SuperAÇÃO! História
Caroline Minorelli, Charles Chiba
Código da Coleção: 0028 P24 01 00 208 040
Proposta pedagógica
- Promover a formação cidadã e a formação socioemocional do aluno por meio do trabalho com temas contemporâneos transversais.
- Desenvolver a autonomia e o protagonismo do estudante com propostas de metodologias ativas e trabalho com projetos.
- Fornecer atividades que aproximem o conteúdo à realidade e às experiências pessoais do estudante.
Código do Obra: 0028 P24 01 00 208 040
Código do Obra: 0028 P24 01 00 208 040
Código do Obra: 0028 P24 01 00 208 040
Código do Obra: 0028 P24 01 00 208 040
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
O que eu já sei? – p. 12
UNIDADE 1 – Para estudar História – p. 14
CAPÍTULO 1 – História e vida – p. 16
A história vivida – p. 16
A história vivida e a História – p. 17
A importância da História – p. 18
Conhecer e respeitar as diferentes culturas – p. 19
Empatia e respeito – p. 20
Ação humana e conhecimento histórico – p. 21
A construção do conhecimento histórico – p. 21
As fontes históricas – p. 22
História e outras áreas do conhecimento – p. 24
Geografia – p. 24
Filosofia – p. 24
Arqueologia – p. 25
Antropologia – p. 25
Atividades – p. 26
CAPÍTULO 2 – O tempo – p. 30
Tempo e cotidiano – p. 30
História e Ciências
- O tempo cronológico – p. 30
Tipos de calendário – p. 31
O relógio – p. 32
O tempo e a História – p. 32
Tempo histórico e sociedade – p. 33
O tempo que orienta – p. 34
O tempo dividido – p. 34
A linha do tempo – p. 34
Atividades – p. 36
O tema é …
- Constelações indígenas – p. 38
O que eu estudei? – p. 40
UNIDADE 2 – Primeiros seres humanos e os antigos povos da América – p. 42
CAPÍTULO 3 – A origem dos seres humanos – p. 44
Os primatas – p. 44
A história antes da escrita – p. 47
Período Paleolítico – p. 47
Período Neolítico – p. 48
O crescimento populacional e a especialização do trabalho – p. 48
As primeiras cidades – p. 49
A presença humana na América – p. 50
Novas hipóteses – p. 51
Atividades – p. 53
CAPÍTULO 4 – As sociedades indígenas do Brasil – p. 56
Os povoadores do território brasileiro – p. 56
O povo de Lagoa Santa – p. 56
O povo de Umbu – p. 56
Os povos dos sambaquis – p. 57
Os povos agricultores e ceramistas – p. 58
Investigando fontes históricas
- A cerâmica marajoara – p. 60
História e Arte
- Pintura rupestre – p. 62
Atividades – p. 64
CAPÍTULO 5 – Sociedades indígenas da Mesoamérica e dos Andes – p. 66
Os maias – p. 67
Religiosidade – p. 67
A escrita e o sistema numérico dos maias – p. 68
O calendário maia – p. 68
Os astecas – p. 69
O modo de vida asteca – p. 70
Os incas – p. 70
A vida nos Andes – p. 71
Atividades – p. 72
O tema é …
- O trabalho no período Neolítico – p. 76
O que eu estudei? – p. 78
UNIDADE 3 – Mesopotâmia e África Antiga – p. 80
CAPÍTULO 6 – Os povos da Mesopotâmia – p. 82
A Mesopotâmia – p. 82
Terra entre rios – p. 82
As cidades mesopotâmicas – p. 83
A vida na Mesopotâmia – p. 84
Técnicas e inovações – p. 84
A religiosidade – p. 84
O trabalho no campo e na cidade – p. 84
A escrita dos mesopotâmicos – p. 85
História e Matemática
- O sistema numérico da Suméria – p. 85
Atividades – p. 86
CAPÍTULO 7 – África Antiga: Egito e Cuxe – p. 88
O Egito Antigo – p. 88
A importância do rio Nilo – p. 88
O primeiro faraó – p. 89
Natureza e religiosidade – p. 89
Sociedade e cotidiano no tempo dos faraós – p. 90
Os trabalhadores – p. 90
A vida após a morte – p. 91
O processo de mumificação – p. 91
Investigando fontes históricas
- A produção agrícola no Egito Antigo – p. 92
O Reino de Cuxe – p. 94
A formação de um novo reino – p. 95
A influência egípcia em Cuxe – p. 95
Méroe – p. 96
A agricultura e o comércio – p. 96
O modo de vida nas vilas e nas cidades cuxitas – p. 97
As candaces – p. 98
História e Arte
- Uma homenagem às candaces – p. 99
Atividades – p. 102
CAPÍTULO 8 – África Antiga: Axum – p. 106
O povo axumita – p. 106
O gêes – p. 106
A expansão axumita – p. 107
A religiosidade – p. 108
O cristianismo – p. 108
Os sítios arqueológicos – p. 109
Atividades – p. 110
O tema é …
- Os sistemas de irrigação na Antiguidade – p. 114
O que eu estudei? – p. 116
UNIDADE 4 – Fenícios, hebreus e persas – p. 118
CAPÍTULO 9 – Os fenícios – p. 120
Comerciantes e navegadores – p. 120
A sociedade fenícia – p. 121
As colônias – p. 121
História e Geografia
- O Périplo de Hanão – p. 122
A cultura fenícia – p. 124
A religiosidade – p. 124
A escrita – p. 124
Artesanato e engenharia – p. 125
O murex e a produção de corante – p. 125
Atividades – p. 128
CAPÍTULO 10 – Os hebreus – p. 130
Em busca da Terra Prometida – p. 130
A ida para o Egito – p. 130
O retorno a Canaã – p. 131
A fundação do Reino de Israel – p. 131
A dominação estrangeira – p. 131
A religião judaica – p. 132
As celebrações judaicas – p. 133
Pessach – p. 133
Yom Kippur – p. 133
Bar Mitzvah e Bat Mitzvah – p. 134
Chanucá – p. 134
Atividades – p. 135
CAPÍTULO 11 – Os persas – p. 137
O Império Persa – p. 137
Controle e funcionamento do Império – p. 138
A religiosidade persa – p. 138
História e Arte
- A tecelagem de tapetes na cultura persa – p. 139
Atividades – p. 140
O tema é …
- O correio persa – p. 142
O que eu estudei? – p. 144
UNIDADE 5 – O mundo grego – p. 146
CAPÍTULO 12 – Os antigos gregos – p. 148
Os minoicos – p. 149
As cidades minoicas – p. 149
Os micênicos – p. 149
As cidades-Estado gregas – p. 150
A pólis de Atenas – p. 150
A democracia ateniense – p. 151
A pólis de Esparta – p. 153
O sistema oligárquico – p. 154
A Guerra do Peloponeso – p. 155
Atividades – p. 156
CAPÍTULO 13 – A vida na Grécia Antiga – p. 158
Área rural – p. 158
Área urbana – p. 159
História e Língua Portuguesa
- Fábulas de Esopo – p. 160
Cultura, arte e religiosidade – p. 162
Deuses gregos – p. 162
O teatro – p. 163
Investigando fontes históricas
- A música na Grécia Antiga – p. 164
O período Helenístico – p. 168
As conquistas de Alexandre Magno – p. 169
Atividades – p. 172
O tema é …
- A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos – p. 174
O que eu estudei? – p. 176
UNIDADE 6 – Os antigos romanos – p. 178
CAPÍTULO 14 – Das origens à formação do Império – p. 180
A monarquia romana – p. 180
A influência etrusca – p. 181
A organização social – p. 181
A Roma republicana – p. 182
A luta por participação política – p. 182
A expansão romana – p. 183
A crise da República – p. 183
O Império Romano – p. 184
A centralização do poder – p. 185
A consolidação do Império – p. 185
As cidades romanas – p. 186
Anfiteatros – p. 186
Termas – p. 187
A cidade de Pompeia – p. 188
A escravidão no campo e na cidade – p. 189
O cotidiano dos trabalhadores livres – p. 190
O papel das mulheres – p. 190
A alimentação – p. 190
Diversão e lazer – p. 191
Teatro – p. 191
Circo romano – p. 191
Luta de gladiadores – p. 191
A religiosidade – p. 192
Influências etruscas e egípcias – p. 193
Influências gregas – p. 193
Investigando fontes históricas
- Os afrescos romanos – p. 194
A educação na Roma Antiga – p. 196
Atividades – p. 198
CAPÍTULO 15 – O Império Romano em crise – p. 202
O contato com outros povos – p. 202
A divisão do Império – p. 203
Roma invadida – p. 203
A difusão do cristianismo – p. 204
A perseguição aos cristãos – p. 204
Os povos germânicos – p. 206
As migrações germânicas – p. 207
A fragmentação do Império – p. 208
Um período de transição – p. 208
Atividades – p. 210
CAPÍTULO 16 – O Império Romano do Oriente – p. 214
Uma nova Roma – p. 214
O governo de Justiniano – p. 215
A importância da religião – p. 216
A cultura bizantina – p. 217
História e Arte
- A arte bizantina – p. 218
Atividades – p. 220
O tema é …
- As condições de moradia – p. 222
O que eu estudei? – p. 224
UNIDADE 7 – O mundo árabe e o islamismo – p. 226
CAPÍTULO 17 – Os árabes e a formação do islamismo – p. 228
A Península Arábica – p. 228
O nascimento do islamismo – p. 229
O islamismo e o Alcorão – p. 229
A expansão do islamismo – p. 230
A jihad – p. 231
A formação do Império Islâmico – p. 232
A dinastia Omíada – p. 232
A dinastia Abássida – p. 233
Os muçulmanos na Europa – p. 233
História e Geografia
- A população islâmica no mundo – p. 234
Atividades – p. 236
CAPÍTULO 18 – A cultura islâmica – p. 238
Os pilares do islamismo – p. 238
Shahada – p. 238
Salat – p. 238
Zakat – p. 239
Jejuar durante o Ramadã – p. 239
Hajj – p. 239
Arquitetura islâmica – p. 240
Domo da Rocha – p. 240
Mesquita de Córdoba – p. 240
Mesquita Azul – p. 241
A literatura árabe e islâmica – p. 242
Ciências – p. 243
O calendário – p. 243
História e Ciências
- O islamismo e a valorização do conhecimento – p. 244
Atividades – p. 246
O tema é …
- A proibição do uso do véu: preconceito religioso? – p. 250
O que eu estudei? – p. 252
UNIDADE 8 – A Europa na Idade Média – p. 254
CAPÍTULO 19 – A Alta Idade Média – p. 256
A formação dos reinos germânicos – p. 256
O Reino Franco – p. 257
A sociedade de ordens – p. 258
O clero – p. 258
A nobreza – p. 258
Os trabalhadores – p. 259
A escravidão e a servidão – p. 259
Os mosteiros na Idade Média – p. 260
A preservação da cultura clássica – p. 261
Suseranos e vassalos – p. 262
Os castelos – p. 263
O cotidiano medieval – p. 264
Festas – p. 264
Vestimentas – p. 264
Alimentação – p. 265
Atividades – p. 268
Investigando fontes históricas
- As iluminuras medievais – p. 270
CAPÍTULO 20 – A Baixa Idade Média – p. 272
As transformações na Europa – p. 272
As inovações técnicas – p. 272
O comércio e as feiras – p. 273
As corporações de ofício – p. 274
Os burgueses – p. 274
A mentalidade medieval – p. 275
As mulheres no mundo medieval – p. 276
Atuação política e militar das mulheres – p. 276
Leonor da Aquitânia – p. 276
As mulheres e o trabalho – p. 277
As Cruzadas – p. 278
As diferentes motivações – p. 279
Algumas consequências das Cruzadas – p. 279
A crise do sistema feudal ……..280
Fome – p. 280
A peste bubônica – p. 280
Revoltas populares – p. 281
Atividades – p. 282
O tema é …
- A proliferação de epidemias – p. 286
O que eu estudei? – p. 288
O que eu aprendi? – p. 290
Projeto em ação
- Água e vida – p. 292
Sugestões complementares – p. 296
Mapas – p. 300
Referências bibliográficas comentadas – p. 302
O que eu já sei? – p. 12
UNIDADE 1 – A Europa Moderna – p. 14
CAPÍTULO 1 – Mudanças políticas e econômicas – p. 16
O rompimento com o passado? – p. 16
Uma era de reis – p. 16
As Grandes Navegações – p. 17
Humanismo e Renascimento – p. 17
Religiosidade – p. 17
A formação dos Estados modernos na Europa – p. 18
O Reino de Portugal – p. 18
A monarquia espanhola – p. 19
O processo de unificação – p. 19
O absolutismo europeu – p. 20
Teóricos do absolutismo – p. 20
Nicolau Maquiavel (1469-1527) – p. 20
Jean Bodin (1530-1596) – p. 21
Thomas Hobbes (1588-1679) – p. 21
Jacques Bossuet (1627-1704) – p. 21
O mercantilismo – p. 22
As Leis de Cercamentos e a propriedade privada – p. 24
Atividades – p. 25
CAPÍTULO 2 – A expansão marítima europeia – p. 28
As explorações marítimas – p. 28
As riquezas do Oriente – p. 29
A rota para as Índias – p. 30
A chegada dos espanhóis à América – p. 31
O dia a dia em alto-mar – p. 32
A tripulação – p. 32
Fome e sede – p. 33
Um perigo constante – p. 33
Os europeus depois da expansão marítima – p. 34
O Tratado de Tordesilhas – p. 35
Atividades – p. 36
O tema é …
- O consumo e a obsolescência programada – p. 38
O que eu estudei? – p. 40
UNIDADE 2 – O Oriente: China e Japão – p. 42
CAPÍTULO 3 – A formação do Império Chinês – p. 44
As primeiras dinastias chinesas – p. 44
A fundação do Império Qin – p. 45
A centralização do poder – p. 45
A dinastia Han – p. 46
A vida no campo – p. 46
A vida na cidade – p. 47
Taoismo e confucionismo – p. 48
Lao Tsé – p. 48
O yin e o yang – p. 48
Confúcio – p. 49
Confucionismo e educação – p. 49
Atividades – p. 52
CAPÍTULO 4 – A China imperial – p. 54
O Império enfraquecido – p. 54
A reunificação do Império – p. 54
Dinastia Tang (618-907) – p. 55
Dinastia Song (960-1279) – p.55
Dinastia Yuan (1279-1368) – p. 55
Dinastia Ming (1368-1644) – p. 55
A sociedade imperial – p. 56
Os grupos sociais – p. 56
O cotidiano – p. 57
Vestuário – p. 57
Alimentação – p. 57
Cultura e tecnologia – p. 58
Invenções – p. 59
Conquistas marítimas – p. 59
Atividades – p. 60
CAPÍTULO 5 – A formação do Japão – p. 62
Reinos e impérios – p. 62
Períodos da história do Japão – p. 63
Período Nara (710-794) – p. 63
Período Heian (794-1185) – p. 63
A ascensão dos xoguns (1185-1867) – p. 63
A sociedade na época do xogunato – p. 64
O poder do imperador – p. 64
O xogum – p. 64
O daimio – p. 64
Os samurais – p. 65
Os camponeses – p. 65
Os comerciantes – p. 65
A religiosidade – p. 66
O xintoísmo – p. 66
O budismo – p. 66
O contato com o Ocidente – p. 67
A política de isolamento – p. 67
Atividades – p. 70
O tema é …
- Livro: do papiro ao digital – p. 72
O que eu estudei? – p. 74
UNIDADE 3 – Os povos da África – p. 76
CAPÍTULO 6 – Conhecer a história da África – p. 78
Sociedades e culturas da África – p. 79
A diversidade do continente africano – p. 80
Formas de organização social e política – p. 81
O comércio e a relação entre os povos – p. 82
As rotas transaarianas – p. 83
A escravidão na África antes do século XV – p. 84
As religiões africanas – p. 87
O islamismo na África – p. 88
Intercâmbio comercial e cultural – p. 88
Atividades – p. 92
CAPÍTULO 7 – Reinos e impérios da África – p. 94
As sociedades do Sahel – p. 94
Gana – p. 95
Mali – p. 96
A cultura do Mali – p. 97
Dominação Songai – p. 97
Os reinos iorubás – p. 98
Os povos bantos – p. 99
O Reino do Congo – p. 100
Investigando fontes históricas
- A arte iorubá: os relevos de Benin – p. 101
Atividades – p. 103
O tema é …
- Os griôs e a tradição oral – p. 106
O que eu estudei? – p. 108
UNIDADE 4 – A América antes da chegada dos europeus – p. 110
CAPÍTULO 8 – Maias, astecas e incas – p. 112
Os maias – p. 113
Tikal: a metrópole maia – p. 114
O declínio da sociedade maia – p. 115
Os astecas – p. 116
A sociedade – p. 116
O cotidiano – p. 117
Os incas – p. 118
O Império Inca – p. 118
A sociedade inca – p. 119
Atividades – p. 122
CAPÍTULO 9 – Os indígenas do Brasil – p. 125
Uma diversidade de povos – p. 125
Os povos Tupi-Guarani – p. 128
A organização social – p. 128
O líder guerreiro – p. 128
O líder espiritual – p. 129
Os indígenas e a divisão do trabalho – p. 130
As moradias indígenas – p. 132
As moradias bororo – p. 132
As moradias dos povos A’uwe – p. 133
As moradias Wajãpi – p. 133
As religiosidades indígenas – p. 134
A importância do pajé – p. 134
Festas e rituais – p. 135
O ritual do quarup – p. 135
Atividades – p. 138
O tema é …
- A pintura corporal indígena – p. 140
O que eu estudei? – p. 142
UNIDADE 5 – Cultura e religiosidade na Europa Moderna – p. 144
CAPÍTULO 10 – O Renascimento europeu – p. 146
Uma época de transição – p. 146
A sociedade – p. 147
A vida dos pobres – p. 147
A visão de mundo renascentista – p. 148
O Renascimento científico – p. 148
História e Ciências
- O método científico – p. 150
O Renascimento artístico – p. 151
A difusão do Renascimento – p. 153
Investigando fontes históricas
- As técnicas de pintura no Renascimento – p. 154
Atividades – p. 156
CAPÍTULO 11 – As Reformas religiosas e a reação da Igreja católica – p. 158
A crise da Igreja católica – p. 158
A religião durante o Renascimento – p. 159
A Reforma Protestante – p. 160
Luteranismo – p. 160
Calvinismo – p. 161
Anglicanismo – p. 161
A Contrarreforma – p. 162
A Companhia de Jesus – p. 162
O Concílio de Trento – p. 162
A Inquisição – p. 163
Atividades – p. 166
O tema é …
- Caça às bruxas – p. 170
O que eu estudei? – p. 172
UNIDADE 6 – A colonização da América – p. 174
CAPÍTULO 12 – A América espanhola – p. 176
A queda do Estado Asteca – p. 176
A conquista do Império Inca – p. 177
A administração das colônias – p. 178
A sociedade colonial – p. 178
Trabalho indígena – p. 179
Influência da Igreja – p. 180
Os povos indígenas na atualidade – p. 182
Mapuche – p. 182
Quéchua e Aimará – p. 183
Povos descendentes dos maias – p. 183
Investigando fontes históricas
- As representações da conquista – p. 184
Atividades – p. 186
CAPÍTULO 13 – A América portuguesa – p. 189
A chegada dos portugueses ao litoral do Brasil – p. 189
Os primeiros contatos – p. 190
A exploração das riquezas – p. 190
A colonização do território – p. 191
A ocupação portuguesa no litoral – p. 191
O sistema de capitanias hereditárias – p. 192
O governo-geral – p. 193
A administração da colônia – p. 193
As câmaras municipais – p. 193
As relações entre indígenas e portugueses – p. 194
Atividades – p. 195
CAPÍTULO 14 – A colonização da América do Norte – p. 198
Ingleses e franceses na América – p. 198
A organização das colônias – p. 199
A colonização inglesa – p. 200
Os povos indígenas – p. 200
Novas tentativas de colonização – p. 201
Quem eram os colonos? – p. 201
As Treze Colônias – p. 202
A região da Nova Inglaterra – p. 202
As plantations – p. 203
Atividades – p. 204
O tema é …
- Os estudos naturalistas – p. 206
O que eu estudei? – p. 208
UNIDADE 7 – O Brasil colonial – p. 210
CAPÍTULO 15 – A escravidão e a produção de açúcar – p. 212
Uma atividade lucrativa – p. 212
Uma nova lógica de escravidão – p. 214
O engenho açucareiro – p. 215
O valioso açúcar – p. 216
A mão de obra no engenho – p. 217
A resistência à escravidão – p. 219
As fugas de escravizados – p. 219
A capoeira – p. 220
Os quilombos – p. 220
Quilombo dos Palmares – p. 221
Quilombo do Quarterê – p. 221
A sociedade colonial – p. 224
As mulheres na Colônia – p. 225
A religiosidade – p. 225
Atividades – p. 226
CAPÍTULO 16 – Os holandeses no Brasil – p. 229
A ocupação do Nordeste – p. 230
O governo de Nassau – p. 230
A expulsão dos holandeses – p. 233
A concorrência com o açúcar das Antilhas – p. 233
História e Geografia
- Mapeando a América portuguesa – p. 234
Atividades – p. 236
O tema é …
- As comunidades quilombolas – p. 238
O que eu estudei? – p. 240
UNIDADE 8 – A expansão do território colonial – p. 242
CAPÍTULO 17 – Rumo ao interior da Colônia – p. 244
A importância da pecuária na Colônia – p. 245
As fazendas de gado – p. 245
A exploração das drogas do sertão – p. 246
Jesuítas e indígenas – p. 246
Os aldeamentos indígenas – p. 247
A capitania de São Vicente – p. 248
Tipos de bandeiras – p. 249
O cotidiano durante as bandeiras – p. 250
Alimentação – p. 251
Os saberes indígenas na vida colonial – p. 252
Mata adentro – p. 252
Modo de vida – p. 252
Atividades – p. 254
CAPÍTULO 18 – A descoberta do ouro – p. 256
Em busca do ouro – p. 256
O controle da extração de metais – p. 257
A prática do contrabando – p. 257
O trabalho nas minas – p. 258
Os escravizados – p. 258
Os faiscadores – p. 259
Comerciantes e tropeiros – p. 259
A vida nas vilas e nas cidades – p. 261
A moradia – p. 261
A alimentação – p. 262
Os hábitos de higiene – p. 262
O estilo Barroco e a religião católica – p. 262
História e Arte
- O barroco no Brasil – p. 263
Investigando fontes históricas
- A riqueza do Barroco brasileiro – p. 264
Resistência, cultura e identidade – p. 266
Irmandades – p. 266
Religiosidade e celebrações – p. 267
Atividades – p. 268
O tema é …
- Os povos tradicionais e os recursos naturais – p. 270
O que eu estudei? – p. 272
O que eu aprendi? – p. 274
Projeto em ação
- Feira da cultura afro-brasileira – p. 276
Sugestões complementares – p. 280
Mapas – p. 284
Referências bibliográficas comentadas – p. 286
O que eu já sei? – p. 12
UNIDADE 1 – O Iluminismo e a Revolução Industrial – p. 14
CAPÍTULO 1 – O Iluminismo – p. 16
As monarquias absolutistas – p. 16
Os precursores do Iluminismo – p. 17
John Locke – p. 17
René Descartes – p. 17
Como pensavam os iluministas? – p. 18
Os pensadores iluministas – p. 19
A crítica ao absolutismo – p. 19
A crítica à Igreja católica – p. 20
A crítica à economia – p. 20
A importância da educação – p. 21
Enciclopédia – p. 22
Atividades – p. 24
CAPÍTULO 2 – As Revoluções Inglesas – p. 26
A Revolução Puritana – p. 26
A Revolução Gloriosa – p. 27
A Revolução Industrial – p. 28
As mudanças no modo de produção – p. 29
As manufaturas – p. 29
As inovações tecnológicas – p. 30
As mudanças na indústria têxtil – p. 30
Os transportes – p. 31
O impacto ambiental – p. 31
A sociedade industrial – p. 32
O crescimento das cidades – p. 32
Trabalho e cotidiano nas fábricas – p. 33
A organização dos operários – p. 36
A formação de sindicatos – p. 36
O movimento ludista – p. 37
O movimento cartista – p. 37
Atividades – p. 40
O tema é …
- As inovações tecnológicas na produção de energia – p. 44
O que eu estudei? – p. 46
UNIDADE 2 – A Revolução Francesa e a Era de Napoleão – p. 48
CAPÍTULO 3 – A Revolução Francesa – p. 50
O Antigo Regime – p. 50
A luta contra o Antigo Regime – p. 52
A crise econômica – p. 52
A convocação dos Estados Gerais – p. 53
A criação da Assembleia Nacional – p. 53
A Assembleia Nacional Constituinte – p. 54
A tomada da Bastilha – p. 54
O Grande Medo – p. 55
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – p. 55
Monarquia constitucional – p. 56
A reação das monarquias europeias – p. 57
A implantação da república na França – p. 59
A formação da Convenção Nacional – p. 59
A fase do Terror – p. 60
O Comitê de Salvação Pública – p. 60
A reação termidoriana – p. 61
Uma nova Constituição – p. 61
Atividades – p. 63
CAPÍTULO 4 – A volta do regime centralizado – p. 66
O golpe de 18 Brumário – p. 66
O governo do Consulado – p. 67
O Império Napoleônico – p. 68
Conquistas e expansão – p. 69
Investigando fontes históricas
- As representações de Napoleão Bonaparte – p. 70
As derrotas e o exílio de Napoleão – p. 72
A derrocada – p. 73
O Congresso de Viena – p. 73
Atividades – p. 74
O tema é …
- Os ecos da revolução – p. 78
O que eu estudei? – p. 80
UNIDADE 3 – Independências na América – p. 82
CAPÍTULO 5 – A formação dos Estados Unidos – p. 84
Colonização e trabalho nas Treze Colônias – p. 84
Religiosidade e educação – p. 86
A independência das Treze Colônias – p. 86
Os conflitos entre metrópole e colônia – p. 87
O massacre de Boston – p. 87
A Festa do Chá de Boston – p. 88
A Declaração de Independência – p. 88
As Guerras de Independência – p. 89
Atividades – p. 90
CAPÍTULO 6 – A independência do Haiti e das colônias espanholas – p. 92
A colônia de São Domingos – p. 92
A independência do Haiti – p. 93
A crise nas colônias espanholas – p. 95
As independências na América espanhola – p. 96
Revoltas coloniais – p. 96
O processo de independência na América do Sul – p. 97
O processo de independência do México – p. 98
Os conflitos – p. 98
Uma independência conservadora – p. 99
O Plano de Iguala – p. 99
A independência de Cuba – p. 100
A América Latina após as independências – p. 101
As desigualdades sociais – p. 101
História e Geografia
- Imigrantes e refugiados no Brasil atual – p. 102
Atividades – p. 104
O tema é …
- O Muralismo Mexicano – p. 108
O que eu estudei? – p. 110
UNIDADE 4 – De colônia a império – p. 112
CAPÍTULO 7 – Mudanças na Colônia – p. 114
A Conjuração Mineira – p. 115
Um movimento de contestação – p. 115
O fim da Conjuração Mineira – p. 116
A Conjuração Baiana – p. 118
As reivindicações – p. 118
A transferência da Corte portuguesa – p. 119
A abertura dos portos – p. 120
Rio de Janeiro, sede da Coroa – p. 121
Mudanças na capital – p. 122
Censura e imprensa no Brasil colonial – p. 123
A sociedade brasileira no início do século XIX – p. 125
O processo de emancipação do Brasil – p. 128
A Revolução Pernambucana – p. 128
A Revolução Liberal – p. 129
O Dia do Fico – p. 130
A independência do Brasil – p. 130
História e Língua Portuguesa
- A História do Brasil nas histórias em quadrinhos (HQs) – p. 132
Atividades – p. 134
CAPÍTULO 8 – O Primeiro Reinado – p. 136
A primeira Constituição do Brasil – p. 137
A sociedade no Primeiro Reinado – p. 138
A Confederação do Equador – p. 139
A crise do Primeiro Reinado – p. 140
A abdicação de dom Pedro I – p. 141
Atividades – p. 142
O tema é …
- Higiene e saúde no Brasil Império – p. 146
O que eu estudei? – p. 148
UNIDADE 5 – O período Regencial e o Segundo Reinado – p. 150
CAPÍTULO 9 – Período Regencial – p. 152
A instabilidade política – p. 153
As revoltas regenciais – p. 154
A Farroupilha – p. 155
A Cabanagem – p. 156
A Revolta dos Malês – p. 157
Investigando fontes históricas
- Imagens do cotidiano brasileiro – p. 158
Atividades – p. 160
CAPÍTULO 10 – O Segundo Reinado – p. 162
O governo de dom Pedro II – p. 162
Liberais e conservadores – p. 163
O Brasil rural – p. 164
O café – p. 165
A produção no vale do Paraíba – p. 165
A expansão da produção de café e as ferrovias no Brasil – p. 166
Urbanização e crescimento das cidades – p. 167
Mudanças sociais – p. 168
A urbanização na Região Norte – p. 168
Indígenas no Brasil Império – p. 169
O nativismo no Segundo Reinado – p. 170
História e Língua Portuguesa
- O nativismo na literatura – p. 170
As políticas oficiais no Império – p. 171
Atividades – p. 172
O tema é …
- Educação e ensino no Império – p. 176
O que eu estudei? – p. 178
UNIDADE 6 – A transição do Império para a República – p. 180
CAPÍTULO 11 – Trabalho e sociedade no Império – p. 182
O trabalho escravo no campo – p. 183
O trabalho escravo nas cidades – p. 183
Os artesãos – p. 183
Os escravizados de ganho – p. 184
O café e a imigração no Brasil – p. 184
Os imigrantes no século XIX – p. 185
A introdução do trabalho assalariado – p. 186
O aumento do número de imigrantes no Brasil – p. 187
A Hospedaria dos Imigrantes – p. 188
A cultura no Brasil do século XIX – p. 189
O entrudo e o Carnaval – p. 189
A música – p. 190
A literatura no Brasil Império – p. 190
História e Língua Portuguesa
- A literatura de cordel – p. 191
Atividades – p. 193
CAPÍTULO 12 – De império a república – p. 195
A Guerra do Paraguai – p. 195
Os conflitos e o fim da guerra – p. 196
A crise do Império – p. 198
O movimento abolicionista – p. 199
A abolição da escravidão no Brasil – p. 200
O movimento republicano – p. 203
A questão religiosa – p. 204
A questão militar – p. 204
A Proclamação da República – p. 205
Atividades – p. 208
O tema é …
- A fotografia e a História – p. 212
O que eu estudei? – p. 214
UNIDADE 7 – A Europa no século XIX e o Imperialismo – p. 216
CAPÍTULO 13 – As transformações na Europa no século XIX – p. 218
As revoluções na França – p. 218
A instauração da República francesa – p. 219
A unificação da Itália – p. 220
A unificação da Alemanha – p. 221
As transformações científicas e tecnológicas – p. 222
Novas invenções no cotidiano – p. 222
O positivismo – p. 223
O evolucionismo – p. 223
História e Arte
- Arte e criatividade na Europa do século XIX – p. 224
Atividades – p. 226
CAPÍTULO 14 – O crescimento urbano e o imperialismo europeu – p. 229
A sociedade europeia no final do século XIX – p. 229
Os burgueses e a classe média – p. 229
A vida dos pobres e dos operários – p. 230
Aproveitando o “tempo livre” – p. 231
As teorias sociais – p. 234
Anarquismo – p. 234
Comunismo – p. 234
Cooperativismo – p. 235
O capitalismo financeiro – p. 236
O Imperialismo no século XIX – p. 237
O Neocolonialismo – p. 237
Motivações da expansão imperialista – p. 238
Justificativas para o Imperialismo – p. 239
O darwinismo social – p. 240
Atividades – p. 243
O tema é …
- As tecnologias do século XXI – p. 246
O que eu estudei? – p. 248
UNIDADE 8 – Neocolonialismo e a expansão dos Estados Unidos – p. 250
CAPÍTULO 15 – O neocolonialismo europeu – p. 252
A África no século XIX – p. 252
A Confederação Ashanti – p. 253
O Reino Zulu – p. 253
A Conferência de Berlim – p. 254
A colonização francesa – p. 255
A colonização belga – p. 255
A colonização inglesa – p. 256
A colonização portuguesa – p. 257
As colônias africanas – p. 257
Resistência na África – p. 260
A revolta Maji Maji – p. 260
O imperialismo e o neocolonialismo na Ásia – p. 262
A China antes da colonização – p. 262
A ocupação colonial na China – p. 263
A Índia no século XIX – p. 264
O domínio colonial na Índia – p. 265
A revolta dos Cipaios – p. 265
Resistência na Ásia – p. 266
A resistência chinesa – p. 266
A resistência indiana – p. 267
Atividades – p. 268
CAPÍTULO 16 – A expansão dos Estados Unidos no século XIX – p. 270
O Destino Manifesto – p. 270
O avanço para o Oeste – p. 271
A Corrida do Ouro – p. 271
A situação dos povos indígenas – p. 272
O crescimento populacional – p. 273
Homestead Act – p. 273
A divisão entre o Norte e o Sul – p. 274
A Guerra Civil Americana – p. 275
O imperialismo estadunidense – p. 278
A Doutrina Monroe – p. 278
A guerra hispano-americana – p. 279
O Big Stick – p. 279
Investigando fontes históricas
- Os selos que contam história – p. 280
Atividades – p. 282
O tema é …
- Os nativos sob as lentes do cinema – p. 286
O que eu estudei? – p. 288
O que eu aprendi? – p. 290
Projeto em ação
- Os seres humanos e os outros animais – p. 292
Sugestões complementares – p. 296
Mapas – p. 300
Referências bibliográficas comentadas – p. 302
O que eu já sei? – p. 12
UNIDADE 1 – Brasil República – p. 14
CAPÍTULO 1 – República: os primeiros anos – p. 16
A Proclamação da República – p. 16
A consolidação do poder republicano – p. 17
O jogo de poderes – p. 17
A primeira eleição presidencial – p. 18
O poder das oligarquias – p. 20
A política dos governadores – p. 20
A política do café com leite – p. 21
As reformas urbanas no Rio de Janeiro – p. 22
O Bota-Abaixo – p. 22
A modernização da cidade – p. 23
História e Língua Portuguesa
- As crônicas do Rio de Janeiro – p. 25
Viver com dignidade – p. 27
As primeiras favelas no Brasil – p. 27
Cotidiano e cultura: esperança de tempos melhores – p. 29
Novos hábitos – p. 29
Movimentos modernistas na arte – p. 31
A pintura modernista no Brasil – p. 32
A Semana de 1922 – p. 32
Atividades – p. 33
CAPÍTULO 2 – Movimentos sociais e resistência – p. 36
Mobilizações nas cidades – p. 36
A revolta da vacina – p. 37
A Revolta dos Marinheiros – p. 40
O trabalho nas fábricas – p. 41
A formação de sindicatos – p. 42
O país em greve – p. 42
Mobilizações no campo – p. 43
A Guerra de Canudos – p. 43
A Guerra do Contestado – p. 44
Mulheres do Contestado – p. 46
Atividades – p. 47
O tema é…
- O racismo no futebol – p. 50
O que eu estudei? – p. 52
UNIDADE 2 – O mundo em conflito – p. 54
CAPÍTULO 3 – A Primeira Guerra Mundial – p. 56
O imperialismo e as tensões nacionalistas – p. 56
O crescimento do nacionalismo – p. 57
O estopim da Primeira Guerra Mundial – p. 57
A guerra declarada – p. 58
As fases da guerra – p. 58
Por dentro das trincheiras – p. 59
A “guerra total” – p. 60
Os relatos da guerra – p. 61
O uso da tecnologia e a indústria da guerra – p. 62
Armas químicas – p. 62
Tanques de guerra – p. 62
Aviões – p. 63
Submarinos – p. 63
Os Estados Unidos entram na guerra – p. 64
A participação do Brasil – p. 64
O fim da guerra – p. 65
O saldo do conflito – p. 65
Os tratados de paz – p. 65
Atividades – p. 69
CAPÍTULO 4 – A Revolução Russa – p. 72
A Rússia no início do século XX – p. 72
Bolcheviques e mencheviques – p. 73
A Revolução de 1905 – p. 73
A Revolução Socialista na Rússia – p. 74
A queda do czar – p. 74
O governo provisório – p. 75
Lenin no poder – p. 75
O stalinismo – p. 77
Os Planos Quinquenais – p. 78
O governo autoritário de Stalin – p. 78
Atividades – p. 80
O tema é…
- “Pinturas proletárias”: a arte a serviço do Estado – p. 82
O que eu estudei? – p. 84
UNIDADE 3 – O totalitarismo e a Segunda Guerra Mundial – p. 86
CAPÍTULO 5 – O período entreguerras – p. 88
Os Estados Unidos e o consumo em massa – p. 88
Mudanças de comportamento – p. 90
As mulheres na década de 1920 – p. 90
As inovações musicais – p. 91
A crise de 1929 – p. 92
A crise no mercado financeiro – p. 92
A Grande Depressão – p. 93
O combate à crise – p. 93
A ascensão dos regimes totalitários na Europa – p. 94
A Itália fascista – p. 94
O nazismo alemão – p. 95
A ascensão de Hitler – p. 95
Os nazistas no poder – p. 96
A Guerra Civil Espanhola – p. 97
História e Arte
- Guernica e a arte representando a guerra – p. 98
Atividades – p. 99
CAPÍTULO 6 – A Segunda Guerra Mundial – p. 102
A expansão nazista e o caminho para a guerra – p. 102
Acordos firmados – p. 103
O início da guerra – p. 103
A “Nova Ordem” nazista – p. 104
A perseguição aos judeus – p. 104
O gueto de Varsóvia – p. 105
A “solução final” – p. 105
Os campos de concentração e extermínio – p. 106
Investigando fontes históricas
- Diários de guerra – p. 108
A ofensiva aliada – p. 110
O Dia D – p. 110
O fim das agressões na Europa – p. 111
Os efeitos da guerra – p. 111
O terror atômico – p. 112
Hibakusha: os sobreviventes das bombas – p. 113
Depois da guerra – p. 114
Surgem novas potências mundiais – p. 114
Atividades – p. 115
O tema é…
- Em defesa dos direitos humanos – p. 118
O que eu estudei? – p. 120
UNIDADE 4 – Autoritarismo e democracia no Brasil – p. 122
CAPÍTULO 7 – O governo Vargas – p. 124
Mudanças políticas e econômicas no Brasil – p. 124
O fim da política do café com leite – p. 125
O governo provisório – p. 125
A Revolução Constitucionalista – p. 126
Partidos e movimentos políticos no Brasil – p. 127
Influência da direita – p. 127
Influência da esquerda – p. 127
O Estado Novo – p. 128
Os meios de controle social – p. 129
O poder da propaganda – p. 129
A regulamentação do trabalho – p. 129
Investigando fontes históricas
- As charges no governo Vargas – p. 130
Rádio e política – p. 132
O Brasil e a Segunda Guerra Mundial – p. 133
O Brasil vai à guerra – p. 133
Os pracinhas – p. 134
De volta ao Brasil – p. 134
Atividades – p. 135
CAPÍTULO 8 – Um intervalo democrático – p. 138
As eleições de 1945 – p. 138
O governo de Dutra – p. 138
Vargas de volta ao poder – p. 139
O fim de Vargas – p. 139
Os povos indígenas e o Estado – p. 140
A resistência xavante – p. 141
O governo de Juscelino Kubitschek – p. 142
O Plano de Metas – p. 142
A industrialização – p. 143
A construção de Brasília – p. 144
Os candangos – p. 144
Cultura e sociedade – p. 146
A televisão – p. 146
O esporte – p. 147
A Bossa Nova – p. 147
O Cinema Novo – p. 148
A democracia sob pressão – p. 149
Jânio no poder – p. 149
Jango e as Reformas de Base – p. 150
O fim do governo Jango – p. 150
O golpe de 1964 – p. 151
Atividades – p. 152
O tema é…
- O respeito à cultura nordestina – p. 154
O que eu estudei? – p. 156
UNIDADE 5 – O mundo bipolar – p. 158
CAPÍTULO 9 – Tensões e conflitos da Guerra Fria – p. 160
O mundo pós-Segunda Guerra Mundial – p. 160
O bloco capitalista – p. 161
O bloco comunista – p. 161
A divisão da Alemanha – p. 161
As rivalidades da Guerra Fria – p. 162
Espionagem – p. 162
Corrida armamentista – p. 162
Corrida espacial – p. 162
Cinema – p. 163
Esporte – p. 163
A Guerra da Coreia – p. 163
A Guerra do Vietnã – p. 165
A expansão do comunismo – p. 166
A China comunista – p. 166
Socialismo em Cuba – p. 167
Movimentos de contracultura – p. 169
Os beatniks – p. 169
O movimento hippie – p. 169
Movimento negro e a luta por direitos civis – p. 170
Outros movimentos de resistência – p. 171
Atividades – p. 173
CAPÍTULO 10 – Conflitos entre judeus e palestinos – p. 176
A Palestina – p. 176
A fundação de Israel – p. 177
As guerras árabe-israelenses – p. 177
A Guerra dos Seis Dias – p. 177
A política de ocupação – p. 178
A guerra do Yom Kippur – p. 178
A Intifada – p. 179
Diálogos para a paz – p. 181
Terra por paz – p. 181
Os Acordos de Oslo – p. 181
Além das negociações – p. 182
Atividades – p. 183
CAPÍTULO 11 – Independências na África e na Ásia – p. 185
A independência na Índia – p. 185
Gandhi e o anticolonialismo – p. 186
Os processos de independência na África – p. 187
Luta armada pela independência – p. 187
A pressão popular e os acordos de independência – p. 188
A situação pós-independências – p. 189
O apartheid na África do Sul – p. 190
A luta contra o apartheid – p. 191
História e Língua Portuguesa
- O discurso de Mandela – p. 192
Atividades – p. 194
O tema é…
- O provos de Amsterdã – p. 198
O que eu estudei? – p. 200
UNIDADE 6 – Os governos militares no Brasil – p. 202
CAPÍTULO 12 – A ditadura civil-militar no Brasil – p. 204
As reações ao golpe de 1964 – p. 204
O dia a dia sob a ditadura – p. 205
A consolidação do regime militar – p. 206
Os mecanismos de controle – p. 206
Uma cronologia da ditadura civil-militar – p. 207
Os “anos de chumbo” no Brasil – p. 210
A censura – p. 210
A repressão – p. 211
Os relatos de tortura – p. 212
O “milagre econômico” – p. 213
O outro lado do “milagre” – p. 213
Investigando fontes históricas
- O antes e o depois da censura – p. 216
Atividades – p. 218
CAPÍTULO 13 – A resistência contra a ditadura – p. 220
Mobilização social – p. 220
O movimento estudantil – p. 221
A resistência indígena na ditadura – p. 222
A resistência negra – p. 223
Imprensa negra – p. 223
Produção cultural brasileira e resistência – p. 224
A música – p. 224
O teatro – p. 224
O cinema – p. 225
As artes plásticas – p. 225
Abertura política – p. 226
Crescimento da oposição à ditadura – p. 226
O movimento pela anistia – p. 227
Diretas Já – p. 227
Atividades – p. 230
O tema é…
- A imprensa alternativa no Brasil – p. 232
O que eu estudei? – p. 234
UNIDADE 7 – O Brasil e o mundo contemporâneo – p. 236
CAPÍTULO 14 – A Nova República – p. 238
Rumo à democracia – p. 238
O Plano Cruzado – p. 238
A Assembleia Nacional Constituinte – p. 239
A Constituição Cidadã – p. 239
Eleições diretas após a ditadura – p. 240
O Plano Collor – p. 240
As privatizações – p. 241
O Plano Real – p. 241
A continuidade da política de privatizações – p. 242
Reformas e recessão no final do século XX – p. 242
O começo do século XXI e as expectativas de mudanças no país – p. 244
Políticas sociais e combate à miséria – p. 244
A continuidade dos programas sociais – p. 245
A instabilidade econômica e política – p. 246
Atividades – p. 248
CAPÍTULO 15 – O mundo contemporâneo – p. 250
A União Soviética – p. 250
As reformas soviéticas – p. 251
O fim dos regimes socialistas na Europa Oriental – p. 252
O mundo após a Guerra Fria – p. 253
O mundo globalizado – p. 254
Os efeitos da globalização – p. 254
A revolução digital – p. 255
Mundo conectado – p. 255
O terror global – p. 258
O problema do terrorismo – p. 258
Os Estados Unidos e a guerra ao terror – p. 259
Os conflitos no Afeganistão e no Iraque – p. 259
A União Europeia – p. 260
Imigrantes e refugiados na Europa – p. 260
Xenofobia e intolerância – p. 261
A América Latina no século XXI – p. 262
A crise econômica – p. 263
O aumento dos problemas sociais – p. 264
A crise política e econômica na Venezuela – p. 264
Atividades – p. 265
O tema é…
- Refugiados e deslocados internos – p. 268
O que eu estudei? – p. 270
UNIDADE 8 – Os desafios do mundo contemporâneo – p. 272
CAPÍTULO 16 – Por um futuro melhor – p. 274
As desigualdades no Brasil – p. 274
Má distribuição de renda – p. 274
O problema do desemprego – p. 275
A educação – p. 275
Preconceito e intolerância – p. 276
Preconceito, a base do racismo – p. 276
Lutas e conquistas – p. 277
Desigualdade entre homens e mulheres – p. 278
Violência contra a mulher – p. 278
Intolerância religiosa – p. 279
Homofobia – p. 279
A luta dos povos indígenas – p. 280
As Terras Indígenas – p. 280
As condições de vida – p. 281
A educação indígena e a valorização da cultura – p. 281
A luta dos quilombolas – p. 282
A conquista de direitos na atualidade – p. 282
Quem são os quilombolas? – p. 283
Quantos são? Onde estão? – p. 283
Investigando fontes históricas
- As tirinhas e os debates da atualidade – p. 284
Atividades – p. 286
CAPÍTULO 17 – Meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade – p. 288
O aquecimento global – p. 288
A produção de resíduos – p. 289
A alimentação e a produção de alimentos – p. 290
Água e produção de alimentos – p. 290
A expansão das fronteiras agrícolas – p. 291
Desmatamento e desequilíbrio ambiental – p. 291
O uso de agrotóxicos – p. 292
Saúde – p. 293
Os espaços públicos – p. 296
Movimentos de ocupação do espaço público – p. 296
O trânsito nas grandes cidades – p. 297
Mobilidade urbana……………………..297
Atividades – p. 300
O tema é…
- Indígenas e sustentabilidade – p. 302
O que eu estudei? – p. 304
O que eu aprendi? – p. 306
Projeto em ação
- A internet como meio de mobilização social – p. 308
Sugestões complementares – p. 312
Mapas – p. 316
Referências bibliográficas comentadas – p. 318
Compartilhar: