Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda Capa
Frontispício
Créditos
- página II
Apresentação
- página III
Sumário
- página IV
Conheça a estrutura da coleção
- página V
Livro do aluno
- página V
Manual do professor
- página VII
Fundamentação e orientações gerais
- página VIII
A
BNCC
Bê êne cê cê
e os Anos Finais do Ensino Fundamental
- página VIII
Os objetos de conhecimento e as habilidades
- página IX
Os temas contemporâneos transversais e a formação cidadã
- página IX
As competências gerais
- página XII
As competências de área
- página XV
As competências específicas
- página XVI
Proposta teórico-metodológica do componente curricular de História
- página XVIII
O componente curricular de História
- página XVIII
Por que estudar História?
- página XIX
História, cidadania e o combate à discriminação e ao preconceito
- página XIX
A construção do conhecimento histórico
- página XX
As fontes históricas
- página XXI
O trabalho com conceitos históricos
- página XXI
A prática docente
- página XXIV
Planejamento
- página XXV
Avaliação
- página XXV
Autoavaliação
- página XXVIII
Relações entre os componentes curriculares
- página XXVIII
O aprendizado em sala de aula
- página XXIX
Competência leitora
- página XXX
Metodologias e estratégias ativas
- página XXXIII
O uso de novas tecnologias na educação
- página XL
Pensamento computacional
- página XLI
Práticas de pesquisa
- página XLII
O aluno dos Anos Finais do Ensino Fundamental
- página XLVI
Competências socioemocionais
- página XLVI
Cultura de paz e combate ao
bullying
- página XLVII
Culturas juvenis
- página XLVII
Habilidades da
BNCC
Bê êne cê cê
- História 7
º
ano
- página XLVIII
Quadro de conteúdos e progressões
- página L
Sugestões de cronograma
- página LIX
Referências bibliográficas comentadas
- página LIX
Referências bibliográficas complementares comentadas
sobre
sôbre
Ensino de História
- página LXII
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Conheça seu livro
- página 4
Sumário
- página 8
O que eu já sei?
- página 12
UNIDADE 1
A Europa Moderna
- página 14
CAPÍTULO 1
Mudanças políticas e econômicas
- página 16
O rompimento com o passado?
- página 16
Uma era de reis
- página 16
As Grandes Navegações
- página 17
Humanismo e Renascimento
- página 17
Religiosidade
- página 17
A formação dos Estados modernos na Europa
- página 18
O Reino de Portugal
- página 18
A monarquia espanhola
- página 19
O processo de unificação
- página 19
O absolutismo europeu
- página 20
Teóricos do absolutismo
- página 20
Nicolau Maquiavel (1469-1527)
- página 20
Jean
Bodin
budâ
(1530-1596)
- página 21
Thomas
Hobbes
rróbis
(1588-1679)
- página 21
Jacques
Bossuet
bossuê
(1627-1704)
- página 21
O mercantilismo
- página 22
As Leis de Cercamentos e a propriedade privada
- página 24
Atividades
- página 25
CAPÍTULO 2
A expansão marítima europeia
- página 28
As explorações marítimas
- página 28
As riquezas do Oriente
- página 29
A rota para as Índias
- página 30
A chegada dos espanhóis à América
- página 31
O dia a dia em alto-mar
- página 32
A tripulação
- página 32
Fome e
sede
sêde
- página 33
Um perigo constante
- página 33
Os europeus depois da expansão marítima
- página 34
O Tratado de Tordesilhas
- página 35
Atividades
- página 36
O tema é ...
- página 38
O consumo e a obsolescência programada
- página 38
O que eu estudei?
- página 40
UNIDADE 2
O Oriente: China e Japão
- página 42
CAPÍTULO 3
A formação do Império Chinês
- página 44
As primeiras dinastias chinesas
- página 44
A fundação do Império
Qin
tchin
- página 45
A centralização do poder
- página 45
A dinastia
Han
rã
- página 46
A vida no campo
- página 46
A vida na cidade
- página 47
Taoismo e confucionismo
- página 48
Lao
Tsé
- página 48
O
yin
e o
yang
- página 48
Confúcio
- página 49
Confucionismo e educação
- página 49
Atividades
- página 52
CAPÍTULO 4
A China imperial
- página 54
O Império enfraquecido
- página 54
A reunificação do Império
- página 54
Dinastia Tang (618-907)
- página 55
Dinastia Song (960-1279)
- página 55
Dinastia
Yuan
(1279-1368)
- página 55
Dinastia Ming (1368-1644)
- página 55
A sociedade imperial
- página 56
Os grupos sociais
- página 56
O cotidiano
- página 57
Vestuário
- página 57
Alimentação
- página 57
Cultura e tecnologia
- página 58
Invenções
- página 59
Conquistas marítimas
- página 59
Atividades
- página 60
CAPÍTULO 5
A formação do Japão
- página 62
Reinos e impérios
- página 62
Períodos da história do Japão
- página 63
Período
Nara
(710-794)
- página 63
Período
Heian
Heian
(794-1185)
- página 63
A ascensão dos xoguns (1185‑1867)
- página 63
A sociedade na época do xogunato
- página 64
O poder do imperador
- página 64
O xogum
- página 64
O
daimio
- página 64
Os samurais
- página 65
Os camponeses
- página 65
Os comerciantes
- página 65
A religiosidade
- página 66
O xintoísmo
- página 66
O budismo
- página 66
O contato com o Ocidente
- página 67
A política de isolamento
- página 67
Atividades
- página 70
O tema é
...
reticências
- página 72
Livro: do papiro ao digital
- página 72
O que eu estudei?
- página 74
UNIDADE 3
Os povos da África
- página 76
CAPÍTULO 6
Conhecer a história da África
- página 78
Sociedades e culturas da África
- página 79
A diversidade do continente africano
- página 80
Formas
de organização social e política
- página 81
O comércio e a relação entre os povos
- página 82
As rotas transaarianas
- página 83
A escravidão na África antes do século
XV
quinze
- página 84
As religiões africanas
- página 87
O islamismo na África
- página 88
Intercâmbio comercial e cultural
- página 88
Atividades
- página 92
CAPÍTULO 7
Reinos e impérios da África
- página 94
As sociedades do
Sahel
Sael
- página 94
Gana
- página 95
Mali
- página 96
A cultura do Mali
- página 97
Dominação Songai
- página 97
Os reinos iorubás
- página 98
Os povos bantos
- página 99
O Reino do Congo
- página 100
Investigando fontes históricas
- página 101
A arte iorubá: os relevos de Benin
- página 101
Atividades
- página 103
O tema é ...
- página 106
Os griôs e a tradição oral
- página 106
O que eu estudei?
- página 108
UNIDADE 4
A América antes da chegada dos europeus
- página 110
CAPÍTULO 8
Maias, astecas e incas
- página 112
Os maias
- página 113
Tikal: a metrópole maia
- página 114
O declínio da sociedade maia
- página 115
Os astecas
- página 116
A sociedade
- página 116
O cotidiano
- página 117
Os incas
- página 118
O Império Inca
- página 118
A sociedade inca
- página 119
Atividades
- página 122
CAPÍTULO 9
Os indígenas do Brasil
- página 125
Uma diversidade de povos
- página 125
Os povos Tupi-Guarani
- página 128
A organização social
- página 128
O líder guerreiro
- página 128
O líder espiritual
- página 129
Os indígenas e a divisão do trabalho
- página 130
As moradias indígenas
- página 132
As moradias bororo
- página 132
As moradias dos povos
A’uwe
- página 133
As moradias
Wajãpi
uaiãpí
- página 133
As religiosidades indígenas
- página 134
A importância do pajé
- página 134
Festas e rituais
- página 135
O ritual do quarup
- página 135
Atividades
- página 138
O tema é
...
reticências
- página 140
A pintura corporal indígena
- página 140
O que eu estudei?
- página 142
UNIDADE 5
Cultura e religiosidade na Europa Moderna
- página 144
CAPÍTULO 10
O Renascimento europeu
- página 146
Uma época de transição
- página 146
A sociedade
- página 147
A vida dos pobres
- página 147
A visão de mundo renascentista
- página 148
O Renascimento científico
- página 148
História e Ciências
- página 150
O método científico
- página 150
O Renascimento artístico
- página 151
A difusão do Renascimento
- página 153
Investigando fontes históricas
- página 154
As técnicas de pintura no Renascimento
- página 154
Atividades
- página 156
CAPÍTULO 11
As Reformas religiosas e a reação da Igreja católica
- página 158
A crise da Igreja católica
- página 158
A religião durante o Renascimento
- página 159
A Reforma Protestante
- página 160
Luteranismo
- página 160
Calvinismo
- página 161
Anglicanismo
- página 161
A Contrarreforma
- página 162
A Companhia de Jesus
- página 162
O Concílio de Trento
- página 162
A Inquisição
- página 163
Atividades
- página 166
O tema é
...
reticências
- página 170
Caça às bruxas
- página 170
O que eu estudei?
- página 172
UNIDADE 6
A colonização da América
- página 174
CAPÍTULO 12
A América espanhola
- página 176
A queda do Estado Asteca
- página 176
A conquista do Império Inca
- página 177
A administração das colônias
- página 178
A sociedade colonial
- página 178
Trabalho indígena
- página 179
Influência da Igreja
- página 180
Os povos indígenas na atualidade
- página 182
Mapuche
- página 182
Quéchua e Aimará
- página 183
Povos descendentes dos maias
- página 183
Investigando fontes históricas
- página 184
As representações da conquista
- página 184
Atividades
- página 186
CAPÍTULO 13
A América portuguesa
- página 189
A chegada dos portugueses ao litoral do Brasil
- página 189
Os primeiros contatos
- página 190
A exploração das riquezas
- página 190
A colonização do território
- página 191
A ocupação portuguesa no litoral
- página 191
O sistema de capitanias hereditárias
- página 192
O
governo
govêrno
-geral
- página 193
A administração da colônia
- página 193
As câmaras municipais
- página 193
As relações entre indígenas e portugueses
- página 194
Atividades
- página 195
CAPÍTULO 14
A colonização da América do Norte
- página 198
Ingleses e franceses na América
- página 198
A organização das colônias
- página 199
A colonização inglesa
- página 200
Os povos indígenas
- página 200
Novas tentativas de colonização
- página 201
Quem eram os colonos?
- página 201
As Treze Colônias
- página 202
A região da Nova Inglaterra
- página 202
As
plantations
- página 203
Atividades
- página 204
O tema é
...
reticências
- página 206
Os estudos naturalistas
- página 206
UNIDADE 7
O Brasil colonial
- página 210
CAPÍTULO 15
A escravidão e a produção de açúcar
- página 212
Uma atividade lucrativa
- página 212
Uma nova lógica de escravidão
- página 214
O
engenho açucareiro
- página 215
O valioso açúcar
- página 216
A mão de obra no engenho
- página 217
A resistência à escravidão
- página 219
As fugas de escravizados
- página 219
A capoeira
- página 220
Os quilombos
- página 220
Quilombo dos Palmares
- página 221
Quilombo do Quarterê
- página 221
A sociedade colonial
- página 224
As mulheres na Colônia
- página 225
A religiosidade
- página 225
Atividades
- página 226
CAPÍTULO 16
Os holandeses no Brasil
- página 229
A ocupação do Nordeste
- página 230
O
governo
govêrno
de Nassau
- página 230
A expulsão dos holandeses
- página 233
A concorrência com o açúcar das Antilhas
- página 233
História e Geografia
- página 234
Mapeando a América portuguesa
- página 234
Atividades
- página 236
O tema é
...
reticências
- página 238
As comunidades quilombolas
- página 238
O que eu estudei?
- página 240
UNIDADE 8
A expansão do território colonial
- página 242
CAPÍTULO 17
Rumo ao interior da Colônia
- página 244
A importância da pecuária na Colônia
- página 245
As fazendas de gado
- página 245
A exploração das drogas do sertão
- página 246
Jesuítas e indígenas
- página 246
Os aldeamentos indígenas
- página 247
A capitania de São Vicente
- página 248
Tipos de bandeiras
- página 249
O cotidiano durante as bandeiras
- página 250
Alimentação
- página 251
Os saberes indígenas na vida colonial
- página 252
Mata adentro
- página 252
Modo de vida
- página 252
Atividades
- página 254
CAPÍTULO 18
A descoberta do ouro
- página 256
Em busca do ouro
- página 256
O
controle
contrôle
da extração de metais
- página 257
A prática do contrabando
- página 257
O trabalho nas minas
- página 258
Os escravizados
- página 258
Os faiscadores
- página 259
Comerciantes e tropeiros
- página 259
A vida nas vilas e nas cidades
- página 261
A moradia
- página 261
A alimentação
- página 262
Os hábitos de higiene
- página 262
O estilo barroco e a religião católica
- página 262
História e Arte
- página 263
O barroco no Brasil
- página 263
Investigando fontes históricas
- página 264
A riqueza do barroco brasileiro
- página 264
Resistência, cultura e identidade
- página 266
Irmandades
- página 266
Religiosidade e celebrações
- página 267
Atividades
- página 268
O tema é
...
reticências
- página 270
Os povos tradicionais e os recursos naturais
- página 270
O que eu estudei?
- página 272
O que eu aprendi?
- página 274
Projeto em ação
- página 276
Feira da cultura afro-brasileira
- página 276
Sugestões complementares
- página 280
Mapas
- página 284
Referências bibliográficas comentadas
- página 286
Terceira Capa
Quarta Capa
Lista de links
Lista de créditos