Contents

  1. Índice
  2. ORIENTAÇÕES DE USO
  3. Capa
  4. SEGUNDA CAPA
  5. Frontispício
  6. CRÉDITOS - página II
  7. SUMÁRIO - página III
    1. CONHEÇA O MANUAL DO PROFESSOR  - página IV
    2. ORIENTAÇÕES GERAIS - página V
  8. A EDUCAÇÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS - página V
    1. O papel da escola na formação das crianças e dos adolescentes - página V
    2. Ser adolescente nos dias de hoje - página VI
  9. A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES - página VII
    1. A compreensão leitora e o ensino de História - página VII
    2. Pensamento computacional - página VII
    3. Mudanças na era da informação: educação e tecnologia - página VIII
      1. Informação × versusconhecimento - página VIII
      2. O ensino de História e o universo digital - página IX
    4. Como o historiador produz o conhecimento histórico - página X
    5. A importância da pesquisa - página XII
      • As práticas de pesquisa - página XII
    6. Temas Contemporâneos Transversais - página XIV
    7. Formação para a solidariedade e para a paz - página XVI
    8. Multiplicidade cultural - página XVI
    9. História e meio ambiente - página XVII
    10. Educação inclusiva - página XVII
  10. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCCBê êne cê cê) - página XVIII
    • O componente curricular História na BNCCBê êne cê cê - página XIX
  11. FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA COLEÇÃO - página XX
    1. Uma História integrada e cronológica - página XX
    2. A Coleção e os fundamentos pedagógicos da BNCCBê êne cê cê - página XXI
    3. O foco nas competências - página XXII
    4. As habilidades de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental - página XXV
  12. A ESTRUTURA DA OBRA - página XXXII
    1. A relação entre conhecimentos anteriores e posteriores - página XXXIII
    2. Correspondência entre o conteúdo dos volumes e a BNCCBê êne cê cê - página XXXV
    3. Unidades, Capítulos, seções e boxes da Coleção - página LII
      1. As Unidades - página LIII
      2. Os Capítulos - página LIII
      3. Integrar conhecimentos - página LIII
      4. Lugar e cultura - página LIV
      5. Em debate - página LIV
      6. Documento - página LV
      7. Atividades - página LV
      8. Ser no mundo - página LVI
      9. Para refletir - página LVII
      10. Ler o mapa/a fotografia/a obra de arte/o texto/o infográfico/o gráfico... - página LVII
      11. Boxe simples - página LVIII
      12. Glossário - página LVIII
      13. Sugestões de livros/vídeos/sites/podcasts - página LVIII
    4. O trabalho interdisciplinar na Coleção - página LVIII
  13. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO - página LX
    • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS - página LXII
  14. Capa
  15. SEGUNDA Capa
  16. Frontispício
  17. CRÉDITOS - página 2
  18. APRESENTAÇÃO - página 3
  19. CONHEÇA SEU LIVRO - página 4
  20. SUMÁRIO - página 6
    1. UNIDADE I um A HISTÓRIA E OS SERES HUMANOS: TEMPO E ESPAÇO - página 10
      1. CAPÍTULO 1  INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA - página 12
        1. O trabalho do historiador - página 13
          1. As fontes históricas e as interpretações - página 14
          2. A História e as outras áreas do conhecimento - página 15
        2. O tempo e a história - página 16
          1. O tempo medido pelos calendários - página 17
          2. Outras medidas de tempo - página 19
          3. Há diversos tempos na história - página 21
        3. Atividades - página 22
      2. CAPÍTULO 2  ORIGENS E DISPERSÃO DOS SERES HUMANOS - página 23
        1. O surgimento dos seres humanos - página 24
          • A teoria evolucionista - página 25
        2. A evolução do ser humano - página 26
          • O gênero Homo - página 27
        3. Da África para o mundo - página 28
        4. A chegada dos seres humanos à América - página 29
          • Outros percursos - página 30
        5. Atividades - página 31
      3. Ser no mundo - página 32
    2. UNIDADE II dois MODOS DE VIDA E MODIFICAÇÕES DA NATUREZA - página 34
      1. CAPÍTULO 3  OS MODOS DE VIDA DOS PRIMEIROS HUMANOS - página 36
        1. A vida no Paleolítico - página 37
        2. Integrar conhecimentos - página 38
        3. O período Neolítico - página 39
          1. Novos modos de viver - página 40
          2. A Revolução Agrícola - página 41
          3. Os objetos de cerâmica - página 42
          4. Os cultivadores modificam as paisagens - página 43
        4. O surgimento do comércio e das cidades - página 44
          1. As primeiras cidades - página 45
          2. A descoberta do uso dos metais - página 46
          3. O nascimento do Estado e da escrita - página 47
        5. Atividades - página 48
      2. CAPÍTULO 4  MODOS DE VIDA NA AMÉRICA: POVOS DO ATUAL TERRITÓRIO BRASILEIRO - página 49
        1. Os mais antigos habitantes do atual Brasil - página 50
          1. Os povos dos sambaquis - página 51
          2. Os povos ceramistas - página 52
          3. Os sítios de Lagoa Santa e São Raimundo Nonato - página 53
        2. Integrar conhecimentos - página 54
        3. Atividades - página 55
      3. CAPÍTULO 5  MODOS DE VIDA NA AMÉRICA: MESOAMÉRICA E ANDES - página 56
        1. Sociedades da Mesoamérica - página 57
          1. O mundo dos maias - página 58
          2. Matemática e Astronomia - página 59
          3. O declínio das cidades maias - página 60
          4. Os maias nos dias de hoje - página 60
        2. Documento - página 61
        3. Povos andinos - página 62
          • Chavín de Huantartchávin de ruântár - página 63
        4. Astecas e incas - página 64
        5. Atividades - página 65
      4. Para refletir - página 66
    3. UNIDADE III três SOCIEDADES ANTIGAS DO ORIENTE - página 68
      1. CAPÍTULO 6  A TERRA ENTRE RIOS - página 70
        1. Os sumérios - página 71
        2. Documento - página 72
        3. Os impérios da Mesopotâmia - página 73
          1. Império Acádio - página 73
          2. Império Babilônico - página 73
          3. Império Assírio - página 74
          4. O novo Império Babilônico - página 74
        4. A vida na Mesopotâmia - página 75
          1. A vida nas aldeias - página 76
          2. A vida nas cidades - página 77
        5. Uma religião com muitos deuses - página 78
        6. Atividades - página 79
      2. CAPÍTULO 7  HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS - página 80
        1. Os hebreus - página 81
          • O reino hebreu - página 82
        2. Os fenícios - página 83
          1. As cidades-Estado e as colônias fenícias - página 84
          2. O alfabeto fenício - página 85
          3. A religião fenícia - página 85
        3. Os persas - página 86
          1. O governogovêrno de Dario - página 87
          2. A sociedade persa - página 88
      3. Lugar e cultura - página 88
        • Atividades - página 89
      4. CAPÍTULO 8  A CHINA E A ÍNDIA NA ANTIGUIDADE - página 90
        1. A antiga civilização chinesa - página 91
          1. As dinastias - página 92
          2. A sociedade chinesa - página 93
          3. Atividades econômicas - página 94
        2. Documento - página 95
        3. A antiga civilização indiana - página 96
          • A Índia do período védico - página 97
        4. Atividades - página 99
      5. Ser no mundo - página 100
    4. UNIDADE IV quatro POVOS DA ANTIGUIDADE NA ÁFRICA - página 102
      1. CAPÍTULO 9  O EGITO: A CIVILIZAÇÃO DO NILO - página 104
        1. A formação do Egito Antigo - página 105
          • O faraó e seus colaboradores - página 106
        2. Viver no Egito Antigo - página 107
          1. Os ofícios da cidade - página 108
          2. Homens e mulheres na terra dos faraós - página 109
        3. A religião - página 110
          • O mundo dos mortos - página 110
        4. A escrita egípcia - página 111
        5. Documento - página 112
        6. Atividades - página 114
      2. CAPÍTULO 10  A NÚBIA E O REINO DE CUXE - página 115
        1. Kerma e Napata - página 116
          • Napata, a nova capital cuxita - página 117
        2. A civilização de Méroe - página 118
          1. O poder das mulheres em Méroe - página 119
          2. A escrita meroíta - página 119
      3. Lugar e cultura - página 120
        • Atividades - página 121
      4. Para refletir - página 122
    5. UNIDADE V cinco A GRÉCIA ANTIGA - página 124
      1. CAPÍTULO 11  SOCIEDADE E POLÍTICA NA GRÉCIA ANTIGA - página 126
        1. A formação da Grécia Antiga - página 127
          • A Grécia pós-micênica - página 128
        2. Esparta - página 129
          • A oligarquia espartana - página 130
        3. Documento - página 130
        4. Atenas - página 131
          • O sistema democrático - página 132
        5. As mulheres na Grécia - página 133
        6. A conquista macedônica - página 134
          • A cultura helenística - página 135
      2. Em debate - página 136
        • Atividades - página 137
      3. CAPÍTULO 12  RELIGIÃO E ARTE NA GRÉCIA ANTIGA - página 138
        1. Rituais e festividades religiosas - página 139
          1. Jogos Olímpicos - página 139
          2. Os mitos - página 140
        2. Teatro, escultura e arquitetura - página 141
          1. A tragédia e a comédia - página 141
          2. O realismo das esculturas - página 142
          3. Arquitetura: a dimensão humana dos deuses - página 142
        3. Integrar conhecimentos - página 143
        4. O pensamento filosófico e as ciências - página 144
          1. Os principais filósofos gregos - página 145
          2. História e medicina - página 146
        5. Atividades - página 147
      4. Ser no mundo - página 148
    6. UNIDADE VI seis ROMA ANTIGA - página 150
      1. CAPÍTULO 13  FORMAÇÃO E EXPANSÃO DE ROMA - página 152
        1. A monarquia (753 a.C. antes de Cristo -509 a.C. antes de Cristo ) - página 153
          • Camadas sociais - página 153
        2. A república (509 a.C.antes de Cristo-27 a.C.antes de Cristo) - página 154
          1. Nova ordem política - página 154
          2. A voz dos plebeus - página 155
        3. A expansão territorial - página 156
        4. Integrar conhecimentos - página 157
        5. Consequências da expansão - página 158
      2. Em debate - página 159
        1. A outra face das conquistas - página 160
        2. O exército e seus líderes - página 161
        3. Atividades - página 162
      3. CAPÍTULO 14  A ROMA IMPERIAL - página 163
        1. O Império Romano (27 a.C.antes de Cristo-476 d.C.depois de Cristo) - página 164
        2. Integrar conhecimentos - página 165
          1. Mulheres e crianças na Roma Antiga - página 166
          2. Cultura e entretenimento - página 167
        3. Documento - página 167
        4. O cristianismo - página 168
          1. Crença e ensinamentos - página 168
          2. De crença perseguida a religião oficial do Império Romano - página 169
        5. O declínio do Império Romano - página 170
          1. Aumento dos tributos e inflação - página 170
          2. A crise política e a nova formafórma de governogovêrno - página 171
          3. A queda de Roma - página 172
        6. Atividades - página 173
      4. CAPÍTULO 15  O MUNDO BIZANTINO - página 174
        1. O Império Bizantino - página 175
          1. A sociedade bizantina - página 176
          2. Rupturas na cristandade - página 177
        2. Integrar conhecimentos - página 178
        3. Atividades - página 179
      5. Para refletir - página 180
    7. Unidade VII sete O NASCIMENTO DO MUNDO MEDIEVAL - página 182
      1. CAPÍTULO 16  OS REINOS GERMÂNICOS - página 184
        1. Os povos germânicos - página 185
          1. Chefes guerreiros - página 185
          2. O encontro de diferentes culturas - página 186
        2. O Reino Franco - página 187
          • Carlos Magno e o Império Carolíngio - página 188
      2. Lugar e cultura - página 190
        • Atividades - página 191
      3. CAPÍTULO 17  O NASCIMENTO DO ISLAMISMO E O IMPÉRIO MUÇULMANO - página 192
        1. Os povos da Arábia - página 193
          1. A importância de Meca - página 194
          2. Maomé e o surgimento do islã - página 195
          3. Em direção a Medina - página 196
        2. O Império Muçulmano - página 197
          1. Os califados: expansão e conquista - página 198
          2. A expansão turco-otomana - página 199
          3. A importância do comércio no Império Muçulmano - página 200
        3. Cultura e ciências no mundo muçulmano - página 201
      4. Lugar e cultura - página 202
        • Atividades - página 203
      5. Ser no mundo - página 204
    8. UNIDADE VIIIoito  glossário O FEUDALISMO E A BAIXA IDADE MÉDIA - página 206
      1. CAPÍTULO 18  O FEUDALISMO - página 208
        1. A sociedade feudal - página 209
          1. Os leigos - página 210
          2. Os clérigos - página 212
        2. Viver na Europa feudal - página 213
          1. Vida cotidiana e diferentes formasfórmas de entretenimento - página 213
          2. As vestimentas - página 214
          3. Moradias: casas e castelos - página 214
          4. As mulheres no mundo feudal - página 215
      2. Em debate - página 216
        • Atividades - página 217
      3. CAPÍTULO 19  A BAIXA IDADE MÉDIA - página 218
        1. O crescimento da produção agrícola - página 219
          1. Rotação trienal de culturas - página 220
          2. O aumento populacional - página 220
        2. O crescimento das cidades - página 221
          1. Mercados, feiras e produtos do comércio - página 222
          2. Mestres, companheiros e aprendizes - página 223
        3. O poder da Igreja - página 224
          1. Os poderes político e espiritual - página 225
          2. As Cruzadas - página 226
        4. Documento - página 227
        5. Fome, peste, rebelião - página 228
          1. A fome entre a população - página 228
          2. A peste negra - página 229
          3. As revoltasrevóltas populares - página 230
          4. O medomêdo da morte - página 231
          5. O fim do feudalismo - página 231
        6. A centralização monárquica - página 232
        7. Atividades - página 233
      4. Para refletir - página 234
  21. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS - página 236
  22. TERCEIRA CAPA
  23. QUARTA CAPA
  24. Lista de links
  25. Lista de créditos