APRESENTAÇÃO
Por que estudar História?
A resposta para essa pergunta está muito perto de você: na paisagem que vê todos os dias, na língua que aprendeu a falar desde pequeno, na internet e em outras mídias que utiliza para conversar com os colegas, nos costumes alimentares da sua família, nas profundas diferenças sociais em nosso país reticências Enfim, em tudo que está ao seu redor, de bom e de ruim.
As condições em que vivemos não foram estabelecidas naturalmente. Elas têm uma história, que foi construída e reconstruída por pessoas ao longo de várias gerações.
Com os livros desta coleção de História, esperamos que você tenha outro olhar sôbre as coisas que fazem parte da sua vida, um olhar que não seja de passividade, desrespeito ou indiferença. Os textos, as imagens e as atividades deste livro foram escolhidos para que você goste cada vez mais de História e desenvolva o seu potencial de compreender, investigar e produzir conhecimentos.
Mas o estudo de História não pode servir apenas aos objetivos do conhecimento. É necessário que ele contribua para formar um ser humano crítico, atuante, solidário e cooperativo, disposto a fazer a sua parte para construir um mundo melhor.
Com esse objetivo, incluímos ao longo dos volumes alguns selos que indicam que o conteúdo apresentado aborda temas contemporâneos relevantes para sua vida e sua atuação na sociedade, como cidadão. São eles:
Um ótimo estudo!
CONHEÇA SEU LIVRO
Unidades
Este livro está organizado em oito Unidades temáticas. Na abertura de cada Unidade, há imagens amplas e um breve texto que instigarão você a acompanhar os conteúdos dos Capítulos nela trabalhados. Esses conteúdos estão relacionados no quadro “Você estudará nesta Unidade”.
Capítulos
Cada Unidade contém de dois a quatro Capítulos, em cuja abertura há uma imagem e um texto que introduzem o tema principal e, muitas vezes, relacionam os conteúdos a questões da atualidade.
Texto geral
Páginas com texto em linguagem de fácil compreensão, com imagens amplas e contextualizadas, para proporcionar um melhor aprendizado.
Em debate
Traz diferentes versões de um mesmo fenômeno ou evento, uma polêmica ou contraponto a versões consolidadas de fatos históricos. As atividades trabalham o debate historiográfico.
Documento
Reprodução e exploração de fontes historiográficas e documentos históricos (textos ou imagens), no contexto histórico em que se inserem.
Integrar conhecimentos
Trabalha a integração entre os conhecimentos da História e de outros componentes curriculares, como Geografia, Arte, Ciências e Matemática.
Glossário
Breve definição de termos e conceitos, na página em que aparecem, para facilitar a compreensão do tema em estudo.
Lugar e cultura
Relaciona uma manifestação cultural à história, ao povo ou a características do espaço onde tal manifestação tem lugar.
As atividades propostas neste livro devem ser respondidas no caderno.
Atividades
Ao final de cada Capítulo, apresenta questões de sistematização, aplicação e ampliação dos principais conteúdos abordados.
Ícones “Livro”, “Vídeo” e “Site”
Ao longo das páginas, você encontrará sugestões de livros, vídeos e sáites com os quais poderá complementar o seu aprendizado.
Ler (o mapa, a pintura, a charge, o infográfico, o texto, a fotografia...)
Atividades que trabalham a compreensão leitora de uma imagem ou, eventualmente, de um texto de terceiros.
Boxe simples
Informações complementares ou paralelas ao texto principal, que ampliam o conteúdo abordado no Capítulo.
Ser no mundo
Seção em página dupla, ao final de quatro Unidades do livro. Trabalha especialmente a identidade do indivíduo ou de seu grupo, partindo de um fato histórico e envolvendo uma questão social, um tema polêmico atual. Trabalha a reflexão, o pensamento crítico, a tomada de posição.
Para refletir
Esta seção, também ao final de quatro Unidades do livro e em página dupla, é norteada por uma questão problematizadora, que leva à reflexão e à discussão. Traz temas polêmicos do presente e atividades que complementam e extrapolam conteúdos das Unidades.
SUMÁRIO
- A História e os seres humanos: tempo e espaço 10
-
Modos de vida e
modificações da natureza 34
- CAPÍTULO 3 – Os modos de vida dos primeiros grupos
humanos
36
- A vida no Paleolítico 37
- Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte rupestre 38
- O período Neolítico 39
- Novos modos de viver, 40
- A Revolução Agrícola, 41
- Os objetos de cerâmica, 42
- Os cultivadores modificam as paisagens, 43
- Os mais
antigos habitantes do atual Brasil 50
- Os povos dos sambaquis, 51
- Os povos ceramistas, 52
- Os sítios de Lagoa Santa e São Raimundo Nonato, 53
- Atividades 55
- Sociedades da Mesoamérica 57
- O mundo dos maias, 58
- Matemática e Astronomia, 59
- O declínio das cidades maias, 60
- Os maias nos dias de hoje, 60
- Povos andinos 62 Astecas e incas 64
- Atividades 65
- Para refletir – Como podemos desenvolver uma relação harmoniosa com a natureza nos tempos de hoje? 66
- CAPÍTULO 3 – Os modos de vida dos primeiros grupos
humanos
36
- Sociedades antigas do
Oriente 68
- CAPÍTULO 6 – A terra entre
rios 70
- Os sumérios 71
- Documento – O Estandarte de Ur 72
- Os impérios da Mesopotâmia 73
- Império Acádio, 73
- Império Babilônico, 73
- Império Assírio, 74
- O novo Império Babilônico, 74
- A vida nas aldeias, 76
- A vida nas cidades, 77
- Atividades 79
- Os hebreus 81
- O reino hebreu, 82
- O governo de Dario, 87
- A sociedade persa, 88
- Atividades 89
- CAPÍTULO 6 – A terra entre
rios 70
- Povos da Antiguidade na
África 102
-
CAPÍTULO 9 – O Egito: a civilização do
Nilo
104
- A formação do Egito Antigo
105
Viver no Egito Antigo 107
A religião 110
- O mundo dos mortos, 110
- Documento – O Livro dos Mortos 112
- Atividades 114
- A formação do Egito Antigo
105
Viver no Egito Antigo 107
A religião 110
-
CAPÍTULO 9 – O Egito: a civilização do
Nilo
104
- A Grécia Antiga 124
- CAPÍTULO 11 – Sociedade e política na Grécia
Antiga
126
- A formação da Grécia Antiga 127 Esparta 129 Documento – A educação espartana 130
- Atenas 131 As mulheres na Grécia 133
- A conquista macedônica 134 Em debate – O caldeirão cultural mediterrânico 136
- Atividades 137
-
Rituais e festividades
religiosas 139
- Jogos Olímpicos, 139
- Os mitos, 140
- A tragédia e a comédia, 141
- O realismo das esculturas, 142
- Arquitetura: a dimensão humana dos deuses, 142
- O pensamento filosófico e as ciências 144 Atividades 147
- Ser no mundo – O que é o belo? 148
- CAPÍTULO 11 – Sociedade e política na Grécia
Antiga
126
- Roma Antiga 150
-
CAPÍTULO 13 – Formação e expansão de
Roma
152
-
A monarquia (753 a.C.-509
a.C.) 153
- Camadas sociais, 153
- Nova ordem política, 154
- A voz dos plebeus, 155
- Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mediterrâneo: encruzilhada de civilizações 157
- Consequências da expansão 158
- Em debate – Escravidão e trabalho livre na Roma Antiga 159 Atividades 162
- O Império Romano (27 a.C.-476 d.C.) 164
- Integrar conhecimentos: História e Geografia – A ideia de territorialidade na Roma imperial 165 Documento – Sêneca e os gladiadores 167
- O cristianismo 168
O declínio do Império Romano 170
- Aumento dos tributos e inflação, 170
- A crise política e a nova forma de governo, 171
- A queda de Roma, 172
-
A monarquia (753 a.C.-509
a.C.) 153
-
CAPÍTULO 13 – Formação e expansão de
Roma
152
- O nascimento do mundo
medieval 182
-
CAPÍTULO 16 – Os reinos
germânicos 184
- Os povos germânicos 185 O Reino Franco 187 Lugar e cultura – A tradição medieval nas Cavalhadas do Brasil 190
- Atividades 191
- Os povos da Arábia 193
- A importância de Meca, 194
- Maomé e o surgimento do islã, 195
- Em direção a Medina, 196
- Os califados: expansão e conquista, 198
- A expansão turco-otomana, 199
- A importância do comércio no Império Muçulmano, 200
- Lugar e cultura – A mulher no islã 202
- Atividades 203
- Ser no mundo – Islamismo hoje 204
-
CAPÍTULO 16 – Os reinos
germânicos 184
- O feudalismo e a Baixa Idade
Média 206
- CAPÍTULO 18 – O
feudalismo 208
- A sociedade feudal 209
- Os leigos, 210
- Os clérigos, 212
- Vida cotidiana e diferentes formas de entretenimento, 213
- As vestimentas, 214
- Moradias: casas e castelos, 214
- As mulheres no mundo feudal, 215
- Atividades 217
-
O crescimento da produção
agrícola 219
O crescimento das cidades 221
O poder da Igreja 224
- Os poderes político e espiritual, 225
- As Cruzadas, 226
- Fome, peste, rebelião 228
- A fome entre a população, 228
- A peste negra, 229
- As revoltas populares, 230
- O medo da morte, 231
- O fim do feudalismo, 231
- Atividades 233
- Para refletir – O mundo árabe e o mundo ocidental são, realmente, incompatíveis? 234
- A sociedade feudal 209
- CAPÍTULO 18 – O
feudalismo 208