Araribá Conecta – História

Maria Clara Antonelli
Código da Coleção: 0024 P24 01 00 208 040
Proposta pedagógica
  • Trabalhar o conteúdo de História de forma cronológica e integrada, relacionando o estudo da História do Brasil com a História geral. 
  • Apresentar problematizações, estimulando o aluno a refletir e contextualizar marcos importantes da História e a se colocar como protagonista do processo de aprendizagem.  
  • Trabalhar a competência leitora e o pensamento computacional mesclados ao conteúdo de História.
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Destaques da Coleção

Conteúdo programático

UNIDADE I – A História e os Seres humanos: tempo e espaço – p. 10 

CAPÍTULO 1 – Introdução ao estudo de História – p. 12 

O trabalho do historiador – p. 13 

As fontes históricas e as interpretações – p. 14 

A História e as outras áreas do conhecimento – p. 15 

O tempo e a história – p. 16 

O tempo medido pelos calendários – p. 17 

Outras medidas de tempo – p. 19 

Há diversos tempos na história – p. 21 

Atividades – p. 22 

CAPÍTULO 2 – Origens e dispersão dos Seres humanos – p. 23 

O surgimento dos Seres humanos – p. 24 

A teoria evolucionista – p. 25 

A evolução do Ser humano – p. 26 

O gênero Homo – p. 27 

Da África para o mundo – p. 28 

A chegada dos Seres humanos à América – p. 29 

Outros percursos – p. 30 

Atividades – p. 31 

Ser no mundo – Intervenções urbanas e as disputas pela memória – p. 32 

 

UNIDADE II – Modos de vida e modificações da natureza – p. 34 

CAPÍTULO 3 – Os modos de vida dos primeiros grupos humanos – p. 36 

A vida no Paleolítico – p. 37 

Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte rupestre – p. 38 

O período Neolítico – p. 39 

Novos modos de viver – p. 40 

A Revolução Agrícola – p. 41 

Os objetos de cerâmica – p. 42 

Os cultivadores modificam as paisagens – p. 43 

O surgimento do comércio e das cidades – p. 44 

As primeiras cidades – p. 45 

A descoberta do uso dos metais – p. 46 

O nascimento do Estado e da escrita – p. 47 

Atividades – p. 48 

CAPÍTULO 4 – Modos de vida na América: povos do atual território brasileiro – p. 49 

Os mais antigos habitantes do atual Brasil – p. 50 

Os povos dos sambaquis – p. 51 

Os povos ceramistas – p. 52 

Os sítios de Lagoa Santa e São Raimundo Nonato – p. 53 

Integrar conhecimentos: História e Ciências – A megafauna do Quaternário – p. 54 

Atividades – p. 55 

CAPÍTULO 5 – Modos de vida na América: Mesoamérica e Andes – p. 56 

Sociedades da Mesoamérica – p. 57 

O mundo dos maias – p. 58 

Matemática e Astronomia – p. 59 

O declínio das cidades maias – p. 60 

Os maias nos dias de hoje – p. 60 

Documento – Fontes para o estudo da cultura maia – p. 61 

Povos andinos – p. 62 

Chavín de Huantar – p. 63 

Astecas e incas – p. 64 

Atividades – p. 65 

Para refletir – Como podemos desenvolver uma relação harmoniosa com a natureza nos tempos de hoje? – p. 66 

 

UNIDADE III – Sociedades antigas do Oriente – p. 68 

CAPÍTULO 6 – A terra entre rios – p. 70 

Os sumérios – p. 71 

Documento – O Estandarte de Ur – p. 72 

Os impérios da Mesopotâmia – p. 73 

Império Acádio – p. 73 

Império Babilônico – p. 73 

Império Assírio – p. 74 

O novo Império Babilônico – p. 74 

A vida na Mesopotâmia – p. 75 

A vida nas aldeias – p. 76 

A vida nas cidades – p. 77 

Uma religião com muitos deuses – p. 78 

Atividades – p. 79 

CAPÍTULO 7 – Hebreus, fenícios e persas – p. 80 

Os hebreus – p. 81 

O reino hebreu – p. 82 

Os fenícios – p. 83 

As cidades-Estado e as colônias fenícias – p. 84 

O alfabeto fenício – p. 85 

A religião fenícia – p. 85 

Os persas – p. 86 

O governo de Dario – p. 87 

A sociedade persa – p. 88 

Lugar e cultura – Costumes persas – p. 88 

Atividades – p. 89 

CAPÍTULO 8 – A China e a Índia na Antiguidade – p. 90 

A antiga civilização chinesa – p. 91 

As dinastias – p. 92 

A sociedade chinesa – p. 93 

Atividades econômicas – p. 94 

Documento – Os guerreiros de Xian – p. 95 

A antiga civilização indiana – p. 96 

A Índia do período védico – p. 97 

Atividades – p. 99 

Ser no mundo – Identidades em Jerusalém – p. 100 

 

UNIDADE IV – Povos da Antiguidade na África – p. 102 

CAPÍTULO 9 – O Egito: a civilização do Nilo – p. 104 

A formação do Egito Antigo – p. 105 

O faraó e seus colaboradores – p. 106 

Viver no Egito Antigo – p. 107 

Os ofícios da cidade – p. 108 

Homens e mulheres na terra dos faraós – p. 109 

A religião – p. 110 

O mundo dos mortos – p. 110 

A escrita egípcia – p. 111 

Documento – O Livro dos Mortos – p. 112 

Atividades – p. 114 

CAPÍTULO 10 – A Núbia e o Reino de Cuxe – p. 115 

Kerma e Napata – p. 116 

Napata, a nova capital cuxita – p. 117 

A civilização de Méroe – p. 118 

O poder das mulheres em Méroe – p. 119 

A escrita meroíta – p. 119 

Lugar e cultura – Documentos arqueológicos submersos – p. 120 

Atividades – p. 121 

Para refletir – O que levar em conta ao comparar as formas de registro das sociedades antigas com as das sociedades atuais? – p. 122 

 

UNIDADE V – A Grécia Antiga – p. 124 

CAPÍTULO 11 – Sociedade e política na Grécia Antiga – p. 126 

A formação da Grécia Antiga – p. 127 

A Grécia pós-micênica – p. 128 

Esparta – p. 129 

A oligarquia espartana – p. 130 

Documento – A educação espartana – p. 130 

Atenas – p. 131 

O sistema democrático – p. 132 

As mulheres na Grécia – p. 133 

A conquista macedônica – p. 134 

A cultura helenística – p. 135 

Em debate – O caldeirão cultural mediterrânico – p. 136 

Atividades – p. 137 

CAPÍTULO 12 – Religião e arte na Grécia Antiga – p. 138 

Rituais e festividades religiosas – p. 139 

Jogos Olímpicos – p. 139 

Os mitos – p. 140 

Teatro, escultura e arquitetura – p. 141 

A tragédia e a comédia – p. 141 

O realismo das esculturas – p. 142 

Arquitetura: a dimensão humana dos deuses – p. 142 

Integrar conhecimentos: História e Arte – A pintura nos vasos gregos – p. 143 

O pensamento filosófico e as ciências – p. 144 

Os principais filósofos gregos – p. 145 

História e medicina – p. 146 

Atividades – p. 147 

Ser no mundo – O que é o belo? – p. 148 

 

UNIDADE VI – Roma Antiga – p. 150 

CAPÍTULO 13 – Formação e expansão de Roma – p. 152 

A monarquia (753 a.C.-509 a.C.) – p. 153 

Camadas sociais – p. 153 

A república (509 a.C.-27 a.C.) – p. 154 

Nova ordem política – p. 154 

A voz dos plebeus – p. 155 

A expansão territorial – p. 156 

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mediterrâneo: encruzilhada de civilizações – p. 157 

Consequências da expansão – p. 158 

Em debate – Escravidão e trabalho livre na Roma Antiga – p. 159 

A outra face das conquistas – p. 160 

O exército e seus líderes – p. 161 

Atividades – p. 162 

CAPÍTULO 14 – A Roma imperial – p. 163 

O Império Romano (27 a.C.-476 d.C.) – p. 164 

Integrar conhecimentos: História e Geografia – A ideia de territorialidade na Roma imperial – p. 165 

Mulheres e crianças na Roma Antiga – p. 166 

Cultura e entretenimento – p. 167 

Documento – Sêneca e os gladiadores – p. 167 

O cristianismo – p. 168 

Crença e ensinamentos – p. 168 

De crença perseguida à religião oficial do Império Romano – p. 169 

O declínio do Império Romano – p. 170 

Aumento dos tributos e inflação – p. 170 

A crise política e a nova forma de governo – p. 171 

A queda de Roma – p. 172 

Atividades – p. 173 

CAPÍTULO 15 – O mundo bizantino – p. 174 

O Império Bizantino – p. 175 

A sociedade bizantina – p. 176 

Rupturas na cristandade – p. 177 

Integrar conhecimentos: História e Arte – O mosaico bizantino e a doutrina cristã – p. 178 

Atividades – p. 179 

Para refletir – Qual é a relação entre a Antiguidade Clássica e o mundo ocidental? – p. 180 

 

UNIDADE VII – O nascimento do mundo medieval – p. 182 

CAPÍTULO 16 – Os reinos germânicos – p. 184 

Os povos germânicos – p. 185 

Chefes guerreiros – p. 185 

O encontro de diferentes culturas – p. 186 

O Reino Franco – p. 187 

Carlos Magno e o Império Carolíngio – p. 188 

Lugar e cultura – A tradição medieval nas Cavalhadas do Brasil – p. 190 

Atividades – p. 191 

CAPÍTULO 17 – O nascimento do islamismo e o Império Muçulmano – p. 192 

Os povos da Arábia – p. 193 

A importância de Meca – p. 194 

Maomé e o surgimento do islã – p. 195 

Em direção a Medina – p. 196 

O Império Muçulmano – p. 197 

Os califados: expansão e conquista – p. 198 

A expansão turco-otomana – p. 199 

A importância do comércio no Império Muçulmano – p. 200 

Cultura e ciências no mundo muçulmano – p. 201 

Lugar e cultura – A mulher no islã – p. 202 

Atividades – p. 203 

Ser no mundo – Islamismo hoje – p. 204 

 

UNIDADE VIII – O feudalismo e a Baixa Idade Média – p. 206 

CAPÍTULO 18 – O feudalismo – p. 208 

A sociedade feudal – p. 209 

Os leigos – p. 210 

Os clérigos – p. 212 

Viver na Europa feudal – p. 213 

Vida cotidiana e diferentes formas de entretenimento – p. 213 

As vestimentas – p. 214 

Moradias: casas e castelos – p. 214 

As mulheres no mundo feudal – p. 215 

Em debate – Servidão, escravidão, trabalho livre – p. 216 

Atividades – p. 217 

CAPÍTULO 19 – A Baixa Idade Média – p. 218 

O crescimento da produção agrícola – p. 219 

Rotação trienal de culturas – p. 220 

O aumento populacional – p. 220 

O crescimento das cidades – p. 221 

Mercados, feiras e produtos do comércio – p. 222 

Mestres, companheiros a aprendizes – p. 223 

O poder da Igreja – p. 224 

Os poderes político e espiritual – p. 225 

As Cruzadas – p. 226 

Documento – As Cruzadas na visão de cristãos e de árabes – p. 227 

Fome, peste, rebelião – p. 228 

A fome entre a população – p. 228 

A peste negra – p. 229 

As revoltas populares – p. 230 

O medo da morte – p. 231 

O fim do feudalismo – p. 231 

A centralização monárquica – p. 232 

Atividades – p. 233 

Para refletir – O mundo árabe e o mundo ocidental são, realmente, incompatíveis? – p. 234 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 236 

UNIDADE I – Reinos e povos da África – p. 10 

CAPÍTULO 1 – Os reinos do Sahel – p. 12 

O Reino de Gana – p. 13 

A presença do islã em Gana – p. 14 

O Império do Mali – p. 15 

Diversos povos e um rico comércio – p. 15 

As cidades de Timbuctu e Djenné – p. 16 

Lugar e cultura – A tradição oral – p. 17 

O comércio caravaneiro – p. 18 

Rotas do comércio transaariano e transaheliano – p. 19 

Em debate – Os contatos intercontinentais – p. 22 

Atividades – p. 23 

CAPÍTULO 2 – Povos iorubás e bantos – p. 24 

Os reinos iorubás – p. 25 

Documento – Estatuetas e a arte dos iorubás – p. 26 

A diversidade dos povos bantos – p. 27 

O Reino do Congo – p. 28 

Atividades – p. 29 

Ser no mundo – Quilombolas brasileiros visitam a África – p. 30 

 

UNIDADE II – A Europa moderna em formação – p. 32 

CAPÍTULO 3 – O Renascimento – p. 34 

Uma nova visão de mundo – p. 35 

O Humanismo – p. 36 

O espírito científico – p. 37 

Integrar conhecimentos: História e Ciências – A vida de Galileu – p. 38 

A difusão de novas ideias – p. 40 

Perseguições e redes de apoio – p. 40 

A arte do Renascimento – p. 41 

Inovações da arte renascentista – p. 42 

A pintura renascentista – p. 43 

Outros expoentes do Renascimento – p. 44 

Integrar conhecimentos: História e Arte – A cultura greco-romana na arte renascentista – p. 45 

Atividades – p. 46 

CAPÍTULO 4 – A Reforma protestante e a Contrarreforma – p. 47 

Lutero e o início da Reforma – p. 48 

A doutrina luterana – p. 48 

Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte do luteranismo – p. 49 

Os seguidores de Calvino – p. 50 

A Igreja anglicana – p. 50 

A Contrarreforma – p. 51 

Instrumentos da Contrarreforma – p. 52 

O Tribunal do Santo Ofício – p. 53 

A Contrarreforma na arte: o Barroco – p. 54 

Atividades – p. 55 

CAPÍTULO 5 – O Estado absolutista e o mercantilismo – p. 56 

A centralização monárquica – p. 57 

O absolutismo – p. 58 

Teóricos do absolutismo – p. 59 

Diferentes formas de pensar o absolutismo – p. 60 

O mercantilismo – p. 61 

A acumulação de riquezas – p. 62 

Diferentes caminhos – p. 63 

Em debate – Mercantilismo como transição para o capitalismo ou capitalismo comercial? – p. 64 

Atividades – p. 65 

Para refletir – Como se deu a construção da ideia de “modernidade” e de ciência moderna? – p. 66 

 

UNIDADE III – América: terra de muitos povos – p. 68 

CAPÍTULO 6 – Os astecas – p. 70 

A formação do Império Asteca – p. 71 

Organização econômica e social – p. 72 

Lugar e cultura – Alimentos da América para o mundo – p. 73 

Uma sociedade guerreira – p. 74 

Documentos preciosos: os códices – p. 75 

A educação de crianças no Império Asteca – p. 76 

A religião asteca – p. 77 

Os calendários astecas – p. 77 

Documento – Cultura material – p. 78 

Atividades – p. 79 

CAPÍTULO 7 – Os incas – p. 80 

Tahuantinsuyu: o Império Inca – p. 81 

A sociedade incaica – p. 82 

A cidade de Machu Picchu – p. 83 

Mumificação dos mortos – p. 84 

Técnica e ciência na sociedade inca – p. 86 

A metalurgia – p. 87 

A astronomia – p. 87 

Os quipos – p. 88 

Atividades – p. 89 

Ser no mundo – Patrimônio, identidade e preservação no México – p. 90 

 

UNIDADE IV – A conquista e a resistência na América – p. 92 

CAPÍTULO 8 – Expansão marítima europeia – p. 94 

Mares nunca antes navegados – p. 95 

Portugal conquista os mares – p. 96 

Navegando em direção às Índias – p. 96 

Os portugueses chegam às terras do atual Brasil – p. 97 

As viagens marítimas espanholas – p. 98 

Percursos e objetivos – p. 99 

O Tratado de Tordesilhas – p. 100 

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mapa-múndi de Waldseemüller – p. 101 

Atividades – p. 102 

CAPÍTULO 9 – Espanhóis na América – p. 103 

A conquista do Caribe – p. 104 

No início, as alianças – p. 105 

No fim, o extermínio – p. 105 

A destruição do Império Asteca – p. 106 

A tomada de Tenochtitlán – p. 107 

Documento – As ideias de Bartolomé de Las Casas – p. 108 

A destruição do Império Inca – p. 109 

A resistência indígena – p. 110 

Atividades – p. 111 

CAPÍTULO 10 – Portugueses na América – p. 112 

Primeiros contatos entre indígenas e portugueses – p. 113 

Organização das famílias indígenas – p. 113 

A guerra na cultura Tupi – p. 114 

Lugar e cultura – O contato com o “outro” – p. 115 

O valioso pau-brasil – p. 116 

Documento – Mapa Terra Brasilis – p. 117 

Formas de resistência indígena – p. 118 

Resistência Tupinambá – p. 119 

Resistência Guaicuru – p. 120 

Atividades – p. 121 

Para refletir – Qual é a relação entre o conceito de modernidade e o eurocentrismo? – p. 122 

 

UNIDADE V – A colonização da América – p. 124 

CAPÍTULO 11 – A colonização inglesa na América – p. 126 

A fase comercial da exploração da América do Norte – p. 127 

A formação das treze colônias – p. 128 

Relação entre indígenas e colonos – p. 129 

Lugar e cultura – Dia de Ação de Graças.. 129 

As colônias do norte e do centro e as colônias do sul – p. 130 

A autonomia das treze colônias – p. 131 

O comércio triangular – p. 131 

A presença de pessoas escravizadas – p. 132 

Atividades – p. 133 

CAPÍTULO 12 – A colonização espanhola na América – p. 134 

A administração colonial – p. 135 

As principais atividades econômicas – p. 136 

A mão de obra indígena – p. 137 

Documento – O trabalho nas minas de prata – p. 138 

A sociedade colonial – p. 139 

Vice-reinos – p. 140 

Nas Antilhas – p. 140 

Relações entre diferentes culturas – p. 141 

Atividades – p. 142 

CAPÍTULO 13 – A colonização portuguesa na América – p. 143 

O início da colonização – p. 144 

O cultivo da cana – p. 144 

Colonização e escravização – p. 146 

A administração da colônia – p. 147 

Em debate – Reconstruindo as capitanias hereditárias – p. 148 

Atividades – p. 149 

Ser no mundo – Identidades latino-americanas – p. 150 

 

UNIDADE VI – A economia açucareira – p. 152 

CAPÍTULO 14 – O principal negócio da colônia – p. 154 

A organização da produção açucareira – p. 155 

Engenho: o complexo do açúcar – p. 156 

A vida nos engenhos – p. 157 

Os escravizados – p. 157 

Os senhores de engenho – p. 158 

Trabalhadores livres – p. 158 

Os lavradores de cana – p. 159 

Escravidão e resistência – p. 160 

Identidade cultural – p. 161 

Religiosidade e resistência – p. 161 

Em debate – Diferentes visões sobre a escravidão – p. 162 

Nem só de açúcar vivia a colônia – p. 163 

A criação de gado – p. 163 

Tabaco e algodão – p. 163 

A produção de alimentos – p. 164 

As especiarias do sertão – p. 164 

Atividades – p. 165 

CAPÍTULO 15 – Os holandeses no Nordeste – p. 166 

Em busca do domínio do Atlântico – p. 167 

Espanha e Holanda: domínio e guerra – p. 168 

Da Bahia a Pernambuco – p. 168 

O domínio holandês na América portuguesa – p. 169 

Integrar conhecimentos: História e Arte – A invasão holandesa representada no teatro – p. 170 

O fim do domínio holandês – p. 171 

As guerras de expulsão – p. 171 

Documento – O “indígena selvagem” na pintura de Eckhout – p. 172 

Os franceses buscam espaço na América – p. 173 

O mundo atlântico – p. 174 

Atividades – p. 175 

Para refletir – Por que é difícil comparar as formas de escravidão em diferentes períodos da História? – p. 176 

 

UNIDADE VII – A expansão da América portuguesa – p. 178 

CAPÍTULO 16 – Os jesuítas na América portuguesa – p. 180 

A catequização dos indígenas – p. 181 

Os aldeamentos jesuítas – p. 181 

O impacto para os indígenas – p. 182 

Os conflitos entre jesuítas e colonos – p. 183 

A Colônia de Sacramento – p. 184 

A educação jesuítica no Brasil colônia – p. 185 

Atividades – p. 186 

CAPÍTULO 17 – A expansão para o interior – p. 187 

A pecuária – p. 188 

A pecuária no sul da colônia – p. 188 

Bandeiras e monções – p. 189 

Rumo ao interior da colônia – p. 190 

O movimento das monções – p. 191 

Documento – Os bandeirantes na pintura histórica do Brasil – p. 192 

Assimilação de conhecimentos indígenas – p. 193 

O “ressurgimento” dos indígenas no Brasil – p. 194 

Etnogênese no Brasil – p. 195 

Atividades – p. 196 

CAPÍTULO 18 – A crise no Império e as rebeliões na colônia – p. 197 

A América portuguesa no fim do século XVII – p. 198 

A crise econômica do Império Português – p. 199 

O aumento do controle metropolitano – p. 200 

O exclusivo metropolitano – p. 201 

Os colonos reagem ao controle comercial – p. 202 

A Revolta de Beckman (1684-1685) – p. 202 

A Revolta do Maneta (1711) – p. 203 

A Guerra dos Mascates (1710-1711) – p. 203 

Lugar e cultura – O Estado do Grão-Pará e o Estado do Brasil – p. 204 

Atividades – p. 205 

Ser no mundo – A educação indígena nos dias atuais – p. 206 

 

UNIDADE VIII – A mineração no Brasil colonial – p. 208 

CAPÍTULO 19 – A exploração de ouro e diamante – p. 210 

Disputas nas terras do ouro – p. 211 

O aumento do controle metropolitano – p. 212 

A distribuição de datas – p. 213 

A cobrança de impostos – p. 214 

Descoberta e exploração dos diamantes – p. 216 

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mineração e degradação ambiental – p. 217 

Atividades – p. 218 

CAPÍTULO 20 – A sociedade mineradora – p. 219 

Os indígenas que viviam nas Minas – p. 220 

Recorrendo à justiça colonial – p. 220 

A elite e as camadas intermediárias – p. 221 

Africanos escravizados e libertos – p. 222 

O cotidiano nas cidades mineiras – p. 223 

As irmandades religiosas – p. 223 

O Barroco nas Minas Gerais – p. 224 

Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte barroca – p. 225 

Atividades – p. 226 

CAPÍTULO 21 – Novas configurações na colônia – p. 227 

Urbanização e necessidade de abastecimento – p. 228 

Em direção à região das Minas – p. 229 

O papel dos tropeiros – p. 229 

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Rotas comerciais – p. 230 

A diversificação da economia mineira – p. 231 

Vida cultural na colônia – p. 232 

Atividades – p. 233 

Para refletir – A dinâmica do tráfico de escravizados foi sempre a mesma ao longo de sua existência? – p. 234 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 236 

UNIDADE I – Revoluções na Inglaterra – p. 10 

CAPÍTULO 1 – As revoluções políticas – p. 12 

Os monarcas absolutistas – p. 13 

A Revolução Puritana – p. 14 

A república de Cromwell – p. 15 

A Revolução Gloriosa – p. 16 

Documento – A Declaração de Direitos – p. 17 

Mudanças na Inglaterra – p. 18 

A modernização da agricultura – p. 18 

Abundância de carvão e ferro – p. 19 

Atividades – p. 20 

CAPÍTULO 2 – A Revolução Industrial e as mudanças na sociedade – p. 21 

Do artesanato à maquinofatura – p. 22 

A mecanização da indústria – p. 23 

Uma nova sociedade – p. 24 

O trabalhador no sistema industrial – p. 25 

Moradias precárias na cidade – p. 26 

Os impactos ambientais da industrialização – p. 27 

As agressões ao meio ambiente persistem – p. 28 

A organização da classe operária – p. 30 

Os “quebradores de máquinas” – p. 30 

A hora dos sindicatos – p. 31 

Documento – O trabalho das crianças – p. 32 

Atividades – p. 33 

CAPÍTULO 3 – Os impactos da Revolução Industrial – p. 34 

Circulação de povos, mercadorias e culturas – p. 35 

As ferrovias – p. 35 

Navios a vapor – p. 36 

Telégrafo – p. 36 

Circulação de pessoas – p. 37 

Integrar conhecimentos: História e Geografia – A Revolução Industrial e o espaço geográfico – p. 38 

Atividades – p. 39 

Ser no mundo – Importando costumes – p. 40 

 

UNIDADE II – O Iluminismo, a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa – p. 42 

CAPÍTULO 4 – O Iluminismo e a independência dos Estados Unidos – p. 44 

O pensamento iluminista – p. 45 

Mudanças políticas, sociais e econômicas – p. 45 

Os filósofos das Luzes – p. 46 

Documento – A divisão de poderes – p. 47 

O liberalismo econômico – p. 48 

Luzes na educação – p. 49 

Literatura iluminista – p. 50 

O despotismo esclarecido – p. 51 

Estados Unidos: independência – p. 52 

Os colonos reagem – p. 53 

A Declaração de Independência – p. 54 

Participação política para poucos – p. 54 

Atividades – p. 55 

CAPÍTULO 5 – A Revolução Francesa – p. 56 

Às vésperas da revolução – p. 57 

A convocação dos Estados Gerais – p. 58 

O processo revolucionário – p. 59 

A monarquia constitucional – p. 59 

Nasce a república francesa – p. 60 

A Convenção Nacional e os grupos políticos – p. 61 

Os rumos da revolução – p. 62 

O Terror – p. 63 

A caminho do fim – p. 64 

Palavras da revolução – p. 65 

Em debate – As mulheres-soldados – p. 66 

O cotidiano na França revolucionária – p. 68 

A família francesa – p. 68 

As mulheres na França revolucionária – p. 69 

Algumas heranças da revolução – p. 70 

Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte da revolução – p. 71 

Atividades – p. 72 

Para refletir – Quais são as heranças do Iluminismo e do liberalismo no mundo de hoje? – p. 74 

 

UNIDADE III – A era de Napoleão e as independências na América – p. 76 

CAPÍTULO 6 – O Império Napoleônico e a Revolução de São Domingo – p. 78 

Napoleão chega ao poder – p. 79 

Documento – Representações de Napoleão – p. 80 

O Império Napoleônico – p. 82 

Batalhas no continente europeu – p. 83 

O governo dos cem dias – p. 84 

A independência do Haiti – p. 85 

O levante dos jacobinos negros – p. 86 

Em debate – Como explicar o Haiti? – p. 87 

Atividades – p. 88 

CAPÍTULO 7 – Independências na América espanhola – p. 89 

Agitação política nas colônias – p. 90 

Independência no México – p. 91 

As independências na América Central – p. 92 

As independências na América do Sul – p. 93 

Projetos para o futuro – p. 94 

E depois da independência? – p. 95 

Indígenas e africanos na América independente – p. 96 

Os africanos na América independente – p. 97 

Lugar e cultura – Ser negro no Uruguai: cultura e preconceito – p. 98 

Atividades – p. 99 

Ser no mundo – O Dia da Bandeira no Haiti – p. 100 

 

UNIDADE IV – A independência do Brasil e o Primeiro Reinado – p. 102 

CAPÍTULO 8 – A crise do sistema colonial no Brasil – p. 104 

A crise portuguesa se aprofunda – p. 105 

Tentativas de superação da crise – p. 106 

A Conjuração Mineira – p. 107 

A revolta que não se concretizou – p. 108 

Em debate – Tiradentes: a construção de um mito – p. 109 

A Conjuração Baiana – p. 110 

Documento – Boletins sediciosos da Conjuração Baiana – p. 111 

Atividades – p. 112 

CAPÍTULO 9 – Brasil independente – p. 113 

A vinda da família real para o Brasil – p. 114 

Em terras brasileiras – p. 115 

Uma nova dignidade ao Brasil – p. 117 

A Revolução Pernambucana – p. 118 

A volta de D. João VI a Portugal – p. 119 

A Proclamação da Independência – p. 120 

Atividades – p. 122 

CAPÍTULO 10 – O Primeiro Reinado – p. 123 

Nem todos queriam a independência – p. 124 

A Assembleia Constituinte de 1823 – p. 125 

A Constituição de 1824 – p. 126 

As disputas políticas no Primeiro Reinado – p. 127 

Conflitos entre as elites – p. 127 

A formação do Estado nacional – p. 128 

Nova revolta em Pernambuco – p. 129 

A crise econômica e política – p. 130 

A abdicação de D. Pedro I – p. 130 

Atividades – p. 131 

Para refletir – A política indigenista brasileira do século XIX, após a independência, respeitava os costumes e as tradições dos povos indígenas? – p. 132 

 

UNIDADE V – Revoluções e novas teorias políticas do século XIX – p. 134 

CAPÍTULO 11 – Revoluções e unificações na Europa – p. 136 

Revoluções liberais do século XIX – p. 137 

O século das revoluções – p. 137 

Lugar e cultura – O Romantismo e a revolução – p. 138 

A unificação da Itália – p. 141 

De norte a sul da península – p. 141 

A formação da Alemanha – p. 142 

Guerra pela unificação – p. 143 

Atividades – p. 144 

CAPÍTULO 12 – A Europa industrial e os trabalhadores – p. 145 

A expansão da industrialização na Europa – p. 146 

A valorização do mundo técnico-científico – p. 147 

A primeira exposição universal – p. 147 

Algumas teorias científicas do século XIX – p. 148 

Darwinismo social – p. 149 

Lugar e cultura – A arte realista – p. 150 

Novas teorias políticas – p. 151 

O socialismo de Marx e Engels – p. 152 

O que é anarquismo? – p. 153 

A Comuna de Paris – p. 155 

Atividades – p. 156 

Ser no mundo – O cotidiano do trabalho nas tirinhas – p. 158 

 

UNIDADE VI – A era do imperialismo – p. 160 

CAPÍTULO 13 – A Segunda Revolução Industrial – p. 162 

O mundo se transforma – p. 163 

As potências mundiais se modernizam – p. 164 

Trabalho e vida nas cidades – p. 165 

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mutilações e deformidades físicas causadas pelo trabalho – p. 165 

A pobreza nas grandes cidades – p. 166 

A transformação dos centros urbanos – p. 167 

A Belle Époque – p. 168 

Inspiração para artistas – p. 168 

A arte de vanguarda – p. 169 

O nascimento do cinema – p. 171 

Atividades – p. 173 

CAPÍTULO 14 – O capital financeiro e a expansão imperialista na África, na Índia e na China – p. 174 

A era do capital financeiro – p. 175 

A expansão imperialista na África – p. 176 

Características da colonização na África – p. 176 

O império colonial britânico na África – p. 177 

Os franceses na África – p. 178 

Portugueses, belgas e alemães – p. 179 

A resistência africana à dominação imperialista – p. 182 

Em debate – A resistência organizada pelos povos africanos – p. 184 

O domínio imperialista na Índia e na China – p. 185 

A expansão imperialista na China – p. 186 

Lugar e cultura – Os samurais e a aproximação do Japão ao Ocidente – p. 187 

Atividades – p. 189 

Para refletir – Quais são as relações entre o imperialismo e o empobrecimento da África atual? – p. 190 

 

UNIDADE VII – Brasil: da Regência ao Segundo Reinado – p. 192 

CAPÍTULO 15 – O período regencial (1831-1840) – p. 194 

As regências – p. 195 

A Regência Una – p. 196 

As revoltas regenciais – p. 197 

A Sabinada (Bahia, 1837) – p. 197 

A Revolta dos Malês (Salvador, 1835) – p. 198 

A Balaiada (Maranhão, 1838-1841) – p. 199 

A Cabanagem (Grão-Pará, 1835-1840) – p. 200 

As Rusgas Cuiabanas (Mato Grosso, 1834) – p. 200 

A Guerra dos Farrapos (Rio Grande do Sul, 1835-1845) – p. 201 

Em debate – Os lanceiros negros na Revolução Farroupilha – p. 202 

Atividades – p. 203 

CAPÍTULO 16 – O Segundo Reinado – p. 204 

As forças políticas – p. 205 

O “parlamentarismo à brasileira” – p. 206 

A “Primavera dos Povos” no Brasil – p. 207 

A Guerra do Paraguai (1864-1870) – p. 208 

Resultados do conflito – p. 209 

Em debate – Versões da Guerra do Paraguai – p. 210 

A expansão cafeeira no Segundo Reinado – p. 212 

A caminho do Oeste Paulista – p. 213 

Outras atividades econômicas durante o Segundo Reinado – p. 214 

Atividades – p. 215 

CAPÍTULO 17 – O fim da escravidão no Brasil – p. 216 

A pressão contra o tráfico – p. 217 

A extinção do tráfico de escravizados – p. 218 

Os efeitos do fim do tráfico – p. 218 

Abolição lenta e gradual – p. 219 

Antes e depois da abolição – p. 220 

A monarquia com os dias contados – p. 220 

Lei de Terras – p. 221 

Em debate – Vozes negras – p. 223 

Os imigrantes no Brasil – p. 224 

Políticas de imigração – p. 225 

Lugar e cultura – As mulheres no Brasil do século XIX – p. 226 

Atividades – p. 227 

Ser no mundo – A construção da identidade nacional no Brasil: cultura popular e erudita – p. 228 

 

UNIDADE VIII – A expansão dos Estados Unidos no século XIX – p. 230 

CAPÍTULO 18 – A expansão para o Oeste e a Guerra de Secessão – p. 232 

A formação de um país – p. 233 

Território e identidade – p. 234 

Expulsão dos antigos donos – p. 234 

Integrar conhecimentos: História e Geografia – A retração dos territórios indígenas – p. 235 

A Guerra de Secessão – p. 236 

A caminho da guerra civil – p. 237 

A “casa” dividida – p. 238 

Segregação racial – p. 239 

Documento – A fotografia de guerra – p. 240 

Atividades – p. 241 

CAPÍTULO 19 – Crescimento econômico e imperialismo – p. 242 

O crescimento econômico estadunidense – p. 243 

A “terra da liberdade e das oportunidades” – p. 244 

Lugar e cultura – Imigrantes nos Estados Unidos – p. 245 

Urbanização acelerada – p. 246 

A relação dos Estados Unidos com os países da América Latina – p. 247 

A política do Big Stick – p. 248 

O caso cubano – p. 249 

O canal do Panamá – p. 250 

Atividades – p. 251 

Para refletir – Por que o problema da imigração é tão sério e complexo no mundo contemporâneo? – p. 252 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 254 

UNIDADE I – A república chega ao Brasil – p. 10 

CAPÍTULO 1 – Uma república em construção – p. 12 

A emergência da república – p. 13 

Os conflitos com a Igreja – p. 14 

A Questão Militar – p. 14 

A desconfiança de setores da sociedade – p. 15 

O golpe de 15 de novembro – p. 15 

A República da Espada – p. 16 

A crise econômica e o fim da República da Espada – p. 17 

A República Oligárquica – p. 18 

A Política dos Governadores e o coronelismo – p. 18 

O poder das oligarquias – p. 19 

A proteção ao café – p. 19 

Em debate – O ideal de unidade nacional e as contradições regionais – p. 20 

Os conflitos no campo – p. 21 

A Guerra de Canudos – p. 21 

A Guerra do Contestado – p. 23 

O cangaço – p. 25 

Atividades – p. 26 

CAPÍTULO 2 – Industrialização e urbanização na Primeira República – p. 27 

Os imigrantes – p. 28 

As reformas urbanas – p. 29 

Integrar conhecimentos: História e Geografia – As reformas urbanas no Rio de Janeiro e em Salvador – p. 30 

A luta pela cidadania – p. 32 

A Revolta da Vacina – p. 32 

A Revolta da Chibata – p. 33 

A organização dos movimentos negros no pós-abolição – p. 34 

Em debate – A inserção dos ex-escravizados na sociedade brasileira após a abolição – p. 35 

Trabalhadores e trabalhadoras se organizam – p. 36 

A greve geral de 1917 – p. 37 

O Modernismo – p. 38 

A Semana de 1922 – p. 38 

Atividades – p. 39 

Ser no mundo – Samba e identidade – p. 40 

 

UNIDADE II – A grande guerra e a Revolução Russa – p. 42 

CAPÍTULO 3 – A Primeira Guerra Mundial – p. 44 

Guerra à vista – p. 45 

Eclode a guerra – p. 46 

O conflito – p. 47 

Documento – A vida no campo de batalha – p. 48 

A guerra a caminho do fim – p. 49 

A entrada dos Estados Unidos – p. 49 

A paz dos vencedores – p. 50 

Tecnologia da destruição – p. 51 

O mundo após a guerra – p. 52 

Em debate – As mulheres e a guerra – p. 53 

Os homenageados e os esquecidos – p. 54 

Atividades – p. 55 

CAPÍTULO 4 – A Revolução Russa – p. 56 

Um país de contrastes e conflitos – p. 57 

O Domingo Sangrento e a Revolução de 1905 – p. 58 

A Rússia na Primeira Guerra Mundial – p. 59 

A Revolução – p. 60 

A guerra civil e o comunismo de guerra – p. 61 

A Nova Política Econômica – p. 62 

Em debate – A construção do conhecimento histórico sobre a Revolução Russa – p. 63 

A ditadura stalinista – p. 64 

A arte na União Soviética – p. 65 

O realismo socialista – p. 66 

Atividades – p. 67 

Para refletir – A Primeira Guerra Mundial foi decorrência do desenvolvimento do capitalismo? – p. 68 

 

UNIDADE III – O período entreguerras e a Segunda Guerra – p. 70 

CAPÍTULO 5 – O mundo em crise: recessão e totalitarismo – p. 72 

A quebra da Bolsa de Nova York – p. 73 

As consequências da quebra – p. 74 

A economia se recupera: o New Deal – p. 75 

O totalitarismo na Europa – p. 76 

A ascensão do fascismo na Itália – p. 77 

Na Alemanha: antecedentes – p. 78 

O Partido Nazista na Alemanha – p. 79 

Os nazistas no poder – p. 80 

Em debate – O regime nazista e as pessoas com deficiência – p. 81 

Atividades – p. 82 

CAPÍTULO 6 – A Segunda Guerra Mundial – p. 83 

O caminho sem volta – p. 84 

A invasão da Polônia: o início da guerra – p. 85 

O avanço do Eixo – p. 86 

A invasão da União Soviética – p. 87 

A ofensiva aliada – p. 88 

A última fase da guerra – p. 89 

Documento – A destruição de Hiroshima – p. 90 

O cotidiano dos civis durante a guerra – p. 92 

O mundo depois da guerra – p. 93 

A Organização das Nações Unidas – p. 94 

Atividades – p. 95 

Ser no mundo – A Carta dos Direitos Humanos – p. 96 

 

UNIDADE IV – A Era Vargas – p. 98 

CAPÍTULO 7 – O fim da República Oligárquica – p. 100 

O movimento de 1930 – p. 101 

Os caminhos da revolução – p. 102 

Em debate – Revolução de 1930? – p. 103 

A Constituição de 1934 – p. 104 

Lugar e cultura – A conquista do voto feminino – p. 105 

Integralistas e comunistas – p. 106 

Atividades – p. 107 

CAPÍTULO 8 – O Estado Novo – p. 108 

Tem início o Estado Novo – p. 109 

O crescimento da economia – p. 109 

Intervenção estatal – p. 109 

O Estado Novo e o trabalhismo – p. 110 

Repressão, violência e tortura – p. 111 

A construção da identidade nacional – p. 112 

Integrar conhecimentos: História e Arte – Arte nacionalista – p. 113 

Os indígenas: raízes da brasilidade – p. 114 

A propaganda política – p. 115 

O cinema e o rádio – p. 115 

Atividades – p. 116 

CAPÍTULO 9 – O retorno à democracia – p. 117 

O fim do Estado Novo – p. 118 

As eleições e o governo de Dutra – p. 119 

Vargas volta ao poder – p. 120 

A nacionalização do petróleo – p. 121 

O fim do governo de Vargas – p. 122 

Documento – O cortejo de Getúlio – p. 122 

Atividades – p. 123 

Para refletir – Quais seriam as semelhanças e as diferenças entre o Estado Novo e os regimes totalitários europeus? – p. 124 

 

UNIDADE V – O mundo bipolar – p. 126 

CAPÍTULO 10 – A Guerra Fria – p. 128 

Capitalistas × comunistas – p. 129 

De um lado, Estados Unidos; de outro, União Soviética – p. 129 

Alemanha dividida – p. 130 

O endurecimento no bloco socialista – p. 131 

A histeria anticomunista – p. 132 

Integrar conhecimentos: História e Ciências – A Guerra Fria e a ciência – p. 133 

Atividades – p. 134 

CAPÍTULO 11 – Reformas e revoluções – p. 135 

A Europa na Guerra Fria – p. 136 

Estado regulamentador e forte – p. 136 

Maio de 1968: protesto no mundo capitalista – p. 137 

Revolução Húngara: contestação no bloco comunista – p. 137 

A luta das mulheres e dos negros – p. 138 

Documento – A luta por direitos civis – p. 139 

A revolução socialista na China – p. 140 

A Guerra da Coreia – p. 141 

A Guerra do Vietnã – p. 142 

A Revolução Cubana – p. 143 

Atividades – p. 144 

CAPÍTULO 12 – A questão judaico-palestina – p. 145 

A criação do Estado de Israel – p. 146 

A disputa pela Palestina – p. 147 

Desafios para a paz – p. 147 

Integrar conhecimentos: Ciências e Geografia – Pandemia e vacinas na Faixa de Gaza – p. 148 

Atividades – p. 149 

Ser no mundo – Convivência entre palestinos e israelenses – p. 150 

 

UNIDADE VI – As independências na África e na Ásia – p. 152 

CAPÍTULO 13 – Os processos de independência na África – p. 154 

A crise do colonialismo – p. 155 

O pan-africanismo: uma conquista ideológica – p. 156 

As lutas pela independência na África – p. 157 

O caso do Quênia – p. 157 

A África Ocidental Francesa – p. 158 

As independências das colônias portuguesas – p. 159 

A independência de Angola – p. 159 

Desafios após as independências – p. 160 

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Migrações africanas na atualidade – p. 161 

O apartheid na África do Sul – p. 162 

A resistência e o fim do apartheid – p. 163 

Atividades – p. 164 

CAPÍTULO 14 – Independências na Ásia – p. 165 

Independências no Oriente Médio – p. 166 

A Índia e a desobediência civil – p. 167 

A conquista da independência e os conflitos internos – p. 168 

Lugar e cultura – Cultura e identidade na Índia – p. 169 

A Indonésia: de colonizada a colonizadora – p. 170 

Timor Leste – p. 170 

A conferência de Bandung – p. 171 

Desdobramentos de Bandung – p. 172 

Atividades – p. 173 

Para refletir – Os processos de independência política da África foram acompanhados de autonomia econômica? – p. 174 

 

UNIDADE VII – Democracia e ditadura na América do Sul – p. 176 

CAPÍTULO 15 – Brasil: dos “anos dourados” à ditadura – p. 178 

O desenvolvimentismo – p. 179 

A construção de Brasília – p. 179 

Desigualdades regionais – p. 180 

As desigualdades sociais continuaram a existir – p. 180 

Documento – Os candangos – p. 181 

O breve governo de Jânio Quadros – p. 182 

A renúncia de Jânio Quadros – p. 183 

A crise sucessória e a Campanha da Legalidade – p. 183 

O governo de Jango – p. 184 

A mobilização popular e as Ligas Camponesas – p. 184 

A ditadura civil-militar – p. 185 

A democracia acuada – p. 186 

A “linha dura” chega ao poder – p. 187 

Ato Institucional nº 5 – p. 188 

O governo de Médici – p. 189 

Atividades – p. 190 

CAPÍTULO 16 – Brasil: a resistência à ditadura e a redemocratização – p. 191 

O movimento estudantil – p. 192 

Cantando a revolução – p. 193 

O teatro – p. 194 

O Cinema Novo – p. 195 

Os movimentos negros e populares na ditadura – p. 196 

As mobilizações sociais e a conquista de direitos – p. 196 

Os indígenas na ditadura – p. 197 

O processo de abertura e o fim da ditadura – p. 198 

O crescimento da oposição – p. 198 

Novas mobilizações – p. 199 

Lei da Anistia – p. 199 

O fim da ditadura – p. 200 

O restabelecimento da ordem democrática – p. 200 

Atividades – p. 201 

CAPÍTULO 17 – Ditaduras na América do Sul – p. 202 

Regimes militares e Guerra Fria – p. 203 

Sob a ditadura – p. 204 

Paraguai – p. 204 

Uruguai – p. 205 

Chile – p. 206 

Argentina – p. 207 

Em debate – A herança das ditaduras na América do Sul – p. 208 

Atividades – p. 209 

Ser no mundo – A ditadura civil-militar no Brasil e os povos do campo – p. 210 

 

UNIDADE VIII – O mundo globalizado – p. 212 

CAPÍTULO 18 – A desagregação do mundo socialista – p. 214 

Processos de abertura na União Soviética – p. 215 

Crise e fim do socialismo no Leste Europeu – p. 216 

A queda do Muro de Berlim – p. 217 

Documento – A queda do símbolo da Guerra Fria – p. 218 

A desagregação da Iugoslávia – p. 219 

A guerra civil na Bósnia e outros conflitos na Iugoslávia – p. 220 

Uma nova ordem mundial – p. 221 

Atividades – p. 222 

CAPÍTULO 19 – Inovações e desafios do mundo globalizado – p. 223 

Novas tecnologias: a internet – p.  224 

Problemas sociais e ambientais no mundo globalizado – p. 225 

Integrar conhecimentos: História e Ciências – Os desafios da alimentação no mundo globalizado – p. 226 

As mudanças climáticas – p. 227 

Escassez de água – p. 228 

Sociedades e culturas – p. 229 

O paradoxo da globalização – p. 230 

Fundamentalismo religioso e intolerância – p. 231 

Globalização e terrorismo – p. 232 

Estado Islâmico – p. 233 

Os refugiados: uma questão internacional – p. 234 

Integrar conhecimentos: História e Geografia – Quem são e onde estão os refugiados do mundo – p. 235 

Atividades – p. 236 

CAPÍTULO 20 – O Brasil no mundo globalizado – p. 237 

Governos e políticas sob o regime democrático – p. 238 

O governo de Collor – p. 238 

A renúncia de Collor e o governo de Itamar Franco – p. 239 

O governo de Fernando Henrique Cardoso – p. 240 

O governo de Lula – p. 242 

O governo de Dilma Rousseff – p. 243 

O impeachment de Dilma – p. 243 

O governo de Temer – p. 244 

O governo de Jair Bolsonaro – p. 244 

Desafios para o país – p. 245 

Em debate – As ações afirmativas – p. 246 

Os indígenas no Brasil atual – p. 247 

Lugar e cultura – Protagonismo dos jovens na história – p. 248 

Atividades – p. 249 

Para refletir – O que os governantes e os cidadãos brasileiros devem levar em consideração para alcançar uma cultura de paz? – p. 250 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 252 

Veja também