Capa do livro. Na parte superior, nome dos autores: Vanessa Michelan e Elisangela Andrade. Em seguida, o título: SuperAÇÃO! – Ciências, sexto ano. Componente Curricular: Ciências. Livro Digital-Interativo. Ao centro, fotografia de uma garota, representada dos ombros para cima e com os braços estendidos para a direita, segurando um pequeno fruto vermelho. Ela está sorrindo. Ao fundo, local com muitas folhas verdes e teto transparente. No canto inferior direito, logotipo da editora moderna. No canto inferior esquerdo está um selo em formato de tablet. A informação textual nele é: P N L D 2024 a 2027, ERA DIGITAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Obras Didáticas F N D E MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, VENDA PROIBIDA.
Segunda capa. Educadores e estudantes, este livro integra o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (F N D E) e pelo Ministério da Educação (MEC). Seu conteúdo passou por diversas etapas avaliativas, visando garantir a vocês livros didáticos de qualidade. As obras destinadas aos anos finais do ensino fundamental em 2024 (e que também serão utilizadas nos anos de 2025, 2026 e 2027) terão também uma versão digital. Assim, vocês poderão utilizar seus livros no formato que preferirem. As obras digitais estarão disponíveis no Portal do PNLD, em pnld.fnde.gov.br. Conversem com a gestão da sua escola, que poderá ajudá-los a acessar todos os livros digitais do Portal. Informações e orientações de acesso aos novos materiais digitais do PNLD podem ser acessados no link ‘Livro Digital’, disponível em https: //www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro. Para colaborar com o PNLD, todos podem enviar sugestões e ideias para o e-mail livrodidatico@fnde.gov.br. O PNLD é um patrimônio de todos nós. O FNDE deseja um ano letivo de muitas trocas e descobertas! Abaixo há a logo do F N D E.
Folha de rosto. Na parte superior os textos: Vanessa Michelan. Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-Paraná). Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-Paraná). Mestra em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-Paraná). Autora de livros didáticos para o ensino básico. Realiza trabalhos de assessoria pedagógica no desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino básico. Elisangela Andrade. Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-Paraná). Mestra em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-Paraná). Doutora em Ciências Biológicas na área de concentração: Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-Paraná). Professora dos níveis básico, técnico e superior no Instituto Federal do Paraná (IFPR-Paraná). Autora de livros didáticos para o ensino básico. Em seguida o título: Superação! – Ciências, sexto ano. Componente Curricular: Ciências. Livro Digital-Interativo. 1ª edição. São Paulo, 2022. Abaixo, logotipo da editora moderna.

Projeto e produção editorial: Scriba Soluções Editoriais

Edição: Kelly Cristina dos Santos, Ana Carolina Navarro dos Santos Ferraro, Everton Amigoni Chinellato, Maira Renata Dias Balestri

Assistência editorial: Angélica Alves de Paula, Felipe Revoredo Benatti, Marissa Kimura, Priscila Boneventi Pacheco

Colaboração técnico-pedagógica: Maria Regina da Costa Sperandi

Coordenação de preparação de texto e revisão: Moisés M. da Silva

Supervisão de produção: Priscilla de Freitas Cornelsen

Assistência de produção: Lorena França Fernandes Pelisson

Projeto gráfico: Laís Garbelini

Coordenação de arte: Tamires R. Azevedo

Coordenação de diagramação: Adenilda Alves de França Pucca (Nil)

Diagramação: Ana Rosa Cordeiro de Oliveira, Carlos Cesar Ferreira, Fernanda Miyabe Lantmann, Leda Cristina Teodorico, Globaltec

Pesquisa iconográfica: André Silva Rodrigues

Autorização de recursos: Diana Katia Alves de Araújo

Tratamento de imagens: Janaina Oliveira e Jéssica Sinnema

Gerência de design e produção gráfica: Patricia Costa

Coordenação de produção: Denis Torquato

Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues

Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite

Capa: Mariza de Souza Porto, Tatiane Porusselli, Daniela Cunha e Apis Design

Foto: Jovem colhendo framboesas na estufa, em uma fazenda. © SolStock/E+/Getty Images

Coordenação de revisão: Elaine C. del Nero

Coordenação de pesquisa iconográfica: Flávia Aline de Morais

Coordenação de bureau: Rubens M. Rodrigues

Pré-impressão: Alexandre Petreca, Fabio Roldan, José Wagner Lima Braga, Marcio H. Kamoto, Selma Brisolla de Campos

Gerência de produção digital: Argeu Pereira da Invenção

Coordenação de produção digital: Alexandre Lugó

Edição de arte digital: Marina Kater, Priscila Pacheco da Silva


Organização dos objetos digitais: Patrícia Araújo dos Santos

Elaboração dos objetos digitais: Patrícia Araújo dos Santos, Natalia Leporo Torcato

Ficha catalográfica. Informações textuais: Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP). Câmara Brasileira do Livro, São Paulo, Brasil. Michelan, Vanessa. SuperAÇÃO! Ciências (livro eletrônico): 6º ano: livro digital-interativo/ Vanessa Michelan, Elisangela Andrade. Primeira edição. São Paulo: Moderna, 2022. HTML. Componente curricular: Ciências. I S B N: 978-85-16-13579-9. 1. Ciências (Ensino Fundamental) 1. Andrade, Elisangela. 2. Título. 22-112345. C D D 372.35. Índices para catálogo sistemático: 1. Ciências: Ensino Fundamental 372.35. Cibele Maria Dias – Bibliotecária – C R B – 8/9427.

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Todos os direitos reservados

EDITORA MODERNA LTDA.
Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho
São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904
Atendimento: Tel. (11) 3240-6966 www.moderna.com.br
2022
Produzido no Brasil

1 3 5 7 9 10 8 6 4 2

Apresentação

Caro aluno, cara aluna,

Todos os dias você realiza diversas atividades, como ir à escola, alimentar-se, brincar, conversar com os colegas, tomar banho, escovar os dentes e dormir. Você sabia que cada uma dessas atividades pode causar impactos no ambiente e em sua saúde? Tudo isso está relacionado a Ciências!

Dessa forma, este livro foi elaborado para te ajudar a compreender essas relações. Nele, você encontrará conteúdos que permitirão observar, investigar, refletir e discutir maneiras de conservar o ambiente e de cuidar do nosso corpo. Além disso, você poderá perceber a influência da tecnologia na sociedade e no ambiente.

Para tornar o seu aprendizado mais divertido, esta obra utiliza diversos recursos, como músicas, imagens, pinturas e histórias em quadrinhos.

Bom ano e bons estudos!

Conheça seu livro

Esta coleção aborda assuntos interessantes e atuais, que o auxiliarão a desenvolver autonomia, criticidade e outras habilidades e competências importantes para a sua aprendizagem. Veja a seguir como seu livro está organizado.

1. O que eu já sei?

Nessa seção, presente no início de cada volume, você tem a oportunidade de refletir sobre o que já sabe a respeito dos principais assuntos que estudará no volume em questão.

1. Miniatura de uma página da seção: O que eu já sei? É composta por textos e fotografias.

2. Abertura da unidade

Essas páginas marcam o início de cada unidade. Elas apresentam uma imagem e um texto instigante, que se relacionam aos assuntos da unidade.

2. Miniatura de duas páginas da Unidade 2: Recursos Naturais. Há um boxe 'Iniciando a conversa' e outro 'Agora vamos estudar...'. Páginas compostas por uma fotografia e textos dentro de retângulos.

3. AIniciando a conversa

Esse boxe apresenta atividades que incentivam você a saber mais sobre a imagem de abertura, a relembrar os conhecimentos que já tem sobre o tema e a se aprofundar nos assuntos da unidade.

3. Recorte de uma página com um boxe de título: Iniciando a conversa. É composto por textos.

4. Agora vamos estudar...

Esse boxe apresenta os principais assuntos que você estudará em cada unidade.

4. Recorte de uma página com um boxe de título: 'Agora vamos estudar...'. É composto por textos.

5.

Os conteúdos são organizados por títulos e subtítulos e, sempre que necessário, são propostas questões que incentivam a interação entre você e seus colegas. Tudo isso contribui para a sua participação ativa no processo de aprendizagem.

5. Miniatura de uma página do capítulo 1: Estudando a Terra. É composta por textos e fotografias.

6.Boxe complementar

Esse boxe trata de assuntos que complementam o tema estudado.

6. Recorte de uma página com um boxe complementar com título: Chuva ácida. É composto por textos dentro de um retângulo, em meio à página.

7. Competências socioemocionais

Esse boxe destaca algumas competências socioemocionais que são desenvolvidas nos assuntos da página. Essas competências ajudam você a conviver em sociedade e atuar como sujeito ativo na construção de um mundo mais justo e solidário.

7. Recorte de uma página com um boxe sobre competências socioemocionais. É composto por textos dentro de um retângulo, em meio à página.

8. Atividades

Essa seção contém atividades que vão auxiliá-lo a refletir sobre os conteúdos estudados, a organizar os conhecimentos e a conectar ideias.

8. Miniatura de uma página da seção: Atividades. Página composta por textos e uma ilustração.

9. Vocabulário

Os significados de algumas palavras que talvez você não conheça serão apresentados na página para que você se familiarize com elas. Essas palavras estão destacadas nos textos.

9. Recorte de uma página com um boxe de vocabulário. É composto por textos em meio à página.

10. Vamos praticar

Nessa seção, você encontrará sugestões de atividades práticas, instigantes e de rápida execução para fazer em sala de aula com o professor e os colegas.

10. Recorte de uma página  com um boxe escrito: de título 'Vamos praticar'. É composto por textos.

11. Hora de investigar

Essa seção contém sugestões de atividades práticas que lhe permitem investigar fenômenos do cotidiano relacionados aos temas que você vai estudar. Nessas atividades, você levantará e testará hipóteses, montará modelos e trocará ideias com seus colegas sobre o que observou. Além disso, você será desafiado a encontrar maneiras de investigar outros fenômenos referentes aos assuntos que está estudando.

11. Miniatura de duas páginas da seção: Hora de investigar. Páginas compostas por textos e fotografias.

12. O tema é ...

Essa seção contém informações que o incentivarão a refletir criticamente sobre assuntos relevantes e a estabelecer relações entre diversos temas, contribuindo para sua formação cidadã. Os assuntos dessa seção são baseados nos temas contemporâneos transversais.

12. Miniatura de duas páginas da seção: 'O tema é...'. Páginas compostas por textos e ilustrações.

13. O que eu estudei?

Nessa seção, você pode avaliar sua aprendizagem por meio de atividades que o farão refletir sobre o que você estudou na unidade.

13. Recorte de uma página com a seção: O que eu estudei? É composto por textos enumerados.

14.O que eu aprendi?

Nessa seção, presente ao final de cada volume, você pode verificar o que aprendeu sobre os principais assuntos estudados no volume.

14. Miniatura de uma página da seção: O que eu aprendi? Página composta por textos e fotografias.

15.Projeto em ação

Nessa seção, você vai se engajar no desenvolvimento de um projeto que envolve os colegas, a comunidade escolar e a externa. As atividades que fazem parte desse projeto permitem que você e seus colegas atuem de forma ativa na resolução de problemas locais ou na reflexão de questões mais amplas, que influencia a vida de muitas pessoas. Então, mãos à obra!

15. Miniatura de duas páginas da seção: Projeto em ação. Páginas compostas por textos.

16.Sugestões complementares

Essa seção apresenta sugestões de livros, filmes, sites, vídeos e visitas a lugares físicos. Aproveite essas dicas para aprender um pouco mais sobre o conteúdo estudado.

16. Recorte de uma página com a seção: Sugestões complementares. É composto por textos e ilustrações.

17.Referências bibliográficas comentadas

Essa seção apresenta, ao final de cada volume, as referências bibliográficas que foram usadas na elaboração do livro, com um breve comentário sobre cada uma delas.

17. Recorte de uma página com a seção: Referências bibliográficas. É composto por textos.

Ícones e boxes

Ícone em grupo. Em grupo

Atividades que devem ser realizadas em duplas ou em grupos.

Ícone atividade oral.Atividade oral

Atividades que devem ser respondidas oralmente.

Dica!

Boxe que apresenta orientações para sua segurança ao realizar algumas atividades.

Cuidado!

Boxe que apresenta orientações para sua segurança ao realizar algumas atividades.

Glossário

Indica que no parágrafo há algum termo científico que você pode não conhecer. As explicações desses termos estão na seção Glossário, ao final do volume.

Ícone Objeto digital

Clique aqui e conheça os recursos digitais desta obra.

Sumário