Contents
Índice
ORIENTAÇÕES DE USO
Capa
SEGUNDA CAPA
Frontispício
CRÉDITOS
- página II
SUMÁRIO
- página III
CONHEÇA O MANUAL DO PROFESSOR
- página IV
ORIENTAÇÕES GERAIS
- página V
A EDUCAÇÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS
- página V
O papel da escola na formação das crianças e dos adolescentes
- página V
Ser adolescente nos dias de hoje
- página VI
A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
- página VII
A compreensão leitora e o ensino de História
- página VII
Pensamento computacional
- página VII
Mudanças na era da informação: educação e tecnologia
- página VIII
I
nformação
×
versus
conhecimento
- página VIII
O
ensino de
H
istória e o universo digital
- página IX
Como o historiador produz o conhecimento histórico
- página X
A importância da pesquisa
- página XII
A
s práticas de pesquisa
- página XII
Temas Contemporâneos Transversais
- página XIV
Formação para a solidariedade e para a paz
- página XVI
Multiplicidade cultural
- página XVI
História e meio ambiente
- página XVII
Educação inclusiva
- página XVII
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página XVIII
O componente curricular História na
BNCC
Bê êne cê cê
- página XIX
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA COLEÇÃO
- página XX
Uma História integrada e cronológica
- página XX
A Coleção e os fundamentos pedagógicos da
BNCC
Bê êne cê cê
- página XXI
O foco nas competências
- página XXII
As habilidades de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental
- página XXV
A ESTRUTURA DA OBRA
- página XXXII
A relação entre conhecimentos anteriores e posteriores
- página XXXIII
Correspondência entre o conteúdo dos volumes e a
BNCC
Bê êne cê cê
- página XXXV
Unidades, Capítulos, seções e boxes da Coleção
- página LII
A
s
U
nidades
- página LIII
O
s
C
apítulos
- página LIII
I
ntegrar conhecimentos
- página LIII
L
ugar e cultura
- página LIV
E
m debate
- página LIV
D
ocumento
- página LV
A
tividades
- página LV
S
er no mundo
- página LVI
P
ara refletir
- página LVII
L
er o mapa/a fotografia/a obra de arte/o texto/o infográfico/o gráfico
...
- página LVII
B
oxe simples
- página LVIII
G
lossário
- página LVIII
S
ugestões de livros/vídeos/
sites
/
podcasts
- página LVIII
O trabalho interdisciplinar na Coleção
- página LVIII
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO
- página LX
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
- página LXII
Capa
SEGUNDA Capa
Frontispício
CRÉDITOS
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página 3
CONHEÇA SEU LIVRO
- página 4
SUMÁRIO
- página 6
UNIDADE
I
um
A HISTÓRIA E OS SERES HUMANOS: TEMPO E ESPAÇO
- página 10
CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
- página 12
O trabalho do historiador
- página 13
As fontes históricas e as interpretações
- página 14
A História e as outras áreas do conhecimento
- página 15
O tempo e a história
- página 16
O tempo medido pelos calendários
- página 17
Outras medidas de tempo
- página 19
Há diversos tempos na história
- página 21
Atividades
- página 22
CAPÍTULO 2
ORIGENS E DISPERSÃO DOS SERES HUMANOS
- página 23
O surgimento dos seres humanos
- página 24
A teoria evolucionista
- página 25
A evolução do ser humano
- página 26
O gênero
Homo
- página 27
Da África para o mundo
- página 28
A chegada dos seres humanos à América
- página 29
Outros percursos
- página 30
Atividades
- página 31
Ser no mundo
- página 32
UNIDADE
II
dois
MODOS DE VIDA E MODIFICAÇÕES DA NATUREZA
- página 34
CAPÍTULO 3
OS MODOS DE VIDA DOS PRIMEIROS HUMANOS
- página 36
A vida no Paleolítico
- página 37
Integrar conhecimentos
- página 38
O período Neolítico
- página 39
Novos modos de viver
- página 40
A Revolução Agrícola
- página 41
Os objetos de cerâmica
- página 42
Os cultivadores modificam as paisagens
- página 43
O surgimento do comércio e das cidades
- página 44
As primeiras cidades
- página 45
A descoberta do uso dos metais
- página 46
O nascimento do Estado e da escrita
- página 47
Atividades
- página 48
CAPÍTULO 4
MODOS DE VIDA NA AMÉRICA: POVOS DO ATUAL TERRITÓRIO BRASILEIRO
- página 49
Os mais antigos habitantes do atual Brasil
- página 50
Os povos dos sambaquis
- página 51
Os povos ceramistas
- página 52
Os sítios de Lagoa Santa e São Raimundo Nonato
- página 53
Integrar conhecimentos
- página 54
Atividades
- página 55
CAPÍTULO 5
MODOS DE VIDA NA AMÉRICA: MESOAMÉRICA E ANDES
- página 56
Sociedades da Mesoamérica
- página 57
O mundo dos maias
- página 58
Matemática e Astronomia
- página 59
O declínio das cidades maias
- página 60
Os maias nos dias de hoje
- página 60
Documento
- página 61
Povos andinos
- página 62
Chavín de Huantar
tchávin de ruântár
- página 63
Astecas e incas
- página 64
Atividades
- página 65
Para refletir
- página 66
UNIDADE
III
três
SOCIEDADES ANTIGAS DO ORIENTE
- página 68
CAPÍTULO 6
A TERRA ENTRE RIOS
- página 70
Os sumérios
- página 71
Documento
- página 72
Os impérios da Mesopotâmia
- página 73
Império Acádio
- página 73
Império Babilônico
- página 73
Império Assírio
- página 74
O novo Império Babilônico
- página 74
A vida na Mesopotâmia
- página 75
A vida nas aldeias
- página 76
A vida nas cidades
- página 77
Uma religião com muitos deuses
- página 78
Atividades
- página 79
CAPÍTULO 7
HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
- página 80
Os hebreus
- página 81
O reino hebreu
- página 82
Os fenícios
- página 83
As cidades-Estado e as colônias fenícias
- página 84
O alfabeto fenício
- página 85
A religião fenícia
- página 85
Os persas
- página 86
O
governo
govêrno
de Dario
- página 87
A sociedade persa
- página 88
Lugar e cultura
- página 88
Atividades
- página 89
CAPÍTULO 8
A CHINA E A ÍNDIA NA ANTIGUIDADE
- página 90
A antiga civilização chinesa
- página 91
As dinastias
- página 92
A sociedade chinesa
- página 93
Atividades econômicas
- página 94
Documento
- página 95
A antiga civilização indiana
- página 96
A Índia do período védico
- página 97
Atividades
- página 99
Ser no mundo
- página 100
UNIDADE
IV
quatro
POVOS DA ANTIGUIDADE NA ÁFRICA
- página 102
CAPÍTULO 9
O EGITO: A CIVILIZAÇÃO DO NILO
- página 104
A formação do Egito Antigo
- página 105
O faraó e seus colaboradores
- página 106
Viver no Egito Antigo
- página 107
Os ofícios da cidade
- página 108
Homens e mulheres na terra dos faraós
- página 109
A religião
- página 110
O mundo dos mortos
- página 110
A escrita egípcia
- página 111
Documento
- página 112
Atividades
- página 114
CAPÍTULO 10
A NÚBIA E O REINO DE CUXE
- página 115
Kerma e Napata
- página 116
Napata, a nova capital cuxita
- página 117
A civilização de Méroe
- página 118
O poder das mulheres em Méroe
- página 119
A escrita meroíta
- página 119
Lugar e cultura
- página 120
Atividades
- página 121
Para refletir
- página 122
UNIDADE
V
cinco
A GRÉCIA ANTIGA
- página 124
CAPÍTULO 11
SOCIEDADE E POLÍTICA NA GRÉCIA ANTIGA
- página 126
A formação da Grécia Antiga
- página 127
A Grécia pós-micênica
- página 128
Esparta
- página 129
A oligarquia espartana
- página 130
Documento
- página 130
Atenas
- página 131
O sistema democrático
- página 132
As mulheres na Grécia
- página 133
A conquista macedônica
- página 134
A cultura helenística
- página 135
Em debate
- página 136
Atividades
- página 137
CAPÍTULO 12
RELIGIÃO E ARTE NA GRÉCIA ANTIGA
- página 138
Rituais e festividades religiosas
- página 139
Jogos Olímpicos
- página 139
Os mitos
- página 140
Teatro, escultura e arquitetura
- página 141
A tragédia e a comédia
- página 141
O realismo das esculturas
- página 142
Arquitetura: a dimensão humana dos deuses
- página 142
Integrar conhecimentos
- página 143
O pensamento filosófico e as ciências
- página 144
Os principais filósofos gregos
- página 145
História e medicina
- página 146
Atividades
- página 147
Ser no mundo
- página 148
UNIDADE
VI
seis
ROMA ANTIGA
- página 150
CAPÍTULO 13
FORMAÇÃO E EXPANSÃO DE ROMA
- página 152
A monarquia (753
a.C.
antes de Cristo
-509
a.C.
antes de Cristo
)
- página 153
Camadas sociais
- página 153
A república (509
a.C.
antes de Cristo
-27
a.C.
antes de Cristo
)
- página 154
Nova ordem política
- página 154
A voz dos plebeus
- página 155
A expansão territorial
- página 156
Integrar conhecimentos
- página 157
Consequências da expansão
- página 158
Em debate
- página 159
A outra face das conquistas
- página 160
O exército e seus líderes
- página 161
Atividades
- página 162
CAPÍTULO 14
A ROMA IMPERIAL
- página 163
O Império Romano (27
a.C.
antes de Cristo
-476
d.C.
depois de Cristo
)
- página 164
Integrar conhecimentos
- página 165
Mulheres e crianças na Roma Antiga
- página 166
Cultura e entretenimento
- página 167
Documento
- página 167
O cristianismo
- página 168
Crença e ensinamentos
- página 168
De crença perseguida a religião oficial do Império Romano
- página 169
O declínio do Império Romano
- página 170
Aumento dos tributos e inflação
- página 170
A crise política e a nova
forma
fórma
de
governo
govêrno
- página 171
A queda de Roma
- página 172
Atividades
- página 173
CAPÍTULO 15
O MUNDO BIZANTINO
- página 174
O Império Bizantino
- página 175
A sociedade bizantina
- página 176
Rupturas na cristandade
- página 177
Integrar conhecimentos
- página 178
Atividades
- página 179
Para refletir
- página 180
Unidade
VII
sete
O NASCIMENTO DO MUNDO MEDIEVAL
- página 182
CAPÍTULO
16
OS REINOS GERMÂNICOS
- página 184
Os povos germânicos
- página 185
Chefes guerreiros
- página 185
O encontro de diferentes culturas
- página 186
O Reino Franco
- página 187
Carlos Magno e o Império Carolíngio
- página 188
Lugar e cultura
- página 190
Atividades
- página 191
CAPÍTULO 17
O NASCIMENTO DO ISLAMISMO E O IMPÉRIO MUÇULMANO
- página 192
Os povos da Arábia
- página 193
A importância de Meca
- página 194
Maomé e o surgimento do islã
- página 195
Em direção a Medina
- página 196
O Império Muçulmano
- página 197
Os califados: expansão e conquista
- página 198
A expansão turco-otomana
- página 199
A importância do comércio no Império Muçulmano
- página 200
Cultura e ciências no mundo muçulmano
- página 201
Lugar e cultura
- página 202
Atividades
- página 203
Ser no mundo
- página 204
UNIDADE
VIII
oito
glossário
O FEUDALISMO E A BAIXA IDADE MÉDIA
- página 206
CAPÍTULO 18
O FEUDALISMO
- página 208
A sociedade feudal
- página 209
Os leigos
- página 210
Os clérigos
- página 212
Viver na Europa feudal
- página 213
Vida cotidiana e diferentes
formas
fórmas
de entretenimento
- página 213
As vestimentas
- página 214
Moradias: casas e castelos
- página 214
As mulheres no mundo feudal
- página 215
Em debate
- página 216
Atividades
- página 217
CAPÍTULO 19
A BAIXA IDADE MÉDIA
- página 218
O crescimento da produção agrícola
- página 219
Rotação trienal de culturas
- página 220
O aumento populacional
- página 220
O crescimento das cidades
- página 221
Mercados, feiras e produtos do comércio
- página 222
Mestres, companheiros e aprendizes
- página 223
O poder da Igreja
- página 224
Os poderes político e espiritual
- página 225
As Cruzadas
- página 226
Documento
- página 227
Fome, peste, rebelião
- página 228
A fome entre a população
- página 228
A peste negra
- página 229
As
revoltas
revóltas
populares
- página 230
O
medo
mêdo
da morte
- página 231
O fim do feudalismo
- página 231
A centralização monárquica
- página 232
Atividades
- página 233
Para refletir
- página 234
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
- página 236
TERCEIRA CAPA
QUARTA CAPA
Lista de links
Lista de créditos