Contents

  1. Índice
  2. ORIENTAÇÕES DE USO
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. CRÉDITOS - página II
  7. SUMÁRIO - página III
  8. CONHEÇA O MANUAL DO PROFESSOR - página IV
  9. ORIENTAÇÕES GERAIS - página V
    1. A EDUCAÇÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS - página V
      1. O papel da escola na formação das crianças e dos adolescentes - página V
      2. Ser adolescente nos dias de hoje - página VI
    2. A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES - página VII
      1. A compreensão leitora e o ensino de História - página VII
      2. Pensamento computacional - página VII
      3. Mudanças na era da informação: educação e tecnologia - página VIII
        1. Informação ×versus conhecimento - página VIII
        2. O ensino de História e o universo digital - página IX
      4. Como o historiador produz o conhecimento histórico - página X
      5. A importância da pesquisa - página XII
        • As práticas de pesquisa - página XII
      6. Temas Contemporâneos Transversais - página XIV
      7. Formação para a solidariedade e para a paz - página XVI
      8. Multiplicidade cultural - página XVI
      9. História e meio ambiente - página XVII
      10. Educação inclusiva - página XVII
    3. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCCBê êne cê cê) - página XVIII
      • O componente curricular História na BNCCBê êne cê cê - página XIX
    4. FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA COLEÇÃO - página XX
      1. Uma História integrada e cronológica - página XX
      2. A Coleção e os fundamentos pedagógicos da BNCCBê êne cê cê - página XXI
      3. O foco nas competências - página XXII
      4. As habilidades de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental - página XXV
    5. A ESTRUTURA DA OBRA - página XXXII
      1. A relação entre conhecimentos anteriores e posteriores - página XXXIII
      2. Correspondência entre o conteúdo dos volumes e a BNCCBê êne cê cê - página XXXV
      3. Unidades, Capítulos, seções e boxes da Coleção - página LII
        1. As Unidades - página LIII
        2. Os Capítulos - página LIII
        3. Integrar conhecimentos - página LIII
        4. Lugar e cultura - página LIV
        5. Em debate - página LIV
        6. Documento - página LV
        7. Atividades - página LV
        8. Ser no mundo - página LVI
        9. Para refletir - página LVII
        10. Ler o mapa/a fotografia/a obra de arte/o texto/o infográfico/o gráfico...reticências - página LVII
        11. Boxe simples - página LVIII
        12. Glossário - página LVIII
        13. Sugestões de livros/vídeos/SITES/podcasts - página LVIII
      4. O trabalho interdisciplinar na Coleção - página LVIII
      5. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO - página LX
    6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS - página LXII
  10. CAPA
  11. Frontispício
  12. CRÉDITOS - página 2
  13. APRESENTAÇÃO - página 3
  14. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  15. SUMÁRIO - página 6
    1. UNIDADE Ium  REINOS E POVOS DA ÁFRICA - página 10
      1. CAPÍTULO 1 OS REINOS DE SAHEL - página 12
        1. O Reino de Gana - página 13
          • A presença do islã em Gana - página 14
        2. O Império do Mali - página 15
          1. Diversos povos e um rico comércio - página 15
          2. As cidades de Timbuctu e DjennéDijenê - página 16
      2. Lugar e cultura - página 17
        1. O comércio caravaneiro - página 18
          • Rotas do comércio transaariano e transaheliano - página 19
      3. Em debate - página 22
        • Atividades - página 23
      4. CAPÍTULO 2  POVOS IORUBÁS E BANTOS - página 24
        1. Os reinos iorubás - página 25
        2. Documento - página 26
        3. A diversidade dos povos bantos - página 27
          • O Reino do Congo - página 28
        4. Atividades - página 29
      5. Ser no mundo - página 30
    2. UNIDADE IIdois  A EUROPA MODERNA EM FORMAÇÃO - página 32
      1. CAPÍTULO 3  O RENASCIMENTO - página 34
        1. Uma nova visão de mundo - página 35
        2. O Humanismo - página 36
        3. O espírito científico - página 37
        4. Integrar conhecimentos - página 38
        5. A difusão de novas ideias - página 40
          • Perseguições e redes de apoioapôio - página 40
        6. A arte do Renascimento - página 41
          1. Inovações da arte renascentista - página 42
          2. A pintura renascentista - página 43
          3. Outros expoentes do Renascimento - página 44
        7. Integrar conhecimentos - página 45
        8. Atividades - página 46
      2. CAPÍTULO 4  A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRAREFORMA - página 47
        1. Lutero e o início da Reforma - página 48
          • A doutrina luterana - página 48
        2. Integrar conhecimentos - página 49
          1. Os seguidores de Calvino - página 50
          2. A Igreja anglicana - página 50
        3. A Contrarreforma - página 51
          1. Instrumentos da Contrarreforma - página 52
          2. O Tribunal do Santo Ofício - página 53
          3. A Contrarreforma na arte: o Barroco - página 54
        4. Atividades - página 55
      3. CAPÍTULO 5  O ESTADO ABSOLUTISTA E O MERCANTILISMO - página 56
        1. A centralização monárquica - página 57
        2. O absolutismo - página 58
          1. Teóricos do absolutismo - página 59
          2. Diferentes formasfórmas de pensar o absolutismo - página 60
        3. O mercantilismo - página 61
          1. A acumulação de riquezas - página 62
          2. Diferentes caminhos - página 63
      4. Em debate - página 64
        • Atividades - página 65
      5. Para refletir - página 66
    3. UNIDADE IIItrês  AMÉRICA: TERRA E MUITOS POVOS - página 68
      1. CAPÍTULO 6  OS ASTECAS - página 70
        1. A formação do Império Asteca - página 71
        2. Organização econômica e social - página 72
      2. Lugar e cultura - página 73
        • Uma sociedade guerreira - página 74
        1. Documentos preciosos: os códices - página 75
          • A educação de crianças no Império Asteca - página 76
        2. A religião asteca - página 77
          • Os calendários astecas - página 77
        3. Documento - página 78
        4. Atividades - página 79
      3. CAPÍTULO 7  OS INCAS - página 80
        1. Tahuantinsuyu: o Império Inca - página 81
        2. A sociedade incaica - página 82
          1. A cidade de Machu Picchumátchu pítchu - página 83
          2. Mumificação dos mortos - página 84
        3. Técnica e ciência na sociedade inca - página 86
          1. A metalurgia - página 87
          2. A astronomia - página 87
          3. Os quipos - página 88
        4. Atividades - página 89
      4. Ser no mundo - página 90
    4. UNIDADE IVquatro  A CONQUISTA E A RESISTÊNCIA NA AMÉRICA - página 92
      1. CAPÍTULO 8  EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA - página 94
        1. Mares nunca antes navegados - página 95
        2. Portugal conquista os mares - página 96
          1. Navegando em direção às Índias - página 96
          2. Os portugueses chegam às terras do atual Brasil - página 97
        3. As viagens marítimas espanholas - página 98
          • Percursos e objetivos - página 99
        4. O Tratado de Tordesilhas - página 100
        5. Integrar conhecimentos - página 101
        6. Atividades - página 102
      2. CAPÍTULO 9  ESPANHÓIS NA AMÉRICA - página 103
        1. A conquista do Caribe - página 104
          1. No início, as alianças - página 105
          2. No fim, o extermínio - página 105
        2. A destruição do Império Asteca - página 106
          • A tomada de TenochtitlánTenochtitlán - página 107
        3. Documento - página 108
        4. A destruição do Império Inca - página 109
        5. A resistência indígena - página 110
        6. Atividades - página 111
      3. CAPÍTULO 10  PORTUGUESES NA AMÉRICA - página 112
        1. Primeiros contatos entre indígenas e portugueses - página 113
          1. Organização das famílias indígenas - página 113
          2. A guerra na cultura Tupi - página 114
      4. Lugar e cultura - página 115
        1. O valioso pau-brasil - página 116
        2. Documento - página 117
        3. Formas de resistência indígena - página 118
          1. Resistência Tupinambá - página 119
          2. Resistência Guaicuru - página 120
        4. Atividades - página 121
      5. Para refletir - página 122
    5. UNIDADE Vcinco A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA - página 124
      1. CAPÍTULO 11  A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA - página 126
        1. A fase comercial da exploração da América do Norte - página 127
        2. A formação das treze colônias - página 128
        3. Relação entre indígenas e colonos - página 129
      2. Lugar e cultura - página 129
        1. As colônias do norte e do centro e as colônias do sul - página 130
          1. A autonomia das treze colônias - página 131
          2. O comércio triangular - página 131
          3. A presença de pessoas escravizadas - página 132
        2. Atividades - página 133
      3. CAPÍTULO 12  A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA - página 134
        1. A administração colonial - página 135
        2. As principais atividades econômicas - página 136
          • A mão de obra indígena - página 137
        3. Documento - página 138
        4. A sociedade colonial - página 139
          1. Vice-reinos - página 140
          2. Nas Antilhas - página 140
        5. Relações entre diferentes culturas - página 141
        6. Atividades - página 142
      4. CAPÍTULO 13  A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA - página 143
        1. O início da colonização - página 144
          • O cultivo da cana - página 144
        2. Colonização e escravização - página 146
        3. A administração da colônia - página 147
      5. Em debate - página 148
        • Atividades - página 149
      6. Ser no mundo - página 150
    6. UNIDADE VIseis  A ECONOMIA AÇUCAREIRA - página 152
      1. CAPÍTULO 14  O PRINCIPAL NEGÓCIO DA COLÔNIA - página 154
        1. A organização da produção açucareira - página 155
        2. Engenho: o complexo do açúcar - página 156
        3. A vida nos engenhos - página 157
          1. Os escravizados - página 157
          2. Os senhores de engenho - página 158
          3. Trabalhadores livres - página 158
          4. Os lavradores de cana - página 159
        4. Escravidão e resistência - página 160
          1. Identidade cultural - página 161
          2. Religiosidade e resistência - página 161
      2. Em debate - página 162
        1. Nem só de açúcar vivia a colônia - página 163
          1. A criação de gado - página 163
          2. Tabaco e algodão - página 163
          3. A produção de alimentos - página 164
          4. As especiarias do sertão - página 164
        2. Atividades - página 165
      3. CAPÍTULO 15  OS HOLANDESES NO NORDESTE - página 166
        1. Em busca do domínio do Atlântico - página 167
          1. Espanha e Holanda: domínio e guerra - página 168
          2. Da Bahia a Pernambuco - página 168
        2. O domínio holandês na América portuguesa - página 169
        3. Integrar conhecimentos - página 170
        4. O fim do domínio holandês - página 171
          • As guerras de expulsão - página 171
        5. Documento - página 172
        6. Os franceses buscam espaço na América - página 173
        7. O mundo atlântico - página 174
        8. Atividades - página 175
      4. Para refletir - página 176
    7. UNIDADE VIIsete A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA - página 178
      1. CAPÍTULO 16 OS JESUÍTAS NA AMÉRICA PORTUGUESA - página 180
        1. A catequização dos indígenas - página 181
          1. Os aldeamentos jesuítas - página 181
          2. O impacto para os indígenas - página 182
        2. Os conflitos entre jesuítas e colonos - página 183
        3. A Colônia de Sacramento - página 184
        4. A educação jesuítica no Brasil colônia - página 185
        5. Atividades - página 186
      2. CAPÍTULO 17  A EXPANSÃO para o interior - página 187
        1. A pecuária - página 188
          • A pecuária no sul da colônia - página 188
        2. Bandeiras e monções - página 189
          1. Rumo ao interior da colônia - página 190
          2. O movimento das monções - página 191
        3. Documento - página 192
        4. Assimilação de conhecimentos indígenas - página 193
        5. O “ressurgimento” dos indígenas no Brasil - página 194
          • Etnogênese no Brasil - página 195
        6. Atividades - página 196
      3. CAPÍTULO 18  A CRISE NO IMPÉRIO E AS REBELIÕES NA COLÔNIA - página 197
        1. A América portuguesa no fim do século XVIIdezessete - página 198
          • A crise econômica do Império Português - página 199
        2. O aumento do controlecontrôle metropolitano - página 200
          • O exclusivo metropolitano - página 201
        3. Os colonos reagem ao controlecontrôle comercial - página 202
          1. A Revolta de BeckmanBécman (1684-1685) - página 202
          2. A Revolta do Maneta (1711) - página 203
          3. A Guerra dos Mascates (1710-1711) - página 203
      4. Lugar e cultura - página 204
        • Atividades - página 205
      5. Ser no mundo - página 206
    8. UNIDADE VIIIoito  A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL - página 208
      1. CAPÍTULO 19  A EXPLORAÇÃO DE OURO E DIAMANTE - página 210
        1. Disputas nas terras do ouro - página 211
        2. O aumento do controlecontrôle metropolitano - página 212
          1. A distribuição de datas - página 213
          2. A cobrança de impostos - página 214
        3. Descoberta e exploração dos diamantes - página 216
        4. Integrar conhecimentos - página 217
        5. Atividades - página 218
      2. CAPÍTULO 20 A SOCIEDADE MINERADORA - página 219
        1. Os indígenas que viviam nas Minas - página 220
          • Recorrendo à justiça colonial - página 220
        2. A elite e as camadas intermediárias - página 221
        3. Africanos escravizados e libertos - página 222
        4. O cotidiano nas cidades mineiras - página 223
          • As irmandades religiosas - página 223
        5. O Barroco nas Minas Gerais - página 224
        6. Integrar conhecimentos - página 225
        7. Atividades - página 226
      3. CAPÍTULO 21  NOVAS CONFIGURAÇÕES NA COLÔNIA - página 227
        1. Urbanização e necessidade de abastecimento - página 228
        2. Em direção à região das Minas - página 229
          • O papel dos tropeiros - página 229
        3. Integrar conhecimentos - página 230
        4. A diversificação da economia mineira - página 231
          • Vida cultural na colônia - página 232
        5. Atividades - página 233
      4. Para refletir - página 234
  16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS - página 236
  17. TERCEIRA CAPA
  18. QUARTA CAPA
  19. Lista de links
  20. Lista de créditos