SuperAÇÃO! Ciências
Elisangela Andrade, Vanessa Michelan
Código da Coleção: 0019 P24 01 00 207 030
Proposta pedagógica
- Abordar as Ciências a partir de situações do cotidiano dos estudantes, incentivando-os a expor suas vivências e seus pontos de vista, contribuindo para tornar a aprendizagem mais contextualizada.
- Incentivar a participação ativa dos estudantes durante a abordagem do conteúdo, convidando-os a expor seus conhecimentos prévios, sua vivência e suas opiniões.
- Promover a interação entre os estudantes, a formação e o respeito às diferentes opiniões e a troca de conhecimentos por meio de debates e discussões.
Código do Obra: 0019 P24 01 00 207 030
Código do Obra: 0019 P24 01 00 207 030
Código do Obra: 0019 P24 01 00 207 030
Código do Obra: 0019 P24 01 00 207 030
Comparativos estaduais
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Conteúdo programático
O que eu já sei? – p. 12
UNIDADE 1 – Planeta Terra – p. 16
CAPÍTULO 1 – Estudando a Terra – p. 18
O formato do planeta Terra – p. 19
Evidências da esfericidade da Terra – p. 19
Atividades – p. 26
Movimentos da Terra – p. 28
Movimento de rotação da Terra – p. 30
O tema é …
- Lenda – p. 34
Hora de investigar – p. 36
Atividades – p. 38
Movimento de translação da Terra – p. 40
Atividades – p. 44
CAPÍTULO 2 – Estrutura da Terra – p. 46
Camadas da atmosfera – p. 47
Atividades – p. 48
Camadas da Terra – p. 50
Crosta – p. 52
Manto – p. 53
Núcleo – p. 53
O tema é …
- Energia geotérmica – p. 54
Atividades – p. 56
Rochas – p. 58
Classificação das rochas – p. 59
Rochas magmáticas – p. 59
Rocha metamórfica – p. 60
Rochas sedimentares – p. 61
As rochas e a formação dos fósseis – p. 62
Datação geológica – p. 64
Atividades – p. 65
CAPÍTULO 3 – Solo – p. 68
Formação e estrutura do solo – p. 69
Atividades – p. 72
O solo e as atividades agropecuárias – p. 73
Atividades – p. 76
Degradação do solo – p. 78
Erosão – p. 78
Contaminação – p. 79
Conservação do solo – p. 81
Hora de investigar – p. 84
Atividades – p. 86
O que eu estudei? – p. 87
UNIDADE 2 – Recursos naturais – p. 88
CAPÍTULO 4 – Recursos naturais: obtenção e uso – p. 90
Recursos naturais renováveis – p. 92
Recursos naturais não renováveis – p. 93
Extração dos combustíveis fósseis – p. 94
Atividades – p. 98
Extração de minerais e de minérios – p. 100
Problemas ambientais relacionados à mineração – p. 103
O uso de recursos naturais e o desenvolvimento tecnológico – p. 105
O tema é …
- Mineração e saúde – p. 108
Atividades – p. 110
CAPÍTULO 5 – Substâncias e misturas – p. 112
Substâncias – p. 113
Substâncias simples e substâncias compostas – p. 114
Misturas – p. 115
Misturas homogêneas e heterogêneas – p. 116
Solução – p. 119
Fatores que interferem na solubilidade – p. 120
Atividades – p. 122
Separação de misturas – p. 125
Separação de misturas heterogêneas – p. 126
Decantação – p. 126
Filtração – p. 127
Catação – p. 128
Ventilação – p. 128
Peneiração – p. 129
Levigação – p. 129
Flotação – p. 129
O tema é …
- Os dejetos da suinocultura e a produção de biogás e de biofertilizante – p. 130
Separação de misturas homogêneas – p. 132
Evaporação – p. 132
Destilação – p. 133
Hora de investigar – p. 135
Atividades – p. 138
CAPÍTULO 6 – Transformações dos materiais – p. 140
Transformações físicas da matéria – p. 140
Fusão – p. 142
Vaporização – p. 143
Condensação – p. 144
Solidificação – p. 145
Sublimação – p. 146
Atividades – p. 147
Transformações químicas da matéria – p. 149
Taxa de desenvolvimento das transformações químicas – p. 154
Área de contato – p. 155
Temperatura – p. 155
Atividades – p. 157
O que eu estudei? – p. 159
UNIDADE 3 – Seres vivos – p. 160
CAPÍTULO 7 – Características dos seres vivos – p. 162
Células – p. 163
Membrana celular – p. 164
Citoplasma – p. 164
Núcleo – p. 164
Metabolismo – p. 166
Capacidade de reagir a estímulos – p. 168
Ciclo de vida – reprodução – p. 169
Atividades – p. 171
Estudando algumas organelas das células – p. 174
O tema é …
- Células-tronco – p. 176
Hora de investigar – p. 178
Atividades – p. 180
CAPÍTULO 8 – Classificação dos seres vivos – p. 182
Propostas de classificação dos seres vivos – p. 183
Classificação em domínios e reinos – p. 184
Domínio Archaea e reino Archaea – p. 184
Domínio Bacteria e reino Eubacteria – p. 184
Domínio Eukarya – p. 185
Categorias taxonômicas – p. 185
Nomenclatura das espécies – p. 186
Atividades – p. 188
Reinos do domínio Eukarya – p. 189
Reino Protoctista – p. 189
Reino Fungi – p. 190
Reino Plantae – p. 191
Atividades – p. 193
Reino Animalia – p. 194
Filo Porifera – p. 195
Filo Cnidaria – p. 196
Filo Platyhelminthes – p. 197
Filo Nematoda – p. 199
Filo Annelida – p. 200
Filo Mollusca – p. 201
Atividades – p. 203
Filo Arthropoda – p. 205
Insetos – p. 206
Miriápodes – p. 207
Crustáceos – p. 208
Aracnídeos – p. 208
O tema é …
- O mistério do desaparecimento das abelhas – p. 210
Filo Equinodermata – p. 212
Filo Chordata – p. 213
Peixes – p. 213
Anfíbios – p. 215
Répteis – p. 216
Aves – p. 217
Mamíferos – p. 219
Atividades – p. 220
O que eu estudei? – p. 223
UNIDADE 4 – Corpo humano – p. 224
CAPÍTULO 9 – Organização e coordenação do corpo humano – p. 226
Sistemas do corpo humano – p. 228
Sistema cardiovascular – p. 228
Sistema linfático – p. 230
Defesas do corpo humano – p. 231
Sistema digestório – p. 232
Trato gastrointestinal – p. 233
Estruturas anexas – p. 233
Sistema respiratório – p. 234
Sistema urinário – p. 237
Atividades – p. 238
Sistema nervoso – p. 241
Tecido nervoso – p. 243
Estrutura do sistema nervoso – p. 244
Parte central do sistema nervoso – p. 245
Parte periférica do sistema nervoso – p. 247
Substâncias psicoativas – p. 250
Atividades – p. 252
CAPÍTULO 10 – Percebendo o ambiente – p. 254
Visão – p. 256
Problemas de visão – p. 257
Miopia – p. 258
Hipermetropia – p. 259
Astigmatismo – p. 259
O tema é …
- Tecnologia e acessibilidade – p. 260
Atividades – p. 262
Audição – p. 264
Problemas de audição – p. 266
Atividades – p. 269
Olfato – p. 271
Paladar – p. 272
Tato – p. 274
Atividades – p. 275
CAPÍTULO 11 – O corpo humano em movimento – p. 278
Ossos – p. 278
Estrutura dos ossos ……………………………………………………………………………..279
Esqueleto humano – p. 281
Esqueleto axial – p. 281
Esqueleto apendicular – p. 283
Atividades – p. 285
Problemas na coluna vertebral – p. 287
Esqueleto de outros animais – p. 288
O tema é …
- Tecnologias inspiradas em animais – p. 290
Hora de investigar – p. 292
Atividades – p. 294
Articulações – p. 296
Músculos – p. 298
Os músculos estriados esqueléticos e os movimentos – p. 299
As atividades físicas e os músculos – p. 301
Como os outros animais se movimentam – p. 302
Atividades – p. 303
O que eu estudei? – p. 306
O que eu aprendi? – p. 307
Projeto em ação
- Cuidando da saúde do sistema locomotor – p. 311
Glossário – p. 316
Referências bibliográficas comentadas – p. 320
O que eu já sei? – p. 12
UNIDADE 1 – Vida na Terra – p. 16
CAPÍTULO 1 – Condições para a vida na Terra – p. 18
Atmosfera terrestre – p. 18
Componentes do ar atmosférico – p. 19
Gás oxigênio – p. 20
Gás carbônico – p. 22
Gás nitrogênio – p. 26
Vapor de água – p. 27
Outros gases – p. 27
O tema é …
- Intensificação do efeito estufa – p. 30
Atividades – p. 32
Pressão atmosférica – p. 35
Formação do vento – p. 39
Brisa – p. 40
Furacão – p. 41
Tornado – p. 41
Hora de investigar – p. 42
Atividades – p. 44
Água no planeta Terra – p. 46
Propriedades da água – p. 52
Pressão da água – p. 52
Tensão superficial da água – p. 55
Solubilidade da água – p. 56
Densidade da água – p. 57
Atividades – p. 58
CAPÍTULO 2 – Transformações que ocorrem nos ambientes – p. 60
Transformações naturais – p. 61
Deriva continental – p. 61
Vulcanismo – p. 65
Terremoto – p. 68
Tsunami – p. 70
Hora de investigar – p. 72
Atividades – p. 74
Transformações antrópicas – p. 76
Conservação do ambiente – p. 79
O tema é …
- Consumo consciente – p. 82
Atividades – p. 84
O que eu estudei? – p. 85
UNIDADE 2 – Ecossistemas – p. 86
CAPÍTULO 3 – Estudando os ecossistemas – p. 88
Ecossistemas aquáticos – p. 90
Ecossistema de água doce – p. 91
Ecossistema de água salobra – p. 92
Ecossistema de água salgada – p. 92
Biomas terrestres – p. 94
Floresta tropical – p. 94
Floresta Temperada – p. 96
Taiga – p. 97
Tundra – p. 98
Deserto – p. 99
Savana – p. 100
Pradaria – p. 101
Hora de investigar – p. 102
Atividades – p. 104
Biomas brasileiros – p. 106
Amazônia – p. 107
Caatinga – p. 108
Cerrado – p. 111
Mata Atlântica – p. 112
Pantanal – p. 115
Pampas – p. 116
O tema é …
- As comunidades tradicionais e a sustentabilidade – p. 118
Atividades – p. 120
CAPÍTULO 4 – Seres vivos nos ecossistemas – p. 124
Bactérias, fungos e protozoários – p. 128
Hora de investigar – p. 134
Atividades – p. 136
Plantas: fotossíntese e nutrição – p. 137
Atividades – p. 144
Relações alimentares entre os seres vivos – p. 146
Cadeia alimentar – p. 147
Níveis tróficos em uma cadeia alimentar – p. 149
Desequilíbrios nas cadeias alimentares – p. 150
O tema é …
- Tráfico de animais silvestres – p. 152
Relações ecológicas – p. 154
Predação – p. 154
Competição – p. 155
Comensalismo – p. 156
Mutualismo – p. 156
Protocooperação – p. 157
Parasitismo – p. 157
Sociedade – p. 158
Colônia – p. 158
Atividades – p. 159
O que eu estudei? – p. 161
UNIDADE 3 – Saúde – p. 162
CAPÍTULO 5 – A saúde e seus diferentes aspectos – p. 164
A alimentação e a saúde – p. 166
Nutrientes – p. 166
Carboidratos – p. 167
Lipídios – p. 168
Proteínas – p. 169
Sais minerais – p. 170
Vitaminas – p. 171
Alimentação variada e equilibrada – p. 172
Transtornos alimentares – p. 175
A ingestão de água – p. 177
Atividades – p. 178
Saneamento básico – p. 180
Tratamento de água – p. 181
Tratamento de esgoto – p. 183
Fossas – p. 185
Coleta de resíduos sólidos – p. 186
Acesso da população brasileira aos serviços de saneamento básico – p. 189
Atividades – p. 194
CAPÍTULO 6 – Doenças transmissíveis e doenças não transmissíveis – p. 195
Doenças transmissíveis – p. 196
Doenças causadas por vírus – p. 197
Doenças causadas por bactérias – p. 200
Doenças causadas por protozoários – p. 201
Doenças causadas por vermes – p. 201
Prevenção de doenças transmissíveis – p. 203
Higiene pessoal – p. 203
Acesso a saneamento básico – p. 204
Cuidados com os alimentos – p. 205
Controle e eliminação de vetores – p. 206
Vacinação – p. 207
Como as vacinas atuam no corpo humano? – p. 208
O desenvolvimento de vacinas – p. 209
Formas de transmissão de doenças – p. 211
O tema é …
- Superbactérias – p. 214
Atividades – p. 216
Doenças não transmissíveis – p. 218
Prevenção de doenças não transmissíveis – p. 219
Atividades – p. 220
CAPÍTULO 7 – Indicadores de saúde e políticas públicas – p. 222
As Políticas Públicas e a saúde da população – p. 223
Medidas de saúde pública para a prevenção de doenças transmissíveis – p. 224
Atividades – p. 228
Medidas de saúde pública para a prevenção de doenças não transmissíveis – p. 230
Tecnologia a favor da saúde – p. 232
Tecnologias digitais na saúde – p. 234
Atividades – p. 236
O que eu estudei? – p. 237
UNIDADE 4 – Calor e força – p. 238
CAPÍTULO 8 – Calor e temperatura – p. 240
Como medir a temperatura – p. 242
Conversão entre as escalas termométricas – p. 245
Trocas de calor – p. 246
Condução – p. 246
Bons e maus condutores de calor – p. 248
Convecção – p. 249
Irradiação – p. 251
Trocas de calor e objetos do dia a dia – p. 251
O tema é …
- Conforto térmico – p. 252
Hora de investigar – p. 254
Atividades – p. 256
Quantidade de calor – p. 258
Calor específico – p. 259
Calor latente – p. 261
Dilatação térmica – p. 263
Máquinas térmicas – p. 265
Novas tecnologias e possíveis impactos na sociedade e no meio ambiente – p. 267
Atividades – p. 270
CAPÍTULO 9 – Movimento e força – p. 272
Movimento – p. 272
Deslocamento – p. 273
Velocidade média e velocidade instantânea – p. 274
Movimento retilíneo uniforme – p. 276
Aceleração média – p. 277
Movimento retilíneo uniformemente variado – p. 279
O tema é …
- Pedestre, respeite as leis de trânsito! – p. 280
Atividades – p. 282
Força – p. 284
Grandezas escalares e grandezas vetoriais – p. 284
As leis de Newton – p. 287
Primeira lei de Newton ou princípio da inércia – p. 288
Segunda lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica – p. 289
Terceira lei de Newton ou princípio da ação e reação – p. 290
Tipos de força – p. 290
Força de atrito – p. 291
Força peso – p. 291
Trabalho – p. 293
Energia mecânica – p. 294
Máquinas simples – p. 295
Alavanca – p. 295
Plano inclinado – p. 297
Roldanas – p. 299
Hora de investigar – p. 302
Atividades – p. 304
O que eu estudei? – p. 307
O que eu aprendi? – p. 308
Projeto em ação
- Estilo de vida e bem-estar – p. 312
Glossário – p. 317
Referências bibliográficas comentadas – p. 320
UNIDADE 1 – ARTE PARA OUVIR E VER – p. 10
EU SEI: ONDE EU FAÇO ARTE? – p. 12
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | SONS E ARTES VISUAIS – p. 14
Sons e fontes sonoras – p. 16
Intensidade, altura e timbre – p. 18
Fontes sonoras e instrumentos musicais – p. 20
Orquestra e instrumentos musicais – p. 22
A orquestra – p. 23
Orquestra: disposição dos instrumentos – p. 24
Música e inclusão social – p. 26
Esculturas – p. 29
Esculturas e temas – p. 30
Esculturas e emoções – p. 31
Esculturas de diferentes materiais – p. 32
Vamos fazer: Arte com materiais reutilizados – p. 34
Instalação – p. 36
Arte e Língua Portuguesa: Animais em instalação? – p. 38
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | O LUGAR TEATRAL E O ESPAÇO CÊNICO – p. 40
Arquitetura teatral – p. 41
Teatro grego – p. 42
Teatro romano – p. 44
Vamos conhecer mais: Manifestações religiosas teatrais – p. 46
Commedia dell’arte – p. 48
Século de Ouro Espanhol (1492-1681) – p. 50
Teatro elisabetano – p. 51
Teatro no Renascimento – p. 52
O teatro de Bayreuth – p. 54
O teatro moderno e contemporâneo – p. 56
Teatro Oficina: arrojado e moderno – p. 58
Vamos fazer: Maquetes de espaços cênicos – p. 60
EU APRENDI – p. 62
VAMOS COMPARTILHAR: ESPAÇOS CULTURAIS AO ALCANCE DE TODOS – p. 64
UNIDADE 2 – IMAGENS, TEXTOS E SONS NAS ARTES – p. 66
EU SEI: MÚSICAS QUE CANTAM HISTÓRIAS – p. 68
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS – p. 70
Vitrais góticos e histórias em quadrinhos – p. 72
Narrativas e tiras – p. 73
Vamos fazer: Mandala-vitral – p. 74
Muralismo mexicano – p. 76
Arte asteca e maia – p. 78
Glifos maias – p. 79
Brinquedos ópticos – p. 80
Fenaquistoscópio – p. 80
Zootrópio – p. 82
Praxinoscópio – p. 83
Imagens em movimento: flip book – p. 84
Vamos fazer: Flip book – p. 86
Do cinema às animações – p. 88
Stop motion – p. 90
Vamos conhecer mais: O menino e o mundo – p. 92
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | CRIAÇÃO E REGISTRO TEXTUAL – p. 94
Notação musical – p. 96
Propriedades do som – p. 98
Vamos conhecer mais: Canto gregoriano – p. 99
Outras formas de registro musical – p. 100
Vamos fazer: Partitura não convencional – p. 102
Narradores e ouvintes de histórias – p. 104
Contar histórias em cena – p. 105
Texto literário dramático – p. 106
Vamos fazer: Texto e encenação – p. 108
Mudanças na concepção de dramaturgia – p. 110
Dramaturgia moderna – p. 112
A concepção da dramaturgia contemporânea – p. 114
Texto literário dramático e texto cênico – p. 115
Vamos fazer: Escrita e leitura dramática – p. 116
EU APRENDI – p. 118
VAMOS COMPARTILHAR: TEXTO CÊNICO E MEMÓRIA – p. 120
UNIDADE 3 – COMPOSIÇÃO E COORDENAÇÃO NAS ARTES – p. 122
EU SEI: SIGA O LÍDER! – p. 124
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | DESENHO E COMPOSIÇÃO NAS ARTES – p. 126
Desenho, linha e formas – p. 128
Vamos fazer: Desenhos com linhas e formas – p. 129
Desenho artístico – p. 130
Desenho e esboço – p. 132
Picasso: estudos para Guernica – p. 133
Arte e Geografia: Brasília – p. 134
Vamos fazer: Diferentes formas de observar e desenhar – p. 136
Composição, cor e movimento – p. 138
Simetria – p. 140
Arte e Matemática: Simetria – p. 142
Equilíbrio – p. 144
A cor – p. 146
Círculo cromático – p. 148
Vamos fazer: Pintura monocromática – p. 151
Vamos fazer: Investigação: variação de luz – p. 156
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | COORDENAÇÃO NAS ARTES CÊNICAS – p. 158
A coordenação do espetáculo teatral – p. 160
O ensaiador – p. 160
O diretor – p. 162
Vamos conhecer mais: O diretor Stanislavski – p. 164
O encenador – p. 166
Vamos fazer: Ação teatral – p. 168
EU APRENDI – p. 170
VAMOS COMPARTILHAR: ILUSTRANDO UM MOMENTO – p. 172
UNIDADE 4 – AS ARTES CHEGAM AO PÚBLICO – p. 174
EU SEI: DOS BASTIDORES À RECEPÇÃO DO PÚBLICO – p. 176
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 1 | PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E MEDIAÇÃO NAS ARTES – p. 178
Teatro: da produção à apresentação – p. 180
Recepção da obra cênica pelo público – p. 182
Ação cultural – p. 184
Mediação e sensibilização artística – p. 185
Vamos fazer: Projeto de ações culturais – p. 186
Vamos conhecer mais: Mediação cultural em espetáculos cênicos – p. 188
Vamos fazer: Entrevista com espectadores de obras cênicas – p. 190
EU VOU APRENDER: CAPÍTULO 2 | ESPAÇOS DE CRIAÇÃO, MEDIAÇÃO E MERCADO DAS ARTES – p. 192
O ateliê como espaço de criação – p. 193
Os materiais nos ateliês – p. 194
A Casa Azul: lar, ateliê e museu – p. 195
Vamos fazer: Um ateliê na escola – p. 196
Museus – p. 198
História dos museus – p. 199
Vamos conhecer mais: Gabinete de curiosidades – p. 201
Vamos fazer: Pequeno gabinete de curiosidades – p. 202
Museus de arte no Brasil – p. 204
Museus de arte contemporânea – p. 207
Mediação em museus – p. 208
Uso da tecnologia em museus e espaços culturais – p. 209
Museus virtuais – p. 210
Exposições de arte e curadoria – p. 212
Mercado da arte – p. 214
Quanto vale uma obra de arte? – p. 215
EU APRENDI – p. 216
VAMOS COMPARTILHAR: OBJETOS DE VALOR SIMBÓLICO – p. 218
Referências bibliográficas – p. 220
Transcrição dos áudios – p. 222
O que eu já sei? – p. 12
UNIDADE 1 – Universo e vida – p. 16
CAPÍTULO 1 – Alguns aspectos da Ciência e do Universo – p. 18
Método científico – p. 19
Leis e teorias científicas – p. 20
A origem do Universo – p. 21
Teoria do Big Bang – p. 23
Atividades – p. 26
A formação do Sistema Solar – p. 27
Universo e Sistema Solar – p. 29
Galáxias – p. 30
Asteroides, cometas e meteoroides – p. 31
Sistema Solar – p. 32
Planetas rochosos – p. 33
Mercúrio – p. 33
Vênus – p. 34
Marte – p. 34
Terra – p. 34
Planetas gasosos – p. 35
Júpiter – p. 35
Saturno – p. 35
Urano – p. 36
Netuno – p. 36
Evolução das estrelas – p. 37
O tema é …
- A origem do Universo – p. 40
Atividades – p. 42
CAPÍTULO 2 – A vida na Terra – p. 46
Condições necessárias à vida na Terra – p. 47
A busca por vida em outros planetas – p. 50
Origem da vida na Terra – p. 53
Hipóteses sobre a origem da vida na Terra – p. 58
Hipóteses heterotróficas – p. 58
Hipóteses autotróficas – p. 60
Panspermia – p. 61
Atividades – p. 62
O que eu estudei? – p. 65
UNIDADE 2 – Genética e evolução – p. 66
CAPÍTULO 3 – Hereditariedade – p. 68
DNA e hereditariedade – p. 69
Cromossomos – p. 72
Os experimentos de Mendel – p. 75
Atividades – p. 81
Heredograma – p. 83
Cromossomos e determinação do sexo em seres humanos – p. 86
Síndromes genéticas – p. 89
O tema é …
- Bioética: reflexão sobre a Ciência – p. 93
Atividades – p. 95
CAPÍTULO 4 – Evolução dos seres vivos – p. 98
As teorias evolutivas – p. 99
As ideias evolucionistas de Lamarck – p. 100
As ideias evolucionistas de Darwin e Wallace – p. 102
Ancestral comum – p. 104
Seleção natural – p. 105
Seleção sexual – p. 108
Síntese moderna evolutiva – p. 109
Especiação – p. 110
Atividades – p. 111
Evidências da evolução – p. 113
Registro fóssil – p. 113
Análises genéticas – p. 113
Anatomia comparada – p. 114
A evolução e a espécie humana – p. 115
Seres humanos modernos – p. 116
Evolução humana – p. 120
O tema é …
- Cultura e educação – p. 124
Atividades – p. 126
CAPÍTULO 5 – Diversidade biológica – p. 128
Unidades de conservação – p. 130
Unidades de Proteção Integral – p. 131
Unidades de Uso Sustentável – p. 134
Atividades – p. 139
Conservação do ambiente – p. 141
O tema é …
- Etnociência: os saberes populares – p. 144
Atividades – p. 146
O que eu estudei? – p. 149
UNIDADE 3 – Matéria – p. 150
CAPÍTULO 6 – Estudando a matéria – p. 152
Propriedades da matéria – p. 153
Massa – p. 154
Massa e peso – p. 155
Volume – p. 157
Densidade – p. 157
Atividades – p. 159
Constituição da matéria – p. 161
Modelos atômicos – p. 162
Modelo atômico de Dalton – p. 162
Modelo atômico de Thomson – p. 163
Modelo atômico de Rutherford – p. 165
Modelo atômico de Rutherford-Bohr – p. 167
Íons – p. 170
Propriedades dos átomos – p. 171
Número atômico (Z) – p. 171
Número de massa (A) – p. 171
Atividades – p. 174
CAPÍTULO 7 – Tabela periódica – p. 176
Estudando a tabela periódica atual – p. 179
Utilizando a tabela periódica – p. 182
Atividades – p. 184
Ligações químicas – p. 186
Ligação iônica – p. 187
Ligação covalente – p. 187
Ligação metálica – p. 188
Atividades – p. 189
CAPÍTULO 8 – Transformações da matéria – p. 190
Estados físicos da matéria – p. 191
Estado físico líquido – p. 192
Estado físico sólido – p. 192
Estado físico gasoso – p. 194
Fusão e solidificação – p. 195
Vaporização e condensação – p. 196
Sublimação e deposição – p. 198
Fatores que influenciam nas mudanças de estados físicos – p. 198
Atividades – p. 201
Transformações químicas da matéria – p. 203
Representação das transformações químicas – p. 203
A lei da conservação da massa – p. 205
A lei das proporções definidas – p. 206
Balanceamento das equações químicas – p. 207
Atividades – p. 209
Reversibilidade das transformações químicas – p. 210
Algumas funções químicas – p. 210
Ácidos – p. 211
Bases – p..212
Medindo a concentração de ácidos e bases – p. 212
A escala de pH – p. 213
Sais – p. 214
Óxidos – p. 215
O tema é …
- A lenda do Boitatá e o fogo-fátuo – p. 216
Hora de investigar – p. 218
Atividades – p. 220
O que eu estudei? – p. 223
UNIDADE 4 – Ondas e luz – p. 224
CAPÍTULO 9 – Ondas – p. 226
Características gerais das ondas – p. 227
Ondas transversais e ondas longitudinais – p. 230
Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas – p. 231
Ondas sonoras – p. 231
Propriedades das ondas sonoras – p. 233
Ultrassom – p. 236
O tema é …
- A deficiência auditiva e a música – p. 237
Atividades – p. 239
Ondas eletromagnéticas – p. 241
Ondas de rádio e TV – p. 242
Micro-ondas – p. 244
Raios infravermelhos – p. 244
Luz visível – p. 245
Raios ultravioleta – p. 245
Raios X – p. 245
Raios gama – p. 246
Atividades – p. 248
CAPÍTULO 10 – Luz – p. 250
Propriedades da luz visível – p. 252
A luz e os objetos – p. 254
O tema é …
- O sono e a luz de alguns aparelhos eletrônicos – p. 256
Atividades – p. 258
Decomposição da luz visível – p. 260
Laser – p. 262
Hora de investigar – p. 264
Atividades – p. 266
Instrumentos ópticos – p. 267
Espelhos – p. 267
Formação de imagem em espelho plano – p. 268
Lentes – p. 269
Lente convergente – p. 269
Lente divergente – p. 270
Atividades – p. 271
O que eu estudei? – p. 273
O que eu aprendi? – p. 274
Projeto em ação
- Cuidando do ambiente do bairro – p. 278
Glossário – p. 283
Referências bibliográficas comentadas – p. 288
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