Araribá Conecta – História
Maria Clara Antonelli
Código da Coleção: 0024 P24 01 00 208 040
Proposta pedagógica
- Trabalhar o conteúdo de História de forma cronológica e integrada, relacionando o estudo da História do Brasil com a História geral.
- Apresentar problematizações, estimulando o aluno a refletir e contextualizar marcos importantes da História e a se colocar como protagonista do processo de aprendizagem.
- Trabalhar a competência leitora e o pensamento computacional mesclados ao conteúdo de História.
Código do Obra: 0024 P24 01 00 208 040
Código do Obra: 0024 P24 01 00 208 040
Código do Obra: 0024 P24 01 00 208 040
Código do Obra: 0024 P24 01 00 208 040
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
UNIDADE I – A História e os Seres humanos: tempo e espaço – p. 10
CAPÍTULO 1 – Introdução ao estudo de História – p. 12
O trabalho do historiador – p. 13
As fontes históricas e as interpretações – p. 14
A História e as outras áreas do conhecimento – p. 15
O tempo e a história – p. 16
O tempo medido pelos calendários – p. 17
Outras medidas de tempo – p. 19
Há diversos tempos na história – p. 21
Atividades – p. 22
CAPÍTULO 2 – Origens e dispersão dos Seres humanos – p. 23
O surgimento dos Seres humanos – p. 24
A teoria evolucionista – p. 25
A evolução do Ser humano – p. 26
O gênero Homo – p. 27
Da África para o mundo – p. 28
A chegada dos Seres humanos à América – p. 29
Outros percursos – p. 30
Atividades – p. 31
Ser no mundo – Intervenções urbanas e as disputas pela memória – p. 32
UNIDADE II – Modos de vida e modificações da natureza – p. 34
CAPÍTULO 3 – Os modos de vida dos primeiros grupos humanos – p. 36
A vida no Paleolítico – p. 37
Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte rupestre – p. 38
O período Neolítico – p. 39
Novos modos de viver – p. 40
A Revolução Agrícola – p. 41
Os objetos de cerâmica – p. 42
Os cultivadores modificam as paisagens – p. 43
O surgimento do comércio e das cidades – p. 44
As primeiras cidades – p. 45
A descoberta do uso dos metais – p. 46
O nascimento do Estado e da escrita – p. 47
Atividades – p. 48
CAPÍTULO 4 – Modos de vida na América: povos do atual território brasileiro – p. 49
Os mais antigos habitantes do atual Brasil – p. 50
Os povos dos sambaquis – p. 51
Os povos ceramistas – p. 52
Os sítios de Lagoa Santa e São Raimundo Nonato – p. 53
Integrar conhecimentos: História e Ciências – A megafauna do Quaternário – p. 54
Atividades – p. 55
CAPÍTULO 5 – Modos de vida na América: Mesoamérica e Andes – p. 56
Sociedades da Mesoamérica – p. 57
O mundo dos maias – p. 58
Matemática e Astronomia – p. 59
O declínio das cidades maias – p. 60
Os maias nos dias de hoje – p. 60
Documento – Fontes para o estudo da cultura maia – p. 61
Povos andinos – p. 62
Chavín de Huantar – p. 63
Astecas e incas – p. 64
Atividades – p. 65
Para refletir – Como podemos desenvolver uma relação harmoniosa com a natureza nos tempos de hoje? – p. 66
UNIDADE III – Sociedades antigas do Oriente – p. 68
CAPÍTULO 6 – A terra entre rios – p. 70
Os sumérios – p. 71
Documento – O Estandarte de Ur – p. 72
Os impérios da Mesopotâmia – p. 73
Império Acádio – p. 73
Império Babilônico – p. 73
Império Assírio – p. 74
O novo Império Babilônico – p. 74
A vida na Mesopotâmia – p. 75
A vida nas aldeias – p. 76
A vida nas cidades – p. 77
Uma religião com muitos deuses – p. 78
Atividades – p. 79
CAPÍTULO 7 – Hebreus, fenícios e persas – p. 80
Os hebreus – p. 81
O reino hebreu – p. 82
Os fenícios – p. 83
As cidades-Estado e as colônias fenícias – p. 84
O alfabeto fenício – p. 85
A religião fenícia – p. 85
Os persas – p. 86
O governo de Dario – p. 87
A sociedade persa – p. 88
Lugar e cultura – Costumes persas – p. 88
Atividades – p. 89
CAPÍTULO 8 – A China e a Índia na Antiguidade – p. 90
A antiga civilização chinesa – p. 91
As dinastias – p. 92
A sociedade chinesa – p. 93
Atividades econômicas – p. 94
Documento – Os guerreiros de Xian – p. 95
A antiga civilização indiana – p. 96
A Índia do período védico – p. 97
Atividades – p. 99
Ser no mundo – Identidades em Jerusalém – p. 100
UNIDADE IV – Povos da Antiguidade na África – p. 102
CAPÍTULO 9 – O Egito: a civilização do Nilo – p. 104
A formação do Egito Antigo – p. 105
O faraó e seus colaboradores – p. 106
Viver no Egito Antigo – p. 107
Os ofícios da cidade – p. 108
Homens e mulheres na terra dos faraós – p. 109
A religião – p. 110
O mundo dos mortos – p. 110
A escrita egípcia – p. 111
Documento – O Livro dos Mortos – p. 112
Atividades – p. 114
CAPÍTULO 10 – A Núbia e o Reino de Cuxe – p. 115
Kerma e Napata – p. 116
Napata, a nova capital cuxita – p. 117
A civilização de Méroe – p. 118
O poder das mulheres em Méroe – p. 119
A escrita meroíta – p. 119
Lugar e cultura – Documentos arqueológicos submersos – p. 120
Atividades – p. 121
Para refletir – O que levar em conta ao comparar as formas de registro das sociedades antigas com as das sociedades atuais? – p. 122
UNIDADE V – A Grécia Antiga – p. 124
CAPÍTULO 11 – Sociedade e política na Grécia Antiga – p. 126
A formação da Grécia Antiga – p. 127
A Grécia pós-micênica – p. 128
Esparta – p. 129
A oligarquia espartana – p. 130
Documento – A educação espartana – p. 130
Atenas – p. 131
O sistema democrático – p. 132
As mulheres na Grécia – p. 133
A conquista macedônica – p. 134
A cultura helenística – p. 135
Em debate – O caldeirão cultural mediterrânico – p. 136
Atividades – p. 137
CAPÍTULO 12 – Religião e arte na Grécia Antiga – p. 138
Rituais e festividades religiosas – p. 139
Jogos Olímpicos – p. 139
Os mitos – p. 140
Teatro, escultura e arquitetura – p. 141
A tragédia e a comédia – p. 141
O realismo das esculturas – p. 142
Arquitetura: a dimensão humana dos deuses – p. 142
Integrar conhecimentos: História e Arte – A pintura nos vasos gregos – p. 143
O pensamento filosófico e as ciências – p. 144
Os principais filósofos gregos – p. 145
História e medicina – p. 146
Atividades – p. 147
Ser no mundo – O que é o belo? – p. 148
UNIDADE VI – Roma Antiga – p. 150
CAPÍTULO 13 – Formação e expansão de Roma – p. 152
A monarquia (753 a.C.-509 a.C.) – p. 153
Camadas sociais – p. 153
A república (509 a.C.-27 a.C.) – p. 154
Nova ordem política – p. 154
A voz dos plebeus – p. 155
A expansão territorial – p. 156
Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mediterrâneo: encruzilhada de civilizações – p. 157
Consequências da expansão – p. 158
Em debate – Escravidão e trabalho livre na Roma Antiga – p. 159
A outra face das conquistas – p. 160
O exército e seus líderes – p. 161
Atividades – p. 162
CAPÍTULO 14 – A Roma imperial – p. 163
O Império Romano (27 a.C.-476 d.C.) – p. 164
Integrar conhecimentos: História e Geografia – A ideia de territorialidade na Roma imperial – p. 165
Mulheres e crianças na Roma Antiga – p. 166
Cultura e entretenimento – p. 167
Documento – Sêneca e os gladiadores – p. 167
O cristianismo – p. 168
Crença e ensinamentos – p. 168
De crença perseguida à religião oficial do Império Romano – p. 169
O declínio do Império Romano – p. 170
Aumento dos tributos e inflação – p. 170
A crise política e a nova forma de governo – p. 171
A queda de Roma – p. 172
Atividades – p. 173
CAPÍTULO 15 – O mundo bizantino – p. 174
O Império Bizantino – p. 175
A sociedade bizantina – p. 176
Rupturas na cristandade – p. 177
Integrar conhecimentos: História e Arte – O mosaico bizantino e a doutrina cristã – p. 178
Atividades – p. 179
Para refletir – Qual é a relação entre a Antiguidade Clássica e o mundo ocidental? – p. 180
UNIDADE VII – O nascimento do mundo medieval – p. 182
CAPÍTULO 16 – Os reinos germânicos – p. 184
Os povos germânicos – p. 185
Chefes guerreiros – p. 185
O encontro de diferentes culturas – p. 186
O Reino Franco – p. 187
Carlos Magno e o Império Carolíngio – p. 188
Lugar e cultura – A tradição medieval nas Cavalhadas do Brasil – p. 190
Atividades – p. 191
CAPÍTULO 17 – O nascimento do islamismo e o Império Muçulmano – p. 192
Os povos da Arábia – p. 193
A importância de Meca – p. 194
Maomé e o surgimento do islã – p. 195
Em direção a Medina – p. 196
O Império Muçulmano – p. 197
Os califados: expansão e conquista – p. 198
A expansão turco-otomana – p. 199
A importância do comércio no Império Muçulmano – p. 200
Cultura e ciências no mundo muçulmano – p. 201
Lugar e cultura – A mulher no islã – p. 202
Atividades – p. 203
Ser no mundo – Islamismo hoje – p. 204
UNIDADE VIII – O feudalismo e a Baixa Idade Média – p. 206
CAPÍTULO 18 – O feudalismo – p. 208
A sociedade feudal – p. 209
Os leigos – p. 210
Os clérigos – p. 212
Viver na Europa feudal – p. 213
Vida cotidiana e diferentes formas de entretenimento – p. 213
As vestimentas – p. 214
Moradias: casas e castelos – p. 214
As mulheres no mundo feudal – p. 215
Em debate – Servidão, escravidão, trabalho livre – p. 216
Atividades – p. 217
CAPÍTULO 19 – A Baixa Idade Média – p. 218
O crescimento da produção agrícola – p. 219
Rotação trienal de culturas – p. 220
O aumento populacional – p. 220
O crescimento das cidades – p. 221
Mercados, feiras e produtos do comércio – p. 222
Mestres, companheiros a aprendizes – p. 223
O poder da Igreja – p. 224
Os poderes político e espiritual – p. 225
As Cruzadas – p. 226
Documento – As Cruzadas na visão de cristãos e de árabes – p. 227
Fome, peste, rebelião – p. 228
A fome entre a população – p. 228
A peste negra – p. 229
As revoltas populares – p. 230
O medo da morte – p. 231
O fim do feudalismo – p. 231
A centralização monárquica – p. 232
Atividades – p. 233
Para refletir – O mundo árabe e o mundo ocidental são, realmente, incompatíveis? – p. 234
Referências bibliográficas comentadas – p. 236
UNIDADE I – Reinos e povos da África – p. 10
CAPÍTULO 1 – Os reinos do Sahel – p. 12
O Reino de Gana – p. 13
A presença do islã em Gana – p. 14
O Império do Mali – p. 15
Diversos povos e um rico comércio – p. 15
As cidades de Timbuctu e Djenné – p. 16
Lugar e cultura – A tradição oral – p. 17
O comércio caravaneiro – p. 18
Rotas do comércio transaariano e transaheliano – p. 19
Em debate – Os contatos intercontinentais – p. 22
Atividades – p. 23
CAPÍTULO 2 – Povos iorubás e bantos – p. 24
Os reinos iorubás – p. 25
Documento – Estatuetas e a arte dos iorubás – p. 26
A diversidade dos povos bantos – p. 27
O Reino do Congo – p. 28
Atividades – p. 29
Ser no mundo – Quilombolas brasileiros visitam a África – p. 30
UNIDADE II – A Europa moderna em formação – p. 32
CAPÍTULO 3 – O Renascimento – p. 34
Uma nova visão de mundo – p. 35
O Humanismo – p. 36
O espírito científico – p. 37
Integrar conhecimentos: História e Ciências – A vida de Galileu – p. 38
A difusão de novas ideias – p. 40
Perseguições e redes de apoio – p. 40
A arte do Renascimento – p. 41
Inovações da arte renascentista – p. 42
A pintura renascentista – p. 43
Outros expoentes do Renascimento – p. 44
Integrar conhecimentos: História e Arte – A cultura greco-romana na arte renascentista – p. 45
Atividades – p. 46
CAPÍTULO 4 – A Reforma protestante e a Contrarreforma – p. 47
Lutero e o início da Reforma – p. 48
A doutrina luterana – p. 48
Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte do luteranismo – p. 49
Os seguidores de Calvino – p. 50
A Igreja anglicana – p. 50
A Contrarreforma – p. 51
Instrumentos da Contrarreforma – p. 52
O Tribunal do Santo Ofício – p. 53
A Contrarreforma na arte: o Barroco – p. 54
Atividades – p. 55
CAPÍTULO 5 – O Estado absolutista e o mercantilismo – p. 56
A centralização monárquica – p. 57
O absolutismo – p. 58
Teóricos do absolutismo – p. 59
Diferentes formas de pensar o absolutismo – p. 60
O mercantilismo – p. 61
A acumulação de riquezas – p. 62
Diferentes caminhos – p. 63
Em debate – Mercantilismo como transição para o capitalismo ou capitalismo comercial? – p. 64
Atividades – p. 65
Para refletir – Como se deu a construção da ideia de “modernidade” e de ciência moderna? – p. 66
UNIDADE III – América: terra de muitos povos – p. 68
CAPÍTULO 6 – Os astecas – p. 70
A formação do Império Asteca – p. 71
Organização econômica e social – p. 72
Lugar e cultura – Alimentos da América para o mundo – p. 73
Uma sociedade guerreira – p. 74
Documentos preciosos: os códices – p. 75
A educação de crianças no Império Asteca – p. 76
A religião asteca – p. 77
Os calendários astecas – p. 77
Documento – Cultura material – p. 78
Atividades – p. 79
CAPÍTULO 7 – Os incas – p. 80
Tahuantinsuyu: o Império Inca – p. 81
A sociedade incaica – p. 82
A cidade de Machu Picchu – p. 83
Mumificação dos mortos – p. 84
Técnica e ciência na sociedade inca – p. 86
A metalurgia – p. 87
A astronomia – p. 87
Os quipos – p. 88
Atividades – p. 89
Ser no mundo – Patrimônio, identidade e preservação no México – p. 90
UNIDADE IV – A conquista e a resistência na América – p. 92
CAPÍTULO 8 – Expansão marítima europeia – p. 94
Mares nunca antes navegados – p. 95
Portugal conquista os mares – p. 96
Navegando em direção às Índias – p. 96
Os portugueses chegam às terras do atual Brasil – p. 97
As viagens marítimas espanholas – p. 98
Percursos e objetivos – p. 99
O Tratado de Tordesilhas – p. 100
Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mapa-múndi de Waldseemüller – p. 101
Atividades – p. 102
CAPÍTULO 9 – Espanhóis na América – p. 103
A conquista do Caribe – p. 104
No início, as alianças – p. 105
No fim, o extermínio – p. 105
A destruição do Império Asteca – p. 106
A tomada de Tenochtitlán – p. 107
Documento – As ideias de Bartolomé de Las Casas – p. 108
A destruição do Império Inca – p. 109
A resistência indígena – p. 110
Atividades – p. 111
CAPÍTULO 10 – Portugueses na América – p. 112
Primeiros contatos entre indígenas e portugueses – p. 113
Organização das famílias indígenas – p. 113
A guerra na cultura Tupi – p. 114
Lugar e cultura – O contato com o “outro” – p. 115
O valioso pau-brasil – p. 116
Documento – Mapa Terra Brasilis – p. 117
Formas de resistência indígena – p. 118
Resistência Tupinambá – p. 119
Resistência Guaicuru – p. 120
Atividades – p. 121
Para refletir – Qual é a relação entre o conceito de modernidade e o eurocentrismo? – p. 122
UNIDADE V – A colonização da América – p. 124
CAPÍTULO 11 – A colonização inglesa na América – p. 126
A fase comercial da exploração da América do Norte – p. 127
A formação das treze colônias – p. 128
Relação entre indígenas e colonos – p. 129
Lugar e cultura – Dia de Ação de Graças.. 129
As colônias do norte e do centro e as colônias do sul – p. 130
A autonomia das treze colônias – p. 131
O comércio triangular – p. 131
A presença de pessoas escravizadas – p. 132
Atividades – p. 133
CAPÍTULO 12 – A colonização espanhola na América – p. 134
A administração colonial – p. 135
As principais atividades econômicas – p. 136
A mão de obra indígena – p. 137
Documento – O trabalho nas minas de prata – p. 138
A sociedade colonial – p. 139
Vice-reinos – p. 140
Nas Antilhas – p. 140
Relações entre diferentes culturas – p. 141
Atividades – p. 142
CAPÍTULO 13 – A colonização portuguesa na América – p. 143
O início da colonização – p. 144
O cultivo da cana – p. 144
Colonização e escravização – p. 146
A administração da colônia – p. 147
Em debate – Reconstruindo as capitanias hereditárias – p. 148
Atividades – p. 149
Ser no mundo – Identidades latino-americanas – p. 150
UNIDADE VI – A economia açucareira – p. 152
CAPÍTULO 14 – O principal negócio da colônia – p. 154
A organização da produção açucareira – p. 155
Engenho: o complexo do açúcar – p. 156
A vida nos engenhos – p. 157
Os escravizados – p. 157
Os senhores de engenho – p. 158
Trabalhadores livres – p. 158
Os lavradores de cana – p. 159
Escravidão e resistência – p. 160
Identidade cultural – p. 161
Religiosidade e resistência – p. 161
Em debate – Diferentes visões sobre a escravidão – p. 162
Nem só de açúcar vivia a colônia – p. 163
A criação de gado – p. 163
Tabaco e algodão – p. 163
A produção de alimentos – p. 164
As especiarias do sertão – p. 164
Atividades – p. 165
CAPÍTULO 15 – Os holandeses no Nordeste – p. 166
Em busca do domínio do Atlântico – p. 167
Espanha e Holanda: domínio e guerra – p. 168
Da Bahia a Pernambuco – p. 168
O domínio holandês na América portuguesa – p. 169
Integrar conhecimentos: História e Arte – A invasão holandesa representada no teatro – p. 170
O fim do domínio holandês – p. 171
As guerras de expulsão – p. 171
Documento – O “indígena selvagem” na pintura de Eckhout – p. 172
Os franceses buscam espaço na América – p. 173
O mundo atlântico – p. 174
Atividades – p. 175
Para refletir – Por que é difícil comparar as formas de escravidão em diferentes períodos da História? – p. 176
UNIDADE VII – A expansão da América portuguesa – p. 178
CAPÍTULO 16 – Os jesuítas na América portuguesa – p. 180
A catequização dos indígenas – p. 181
Os aldeamentos jesuítas – p. 181
O impacto para os indígenas – p. 182
Os conflitos entre jesuítas e colonos – p. 183
A Colônia de Sacramento – p. 184
A educação jesuítica no Brasil colônia – p. 185
Atividades – p. 186
CAPÍTULO 17 – A expansão para o interior – p. 187
A pecuária – p. 188
A pecuária no sul da colônia – p. 188
Bandeiras e monções – p. 189
Rumo ao interior da colônia – p. 190
O movimento das monções – p. 191
Documento – Os bandeirantes na pintura histórica do Brasil – p. 192
Assimilação de conhecimentos indígenas – p. 193
O “ressurgimento” dos indígenas no Brasil – p. 194
Etnogênese no Brasil – p. 195
Atividades – p. 196
CAPÍTULO 18 – A crise no Império e as rebeliões na colônia – p. 197
A América portuguesa no fim do século XVII – p. 198
A crise econômica do Império Português – p. 199
O aumento do controle metropolitano – p. 200
O exclusivo metropolitano – p. 201
Os colonos reagem ao controle comercial – p. 202
A Revolta de Beckman (1684-1685) – p. 202
A Revolta do Maneta (1711) – p. 203
A Guerra dos Mascates (1710-1711) – p. 203
Lugar e cultura – O Estado do Grão-Pará e o Estado do Brasil – p. 204
Atividades – p. 205
Ser no mundo – A educação indígena nos dias atuais – p. 206
UNIDADE VIII – A mineração no Brasil colonial – p. 208
CAPÍTULO 19 – A exploração de ouro e diamante – p. 210
Disputas nas terras do ouro – p. 211
O aumento do controle metropolitano – p. 212
A distribuição de datas – p. 213
A cobrança de impostos – p. 214
Descoberta e exploração dos diamantes – p. 216
Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mineração e degradação ambiental – p. 217
Atividades – p. 218
CAPÍTULO 20 – A sociedade mineradora – p. 219
Os indígenas que viviam nas Minas – p. 220
Recorrendo à justiça colonial – p. 220
A elite e as camadas intermediárias – p. 221
Africanos escravizados e libertos – p. 222
O cotidiano nas cidades mineiras – p. 223
As irmandades religiosas – p. 223
O Barroco nas Minas Gerais – p. 224
Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte barroca – p. 225
Atividades – p. 226
CAPÍTULO 21 – Novas configurações na colônia – p. 227
Urbanização e necessidade de abastecimento – p. 228
Em direção à região das Minas – p. 229
O papel dos tropeiros – p. 229
Integrar conhecimentos: História e Geografia – Rotas comerciais – p. 230
A diversificação da economia mineira – p. 231
Vida cultural na colônia – p. 232
Atividades – p. 233
Para refletir – A dinâmica do tráfico de escravizados foi sempre a mesma ao longo de sua existência? – p. 234
Referências bibliográficas comentadas – p. 236
UNIDADE I – Revoluções na Inglaterra – p. 10
CAPÍTULO 1 – As revoluções políticas – p. 12
Os monarcas absolutistas – p. 13
A Revolução Puritana – p. 14
A república de Cromwell – p. 15
A Revolução Gloriosa – p. 16
Documento – A Declaração de Direitos – p. 17
Mudanças na Inglaterra – p. 18
A modernização da agricultura – p. 18
Abundância de carvão e ferro – p. 19
Atividades – p. 20
CAPÍTULO 2 – A Revolução Industrial e as mudanças na sociedade – p. 21
Do artesanato à maquinofatura – p. 22
A mecanização da indústria – p. 23
Uma nova sociedade – p. 24
O trabalhador no sistema industrial – p. 25
Moradias precárias na cidade – p. 26
Os impactos ambientais da industrialização – p. 27
As agressões ao meio ambiente persistem – p. 28
A organização da classe operária – p. 30
Os “quebradores de máquinas” – p. 30
A hora dos sindicatos – p. 31
Documento – O trabalho das crianças – p. 32
Atividades – p. 33
CAPÍTULO 3 – Os impactos da Revolução Industrial – p. 34
Circulação de povos, mercadorias e culturas – p. 35
As ferrovias – p. 35
Navios a vapor – p. 36
Telégrafo – p. 36
Circulação de pessoas – p. 37
Integrar conhecimentos: História e Geografia – A Revolução Industrial e o espaço geográfico – p. 38
Atividades – p. 39
Ser no mundo – Importando costumes – p. 40
UNIDADE II – O Iluminismo, a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa – p. 42
CAPÍTULO 4 – O Iluminismo e a independência dos Estados Unidos – p. 44
O pensamento iluminista – p. 45
Mudanças políticas, sociais e econômicas – p. 45
Os filósofos das Luzes – p. 46
Documento – A divisão de poderes – p. 47
O liberalismo econômico – p. 48
Luzes na educação – p. 49
Literatura iluminista – p. 50
O despotismo esclarecido – p. 51
Estados Unidos: independência – p. 52
Os colonos reagem – p. 53
A Declaração de Independência – p. 54
Participação política para poucos – p. 54
Atividades – p. 55
CAPÍTULO 5 – A Revolução Francesa – p. 56
Às vésperas da revolução – p. 57
A convocação dos Estados Gerais – p. 58
O processo revolucionário – p. 59
A monarquia constitucional – p. 59
Nasce a república francesa – p. 60
A Convenção Nacional e os grupos políticos – p. 61
Os rumos da revolução – p. 62
O Terror – p. 63
A caminho do fim – p. 64
Palavras da revolução – p. 65
Em debate – As mulheres-soldados – p. 66
O cotidiano na França revolucionária – p. 68
A família francesa – p. 68
As mulheres na França revolucionária – p. 69
Algumas heranças da revolução – p. 70
Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte da revolução – p. 71
Atividades – p. 72
Para refletir – Quais são as heranças do Iluminismo e do liberalismo no mundo de hoje? – p. 74
UNIDADE III – A era de Napoleão e as independências na América – p. 76
CAPÍTULO 6 – O Império Napoleônico e a Revolução de São Domingo – p. 78
Napoleão chega ao poder – p. 79
Documento – Representações de Napoleão – p. 80
O Império Napoleônico – p. 82
Batalhas no continente europeu – p. 83
O governo dos cem dias – p. 84
A independência do Haiti – p. 85
O levante dos jacobinos negros – p. 86
Em debate – Como explicar o Haiti? – p. 87
Atividades – p. 88
CAPÍTULO 7 – Independências na América espanhola – p. 89
Agitação política nas colônias – p. 90
Independência no México – p. 91
As independências na América Central – p. 92
As independências na América do Sul – p. 93
Projetos para o futuro – p. 94
E depois da independência? – p. 95
Indígenas e africanos na América independente – p. 96
Os africanos na América independente – p. 97
Lugar e cultura – Ser negro no Uruguai: cultura e preconceito – p. 98
Atividades – p. 99
Ser no mundo – O Dia da Bandeira no Haiti – p. 100
UNIDADE IV – A independência do Brasil e o Primeiro Reinado – p. 102
CAPÍTULO 8 – A crise do sistema colonial no Brasil – p. 104
A crise portuguesa se aprofunda – p. 105
Tentativas de superação da crise – p. 106
A Conjuração Mineira – p. 107
A revolta que não se concretizou – p. 108
Em debate – Tiradentes: a construção de um mito – p. 109
A Conjuração Baiana – p. 110
Documento – Boletins sediciosos da Conjuração Baiana – p. 111
Atividades – p. 112
CAPÍTULO 9 – Brasil independente – p. 113
A vinda da família real para o Brasil – p. 114
Em terras brasileiras – p. 115
Uma nova dignidade ao Brasil – p. 117
A Revolução Pernambucana – p. 118
A volta de D. João VI a Portugal – p. 119
A Proclamação da Independência – p. 120
Atividades – p. 122
CAPÍTULO 10 – O Primeiro Reinado – p. 123
Nem todos queriam a independência – p. 124
A Assembleia Constituinte de 1823 – p. 125
A Constituição de 1824 – p. 126
As disputas políticas no Primeiro Reinado – p. 127
Conflitos entre as elites – p. 127
A formação do Estado nacional – p. 128
Nova revolta em Pernambuco – p. 129
A crise econômica e política – p. 130
A abdicação de D. Pedro I – p. 130
Atividades – p. 131
Para refletir – A política indigenista brasileira do século XIX, após a independência, respeitava os costumes e as tradições dos povos indígenas? – p. 132
UNIDADE V – Revoluções e novas teorias políticas do século XIX – p. 134
CAPÍTULO 11 – Revoluções e unificações na Europa – p. 136
Revoluções liberais do século XIX – p. 137
O século das revoluções – p. 137
Lugar e cultura – O Romantismo e a revolução – p. 138
A unificação da Itália – p. 141
De norte a sul da península – p. 141
A formação da Alemanha – p. 142
Guerra pela unificação – p. 143
Atividades – p. 144
CAPÍTULO 12 – A Europa industrial e os trabalhadores – p. 145
A expansão da industrialização na Europa – p. 146
A valorização do mundo técnico-científico – p. 147
A primeira exposição universal – p. 147
Algumas teorias científicas do século XIX – p. 148
Darwinismo social – p. 149
Lugar e cultura – A arte realista – p. 150
Novas teorias políticas – p. 151
O socialismo de Marx e Engels – p. 152
O que é anarquismo? – p. 153
A Comuna de Paris – p. 155
Atividades – p. 156
Ser no mundo – O cotidiano do trabalho nas tirinhas – p. 158
UNIDADE VI – A era do imperialismo – p. 160
CAPÍTULO 13 – A Segunda Revolução Industrial – p. 162
O mundo se transforma – p. 163
As potências mundiais se modernizam – p. 164
Trabalho e vida nas cidades – p. 165
Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mutilações e deformidades físicas causadas pelo trabalho – p. 165
A pobreza nas grandes cidades – p. 166
A transformação dos centros urbanos – p. 167
A Belle Époque – p. 168
Inspiração para artistas – p. 168
A arte de vanguarda – p. 169
O nascimento do cinema – p. 171
Atividades – p. 173
CAPÍTULO 14 – O capital financeiro e a expansão imperialista na África, na Índia e na China – p. 174
A era do capital financeiro – p. 175
A expansão imperialista na África – p. 176
Características da colonização na África – p. 176
O império colonial britânico na África – p. 177
Os franceses na África – p. 178
Portugueses, belgas e alemães – p. 179
A resistência africana à dominação imperialista – p. 182
Em debate – A resistência organizada pelos povos africanos – p. 184
O domínio imperialista na Índia e na China – p. 185
A expansão imperialista na China – p. 186
Lugar e cultura – Os samurais e a aproximação do Japão ao Ocidente – p. 187
Atividades – p. 189
Para refletir – Quais são as relações entre o imperialismo e o empobrecimento da África atual? – p. 190
UNIDADE VII – Brasil: da Regência ao Segundo Reinado – p. 192
CAPÍTULO 15 – O período regencial (1831-1840) – p. 194
As regências – p. 195
A Regência Una – p. 196
As revoltas regenciais – p. 197
A Sabinada (Bahia, 1837) – p. 197
A Revolta dos Malês (Salvador, 1835) – p. 198
A Balaiada (Maranhão, 1838-1841) – p. 199
A Cabanagem (Grão-Pará, 1835-1840) – p. 200
As Rusgas Cuiabanas (Mato Grosso, 1834) – p. 200
A Guerra dos Farrapos (Rio Grande do Sul, 1835-1845) – p. 201
Em debate – Os lanceiros negros na Revolução Farroupilha – p. 202
Atividades – p. 203
CAPÍTULO 16 – O Segundo Reinado – p. 204
As forças políticas – p. 205
O “parlamentarismo à brasileira” – p. 206
A “Primavera dos Povos” no Brasil – p. 207
A Guerra do Paraguai (1864-1870) – p. 208
Resultados do conflito – p. 209
Em debate – Versões da Guerra do Paraguai – p. 210
A expansão cafeeira no Segundo Reinado – p. 212
A caminho do Oeste Paulista – p. 213
Outras atividades econômicas durante o Segundo Reinado – p. 214
Atividades – p. 215
CAPÍTULO 17 – O fim da escravidão no Brasil – p. 216
A pressão contra o tráfico – p. 217
A extinção do tráfico de escravizados – p. 218
Os efeitos do fim do tráfico – p. 218
Abolição lenta e gradual – p. 219
Antes e depois da abolição – p. 220
A monarquia com os dias contados – p. 220
Lei de Terras – p. 221
Em debate – Vozes negras – p. 223
Os imigrantes no Brasil – p. 224
Políticas de imigração – p. 225
Lugar e cultura – As mulheres no Brasil do século XIX – p. 226
Atividades – p. 227
Ser no mundo – A construção da identidade nacional no Brasil: cultura popular e erudita – p. 228
UNIDADE VIII – A expansão dos Estados Unidos no século XIX – p. 230
CAPÍTULO 18 – A expansão para o Oeste e a Guerra de Secessão – p. 232
A formação de um país – p. 233
Território e identidade – p. 234
Expulsão dos antigos donos – p. 234
Integrar conhecimentos: História e Geografia – A retração dos territórios indígenas – p. 235
A Guerra de Secessão – p. 236
A caminho da guerra civil – p. 237
A “casa” dividida – p. 238
Segregação racial – p. 239
Documento – A fotografia de guerra – p. 240
Atividades – p. 241
CAPÍTULO 19 – Crescimento econômico e imperialismo – p. 242
O crescimento econômico estadunidense – p. 243
A “terra da liberdade e das oportunidades” – p. 244
Lugar e cultura – Imigrantes nos Estados Unidos – p. 245
Urbanização acelerada – p. 246
A relação dos Estados Unidos com os países da América Latina – p. 247
A política do Big Stick – p. 248
O caso cubano – p. 249
O canal do Panamá – p. 250
Atividades – p. 251
Para refletir – Por que o problema da imigração é tão sério e complexo no mundo contemporâneo? – p. 252
Referências bibliográficas comentadas – p. 254
UNIDADE I – A república chega ao Brasil – p. 10
CAPÍTULO 1 – Uma república em construção – p. 12
A emergência da república – p. 13
Os conflitos com a Igreja – p. 14
A Questão Militar – p. 14
A desconfiança de setores da sociedade – p. 15
O golpe de 15 de novembro – p. 15
A República da Espada – p. 16
A crise econômica e o fim da República da Espada – p. 17
A República Oligárquica – p. 18
A Política dos Governadores e o coronelismo – p. 18
O poder das oligarquias – p. 19
A proteção ao café – p. 19
Em debate – O ideal de unidade nacional e as contradições regionais – p. 20
Os conflitos no campo – p. 21
A Guerra de Canudos – p. 21
A Guerra do Contestado – p. 23
O cangaço – p. 25
Atividades – p. 26
CAPÍTULO 2 – Industrialização e urbanização na Primeira República – p. 27
Os imigrantes – p. 28
As reformas urbanas – p. 29
Integrar conhecimentos: História e Geografia – As reformas urbanas no Rio de Janeiro e em Salvador – p. 30
A luta pela cidadania – p. 32
A Revolta da Vacina – p. 32
A Revolta da Chibata – p. 33
A organização dos movimentos negros no pós-abolição – p. 34
Em debate – A inserção dos ex-escravizados na sociedade brasileira após a abolição – p. 35
Trabalhadores e trabalhadoras se organizam – p. 36
A greve geral de 1917 – p. 37
O Modernismo – p. 38
A Semana de 1922 – p. 38
Atividades – p. 39
Ser no mundo – Samba e identidade – p. 40
UNIDADE II – A grande guerra e a Revolução Russa – p. 42
CAPÍTULO 3 – A Primeira Guerra Mundial – p. 44
Guerra à vista – p. 45
Eclode a guerra – p. 46
O conflito – p. 47
Documento – A vida no campo de batalha – p. 48
A guerra a caminho do fim – p. 49
A entrada dos Estados Unidos – p. 49
A paz dos vencedores – p. 50
Tecnologia da destruição – p. 51
O mundo após a guerra – p. 52
Em debate – As mulheres e a guerra – p. 53
Os homenageados e os esquecidos – p. 54
Atividades – p. 55
CAPÍTULO 4 – A Revolução Russa – p. 56
Um país de contrastes e conflitos – p. 57
O Domingo Sangrento e a Revolução de 1905 – p. 58
A Rússia na Primeira Guerra Mundial – p. 59
A Revolução – p. 60
A guerra civil e o comunismo de guerra – p. 61
A Nova Política Econômica – p. 62
Em debate – A construção do conhecimento histórico sobre a Revolução Russa – p. 63
A ditadura stalinista – p. 64
A arte na União Soviética – p. 65
O realismo socialista – p. 66
Atividades – p. 67
Para refletir – A Primeira Guerra Mundial foi decorrência do desenvolvimento do capitalismo? – p. 68
UNIDADE III – O período entreguerras e a Segunda Guerra – p. 70
CAPÍTULO 5 – O mundo em crise: recessão e totalitarismo – p. 72
A quebra da Bolsa de Nova York – p. 73
As consequências da quebra – p. 74
A economia se recupera: o New Deal – p. 75
O totalitarismo na Europa – p. 76
A ascensão do fascismo na Itália – p. 77
Na Alemanha: antecedentes – p. 78
O Partido Nazista na Alemanha – p. 79
Os nazistas no poder – p. 80
Em debate – O regime nazista e as pessoas com deficiência – p. 81
Atividades – p. 82
CAPÍTULO 6 – A Segunda Guerra Mundial – p. 83
O caminho sem volta – p. 84
A invasão da Polônia: o início da guerra – p. 85
O avanço do Eixo – p. 86
A invasão da União Soviética – p. 87
A ofensiva aliada – p. 88
A última fase da guerra – p. 89
Documento – A destruição de Hiroshima – p. 90
O cotidiano dos civis durante a guerra – p. 92
O mundo depois da guerra – p. 93
A Organização das Nações Unidas – p. 94
Atividades – p. 95
Ser no mundo – A Carta dos Direitos Humanos – p. 96
UNIDADE IV – A Era Vargas – p. 98
CAPÍTULO 7 – O fim da República Oligárquica – p. 100
O movimento de 1930 – p. 101
Os caminhos da revolução – p. 102
Em debate – Revolução de 1930? – p. 103
A Constituição de 1934 – p. 104
Lugar e cultura – A conquista do voto feminino – p. 105
Integralistas e comunistas – p. 106
Atividades – p. 107
CAPÍTULO 8 – O Estado Novo – p. 108
Tem início o Estado Novo – p. 109
O crescimento da economia – p. 109
Intervenção estatal – p. 109
O Estado Novo e o trabalhismo – p. 110
Repressão, violência e tortura – p. 111
A construção da identidade nacional – p. 112
Integrar conhecimentos: História e Arte – Arte nacionalista – p. 113
Os indígenas: raízes da brasilidade – p. 114
A propaganda política – p. 115
O cinema e o rádio – p. 115
Atividades – p. 116
CAPÍTULO 9 – O retorno à democracia – p. 117
O fim do Estado Novo – p. 118
As eleições e o governo de Dutra – p. 119
Vargas volta ao poder – p. 120
A nacionalização do petróleo – p. 121
O fim do governo de Vargas – p. 122
Documento – O cortejo de Getúlio – p. 122
Atividades – p. 123
Para refletir – Quais seriam as semelhanças e as diferenças entre o Estado Novo e os regimes totalitários europeus? – p. 124
UNIDADE V – O mundo bipolar – p. 126
CAPÍTULO 10 – A Guerra Fria – p. 128
Capitalistas × comunistas – p. 129
De um lado, Estados Unidos; de outro, União Soviética – p. 129
Alemanha dividida – p. 130
O endurecimento no bloco socialista – p. 131
A histeria anticomunista – p. 132
Integrar conhecimentos: História e Ciências – A Guerra Fria e a ciência – p. 133
Atividades – p. 134
CAPÍTULO 11 – Reformas e revoluções – p. 135
A Europa na Guerra Fria – p. 136
Estado regulamentador e forte – p. 136
Maio de 1968: protesto no mundo capitalista – p. 137
Revolução Húngara: contestação no bloco comunista – p. 137
A luta das mulheres e dos negros – p. 138
Documento – A luta por direitos civis – p. 139
A revolução socialista na China – p. 140
A Guerra da Coreia – p. 141
A Guerra do Vietnã – p. 142
A Revolução Cubana – p. 143
Atividades – p. 144
CAPÍTULO 12 – A questão judaico-palestina – p. 145
A criação do Estado de Israel – p. 146
A disputa pela Palestina – p. 147
Desafios para a paz – p. 147
Integrar conhecimentos: Ciências e Geografia – Pandemia e vacinas na Faixa de Gaza – p. 148
Atividades – p. 149
Ser no mundo – Convivência entre palestinos e israelenses – p. 150
UNIDADE VI – As independências na África e na Ásia – p. 152
CAPÍTULO 13 – Os processos de independência na África – p. 154
A crise do colonialismo – p. 155
O pan-africanismo: uma conquista ideológica – p. 156
As lutas pela independência na África – p. 157
O caso do Quênia – p. 157
A África Ocidental Francesa – p. 158
As independências das colônias portuguesas – p. 159
A independência de Angola – p. 159
Desafios após as independências – p. 160
Integrar conhecimentos: História e Geografia – Migrações africanas na atualidade – p. 161
O apartheid na África do Sul – p. 162
A resistência e o fim do apartheid – p. 163
Atividades – p. 164
CAPÍTULO 14 – Independências na Ásia – p. 165
Independências no Oriente Médio – p. 166
A Índia e a desobediência civil – p. 167
A conquista da independência e os conflitos internos – p. 168
Lugar e cultura – Cultura e identidade na Índia – p. 169
A Indonésia: de colonizada a colonizadora – p. 170
Timor Leste – p. 170
A conferência de Bandung – p. 171
Desdobramentos de Bandung – p. 172
Atividades – p. 173
Para refletir – Os processos de independência política da África foram acompanhados de autonomia econômica? – p. 174
UNIDADE VII – Democracia e ditadura na América do Sul – p. 176
CAPÍTULO 15 – Brasil: dos “anos dourados” à ditadura – p. 178
O desenvolvimentismo – p. 179
A construção de Brasília – p. 179
Desigualdades regionais – p. 180
As desigualdades sociais continuaram a existir – p. 180
Documento – Os candangos – p. 181
O breve governo de Jânio Quadros – p. 182
A renúncia de Jânio Quadros – p. 183
A crise sucessória e a Campanha da Legalidade – p. 183
O governo de Jango – p. 184
A mobilização popular e as Ligas Camponesas – p. 184
A ditadura civil-militar – p. 185
A democracia acuada – p. 186
A “linha dura” chega ao poder – p. 187
Ato Institucional nº 5 – p. 188
O governo de Médici – p. 189
Atividades – p. 190
CAPÍTULO 16 – Brasil: a resistência à ditadura e a redemocratização – p. 191
O movimento estudantil – p. 192
Cantando a revolução – p. 193
O teatro – p. 194
O Cinema Novo – p. 195
Os movimentos negros e populares na ditadura – p. 196
As mobilizações sociais e a conquista de direitos – p. 196
Os indígenas na ditadura – p. 197
O processo de abertura e o fim da ditadura – p. 198
O crescimento da oposição – p. 198
Novas mobilizações – p. 199
Lei da Anistia – p. 199
O fim da ditadura – p. 200
O restabelecimento da ordem democrática – p. 200
Atividades – p. 201
CAPÍTULO 17 – Ditaduras na América do Sul – p. 202
Regimes militares e Guerra Fria – p. 203
Sob a ditadura – p. 204
Paraguai – p. 204
Uruguai – p. 205
Chile – p. 206
Argentina – p. 207
Em debate – A herança das ditaduras na América do Sul – p. 208
Atividades – p. 209
Ser no mundo – A ditadura civil-militar no Brasil e os povos do campo – p. 210
UNIDADE VIII – O mundo globalizado – p. 212
CAPÍTULO 18 – A desagregação do mundo socialista – p. 214
Processos de abertura na União Soviética – p. 215
Crise e fim do socialismo no Leste Europeu – p. 216
A queda do Muro de Berlim – p. 217
Documento – A queda do símbolo da Guerra Fria – p. 218
A desagregação da Iugoslávia – p. 219
A guerra civil na Bósnia e outros conflitos na Iugoslávia – p. 220
Uma nova ordem mundial – p. 221
Atividades – p. 222
CAPÍTULO 19 – Inovações e desafios do mundo globalizado – p. 223
Novas tecnologias: a internet – p. 224
Problemas sociais e ambientais no mundo globalizado – p. 225
Integrar conhecimentos: História e Ciências – Os desafios da alimentação no mundo globalizado – p. 226
As mudanças climáticas – p. 227
Escassez de água – p. 228
Sociedades e culturas – p. 229
O paradoxo da globalização – p. 230
Fundamentalismo religioso e intolerância – p. 231
Globalização e terrorismo – p. 232
Estado Islâmico – p. 233
Os refugiados: uma questão internacional – p. 234
Integrar conhecimentos: História e Geografia – Quem são e onde estão os refugiados do mundo – p. 235
Atividades – p. 236
CAPÍTULO 20 – O Brasil no mundo globalizado – p. 237
Governos e políticas sob o regime democrático – p. 238
O governo de Collor – p. 238
A renúncia de Collor e o governo de Itamar Franco – p. 239
O governo de Fernando Henrique Cardoso – p. 240
O governo de Lula – p. 242
O governo de Dilma Rousseff – p. 243
O impeachment de Dilma – p. 243
O governo de Temer – p. 244
O governo de Jair Bolsonaro – p. 244
Desafios para o país – p. 245
Em debate – As ações afirmativas – p. 246
Os indígenas no Brasil atual – p. 247
Lugar e cultura – Protagonismo dos jovens na história – p. 248
Atividades – p. 249
Para refletir – O que os governantes e os cidadãos brasileiros devem levar em consideração para alcançar uma cultura de paz? – p. 250
Referências bibliográficas comentadas – p. 252
Compartilhar: