Contents
Índice
ORIENTAÇÕES DE USO
Capa
Segunda capa
Frontispício
CRÉDITOS
- página II
SUMÁRIO
- página III
CONHEÇA O MANUAL DO PROFESSOR
- página IV
ORIENTAÇÕES GERAIS
- página V
A EDUCAÇÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS
- página V
O papel da escola na formação das crianças e dos adolescentes
- página V
Ser adolescente nos dias de hoje
- página VI
A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
- página VII
A compreensão leitora e o ensino de História
- página VII
Pensamento computacional
- página VII
Mudanças na era da informação: educação e tecnologia
- página VIII
I
nformação
×
versus
conhecimento
- página VIII
O
ensino de
H
istória e o universo digital
- página IX
Como o historiador produz o conhecimento histórico
- página X
A importância da pesquisa
- página XII
A
s práticas de pesquisa
- página XII
Temas Contemporâneos Transversais
- página XIV
Formação para a solidariedade e para a paz
- página XVI
Multiplicidade cultural
- página XVI
História e meio ambiente
- página XVII
Educação inclusiva
- página XVII
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página XVIII
O componente curricular História na
BNCC
Bê êne cê cê
- página XIX
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA COLEÇÃO
- página XX
Uma História integrada e cronológica
- página XX
A Coleção e os fundamentos pedagógicos da
BNCC
Bê êne cê cê
- página XXI
O foco nas competências
- página XXII
As habilidades de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental
- página XXV
A ESTRUTURA DA OBRA
- página XXXII
A relação entre conhecimentos anteriores e posteriores
- página XXXIII
Correspondência entre o conteúdo dos volumes e a
BNCC
Bê êne cê cê
- página XXXV
Unidades, Capítulos, seções e boxes da Coleção
- página LII
A
s
U
nidades
- página LIII
O
s
C
apítulos
- página LIII
I
ntegrar conhecimentos
- página LIII
L
ugar e cultura
- página LIV
E
m debate
- página LIV
D
ocumento
- página LV
A
tividades
- página LV
S
er no mundo
- página LVI
P
ara refletir
- página LVII
L
er o mapa/a fotografia/a obra de arte/o texto/o infográfico/o gráfico
...
reticências
- página LVII
B
oxe simples
- página LVIII
G
lossário
- página LVIII
S
ugestões de livros/vídeos/
SITES
/
podcasts
- página LVIII
O trabalho interdisciplinar na Coleção
- página LVIII
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO
- página LX
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
- página LXII
CAPA
Frontispício
CRÉDITOS
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página 3
CONHEÇA SEU LIVRO
- página 4
SUMÁRIO
- página 6
UNIDADE
I
um
REINOS E POVOS DA ÁFRICA
- página 10
CAPÍTULO 1
OS REINOS DE SAHEL
- página 12
O Reino de Gana
- página 13
A presença do islã em Gana
- página 14
O Império do Mali
- página 15
Diversos povos e um rico comércio
- página 15
As cidades de Timbuctu e
Djenné
Dijenê
- página 16
Lugar e cultura
- página 17
O comércio caravaneiro
- página 18
Rotas
do comércio transaariano e
transaheliano
- página 19
Em debate
- página 22
Atividades
- página 23
CAPÍTULO 2
POVOS IORUBÁS E BANTOS
- página 24
Os reinos iorubás
- página 25
Documento
- página 26
A diversidade dos povos bantos
- página 27
O Reino do Congo
- página 28
Atividades
- página 29
Ser no mundo
- página 30
UNIDADE
II
dois
A EUROPA MODERNA EM FORMAÇÃO
- página 32
CAPÍTULO 3
O RENASCIMENTO
- página 34
Uma nova visão de mundo
- página 35
O Humanismo
- página 36
O espírito científico
- página 37
Integrar conhecimentos
- página 38
A difusão de novas ideias
- página 40
Perseguições e redes de
apoio
apôio
- página 40
A arte do Renascimento
- página 41
Inovações da arte renascentista
- página 42
A pintura renascentista
- página 43
Outros expoentes do Renascimento
- página 44
Integrar conhecimentos
- página 45
Atividades
- página 46
CAPÍTULO 4
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRAREFORMA
- página 47
Lutero e o início da Reforma
- página 48
A doutrina luterana
- página 48
Integrar conhecimentos
- página 49
Os seguidores de Calvino
- página 50
A Igreja anglicana
- página 50
A Contrarreforma
- página 51
Instrumentos da Contrarreforma
- página 52
O Tribunal do Santo Ofício
- página 53
A Contrarreforma na arte: o Barroco
- página 54
Atividades
- página 55
CAPÍTULO 5
O ESTADO ABSOLUTISTA E O MERCANTILISMO
- página 56
A centralização monárquica
- página 57
O absolutismo
- página 58
Teóricos do absolutismo
- página 59
Diferentes
formas
fórmas
de pensar o absolutismo
- página 60
O mercantilismo
- página 61
A acumulação de riquezas
- página 62
Diferentes caminhos
- página 63
Em debate
- página 64
Atividades
- página 65
Para refletir
- página 66
UNIDADE
III
três
AMÉRICA: TERRA E MUITOS POVOS
- página 68
CAPÍTULO 6
OS ASTECAS
- página 70
A formação do Império Asteca
- página 71
Organização econômica e social
- página 72
Lugar e cultura
- página 73
Uma sociedade guerreira
- página 74
Documentos preciosos: os códices
- página 75
A educação de crianças no Império Asteca
- página 76
A religião asteca
- página 77
Os calendários astecas
- página 77
Documento
- página 78
Atividades
- página 79
CAPÍTULO 7
OS INCAS
- página 80
Tahuantinsuyu: o Império Inca
- página 81
A sociedade incaica
- página 82
A cidade de
Machu Picchu
mátchu pítchu
- página 83
Mumificação dos mortos
- página 84
Técnica e ciência na sociedade inca
- página 86
A metalurgia
- página 87
A astronomia
- página 87
Os quipos
- página 88
Atividades
- página 89
Ser no mundo
- página 90
UNIDADE
IV
quatro
A CONQUISTA E A RESISTÊNCIA NA AMÉRICA
- página 92
CAPÍTULO 8
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA
- página 94
Mares nunca antes navegados
- página 95
Portugal conquista os mares
- página 96
Navegando em direção às Índias
- página 96
Os portugueses chegam às terras do atual Brasil
- página 97
As viagens marítimas espanholas
- página 98
Percursos e objetivos
- página 99
O Tratado de Tordesilhas
- página 100
Integrar conhecimentos
- página 101
Atividades
- página 102
CAPÍTULO 9
ESPANHÓIS NA AMÉRICA
- página 103
A conquista do Caribe
- página 104
No início, as alianças
- página 105
No fim, o extermínio
- página 105
A destruição do Império Asteca
- página 106
A tomada de
Tenochtitlán
Tenochtitlán
- página 107
Documento
- página 108
A destruição do Império Inca
- página 109
A resistência indígena
- página 110
Atividades
- página 111
CAPÍTULO 10
PORTUGUESES NA AMÉRICA
- página 112
Primeiros contatos entre indígenas e portugueses
- página 113
Organização das famílias indígenas
- página 113
A guerra na cultura Tupi
- página 114
Lugar e cultura
- página 115
O valioso pau-brasil
- página 116
Documento
- página 117
Formas de resistência indígena
- página 118
Resistência Tupinambá
- página 119
Resistência Guaicuru
- página 120
Atividades
- página 121
Para refletir
- página 122
UNIDADE
V
cinco
A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA
- página 124
CAPÍTULO 11
A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA
- página 126
A fase comercial da exploração da América do Norte
- página 127
A formação das treze colônias
- página 128
Relação entre indígenas e colonos
- página 129
Lugar e cultura
- página 129
As colônias do norte e do centro e as colônias do sul
- página 130
A autonomia das treze colônias
- página 131
O comércio triangular
- página 131
A presença de pessoas escravizadas
- página 132
Atividades
- página 133
CAPÍTULO 12
A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA
- página 134
A administração colonial
- página 135
As principais atividades econômicas
- página 136
A mão de obra indígena
- página 137
Documento
- página 138
A sociedade colonial
- página 139
Vice-reinos
- página 140
Nas Antilhas
- página 140
Relações entre diferentes culturas
- página 141
Atividades
- página 142
CAPÍTULO 13
A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA
- página 143
O início da colonização
- página 144
O cultivo da cana
- página 144
Colonização e escravização
- página 146
A administração da colônia
- página 147
Em debate
- página 148
Atividades
- página 149
Ser no mundo
- página 150
UNIDADE
VI
seis
A ECONOMIA AÇUCAREIRA
- página 152
CAPÍTULO 14
O PRINCIPAL NEGÓCIO DA COLÔNIA
- página 154
A organização da produção açucareira
- página 155
Engenho: o complexo do açúcar
- página 156
A vida nos engenhos
- página 157
Os escravizados
- página 157
Os senhores de engenho
- página 158
Trabalhadores livres
- página 158
Os lavradores de cana
- página 159
Escravidão e resistência
- página 160
Identidade cultural
- página 161
Religiosidade e resistência
- página 161
Em debate
- página 162
Nem só de açúcar vivia a colônia
- página 163
A criação de gado
- página 163
Tabaco e algodão
- página 163
A produção de alimentos
- página 164
As especiarias do sertão
- página 164
Atividades
- página 165
CAPÍTULO 15
OS HOLANDESES NO NORDESTE
- página 166
Em busca do domínio do Atlântico
- página 167
Espanha e Holanda: domínio e guerra
- página 168
Da Bahia a Pernambuco
- página 168
O domínio holandês na América portuguesa
- página 169
Integrar conhecimentos
- página 170
O fim do domínio holandês
- página 171
As guerras de expulsão
- página 171
Documento
- página 172
Os franceses buscam espaço na América
- página 173
O mundo atlântico
- página 174
Atividades
- página 175
Para refletir
- página 176
UNIDADE
VII
sete
A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
- página 178
CAPÍTULO 16
OS JESUÍTAS NA AMÉRICA PORTUGUESA
- página 180
A catequização dos indígenas
- página 181
Os aldeamentos jesuítas
- página 181
O impacto para os indígenas
- página 182
Os conflitos entre jesuítas e colonos
- página 183
A Colônia de Sacramento
- página 184
A educação jesuítica no Brasil colônia
- página 185
Atividades
- página 186
CAPÍTULO 17
A EXPANSÃO para o interior
- página 187
A pecuária
- página 188
A pecuária no sul da colônia
- página 188
Bandeiras e monções
- página 189
Rumo ao interior da colônia
- página 190
O movimento das monções
- página 191
Documento
- página 192
Assimilação de conhecimentos indígenas
- página 193
O “ressurgimento” dos indígenas no Brasil
- página 194
Etnogênese no Brasil
- página 195
Atividades
- página 196
CAPÍTULO 18
A CRISE NO IMPÉRIO E AS REBELIÕES NA COLÔNIA
- página 197
A América portuguesa no fim do século
XVII
dezessete
- página 198
A crise econômica do Império Português
- página 199
O aumento do
controle
contrôle
metropolitano
- página 200
O exclusivo metropolitano
- página 201
Os colonos reagem ao
controle
contrôle
comercial
- página 202
A Revolta de
Beckman
Bécman
(
1684-1685)
- página 202
A Revolta do Maneta (1711)
- página 203
A Guerra dos Mascates (1710-1711)
- página 203
Lugar e cultura
- página 204
Atividades
- página 205
Ser no mundo
- página 206
UNIDADE
VIII
oito
A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL
- página 208
CAPÍTULO 19
A EXPLORAÇÃO DE OURO E DIAMANTE
- página 210
Disputas nas terras do ouro
- página 211
O aumento do
controle
contrôle
metropolitano
- página 212
A distribuição de datas
- página 213
A cobrança de impostos
- página 214
Descoberta e exploração dos diamantes
- página 216
Integrar conhecimentos
- página 217
Atividades
- página 218
CAPÍTULO 20
A SOCIEDADE MINERADORA
- página 219
Os indígenas que viviam nas Minas
- página 220
Recorrendo à justiça colonial
- página 220
A elite e as camadas intermediárias
- página 221
Africanos escravizados e libertos
- página 222
O cotidiano nas cidades mineiras
- página 223
As irmandades religiosas
- página 223
O Barroco nas Minas Gerais
- página 224
Integrar conhecimentos
- página 225
Atividades
- página 226
CAPÍTULO 21
NOVAS CONFIGURAÇÕES NA COLÔNIA
- página 227
Urbanização e necessidade de abastecimento
- página 228
Em direção à região das Minas
- página 229
O papel dos tropeiros
- página 229
Integrar conhecimentos
- página 230
A diversificação da economia mineira
- página 231
Vida cultural na colônia
- página 232
Atividades
- página 233
Para refletir
- página 234
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
- página 236
TERCEIRA CAPA
QUARTA CAPA
Lista de links
Lista de créditos