SuperAÇÃO! História

Caroline Minorelli, Charles Chiba
Código da Coleção: 0028 P24 01 00 208 040
Proposta pedagógica
  • Promover a formação cidadã e a formação socioemocional do aluno por meio do trabalho com temas contemporâneos transversais.
  • Desenvolver a autonomia e o protagonismo do estudante com propostas de metodologias ativas e trabalho com projetos.
  • Fornecer atividades que aproximem o conteúdo à realidade e às experiências pessoais do estudante.
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Destaques da Coleção

Conteúdo programático

O que eu já sei? – p. 12 

UNIDADE 1 – Para estudar História – p. 14     

CAPÍTULO 1 – História e vida – p. 16 

A história vivida – p. 16 

A história vivida e a História – p. 17 

A importância da História – p. 18 

Conhecer e respeitar as diferentes culturas – p. 19 

Empatia e respeito – p. 20 

Ação humana e conhecimento histórico – p. 21 

A construção do conhecimento histórico – p. 21 

As fontes históricas – p. 22 

História e outras áreas do conhecimento – p. 24 

Geografia – p. 24 

Filosofia – p. 24 

Arqueologia – p. 25 

Antropologia – p. 25 

Atividades – p. 26     

CAPÍTULO 2 – O tempo – p. 30 

Tempo e cotidiano – p. 30    

História e Ciências 

  • O tempo cronológico – p. 30

Tipos de calendário – p. 31 

O relógio – p. 32 

O tempo e a História – p. 32 

Tempo histórico e sociedade – p. 33 

O tempo que orienta – p. 34 

O tempo dividido – p. 34 

A linha do tempo – p. 34 

Atividades – p. 36    

O tema é … 

  • Constelações indígenas – p. 38

O que eu estudei? – p. 40 

 

UNIDADE 2 – Primeiros seres humanos e os antigos povos da América – p. 42     

CAPÍTULO 3 – A origem dos seres humanos – p. 44 

Os primatas – p. 44 

A história antes da escrita – p. 47 

Período Paleolítico – p. 47 

Período Neolítico – p. 48 

O crescimento populacional e a especialização do trabalho – p. 48 

As primeiras cidades – p. 49 

A presença humana na América – p. 50 

Novas hipóteses – p. 51 

Atividades – p. 53     

CAPÍTULO 4 – As sociedades indígenas do Brasil – p. 56 

Os povoadores do território brasileiro – p. 56 

O povo de Lagoa Santa – p. 56 

O povo de Umbu – p. 56 

Os povos dos sambaquis – p. 57 

Os povos agricultores e ceramistas – p. 58    

Investigando fontes históricas 

  • A cerâmica marajoara – p. 60   

História e Arte 

  • Pintura rupestre – p. 62

Atividades – p. 64     

CAPÍTULO 5 – Sociedades indígenas da Mesoamérica e dos Andes – p. 66 

Os maias – p. 67 

Religiosidade – p. 67 

A escrita e o sistema numérico dos maias – p. 68 

O calendário maia – p. 68 

Os astecas – p. 69 

O modo de vida asteca – p. 70 

Os incas – p. 70 

A vida nos Andes – p. 71 

Atividades – p. 72    

O tema é … 

  • O trabalho no período Neolítico – p. 76

O que eu estudei? – p. 78 

 

UNIDADE 3 – Mesopotâmia e África Antiga – p. 80     

CAPÍTULO 6 – Os povos da Mesopotâmia – p. 82 

A Mesopotâmia – p. 82 

Terra entre rios – p. 82 

As cidades mesopotâmicas – p. 83 

A vida na Mesopotâmia – p. 84 

Técnicas e inovações – p. 84 

A religiosidade – p. 84 

O trabalho no campo e na cidade – p. 84 

A escrita dos mesopotâmicos – p. 85    

História e Matemática 

  • O sistema numérico da Suméria – p. 85

Atividades – p. 86     

CAPÍTULO 7 – África Antiga: Egito e Cuxe – p. 88 

O Egito Antigo – p. 88 

A importância do rio Nilo – p. 88 

O primeiro faraó – p. 89 

Natureza e religiosidade – p. 89 

Sociedade e cotidiano no tempo dos faraós – p. 90 

Os trabalhadores – p. 90 

A vida após a morte – p. 91  

O processo de mumificação – p. 91    

Investigando fontes históricas 

  • A produção agrícola no Egito Antigo – p. 92

O Reino de Cuxe – p. 94 

A formação de um novo reino – p. 95 

A influência egípcia em Cuxe – p. 95 

Méroe – p. 96 

A agricultura e o comércio – p. 96 

O modo de vida nas vilas e nas cidades cuxitas – p. 97 

As candaces – p. 98    

História e Arte  

  • Uma homenagem às candaces – p. 99

Atividades – p. 102     

CAPÍTULO 8 – África Antiga: Axum – p. 106 

O povo axumita – p. 106 

O gêes – p. 106 

A expansão axumita – p. 107 

A religiosidade – p. 108 

O cristianismo – p. 108 

Os sítios arqueológicos – p. 109 

Atividades – p. 110    

O tema é … 

  • Os sistemas de irrigação na Antiguidade – p. 114

O que eu estudei? – p. 116 

 

UNIDADE 4 – Fenícios, hebreus e persas – p. 118     

CAPÍTULO 9 – Os fenícios – p. 120 

Comerciantes e navegadores – p. 120 

A sociedade fenícia – p. 121 

As colônias – p. 121    

História e Geografia 

  • O Périplo de Hanão – p. 122

A cultura fenícia – p. 124 

A religiosidade – p. 124 

A escrita – p. 124 

Artesanato e engenharia – p. 125 

O murex e a produção de corante – p. 125 

Atividades – p. 128     

CAPÍTULO 10 – Os hebreus – p. 130 

Em busca da Terra Prometida – p. 130 

A ida para o Egito – p. 130 

O retorno a Canaã – p. 131 

A fundação do Reino de Israel – p. 131 

A dominação estrangeira – p. 131 

A religião judaica – p. 132 

As celebrações judaicas – p. 133 

Pessach – p. 133 

Yom Kippur – p. 133 

Bar Mitzvah e Bat Mitzvah – p. 134 

Chanucá – p. 134 

Atividades – p. 135     

CAPÍTULO 11 – Os persas – p. 137 

O Império Persa – p. 137 

Controle e funcionamento do Império – p. 138 

A religiosidade persa – p. 138    

História e Arte 

  • A tecelagem de tapetes na cultura persa – p. 139

Atividades – p. 140    

O tema é … 

  • O correio persa – p. 142

O que eu estudei? – p. 144 

 

UNIDADE 5 – O mundo grego – p. 146     

CAPÍTULO 12 – Os antigos gregos – p. 148 

Os minoicos – p. 149 

As cidades minoicas – p. 149 

Os micênicos – p. 149 

As cidades-Estado gregas – p. 150 

A pólis de Atenas – p. 150 

A democracia ateniense – p. 151 

A pólis de Esparta – p. 153 

O sistema oligárquico – p. 154 

A Guerra do Peloponeso – p. 155 

Atividades – p. 156     

CAPÍTULO 13 – A vida na Grécia Antiga – p. 158 

Área rural – p. 158 

Área urbana – p. 159    

História e Língua Portuguesa 

  • Fábulas de Esopo – p. 160

Cultura, arte e religiosidade – p. 162 

Deuses gregos – p. 162 

O teatro – p. 163    

Investigando fontes históricas 

  • A música na Grécia Antiga – p. 164

O período Helenístico – p. 168 

As conquistas de Alexandre Magno – p. 169 

Atividades – p. 172    

O tema é … 

  • A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos – p. 174

O que eu estudei? – p. 176 

 

UNIDADE 6 – Os antigos romanos – p. 178     

CAPÍTULO 14 – Das origens à formação do Império – p. 180 

A monarquia romana – p. 180 

A influência etrusca – p. 181 

A organização social – p. 181 

A Roma republicana – p. 182 

A luta por participação política – p. 182 

A expansão romana – p. 183 

A crise da República – p. 183 

O Império Romano – p. 184 

A centralização do poder – p. 185 

A consolidação do Império – p. 185 

As cidades romanas – p. 186 

Anfiteatros – p. 186 

Termas – p. 187 

A cidade de Pompeia – p. 188 

A escravidão no campo e na cidade – p. 189 

O cotidiano dos trabalhadores livres – p. 190 

O papel das mulheres – p. 190 

A alimentação – p. 190 

Diversão e lazer – p. 191 

Teatro – p. 191 

Circo romano – p. 191 

Luta de gladiadores – p. 191 

A religiosidade – p. 192 

Influências etruscas e egípcias – p. 193 

Influências gregas – p. 193    

Investigando fontes históricas 

  • Os afrescos romanos – p. 194

A educação na Roma Antiga – p. 196 

Atividades – p. 198     

CAPÍTULO 15 – O Império Romano em crise – p. 202 

O contato com outros povos – p. 202 

A divisão do Império – p. 203 

Roma invadida – p. 203 

A difusão do cristianismo – p. 204 

A perseguição aos cristãos – p. 204 

Os povos germânicos – p. 206 

As migrações germânicas – p. 207 

A fragmentação do Império – p. 208 

Um período de transição – p. 208 

Atividades – p. 210     

CAPÍTULO 16 – O Império Romano do Oriente – p. 214 

Uma nova Roma – p. 214  

O governo de Justiniano – p. 215 

A importância da religião – p. 216 

A cultura bizantina – p. 217    

História e Arte 

  • A arte bizantina – p. 218

Atividades – p. 220    

O tema é … 

  • As condições de moradia – p. 222

O que eu estudei? – p. 224 

 

UNIDADE 7 – O mundo árabe e o islamismo – p. 226     

CAPÍTULO 17 – Os árabes e a formação do islamismo – p. 228 

A Península Arábica – p. 228 

O nascimento do islamismo – p. 229 

O islamismo e o Alcorão – p. 229 

A expansão do islamismo – p. 230 

A jihad – p. 231 

A formação do Império Islâmico – p. 232 

A dinastia Omíada – p. 232 

A dinastia Abássida – p. 233 

Os muçulmanos na Europa – p. 233    

História e Geografia 

  • A população islâmica no mundo – p. 234

Atividades – p. 236     

CAPÍTULO 18 – A cultura islâmica – p. 238 

Os pilares do islamismo – p. 238 

Shahada – p. 238 

Salat – p. 238 

Zakat – p. 239 

Jejuar durante o Ramadã – p. 239 

Hajj – p. 239 

Arquitetura islâmica – p. 240 

Domo da Rocha – p. 240 

Mesquita de Córdoba – p. 240 

Mesquita Azul – p. 241 

A literatura árabe e islâmica – p. 242 

Ciências – p. 243 

O calendário – p. 243    

História e Ciências 

  • O islamismo e a valorização do conhecimento – p. 244

Atividades – p. 246    

O tema é … 

  • A proibição do uso do véu: preconceito religioso? – p. 250

O que eu estudei? – p. 252 

 

UNIDADE 8 – A Europa na Idade Média – p. 254     

CAPÍTULO 19 – A Alta Idade Média – p. 256 

A formação dos reinos germânicos – p. 256 

O Reino Franco – p. 257 

A sociedade de ordens – p. 258 

O clero – p. 258 

A nobreza – p. 258 

Os trabalhadores – p. 259 

A escravidão e a servidão – p. 259 

Os mosteiros na Idade Média – p. 260 

A preservação da cultura clássica – p. 261  

Suseranos e vassalos – p. 262 

Os castelos – p. 263 

O cotidiano medieval – p. 264 

Festas – p. 264 

Vestimentas – p. 264 

Alimentação – p. 265 

Atividades – p. 268    

Investigando fontes históricas 

  • As iluminuras medievais – p. 270    

CAPÍTULO 20 – A Baixa Idade Média – p. 272 

As transformações na Europa – p. 272 

As inovações técnicas – p. 272 

O comércio e as feiras – p. 273 

As corporações de ofício – p. 274 

Os burgueses – p. 274 

A mentalidade medieval – p. 275 

As mulheres no mundo medieval – p. 276 

Atuação política e militar das mulheres – p. 276 

Leonor da Aquitânia – p. 276 

As mulheres e o trabalho – p. 277 

As Cruzadas – p. 278 

As diferentes motivações – p. 279 

Algumas consequências das Cruzadas – p. 279 

A crise do sistema feudal ……..280 

Fome – p. 280 

A peste bubônica – p. 280 

Revoltas populares – p. 281 

Atividades – p. 282    

O tema é … 

  • A proliferação de epidemias – p. 286

O que eu estudei? – p. 288 

 

O que eu aprendi? – p. 290 

Projeto em ação 

  • Água e vida – p. 292

Sugestões complementares – p. 296 

Mapas – p. 300 

Referências bibliográficas comentadas – p. 302 

O que eu já sei? – p. 12 

UNIDADE 1 – A Europa Moderna – p. 14 

CAPÍTULO 1 – Mudanças políticas e econômicas – p. 16 

O rompimento com o passado? – p. 16 

Uma era de reis – p. 16 

As Grandes Navegações – p. 17 

Humanismo e Renascimento – p. 17 

Religiosidade – p. 17 

A formação dos Estados modernos na Europa – p. 18 

O Reino de Portugal – p. 18 

A monarquia espanhola – p. 19 

O processo de unificação – p. 19 

O absolutismo europeu – p. 20 

Teóricos do absolutismo – p. 20 

Nicolau Maquiavel (1469-1527) – p. 20 

Jean Bodin (1530-1596) – p. 21 

Thomas Hobbes (1588-1679) – p. 21 

Jacques Bossuet (1627-1704) – p. 21 

O mercantilismo – p. 22 

As Leis de Cercamentos e a propriedade privada – p. 24 

Atividades – p. 25 

CAPÍTULO 2 – A expansão marítima europeia – p. 28 

As explorações marítimas – p. 28 

As riquezas do Oriente – p. 29 

A rota para as Índias – p. 30 

A chegada dos espanhóis à América – p. 31 

O dia a dia em alto-mar – p. 32 

A tripulação – p. 32 

Fome e sede – p. 33 

Um perigo constante – p. 33 

Os europeus depois da expansão marítima – p. 34 

O Tratado de Tordesilhas – p. 35 

Atividades – p. 36 

O tema é … 

  • O consumo e a obsolescência programada – p. 38

O que eu estudei? – p. 40 

 

UNIDADE 2 – O Oriente: China e Japão – p. 42 

CAPÍTULO 3 – A formação do Império Chinês – p. 44 

As primeiras dinastias chinesas – p. 44 

A fundação do Império Qin – p. 45 

A centralização do poder – p. 45 

A dinastia Han – p. 46 

A vida no campo – p. 46 

A vida na cidade – p. 47 

Taoismo e confucionismo – p. 48 

Lao Tsé – p. 48 

O yin e o yang – p. 48 

Confúcio – p. 49 

Confucionismo e educação – p. 49 

Atividades – p. 52 

CAPÍTULO 4 – A China imperial – p. 54 

O Império enfraquecido – p. 54 

A reunificação do Império – p. 54 

Dinastia Tang (618-907) – p. 55 

Dinastia Song (960-1279) – p.55 

Dinastia Yuan (1279-1368) – p. 55 

Dinastia Ming (1368-1644) – p. 55 

A sociedade imperial – p. 56 

Os grupos sociais – p. 56 

O cotidiano – p. 57 

Vestuário – p. 57 

Alimentação – p. 57 

Cultura e tecnologia – p. 58 

Invenções – p. 59 

Conquistas marítimas – p. 59 

Atividades – p. 60 

CAPÍTULO 5 – A formação do Japão – p. 62 

Reinos e impérios – p. 62 

Períodos da história do Japão – p. 63 

Período Nara (710-794) – p. 63 

Período Heian (794-1185) – p. 63 

A ascensão dos xoguns (1185-1867) – p. 63 

A sociedade na época do xogunato – p. 64 

O poder do imperador – p. 64 

O xogum – p. 64 

O daimio – p. 64 

Os samurais – p. 65 

Os camponeses – p. 65 

Os comerciantes – p. 65 

A religiosidade – p. 66 

O xintoísmo – p. 66 

O budismo – p. 66 

O contato com o Ocidente – p. 67 

A política de isolamento – p. 67 

Atividades – p. 70 

O tema é … 

  • Livro: do papiro ao digital – p. 72

O que eu estudei? – p. 74 

 

UNIDADE 3 – Os povos da África – p. 76  

CAPÍTULO 6 – Conhecer a história da África – p. 78 

Sociedades e culturas da África – p. 79 

A diversidade do continente africano – p. 80 

Formas de organização social e política – p. 81 

O comércio e a relação entre os povos – p. 82 

As rotas transaarianas – p. 83 

A escravidão na África antes do século XV – p. 84 

As religiões africanas – p. 87 

O islamismo na África – p. 88 

Intercâmbio comercial e cultural – p. 88 

Atividades – p. 92 

CAPÍTULO 7 – Reinos e impérios da África – p. 94 

As sociedades do Sahel – p. 94 

Gana – p. 95 

Mali – p. 96 

A cultura do Mali – p. 97 

Dominação Songai – p. 97 

Os reinos iorubás – p. 98 

Os povos bantos – p. 99 

O Reino do Congo – p. 100 

Investigando fontes históricas 

  • A arte iorubá: os relevos de Benin – p. 101

Atividades – p. 103 

O tema é … 

  • Os griôs e a tradição oral – p. 106

O que eu estudei? – p. 108 

 

UNIDADE 4 – A América antes da chegada dos europeus – p. 110 

CAPÍTULO 8 – Maias, astecas e incas – p. 112 

Os maias – p. 113 

Tikal: a metrópole maia – p. 114 

O declínio da sociedade maia – p. 115 

Os astecas – p. 116 

A sociedade – p. 116 

O cotidiano – p. 117 

Os incas – p. 118 

O Império Inca – p. 118 

A sociedade inca – p. 119 

Atividades – p. 122 

CAPÍTULO 9 – Os indígenas do Brasil – p. 125 

Uma diversidade de povos – p. 125 

Os povos Tupi-Guarani – p. 128 

A organização social – p. 128 

O líder guerreiro – p. 128 

O líder espiritual – p. 129 

Os indígenas e a divisão do trabalho – p. 130 

As moradias indígenas – p. 132 

As moradias bororo – p. 132 

As moradias dos povos A’uwe – p. 133 

As moradias Wajãpi – p. 133 

As religiosidades indígenas – p. 134 

A importância do pajé – p. 134 

Festas e rituais – p. 135 

O ritual do quarup – p. 135 

Atividades – p. 138 

O tema é … 

  • A pintura corporal indígena – p. 140

O que eu estudei? – p. 142 

 

UNIDADE 5 – Cultura e religiosidade na Europa Moderna – p. 144 

CAPÍTULO 10 – O Renascimento europeu – p. 146 

Uma época de transição – p. 146 

A sociedade – p. 147 

A vida dos pobres – p. 147 

A visão de mundo renascentista – p. 148 

O Renascimento científico – p. 148 

História e Ciências 

  • O método científico – p. 150

O Renascimento artístico – p. 151 

A difusão do Renascimento – p. 153 

Investigando fontes históricas 

  • As técnicas de pintura no Renascimento – p. 154

Atividades – p. 156 

CAPÍTULO 11 – As Reformas religiosas e a reação da Igreja católica – p. 158 

A crise da Igreja católica – p. 158 

A religião durante o Renascimento – p. 159 

A Reforma Protestante – p. 160 

Luteranismo – p. 160 

Calvinismo – p. 161 

Anglicanismo – p. 161 

A Contrarreforma – p. 162 

A Companhia de Jesus – p. 162 

O Concílio de Trento – p. 162 

A Inquisição – p. 163 

Atividades – p. 166 

O tema é … 

  • Caça às bruxas – p. 170

O que eu estudei? – p. 172 

 

UNIDADE 6 – A colonização da América – p. 174 

CAPÍTULO 12 – A América espanhola – p. 176 

A queda do Estado Asteca – p. 176 

A conquista do Império Inca – p. 177 

A administração das colônias – p. 178 

A sociedade colonial – p. 178 

Trabalho indígena – p. 179 

Influência da Igreja – p. 180 

Os povos indígenas na atualidade – p. 182 

Mapuche – p. 182 

Quéchua e Aimará – p. 183 

Povos descendentes dos maias – p. 183 

Investigando fontes históricas 

  • As representações da conquista – p. 184

Atividades – p. 186 

CAPÍTULO 13 – A América portuguesa – p. 189 

A chegada dos portugueses ao litoral do Brasil – p. 189  

Os primeiros contatos – p. 190 

A exploração das riquezas – p. 190 

A colonização do território – p. 191 

A ocupação portuguesa no litoral – p. 191 

O sistema de capitanias hereditárias – p. 192 

O governo-geral – p. 193 

A administração da colônia – p. 193 

As câmaras municipais – p. 193 

As relações entre indígenas e portugueses – p. 194 

Atividades – p. 195 

CAPÍTULO 14 – A colonização da América do Norte – p. 198 

Ingleses e franceses na América – p. 198 

A organização das colônias – p. 199 

A colonização inglesa – p. 200 

Os povos indígenas – p. 200 

Novas tentativas de colonização – p. 201 

Quem eram os colonos? – p. 201 

As Treze Colônias – p. 202 

A região da Nova Inglaterra – p. 202 

As plantations – p. 203 

Atividades – p. 204 

O tema é … 

  • Os estudos naturalistas – p. 206

O que eu estudei? – p. 208 

 

UNIDADE 7 – O Brasil colonial – p. 210 

CAPÍTULO 15 – A escravidão e a produção de açúcar – p. 212 

Uma atividade lucrativa – p. 212 

Uma nova lógica de escravidão – p. 214 

O engenho açucareiro – p. 215 

O valioso açúcar – p. 216 

A mão de obra no engenho – p. 217 

A resistência à escravidão – p. 219 

As fugas de escravizados – p. 219 

A capoeira – p. 220 

Os quilombos – p. 220 

Quilombo dos Palmares – p. 221 

Quilombo do Quarterê – p. 221 

A sociedade colonial – p. 224 

As mulheres na Colônia – p. 225 

A religiosidade – p. 225 

Atividades – p. 226 

CAPÍTULO 16 – Os holandeses no Brasil – p. 229 

A ocupação do Nordeste – p. 230 

O governo de Nassau – p. 230 

A expulsão dos holandeses – p. 233 

A concorrência com o açúcar das Antilhas – p. 233 

História e Geografia 

  • Mapeando a América portuguesa – p. 234

Atividades – p. 236 

O tema é … 

  • As comunidades quilombolas – p. 238

O que eu estudei? – p. 240 

 

UNIDADE 8 – A expansão do território colonial – p. 242 

CAPÍTULO 17 – Rumo ao interior da Colônia – p. 244 

A importância da pecuária na Colônia – p. 245 

As fazendas de gado – p. 245 

A exploração das drogas do sertão – p. 246 

Jesuítas e indígenas – p. 246 

Os aldeamentos indígenas – p. 247 

A capitania de São Vicente – p. 248 

Tipos de bandeiras – p. 249 

O cotidiano durante as bandeiras – p. 250 

Alimentação – p. 251 

Os saberes indígenas na vida colonial – p. 252 

Mata adentro – p. 252 

Modo de vida – p. 252 

Atividades – p. 254 

CAPÍTULO 18 – A descoberta do ouro – p. 256 

Em busca do ouro – p. 256 

O controle da extração de metais – p. 257 

A prática do contrabando – p. 257 

O trabalho nas minas – p. 258 

Os escravizados – p. 258 

Os faiscadores – p. 259 

Comerciantes e tropeiros – p. 259 

A vida nas vilas e nas cidades – p. 261 

A moradia – p. 261 

A alimentação – p. 262 

Os hábitos de higiene – p. 262 

O estilo Barroco e a religião católica – p. 262 

História e Arte 

  • O barroco no Brasil – p. 263

Investigando fontes históricas 

  • A riqueza do Barroco brasileiro – p. 264

Resistência, cultura e identidade – p. 266 

Irmandades – p. 266 

Religiosidade e celebrações – p. 267 

Atividades – p. 268 

O tema é … 

  • Os povos tradicionais e os recursos naturais – p. 270

O que eu estudei? – p. 272 

 

O que eu aprendi? – p. 274 

Projeto em ação 

  • Feira da cultura afro-brasileira – p. 276

Sugestões complementares – p. 280 

Mapas – p. 284 

Referências bibliográficas comentadas – p. 286 

O que eu já sei? – p. 12 

UNIDADE 1 – O Iluminismo e a Revolução Industrial – p. 14 

CAPÍTULO 1 – O Iluminismo – p. 16 

As monarquias absolutistas – p. 16 

Os precursores do Iluminismo – p. 17 

John Locke – p. 17 

René Descartes – p. 17 

Como pensavam os iluministas? – p. 18 

Os pensadores iluministas – p. 19 

A crítica ao absolutismo – p. 19 

A crítica à Igreja católica – p. 20 

A crítica à economia – p. 20 

A importância da educação – p. 21 

Enciclopédia – p. 22 

Atividades – p. 24 

CAPÍTULO 2 – As Revoluções Inglesas – p. 26 

A Revolução Puritana – p. 26 

A Revolução Gloriosa – p. 27 

A Revolução Industrial – p. 28 

As mudanças no modo de produção – p. 29 

As manufaturas – p. 29 

As inovações tecnológicas – p. 30 

As mudanças na indústria têxtil – p. 30 

Os transportes – p. 31 

O impacto ambiental – p. 31 

A sociedade industrial – p. 32 

O crescimento das cidades – p. 32 

Trabalho e cotidiano nas fábricas – p. 33 

A organização dos operários – p. 36 

A formação de sindicatos – p. 36 

O movimento ludista – p. 37 

O movimento cartista – p. 37 

Atividades – p. 40 

O tema é … 

  • As inovações tecnológicas na produção de energia – p. 44 

O que eu estudei? – p. 46 

 

UNIDADE 2 – A Revolução Francesa e a Era de Napoleão – p. 48 

CAPÍTULO 3 – A Revolução Francesa – p. 50 

O Antigo Regime – p. 50 

A luta contra o Antigo Regime – p. 52 

A crise econômica – p. 52 

A convocação dos Estados Gerais – p. 53 

A criação da Assembleia Nacional – p. 53 

A Assembleia Nacional Constituinte – p. 54 

A tomada da Bastilha – p. 54 

O Grande Medo – p. 55 

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – p. 55 

Monarquia constitucional – p. 56 

A reação das monarquias europeias – p. 57 

A implantação da república na França – p. 59 

A formação da Convenção Nacional – p. 59 

A fase do Terror – p. 60 

O Comitê de Salvação Pública – p. 60 

A reação termidoriana – p. 61 

Uma nova Constituição – p. 61 

Atividades – p. 63 

CAPÍTULO 4 – A volta do regime centralizado – p. 66 

O golpe de 18 Brumário – p. 66 

O governo do Consulado – p. 67 

O Império Napoleônico – p. 68 

Conquistas e expansão – p. 69 

Investigando fontes históricas 

  • As representações de Napoleão Bonaparte – p. 70

As derrotas e o exílio de Napoleão – p. 72 

A derrocada – p. 73 

O Congresso de Viena – p. 73 

Atividades – p. 74 

O tema é … 

  • Os ecos da revolução – p. 78

O que eu estudei? – p. 80 

 

UNIDADE 3 – Independências na América – p. 82 

CAPÍTULO 5 – A formação dos Estados Unidos – p. 84 

Colonização e trabalho nas Treze Colônias – p. 84 

Religiosidade e educação – p. 86 

A independência das Treze Colônias – p. 86 

Os conflitos entre metrópole e colônia – p. 87 

O massacre de Boston – p. 87 

A Festa do Chá de Boston – p. 88 

A Declaração de Independência – p. 88 

As Guerras de Independência – p. 89 

Atividades – p. 90 

CAPÍTULO 6 – A independência do Haiti e das colônias espanholas – p. 92 

A colônia de São Domingos – p. 92 

A independência do Haiti – p. 93 

A crise nas colônias espanholas – p. 95 

As independências na América espanhola – p. 96 

Revoltas coloniais – p. 96 

O processo de independência na América do Sul – p. 97 

O processo de independência do México – p. 98 

Os conflitos – p. 98 

Uma independência conservadora – p. 99 

O Plano de Iguala – p. 99 

A independência de Cuba – p. 100 

A América Latina após as independências – p. 101 

As desigualdades sociais – p. 101 

História e Geografia 

  • Imigrantes e refugiados no Brasil atual – p. 102

Atividades – p. 104 

O tema é … 

  • O Muralismo Mexicano – p. 108

O que eu estudei? – p. 110 

 

UNIDADE 4 – De colônia a império – p. 112 

CAPÍTULO 7 – Mudanças na Colônia – p. 114 

A Conjuração Mineira – p. 115 

Um movimento de contestação – p. 115 

O fim da Conjuração Mineira – p. 116 

A Conjuração Baiana – p. 118 

As reivindicações – p. 118 

A transferência da Corte portuguesa – p. 119 

A abertura dos portos – p. 120 

Rio de Janeiro, sede da Coroa – p. 121 

Mudanças na capital – p. 122 

Censura e imprensa no Brasil colonial – p. 123 

A sociedade brasileira no início do século XIX – p. 125 

O processo de emancipação do Brasil – p. 128 

A Revolução Pernambucana – p. 128 

A Revolução Liberal – p. 129 

O Dia do Fico – p. 130 

A independência do Brasil – p. 130 

História e Língua Portuguesa 

  • A História do Brasil nas histórias em quadrinhos (HQs) – p. 132

Atividades – p. 134 

CAPÍTULO 8 – O Primeiro Reinado – p. 136 

A primeira Constituição do Brasil – p. 137 

A sociedade no Primeiro Reinado – p. 138 

A Confederação do Equador – p. 139 

A crise do Primeiro Reinado – p. 140 

A abdicação de dom Pedro I – p. 141 

Atividades – p. 142 

O tema é … 

  • Higiene e saúde no Brasil Império – p. 146

O que eu estudei? – p. 148 

 

UNIDADE 5 – O período Regencial e o Segundo Reinado – p. 150 

CAPÍTULO 9 – Período Regencial – p. 152 

A instabilidade política – p. 153 

As revoltas regenciais – p. 154 

A Farroupilha – p. 155 

A Cabanagem – p. 156 

A Revolta dos Malês – p. 157 

Investigando fontes históricas 

  • Imagens do cotidiano brasileiro – p. 158

Atividades – p. 160 

CAPÍTULO 10 – O Segundo Reinado – p. 162 

O governo de dom Pedro II – p. 162 

Liberais e conservadores – p. 163 

O Brasil rural – p. 164 

O café – p. 165 

A produção no vale do Paraíba – p. 165 

A expansão da produção de café e as ferrovias no Brasil – p. 166 

Urbanização e crescimento das cidades – p. 167 

Mudanças sociais – p. 168 

A urbanização na Região Norte – p. 168 

Indígenas no Brasil Império – p. 169 

O nativismo no Segundo Reinado – p. 170 

História e Língua Portuguesa 

  • O nativismo na literatura – p. 170

As políticas oficiais no Império – p. 171 

Atividades – p. 172 

O tema é … 

  • Educação e ensino no Império – p. 176

O que eu estudei? – p. 178 

 

UNIDADE 6 – A transição do Império para a República – p. 180 

CAPÍTULO 11 – Trabalho e sociedade no Império – p. 182 

O trabalho escravo no campo – p. 183 

O trabalho escravo nas cidades – p. 183 

Os artesãos – p. 183 

Os escravizados de ganho – p. 184 

O café e a imigração no Brasil – p. 184 

Os imigrantes no século XIX – p. 185 

A introdução do trabalho assalariado – p. 186 

O aumento do número de imigrantes no Brasil – p. 187 

A Hospedaria dos Imigrantes – p. 188 

A cultura no Brasil do século XIX – p. 189 

O entrudo e o Carnaval – p. 189 

A música – p. 190 

A literatura no Brasil Império – p. 190 

História e Língua Portuguesa 

  • A literatura de cordel – p. 191

Atividades – p. 193 

CAPÍTULO 12 – De império a república – p. 195 

A Guerra do Paraguai – p. 195 

Os conflitos e o fim da guerra – p. 196 

A crise do Império – p. 198 

O movimento abolicionista – p. 199 

A abolição da escravidão no Brasil – p. 200 

O movimento republicano – p. 203 

A questão religiosa – p. 204 

A questão militar – p. 204 

A Proclamação da República – p. 205 

Atividades – p. 208 

O tema é … 

  • A fotografia e a História – p. 212

O que eu estudei? – p. 214 

 

UNIDADE 7 – A Europa no século XIX e o Imperialismo – p. 216 

CAPÍTULO 13 – As transformações na Europa no século XIX – p. 218 

As revoluções na França – p. 218 

A instauração da República francesa – p. 219 

A unificação da Itália – p. 220 

A unificação da Alemanha – p. 221 

As transformações científicas e tecnológicas – p. 222 

Novas invenções no cotidiano – p. 222 

O positivismo – p. 223 

O evolucionismo – p. 223 

História e Arte 

  • Arte e criatividade na Europa do século XIX – p. 224

Atividades – p. 226 

CAPÍTULO 14 – O crescimento urbano e o imperialismo europeu – p. 229 

A sociedade europeia no final do século XIX – p. 229 

Os burgueses e a classe média – p. 229 

A vida dos pobres e dos operários – p. 230 

Aproveitando o “tempo livre” – p. 231 

As teorias sociais – p. 234 

Anarquismo – p. 234 

Comunismo – p. 234 

Cooperativismo – p. 235 

O capitalismo financeiro – p. 236 

O Imperialismo no século XIX – p. 237 

O Neocolonialismo – p. 237 

Motivações da expansão imperialista – p. 238 

Justificativas para o Imperialismo – p. 239 

O darwinismo social – p. 240 

Atividades – p. 243 

O tema é … 

  • As tecnologias do século XXI – p. 246

O que eu estudei? – p. 248 

 

UNIDADE 8 – Neocolonialismo e a expansão dos Estados Unidos – p. 250 

CAPÍTULO 15 – O neocolonialismo europeu – p. 252 

A África no século XIX – p. 252 

A Confederação Ashanti – p. 253 

O Reino Zulu – p. 253 

A Conferência de Berlim – p. 254 

A colonização francesa – p. 255 

A colonização belga – p. 255 

A colonização inglesa – p. 256 

A colonização portuguesa – p. 257 

As colônias africanas – p. 257 

Resistência na África – p. 260 

A revolta Maji Maji – p. 260 

O imperialismo e o neocolonialismo na Ásia – p. 262 

A China antes da colonização – p. 262 

A ocupação colonial na China – p. 263 

A Índia no século XIX – p. 264 

O domínio colonial na Índia – p. 265 

A revolta dos Cipaios – p. 265 

Resistência na Ásia – p. 266 

A resistência chinesa – p. 266 

A resistência indiana – p. 267 

Atividades – p. 268 

CAPÍTULO 16 – A expansão dos Estados Unidos no século XIX – p. 270 

O Destino Manifesto – p. 270 

O avanço para o Oeste – p. 271 

A Corrida do Ouro – p. 271 

A situação dos povos indígenas – p. 272 

O crescimento populacional – p. 273 

Homestead Act – p. 273 

A divisão entre o Norte e o Sul – p. 274 

A Guerra Civil Americana – p. 275 

O imperialismo estadunidense – p. 278 

A Doutrina Monroe – p. 278 

A guerra hispano-americana – p. 279 

O Big Stick – p. 279 

Investigando fontes históricas 

  • Os selos que contam história – p. 280

Atividades – p. 282 

O tema é … 

  • Os nativos sob as lentes do cinema – p. 286

O que eu estudei? – p. 288 

 

O que eu aprendi? – p. 290 

Projeto em ação 

  • Os seres humanos e os outros animais – p. 292

Sugestões complementares – p. 296 

Mapas – p. 300 

Referências bibliográficas comentadas – p. 302 

O que eu já sei? – p. 12 

UNIDADE 1 – Brasil República – p. 14 

CAPÍTULO 1 – República: os primeiros anos – p. 16 

A Proclamação da República – p. 16 

A consolidação do poder republicano – p. 17 

O jogo de poderes – p. 17 

A primeira eleição presidencial – p. 18 

O poder das oligarquias – p. 20 

A política dos governadores – p. 20 

A política do café com leite – p. 21 

As reformas urbanas no Rio de Janeiro – p. 22 

O Bota-Abaixo – p. 22 

A modernização da cidade – p. 23 

História e Língua Portuguesa 

  • As crônicas do Rio de Janeiro – p. 25

Viver com dignidade – p. 27 

As primeiras favelas no Brasil – p. 27 

Cotidiano e cultura: esperança de tempos melhores – p. 29 

Novos hábitos – p. 29 

Movimentos modernistas na arte – p. 31 

A pintura modernista no Brasil – p. 32 

A Semana de 1922 – p. 32 

Atividades – p. 33 

CAPÍTULO 2 – Movimentos sociais e resistência – p. 36 

Mobilizações nas cidades – p. 36 

A revolta da vacina – p. 37 

A Revolta dos Marinheiros – p. 40 

O trabalho nas fábricas – p. 41 

A formação de sindicatos – p. 42 

O país em greve – p. 42 

Mobilizações no campo – p. 43 

A Guerra de Canudos – p. 43 

A Guerra do Contestado – p. 44 

Mulheres do Contestado – p. 46 

Atividades – p. 47 

O tema é… 

  • O racismo no futebol – p. 50

O que eu estudei? – p. 52 

 

UNIDADE 2 – O mundo em conflito – p. 54 

CAPÍTULO 3 – A Primeira Guerra Mundial – p. 56 

O imperialismo e as tensões nacionalistas – p. 56 

O crescimento do nacionalismo – p. 57 

O estopim da Primeira Guerra Mundial – p. 57 

A guerra declarada – p. 58 

As fases da guerra – p. 58 

Por dentro das trincheiras – p. 59 

A “guerra total” – p. 60 

Os relatos da guerra – p. 61 

O uso da tecnologia e a indústria da guerra – p. 62 

Armas químicas – p. 62 

Tanques de guerra – p. 62 

Aviões – p. 63 

Submarinos – p. 63 

Os Estados Unidos entram na guerra – p. 64 

A participação do Brasil – p. 64 

O fim da guerra – p. 65 

O saldo do conflito – p. 65 

Os tratados de paz – p. 65 

Atividades – p. 69 

CAPÍTULO 4 – A Revolução Russa – p. 72 

A Rússia no início do século XX – p. 72 

Bolcheviques e mencheviques – p. 73 

A Revolução de 1905 – p. 73 

A Revolução Socialista na Rússia – p. 74 

A queda do czar – p. 74 

O governo provisório – p. 75 

Lenin no poder – p. 75 

O stalinismo – p. 77 

Os Planos Quinquenais – p. 78 

O governo autoritário de Stalin – p. 78 

Atividades – p. 80 

O tema é… 

  • “Pinturas proletárias”: a arte a serviço do Estado – p. 82

O que eu estudei? – p. 84 

 

UNIDADE 3 – O totalitarismo e a Segunda Guerra Mundial – p. 86 

CAPÍTULO 5 – O período entreguerras – p. 88 

Os Estados Unidos e o consumo em massa – p. 88 

Mudanças de comportamento – p. 90 

As mulheres na década de 1920 – p. 90 

As inovações musicais – p. 91 

A crise de 1929 – p. 92 

A crise no mercado financeiro – p. 92 

A Grande Depressão – p. 93 

O combate à crise – p. 93 

A ascensão dos regimes totalitários na Europa – p. 94 

A Itália fascista – p. 94 

O nazismo alemão – p. 95 

A ascensão de Hitler – p. 95 

Os nazistas no poder – p. 96 

A Guerra Civil Espanhola – p. 97 

História e Arte 

  • Guernica e a arte representando a guerra – p. 98

Atividades – p. 99 

CAPÍTULO 6 – A Segunda Guerra Mundial – p. 102 

A expansão nazista e o caminho para a guerra – p. 102 

Acordos firmados – p. 103 

O início da guerra – p. 103 

A “Nova Ordem” nazista – p. 104 

A perseguição aos judeus – p. 104 

O gueto de Varsóvia – p. 105 

A “solução final” – p. 105 

Os campos de concentração e extermínio – p. 106 

Investigando fontes históricas 

  • Diários de guerra – p. 108

A ofensiva aliada – p. 110 

O Dia D – p. 110 

O fim das agressões na Europa – p. 111 

Os efeitos da guerra – p. 111 

O terror atômico – p. 112 

Hibakusha: os sobreviventes das bombas – p. 113 

Depois da guerra – p. 114 

Surgem novas potências mundiais – p. 114 

Atividades – p. 115 

O tema é… 

  • Em defesa dos direitos humanos – p. 118

O que eu estudei? – p. 120 

 

UNIDADE 4 – Autoritarismo e democracia no Brasil – p. 122 

CAPÍTULO 7 – O governo Vargas – p. 124 

Mudanças políticas e econômicas no Brasil – p. 124 

O fim da política do café com leite – p. 125 

O governo provisório – p. 125 

A Revolução Constitucionalista – p. 126 

Partidos e movimentos políticos no Brasil – p. 127 

Influência da direita – p. 127 

Influência da esquerda – p. 127 

O Estado Novo – p. 128 

Os meios de controle social – p. 129 

O poder da propaganda – p. 129 

A regulamentação do trabalho – p. 129 

Investigando fontes históricas 

  • As charges no governo Vargas – p. 130

Rádio e política – p. 132 

O Brasil e a Segunda Guerra Mundial – p. 133 

O Brasil vai à guerra – p. 133 

Os pracinhas – p. 134 

De volta ao Brasil – p. 134 

Atividades – p. 135 

CAPÍTULO 8 – Um intervalo democrático – p. 138 

As eleições de 1945 – p. 138 

O governo de Dutra – p. 138 

Vargas de volta ao poder – p. 139 

O fim de Vargas – p. 139 

Os povos indígenas e o Estado – p. 140 

A resistência xavante – p. 141 

O governo de Juscelino Kubitschek – p. 142 

O Plano de Metas – p. 142 

A industrialização – p. 143 

A construção de Brasília – p. 144 

Os candangos – p. 144 

Cultura e sociedade – p. 146 

A televisão – p. 146 

O esporte – p. 147 

A Bossa Nova – p. 147 

O Cinema Novo – p. 148 

A democracia sob pressão – p. 149 

Jânio no poder – p. 149 

Jango e as Reformas de Base – p. 150 

O fim do governo Jango – p. 150 

O golpe de 1964 – p. 151 

Atividades – p. 152 

O tema é… 

  • O respeito à cultura nordestina – p. 154

O que eu estudei? – p. 156 

 

UNIDADE 5 – O mundo bipolar – p. 158 

CAPÍTULO 9 – Tensões e conflitos da Guerra Fria – p. 160 

O mundo pós-Segunda Guerra Mundial – p. 160 

O bloco capitalista – p. 161 

O bloco comunista – p. 161 

A divisão da Alemanha – p. 161 

As rivalidades da Guerra Fria – p. 162 

Espionagem – p. 162 

Corrida armamentista – p. 162 

Corrida espacial – p. 162 

Cinema – p. 163 

Esporte – p. 163 

A Guerra da Coreia – p. 163 

A Guerra do Vietnã – p. 165 

A expansão do comunismo – p. 166 

A China comunista – p. 166 

Socialismo em Cuba – p. 167 

Movimentos de contracultura – p. 169 

Os beatniks – p. 169 

O movimento hippie – p. 169 

Movimento negro e a luta por direitos civis – p. 170 

Outros movimentos de resistência – p. 171 

Atividades – p. 173 

CAPÍTULO 10 – Conflitos entre judeus e palestinos – p. 176 

A Palestina – p. 176 

A fundação de Israel – p. 177 

As guerras árabe-israelenses – p. 177 

A Guerra dos Seis Dias – p. 177 

A política de ocupação – p. 178 

A guerra do Yom Kippur – p. 178 

A Intifada – p. 179 

Diálogos para a paz – p. 181 

Terra por paz – p. 181 

Os Acordos de Oslo – p. 181 

Além das negociações – p. 182 

Atividades – p. 183 

CAPÍTULO 11 – Independências na África e na Ásia – p. 185 

A independência na Índia – p. 185 

Gandhi e o anticolonialismo – p. 186 

Os processos de independência na África – p. 187 

Luta armada pela independência – p. 187 

A pressão popular e os acordos de independência – p. 188 

A situação pós-independências – p. 189 

O apartheid na África do Sul – p. 190 

A luta contra o apartheid – p. 191 

História e Língua Portuguesa 

  • O discurso de Mandela – p. 192

Atividades – p. 194 

O tema é… 

  • O provos de Amsterdã – p. 198

O que eu estudei? – p. 200 

 

UNIDADE 6 – Os governos militares no Brasil – p. 202 

CAPÍTULO 12 – A ditadura civil-militar no Brasil – p. 204 

As reações ao golpe de 1964 – p. 204 

O dia a dia sob a ditadura – p. 205 

A consolidação do regime militar – p. 206 

Os mecanismos de controle – p. 206 

Uma cronologia da ditadura civil-militar – p. 207 

Os “anos de chumbo” no Brasil – p. 210 

A censura – p. 210 

A repressão – p. 211 

Os relatos de tortura – p. 212 

O “milagre econômico” – p. 213 

O outro lado do “milagre” – p. 213 

Investigando fontes históricas 

  • O antes e o depois da censura – p. 216

Atividades – p. 218 

CAPÍTULO 13 – A resistência contra a ditadura – p. 220 

Mobilização social – p. 220 

O movimento estudantil – p. 221 

A resistência indígena na ditadura – p. 222 

A resistência negra – p. 223 

Imprensa negra – p. 223 

Produção cultural brasileira e resistência – p. 224 

A música – p. 224 

O teatro – p. 224 

O cinema – p. 225 

As artes plásticas – p. 225 

Abertura política – p. 226 

Crescimento da oposição à ditadura – p. 226 

O movimento pela anistia – p. 227 

Diretas Já – p. 227 

Atividades – p. 230 

O tema é… 

  • A imprensa alternativa no Brasil – p. 232

O que eu estudei? – p. 234 

 

UNIDADE 7 – O Brasil e o mundo contemporâneo – p. 236 

CAPÍTULO 14 – A Nova República – p. 238 

Rumo à democracia – p. 238 

O Plano Cruzado – p. 238 

A Assembleia Nacional Constituinte – p. 239 

A Constituição Cidadã – p. 239 

Eleições diretas após a ditadura – p. 240 

O Plano Collor – p. 240 

As privatizações – p. 241 

O Plano Real – p. 241 

A continuidade da política de privatizações – p. 242 

Reformas e recessão no final do século XX – p. 242 

O começo do século XXI e as expectativas de mudanças no país – p. 244 

Políticas sociais e combate à miséria – p. 244 

A continuidade dos programas sociais – p. 245 

A instabilidade econômica e política – p. 246 

Atividades – p. 248 

CAPÍTULO 15 – O mundo contemporâneo – p. 250 

A União Soviética – p. 250 

As reformas soviéticas – p. 251 

O fim dos regimes socialistas na Europa Oriental – p. 252 

O mundo após a Guerra Fria – p. 253 

O mundo globalizado – p. 254 

Os efeitos da globalização – p. 254 

A revolução digital – p. 255 

Mundo conectado – p. 255 

O terror global – p. 258 

O problema do terrorismo – p. 258 

Os Estados Unidos e a guerra ao terror – p. 259 

Os conflitos no Afeganistão e no Iraque – p. 259 

A União Europeia – p. 260 

Imigrantes e refugiados na Europa – p. 260 

Xenofobia e intolerância – p. 261 

A América Latina no século XXI – p. 262 

A crise econômica – p. 263 

O aumento dos problemas sociais – p. 264 

A crise política e econômica na Venezuela – p. 264 

Atividades – p. 265 

O tema é… 

  • Refugiados e deslocados internos – p. 268

O que eu estudei? – p. 270 

 

UNIDADE 8 – Os desafios do mundo contemporâneo – p. 272 

CAPÍTULO 16 – Por um futuro melhor – p. 274 

As desigualdades no Brasil – p. 274 

Má distribuição de renda – p. 274 

O problema do desemprego – p. 275 

A educação – p. 275 

Preconceito e intolerância – p. 276 

Preconceito, a base do racismo – p. 276 

Lutas e conquistas – p. 277 

Desigualdade entre homens e mulheres – p. 278 

Violência contra a mulher – p. 278 

Intolerância religiosa – p. 279 

Homofobia – p. 279 

A luta dos povos indígenas – p. 280 

As Terras Indígenas – p. 280 

As condições de vida – p. 281 

A educação indígena e a valorização da cultura – p. 281 

A luta dos quilombolas – p. 282 

A conquista de direitos na atualidade – p. 282 

Quem são os quilombolas? – p. 283 

Quantos são? Onde estão? – p. 283 

Investigando fontes históricas 

  • As tirinhas e os debates da atualidade – p. 284

Atividades – p. 286 

CAPÍTULO 17 – Meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade – p. 288 

O aquecimento global – p. 288 

A produção de resíduos – p. 289 

A alimentação e a produção de alimentos – p. 290 

Água e produção de alimentos – p. 290 

A expansão das fronteiras agrícolas – p. 291 

Desmatamento e desequilíbrio ambiental – p. 291 

O uso de agrotóxicos – p. 292 

Saúde – p. 293 

Os espaços públicos – p. 296 

Movimentos de ocupação do espaço público – p. 296 

O trânsito nas grandes cidades – p. 297 

Mobilidade urbana……………………..297 

Atividades – p. 300 

O tema é… 

  • Indígenas e sustentabilidade – p. 302

O que eu estudei? – p. 304 

 

O que eu aprendi? – p. 306 

Projeto em ação 

  • A internet como meio de mobilização social – p. 308

Sugestões complementares – p. 312 

Mapas – p. 316 

Referências bibliográficas comentadas – p. 318 

Veja também