Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda Capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página II
  7. Apresentação - página III
  8. Sumário - página IV
  9. Conheça a estrutura da coleção - página V
    1. Livro do aluno - página V
    2. Manual do professor - página VII
  10. Fundamentação e orientações gerais - página VIII
    1. A BNCCBê êne cê cê e os Anos Finais do Ensino Fundamental - página VIII
      1. Os objetos de conhecimento e as habilidades - página IX
      2. Os temas contemporâneos transversais e a formação cidadã - página IX
      3. As competências gerais - página XII
      4. As competências de área - página XV
      5. As competências específicas - página XVI
  11. Proposta teórico-metodológica do componente curricular de História - página XVIII
    1. O componente curricular de História - página XVIII
    2. Por que estudar História? - página XIX
    3. História, cidadania e o combate à discriminação e ao preconceito - página XIX
    4. A construção do conhecimento histórico - página XX
      • As fontes históricas - página XXI
    5. O trabalho com conceitos históricos - página XXI
    6. A prática docente - página XXIV
      • Planejamento - página XXV
    7. Avaliação - página XXV
      • Autoavaliação - página XXVIII
    8. Relações entre os componentes curriculares - página XXVIII
    9. O aprendizado em sala de aula - página XXIX
      1. Competência leitora - página XXX
      2. Metodologias e estratégias ativas - página XXXIII
      3. O uso de novas tecnologias na educação - página XL
      4. Pensamento computacional - página XLI
      5. Práticas de pesquisa - página XLII
    10. O aluno dos Anos Finais do Ensino Fundamental - página XLVI
      1. Competências socioemocionais - página XLVI
      2. Cultura de paz e combate ao bullying - página XLVII
      3. Culturas juvenis - página XLVII
  12. Habilidades da BNCCBê êne cê cê - História 7º ano - página XLVIII
  13. Quadro de conteúdos e progressões - página L
    1. Sugestões de cronograma - página LIX
    2. Referências bibliográficas comentadas - página LIX
  14. Referências bibliográficas complementares comentadas sobresôbre Ensino de História - página LXII
  15. Capa
  16. Frontispício
  17. Créditos - página 2
  18. Apresentação - página 3
  19. Conheça seu livro - página 4
  20. Sumário - página 8
    1. O que eu já sei? - página 12
    2. UNIDADE 1 A Europa Moderna - página 14
      1. CAPÍTULO 1 Mudanças políticas e econômicas - página 16
        1. O rompimento com o passado? - página 16
        2. Uma era de reis - página 16
        3. As Grandes Navegações - página 17
        4. Humanismo e Renascimento - página 17
        5. Religiosidade - página 17
        6. A formação dos Estados modernos na Europa - página 18
        7. O Reino de Portugal - página 18
        8. A monarquia espanhola - página 19
        9. O processo de unificação - página 19
        10. O absolutismo europeu - página 20
        11. Teóricos do absolutismo - página 20
        12. Nicolau Maquiavel (1469-1527) - página 20
        13. Jean Bodinbudâ (1530-1596) - página 21
        14. Thomas Hobbesrróbis (1588-1679) - página 21
        15. Jacques Bossuetbossuê (1627-1704) - página 21
        16. O mercantilismo - página 22
        17. As Leis de Cercamentos e a propriedade privada - página 24
        18. Atividades - página 25
      2. CAPÍTULO 2 A expansão marítima europeia - página 28
        1. As explorações marítimas - página 28
        2. As riquezas do Oriente - página 29
        3. A rota para as Índias - página 30
        4. A chegada dos espanhóis à América - página 31
        5. O dia a dia em alto-mar - página 32
        6. A tripulação - página 32
        7. Fome e sedesêde - página 33
        8. Um perigo constante - página 33
        9. Os europeus depois da expansão marítima - página 34
        10. O Tratado de Tordesilhas - página 35
        11. Atividades - página 36
        12. O tema é ... - página 38
        13. O consumo e a obsolescência programada - página 38
      3. O que eu estudei? - página 40
    3. UNIDADE 2 O Oriente: China e Japão - página 42
      1. CAPÍTULO 3 A formação do Império Chinês - página 44
        1. As primeiras dinastias chinesas - página 44
        2. A fundação do Império Qin tchin - página 45
        3. A centralização do poder - página 45
        4. A dinastia Han rã - página 46
        5. A vida no campo - página 46
        6. A vida na cidade - página 47
        7. Taoismo e confucionismo - página 48
        8. Lao Tsé - página 48
        9. O yin e o yang - página 48
        10. Confúcio - página 49
        11. Confucionismo e educação - página 49
        12. Atividades - página 52
      2. CAPÍTULO 4 A China imperial - página 54
        1. O Império enfraquecido - página 54
        2. A reunificação do Império - página 54
        3. Dinastia Tang (618-907) - página 55
        4. Dinastia Song (960-1279) - página 55
        5. Dinastia Yuan (1279-1368) - página 55
        6. Dinastia Ming (1368-1644) - página 55
        7. A sociedade imperial - página 56
        8. Os grupos sociais - página 56
        9. O cotidiano - página 57
        10. Vestuário - página 57
        11. Alimentação - página 57
        12. Cultura e tecnologia - página 58
        13. Invenções - página 59
        14. Conquistas marítimas - página 59
        15. Atividades - página 60
      3. CAPÍTULO 5 A formação do Japão - página 62
        1. Reinos e impérios - página 62
        2. Períodos da história do Japão - página 63
        3. Período Nara (710-794) - página 63
        4. Período HeianHeian (794-1185) - página 63
        5. A ascensão dos xoguns (1185‑1867) - página 63
        6. A sociedade na época do xogunato - página 64
        7. O poder do imperador - página 64
        8. O xogum - página 64
        9. O daimio - página 64
        10. Os samurais - página 65
        11. Os camponeses - página 65
        12. Os comerciantes - página 65
        13. A religiosidade - página 66
        14. O xintoísmo - página 66
        15. O budismo - página 66
        16. O contato com o Ocidente - página 67
        17. A política de isolamento - página 67
        18. Atividades - página 70
        19. O tema é ...reticências - página 72
        20. Livro: do papiro ao digital - página 72
      4. O que eu estudei? - página 74
    4. UNIDADE 3 Os povos da África - página 76
      1. CAPÍTULO 6 Conhecer a história da África - página 78
        1. Sociedades e culturas da África - página 79
        2. A diversidade do continente africano - página 80
        3. Formas de organização social e política - página 81
        4. O comércio e a relação entre os povos - página 82
        5. As rotas transaarianas - página 83
        6. A escravidão na África antes do século XVquinze - página 84
        7. As religiões africanas - página 87
        8. O islamismo na África - página 88
        9. Intercâmbio comercial e cultural - página 88
        10. Atividades - página 92
      2. CAPÍTULO 7 Reinos e impérios da África - página 94
        1. As sociedades do Sahel Sael - página 94
        2. Gana - página 95
        3. Mali - página 96
        4. A cultura do Mali - página 97
        5. Dominação Songai - página 97
        6. Os reinos iorubás - página 98
        7. Os povos bantos - página 99
        8. O Reino do Congo - página 100
        9. Investigando fontes históricas - página 101
          • A arte iorubá: os relevos de Benin - página 101
        10. Atividades - página 103
        11. O tema é ... - página 106
        12. Os griôs e a tradição oral - página 106
      3. O que eu estudei? - página 108
    5. UNIDADE 4 A América antes da chegada dos europeus - página 110
      1. CAPÍTULO 8 Maias, astecas e incas - página 112
        1. Os maias - página 113
        2. Tikal: a metrópole maia - página 114
        3. O declínio da sociedade maia - página 115
        4. Os astecas - página 116
        5. A sociedade - página 116
        6. O cotidiano - página 117
        7. Os incas - página 118
        8. O Império Inca - página 118
        9. A sociedade inca - página 119
        10. Atividades - página 122
      2. CAPÍTULO 9 Os indígenas do Brasil - página 125
        1. Uma diversidade de povos - página 125
        2. Os povos Tupi-Guarani - página 128
        3. A organização social - página 128
        4. O líder guerreiro - página 128
        5. O líder espiritual - página 129
        6. Os indígenas e a divisão do trabalho - página 130
        7. As moradias indígenas - página 132
        8. As moradias bororo - página 132
        9. As moradias dos povos A’uwe - página 133
        10. As moradias Wajãpi uaiãpí - página 133
        11. As religiosidades indígenas - página 134
        12. A importância do pajé - página 134
        13. Festas e rituais - página 135
        14. O ritual do quarup - página 135
        15. Atividades - página 138
        16. O tema é ...reticências - página 140
        17. A pintura corporal indígena - página 140
      3. O que eu estudei? - página 142
    6. UNIDADE 5 Cultura e religiosidade na Europa Moderna - página 144
      1. CAPÍTULO 10 O Renascimento europeu - página 146
        1. Uma época de transição - página 146
        2. A sociedade - página 147
        3. A vida dos pobres - página 147
        4. A visão de mundo renascentista - página 148
        5. O Renascimento científico - página 148
        6. História e Ciências - página 150
        7. O método científico - página 150
        8. O Renascimento artístico - página 151
        9. A difusão do Renascimento - página 153
        10. Investigando fontes históricas - página 154
        11. As técnicas de pintura no Renascimento - página 154
        12. Atividades - página 156
      2. CAPÍTULO 11 As Reformas religiosas e a reação da Igreja católica - página 158
        1. A crise da Igreja católica - página 158
        2. A religião durante o Renascimento - página 159
        3. A Reforma Protestante - página 160
        4. Luteranismo - página 160
        5. Calvinismo - página 161
        6. Anglicanismo - página 161
        7. A Contrarreforma - página 162
        8. A Companhia de Jesus - página 162
        9. O Concílio de Trento - página 162
        10. A Inquisição - página 163
        11. Atividades - página 166
        12. O tema é ...reticências - página 170
        13. Caça às bruxas - página 170
      3. O que eu estudei? - página 172
    7. UNIDADE 6 A colonização da América - página 174
      1. CAPÍTULO 12 A América espanhola - página 176
        1. A queda do Estado Asteca - página 176
        2. A conquista do Império Inca - página 177
        3. A administração das colônias - página 178
        4. A sociedade colonial - página 178
        5. Trabalho indígena - página 179
        6. Influência da Igreja - página 180
        7. Os povos indígenas na atualidade - página 182
        8. Mapuche - página 182
        9. Quéchua e Aimará - página 183
        10. Povos descendentes dos maias - página 183
        11. Investigando fontes históricas - página 184
          • As representações da conquista - página 184
        12. Atividades - página 186
      2. CAPÍTULO 13 A América portuguesa - página 189
        1. A chegada dos portugueses ao litoral do Brasil - página 189
        2. Os primeiros contatos - página 190
        3. A exploração das riquezas - página 190
        4. A colonização do território - página 191
        5. A ocupação portuguesa no litoral - página 191
        6. O sistema de capitanias hereditárias - página 192
        7. O governogovêrno-geral - página 193
        8. A administração da colônia - página 193
        9. As câmaras municipais - página 193
        10. As relações entre indígenas e portugueses - página 194
        11. Atividades - página 195
      3. CAPÍTULO 14 A colonização da América do Norte - página 198
        1. Ingleses e franceses na América - página 198
        2. A organização das colônias - página 199
        3. A colonização inglesa - página 200
        4. Os povos indígenas - página 200
        5. Novas tentativas de colonização - página 201
        6. Quem eram os colonos? - página 201
        7. As Treze Colônias - página 202
        8. A região da Nova Inglaterra - página 202
        9. As plantations - página 203
        10. Atividades - página 204
        11. O tema é ...reticências - página 206
        12. Os estudos naturalistas - página 206
    8. UNIDADE 7 O Brasil colonial - página 210
      1. CAPÍTULO 15 A escravidão e a produção de açúcar - página 212
        1. Uma atividade lucrativa - página 212
        2. Uma nova lógica de escravidão - página 214
        3. O engenho açucareiro - página 215
        4. O valioso açúcar - página 216
        5. A mão de obra no engenho - página 217
        6. A resistência à escravidão - página 219
        7. As fugas de escravizados - página 219
        8. A capoeira - página 220
        9. Os quilombos - página 220
        10. Quilombo dos Palmares - página 221
        11. Quilombo do Quarterê - página 221
        12. A sociedade colonial - página 224
        13. As mulheres na Colônia - página 225
        14. A religiosidade - página 225
        15. Atividades - página 226
      2. CAPÍTULO 16 Os holandeses no Brasil - página 229
        1. A ocupação do Nordeste - página 230
        2. O governogovêrno de Nassau - página 230
        3. A expulsão dos holandeses - página 233
        4. A concorrência com o açúcar das Antilhas - página 233
        5. História e Geografia - página 234
        6. Mapeando a América portuguesa - página 234
        7. Atividades - página 236
        8. O tema é ...reticências - página 238
        9. As comunidades quilombolas - página 238
      3. O que eu estudei? - página 240
    9. UNIDADE 8 A expansão do território colonial - página 242
      1. CAPÍTULO 17 Rumo ao interior da Colônia - página 244
        1. A importância da pecuária na Colônia - página 245
        2. As fazendas de gado - página 245
        3. A exploração das drogas do sertão - página 246
        4. Jesuítas e indígenas - página 246
        5. Os aldeamentos indígenas - página 247
        6. A capitania de São Vicente - página 248
        7. Tipos de bandeiras - página 249
        8. O cotidiano durante as bandeiras - página 250
        9. Alimentação - página 251
        10. Os saberes indígenas na vida colonial - página 252
        11. Mata adentro - página 252
        12. Modo de vida - página 252
        13. Atividades - página 254
      2. CAPÍTULO 18 A descoberta do ouro - página 256
        1. Em busca do ouro - página 256
        2. O controlecontrôle da extração de metais - página 257
        3. A prática do contrabando - página 257
        4. O trabalho nas minas - página 258
        5. Os escravizados - página 258
        6. Os faiscadores - página 259
        7. Comerciantes e tropeiros - página 259
        8. A vida nas vilas e nas cidades - página 261
        9. A moradia - página 261
        10. A alimentação - página 262
        11. Os hábitos de higiene - página 262
        12. O estilo barroco e a religião católica - página 262
        13. História e Arte - página 263
        14. O barroco no Brasil - página 263
        15. Investigando fontes históricas - página 264
          • A riqueza do barroco brasileiro - página 264
        16. Resistência, cultura e identidade - página 266
        17. Irmandades - página 266
        18. Religiosidade e celebrações - página 267
        19. Atividades - página 268
        20. O tema é ...reticências - página 270
        21. Os povos tradicionais e os recursos naturais - página 270
      3. O que eu estudei? - página 272
    10. O que eu aprendi? - página 274
    11. Projeto em ação - página 276
      • Feira da cultura afro-brasileira - página 276
    12. Sugestões complementares - página 280
    13. Mapas - página 284
    14. Referências bibliográficas comentadas - página 286
  21. Terceira Capa
  22. Quarta Capa
  23. Lista de links
  24. Lista de créditos