. 231 

Sistema digestório – p. 232 

Trato gastrointestinal – p. 233 

Estruturas anexas – p. 233 

Sistema respiratório – p. 234 

Sistema urinário – p. 237 

Atividades – p. 238 

Sistema nervoso – p. 241 

Tecido nervoso – p. 243 

Estrutura do sistema nervoso – p. 244 

Parte central do sistema nervoso – p. 245 

Parte periférica do sistema nervoso – p. 247 

Substâncias psicoativas – p. 250 

Atividades – p. 252     

CAPÍTULO 10 – Percebendo o ambiente – p. 254 

Visão – p. 256 

Problemas de visão – p. 257 

Miopia – p. 258 

Hipermetropia – p. 259 

Astigmatismo – p. 259  

O tema é … 

  • Tecnologia e acessibilidade – p. 260

Atividades – p. 262 

Audição – p. 264 

Problemas de audição – p. 266 

Atividades – p. 269 

Olfato – p. 271 

Paladar – p. 272 

Tato – p. 274 

Atividades – p. 275     

CAPÍTULO 11 – O corpo humano em movimento – p. 278 

Ossos – p. 278 

Estrutura dos ossos ……………………………………………………………………………..279 

Esqueleto humano – p. 281 

Esqueleto axial – p. 281 

Esqueleto apendicular – p. 283 

Atividades – p. 285 

Problemas na coluna vertebral – p. 287 

Esqueleto de outros animais – p. 288  

O tema é … 

  • Tecnologias inspiradas em animais – p. 290 

Hora de investigar – p. 292 

Atividades – p. 294 

Articulações – p. 296 

Músculos – p. 298 

Os músculos estriados esqueléticos e os movimentos – p. 299 

As atividades físicas e os músculos – p. 301 

Como os outros animais se movimentam – p. 302 

Atividades – p. 303 

O que eu estudei? – p. 306 

 

O que eu aprendi? – p. 307 

Projeto em ação  

  • Cuidando da saúde do sistema locomotor – p. 311

Glossário – p. 316 

Referências bibliográficas comentadas – p. 320 

O que eu já sei? – p. 12 

UNIDADE 1 – Vida na Terra – p. 16 

CAPÍTULO 1 – Condições para a vida na Terra – p. 18 

Atmosfera terrestre – p. 18 

Componentes do ar atmosférico – p. 19 

Gás oxigênio – p. 20 

Gás carbônico – p. 22 

Gás nitrogênio – p. 26 

Vapor de água – p. 27 

Outros gases – p. 27 

O tema é … 

  • Intensificação do efeito estufa – p. 30

Atividades – p. 32 

Pressão atmosférica – p. 35 

Formação do vento – p. 39 

Brisa – p. 40 

Furacão – p. 41 

Tornado – p. 41 

Hora de investigar – p. 42 

Atividades – p. 44 

Água no planeta Terra – p. 46 

Propriedades da água – p. 52 

Pressão da água – p. 52 

Tensão superficial da água – p. 55 

Solubilidade da água – p. 56 

Densidade da água – p. 57 

Atividades – p. 58 

CAPÍTULO 2 – Transformações que ocorrem nos ambientes – p. 60 

Transformações naturais – p. 61 

Deriva continental – p. 61 

Vulcanismo – p. 65 

Terremoto – p. 68 

Tsunami – p. 70 

Hora de investigar – p. 72 

Atividades – p. 74 

Transformações antrópicas – p. 76 

Conservação do ambiente – p. 79 

O tema é … 

  • Consumo consciente – p. 82

Atividades – p. 84 

O que eu estudei? – p. 85 

 

UNIDADE 2 – Ecossistemas – p. 86 

CAPÍTULO 3 – Estudando os ecossistemas – p. 88 

Ecossistemas aquáticos – p. 90 

Ecossistema de água doce – p. 91 

Ecossistema de água salobra – p. 92 

Ecossistema de água salgada – p. 92 

Biomas terrestres – p. 94 

Floresta tropical – p. 94 

Floresta Temperada – p. 96 

Taiga – p. 97 

Tundra – p. 98 

Deserto – p. 99 

Savana – p. 100 

Pradaria – p. 101 

Hora de investigar – p. 102 

Atividades – p. 104 

Biomas brasileiros – p. 106 

Amazônia – p. 107 

Caatinga – p. 108 

Cerrado – p. 111 

Mata Atlântica – p. 112 

Pantanal – p. 115 

Pampas – p. 116 

O tema é … 

  • As comunidades tradicionais e a sustentabilidade – p. 118

Atividades – p. 120 

CAPÍTULO 4 – Seres vivos nos ecossistemas – p. 124 

Bactérias, fungos e protozoários – p. 128 

Hora de investigar – p. 134 

Atividades – p. 136 

Plantas: fotossíntese e nutrição – p. 137 

Atividades – p. 144 

Relações alimentares entre os seres vivos – p. 146 

Cadeia alimentar – p. 147 

Níveis tróficos em uma cadeia alimentar – p. 149 

Desequilíbrios nas cadeias alimentares – p. 150 

O tema é … 

  • Tráfico de animais silvestres – p. 152

Relações ecológicas – p. 154 

Predação – p. 154 

Competição – p. 155 

Comensalismo – p. 156 

Mutualismo – p. 156 

Protocooperação – p. 157 

Parasitismo – p. 157 

Sociedade – p. 158 

Colônia – p. 158 

Atividades – p. 159 

O que eu estudei? – p. 161 

 

UNIDADE 3 – Saúde – p. 162 

CAPÍTULO 5 – A saúde e seus diferentes aspectos – p. 164 

A alimentação e a saúde – p. 166 

Nutrientes – p. 166 

Carboidratos – p. 167 

Lipídios – p. 168 

Proteínas – p. 169 

Sais minerais – p. 170 

Vitaminas – p. 171 

Alimentação variada e equilibrada – p. 172 

Transtornos alimentares – p. 175 

A ingestão de água – p. 177 

Atividades – p. 178 

Saneamento básico – p. 180 

Tratamento de água – p. 181 

Tratamento de esgoto – p. 183 

Fossas – p. 185 

Coleta de resíduos sólidos – p. 186 

Acesso da população brasileira aos serviços de saneamento básico – p. 189 

Atividades – p. 194 

CAPÍTULO 6 – Doenças transmissíveis e doenças não transmissíveis – p. 195 

Doenças transmissíveis – p. 196 

Doenças causadas por vírus – p. 197 

Doenças causadas por bactérias – p. 200 

Doenças causadas por protozoários – p. 201 

Doenças causadas por vermes – p. 201 

Prevenção de doenças transmissíveis – p. 203 

Higiene pessoal – p. 203 

Acesso a saneamento básico – p. 204 

Cuidados com os alimentos – p. 205 

Controle e eliminação de vetores – p. 206 

Vacinação – p. 207 

Como as vacinas atuam no corpo humano? – p. 208 

O desenvolvimento de vacinas – p. 209 

Formas de transmissão de doenças – p. 211 

O tema é … 

  • Superbactérias – p. 214

Atividades – p. 216 

Doenças não transmissíveis – p. 218 

Prevenção de doenças não transmissíveis – p. 219 

Atividades – p. 220 

CAPÍTULO 7 – Indicadores de saúde e políticas públicas – p. 222 

As Políticas Públicas e a saúde da população – p. 223 

Medidas de saúde pública para a prevenção de doenças transmissíveis – p. 224 

Atividades – p. 228 

Medidas de saúde pública para a prevenção de doenças não transmissíveis – p. 230 

Tecnologia a favor da saúde – p. 232 

Tecnologias digitais na saúde – p. 234 

Atividades – p. 236 

O que eu estudei? – p. 237 

 

UNIDADE 4 – Calor e força – p. 238 

CAPÍTULO 8 – Calor e temperatura – p. 240 

Como medir a temperatura – p. 242 

Conversão entre as escalas termométricas – p. 245 

Trocas de calor – p. 246 

Condução – p. 246 

Bons e maus condutores de calor – p. 248 

Convecção – p. 249 

Irradiação – p. 251 

Trocas de calor e objetos do dia a dia – p. 251 

O tema é … 

  • Conforto térmico – p. 252

Hora de investigar – p. 254 

Atividades – p. 256 

Quantidade de calor – p. 258 

Calor específico – p. 259 

Calor latente – p. 261 

Dilatação térmica – p. 263 

Máquinas térmicas – p. 265 

Novas tecnologias e possíveis impactos na sociedade e no meio ambiente – p. 267 

Atividades – p. 270 

CAPÍTULO 9 – Movimento e força – p. 272 

Movimento – p. 272 

Deslocamento – p. 273 

Velocidade média e velocidade instantânea – p. 274 

Movimento retilíneo uniforme – p. 276 

Aceleração média – p. 277 

Movimento retilíneo uniformemente variado – p. 279 

O tema é … 

  • Pedestre, respeite as leis de trânsito! – p. 280

Atividades – p. 282 

Força – p. 284 

Grandezas escalares e grandezas vetoriais – p. 284 

As leis de Newton – p. 287 

Primeira lei de Newton ou princípio da inércia – p. 288 

Segunda lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica – p. 289 

Terceira lei de Newton ou princípio da ação e reação – p. 290 

Tipos de força – p. 290 

Força de atrito – p. 291 

Força peso – p. 291 

Trabalho – p. 293 

Energia mecânica – p. 294 

Máquinas simples – p. 295 

Alavanca – p. 295 

Plano inclinado – p. 297 

Roldanas – p. 299 

Hora de investigar – p. 302 

Atividades – p. 304 

O que eu estudei? – p. 307 

 

O que eu aprendi? – p. 308 

Projeto em ação 

  • Estilo de vida e bem-estar – p. 312

Glossário – p. 317 

Referências bibliográficas comentadas – p. 320 

UNIDADE 1 – ARTE PARA OUVIR E VER – p. 10 

EU SEI: ONDE EU FAÇO ARTE? – p. 12 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | SONS E ARTES VISUAIS – p. 14 

Sons e fontes sonoras – p. 16 

Intensidade, altura e timbre – p. 18 

Fontes sonoras e instrumentos musicais – p. 20 

Orquestra e instrumentos musicais – p. 22 

A orquestra – p. 23 

Orquestra: disposição dos instrumentos – p. 24 

Música e inclusão social – p. 26 

Esculturas – p. 29 

Esculturas e temas – p. 30 

Esculturas e emoções – p. 31 

Esculturas de diferentes materiais – p. 32 

Vamos fazer: Arte com materiais reutilizados – p. 34 

Instalação – p. 36 

Arte e Língua Portuguesa: Animais em instalação? – p. 38 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | O LUGAR TEATRAL E O ESPAÇO CÊNICO – p. 40 

Arquitetura teatral – p. 41 

Teatro grego – p. 42 

Teatro romano – p. 44 

Vamos conhecer mais: Manifestações religiosas teatrais – p. 46 

Commedia dell’arte – p. 48 

Século de Ouro Espanhol (1492-1681) – p. 50 

Teatro elisabetano – p. 51 

Teatro no Renascimento – p. 52 

O teatro de Bayreuth – p. 54 

O teatro moderno e contemporâneo – p. 56 

Teatro Oficina: arrojado e moderno – p. 58 

Vamos fazer: Maquetes de espaços cênicos – p. 60 

EU APRENDI – p. 62 

VAMOS COMPARTILHAR: ESPAÇOS CULTURAIS AO ALCANCE DE TODOS – p. 64 

 

UNIDADE 2 – IMAGENS, TEXTOS E SONS NAS ARTES – p. 66 

EU SEI: MÚSICAS QUE CANTAM HISTÓRIAS – p. 68 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS – p. 70 

Vitrais góticos e histórias em quadrinhos – p. 72 

Narrativas e tiras – p. 73 

Vamos fazer: Mandala-vitral – p. 74 

Muralismo mexicano – p. 76 

Arte asteca e maia – p. 78 

Glifos maias – p. 79 

Brinquedos ópticos – p. 80 

Fenaquistoscópio – p. 80 

Zootrópio – p. 82 

Praxinoscópio – p. 83 

Imagens em movimento: flip book – p. 84 

Vamos fazer: Flip book – p. 86 

Do cinema às animações – p. 88 

Stop motion – p. 90 

Vamos conhecer mais: O menino e o mundo – p. 92 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | CRIAÇÃO E REGISTRO TEXTUAL – p. 94 

Notação musical – p. 96 

Propriedades do som – p. 98 

Vamos conhecer mais: Canto gregoriano – p. 99 

Outras formas de registro musical – p. 100 

Vamos fazer: Partitura não convencional – p. 102 

Narradores e ouvintes de histórias – p. 104 

Contar histórias em cena – p. 105 

Texto literário dramático – p. 106 

Vamos fazer: Texto e encenação – p. 108 

Mudanças na concepção de dramaturgia – p. 110 

Dramaturgia moderna – p. 112 

A concepção da dramaturgia contemporânea – p. 114 

Texto literário dramático e texto cênico – p. 115 

Vamos fazer: Escrita e leitura dramática – p. 116 

EU APRENDI – p. 118 

VAMOS COMPARTILHAR: TEXTO CÊNICO E MEMÓRIA – p. 120 

 

UNIDADE 3 – COMPOSIÇÃO E COORDENAÇÃO NAS ARTES – p. 122 

EU SEI: SIGA O LÍDER! – p. 124 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | DESENHO E COMPOSIÇÃO NAS ARTES – p. 126 

Desenho, linha e formas – p. 128 

Vamos fazer: Desenhos com linhas e formas – p. 129 

Desenho artístico – p. 130 

Desenho e esboço – p. 132 

Picasso: estudos para Guernica – p. 133 

Arte e Geografia: Brasília – p. 134 

Vamos fazer: Diferentes formas de observar e desenhar – p. 136 

Composição, cor e movimento – p. 138 

Simetria – p. 140 

Arte e Matemática: Simetria – p. 142 

Equilíbrio – p. 144 

A cor – p. 146 

Círculo cromático – p. 148 

Vamos fazer: Pintura monocromática – p. 151 

Vamos fazer: Investigação: variação de luz – p. 156 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | COORDENAÇÃO NAS ARTES CÊNICAS – p. 158 

A coordenação do espetáculo teatral – p. 160 

O ensaiador – p. 160 

O diretor – p. 162 

Vamos conhecer mais: O diretor Stanislavski – p. 164 

O encenador – p. 166 

Vamos fazer: Ação teatral – p. 168 

EU APRENDI – p. 170 

VAMOS COMPARTILHAR: ILUSTRANDO UM MOMENTO – p. 172 

 

UNIDADE 4 – AS ARTES CHEGAM AO PÚBLICO – p. 174 

EU SEI: DOS BASTIDORES À RECEPÇÃO DO PÚBLICO – p. 176 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E MEDIAÇÃO NAS ARTES – p. 178 

Teatro: da produção à apresentação – p. 180 

Recepção da obra cênica pelo público – p. 182 

Ação cultural – p. 184 

Mediação e sensibilização artística – p. 185 

Vamos fazer: Projeto de ações culturais – p. 186 

Vamos conhecer mais: Mediação cultural em espetáculos cênicos – p. 188 

Vamos fazer: Entrevista com espectadores de obras cênicas – p. 190 

EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ESPAÇOS DE CRIAÇÃO, MEDIAÇÃO E MERCADO DAS ARTES – p. 192 

O ateliê como espaço de criação – p. 193 

Os materiais nos ateliês – p. 194 

A Casa Azul: lar, ateliê e museu – p. 195 

Vamos fazer: Um ateliê na escola – p. 196 

Museus – p. 198 

História dos museus – p. 199 

Vamos conhecer mais: Gabinete de curiosidades – p. 201 

Vamos fazer: Pequeno gabinete de curiosidades – p. 202 

Museus de arte no Brasil – p. 204 

Museus de arte contemporânea – p. 207 

Mediação em museus – p. 208 

Uso da tecnologia em museus e espaços culturais – p. 209 

Museus virtuais – p. 210 

Exposições de arte e curadoria – p. 212 

Mercado da arte – p. 214 

Quanto vale uma obra de arte? – p. 215 

EU APRENDI – p. 216 

VAMOS COMPARTILHAR: OBJETOS DE VALOR SIMBÓLICO – p. 218 

 

Referências bibliográficas – p. 220 

Transcrição dos áudios – p. 222 

O que eu já sei? – p. 12 

UNIDADE 1 – Universo e vida – p. 16 

CAPÍTULO 1 – Alguns aspectos da Ciência e do Universo – p. 18 

Método científico – p. 19 

Leis e teorias científicas – p. 20 

A origem do Universo – p. 21 

Teoria do Big Bang – p. 23 

Atividades – p. 26 

A formação do Sistema Solar – p. 27 

Universo e Sistema Solar – p. 29 

Galáxias – p. 30 

Asteroides, cometas e meteoroides – p. 31 

Sistema Solar – p. 32 

Planetas rochosos – p. 33 

Mercúrio – p. 33 

Vênus – p. 34 

Marte – p. 34 

Terra – p. 34 

Planetas gasosos – p. 35 

Júpiter – p. 35 

Saturno – p. 35 

Urano – p. 36 

Netuno – p. 36 

Evolução das estrelas – p. 37 

O tema é … 

  • A origem do Universo – p. 40

Atividades – p. 42 

CAPÍTULO 2 – A vida na Terra – p. 46 

Condições necessárias à vida na Terra – p. 47 

A busca por vida em outros planetas – p. 50 

Origem da vida na Terra – p. 53 

Hipóteses sobre a origem da vida na Terra – p. 58 

Hipóteses heterotróficas – p. 58 

Hipóteses autotróficas – p. 60 

Panspermia – p. 61 

Atividades – p. 62 

O que eu estudei? – p. 65 

 

UNIDADE 2 – Genética e evolução – p. 66 

CAPÍTULO 3 – Hereditariedade – p. 68 

DNA e hereditariedade – p. 69 

Cromossomos – p. 72 

Os experimentos de Mendel – p. 75 

Atividades – p. 81 

Heredograma – p. 83 

Cromossomos e determinação do sexo em seres humanos – p. 86 

Síndromes genéticas – p. 89 

O tema é … 

  • Bioética: reflexão sobre a Ciência – p. 93

Atividades – p. 95 

CAPÍTULO 4 – Evolução dos seres vivos – p. 98 

As teorias evolutivas – p. 99 

As ideias evolucionistas de Lamarck – p. 100 

As ideias evolucionistas de Darwin e Wallace – p. 102 

Ancestral comum – p. 104 

Seleção natural – p. 105 

Seleção sexual – p. 108 

Síntese moderna evolutiva – p. 109 

Especiação – p. 110 

Atividades – p. 111 

Evidências da evolução – p. 113 

Registro fóssil – p. 113 

Análises genéticas – p. 113 

Anatomia comparada – p. 114 

A evolução e a espécie humana – p. 115 

Seres humanos modernos – p. 116 

Evolução humana – p. 120 

O tema é …  

  • Cultura e educação – p. 124

Atividades – p. 126 

CAPÍTULO 5 – Diversidade biológica – p. 128 

Unidades de conservação – p. 130 

Unidades de Proteção Integral – p. 131 

Unidades de Uso Sustentável – p. 134 

Atividades – p. 139 

Conservação do ambiente – p. 141 

O tema é … 

  • Etnociência: os saberes populares – p. 144

Atividades – p. 146 

O que eu estudei? – p. 149 

 

UNIDADE 3 – Matéria – p. 150 

CAPÍTULO 6 – Estudando a matéria – p. 152 

Propriedades da matéria – p. 153 

Massa – p. 154 

Massa e peso – p. 155 

Volume – p. 157 

Densidade – p. 157 

Atividades – p. 159 

Constituição da matéria – p. 161 

Modelos atômicos – p. 162 

Modelo atômico de Dalton – p. 162 

Modelo atômico de Thomson – p. 163 

Modelo atômico de Rutherford – p. 165 

Modelo atômico de Rutherford-Bohr – p. 167 

Íons – p. 170 

Propriedades dos átomos – p. 171 

Número atômico (Z) – p. 171 

Número de massa (A) – p. 171 

Atividades – p. 174 

CAPÍTULO 7 – Tabela periódica – p. 176 

Estudando a tabela periódica atual – p. 179 

Utilizando a tabela periódica – p. 182 

Atividades – p. 184 

Ligações químicas – p. 186 

Ligação iônica – p. 187 

Ligação covalente – p. 187 

Ligação metálica – p. 188 

Atividades – p. 189 

CAPÍTULO 8 – Transformações da matéria – p. 190 

Estados físicos da matéria – p. 191 

Estado físico líquido – p. 192 

Estado físico sólido – p. 192 

Estado físico gasoso – p. 194 

Fusão e solidificação – p. 195 

Vaporização e condensação – p. 196 

Sublimação e deposição – p. 198 

Fatores que influenciam nas mudanças de estados físicos – p. 198 

Atividades – p. 201 

Transformações químicas da matéria – p. 203 

Representação das transformações químicas – p. 203 

A lei da conservação da massa – p. 205 

A lei das proporções definidas – p. 206 

Balanceamento das equações químicas – p. 207 

Atividades – p. 209 

Reversibilidade das transformações químicas – p. 210 

Algumas funções químicas – p. 210 

Ácidos – p. 211 

Bases – p..212 

Medindo a concentração de ácidos e bases – p. 212 

A escala de pH – p. 213 

Sais – p. 214 

Óxidos – p. 215 

O tema é … 

  • A lenda do Boitatá e o fogo-fátuo – p. 216

Hora de investigar – p. 218 

Atividades – p. 220 

O que eu estudei? – p. 223 

 

UNIDADE 4 – Ondas e luz – p. 224 

CAPÍTULO 9 – Ondas – p. 226 

Características gerais das ondas – p. 227 

Ondas transversais e ondas longitudinais – p. 230 

Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas – p. 231 

Ondas sonoras – p. 231 

Propriedades das ondas sonoras – p. 233 

Ultrassom – p. 236 

O tema é … 

  • A deficiência auditiva e a música – p. 237

Atividades – p. 239 

Ondas eletromagnéticas – p. 241 

Ondas de rádio e TV – p. 242 

Micro-ondas – p. 244 

Raios infravermelhos – p. 244 

Luz visível – p. 245 

Raios ultravioleta – p. 245 

Raios X – p. 245 

Raios gama – p. 246 

Atividades – p. 248 

CAPÍTULO 10 – Luz – p. 250 

Propriedades da luz visível – p. 252 

A luz e os objetos – p. 254 

O tema é … 

  • O sono e a luz de alguns aparelhos eletrônicos – p. 256

Atividades – p. 258 

Decomposição da luz visível – p. 260 

Laser – p. 262 

Hora de investigar – p. 264 

Atividades – p. 266 

Instrumentos ópticos – p. 267 

Espelhos – p. 267 

Formação de imagem em espelho plano – p. 268 

Lentes – p. 269 

Lente convergente – p. 269 

Lente divergente – p. 270 

Atividades – p. 271 

O que eu estudei? – p. 273 

 

O que eu aprendi? – p. 274 

Projeto em ação 

  • Cuidando do ambiente do bairro – p. 278

Glossário – p. 283 

Referências bibliográficas comentadas – p. 288 

Veja também